Treinamento para Tratoristas

July 30, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Treinamento para Tratoristas...

Description

 

DYLEY FREITAS Téc.em Segurança do Trabalho MTE MG 032-097

 

Dados estatísticos:  Acidentes fatais ocorridos com tratoristas: 80% devido à falh fa lhas as hu huma mana nas. s. 40% incapacidade ou ignorância do perigo; 22% velocidade excessiva; 21% falta de atenção do tratorista; 13% inexperiência ou falta de treinamento do tratorista; e 4% outras causas. 

Acidentes mais comuns: 70% queda lateral do trator; 15% queda para trás; 5,5% queda do tratorista; 3% choque com outro veículo; e 6,5% outros fatores.

 



Causas de acidentes Condições inseguras: Referentes à constituição física dos tratores agrícolas e seus dispositivo vos s de segurança Atos inseguros: Excesso de velocidade; Uso incorreto das marchas; Manejo incorreto dos implementos; Atolamento; Tracionamento de carretas; Obstáculos ocultos; Riscos em manobras; Trabalhos inadequados; Trânsito em estradas; Brincadeiras; Estacionamento incorreto no final do trabalho.

 

Medidas de Segurança          

Local de armazenamento do trator deve permitir boa ventilação; O operador deve subir no trator pelo lado esquerdo; Não ultrapassar o das limite máximo de velocidade; Utilização correta marchas como freio motor; Em caso de atolamento, procurar outro ângulo para trac tr acio iona narr o im impl plem emen ento to;; Verificar a solução da bateria com o veículo desligado; Abrir lentamente a tampa do radiador com o motor aquecido; Respeitar o peso máximo das cargas transportadas; Calçar os implementos antes de seu desacoplamento; Redobrar a atenção quando rebocar veículos e máquinas em te terr rren enos os ac acid iden enta tado dos; s;

 

Medidas de Segurança continuação):            

Alargar as rodas em terrenos acidentados; A marcha utilizada em declives deve ser a mesma utilizadas em aclives; Em risco isco de emp empinam iname ento nto, uti utiliz lizar cont ontrape rapeso sos s na par parte dian diante teiira do tr trat ator or;; Evitar o transporte de pessoas sobre o trator; No tracionamento de qualquer elemento, verificar a fixação dos cambões; Utilização de roupas adequadas, sem pontas soltas; Antes de descer do trator, desligar o trator e freiá-lo; freiá-lo; O operador do deve ser habilitado e treinado; Trafegando emtrator auto estradas, unir os pedais de freios; Manter a higiene na plataforma, estribo e pedais do trator; Não retirar os dispositivos de segurança do trator; No final do trabalho, desengatar o implemento;

 

Medidas de Segurança continuação):  

    

 

Utilizar a embreagem de forma suave e gradual; Acoplar equipamentos no ponto mais baixo possível e com barras; D iação ri g ir, setc. en t;ado, não transportar pessoas no pára-lama, barra de tr traç ão, et c.; Em caso de acidente, desligar imediatamente imediatamente o motor; Ao acoplar o implemento não ficar entre este e o trator; Antes de iniciar o trabalho, demarcar a área a ser trabalhada; Para desatolar o trator, não utilizar madeira, toras ou outro objeto; Calçar e frear o trator quando parado ou em declive; Manter a conservação do trator para que este apresente bom funcionamento;

 





O trator presta serviços inestimáveis ao homem do campo mas também é fonte de muitos acidentes, alguns dos quais conduzem a morte do oper erad ado or e de te terrcei ceiros. O uso indevido do trator agrícola pode ocasionar riscos de acidentes de tr três ês na natu ture reza zas: s:

• relacionados ao terreno onde opera AMBIENTE); • provocados pelo trator em si AGENTE); e/ou • pela imperícia ou desconhecimento do operador HOMEM)

 



Na maioria das ocorrências o acidente é a evidência do erro humano. Quase sempre o erro humano resulta em custosos danos ao equipamento e na perda de tempo para os reparos. Uma máquina pode ser reparada ou scuabustaituímdad; aonoquaeonceomrpsoem hp urmeanéop. oOssívperlinqcuipaanidsofaotoerreros que causam esses erros são: • • • • • • •

fadiga manutenção inadequada preocupação falta de atenção falta de treinamento incompatibilidade homem-máquina outros

 







a) a reação do tratorista sóbrio dará tempo para evitar o perigo, parando à tempo; b)no caso do tratorista cansado, o longo tempo de reação, fará com que pare o trator quase em cima do obstáculo; e c)o tratorista doente, embriagado ou intoxicado, não evitará um acidente às vezes) grave. Pense em como você reagiria às várias situações de e s aiqsuerápsideoja nessusbameetmideorgêanceiala. sS. abIsesnodopo ajm udeárg-êloncaiar,eaagnitrem qudee o cansaço e o álcool, por exemplo, diminuem o seu t e m p o e re ção , evite-os quando for dirigir o trator.

 

É por isso que os assentos de muitas máquinas são ajustáveis. Esteja certo de manter o seu ajustado para você. Assim você ficará mais confortável, eficiente e alerta. O painel de controle e a localização dos comandos têm um efeito significativo no seu desempenho e segurança na condução da máquina.

 

Óculos de segurança Incolor  Protetor auditivo tipo concha (NRR 25dB)

Calçado de segurança com biqueira de aço Bota de borrach Bota borracha a (manusei (manuseio o de agrotóx agrotóxico) ico) Luva impermeável (manuseio de agrotóxico) Máscara respiratória com filtro contra partículas partí culas (contr (contra a poeira poeira e produtos produtos químico químicos) s)

 

Descrição das máquinas e implement implementos os 

Arados: Promove a inversão da leiva de terra e cobre parte da vegetação e restos de cultura.

Arado de disco: Arado de aiveca:

 

Arado de disco: disco: de arrasto;de levante hidráulico; arados gradeadores.

Arado de aiveca: aiveca: de levante hidráulico.

de arrasto;

 







Grades: Desagregar os torrões, nivelar a superfície do solo para facilitar a semeadura, e adensar o solo. Grade de disco; Grade de dentes; Grade de molas; Semeadoras e plantadoras: São máquinas projetadas para realizar o plantio de sementes e de vegetativos, além da adubação. de levante hidráulico; de arrasto; Cultivadores: São utilizados para uma movimentação superficial do solo, escarificando os restos de culturas e mist mi stur uran ando do fe fert rtil iliz izan ante tes s e de defe fens nsiv ivos os.. de levante hidráulico; de arrasto;

 

Grades: Grade de disco; Grade de dentes; Grade de Molas;

Semeadoras e plantadoras: de levante hidráulico; de arrasto;

Cultivadores: de levante hidráulico; de arrasto;

 



Apli plicado cadore res s de defe defens nsiv ivos os:: São São apa aparelh relhos os uti utilizad izados os na apl aplicaç icação ão de produtos químicos para combater as pragas, doenças e ervas indesejáveis. Podem ser apresentados em pó, líquido ou granulado. Polvilhadeiras; Granuladeiras; Pulverizadores; Nebulizadores.







Outros implementos utilizados na Agricultura: Roçadeira: Utilizada para eliminar o mato de pastos e destruir o resto de culturas. Podem ser de levante hidráulico ou de arrasto. Enxadas rotativas: Utilizada para destruir o resto de culturas.

 

Polvilhadeiras; Granuladeiras; Pulverizadores; Nebulizadores.

 

Tipos de Riscos   

Lesões traumáticas; Lesões órgãos dos sentidos; Outros aos danos à saúde. Medidas Gerais de Segurança

 

Condições seguras; Medidas de segurança aos implementos em geral.

 



  As maquinas agrícolas providas de engrenagens e rolos cortantes, como as moendas de cana, picadeiras de forragens e muitas outras, quando não tem dispositivos de segurança, são causa de acidentes mutilantes.

 

  Outras vezes, ocorre o esmagamento do braço e, pior que tudo é o caso do trabalhador estar sozinho e não ter quem o ajude, sequer, a desligar a tomada de força.   O risco se apresenta quando o homem alimenta a máquina em movimento) com a planta a ser triturada. A máquina gira, digamos, a uma velocidade de 30 cm por segundo; a distância do



seu braço à engrenagem é de 1 metro; mas o seu tempo de reação é menor do que a velocidade da máquina. Assim, qualquer descuido pode ser fatal.

 

No uso de Tratores, Maquinas e Implementos Agrícolas são necessários cursos, treinamentos e qualificação dos operadores para que sua operação seja mais segura, sem riscos ao operador e prejuízo as maquinas por utilização incorreta.

 

Obrigado...

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF