Tudo Sobre Acne

April 8, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Tudo Sobre Acne...

Description

 

TUDO SOBRE ACNE (Propionibacterium acnes)

  Propionibacterium Propioni bacterium acnes é uma espécie de bactéria que se alimenta da secreção produzida pelas glândulas sebáceas e que quando em contato com os póros epiteliais promove a inflamação dos folículos pilosos, causando lesões vulgarmente conhecidas conhecidas como "espinhas "espinhas"" ou acne. O que é ACNE?

 A acne é uma doença doença de predi predisposição sposição gené genética tica cujas manife manifestações stações dependem dependem da presença dos hormônios sexuais. sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Com o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, inicia o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros (cravos) principalmente no rosto, costas, peito e ombros.  Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam aparecendo as bolhas cheias de pus. Muito comumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da infecção e deixando cicatrizes, manchas e ferimento.    A acne vulgar ou juvenil, é uma das doenças da pele (dermatoses) mais frequentes, afetando cerca de 80% dos adolescentes.   Mas a doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, sendo neste caso um quadro mais frequente em mulheres. Sabe-se que a acne, comumente conhecida como espinha, é uma doença inflamatória da pele, gerada por uma inflamação dos folículos polisebáceos, normalmente associada à bactéria Propioniumbacterium acnes, variando de intensidade de grau I até IV. Devido a fatores hormonais, as formas mais graves da acne em geral atingem pessoas do sexo masculino.  As manifestações desta doença (cravos e espinhas), ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos).

Bactéria Propioniumbacterium acnes Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.

 ACNE E ESPINHAS

Fisiopatologia da ACNE Sabe-se que a acne, comumente conhecida como espinha, é uma doença inflamatória da pele, gerada por uma inflamação dos folículos polisebáceos, normalmente associada à bactéria Propioniumbacterium acnes, variando de intensidade de grau I até IV. Devido a fatores hormonais, as formas mais graves da acne em geral atingem pessoas do sexo masculino.  As manifestações desta doença (cravos e espinhas), ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos).  A fisiopatologia da acne é complexa e envolve diversos fatores, como predisposição genética, fatores hormonais (sabidamente, hormônios sexuais influenciam na ocorrência de acne), fatores ambientais, estado emocional, fatores associados à pele como hipercornificação ductal, dentre outros. Basicamente as acnes se desenvolvem após uma secreção elevada de sebo pelas glândulas sebáceas, o que proporciona um ambiente ideal para desenvolvimento de microorganismos.  As manifestações da acne são variadas de acordo como grau das lesões. Podem se apresentar como comedões (cravos), pápulas (lesões avermelhadas, eritematosas e altas), pústulas (com presença de pus), nódulos e abcessos (lesões profundas e endurecidas). As regiões de maior ocorrência da acne são aquelas de maior oleosidade, como a zona T do rosto, nariz, peito e costas.  Texto retirado de: 1/5

 

http://www.saudecominteligencia.com.br/acne.htm

Manifestações clínicas da ACNE  A acne manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria da vezes de pequena e média intensidade. Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (lesões císticas grandes, inflamatórias, que se intercomunicam por sob a pele) e o acne queloideano (deixa cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação). O quadro clínico pode ser dividido em quatro estágios:  Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas). Abaixo imagens da acne grau um (acne grau 1):

 Acne Grau II: cravos e "espinhas" pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).  Abaixo imagens da acne grau dois (acne grau 2):

 Acne Grau III: cravos, "espinhas" pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).  Abaixo imagens da acne grau três (acne grau 3):

 Acne Grau IV: cravos, "espinhas" pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.  Abaixo imagens da acne grau quatro (acne grau 4):

2/5

 

 Texto retirado de: http://www.saudecominteligencia.com.br/acne.htm

Tratamento da ACNE  A acne não tem cura, mas é uma doença que tem tratamento e pode ser controlada. O tratamento varia de acordo com o paciente e o tipo de acne. Para tratar a acne, não arranque ou esprema as espinhas, uma vez que pode resultar em mais inflamação e cicatrizes. Também aumentando o risco de infecção.  Alguns medicamentos para acne sem receita, particularmente loções ou cremes que contêm peróxido de benzoil, podem ajudar a pele com problemas. Entretanto, a maioria desses preparados tendem a secar a pele se as instruções do fabricante não forem seguidas cuidadosamente. Sendo doença de duração prolongada e algumas vezes desfigurante, a acne deve ser tratada desde o começo. Quando a acne é tratada desde o começo, normalmente evitam-se as sequelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais, devido à importante alteração na auto-estima de jovens acometidos pela acne. Os tratamentos existentes para a doença são variados e, normalmente, os médicos dermatologistas adotam múltiplas abordagens. Basicamente deve-se manter a pele higienizada e, atualmente, há uma variedade enorme de produtos no mercado com tal fim, como sabonetes, géis e adstringentes. O tratamento pode ser feito com medicações de uso local, visando a desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Podem ser usados também medicamentos via oral, dependendo da intensidade do quadro, geralmente antibióticos para controlar a infecção ou, no caso de pacientes do sexo feminino, terapia hormonal com medicações anti-androgênicas.  Agentes esfoliantes como peróxido de benzoíla e ácido salicílico também são usados. Além desses produtos, antibióticos tópicos e orais, como tetraciclina, eritromicina, dentro outros, têm eficácia contra a bactéria causadora das acnes. Os retinóides de uso interno ou tópico (ácido retinóico, tretinoína, isotretinoína, etc) são amplamente usados e eficazes no tratamento da acne, entretanto, seu uso deve sersabonetes cuidadosamente dermatologista. Outros tratamentos incluem tratamentos hormonais, peeling, à base monitorado de enxofre, pelo etc. Algumas plantas medicinais usadas são a bardana, óleo de prímula, óleo de argânia, etc.  Alguns cuidados que ajudam a prevenir a acne são: cuidados diários com a pele, evitar exposições exageradas ao sol, evitar o estresse, higiene constante, dentre outros. Os principais tratamentos para acne que se mostram efetivos:

Esfoliação da pele  A esfoliação da pele pode ser feita tanto de maneira mecânica quanto através de substâncias químicas como o peróxido de benzoíla e ácido salicílico. Elas atuam prevenindo o acúmulo de células mortas e também ajudam na desobstrução de poros afetados. Dentre os tratamentos tópicos, o peróxido de benzoíla e o ácido salicílico são as medicações mais eficientes. No entanto, o uso deles não pode ser exagerado, correndo o risco de trazer mais oleosidade ainda à pele. A esfoliação também pode prejudicar o tratamento, aumentando as espinhas em até 20%.  Antibióticos tópicos e orais    A aplicação de antibióticos na região afetada, utilizando-se cremes e loções a base de eritromicina e ácido fusídico pode ser bastante eficaz. Eles atuam matando as bactérias - notadamente, P. acnes - que se alojam no orifício do folículo piloso. Há também antibióticos orais, que são utilizados em casos mais graves e têm efeito melhor. O uso de antibióticos tem se tornado menos eficiente na medida em que bactérias P. acnes resistentes têm se tornado mais comuns. A acne geralmente irá reaparecer em alguns dias após o fim do tratamento tópico e algumas semanas após o oral. Tratamento hormonal Nas mulheres, é possível aplicação deostratamento quehormônios consiste na ingestão de contraceptivos (hormônios femininos) quea neutralizam efeitos de hormonal, excessos de masculinos. Homem também orais tem controlador hormonal. Existe preconceito relativamente a este fato. Tudo o que sendo dito é comprovado cientificamente e tanto homens quanto mulheres sempre devem procurar um médico especializado. Para cada tipo de pele existe um determinado tratamento. 3/5

 

 Texto retirado de: http://www.saudecominteligencia.com.br/acne.htm Retinóides tópicos

Os retinóides tópicos são mais eficientes que as esfoliações e os antibióticos sozinhos. Os retinóides agem na normalização do ciclo de vida das células do folículo, dissolvendo e prevenindo a formação de comedões. O ácido retinóico, principamente quando combinado com a eritromicina, costuma ser bastante eficaz para o tratamento da acne. O adapaleno, que tem menores efeitos colaterias, costuma trazer melhores resultados. Estão relacionados à vitamina A (retinóide significa semelhante ao retinol - que é justamente o nome químico da vitamina A).   Retinóides orais Consiste na ingestão diária de retinóides como a isotretinoína durante um período de 6 a 8 meses. A isotretinoína tem se mostrado eficiente; entanto, pode causar efeitos colaterais perigosos. Por isto, só deve ser utilizada no tratamento da muito acne severa ou no muito resistente. O tratamento requer um acompanhamento médico bem próximo de um dermatologista devido justamente aos efeitos colaterais (os quais podem ser graves). Os efeitos colaterais mais comuns são a desidratação da pele e sangramentos nasais (conseqüentes da desidratação da mucosa nasal). Há relatos de que a substância possa prejudicar o fígado dos pacientes. Por esse motivo, é fundamental que os pacientes façam exames de sangue antes e durante o tratamento. Existem alguns relatos que comprovam que a droga pode gerar depressão. A droga também pode causar graves defeitos em fetos se as mulheres se submeterem ao tratamento antes ou durante a gravidez como defeitos na face, nas orelhas, no coração e no sistema nervoso do feto. Por essa razão o tratamento das mulheres é acompanhado por métodos contraceptivos ou abstinência sexual.  Agentes básicos  Algumas soluções inorgânicas de caráter básico, como o bicarbonato de sódio (NaHCO3) têm se mostrado eficazes no controle da oleosidade da pele em aplicações tópicas seguidas. Como o sebo nada mais é que um conjunto de ácidos estaspara substâncias aplicadas na neutralização servemgordos, de alimento as bactérias e não agem têm aspecto oleoso. destes ácidos, formando sais orgânicos que não Plantas Medicinais  Algumas plantas medicinais têm mostrado eficácia contra acne. Dentre ela, a bardana, o óleo de prímula, o óleo de argânia e o agrião podem ser usados no combate a cravos e espinhas e normalmente são administrados como cápsulas ou cremes. A tanchagem pode ser usada para fazer compressas e aplicada sobre as lesões. A vulnerária, ou trevo-da-areia, é aplicada para amenizar as cicatrizes deixadas pela acne. Outros usos da vulnerária são para lavar feridas e úlceras de difícil cicatrização. Outra planta em estudo que tem se mostrado eficaz é o chá verde, aplicado topicamente. Clareamento  A acne costuma deixar a pele com manchas vermelhas, uma boa opção para acelerar o clareamento dessas manchas seria usando técnicas como luz intensa pulsátil ou produtos como ácido retinóico e hidroquinona combinados ou ácido glicólico e ácido kójico combinados, essa combinação tem menores efeitos colaterais. Cicatrizes  A acne pode levar o rosto a ter cicatrizes, principalmente quando as espinhas são espremidas, pode-se tratar essas cicatrizes com várias técnicas como dermoabrasão (lixamento cirúrgico), preenchimento cutâneo, luz intensa pulsátil e peeling médio ou profundo com laser ou com ácidos como o retinóico, tricloroacético e fenol, dependendo do grau da cicatriz. Cuidados importantes com a ACNE: A aplicação de antibióticos na região afetada, utilizando-se cremes e loções a

base de eritromicina e ácido fusídico pode ser bastante eficaz. Eles atuam matando as bactérias - notadamente, P. acnes - que se alojam no orifício do folículo piloso. Há também antibióticos orais, que são utilizados em casos mais graves e têm efeito melhor. O uso de antibióticos tem se tornado menos eficiente na medida em que bactérias P. acnes resistentes têm se tornado mais comuns. A acne geralmente irá reaparecer em alguns dias após o fim do tratamento tópico e algumas semanas após o oral.  As pessoas portadoras da acne devem tomar alguns cuidados importantes e que de alguma forma contribuem para a melhora deste problema. Texto retirado de: http://www.saudecominteligencia.com.br/acne.htm

4/5

 

Os principais cuidados são: higiene da pele, resistência aos maus hábitos, sol e alimentação. - Higiene da Pele: o mais correto é seguir as instruções do dermatologista que acompanha o tratamento. Mas é prudente lembrar que os cuidados com a higiene da pele são fundamentais. Neste caso, a pele deve receber  sabonetes especiais, emulsões ou leite de limpeza específico. Outro aspecto importante é com relação ao uso de loções alcoólicas que retiram a oleosidade natural da pele, desidratando-a. - Resistência aos maus hábitos: espremer e cutucar cravos e espinhas são flagelo para a pele. As mãos podem estar  sujas e contaminar as espinhas, deixando marcas. - Uso do Sol: o sol causa um espessamento da pele ao mesmo tempo em que faz as glândulas sebáceas trabalharem mais, embora as pessoas pensem que seu efeito é benéfico. - Alimentação: alimentos com muita gordura, iodo, vitamina B12 refletirão na sua pele e cabelos. Isto não significa que se deva abolir este tipo de alimentação. Equilíbrio e moderação devem ser recomendados. O chocolate, por exemplo, pode ser consumido com moderação. - Stress: para o tratamento dar resultado, antes você tem que estar livre do stress. O nervosismo, a ansiedade e desânimo não combinam com uma pele saudável. - Limpeza de pele: a limpeza só deve ser feita por especialistas e sob recomendação médica do seu dermatologista.

Cuidado com a ACNE cosmética

 Texto retirado de: http://www.saudecominteligencia.com.br/acne.htm

5/5

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF