Treinamento de Enchedora 54

May 16, 2019 | Author: rafaelpedroza | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Treinamento de Enchedora 54...

Description

Núcleo de Capacitaç Capacitação ão Profissional Indaiá

Conteúdo 1.

Principio de funcionamento 1. 2. 3. 4. 5.

.

2

Controle de nível 1. 2. 3.

 3.

Esquema de comando de uma enchedora enched ora PET Principio de Funcionamento Borboletas;; Borboletas Detector de presença de garrafa  Válvula de alivio de pressão (Sniff); (Sniff); Bóias de descarg descargaa e contrapressão contrapressão;;  Válvula  V álvula de segurança seg urança;; Problemas com nível de enchimento; enchimento ;

Sincronismo 1. 2.

Procedimento; Transferência de garrafas; gar rafas;

Principio de funcionament funcionamento o

Esquema de comando de uma enchedora PET 1  BATEN BATENTES TES DE DE y

y y y y

y

03

04

0

COMANDO 02  REGU REGUAS AS DE SNIFF SNIFF 03  ESTRELA ESTRELA DE ENTRAD ENTRADA  A  04  ESTRELA ESTRELA DE SAÍD SAÍDA  A  CUBA BA DE 05  CU ENCHIMENTO 06  SENT SENTID IDO O DE MOVIMENTAÇÃO Entrada e Saída/sopro de limpeza Centragem, fixação e pressurização Enchimento Despressurização

Principio de Funcionament Funcionamento o nvase isobárico: Ocorre quando a pressão do frasco f rasco e da cuba se igualam igu alam pelo gás de contra pressão

E

Obs: ISO: Igual BÁR ICO: bar (pressão)

y

y

y

Na Cuba existe uma pressão positiva que impede a fuga de (CO2, N2, Ar esterilizado), sendo o mesmo o responsável pelo fechamento da válvula de líquido contra a força de uma mola evitando assim o escape do liquido. (Ilustração) O enchimento ocorre por equilíbrio de pressão, onde a garrafa é submetida á mesma pressão do caldeira. (ilustração)  A mola antes pressionada pela pressão exercida pelo ar dentro da caldeira, agora abre a válvula de líquido (pela ação da borboleta) iniciando o enchimento por gravidade. (Ilustração)

VOLTA

MESMA PRESSÃO

VOLTA

VOLTA

NIVELAMENTO DA PRESSÃO y

y

y

y

 Ao entrar no carrossel as garrafas são centradas, elevadas e pressionadas, fazendo uma precisa a boca da garrafa e o cone da  válvula de enchimento. Essa operação é realizada pela tulipa centradora e o suporte da tulipa. (Ilustração)  A seguir as alavancas de comando (borboleta) são acionadas para posição aberta pelo came abridor de válvulas de gás, liberando a passagem do mesmo para o recipiente (garrafa pet).  A passagem do gás ocorre pelo tubo de retorno de gás, onde ocorre o nivelamento de pressão entre os recipientes (caldeira e garrafa). Logo em seguida o came aciona a válvula para posição neutra, o que garante o fechamento da mesma por desequilibrio de pressão caso falte garrafa, evitando a despressurização do balão da enchedora.

OLTA 

 V 

came abertura

came ponto-neutro

ENCHIMENTO y

y

y

y

 Após a fixação da garrafa e o nivelamento de pressão a válvula de enchimento abre pele ação de uma mola, iniciando o enchimento pela força da gravidade. O enchimento ocorre sem turbulência, devido a ação da aba cônica que direciona o fluxo pelas paredes internas da garrafa O produto ao ocupar o espaço do recipiente (garrafa) expulsa o gás através do tubo de retorno de ar (bico), que retorna ao balão de produto. O enchimento será concluído quando o produto alcançar o final do tubo de retorno de ar.(o comprimento do bico determina o nível de enchimento)

DESPRESSORIZAÇÃO

y

y

y

 Após concluir enchimento a válvula é acionada para posição fechada, iniciando o processo de pressurização.  A válvula de alívio é acionada pela régua iniciando a despressurização mediante a saída do gás que ficou no gargalo da garrafa, sendo reduzida a pressão atmosférica. (Ilustração). Esse processo evita que o líquido espume quando o pistão elevador descer, isto ocorre devido a pressão do gargalo ser maior que a pressão atmosférica.

came fechamento

régua de alívio

DETECTOR DE PRESENÇA DE GARRAFA y

y

Conhecido com o sensor Fladar, é o responsável pelo sincronismo eletrônico. Envia sinais ao PLC para não atuar o comando de abertura quando houver Ausência de Garrafa, para poupar o gás de contrapressão, evitando o encharcamento da cuba, bem como bloquear a liberação de tampa para evitar perda de tampa

Borboleta

y

y

 A função da borboleta é abrir e fechar a válvula de gaseificação e fechar a  válvula de liquido.  A posição da borboleta é muito importante para o bom funcionamento da  válvula.

Vistas da borboleta

Válvula de enchimento  Após a equalização da pressão, a mola (7) é atuada dando passagem ao produto para a garrafa.

y

Conjunto de válvula e borboleta y

Ilustração de conjunto montado de válvula de enchimento com destaque à tulipa centradora (3) e ao suporte da tulipa (4)

Válvula de alivio de pressão (Sniff) y

y

Responsável pela eliminação da pressão residual no gargalo da garrafa (Head Space); É atuado após o fechamento da borboleta pelo comando de fechamento.

HEAD SPACE

y

Head Space: espaço pressurizado compreendido entre o produto e o gargalo.

Controle de nível

Bóias

de descarga e contrapressão

Bóias y

de descarga e contrapressão

O controle do nível de bebida dentro da cuba é feito pelas boias de descarga e contrapressão. Isto é

possível devido ao volume interno do recipiente ser ocupado por produto na parte inferior e por CO² ou ar na parte superior (gás de contrapressão). A  ação combinada das boias devem manter o produto com uma nível entre 4 0 e 60% tendo a referencia o centro do visor de nível.

Bóias y

de descarga e contrapressão

Durante o enchimento, o gás que sai de dentro da garrafa e ocupa o volume do liquido que foi para garrafa faz com que o nível na cuba abaixe, daí a boia de descarga abre e a pressão na cuba cai, liberando passagem de produto para encher a cuba.

Bóias y

y

de descarga e contrapressão

 A boia de descarga fecha quando o nível de produto sobe dentro do recipiente. Se o produto continuar subindo a boia de contrapressão abre e impede um nível excessivo na cuba.  A pressão de contrapressão deve ser ajustada em 1bar acima da pressão de enchimento, para que ao ser atuada pela boia, faça retroceder o produto em caso de sobre nível.

Válvula de descarga

Válvula de contrapressão

Válvula de segurança y

 As válvulas de segurança são aplicadas em serviços com fluidos compressíveis, como gases e vapores, aliviando o excesso de pressão de forma rápida e instantânea (ação "pop").

Problemas com nível de enchimento y y y y y y

 Aba cônica Tulipa centradora Temperatura Tubo de ar Sniff  Pressão dos pistões

Aba Cônica y

Causa turbulência do liquido causando espuma.

Tulipa y

Não haverá haverá contrapressão ocasionando ocasionand o escape de CO² ou ar, ar, causando causando espuma.

Temperatura y

 Alta temperatura da bebida causa espuma nas garrafas garrafa s a temperatura recomendada é de 5 °c na cabeça cab eça da enchedora;

Tubo de ar y

Para cada tamanho e modelo mo delo de garrafa deverá ser um comprimento especifi especifico co..

Pista de Sniff  y

O posicionamento da pista deverá ser bem ajustado. Muito para frente não dará Sniff por completo e para trás, não encherá por completo.

Pressão dos pistões y

Pouca pressão y

y

Pressão demasiada y

y

y

 A garrafa não ficará totalmente firme na tulipa centradora, não dando contrapressão satisfatória, ocasionando nível baixo. Danifica a tulipa centradora  Aumenta o esforço do motor.

Pressão adequada y

Entre 2,5 e 3 bar de pressão

Sincronismo

Procedimento

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF