Tutorial - Porta Serial Matlab
Short Description
Download Tutorial - Porta Serial Matlab...
Description
4
UTILIZANDO A PORTA SERIAL NO MATLAB
4.1
CRIANDO UM OBJETO PORTA SERIAL
Um poderoso recurso disponível no Matlab é o acesso à porta serial RS232 do computador. Através dessa porta o usuário pode ter acesso a placas de aquisição de dados, atuadores, sensores diversos que possuam esse tipo de interface, sistemas embarcados, dentre outros. O acesso é bastante simples, sendo que o primeiro passo é a criação do objeto que controlará a porta serial do computador: s = serial('COM1'); Neste momento, é possível visualizar no Workspace do Matlab o objeto ‘’s’’ que controla a porta serial COM 1 do computador. Para visualizar a estrutura básica do objeto criado, digita-se: >> s Neste momento aparece no Command Window: Serial Port Object : Serial-COM1 Communication Settings Port:
COM1
BaudRate:
9600
Terminator:
'LF'
Communication State Status:
closed
RecordStatus:
off
Read/Write State TransferStatus:
idle
BytesAvailable:
0
ValuesReceived: ValuesSent:
0 0
Várias informações são demonstradas como o número da porta (Port), a velocidade de comunicação (BaudRate), se a porta está aberta ou fechada (Status), etc.
ARTHUR SCHULER DA IGREJA
Página 12
Para obter a lista ompleta de propriedades da porta serial,, pode-se clicar 2 vezes no objeto ‘’s’’’, abre-se então a janela ‘’Inspector: serial ort’’ onde pode-se inclusive alterar o valores.
Figura 15) – Lista de atributos da porta serial.
4.2
ALTERANDO PROPRIEDADES DA PORTA SERIAL
Para que alguma propriedade da porta serial seja alterada, usa-se o mesmo raciocínio utilizado nas alterações do controlador difuso, por exemplo: alteração do campo ‘’Baud ate’’ do valor 9600 para o valor 57600: >> s.BaudRate=57600 Outra forma de alterar uma propriedade é durante a criação do objeto porta serial, separa-se a ropriedade e o valor que se deseja por írgula. O nome do campo deve estar entre aspas: >> s = serial('COM2','BaudRate',57600) 4.3
UTILIZANDO A PO TA SERIAL A porta serial funci na por seção, ou seja, um aplicativo abre a porta
serial, utiliza a porta e enc rra a seção. Durante esse período caso al um outro aplicativo tentar abrir uma eção terá o acesso negado. Para abrir a porta serial criada deve-se utilizar o seguinte comando: >> fopen(s)
ARTHUR SCHULER DA IGREJA
Página 13
Dessa forma o objeto ‘’s’’ (porta serial) teve sua seção aberta e está pronto para ser utilizado. Para que seja feita a leitura dos dados presentes na porta serial utilizase o comando: >> leitura=fscanf(s) Dessa forma a variável ‘’leitura’’ recebe os valores presentes na porta serial. Vale lembrar que os dados lidos estão na forma de texto, visto que o Matlab lê as informações baseado na tabela ASCII. Caso os valores presentes sejam números e seja necessário realizar operações matemáticas com este conteúdo, deve-se realizar a conversão de texto para números utilizando o seguinte comando: >> variavel=str2num(variavel) Caso deseje-se escrever algum conteúdo na porta serial, utiliza-se o seguinte comando: >>fprintf(s,variavel) Neste momento o conteúdo presente na variável de nome ‘’variavel’’ é escrito na porta serial correspondente ao objeto ‘’s’’. Ao fim do uso da porta serial, é necessário que a mesma tenha sua seção encerrada, para isso utiliza-se o comando para fechamento da porta serial: >> fclose(s)
ARTHUR SCHULER DA IGREJA
Página 14
View more...
Comments