Umbanda - Pontos - Letras de Pontos de Oxalá - Casa de Caridade Oxalá e Yemanjá
Short Description
Download Umbanda - Pontos - Letras de Pontos de Oxalá - Casa de Caridade Oxalá e Yemanjá...
Description
Casa de Caridade Oxalá e Yemanjá
1
Av. do Riacho, 2159 – B. G. Vargas – Torres – RS Telefone 664 2914
Linha de Oxalá 001-HINO DA UMBANDA Refletiu a Luz Divina, Em todo o seu esplendor, Vem do Reino de Oxalá, Onde há paz e amor. Luz que reflete na terra, Luz que reflete no mar, Luz que vem lá da Aruanda, Para tudo iluminar. A Umbanda é paz e amor, É um mundo cheio de luz, É força que nos dá vida, A Bandeira que nos conduz. Avante filhos de fé, Como a nossa Lei não há, Levando ao mundo inteiro, A Bandeira de Oxalá. (bis) 002-PONTOS DE OXALÁ Bendito e seja louvado, O nome de Oxalá, Ora leva, p’ras ondas do mar, Óh! Yemanjá... Todos os pedidos, Dos filhos de Oxalá. Bis Oi corre, corre, rio abaixo, Oi corre, que a Oxum mandou, auê, E leva p’ras ondas do mar, Óh! Yemanjá, Todos os pedidos, Dos filhos de Oxalá.(bis) 003-OXALÁ MEU PAI Oxalá meu Pai ! Oxalá meu Pai ! Quem é seu filho de fé, Balanceia, mas não cai. (bis) Antes não acreditava, Apanhei pôr ser cabeçudo, Depois que me fiz um santo, Nada falta, tenho tudo. Oxalá meu Pai, Oxalá meu Pai, Quem é seu filho de fé, Balanceia, mas não cai. (bis) Tomei meu banho de ervas, Mandei benzer minha guia, Tomei benção ao Pai da Tribo, Meu Axé vem da Bahia. Oxalá meu Pai, Oxalá meu Pai, Quem é seu filho de fé, Balanceia, mas não cai. (bis) 004-SEU PODER É MAIOR Oxalá meu Pai, Tem pena de nós, tem dó, A volta do mundo é grande, Seu poder é bem maior. (bis) Oxalá meu Pai, Tem pena de nós, tem dó, A volta do mundo é grande, Poder de Zâmbi é maior. (bis) 005-PONTO DE OXALÁ
NA IRRADIAÇÃO DE OXÓSSI
Olha o Tempo!...
Oxalá velhinho, Oxalá e com Odé, Oxalá de Urumilaia, Oxalá da Umbanda. Bis
Tempo oiô!... Tempo oiô!... Eu queria ver o Tempo, Filho de Nosso Senhor. (bis)
Quando sair o sol, Eu vou entrar na mata, Vou falar com Oxóssi, Jurema e Oxóssi caçador. 006-PEMBA DE TAMANANGÁ Pemba de Tamanangá... Pemba, Pembá... Pemba de Pai Oxalá... Pemba, Pembá... Pemba de todos os Orixás... Pemba, Pembá. (bis)
Vou louvar meu Orixá, Louvo com devoção, Saravá meu São Lourenço, Santo do meu coração. Olha o Tempo!... Tempo oiô!... Tempo oiô!... Eu queria ver o Tempo, Filho de Nosso Senhor. (bis) 012-YAO DARUMÊ Eh!... eh!... eh!... Darumê!... Eh!... eh!... eh!... Darumê!... Eh!... eh!... eh!... Bis
007-GLÓRIA A DEUS Glória a Deus nas alturas, Glória a Deus neste Gongá, Glória a Deus no pensamento, Glória a Deus e a nossa Babá. Babá, Babalaô e Babalorixá. (bis) 008-POMBA BRANCA Ó, Pomba Branca, Pombinha de Oxalá ! Ó, Pomba Branca, Pombinha de Oxalá ! Ó, Pomba Branca, Pombinha de Orixá ! Ó, Pomba Branca, De todos os Orixás. (bis)
Nasceu num dia de luz, Na pedra de um Velho Caô, Na roça do Xangô de Ouro, Um barco de seis Yaô. Eh!... eh!... eh!... Darumê!... Darumê reza a Oxalá, Pede amor e proteção, E suplica a Yemanjá, Que abençoe os seus irmãos. Eh!... eh!... eh!... Darumê!... É filho de um Baluaê!... É filho de um Baluaê!... É filho de um Baluaê!... É filho de um Baluaê!...
009-SÃO JOÃO BATISTA 013-PONTO - LINHA BRANCA Ó João Batista, Enviado de Jesus, Guiai estes filhos, No caminho da luz. (bis) Se vires um filho, Caído no chão, Levanta, levanta, São todos irmãos, E filho de Umbanda, Não fica no chão. Ó João Batista, Enviado de Jesus, Guiai estes filhos, No caminho da luz. (bis) 010-PONTO DE BABALAÔ Agüenta a guia meu filho, Agüenta a guia do Pai. (bis) Agüenta a guia meu filho, Filho de Umbanda não cai.(bis) Babalaô auê... Babalaô ea... Babalaô oô... Babalaô é pôr amor. (bis) 011-ORIXÁ TEMPO Tempo oiô!... Tempo oiô!... Eu queria ver o Tempo, Filho de Nosso Senhor. (bis) Eu queria ver o Tempo, Queria ver a lambada, Eu queria ver o Tempo, Nas horas da madrugada.
A fé que vos trouxe, É a fé que nos guia, É a fé que nos une, Em Jesus e Maria (Bis) 014-SÚPLICA DE BENÇÃO (Saída de pacientes do terreiro) Estrelas do Céu, Que guiaram nosso Pai, Guiai este filho(a), No caminho que vai. (bis) Glória a Jesus, Nosso Pai Redentor, Que na Santa Cruz, Seu sangue derramou. (bis) 015-SÚPLICA DE BENÇÃO (Sempre com velas acesas) Do Céu desce a Divina Luz, Trazendo a Paz, Conforto e Amor, No raio desta Divina Luz, Vem a Bênção do Senhor, Guerreiros de Umbanda, Guerreiros de Umbanda.(bis) 016-CÂNTICOS DE LOUVAÇÃO NO CANDOMBLÉ (defumação) Nossa Senhora, Incensou o seu altar, Para o seu bento filho cheirar. Eu ince incens nsoo a minh minhaa Alde Aldeia ia de caboclos,
Casa de Caridade Oxalá e Yemanjá
2
Av. do Riacho, 2159 – B. G. Vargas – Torres – RS Telefone 664 2914
Para o mal sair e o bem entrar.
023-PONTOS DE SÃO BENEDITO (Urumilá, Lagunedê, Lingongo)
017-PONTO DE DEFUMAÇÃO Nossa Nossa Senhor Senhoraa incens incensou ou a Jesus Jesus Cristo, Jesus Jesus Cristo Cristo incens incensou ou aos filhos filhos seus, Eu incenso, eu incenso esta casa, Na fé de Oxóssi, de Ogum e Oxalá. (bis) Estou incensando, estou defumando... A casa do Bom Jesus da Lapa. (bis) Ó que cheiro é esse, que vem lá do oriente, É cheiro de Umbanda, defumando a gente. (bis) 018-SAUDAÇÃO-Todas as Linhas Salve as linhas de Umbanda ! Salve Ogum, Salve Yemanjá ! Saravá à linha do Oriente ! Saravá Oxóssi ! Xangô e Oxalá ! Salve a Lei de Quimbanda ! Salve os Caboclos e o Maioral ! Saravá Ganga e Exú ! A Linha das Almas ! E Kaminaloá !
Oh! Que santo é aquele! Que vem acolá! É São Benedito, Que vem trabalhá. 024-TEM GONGÁ NA CALUNGA Tem gongá na Calunga. Tem gongá, ê, ê. Tem gongá na Calunga. Tem gongá, ê, ê.
Nossa mata tem folhas... Tem rosário de Nossa Senhora, Aroeira, de São Benedito. São Benedito que nos valha, Nesta hora.
Salve o Rei, salve o Rei,... Benedito no terreiro, Salve o Rei, Salve o Rei, salve o Rei, Benedito no terreiro, Salve Zâmbi Rei.
019-HINO À OXALÁ (Festa de Caboclos–Descarga) Oxalá nosso Redentor, Desceu para nos salvar, Chegar garam os “Cabo aboclos de Aruanda”, Que vieram descarregar. Mais uma pemba, mais uma guia, Meu Pai diga o que é, São todos “Caboclos de Aruanda”, Que vieram salvar filhos de fé.
02 0277-CH CHAM AMAD ADA A GERA GERALL PARA PARA QUALQUER VIBRAÇÃO OU LINHA DE OXALÁ Bendito e louvado seja Umbanda! Saravá o endá! (bis) Salve a coroa de Oxalá de Umbanda! Saravá o endá! (bis) 028-PONTO DE SANTO ANTÔNIO ABERTURA DOS TRABALHOS
020-ABRE A PORTA Ó GENTE Abre a porta ó gente, Que aí vem Jesus; Ele vem cansado, Com o peso da cruz, Vem de porta em porta, Vem de rua em rua, Pra salvar as almas, Sem culpa nenhuma.
Santo Antônio que é de Ouro Fino, Suspende a bandeira, Que vamos trabalhar! (bis)
021-PONTO DE PRECE À JESUS Jesus Jesus Cristo Cristo é nos nosso so pai, pai, aruê... aruê... (bis) É filho da Virgem Maria, aruê... Lá do alto do calvário, aruê... É a estrela que nos guia, aruê. (bis) NA
Bendito e louvado seja, O nome de Oxalá á á... Bendito e louvado seja, O nome de Oxalá á á... E manda pro pro fundo do mar, Yemanjá, Todo Todoss os pedi pedido doss dos dos filhos filhos de Oxalá. (bis)
Santo Antônio é de Ouro Fino... Ai não me deixa ficar sozinho... Ai meu rico Santo Antônio!... Ai não me deixa ficar sozinho... 031-EU VOU SAMBÁ No Terreiro de Pai Antônio, Eu vou sambá, eu vou sambá. Quem chama por Pai Antônio! Ele vem saravá, ele vem saravá. No Terreiro de Pai Antônio, Eu vou sambá, eu vou sambá. Quem chama por Pai Antônio! Ele vem ajudá, ele vem ajudá. 033-STO ANTÔNIO É PEQUENINO
025-PONTO DE SÃO BENEDITO (Caboclos)
026-PONTO DE PAI BENEDITO (Pretos-Velhos)
SARAVÁ ZÂMBI !
022-PONTO DE OXALÁ IRRADIAÇÃO DE YEMANJÁ (Pedido de Proteção)
Oh! Que santo é aquele, Que vem acolá?! É São Benedito, Que vem ajudá!
030-PTOS DE SANTO ANTÔNIO
Com a chave de São Pedro, Vamos abrir nossos trabalhos. Salve o Povo de Aruanda, Ogum é o nosso defensor! Salve o Povo de Aruanda, Xangô é o nosso protetor! Abrindo nossos trabalhos, Nós pedimos a proteção, A Deus Pai Todo Poderoso, E a Mãe da Conceição! (bis) 029-PONTO DE SANTO ANTÔNIO (amarração ) Santo Antônio é Santo Maior. (bis) Quem pode com ele, É o filho de Zâmbi. (bis) Ata e desata, meu Santo Antônio. Ata e desata, meu Santo Antônio. Quem pode com ele, É o filho de Zâmbi. (bis)
Meu Santo Antônio é pequeninho, Corre a gira devagar... Pisou na pedra, a pedra balançou... O mundo estava torto, Santo Antônio endireitou. (bis) Caboclo da encruzilhada, Santo Antônio ele é. Amarrador de feiticeiro, Com o cordão de sua fé. (bis) 035-PONTO GERAL DE SUBIDA Cambono eu já vou embora, Cambono, Eu vou numa gira só!...(bis) O meu congá fica aí, Cambono eu já vou partir!...(bis) 037-GLORIOSO SÃO BENTO Meu glorioso São Bento, Meu Jesus de Nazaré, Oxalá é nosso Pai,, Valei aos filhos de fé. 038-OH UMBANDA Jesus nasceu, Padeceu e morreu, Oh Umbanda. (bis) Quando Jesus, Oh Umbanda, Ressuscitou, Oh Umbanda, A passarada, Oh Umbanda, O glorificou na Aruanda. 039-OXALÁ NOSSO PAI Oxalá é nosso Pai, Filho da Virgem Maria. (bis) Valei-nos Nossa Senhora, Nossa Senhora da Guia. (bis) Sete anjos nos acompanham, Sete estrelas nos alumiam. (bis) Valei-nos Nossa Senhora, Nossa Senhora da Guia. (bis) 040-ESTRELA Estrela que clareia o céu, Estrela que ilumina este gongá, Estrela que clareia nossa banda, É a estrela bendita de Oxalá. Oxalá é nosso Pai, Criador do mundo inteiro, Protegei a nossa Umbanda, Iluminai nosso Terreiro.
Casa de Caridade Oxalá e Yemanjá
3
Av. do Riacho, 2159 – B. G. Vargas – Torres – RS Telefone 664 2914
PELO AMOR DE DEUS Oxalá, Oxalá, Pelo amor de Deus, Oxalá, Pelo amor de Deus, Oxalá. (bis)
Ele chora mironga, No mironguê. (bis) 050-DEUS LHE ABENÇOE
043-VIVA A CRUZ DE CRISTO
Quem vê o Velho, No caminho toma a benção. (bis)
Viva a cruz de Cristo, Viva Deus, Nosso Senhor. (bis) Nos pés de Oxalá eu peço, Vida e saúde, paz e amor. (bis)
Deus lhe abençoe, Deus lhe abençoe, Deus lhe abençoe, Atotô Obaluaê. (bis)
044-A UMBANDA SUA IGUALDADE
051-ERA OMULÚ
O branco é a cor de Oxalá, O lírio é sua linda flor, A Umbanda sua igualdade, Em nome de Nosso Senhor. (bis)
Vinha caminhando pela estrada, Quando um velho encontrei! Ele me abençoou. Era Omulu, o Velho Atotô!. (bis)
045-OMULU E ABALUAÊ DIA 13 DE MAIO
052-C GERAL–TODAS AS LINHAS
No dia 13 de maio, Meu São Benedito. Cativeiro acabou, Meu São Benedito. Oi saravá seu Atotô, Meu São Benedito, Oi viva Deus Nosso Senhor. 046-ABALUAÊ COM NANÃ
Eu vou pedir para o Pai Oxalá, Para mandar, Todos os caboclos de Aruanda, Pro gongá... (bis) Ogum, na Aruanda ê, Xangô, na Aruanda á, Oxum, na Aruanda ê, Oxóssi, na Aruanda á, Ere, re, re, re, na Aruanda ê, Ere, re, re, re, na Aruanda á.
Os caminhos estão fechados, Foi o meu povo que fechou, Saravá Buda e Confúcio, Saravá meu Pai Xangô. Saravá o Povo Chinês, Que trabalha direitinho, Saravá lei de Quimbanda, Saravá o Fecha Caminho. (bis) 058-JOÃO BATISTA João Batista é o maiorá, Ele é trabalhador(ô). (bis) Ele é chefe de Ory, É da linha de doutor(ô). (bis) 059-INDÚ TABAJARA Eu vi um clarão no céu, Ai meu Deus o que será... É o In Indú dú Taba Tabaja jara ra(( In Indú dú Zart Zartúú Indiano), Que veio nos ajudar, Ele veio com sua falange, Com sua falange, Para todo o mal levar. (bis) 060-SÃO MIGUEL (pedido proteção e força espiritual) Jesus e Maria, São João e São José, São Pedro abriu o céu, Para os filhos que tem fé.
Eu vim ao mundo, Para sofrer. O meu destino, É sobreviver. Oi abre as portas, Para receber, Nanã Buruquê, E Obaluaê.
053-CHAMADA GERAL Saravá! Saravá! Saravá! Esse filho de pemba, Que fica de pé no congá. Saravá! Saravá, Oxalá, Se ele é pai de cabeça, Não deixa o seu filho tombar.
Óh! São Miguel Arcanjo, Por Deus Príncipe do Céu, Rogai ao Nosso Pai, Para aumentar a nossa fé. (bis)
047-OMULU AÊ ATOTÔ Se Ele corre os quatro cantos, Quatro cantos sem parar. Se Ele corre os quatro cantos, É pra seus filhos ajudar! (3 vezes)
Lua, ó lua! Ilumina o terreiro, Que o pai de cabeça chegou. Luz, ó lua! E já deu meia-noite, Meu galo de pemba cantou
Óh! Japonês olha as costas do mar. (bis) Ogum, Ogum de Timbiri, Olha as costas do mar, Eles vem de japrukanga, Pra salvar filhos de Umbanda. (bis)
Omulu aê atotô, Ele é Orixá! (bis)
054-L ORIENTE - RAJÁH OBY
062-SÃO JOÃO BATISTA
Aê, aê seu cafunã! Aê, aê seu cafunã! Omulu que vem na gira, Aê, aê seu cafunã!
Surgiu um clarão no céu, No terreiro, chegou ory. (bis) Mas ele veio, lá do oriente, Com Rajáh Oby. (bis)
São João, São João, É chefe de ory, Olha o oriente, oriente está aí.(bis)
Quem é dono do baú, É o mestre Omulu! (bis)
055-.HOMENAGEM COM FLÔRES
Lá no cemitério, Numa catacumba, Eu vi um anjo, Que caminhava de corcunda! 048-O VELHO OMULU Meu Pai Oxalá é o Rei, Venha nos valer. (bis) É o Velho Omulu, Atotô Obaluaê. (bis) Atotô Obaluaê, Atotô Babá, Atotô Obaluaê, ele é um Orixá. (bis) 049-ELE CHORA MIRONGA Ele é um velho, Que mora muito longe, Muito longe, Na sua casa de palha. (bis) Ele chora mironga, Ele chora mironga,
Aceite essas flores nossa irmã, Que nelas está todo o nosso amor, Toda a nossa amizade, E o nosso coração. Que a Mãe Oxum com vosso manto, Derrame sobre ti, Muita benção e proteção. 056-JOÃO BATISTA (súplica para espírito sofredor) Óh, João Batista, Enviado de Jesus, Guiai este filho(espírito), No caminho da luz. Se vires este filho(espírito), Caído no chão(na escuridão), Levanta, levanta (guiai e iluminai) São todos irmãos, Pois filho de Umbanda, Não fica no chão(na escuridão).
061-POVO JAPONÊS ( Oriente )
Baú, baú, Oriente vai baixar, Ele vem trabalhar, Na linha de Oxalá, Na linha de Oxalá. 063-TIMBIRI De quando em quando, Quando venho de Aruanda, Trazendo pemba, Pra salvar filhos de fé. (bis) Ó marinheiro olha as costas do mar, Ó Japonês, ó Japonês, Olha as costas do mar. Ogum, Ogum, Ogum, Ogum de Timbiri, Olha as costas do mar, Que é do oriente, Ó Marinheiro olha as costas do mar, Ó Japonês, ó Japonês, Olha as costas do mar. (bis) 064-LINHA DO ORIENTE,
057-POVO CHINÊS (ORIENTE)
4
Casa de Caridade Oxalá e Yemanjá Av. do Riacho, 2159 – B. G. Vargas – Torres – RS Telefone 664 2914
VIBRAÇÃO DE OXALÁ Oxalá byê, Oxalá byá, Oxalá byê, Lá na costa é Yemanjá, Oxalá byê, Oxalá byá, Oxalá byê, Lá na costa é Orixá. Vamos palavirá, Oi lá no Humaitá. Vamos palavirá, Oi lá no Humaitá. (bis) 065 Yê, yêw o Babá, Yê Papai Oxalá, ó Babá, Yê, yêw o Babá, Yê Oryxalá, ó Babá. (bis) 066 Oxalá caminhajô, O babary que quewo. Oxalá caminhajô, Yew babary que quewo. (bis) 067-OXALÁ YLUMYNAIA Oxalá iluminay, Iluminay Ogum, Oxalá iluminay, arary xorô luminaya. Oxalá xalá ylum luminay inaya, a, arary rary xorô orô luminaya. (bis)
071071-HI HINO NO DE TERREI-RO
CHEGA HEGADA DA
NO
Deus, Deus salve a estrela guia, Pela glória deste dia, Eu vim aqui pedir a Oxalá, E a estrela guia, Que aumente vossa luz, Que nós possamos alcançar, As belas vibrações desse congá. (bis) 072-PONTO HINO DO CORAL DE OGUM MAREMAR, PARA CHEGAR EM TERREIRO DE NAÇÃO AFRICANA AFRICANA (CANDOMBLÉ) (CANDOMBLÉ) ONDE O DIRIG DIRIGEN ENTE TE É BABA BABALA LAÔ Ô DE ORIXÁ HOMEM Agô, agô Nilê Babalaô – Orixá, Agô, agô Nilê Babalaô – Orixá, Babalaô Orixá, Babalaô Orixá, Agô, ô, ô, ô. (bis) 073-PONTO HINO DO CORAL DE OGUM MAREMAR, PARA CHEGAR EM TERREIRO DE NAÇÃO AFRICANA AFRICANA (CANDOMBLÉ) (CANDOMBLÉ) ONDE O DIRIG DIRIGEN ENTE TE É BABA BABALA LAÔ Ô DE ORIXÁ MULHER
Bom dia praia do mar. Bom dia pra Natureza, Bom dia pros Orixás. (bis) Bom dia pro meu Terreiro, Bom dia pros Orixás. 080-DEFUMAÇÃO – RESIDÊNCIAS Óh, Povo de Umbanda, Vem ver os filhos seus. Defuma esta casa, Na hora de Deus. (bis) 081-DESENVOLVIMENTO Aí vem o sol, Aí vem a lua, Ele vai girar, Ele vai girar, Na linha de Umbanda, Ele vai girar. Ó gira que gira, Ele vai girar. (bis) 08 0822-HO HOME MENA NAGE GEM M AOS AOS SETE SETE ORIXÁS, RITUAL DE CASAMENTO Salve Oxalá, Rei dos Orixás ! Salve Yemanjá, Mãe Universal ! Abençoando a estes filhos, Lhes dando força espiritual. (bis)
Bam, Bam Babambarê, Babalaô Orixá, Babá okê. (bis) Wou, wou Babá okê, Wou, wou Babá okê. (bis)
Salve Ogum, salve Oxum, Salve Oxóssi, salve Xangô, Salve Ibejís e os Pretos Velhos, Salve as falanges dos protetores.
074-PONTO DE CRUZAMENTO DE MÉDIUNS INICIADOS
Okê, okê, okê, Okê meus Caboclos, okê. (bis)
A Umbanda tem fundamento, É preciso preparar. (bis) Todo filho iniciado, Tem que um dia se cruzar. (bis)
083-HOMENAGEM BOUQUET DE FLORES
068-OXALÁ - PEDIDO DE BENÇÃO Bendito e louvado seja a Umbanda, Saravá Endá. Salve a coroa de Oxalá de Umbanda, Saravá o Endá. (bis) 069-PONTO DE CONSELHO Entrando em um templo de Umbanda, Com muito respeito, faça sua prece. Não mexa em coisas sagradas, E não não se intr introm omet etaa no que não não conhece. Concentre os seus pensamentos, Nas coisas coisas divina divinas, s, em frente frente ao congá, Não mexa em coisas sagradas, Respeite a Umbanda do Pai Oxalá. Quem quiser chegar a Zâmbi, Tem que ser da nossa Umbanda, Tratar sempre com respeito, Todo o Povo de Aruanda, A Mansão de Zâmbi é grande, Para todos tem lugar, Suas portas são abertas, Para quem quiser entrar... 070-HINO 070-HI NO DO CORAL CORAL DE OGUM OGUM MAREMAR – CHEGADA NO TERREIRO EM VISITA A caravana está toda no terreiro, Com sua ordem e a sua proteção, Todos com alegria e satisfação, E a nossa defesa eu trago na mão. (bis) Trago na mão direita minha espada, Trago Ubirara meu guerreiro, E o Maremar clareando a cascata, Pra Pra noss nossaa defe defesa sa,, o Flec Flecha ha das das Matas.
075-PO 075 -PONTO NTO DE CRUZAME CRUZAMENTO NTO,, PARA APRONTAMENTO APRONTAMENTO DE MÉDIUNS COM DIVERS DIVERSAS AS VIBRAÇÕ VIBRAÇÕES ES (ELEMENTAIS) Encruz Encruza, a, enc encruz ruza, a, enc encruz ruzaa com a pemba encruza! Encruz Encruza, a, enc encruz ruza, a, enc encruz ruzaa com a mata encruza! (com a pedreira, com a cachoeira, com o mar, com a areia) 077077-PO PONT NTO O PARA PARA FIRMAR FIRMAR UM TERREIRO TERREIRO (ASSENTAMENTO (ASSENTAMENTO DE ERVAS) Caboclo do mato, quem é você? Segura o Terreiro que eu quero ver. (bis) Zum zum bi aruê, Segura o Terreiro que eu quero ver. (bis) 078-PARA 078-PA RA FIRMAR FIRMAR (CRUZA (CRUZAR) R) E ASSENTAR UM TERREIRO NOVO Vamos cruzar nosso terreiro, Vamos cruzar nosso congá, Vamos cruzar os nossos filhos, Na fé de Pai Oxalá. (bis) 079-PONTO DE SAUDAÇÃO DOS ORIXÁS / NATUREZA – MAR
No meio dos Anjos, está o Senhor, E nós lhe ofertamos, um bouquet de flor. Um Anjo descendo, num raio de luz, E nós suplicamos, a bênção Jesus ! (bis) 084-FIRMAR SÍMBOLO CABALÍSTICO (PONTO RISCADO) Quem tem guia, traz a guia, Quem tem guia, quer guiar, Quem tem guia, traz a pemba, Quem tem pemba quer riscar. (bis) 085-HINO DOS CACIQUES Cacique a sua luz já brilhou! Cacique a sua luz já brilhou! Vinde devagar brilha como o sol, Amor, Verdade e Justiça ! Oxalá meu Pai! Yemanjá vem me ajudar, Ogum Iara, Ogum Beira-Mar! 086-PONTO DE BATIZADOS (para crianças) João Batista batizou, Jesus Cristo no Jordão, Hoje é esta criança, Que recebe esta bênção! (bis) (para adultos)
Bom dia pra praia grande,
COM
5
Casa de Caridade Oxalá e Yemanjá Av. do Riacho, 2159 – B. G. Vargas – Torres – RS Telefone 664 2914
Ó que lindo batizado, Lá no Rio de Jordão, João batizou a Cristo, Cristo batizou João! (bis) 087-PEDIDO DE BÊNÇÃO Uma estrela clareou o céu, Uma estrela clareou o mar, Uma estrela clareou o mundo inteiro, Uma estrela tomou conta do congá. (bis) 088-PEDIDO DE PROTEÇÃO Quem vem, quem vem de lá de tão longe? São São os no noss ssos os gu guia iass qu quee vem vem trabalhar. Oh! Dai-me Dai-me forças forças pelo Amor Amor de Deus, meu Pai! Oh! Dai-me Dai-me forças forças aos trabal trabalhos hos meus!
Boa Noite (um abraço) Que nós já vamos embora. (bis) PONTO DE SAUDAÇÃO FIRM FIRMAÇ AÇÃO ÃO DE TERR TERREI EIRO RO URUBATÃ
E A
Aí vem a lua surgindo, No céu azul de Juremá, Aí vem baixando Urubatã, Para os seus filhos salvar...(bis) Se ele é rei do Juremá, Vamos meus filhos saravá. (bis) 096-FIRMAÇÃO DO TERREIRO NA ÉGIDE PANTERA NEGRA Tu és um príncipe de cavalaria, Que não vê trevas nem escuridão, Vou dar um brado de salvas, A toda a sua legião. (bis) 097-DESENVOLVIMENTOINCIADO
089-PEDIDO DE BENÇÃO Bendita e Divina Luz, Bendita e Divina Luz, Leva a bênção de meu Pai, De meu amado Jesus! (bis) 090-PEDIDO DE BENÇÃO Espírito Santo, aí vem, Espírito da Santa Luz, Trazendo-nos a benção, A bênção de meu Jesus! (b is) 091-PEDIDO DE BÊNÇÃO E PROT PROTEÇ EÇÃO ÃO NA VIBR VIBRAÇ AÇÃO ÃO DE YEMANJÁ Yemanjá, óh! Yemanjá, Seus filhos vão trabalhar, Proteção Sereia, Proteção das Falanges do Mar. (bis)
É mamãe yê, é papai yá, Firma a cangira que eu quero ver, Filho de Umbanda não tem querer. (bis) 098-PRIMEIRO PONTO CANTADO NA UMBANDA EM 1908 “CABOCLO DAS SETE ENCRUZ ENCRUZILHA ILHADAS DAS”” A ENTIDA ENTIDADE DE QUE FUNDOU A RELIGI IGIÃO UMBANDA BRASILEIRA EM 15 DE NOVEMBRO DE 1908, NA CIDADE DE NITERÓI, NO RIO DE JANEIRO, SENDO MÉDIUM ZÉLIO FERNANDINO MORAES DE LIMA. “Chegou, chegou, chegou, Com Deus, Chegou, chegou, chegou, O Caboclo das Sete Encruzilhadas.” 099-DEFUMAÇÃO
09 0922-PE PEDI DIDO DO DE BÊNÇ BÊNÇÃO ÃO NA VIBR VIBRAÇ AÇÃO ÃO DE SIMI SIMIRO ROMB MBA A – FRADES Santo Antônio do mundo novo, Não me deixes morrer sozinho, Santo Antônio do mundo novo.
Êh! Pai Oxóssi, Me dá licença pra defumar! (bis) Eu defumo, eu defumo esta aldeia, Na fé de Oxóssi, de Ogum e Oxalá. (bis)
Acorda, acorda, Quem tá dormindo, acorda (bis) Tava Tava do dorm rmin indo do,, na po port rtei eira ra do gongá, Tava Tava do dorm rmin indo do,, na po port rtei eira ra do gongá. Quem tem inimigo não dorme, Levanta vem trabalhar. Acorda moleque, vem curimbá, Vem tirar ponto pra Ogum e Oxalá. (bis) Meu São São Migu Miguel el,, seg egur uraa cangilá, Quem tem inimigo não dorme, Levanta pra vigiá. (bis)
seu seu
103-PONTO DE DEFUMAÇÃO A Umbanda cheirou, Cheirou a defumação. (bis) A Umbanda cheirou alfazema, A Umbanda cheirou alecrim, A Umbanda cheirou sete sais, A Umbanda cheirou benjoim. 104-PAI DE SANTO É XANGÔ Dizem que teimoso na Bahia, É Pai de Santo... Pai de Santo ninguém lhe chamou, Lá na encruzilhada ele é rei, Pai de Santo é Xangô. Ierê... ierê... ô Kaô Ê... ierê... ierê... ô Kaô. Ierê... ierê... ô Kaô Ê... ierê... ierê... ô Kaô. Pai de Santo é Xangô. 105-NÃO SE META COM BAIANO Oi não se meta com baiano, Baiano não é brincadeira. Quem é filho de baiano, Não nega seu natural. Baiano dá, auê, Baiano tira, Baiano leva, Para as ondas do mar. 106
100-DEFUMAÇÃO/CRUZAMENTO Ai! Meu Santo Antônio, Que me abras os meus caminhos. Ai! Meu Santo Antônio, Que me abras os meus caminhos. 093-HINO 093-HINO PARA RETIRADA RETIRADA DOS TERREIROS Adeus Umbanda! Adeus lindo conga, Eu vou, mas aqui torno a voltar.(bis) Adeus Umbanda, Umbanda querida, Eu vou embora mas aqui torno a voltar. (bis) 094-HINO – RETIRADA DO CORAL DOS TERREIROS Auê! Meus irmãos auê! Auê! Vai raiar a aurora. Auê! Meus irmãos auê! Auê! Nós já vamos embora. (bis) Seguindo nossos caminhos, Com Deus e a Nossa Senhora, Um adeus para quem fica,
Corre ronda Pai Ogum, Filho quer se defumar, A Umbanda tem fundamentos, É preciso preparar, Queima incenso e benjoim, Alecrim e alfazema, Defuma filho de fé, Com as ervas da Jurema. (bis)
Divino é viver no Céu, Divino é viver no Mar, Divino é viver cantando pro mundo, Hino de Oxalá. Oxalá meu Pai, Venha nos ajudar Venha nos dar as forças meu Pai, Abençoe este conga.
101-DEFUMAÇÃO
107
Defuma, defuma, Defuma vem defumar, Defuma o nosso Terreiro, Defuma o nosso Congá, Defuma todos os filhos, Com Oxóssi, Ogum e Oxalá. (bis) Queima incenso e benjoim, Alecrim e alfazema, A Umbanda tudo defuma, Com as ervas da Jurema.
No jardim das oliveiras, eu vi, Uma pombinha voar. (bis) Voou, voou... e tornou a voar... A pombinha branquinha era Oxalá !
102-C GERAL - TODAS BANDAS (cantado na Umbanda de Omolocô)
108-NO JARDIM DAS OLIVEIRAS Foi no jardim das oliveiras, Que eu conheci, um jardineiro, Era Jesus Cristo, Nosso Pai verdadeiro. 109-DIVINO É VIVER CANTANDO
Casa de Caridade Oxalá e Yemanjá
6
Av. do Riacho, 2159 – B. G. Vargas – Torres – RS Telefone 664 2914
Divino é viver no Céu, Divino é viver no Mar, Divino é viver cantando, Pra todo mundo, Hino de Oxalá.
Tá com o Mestre Omulú ! (bis) Cadê a chave do baú ? Tá com o Mestre Omulú ! (bis)
Oxalá meu Pai, Venha nos ajudar Venha nos dar as forças meu Pai, Abençoe este conga.
Atotô ! Abaluaê !
112
SALVE A COROA DO REI Saravá !!! Sarava Oxalá !!! Aiê iê Baba !!!
Sarava seu Atotô. Omulú eh eh. Sarava seu Atotô. Omulú é Orixá. (bis)
Abrimos a nossa gira, Pedimos a proteção, Ao nosso Pai Oxalá, Pra tirar toda perturbação. Ao nosso Pai Oxalá, Pra tirar toda perturbação.
113-AGÔ, AGÔ, AGÔ.
Só balança quem é filho de fé, Quem não tem fé, Não balança mais, Por isso é que eu peço ago, Ago, ago, ago meu pai. 114- ZÂMBI AJUDA
Jesus desceu do céu, Para nossa salvação. Salve a Coroa do Rei, Salve Cosme e Damião. (bis)
Ajude, ajude, vamos ajudar, Zâmbi ajuda quem ajuda, O seu mano a caminhar. (bis) Ajuda não é só dinheiro, Que se pode dar com a mão, Ajuda traz amizade, Porque vem do coração.
Saravá ! 111-SÚPLICA DE BENÇÃO (Sempre com velas acesas)
Ajude, ajude, vamos ajudar, Zâmbi ajuda quem ajuda, O seu mano a caminhar. (bis)
Do Céu desce a Divina Luz, Trazendo a Paz, Conforto e Amor, No raio desta Divina Luz, Vem a Bênção do Senhor...
Ajuda ao seu amigo, Seu vizinho, seu irmão, Ajuda seu inimigo, Se ele lhe estender a mão.
Guerreiros, guerreiros, Guerreiros de Umbanda ! (bis)
O Abaluaê ! O Abaluaê ! Ele é um grande Orixá, Ele é o chefe da calunga, Ele é seu Atotô. O Abaluaê ! Ele é seu Atotô. O Abaluaê ! Ele é seu Atotô. O Abaluaê ! Bis 111 Atotô ! Abaluaê ! Cadê a chave do baú ?
Soy de Umbanda, I toy dientro sin señor, Soy de Umbanda, Com orgujo y moncion. (bis) 116
Bendito y lovado seja, El nombre de Oxalá! (bis) Y jeva pra onda del mar o Imanjá, Los pedidos de los hijos del Oxalá! (bis) Corre corre rio abajo, Corre corre que Oxum mandou! Y jeva pra onda del mar o Imanjá, Los pedidos de los hijos del Oxalá! (bis) 05-LOUVAÇÃO À BABÁ A estrela tem cinco pontas, Cinco pontas de Oxalá. (bis) Sarava Umbanda, Sarava Babá. Sarava Umbanda, Sarava este congá. O quê Babá, A sua banda é boa, Oxalá meu pai, Que cubra sua coroa. OMULU
COM
No meio dos Anjos está o Senhor ! Nós lhe ofertamos um bouquet de flor. Um Anjo descendo num raio de luz, Nós Te suplicamos a bênção Jesus! (bis) 113-OBALUAÊ – CD 10
J’o canto à Umbanda, Que lho diga a dizer, I canto a los santos, Que quizeram de nacer, I canto el dia em que, Sien dia, señor, Andando por a ida Aprendi esta canción.
04-CANTO A OXALÁ Agô, agô, agô, agô, Agô meu pai, No Terreiro de Umbanda, Quem tem fé não cai. (bis)
Meu Anjo da Guarda, Mandou me chamar, No Terreiro de Umbanda, Eu vim pra trabalhar. Vim pra trabalhar, No Terreiro de Umbanda, Ora viva São Miguel, E salve Aruanda.
112-HOMENAGEM BOUQUET DE FLORES
Seu Omulú eh eh ! Seu Omulú ah ah ! Seu Omulú eh eh ! Omulú é Orixá. (bis)
115-SOY 115-SOY D’UMBANDA
Ajude, ajude, vamos ajudar, Zâmbi ajuda quem ajuda, O seu mano a caminhar. (bis) Ajuda é um conselho, Na hora da indecisão, Ajuda é um consolo, Num momento de aflição. Ajude, ajude, vamos ajudar, Zâmbi ajuda quem ajuda, O seu mano a caminhar. (bis) Zâmbi lhe deu uma vida, Para outra preparar, Nada vale a sua vida, Se você não ajudar. Ajude, ajude, vamos ajudar, Zâmbi ajuda quem ajuda, O seu mano a caminhar. (bis) Se você não dá ajuda, Está só na multidão, É planta que não dá muda, É folha seca no chão. Ajude, ajude, vamos ajudar, Zâmbi ajuda quem ajuda, O seu mano a caminhar. (bis)
Meu doce velhinho, bondoso Orixá Meu cacurucaia, bondoso atotô, Traz um alívio ao filho que sofre Traz uma cura ao filho sofredor Oh! Zambi ilumina este teu Orixá Oh! Zambi abençoa este teu curador Seu bálsamo cura toda enfermidade Ele traz a água da Tua bondade” 119 Filhos de Zâmbi, vem saravá! Ie ieu Oxum, Ogum, Obá Yemanjá, Tem seus mistérios, Na Tenda de Oxalá. Iansã, Mãe Guerreira, Chegou pra trabalhar.
e
Vem Pai Xangô, vem saravá, Povo da Mata, do Oriente e do Mar, Caboclos, Entidades e Orixás, Chegaram neste terreiro, Na fé de Oxalá. 120-VAMOS BATER CABEÇA Sou filho de Umbanda,
Casa de Caridade Oxalá e Yemanjá Av. do Riacho, 2159 – B. G. Vargas – Torres – RS Telefone 664 2914
Estou(tô) chegando agora, Sarava Ogum, Yemanjá minha senhora. (bis) Filhos de Umbanda, Salve a Estrela Guia, Salve os Pretos Velhos, Que chegaram da Bahia. (bis) Vou bater cabeça, Nos pés do congá, Vou pedir axé, Pra Ogum e Yemanjá.(bis)
7
View more...
Comments