Tranca Ruas Ze Pilintra Pombas Giras Outros Exus
September 1, 2017 | Author: Norton Vianna | Category: N/A
Short Description
Download Tranca Ruas Ze Pilintra Pombas Giras Outros Exus...
Description
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 1 de 47
ogumexuxoroque Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus domingo, out 23 2011 Ebós & oferendas and Orixásogumexuxoroque19:47 Rate This
Tranca Ruas das Almas do Cruzeiro 28 AGO 2011 POR VALÉRIA D’ OGUMEXUBARÁXOROQUÊ, NÃO HÁ COMENTÁRIOS »
Tranca Ruas das Almas
(O Guardião dos Caminhos), não é demônio que muitos acreditam que ele seja. Sua atribuição é trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos. Não deseja ser amado ou odiado, mas apenas respeitado e compreendido.Surpreenda-se com esse Mehi Guardião de Mistérios a serviço da Lei Maior! O Guardião Tranca Ruas pode ser tudo o que queiram, menos como tentam mostrar: Um demônio. Jamais foi ou é o que este termo deturbado significa na atualidade e nem o aceita como qualificativo das suas atribuições:
Trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos. Odeia os que odeiam, sente asco dos blasfemos, nojo dos invejosos, repulsa pelos falsos, ira pelos soberbos e pena dos libidinosos. Saibam que foi um dos Mehis que velaram a descida do “ACHE-ME ou MISTÉRIO JESUS CRISTO”. Assim é TRANCA-RUAS, Mehi por Origem, Natureza e Formação. Não importa a Religião que tens que guardar, pois nela, dela e para ela, Mehi, sempre será.
Senhor Tranca-Rua das Almas, senhor do Sétimo Grau de Evolução da Lei Maior de Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz, interceda no caminho de todos os filhos de fé, livrando -os de toda a energia que possa atrapalhar a evolução de todos os seres iluminados; fazei dos pensamentos uma porta fechada para a inveja, discórdia e egoísmo.
Dos sete caminhos por ti ultrapassados, foi na rua que passou a ser dono de direito, abrindo as portas para os espíritos que merecem ajuda e evolução e fechando para os que querem praticar a maldade e a inveja contra seus semelhantes. Fazei dos nossos corações o mais puro que nossos próprios atos; Senhor (Pai) Tranca-Ruas das
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 2 de 47
Almas agradeçemos por tudo que fizeste apren-der nesta vida e em outras que passamos lado a lado, rogo por vós a proteção, para os irmãos de fé, para toda a família e porque não para os inimigos Abençõe a guarde esses filhos que um dia entenderão o verdadeiro sentido da palavra Umbanda. Muito grande, muito forte, Seu Tranca Ruas vem trazendo a sorte Salihed, Mehi Mahar Selmi Laresh Lach Me Yê! Saravá, Senhor Exu Guardião Tranca Ruas!
Saravá, Ogum Sete Lanças da Lei e da Vida!
Saravá Pai Ogum!
Saravá Mãe Iemanjá!
Saravá, Regente Oxalá! Saravá, Umbanda!!!
ORAÇÃO AO EXU TRANCA-RUA DAS ALMAS Senhor Tranca-Rua das Almas,
senhor do sétimo grau de evolução da lei maior de Ogum,
conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz,
interceda em meu caminho livrando-me de toda a energia que possa atrapalhar minha evolução; fazei de meus pensamentos uma porta fechada para a inveja, discórdia e egoísmo.
Dos sete caminhos por ti ultrapassados,
foi na rua que passou a ser dono de direito,
abrindo as portas para os espíritos que merecem ajuda e evolução e fechando para os que querem praticar a maldade e a inveja contra seus semelhantes.
Fazei meu coração mais puro que meus próprios atos;
Fazei de minhas palavras a transparência da humildade;
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 3 de 47
Fazei do meu corpo aparelho da caridade.
Pois a teu lado demanda comigo não existirá,
estarei coberto por sua capa que protege e abriga seus filhos.
Senhor Tranca-Ruas das Almas agradeço por tudo que me fizeste aprender nesta vida e em outras que passei ao seu lado, rogo por vós a proteção para mim, para meus irmãos de fé,
para minha família e porque não para meus inimigos
Abençoe a guarde esses filhos que um dia entenderam o verdadeiro sentido da palavra Umbanda. Laroiê Exu !
Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!
DIA: Segunda-feira.
CORES: Preto (ou seja, a fusão das cores primárias) e vermelho. SÍMBOLOS: Ogó de forma fálica, falo erecto. ELEMENTOS: Terra e fogo.
DOMÍNIOS Sexo, magia, união, poder e transformação. SAUDAÇÃO Laroié!
Exu (Èsù) é a figura mais controversa do panteão africano, o mais humano dos orixás, senhor do princípio e da transformação. Deus da terra e do universo; na verdade, Exu é a ordem, aquele que se multiplica e se transforma na unidade elementar da existência humana. Exu é o ego de cada ser, o grande companheiro do homem no seu dia-a-dia. Muitas são as confusões e equívocos relacionados com Exu, o pior deles associa-o à figura do diabo cristão; pintam-no como um deus voltado para a maldade, para a perversidade, que se ocuparia em semear a discórdia entre os seres humanos. Na realidade, Exu contém em si todas as contradições e conflitos
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 4 de 47
inerentes ao ser humano. Exu não é totalmente bom nem totalmente mau, assim como o homem: um ser capaz de amar e odiar, unir e separar, promover a paz e a guerra.
O maniqueísmo, próprio das grandes religiões monoteístas, não se aplica ao Candomblé, muito menos a Exu. A cultura africana desconhece oposições, em especial a oposição entre bem e mal; sabe-se aqui que o bem de um pode perfeitamente ser o mal de outro, portanto, cada um deve dar o melhor de si para obter tudo de bom na sua vida, sempre cultuando, agradando e agradecendo a Exu, para que ele seja, no seu quotidiano, a manifestação do amor, da sorte, da riqueza e da prosperidade.
Exu é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade, e, se agradado como se deve, saberá retribuir; quando agradecido pela sua retribuição, torna-se amigo e fiel escudeiro. No entanto, quando esquecido é o pior dos inimigos e volta-se contra o negligente, tirando-lhe a sorte, fechando-lhe os caminhos e trazendo catástrofes e dissabores. Exu é a figura mais importante da cultura iorubá. Sem ele o mundo não faria sentido, pois só através de Exu é que se chega aos demais orixás e ao Deus Supremo Olodumaré. Exu fala toda as línguas e permite a comunicação entre o orum e o aiê, entre os orixás e os homens.
Exu é o dono do mercado, o seu guardião, por isso todo o comerciante e aqueles que lidam com venda devem agradar a Exu. As vendedoras de acarajé, por exemplo, oferecem sempre o primeiro bolinho a Exu, atirando-o à rua, não só para vender bem, mas também par afastar as perturbações, evitar assaltos etc., ou seja, para que Exu seja de facto um guardião e proteja o seu negócio. É importante ressaltar que Exu não tem amigos nem inimigos. Exu protege sempre aqueles que o agradam e sabem retribuir os seus favores. Exu foi a primeira forma dotada de existência individual. Não se sabe ao certo a sua região de origem em África, pois em todos os reinos se presta culto a Exu. Sabe-se, no entanto, que chegou a ser rei de Kêtu. Exu renasceu várias vezes e a sua história revela que é filho de Orunmilá ou de Oxum, dependendo do momento em que renasce. Características dos filhos de Exu
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 5 de 47
Os filhos de Exu são alegres, sorridentes, estão sempre de bem com a vida, são ambiciosos, extrovertidos, espertos, inteligentes, atentos. Sabem como ninguém ser sociáveis e diplomáticos, pois conhecem o valor de uma boa amizade, fazem questão de manter o maior número possível de amigos. Rapidamente, os filhos de Exu se tornam pessoas populares, amadas por uns, odiadas por outros. Extremamente dinâmicos, os filhos deste orixá não se desanimam nunca, mantêm sempre a certeza de que as coisas, mais cedo ou mais tarde, acabam por mudar a seu favor. Pessoas com impressionante facilidade de comunicação, boa lábia, com charme conseguem tudo o que querem. Irónicas e perigosas, costumam manter uma vida sexual bastante agitada, sem pudores. São pessoas extremamente rápidas, que não pensam: fazem. Os filhos de Exu possuem uma facilidade impressionante para entrar e sair de confusões, são do tipo que arma a bagunça, sai ileso e ainda se diverte com as consequências. Esquecem facilmente as ofensas, não guardam rancor, mas não perdem a oportunidade de se vingar. Gostam da rua, das festas e das conversas intermináveis, comportamento próprio de um orixá que é só alegria.
Local de entregas dos presentes: oferendas ou ebós devem ser entreguem quando tÊm que serem na rua no seguinte aspecto; se o Exu for macho, deve ser posta numa encruzilha “X” e ser for Exu fêmea, numa encruzilhada ” T” que alguns também chamam de “Y”. Nota: Disponibilizo aqui alguns Ebós úteis, mas lembrem-se que cada pessoa só consegue o desejado se ela tiver o devido merecimento dado por Deus. E devem ser feitos por pessoas com certo entendimento sobre ebós. CUIDADO E ATENÇÃO. Oferenda para arrumar emprego Sr. Tranca Rua das Almas: 1 alguidar; Farinha de mandioca crua; Azeite de dendê; 21 moedas de cobre; 21 velas preto-vermelha; 21 charutos; Coloque a farinha no alguidar, misture bem com as mãos e o dendê, coloque as moedas por cima leve tudo para a uma estrada ou encruzilhada e entregue ao Sr.Tranca Rua das Almas. Oferenda para Exu Mirim para descomplicar alguma situação: Pano vermelha e preto; Velas bicolores vermelho-preta; Cravos vermelhos; Charuto, cigarros ou cigarrilhas;
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 6 de 47
Comida fígado bovino picado e frito no azeite de dendê, farofa com miúdos de frango etc; Frutas limão, laranja; Fita vermelha e preta; 1 brinquedo; Doces escuros, balas ardidas; Entregar na encruzilhada de y. A oferenda é uma restituição de energias que equilibra a pessoa e ativa várias funções. Quando é oferendado algo a um orixá ou entidade não é para eles comerem e sim para absorverem os teores energéticos dos elementos e utilizarem a nosso favor. Para os exus uma oferenda simples é: 1 garrafa de pinga, charuto, 1 vela preta ou vermelha e preta entregue na encruzilhada de x. Os elementos usados nas oferendas podem variar de um exu para o outro. Por ex. uns querem farofa com miúdos de frango outros com carne bovina ou bife de fígado, ou carne de porco. A farofa é feita com dendê, pimentas, cebola, tempere a carne e frite no dendê depois coloque a farinha e arrume tudo no alguidar enfeitando com pimentas. Também podemos entregar algumas frutas para exu que são: manga, mamão e limão . Quanto mais elementos colocar em sua oferenda mais portais se abrem para que o exu utilize em nosso favor. As flores de uma oferenda de exu são os cravos vermelhos alguns exus preferem velas apenas pretas outros querem preta e vermelha os panos são preto e vermelho. Para as pombas giras utilizamos coração de galinha ou peito de galinha. As frutas para oferenda são: maçã, uvas rosada, morango, caqui , a bebida é champagne rosada ou licores , rosas vermelhas , cigarros. O pano é vermelho, pode também colocar uma bijouteria , perfume e algo mais que seja do seu mistério. As oferendas de exu mirim são idênticas ao dos exus apenas alguns elementos diferentes: toalhas preta e vermelha, cravos Frutas: manga, limão, laranja,pera,mamão,bebidas pode ser refrigerante escuro, pinga com mel, licores. Comida a farofa igual do exu, e algum brinquedo. Oferenda de fim de ano para Exú Capa Preta: 7 velas pretas em círculo; 1 alguidar; No fundo do alguidar a lápis colocar seus pedidos Cobrir com farofa e dendê; (colocar bastante dendê até ficar bem dourado) 21 moedas douradas; 21 pimentas bem durinhas; (ele disse que se estiver murcha não serve) 1 garrafa de pinga; 3 charutos; Entregar na semana do fim do ano na encruzilhada. Boa sorte! Oferenda de fim de ano Exu Caveira: 3 ou 7 bifes de porco cru; 3 ou 7 pimentas vermelhas; 3 ou 7 velas pretas; 3 ou 7 cravos vermelhos; Azeite de dendê; 1 alguidar; 1 garrafa de pinga; 3 ou 7 cigarros; Colocar os pedidos no fundo do alguidar os bifes em cima Enfeitar tudo com rodelas de abacaxi, os cravos e as pimentas. Ao lado da garrafa de pinga colocar um copo com dendê. Entregar de preferência em uma encruzilhada dentro do cemitério. Oferenda de fim de ano do Exu Ventania: 1 Pano vermelho e preto; 7 velas pretas; 7 velas amarelas; Em círculos intercalados Farofa com dendê; 21 pimentas pequenas;
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 7 de 47
1 bife; Cebola cortada em rodelas; 1 limão cortado em cruz (sem separar); 1 garrafa de pinga; 1 charuto; Dar uma leve refogada no bife com dendê A cebola também refogar de leve no dendê Colocar os pedidos no fundo do alguidar a farinha com dendê por cima, depois o bife e a cebola. Enfeitar com as pimentas. Entregar no meio da encruzilhada. OFERENDA PARA EXÚ ODÁRA
PRA QUEM NÃO SABE , EXÚ ODÁRA É O EXÚ QUE ABRE OS NOSSOS CAMINHOS PROFISSIONAIS. NESTE CASO , PRECISANDO DE CONSEGUIR ALGO IMPORTANTE COMO: DINHEIRO , PROMOÇÃO NO EMPRÊGO ETÇ ETÇ , DEVE – SE DAR UMA OFERENDA A ESTE GRANDE EXÚ. UMA OFERENDA BÁSICA PODE SER FÊITA DA SEGUINTE MANEIRA: FAÇA UMA FAROFA DE FARINHA DE MANDIOCA MISTURADA COM AZÊITE DE DENDÊ, DE ACÔRDO QUE DÊ 07 PUNHADOS DA SUA MÃO DIREITA DE FAROFA . COLOQUE ESTA FARINHA EM UM PRATO OU TIGELA E, VÁ ACRESCENTANDO O AZÊITE DE DENDÊ ATÉ FORMAR UMA FAROFA BEM SOLTINHA . NÃO PRECISA IR AO FÔGO. DEPOIS DE PRONTA ESTA FAROFA, VOCE COLOCA A VASÍLHA QUE ESTA COM A FAROFA DENTRO DE UMA BÔLSA QUALQUER, JUNTO COM 03 RETROZES DE LINHA BRANCA, 07 BALAS DÔCES, 07 MOEDAS CORRENTES E, 01 FÔLHA DA MAMONA BRANCA . VÁ PARA UMA ENCRUZILHADA QUE TENHA QUATRO CANTOS E, CHEGANDO NA ENCRUZA, VOCE PASSA SIMBOLICAMENTE EM VOLTA DO SEU CORPO A FÔLHA DA MAMONA E, COLOQUE ESTA FÔLHA DE MAMONA ABERTA EM SUA FRENTE . VOCE VAI PASSAR AGORA SIMBOLICAMENTE EM VOLTA DO SEU CORPO, OS 07 PUNHADOS DA FAROFA MÁS, PEGUE SEMPRE COM A SUA MÃO DIREITA. PASSE ESTES 07 PUNHADOS DE FAROFA, UM A UM SIMBOLICAMENTE EM VOLTA DO SEU CORPO E, VAI PONDO NA FÔLHA DA MAMONA. VOCE VAI PEGAR AGORA OS 03 RETRÓZES DE LINHA BRANCA E, VAI PASSSAR UM POR UM SIMBOLICAMENTE EM VOLTA DO SEU CORPO E, VAI DESENROLAR UM POR UM POR COMPLETO TODOS ELES. DEIXE ESTAS LINHAS DESENROLADAS PRÓXIMO A FÔLHA DA MAMONA QUE ESTÁ COM A FAROFA. AGORA VOCE VAI PEGAR AS 07 BALAS DÔCES E, VAI PASSAR UMA POR UMA SIMBOLICAMENTE EM VOLTA DO SEU CORPO E, COLOCANDO DENTRO DA FÔLHA DA MAMONA EM CIMA DA FAROFA . POR ÚLTIMO, VOCE PEGA AS 07 MOEDAS E, PASSE –AS UMA POR UMA SIMBOLICAMENTE EM VOLTA DO SEU CORPO E, VAI PASSANDO E COLOCANDO EM CIMA DA FAROFA QUE ESTÁ DENTRO DA FÔLHA DA MAMONA. VOCE VAI FAZENDO TUDO ISTO E, PEDINDO TUDO DE BOM PRA VOÇE AO EXÚ ODÁRÁ. PEÇA ASSIM : KOBÁ LARÔIÊ EXÚ, EXÚ Ô XUXÚ ANAN, MODUPÉ É MOJUBÁ. EXÚ ODÁRÁ É MOJUBÁ. ME DÊ CAMINHOS ABERTOS, PARA QUE EU POSSA SER BEM SUCEDIDO EM MINHA VIDA PROFISSIONAL . PEÇA TUDO DE BOM SÓ PRA VOCE. FAÇA ISTO NUMA NÔITE DE SEGUNDA- FÊIRA DAS LUAS: NOVA , CRESCENTE OU CHÊIA , SEMPRE DEPÔIS DAS 21 HORAS.
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 8 de 47
Ebó para Èsù Lonan
Abrir Seus Caminhos, para tirar feitiço, olho-grande, inveja. 1 metro de morim vermelho, 1 alguidar médio, 7 velas brancas, 1 bife de boi cru, 7 moedas atuais, 7 búzios abertos, 1 farofa de dendê, com uma pitada de sal, 7 limões, 7 acaçás vermelhos, 7 ovos vermelhos, 1 obi. Como Preparar: Abra o morim em sua frente. Acenda as velas. Passe o alguidar pelo seu corpo e coloque-o em cima do pano. Passe os ingredientes no corpo, pela ordem acima. Por último, abra o obi, e leve-o até a sua boca, fazendo seus pedidos. Deixe-o em cima do ebó. Feche o morim. Este ebó tem que ser despachado em rua de muito movimento, onde tenha muitas casas comerciais. EBO DE Exú PARA ABRIR CAMINHOS E TIRAR TODA NEGATIVIDADE. 4 Pades, Oti, Omi, Epo, Wewim, enrolados em folhas de làrá pupa. 7 acaçás com epô. 7 punhados de duburu. 7Ovos. 7 bolas de farinha de mandioca de mesa. 7 pregos. 7 Velas brancas. 1 Garrafa de Oti. Morim preto e vermlho Alguidar numero 1 ou 2.
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 9 de 47
PÓ DE EXÚ PARA ABRIR CAMINHO. Raspa de um assentamento de Exú; Pó de sete búzios triturado; Pemba preta, cinza e vermelha; Cinza de fogueira; Folha de manzá; Folha de coroa de Cristo; Areia de praia; 1 cabaça média. Triturar todos os ingrediente, utilizando um pilão, colocar dentro de uma cabaça pequena. colocar a cabaça no quintal de sua casa, onde tenha terra, coloque essa cabaça em cima de três cédulas de dinheiro corrente, pedindo a Exú que abra os seus caminhos e não permita que você passe por necessidades. Deixe no tempo durante 7 dias, num lugar onde ninguém mexa. Ao final desse tempo, coloque um pouco desse pó sobre cada nota do dinheiro, dobrando-as e colocando-as em sua carteira, soprar este pó, em frente ao seu comércio ou na frente da empresa que você trabalhe. Passar todos os ingredientes no corpo e ir colocando no aguidar. Por último os morim, fazer uma trouxa com os morim e despachar em boca de mata ou encruzilhada de Exu. Abrir o morim arrumar o alguidar, derramar o oti em forma de círculo e colocar o restante junto do alguidar, e acender as 7 velas ao redor. Pedir para que Exù, quebre tudo o que tiver de ruim, e para que ele abra os caminhos. Ebó Exú Para Afastar Más Influências ( 1 ) Local: Cemitério Horário: Meia-Noite Dia da Semana: Segunda-feira Material Necessário: Um galo preto, verduras de todas as qualidades, um pedaço de carne seca, um pedaço de carne de porco salgada,
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 10 de 47
07 bolinhos de farinha e água com carvão, 07 farofas de azeite-de-dendê, 07 farofas de mel de abelha, 07 velas brancas, 1 metro de morim branco, Duburu, feijão preto cozido, feijão preto torrado, milho vermelho e galhos de aroeira. Maneira de Fazer: Passar pelo corpo da pessoa todos os ingredientes acima descriminados, obedecendo a mesma ordem. Deixar tudo no local que fizer o Ebó. Levar a pessoa imediatamente para tomar banho de Abô. Ebó Exú Para Afastar Más Influências ( 2 ) Local: Cemitério Horário: Meia-noite Dia da Semana: Segunda-feira Material Necessário: Um casal de galinhas brancas. Além de todos os ingredientes acima mencionados. A maneira de fazer é a mesma do Ebó acima. OFERENDA DE EXU MANGUEIRA 01 ALGUIDAR MÉDIO, 01 BIFE DE CARNE,
FOLHAS DE UMA MANGUEIRA ESPADA, FAROFA DE DENDÊ,
01 CACHAÇA,01 PANO ROXO,01 BOTE VELA ROXA, 01 CARTEIRA DE CIGARRO, 01 PACOTE DE FUMO, 03 CHARUTOS,
01 CEBOLA ROXA,PIPOCA, 03 MAÇÃS VERDES,
01 CACHO DE UVAS VERDES, 03 PÊRAS,
03 MANGAS VERDES.
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 11 de 47
NUMA FRIGIDEIRA DEIXE O DENDÊ ESQUENTAR E PASSE O BIFE DE UM LADO PARA O OUTRO,DEIXANDO-O CRU,NO OLÉO DO DENDÊ FAÇA A FAROFA ARRUME NO AGRIDAL A FAROFA O BIFE E AS RODAS DA CEBOLA.COLOQUE O PANO ROXO NO CHÃO E AS FOLHAS DA MANGUEIRA EM CIMA COLOQUE O AGRIDAL, AO REDOR DO AGRIDAL ARRUME AS FRUTAS,EM CADA PONTA DO PANO COLOQUE AS VELAS A CACHAÇA,O CIGARRO E O PACOTE DO FUMO,PARA FECHAR FAÇA A PIPOCA E FAÇA UM CIRCULO PARA FECHAR O TRABALHO.E NÃO SE ESQUEÇA DE FAZER OS SEUS PEDIDOS. AJUDA DE EXU : - Farinha, azeite de dendê, mel de abelha, farinha de milho branco, fígado, coração e bofe de boi, cebola, camarão seco socado e 01 alguidar. - Fazer uma farofa com dendê, uma com mel e uma com água (separadamente). Fazer o acaçá branco cozinhando a farinha de milho em água, deixar a massa bem consistente. Depois colocar um pedaço de folha de bananeira e enrolar. Deixar esfriar. Cortar os miúdos de boi em pedaços pequenos e colocar para refogar com dendê, cebola, um pouco de sal, o camarão e rodelas de cebola. - Colocar as farofas no alguidar sem misturar muito. Adicionar sobre as farofas o refogado de miúdos. Colocar o acaçá no centro. - Oferecer e pedir para Exu o que se quer. - Despachar em uma praça bem movimentada. EBÓ PARA PEDIR FORTUNA A EXÚ. 1 alguidar grande; 1 kg de farinha de mandioca crua; 1 bife grande e suculento; azeite de dendê; mel; pimentas dedo de moça;
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 12 de 47
feijão fradinho; 3 cebolas médias; 1 garrafa de pinga; 1 vela branca; 1 punhado de moedas. Frite o bife no azeite de dendê, sem passar demais. Numa das metades do alguidar, coloque a farofa de dendê e, na outra, uma farofa de mel. Coloque o feijão fradinho em toda a volta do alguidar e, por cima das farofas, o bife enfeitado com as rodelas de cebolas e as pimentas. As moedas devem ser colocadas em volta do alguidar. Leve essa comida embaixo de uma árvore de Exú (seringueira ou arvores que tenham espinhos), acendendo uma vela ao lado para localizá-la. Abra a garrafa, fazendo um círculo com a pinga em volta da oferenda. Peça, em voz alta, a Exú que lhe traga fortuna, prosperidade, fertilidade, caminhos abertos, etc
OFERENDA PARA POMBA GIRA GUARDIÃ MARIA MULAMBO DAS SETE FIGUEIRAS ELEMENTOS 7 FIGOS (REGADOS COM MELADO DE CANA) 7 FOLHAS DE COMIGO NINGUÉM PODE 7 FOLHAS DE GUINÉ 7 FOLHAS DE LOURO 7 INCENSOS DE MIRRA (PROCURE INCENSOS INDIANOS LEGÍTIMOS, EM LOJAS ESPECIALIZADAS. 1 ROSA VERMELHA 1 LICOR DE ABSINTO (COMPARE PREÇOS, VARIAM BASTANTE, ENCONTRA-SE ALGUNS MAIS BARATOS EM SUPERMERCADOS) 2 VELAS VERMELHAS 2 VELAS VERDES 3 VELAS BRANCAS 1 CESTA DE PALHA OU VIME, OU UMA GAMELA DE MADEIRA ONDE CAIBAM OS ELEMENTOS. LAVE A CESTA, ENXUGUE E FORRE COM AS FOLHAS DE COMIGO NINGUÉM PODE, EM SEGUIDA ARRUME AS FOLHAS DE GUINÉ E POR CIMA AS FOLHAS DE LOURO. APÓS FORRAR A CESTA COM AS FOLHAS, ARRUME OS 7 FIGOS E COLOQUE A ROSA NO CENTRO. REGUE COM MELADO DE CANA APENAS OS FIGOS, A ROSA NÃO DEVE SER REGADA COM O MELADO DE CANA. ABRA O LICOR, DERRAME UM POUCO SOBRE OS FIGOS E DEIXE O RESTO NA GARRAFA ABERTA. ABRA A ÁGUA MINERAL, NÃO PRECISA DERRAMAR, APENAS DEIXE EM UM COPO VIRGEM OU NA PRÓPRIA GARRAFA, SE FOR DE VIDRO. NO CHÃO AO REDOR DA CESTA, CIRCUNDE AS 7 VELAS, ALTERNANDO AS CORES. EM SEGUIDA ACENDA OS 7 INCENSOS. LOCAL DE ENTREGA: BOSQUES, MATAS, CAMPINAS, SE POSSÍVEL, AOS PÉS DE UMA BELA ÁRVORE. HORÁRIO DA ENTREGA: PREFERENCIALMENTE ATÉ AS 21 HORAS. PEDIDOS: FORTALECIMENTO, SAÚDE, RENOVAÇÃO, AMOR, SABEDORIA. OFERENDA PARA A POMBA GIRA GUARDIÃ MARIA MULAMBO DOS SETE VÉUS ELEMENTOS: 7 VELAS VERMELHAS 7 INCENSOS DE ROSAS BRANCAS 1 PERFUME PARA POMBA GIRA 7 CIGARRILHAS
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 13 de 47
7 PÊSSEGOS INTEIROS E LAVADOS PÉTALAS DE 2 ROSAS OU QUALQUER FLOR, PREVIAMENTE LAVADAS. 2 TAÇAS NOVAS 1 GARRAFA DE ARAK (LOJAS ÁRABES) AÇÚCAR CRISTAL 1 GARRAFA DE ÁGUA MINERAL SEM GÁS 1 CESTA DE PALHA OU VIME FORRADA COM PÉTALAS DE QUALQUER FLOR OU ROSA (PODEM SER FLORES DE JARDIM) LAVE A CESTA, ENXUGUE E FORRE COM AS PÉTALAS DE FLORES ARRUME OS PÊSSEGOS E POLVILHE-OS COM AÇUCAR CRISTAL. FORRE O CHÃO COM AS FOLHAS DE PAPEL DE SEDA, COLOQUE A CESTA NO MEIO. ABRA O ARAK E SIRVA UMA TAÇA, DEIXANDO O RESTO NA GARRAFA ABERTA AO LADO DA CESTA. ABRA A ÁGUA E SIRVA 1 TAÇA, DEIXANDO O RESTO NA GARRA ABERTA AO LADO. ACENDA AS CIGARRILHAS, FORA DO PAPEL DE SEDA, PODE COLOCÁ-LAS NUM CINZEIRO DE BARRO. ACENDA AS SETE VELAS, PODEM FICAR TODAS NUM PRATO RASO OU POTE DE BARRO. ACENDA OS INCENSOS, QUE TAMBÉM PODEM FICAR NUM POTINHO DE BARRO COM AREIA NO FUNDO, PARA SEGURAR. BORRIFE TODA A OFERENDA COM O PERFUME, PODE DEIXÁ-LO NA OFERENDA OU PODE LEVÁ-LO CONSIGO, E SEMPRE QUE PRECISAR DE FORÇA, USE UM POUQUINHO EM SEU AMBIENTE DOMÉSTICO OU DE TRABALHO. COLOCANDO INCENSOS, VELAS E CIGARROS EM POTES E CINZEIROS DE BARRO, EVITAM-SE ACIDENTES. LOCAL DE ENTREGA: CAMPINAS, JARDINS, PRAÇAS, MATAS, TERREIROS. HORÁRIO: ATÉ AS 21:OOH PEDIDOS: AMOR, REVELAÇÕES, ORIENTAÇÃO PARA ESCOLHAS, PRROSPERIDADE PARA QUEM TRABALHA NAS ÁREAS ESOTÉRICAS E ALTERNATIVAS. FAÇA SEU PEDIDO E SAIA SEM DAR AS COSTAS PARA A OFERENDA, UNS SETE PAÇOS, PEÇA LICENÇA E VÁ EMBORA. CASO NÃO ENCONTRE ARAK, PODE SUBSTITUIR POR LICOR DE TÂMARAS, ANIS OU UVA. NÃO ENTREGUE A OFERENDA NA LUA MINGUANTE. Aqui o modo de preparar e o que oferecer à Maria Mulambo. Carne seca com arroz. - Retire o sal da carne seca, faça um arroz. - Coloque em cima das folhas de mamoneira e enfie: 7 cigarros finos longos acesos com a brasa para fora, coloque 07 moedas correntes, 1 chapagnhe, 7 rosas vermelhas sem espinhos enfiadas na oferenda. - Acenda uma vela Vermelha ou branca e Ofereça uma Bebida.
Após isso pode ser arriado para este exú mulher em uma encruzilhada (aconselho aberta),a no pé da pomba Gira (no assentamento) e cantar alguns pontos para esta pomba Gira e pedir tudo que quizer.
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 14 de 47
OFERENDA PARA POMBA GIRA GUARDIÃ MARIA MULAMBO DOS 7 PUNHAIS ELEMENTOS: 7 PONTEIRAS (COMPRAR CASA DE UMBANDA) 7 VELAS VERMELHAS 7 FITAS VERMELHAS DE 1 METRO CADA 7 CIGARROS LONGOS ACESOS, E O RESTANTE APAGADO 7 PERAS 7 FOLHAS DE MAMONA (3 DENTRO DO ALGUIDAR, E 4 PARA FORRAR O CHÃO) 7 ROSAS ( 3 CORTADAS DENTRO DO ALGUIDAR E 4 FORA, 1 EM CIMA DE CADA FOLHA DE MAMONA QUE FORRA O CHÃO) 1 CAMPARI (SIRVA UMA TAÇA E DEIXE O RESTANTE NA GARRAFA ABERTA) 1 TAÇA NOVA (PREVIAMENTE LAVADA) 1 ALGUIDAR (GRANDE O SUFICIENTE) PREVIAMENTE LAVADO MONTANDO A OFERENDA: FORRE O ALGUIDAR COM AS 3 FOLHAS DE MAMONA, COM OS CABOS PARA FORA NO ALGUIDAR ARRUME AS SETE PERAS E REGUE COM UM POUCO DE MEL COLOQUE AS SETE PONTEIRAS DENTRO DO ALGUIDAR, EM FORMA DE CÍRCULO COM 3 PONTAS PARA DENTRO E TRES PONTAS PARA FORA. COLOQUE 3 ROSAS NO ALGUIDAR, SEM ESPINHOS E REGADAS COM UM POUCO DE ÁGUA, CORTE OS CABOS NA ALTURA DA LAPELA, PARA QUE CAIBAM NO ALGUIDAR (os cabos que foram cortados, devem ficar, ao lado da oferenda, fora das folhas de mamona que forram o chão) ARRIANDO A OFERENDA: FORRE O CHÃO COM AS 4 FOLHAS DE MAMONA RESTANTES, COLOQUE O ALGUIDAR NO CENTRO. DISPONHA AS SETE FITAS AO LADO DE CADA PONTEIRA, INICIANDO DENTRO DO ALGUIDAR E SAINDO PARA FORA. COLOQUE AS 4 ROSAS, COM OS CABOS E SEM ESPINHOS, EM CADA FOLHA DE MAMONA DO CHÃO ( AS PÉTALAS DEVEM FICAR PARA DENTRO DAS FOLHAS DE MAMONA E OS CABOS PARA FORA ACENDA OS 7 CIGARROS, EM FORMA DE CÍRCULO, COM AS BRASA PARA FORA DAS FOLHAS DE MAMONA, O RESTANTE DO MAÇO DEVE FICAR ABERTO, DENTRO DAS FOLHAS DE MAMONA QUE ESTÃO FORRANDO O CHÃO. ABRA O CAMPARI E SIRVA UMA TAÇA, DEIXE O RESTANTE NA GARRAFA ABERTA. POR ÚLTIMO ACENDAS AS STE VELAS, EM TORNO DA OFERENDA, FOLHA DAS FOLGAS DE MAMONA QUE FORRAM O CHÃO. PEDIDOS: PROTEÇÃO CONTRA INIMIGOS, PROTEÇÃO CONTRA DEMANDAS. LOCAL DA ENTREGA: SOMENTE TERREIROS HORÁRIO: ATÉ AS 21:00H ***********************************************************************
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 15 de 47
OFERENDA PARA POMBA GIRA GUARDIÃ MARIA MULAMBO DA LIRA ELEMENTOS: 1 GARRAFA DE VINHO SUAVE 1 VIDRO DE PERFUME PARA POMBA GIRA 3 CIGARRILHAS 3 CACHOS DE UVAS REGADAS COM MEL (DE PREFERÊNCIA TRES QUALIDADES DIFERENTES) 1 ROSA VERMELHA 3 VELAS VERMELHAS 1 CESTA PARA AS FRUTAS FOLHA DE PAPEL DE SEDA PARA FORRAR O CHÃO FOLHAS DE PARREIRA, ROSEIRA OU LARANJEIRA PARA FORRAR A CESTA. LAVE E ENXUGUE A CESTA, FORRE COM AS FOLHAS VERDES, ARRUME OS CACHOS DE UVAS, REGUE COM O MEL, COLOQUE AS MOEDAS, UMA A UMA MENTALIZANDO O QUE DESEJA, COLOQUE A ROSA NO CENTRO DA CESTA ( A MESMA DEVE ESTAR SEM ESPINHOS E O CABO DEVE SER UM POUCO CORTADO, DE MODO À CABER NA CESTA. ABRA A GARRAFA DE VINHO E COLOQUE EM UMA TAÇA, O RESTANTE DEIXE DENTRO DA GARRAFA, AO LADO DA CESTA. ACENDA AS CIGARRILHAS FORA DO PAPEL DE SEDA. ACENDA AS VELAS, FORMANDO UM TRIÂNGULO COM A PONTA PARA CIMA. RECOLHA TODO MATERIAL, COMO SACOLAS ETC. BORRIFE A OFERENDA COM O PERFUME E AINDA BORRIFANDO O CAMINHO, SAIA SEM DAR AS COSTAS PARA A OFERENDA, MAIS OU MENOS SETE PAÇOS, AFIRME O QUE DESEJA, E LEVE O PERFUME CONSIGO, GUARDE-O PARA UMA PRÓXIMA OFERENDA. ASSIM QUE SEU PEDIDO REALIZAR-SE, REPITA A OFERENDA E DEIXE LÁ O PERFUME. LOCAL DE ENTREGA: ENCRUZILHADAS EM FORMA DE T DE CHÃO BATIDO, LONGE DA CIDADE, PRAÇAS OU JARDINS. HORÁRIO: ATÉ AS 21:00H PEDIDOS: AMOR, ALEGRIA DE VIVER, AUTO ESTIMA. VER TODOS OS PROCEDIMENTOS QUE ENVOLVEM MA OFERENDA. ********************************************************************** OFERENDA PARA POMBA GIRA GUARDIÃ MARIA MULAMBO DAS ROSAS ELEMENTOS: ROSAS VERMELHAS ABERTAS ( 7,14 OU 21 ROSAS) SEM OS ESPINHOS 7 CIGARROS LONGOS ACESOS AO LADO DA OFERENDA, NUM CINZEIRO DE BARRRO OU PRATO DE BARRO 1 CAIXA DE FÓSFOROS, QUE DEVE FICAR ABERTA AO LADO DA OFERENDA 3 VELAS VERMELHAS 3 FOLHAS DE MAMONA 1 GARRAFA DE LICOR DE CACAU FORRE O CHÃO COM AS 7 FOLHAS DE MAMONA, FORMANDO UM CÍRCULO, EM CIMA DE CADA FOLHA, COLOQUE UMA ROSA, COM AS PÉTALAS PARA A PARTE DE DENTRO E OS CABOS PARA A PARTE DE FORA DO CÍRCULO. ABRA O LICOR E REGUE UM POUQUINHO, CADA FOLHA DE MAMONA, E DEIXE A GARRAFA NO CENTRO DO CÍRCULO. ACENDA AS 3 VELAS NO CENTRO DO CÍRCULO, PODEM SER ACESAS EM CIMA DE UM PRATINHO DE BARRO E DEVEM FICAR BEM FIRMES, EM VOLTA DESSAS VELAS, ACENDA OS 7 CIGARROS, COM AS BRASAS PARA FORA E OS FILTROS PARA A PARTE DE DENTRO, ONDE ESTÃO AS VELAS. LOCAL DE ENTREGA: PRAÇAS OU JARDINS, PREFERENCIALMENTE TERREIROS. HORÁRIO: ATÉ AS 21:00 HORAS PEDIDOS: SUCESSO NA CARREIRA, PROMOÇÕES, VIAGENS, AMOR SEMPRE QUE POSSÍVEL, FAÇA A ENTREGA EM TERREIROS, OU NO CASO DE ENTREGAS EM OUTROS LOCAIS, SE POSSÍVEL, ESPERE AS VELAS QUEIMAREM OU RETORNE APÓS ALGUMAS HORAS PARA RECOLHER OS ELEMENTOS NÃO ORGÂNICOS E JOGÁ-LOS NO LIXO ADEQUADO. **********************************************************************
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 16 de 47
OFERENDA PARA POMBA GIRA MARIA PADILHA DA ENCRUZILHADA Seguir procedimentos básicos para oferendas MATERIAL PREPARO: Seguir todos os passos 1 cesta de palha ou vime 7 maçãs vermelhas inteiras regadas com mel 7 rosas vermelhas (abertas e sem espinhos) 7 cigarrilhas 7 pulseiras (douradas de metal) 7 morangos (regados com mel) 7 velas vermelhas 1 batom vermelho 1 vidro de perfume (gostoso, mais não precisa ser caro) 1 garrafa de licor de cacau Montar um arranjo com todos os presentes, na cesta. Entregar em local adequado.
Obrigação a Maria Padilha para Abertura de Caminhos Um padê com Camarão salgado e cebola ralada com azeite-de-dendê. Rodelas de cebola, rodelas de tomate. Um bife passado no azeite-de-dendê, cigarros ou cigarrilhas. Treês velas, fósforos, azeitonas pretas, sete rosas vermelhas. Uma Garrafa de Cidra Com o se fazer:
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 17 de 47
Coloque o Padê no alguidar e vá arrumando tudo (enfeitando da melhor maneira) em cima do padê, acenda as velas na frente do trabalho, estore a cidra, reze a Oração a Pomba Gira, e faça seus pedidos a Pomba Gira Maria Padilha ou a uma das Pomba Giras que citei acima. Fazer o pedido e colocar tudo na encruzilhada. ORAÇÃO PARA MARIA PADILHA
Salve nossa Rainha da noite, Salve nossa tão gloriosa Maria Padilha.
São 12 horas em ponto e o sino já bateu. Sei que nesta hora, pela força do vento a poeira vai subir, e com ela também subirá todo o mal que estiver no meu corpo, no meu caminho e na minha casa. Tudo se afastará da minha vida. É com a força e Axé de Maria Padilha que meus caminhos, a partir deste momento em que os ponteiros se separam, estarão livres de todos os males materiais e espirituais, pois a luz que clareia o caminho de Maria Padilha também há-de clarear s meus caminhos, para isto estarei sempre de posse desta oração. E claro que não iria esquecer de colocar os Pontos da Pomba Gira Maria Padilha.
Ebó para tirar queimação e fortalecer oris MATERIAL DO EBÓ Panela de barro 9 Ovos
9 Cebolas Dendê
Peneira pequena Mel
Morim branco
MODO DE FAZER:
Pegue uma panela de barro coloque em sua frente, passe em todo o corpo 9 ovos, e as 9 cebolas, coloque dentro desta panela e cubra com dendê, em seguida coloque a peneira na boca desta panela e derrame o mel, e peça as forças da Terra que tire tudo de ruim de sua vida, ebo, feitiços, olho grande e queimação, e que seus inimigos não possam lhe enxergar. Este ebo será
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 18 de 47
feito em local de mato queimado e/ou seco, e que tenha formigueiro perto, então cubra com o morim branco, e ao chegar em casa tome banho com sabão da costa e/ou sabão de coco. Após o Ebó prescrito acima aconselha-se a fazer o seguinte banho abaixo —>> BANHO FORTALECER ORI (sua cabeça, sua espiritualidade, suas forças, sua proteção, seu anjo da guarda) MODO DE FAZER: Pegue água de coco verde, quine dentro de uma vasilha com folhas de algodoeiro, elevante, e tome este banho varias vezes sempre ao amanhecer, antes tome banho com sabão da costa e/ou sabão de coco, após feito isto tome banho com as ervas, logo a seguir coloque um akasa em sua cabeça e amarre com um morim branco e fique pôr duas horas, depois leve em um jardim e coloque em baixo de uma arvore. OFERENDA PARA POMBA GIRA MARIA PADILHA DA ENCRUZILHADA Seguir procedimentos básicos para oferendas MATERIAL 1 cesta de palha ou vime 7 maçãs vermelhas inteiras regadas com mel 7 rosas vermelhas (abertas e sem espinhos) 7 cigarrilhas 7 pulseiras (douradas de metal) 7 morangos (regados com mel) 7 velas vermelhas 1 batom vermelho 1 vidro de perfume (gostoso, mais não precisa ser caro) 1 garrafa de licor de cacau PREPARO: Seguir todos os paços para oferendas, ver a postagem oferenda para Pomba Gira Sete Saias. Montar um arranjo com todos os presentes, na cesta. Entregar em local adequado.
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque Página 19 de 47 Seu Zé Pelintra, assim como outros guias que trabalham no Catimbó, trabalha também
na umbanda. Na medida em que o Catimbó entra na área urbana, território típico da Umbanda, ou mesmo a Umbanda vai para o interior estas duas práticas tem que se encontrar. É neste momento que certamente Zé Pelintra entra para o Catimbó.Isto certamente ocorre nos centros onde pessoas de Umbanda também trabalham com mestres e provavelmente já eram de Umbanda e absorvem o Catimbó em um movimento muito típico da Umbanda que absorve várias Religiões e Culturas. No Catimbó ele é Mestre, e por ser uma entidade diferente das que são cultuadas na Umbanda, ele não trabalha numa linha específica, porém, sua participação mais ativa seria na gira de baianos e, em alguns casos, na linha da esquerda, como exú. Sua principal marca é ser um espírito “boêmio”, “malandro” e brincalhão e, mesmo assim, trabalha com muita responsabilidade. Seu Zé cobra muito de seus médiuns, cobra por seriedade, entrega, disciplina, dentre outras virtudes.
Na direita ele vem na linha de baianos, fuma cigarro, bebe batida de coco ou simplesmente cachaça. É representado por uma tradicional vestimenta (calça branca, sapato branco, terno branco, gravata vermelha e chapéu branco com uma fita vermelha).
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 20 de 47
CARACTERÍSTICAS MARCANTES A primeira é ser muito brincalhão, gostar muito de dançar, de mulheres e de bebida. Mas é muito comum, também, encontrá-lo mais sério, parado em um canto, assim como sua imagem gosta de representá-lo olhando para o movimento ao seu redor. Contudo, quando ele vira para a esquerda, ele pode vir trajado de um terno preto, calças e sapatos também pretos, gravata vermelha e uma cartola,fumando charutos, bebendo conhaque e uísque, até – em alguns casos – usa uma capa preta. Mas seja do lado que for, você sempre verá um Zé Pilintra coms eu pito (cigarros ou cigarrilhas), um uma bebidinha nas mãos, sempre muito brincalhão e extrovertido.
REPRESENTAÇÃO E ORIGENS
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 21 de 47
Personagem bastante conhecido seja por freqüentadores das religiões onde atua como entidade, por sua notável malandragem, Seu Zé tem sua imagem reconhecida como um ícone, um representante, o verdadeiro estereótipo do malandro, ou porque não dizer, da malandragem brasileira e mais especificamente, carioca. Trata-se de uma corrente que, de uma forma ou de outra, permeia o imaginário popular da cultura brasileira e, portanto, carrega suas egrégoras tanto como outras. Um do seu maior destaque está justamente no fato do Seu Zé ter uma tremenda elegância e competência, mesmo sendo negro (levando em consideração que, para a época em que os negros e brancos viviam praticamente isolados, apesar da existência de uma numerosa população mestiça nas grandes cidades brasileiras, e que desse abismo social implicava também uma grande divisão financeira de classe social). É como se a figura do Seu Zé torna-se representativa da própria dignidade do negro, deixando para trás a idéia de um negro “arrasta-pé”, maltrapilho ou simples trabalhador braçal.
Em sua origem, Seu Zé torna-se famoso primeiramente no Nordeste… Primeiro como freqüentador dos catimbós e, depois como entidade dessa religião. Vale destacar aqui que o Catimbó está inserido no quadro das religiões populares do Norte e Nordeste e traz consigo a relação com a pajelança indígena e os candomblés de caboclo muito difundidos na Bahia. Conta-se que ainda jovem era um caboclo violento que brigava por qualquer coisa mesmo sem ter razão. Sua fama de “erveiro” vem também do Nordeste. Seria capaz de receitar chás medicinais para a cura de qualquer mal, benzer e quebrar feitiços dos seus consulentes. De acordo com Ligiéro (2004), Seu Zé migra para o Rio de janeiro onde se torna nas primeiras três décadas do século XX um famoso malandro na zona boêmia carioca, a região da Lapa, Estácio, Gamboa e zona portuária. Segundo relatos históricos Seu Zé era grande jogador, amante das prostitutas e inveterado boêmio.
Contudo, há outra história que conta que Seu Zé teria nascido no povoado de Bodocó, sertão pernambucano próximo a cidadezinha que leva o nome de Exu, à qual segundo o próprio Zé Pilintra quando manifestado numa mesa de catimbó, foi batizada com este nome em sua homenagem, já que sua família era daquela região antes mesmo de se tornar cidade. Fugindo da terrível seca de meados do século passado que abatia todo o sertão, a família do então “José dos Santos” rumou para a Capital Recife em busca de uma vida melhor, mas o destino lhe pregou uma preça que culminou com a morte da mãe, antes mesmo que o menino Zé completasse 3 anos. Logo em seguida, morreria seu pai de tuberculose.
José então ficou orfão e teve que enfrentar o mundo juntamente com seus sete irmãos menores. Cresceu no meio da malandragem, dormindo no cais do porto e sendo menino de recados de prostitutas. Sua estatura alta e forte granjeou-lhe respeito no meio da malandragem. Conta-se que, certa vez, Zezinho, como também era conhecido, teve que enfrentar cinco policiais numa briga no cabará da Jovelina, no bairro de Casa Amarela. Um dos soldados recebeu um corte de peixeira no rosto que decepou-lhe o nariz e parte da boca. Doze tiros foram disparados contra Zezinho, mas nenhum deles o atingiu. Diziam que ele tinha o corpo fechado. Antes que chegassem reforços, Zezinho já tinha fugido ileso, indo se esconder na casa do coronel Laranjeira, um poderoso usineiro pernambucano, protetor do rapazote e família. Em decorrência deste episódio, Zezinho ganhou o apelido de Zé Pilintra Valentão, nome esse dado pelos próprios soldados da polícia pernambucana. Pilintra significa pilantra, malandro, janota etc. Assim, entre trancos e barrancos, Seu Zé consegue fazer fama na cidade de Recife e criar seus irmãos até a maior idade. Quanto a sua morte, autores descordam sobre como esta teria acontecido. Afirma-se que ele poderia ter sido assassinado por uma mulher, um antigo desafeto, ou por outro malandro igualmente perigoso. Porém,
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 22 de 47
o consenso entre todas essas hipóteses é de que fora atacado pelas costas, uma vez que pela frente, afirmam, o homem era imbatível.
Para Zé Pelintra a morte representou “um momento de transição e de continuidade”, afirma Ligiéro, e passa a ser assim, incorporado à Umbanda e ao Catimbó. Todavia, a principal história que seu Zé Pelintra quer escrever, é a da caridade, tanto aquela que ele dedicou aos seus entes queridos e pares de sangue, como também àqueles em que deveu um auxílio e apoio mútuo quando em vida. É assim que seu Zé Pelintra, hoje ao lado do espírito dos seus irmãos e irmãs em vida, formaram uma bela Falange de malandros de luz, que vêm ajudar aqueles que necessitam. FAMÍLIA PILINTRA
Além do Zé Pilintra, há espíritos mentores, como ele, também conhecidos como Antônio Pilintra, Maria Pilintra, João Pilintra, Joana Pilintra, Mané Pilintra e Rosa Pilintra. Mas ainda, há suas qualidades de Zé Pilintras viradas na esquerda, que ganham atributos específicos da vida do Seu Zé, como Seu Zé Malandrinho, Seu Malandro, Malandro das Almas, Zé da Brilhantina, Malandro da Madrugada, Zé Malandro, Zé Pretinho, Zé da Navalha, Zé do Morro, e por aí vai. Só vale ressaltar que os Malandros não são exus, embora venham na Linha de Esquerda. Ao contrário dos Exus que estão nas encruzilhadas, encontramos os malandros em bares, subidas de morros, festas e muito mais.
Aqui, gostaria de fazer uma especial contribuição sobre uma Guia, muuuuuito importante na minha vida mediúnica. A baiana que eu trabalho desde o meu primeiro dia de Filha de Santo, na Umbanda, Sra. JOANA PILINTRA! Trabalho com ela há 5 anos e desde então, aprendi muito com suas histórias. Em vida, foi mãe de 3 filhos. Trabalhou nas louvas de Milho enquanto o marido foi tentar a sorte no ciclo da borracha, nos seringais. Ela sempre se intitula devota de Nossa Senhora da Glória. Solitária mas muito bonachona, penso na Joana quando penso naquelas mulheres de avental, saia, blusa de campanha e lenço na cabeça. Mulher da Lida!! Mão calejada do trabalho da roça e de casa. Mas, a noite, depois do banho, era Senhora Vaidosa. Sempre em seus vestidos de tecidos muito simples mas rendeiros, Joana só se dedicava, ora aos filhos, ora a comunidade. ‘Rezedeira’, como ela mesma diz, era daquelas que conhecia todo mundo, que era chamada pra ir na casa de todo mundo, mas particularmente na dela, ela não gostava de receber. Dona de uma generosidade sem fim, ao mesmo tempo que ela pode ser carinhosa e cuidadosa, também já a vi dura e rígida. Como mãe que dá a palmatória certa nas horas que tem que dar. Sua fala é comprida… adora uma boa prosa. Mas quando dá pra falar curto e grosso… hummm. Segura! A língua fica maior do que a boca. Acho que aprendi com ela e com a Família Pilintra esse lado, ri para resistir!!
Dançar, beber e brincar, sem abusar. Porque a vida não é feita só de excessos… é também senhora da moderação. Com eles, percebi quanto dessa luta e dessa gana sou capaz de reinventar, todos os dias, para eu mesma suportar as peripécias que esse mundo dá. E, ao mesmo tempo, fazer da aflição do outro, um motivo de se motivar e prosseguir, como quem trilha sua própria tristeza e avança. Porque vê no outro e projeta na caridade e generosidade alheia a mesma dedicação e o mesmo esforço que tanto precisa ter e desenvolver na vida para dignar a si mesma. TIRA TEIMA:
• • • •
Comida: carne seca com farofa ou escondidinho de macaxera, que é o mesmo que mandioca. (Na esquerda, acrescentar pimenta vermelha) Bebida: Cerveja branca bem gelada Locais de vibração: Subida de Morros, Cemitérios, bares, zonas portuárias, áreas boêmias Cor: Vermelho e Branco ou Preto e Branco, ou ainda somente o Preto
Peixe frito para Zé Pilintra Ingredientes:
1 kg de manjubas ou sardinhas,
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque suco de limão,
Página 23 de 47
sal à gosto, um prato de farinha de mandioca, azeite de dendê. Modo de preparar: Socar a pimenta e misturar com o suco de limão e sal. Limpar os peixes e os colocar no tempero, deixando – ospor alguns minutos para que se pegue o gosto. Colocar o azeite numa frigideira d deixe que aqueça bem. Escorra cada peixe, passe na farinha e frite. Depois de tudo pronto, arrume – os num alguidar. Servir com cerveja clara, cigarros, 07 cravos vermelhos, 07 velas brancas.
Salve seu Zé Pilintra! Saravá a Família Pilintra!! Salve a corrente dos Malandros! !!
Igba exu Igba exu ou assentamento de exu como é chamado comumente pelo povo de santo, são confeccionados de várias formas, muitos são vistos em panela de ferro, alguidá, panela de barro, muitas vezes modelado com tabatinga, em forma humana completa, ou apenas busto, com olhos e boca feito de búzios. Igba exu também pode ser representado por uma pedra, preferencialmente de laterita ou um montículo de terra,
contendo vários elementos do reino animal, vegetal e mineral. Uma mistura especial é feita pelo babalorixá ou iyalorixá, em conjuto com a Iyamorô, contendo azeite-dedendê, mel, vinho, diversos tipos de bebida alcoolica e sal. As folhas sagradas de exu são maceradas com enxofre, mercúrio, carvão vegetal, inúmeros tipos de pimentas, não pode faltar (atarê, lelecun, begerecum, aridan e aberê). Pelo menos sete tipos de metais são colocados: Ouro, prata, cobre, zinco, ferro, níquel e estanho, depois de ser banhado em água sagrada. Juntando-se tudo a terra de sete encruzilhadas e de alguns estabelecimentos comerciais e coloca no respectivo recipiente, ornando com os tridentes e lanças, moedas antigas e atuais, e muitos búzios. Deve conter no assentamento pelo menos uma quartinha com quatro búzios dentro, para fazer a consulta em momento oportuno. Nota: Todos assentamentos (igba orixá), devem ser preparados e sacralizados em rituais próprios por Babalorixas ou Iyalorixas.
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 24 de 47
Èsù é um Orixá africano, também conhecido como: Exu, Esu, Eshu, Bara, Ibarabo, Legbá, Elegbara, Eleggua, Akésan, Igèlù, Yangí, Ònan, Lállú, Tiriri, Ijèlú. Algumas cidades onde se cultua o Exu são: Ondo, Ilesa, Ijebu, Abeokuta, Ekiti, Lagos.
Exu é o orixá da comunicação. É o guardião das aldeias, cidades, casas e do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano. A palavra Èsù em yorubá significa “esfera” e, na verdade, Exu é o orixá do movimento. Ele é quem deve receber as oferendas em primeiro lugar a fim de assegurar que tudo corra bem e de garantir que sua função de mensageiro entre o Orun e o Aiye, mundo material e espiritual, seja plenamente realizada.
Na África na época das colonizações, o Exu foi sincretizado erroneamente com o diabo cristão pelos colonizadores, devido ao seu estilo irreverente, brincalhão e a forma como é representado no culto africano, um falo humano ereto, simbolizando a fertilidade. Por ser provocador, indecente, astucioso e sensual é comumente confundido com a figura de Satanás, o que é um absurdo dentro da construção teológica yorubá, posto que não está em oposição a Deus, muito menos é considerado uma personificação do Mal.Mesmo porque nesta religião não existem diabos ou mesmo entidades encarregadas única e exclusivamente por coisas ruins como fazem asreligiões cristãs, estas pregam que tudo o que acontece de errado é culpa de um único ser que foi expulso, pelo contrário na mitologia yoruba, bem como no candomblé cada uma das entidades (Orixás) tem sua porção positiva e negativa assim como o próprio ser humano. De caráter irascível, ele se satisfaz em provocar disputas e calamidades àquelas pessoas que estão em falta com ele. No entanto, como tudo no universo, possui de um modo geral dois lados, ou seja: positivo e negativo. Exu também funciona de forma positiva quando é bem tratado. Daí ser Exu considerado o mais humano dos orixás, pois o seu caráter lembra o do ser humano que é de um modo geral muito mutante em suas ações e atitudes. Conta-se na Nigéria que Exu teria sido um dos companheiros de Oduduà quando da sua chegada a Ifé e chamava-se Èsù Obasin. Mais tarde, tornou-se um dos assistentes de Orunmilá e ainda Rei de Ketu, sob o nome de Èsù Alákétú. A palavra elegbara significa “aquele que é possuidor do poder (agbará)” e está ligado à figura de Exu.
Um dos cargos de Exu na Nigéria, mais precisamente em Oyó, é o cargo denominado de Èsù Àkeró ou Àkesán, que significa “chefe de uma missão”, pois este cargo tem como objetivo supervisionar as atividades do mercado do rei. Exu praticamente não possui ewós ou quizilas. Aceita quase tudo que lhe oferecem.
Os yorubás cultuam Exu em um pedaço de pedra porosa chamada Yangi, ou fazem um montículo grotescamente modelado na forma humana com olhos, nariz e boca feita de búzios. Ou ainda representam Exu em uma estatueta enfeitada com fileiras de búzios tendo em suas mãos pequeninas cabaças onde ele, Exu, carrega diversos pós de elementais da terra utilizados de forma bem precisa, em seus trabalhos.
Exu tem a capacidade de ser o mais sutil e astuto de todos os orixás. E quando as pessoas estão em falta com ele, simplesmente provoca mal entendidos e discussões entre elas e prepara-lhes inúmeras armadilhas. Diz um orìkì que: “Exu é capaz de carregar o óleo que comprou no mercado numa simples peneira sem que este óleo se derrame”. E assim é Exu, o orixá que faz: O erro virar acerto e o acerto virar erro.
Èsù Alákétú possui essa denominação quando Exu, através de uma artimanha, conseguiu ser o Rei da região, tornando-se um dos Reis de Ketu. Sendo que as comunidades dessa nação no Brasil, o reverenciam também com este nome.
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 25 de 47
Todos os assentamentos de Exu possuem elementos ligados às suas atividades. Atividades múltiplas que o fazem estar em todos os lugares: a terra, pó, a poeira vinda dos lugares onde ele atuará. Ali estão depositados como elemento de força diante dos pedidos.
[editar]Brasil
Exu.
No Brasil, no candomblé, Exu é um dos mais importantes Orixás e sempre é o primeiro a receber as oferendas, as cantigas, as rezas, é saudado antes de todos os Orixás, antes de qualquer cerimônia ou evento. O Exu Orixá não incorpora em ninguém para dar consultas como fazem os Exus de Umbanda, eles são assentados na entrada das casas de candomblé como guardiões, e em toda casa de candomblé tem um quarto para Exu, sempre separado dos outros Orixás, onde ficam todos os assentamentos dos exus da casa e dos filhos de santo que tenham exu assentado. É astucioso, vaidoso, culto e dono de grande sabedoria, grande conhecedor da natureza humana e dos assuntos mundanos daí a assimilação com o diabo pelos primeiros missionários que, assustados, dele fizeram o símbolo da maldade e do ódio. Porém ” … nem completamente mau, nem completamente bom … “, na visão de Pierre Verger no texto de sua autoria “Iniciação” - contido no documentário “Iconografia dos Deuses Africanos no Candomblé da Bahia“, Exu reage favoravelmente quando tratado convenientemente, identificado no jogo do merindilogun pelo oduokaran. Sacrifício para Exu.
Exu recebe diversos nomes, de acordo com a função que exerce ou com suas qualidades: Elegbá ou Elegbará, Bará ou Ibará, Alaketu, Agbô, Odara, Akessan, Lalu, Ijelu (aquele que rege o nascimento e o crescimento de tudo o que existe), Ibarabo, Yangi, Baraketu (guardião das porteiras), Lonan (guardião dos caminhos), Iná (reverenciado na cerimônia do padê).
A segunda-feira é o dia da semana consagrado a Exu. Suas cores são o vermelho e o preto; seu símbolo é o ogó (bastão com cabaças que representa o falo); suas contas e cores são o preto e o vermelho; as oferendas são bodes e galos, pretos de preferência, e aguardente, acompanhado de comidas feitas no azeite de dendê. Aconselha-se nunca lhe oferecer certo tipo de azeite, o Adí, por ser extraído do caroço e não da polpa do dendê e portar a violência e a cólera. Sua saudação é “Larôye!” que significa o bem falante e comunicador. Consiste o padê em um prato de farofa amarela, acaçá, azeite-de-dendê e um copo de água ou cachaça, que são “arriados” para Exu.
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 26 de 47
Na nação de angola ou candomblé de Angola Exu recebe o nome de Aluvaiá, pambu Njila, Pambu Njila, e Legbá, no Candomblé Jeje.
Não deve ser confundido com a entidade Exu de Umbanda.pois os exus de umbanda sao entidades de pessoas desencarnadas que por motivos de evoluçao espiritual retornaram a terra para cumprir essa missao junto ao seus seguidores . essas entidades sao confundidas com esu ou exu do candonble devido a proximidade que exu tem com os homens,mas na verdade nao sao considerados orixas como o esu(exu)e sim quiumbas que sao conhecedores das vontades dos homens e mulheres no plano terrestre por teren vivido em epocas diferentes mas com os mesmos problemas desejos e sonhos. No candomble de angola (naçao bantu,congo moxicongo)cultuamos as entidades de exu e pombagiras como ancestrais que por motivos espirituais nos trazem recados,cantigas,avisos,mas totalmente distinto do orixa esu ou ate mesmo de (pambu njila) que e a porçao feminina de esu no angola. por varios nomes podemos reconhecer os quiumbas exus de umbanda,exu tiriri,tranca ruas,exu veludo,exu gira mundo,capa preta,pinga fogo,veludo tata caveira … a palavra “pombagira” na verdade e um pronuncia “abrasileirada” do lingua bantu africana pombogira Pampu Nijila que por ser uma porçao mais feminina do mesmo exu africano se confindiu com a entidade feminina de exu na umbanda. ex:maria molambo pombogira muito conhecida no nordeste rio de janeiro,por suas graças e gracejos por suas palavras fortes e caracteristica de mulher revolucionaria guerreira tem seus devotos fiesis ,Maria Padilha,conhecida assim como Maria Molambo tambem tem seus seguidores sao as mais conhecidas nos candombles de angola entre outras estao Maria Zureta,Catarina ,Dama da Noite ,Sombra da noite,Sete encruzilhadas,Rosa dos ventos ,Rosa vermelha,Maria Bandida ,Dona Navalha.
Arquétipos Seus filhos são sensuais, dominadores e inteligentes. Gostam da vida cercada de barulho, muitas pessoas e romances de todo tipo. Adoram festas e não se prendem a ninguém, são muito impulsivos. Mas se amam alguém, dão sua vida se for preciso, sem pensar em nada. Gostam de ajudar e trabalhar, mas podem se tornar vingativos e extremamente cruéis. CLASSIFICAÇÃO DOS EXUS
CLASSIFICAÇÃO MORAL (BEM OU MAL): EXÚ PAGÃO OU EXÚ BATIZADO?
Alguns espíritos, que usam indevidamente o nome de Exu, procuram realizar trabalhos de magia dirigida contra os encarnados. Na realidade, quem está agindo é um espírito atrasado. É justamente contra as influências maléficas, o pensamento doentio desses feiticeiros improvisados, que entra em ação o verdadeiro Exu, atraindo os obsessores, cegos ainda, e procurando trazê-los para suas falanges que trabalham visando a própria evolução. O chamado “Exú Pagão” é tido como o marginal da espiritualidade, aquele sem luz, sem conhecimento da evolução, trabalhando na magia para o mal, embora possa ser despertado para evoluir de condição. Já o Exu Batizado, é uma alma humana já sensibilizada pelo bem, evoluindo e, trabalhando para o bem, dentro do reino da Quimbanda, por ser força que ainda se ajusta ao meio, nele podendo intervir, como um policial que penetra nos reinos da marginalidade. Não se deve, entretanto, confundir um verdadeiro Exú com um espíritos zombeteiros, mistificadores, obsessores ou perturbadores, que recebem a denominação de Kiumbas e que, às vezes, tentam mistificar, iludindo os presentes, usando nomes de “Guias”. Para evitar essa confusão, não damos aos chamados “Exus Pagões” a denominação de “Exu”, classificando -os apenas como Kiumbas. E reservamos para os ditos “Exus Batizados” a denominação de “Exu”. CLASSIFICAÇÃO PELOS PONTOS DE VIBRAÇÃO DOS EXUS
Exus do Cemitério: São Exus que, em sua maioria, servem à Obaluaiê. Durante as consultas são sérios, reservados e discretos, podem eventualmente trabalhar dando passes de limpeza (descarregando) o consulente. Alguns não dão consulta, se apresentando somente em obrigações, trabalhos e descarregos.
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 27 de 47
Exus da Encruzilhada: São Exus que servem a Orixás diversos. Não são brincalhões como os Exus da estrada, mas também não são tão fechados como os do cemitério. Gostam de dar consulta e também participam em obrigações, trabalhos e descarregos. Alguns deles se aproximam muito (em suas características) dos Exus do cemitério, enquanto outros se aproximam mais dos Exus da estrada. Exus da Estrada: São os mais “brincalhões”. Suas consultas são sempre recheadas de boas gargalhadas, porém é bom lembrar que como em qualquer consulta com um guia incorporado, o respeito deve ser mantido e sendo assim estas “brincadeiras” devem partir SEMPRE do guia e nunca do consulente. São os guias que mais dão consultas em uma gira de Exu, se movimentam muito e também falam bastante, alguns chegam a dar consulta a várias pessoas ao mesmo tempo. ORGANIZAÇÃO E HIERARQUIA DOS EXUS:
Os Exus, estão também, divididos em hierarquias. Onde temos desde Exus muito ligados aos Orixás até aqueles Exus ligados aos trabalhos mais próximos às trevas. Os exus dividem-se hierarquicamente, em três planos ou três ciclos e em sete graus e a divisão está formada “de cima para baixo” :
TERCEIRO CICLO Contém o Sétimo, Sexto e Quinto graus. Neste Ciclo encontramos os chamados Exus Coroados. São aqueles que tem grande evolução, já estão nas funções de mando. São os chefes das falanges. Recebem as ordens diretas dos chefes de legiões da Umbanda. Pouco são aqueles que se manifestam em algum médium. Apenas alguns médiuns, bem preparados, com enorme missão aqui na Terra, tem um Exu Coroado como o seu guardião pessoal. São os guardiões chefes de terreiro. Não mais reencarnam, já esgotaram há tempos os seus karmas.
• Sétimo Grau – Estão os Exus Chefe de Legião e para cada Linha da Umbanda, temos Um Exu no Sétimo Grau, portanto, temos Sete Exus Chefes de Legião • Sexto Grau – Estão os Exus Chefes de Falange. São Sete Exus Chefes de Falange subordinados a cada Exu Chefe de Legião, portanto, temos 49 Exus Chefes de Falange. • Quinto Grau – Estão os Exus Chefes de Sub-Falange. São Sete Exus Chefes de Sub-Falange subordinados a cada Exu Chefe de Falange, portanto, são 343 Exus Chefes de Sub-Falange. SEGUNDO CICLO Contém o Quarto Grau. Neste Ciclo encontramos os chamados Exus Cruzados ou Batizados. São subordinados dos Exus Coroados. Já tem a noção do bem e do mal. São os exus mais comuns que se manifestam nos terreiros. Também, tem funções de sub-chefes. Fazem parte da segurança de um terreiro. O campo de atuação destes exus está nas sombras (entre a Luz e as Trevas). Estão ainda nos ciclos de reencarnações. • Quarto Grau – Estão os Exus Chefes de Agrupamento. São Sete Exus Chefes de Agrupamento e estão subordinados a cada Exu Chefe de Sub-Falange, portanto, são 2401 Exus Chefes de Agrupamento.
PRIMEIRO CICLO Contém o Terceiro, Segundo e Primeiro Graus. Temos dois tipos de Exus neste ciclo : o Exus Espadados – São subordinados do Exus Cruzados. O seu campo de atuação encontra-se entre as sombras e as trevas. o Exus Pagãos (Kiumbas) – São subordinados aos exus de nível acima. São aqueles que não tem distinção exata entre o bem e o mal. São conhecidos, também como “rabos-de-encruza”. Aceitam qualquer tipo de trabalho, desde que se pague bem. Não são confiáveis, por isso. São comandados de maneira intensiva pelos Exus de hierarquias superiores. Quando fazem algo errado, são castigados pelos seus chefes, e querem vingarem-se de quem os mandou fazer a coisa errada.São kiumbas, capturados e depois adaptados aos trabalhos dos Exus. O campo de atuação dos Exus Pagãos, é as trevas. Conseguem se infiltrar facilmente nas organizações das trevas. São muito usados pelos Exus dos níveis acima, devido esta facilidade de penetração nas trevas.
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 28 de 47
• Terceiro Grau – Estão os Exus Chefes de Coluna. São Sete Exus Chefes de Coluna e estão subordinados a cada Exus Chefes de Agrupamento, portanto, são 16807 Exus Chefes de Coluna. • Segundo Grau – Estão os Exus Chefes de Sub-Coluna. São Sete Exus Chefes de Sub-Coluna e estão subordinados a cada Exu Chefe de Coluna, portanto, são 117649 Exus Chefes de Sub-Coluna. • Primeiro Grau – Estão os Exus Integrantes de Sub-Colunas e são milhares de espíritos nesta função. Os Exus, em geral, não são bons nem ruins, são apenas executores da Lei. Ogum, responsável pela execução da Lei, determina as execuções aos Exus. 7º Grau 7 – Chefes de Legião 6º Grau 49 – Chefes de Falange 5º Grau 343 – Chefes de Sub-Falange 4º Grau 2401 – Chefes de Grupamento 3º Grau 16807 – Chefes de Coluna 2º Grau 117649 – Chefes de Sub-Coluna 1º Grau ? – Integrantes de Coluna
Além destes aspectos já abordados, vale à pena mencionar os diversos níveis vibracionais, onde os espíritos ligados à Terra, habitam. Estes níveis são e foram criados de acordo com cada grau evolutivo. Os níveis estão mais relacionados com o mundo da consciência do que com o mundo físico, ou seja, são mais estados de consciência do que um lugar fisicamente localizado. Como são níveis gerados por espíritos ligados de alguma forma com a evolução da Terra, estes níveis estão vinculados ao próprio planeta. Portanto, quando vemos descrições de camadas umbralinas localizadas em abismos sob a crosta terrestre, devemos entender que embora elas estejam localizadas com estes espaços físicos, elas estão no lado espiritual deste plano físico. Temos então, Sete Camadas Concêntricas Superiores e Sete Camadas Concêntricas Inferiores. A divisão está sempre formada “de cima para baixo” : Camadas Concêntricas Superiores Sétima, Sexta e Quinta Camadas – Zonas Luminosas Seres iluminados, isentos das reencarnações. Cumprem missões no planeta. Estão se libertando deste planeta, muitos já estagiam em outros mundos superiores. Quarta Camada – Zona de Transição Espíritos elevados, que colaboram com a evolução dos irmãos menores. Terceira, Segunda e Primeira Camadas – Zonas Fracamente Iluminadas A maioria dos espíritos que desencarnam, estão nestas camadas. Estão em reparações e aprendizados para novas reencarnações. Superfície Espíritos encarnados Camadas Concêntricas Inferiores Sétima Camada – Zona Sub-Crostal Superior Espíritos sofredores de um modo geral que serão em seguida socorridos e encaminhados a planos mais elevados para adaptação e aprendizado, antes de reencarnarem. Sexta, Quinta e Quarta Camadas – Zona das Sombras, Zona Purgatoriais ou de Regeneração Espíritos sofredores purgando parte de seus karmas, e que serão encaminhados o mais rápido possível à reencarnação para novas provas e expiações.
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 29 de 47
Quarta Camada – Zona de Transição Entre as sombras e as trevas. Zona de seres revoltados e dementados.
Terceira, Segunda e Primeira Camadas – Zona das Trevas ou Zona Sub-Crostal Inferior Estes espíritos estão em estágio de insubmissos, renitentes e rebelados às Leis Divinas. Não reconhecem Deus como o Ser mais superior.
A atuação dos Exus, está praticamente em todas as camadas inferiores, com exceção das Terceira, Segunda e Primeira Camadas, que eventualmente eles “descem” para missões especiais ou mandam os rabos-deencruza, pois estão mais “ambientados” com as baixas e perniciosas vibrações. Não que os Exus não possam “descer” até lá, mas porque é desnecessário criar uma guerra com os seres infernais, apenas porque se invadiu aquelas zonas. A maioria dos livros espíritas, que tratam do assunto dos níveis vibracionais, não chega sequer a mencionar algo além das camadas intermediárias ou médio e alto umbral. Descrevem na maioria das vezes as camadas que ficam as sombras e não as trevas, pois os espíritos que fazem tais incursões não podem ou não devem “baixar” mais, pois somente cabe aos exus, espíritos especializados “descer” tanto. CORRESPONDÊNCIA ENTRE OS EXUS E AS DIFERENTES IRRADIAÇÕES DOS ORIXÁS Os Setes Exus Chefes de Falange da Vibração Espiritual de Oxalá: EXÚ SETE ENCRUZILHADAS Comando negativo da linha Exú Sete Chaves intermediário para Ogum Exú Sete Capas intermediário para Oxossi Exú Sete Poeiras intermediário para Xangô Exú Sete Cruzes intermediário para Yorimá Exú Sete Ventanias intermediário para Yori Exú Sete Pembas intermediário para Yemanjá
Os Setes Exus Chefes de Falange da Vibração Espiritual de Yemanjá: POMBO GIRA RAINHA Comando negativo da linha Exú Sete Nanguê intermediário para Ogum Maria Mulambo intermediário para Oxossi Exú Sete Carangola intermediário para Xangô Exú Maria Padilha intermediário para Yorimá Exú Má-canjira intermediário para Yori Exú Maré intermediário para Oxalá Os Setes Exus Chefes de Falange da Vibração Espiritual de Ibeiji: EXÚ TIRIRI Comando negativo da linha Exú Toquimho intermediário para Ogum Exú Mirim intermediário para Oxossi Exú Lalu intermediário para Xangô Exú Ganga intermediário para Yorimá Exú Veludinho intermediário para Oxalá Exú Manguinho intermediário para Yemanjá
Os Setes Exus Chefes de Falange da Vibração Espiritual de Xangô: EXÚ GIRA MUNDO Comando negativo da linha Exú Meia-Noite intermediário para Ogum Exú Mangueira intermediário para Oxossi Exú Pedreira intermediário para Oxalá Exú Ventania intermediário para Yorimá Exú Corcunda intermediário para Yori Exú Calunga intermediário para Yemanjá Os Setes Exus Chefes de Falange da Vibração Espiritual de Ogum: EXÚ TRANCA-RUAS Comando negativo da linha Exú Tira-teimas intermediário para Oxalá
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque Exú Veludo intermediário para Oxossi Exú Tranca-gira intermediário para Xangô Exú Porteira intermediário para Yorimá Exú Limpa-trilhos intermediário para Yori Exú Arranca-toco intermediário para Yemanjá
Página 30 de 47
Os Setes Exus Chefes de Falange da Vibração Espiritual de Oxossi: EXÚ MARABÔ Comando negativo da linha Exú Pemba intermediário para Ogum Exú da Campina intermediário para Oxalá Exú Capa Preta intermediário para Xangô Exú das Matas intermediário para Yorimá Exú Lonan intermediário para Yori Exú Bauru intermediário para Yemanjá
Os Setes Exus Chefes de Falange da Vibração Espiritual de Yorimá: EXÚ CAVEIRA Comando negativo da linha Exú do Lodo intermediário para Ogum Exú Brasa intermediário para Oxossi Exú Come-fogo intermediário para Xangô Exú Pinga-fogo intermediário para Oxalá Exú Bára intermediário para Yori Exú Alebá intermediário para Yemanjá
RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS LINHAS DA QUIMBANDA E UMBANDA
Uma vez se entendendo que há uma perfeita harmonia entre as ações dos elementos que compõe as linhas da Quimbanda e da Umbanda, cada elemento destes há um paralelo, um elo de ligação entre a Umbanda e a Quimbanda. Linhas da Umbanda Linhas da Quimbanda Linha de Oxalá Linha Malei Linha de Ogum Linha do Cemitério Linha de Oxossi Linha dos Caboclos Quimbandeiros Linha de Xangô Linha de Mossorubi Linha de Yorimá Linha da Almas Linha de Ibêji Linha Mista Linha de Yemanjá Linha Nagô
Há ainda outros elos de ligação entre os Orixás da Umbanda com os Exus da Quimbanda. No caso de Ogum, há uma manifestação de Ogum, para corresponder com cada uma das sete Linhas da Quimbanda. Vejamos: Ogum de Malei Linha Malei Ogum Megê Linha do Cemitério Ogum Rompe Mato Linha dos Caboclos Quimbandeiros Linha de Mossorubi Ogum Megê Linha da Almas Ogum Xoroquê Linha Mista Ogum de Nagô Linha Nagô
Referências 1. ↑ Nei Lopes, Enciclopédia brasileira da diáspora africana
• African intellectual heritage Por Molefi K. Asante, Abu Shardow Abarry Publicado por Temple University Press, 1996 ISBN 1-56639-403-1
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 31 de 47
• Notas sobre o culto aos orixás e voduns na Bahia de Todos os Santos e na antiga costa dos escravos na África Por Pierre Verger Publicado por EdUSP, 1999 ISBN 85-314-0475-4 • Africa Por Phyllis Martin, Patrick O’Meara Publicado por Indiana University Press, 1995 ISBN 0253-20984-6 • Eleggua-Eshu em Cuba
Share this: Gostar disso:
Seja o primeiro a gostar disso post.
URI de trackback
5 respostas para Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus 1.
RENAN BOHUS disse: 16/01/2012 às 13:12
Parabens pelo site..sensacional…agradeço por compartilhar esses ensinamentos…tenho certeza que me ajudará muito…obrigado!! 2.
Responder
RENAN BOHUS disse: 16/01/2012 às 13:13
Parabens pelo site..sensacional…agradeço por compartilhar esses ensinamentos…tenho certeza que me ajudará muito…obrigado!! Responder ◦
ogumexuxoroque disse: 17/01/2012 às 15:04
Muito obrigada pelo o parabéns e com certeza, não precisa agradecer – me por compartilhar esses ensinamentos pois, a intensão é essa: de ajudar mesmo quem procura por esse tipo de informação e eu faço o que posso para que isso aconteça. Motumba axé para ti. 3.
Responder
jose cordeiro disse: 10/02/2012 às 14:27
FICO AGRADECIDO PELA BELEZA DO SITE….GOSTARIA MUITO DE CONTINUAR RECEBENDO ESTAS MENSAGENS…UM GRANDE ABRAÇO…MUTUMBÁ….SAMBALYADE Responder ◦
ogumexuxoroque disse: 16/02/2012 às 02:31
Muito obrigada por seu elogio, demonstra os resultados da boa vontade que empenho nas matérias que posto e reconhecimentos provindos de ti. Muito gratificante me é, saber que agrado com as matérias que publico. Um forte abraço… motumbá axé. Responder
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 32 de 47
Deixe uma resposta
Notificar-me os comentários mais recentes via e-mail.
• •
Pesquisar
Tópicos recentes ◦ ◦ ◦ ◦ ◦
•
Saudades e gratidão eternas… Madre Teresa de Calcutá Biografias & Orações de: Adolfo Bezerra de Menezes, Allan Kardec, Francisco Cândido Xavier & Ramatis Budismo, Deuses Hindus , Ecumenismo & Seicho – No – Ie Illuminati, Os Templários, A Ordem DemoLay & a religião do Egito
Arquivos ◦ ◦ ◦ ◦
•
Publicar comentário
fevereiro 2012 janeiro 2012 novembro 2011 outubro 2011
Categorias ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦
Apresentação Candomblé Ebós & oferendas Mérito Orixás Preceitos Umbanda Uncategorized
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque •
• • •
Página 33 de 47
Goodreads
◦ RSS - Posts ◦ RSS - Comments
Pesquisar
•
SocialVibe
•
Follow Blog via Email
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 34 de 47
Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email. Join 2.597 other followers
Seguir
•
Páginas ◦ About ◦ Postei numa madrugada onde se misturavam saudades e gratidão eternas… ◦ Quem puder, ajude – me
O Grande Dia
•
15 janeiro, 2012
O grande dia chegou.
•
Tags Bruxarias & magiasda grandedeusa pequena criaturatempestades
O Grande Dia
•
15 janeiro, 2012
O grande dia chegou. •
Meta ◦ ◦ ◦ ◦ ◦
•
Registrar-se Login Posts RSS RSS dos comentários WordPress.com
Top Rated Posts | Pages | Comments All | Today | This Week | This Month
◦ Oferendas & ebós para Ogum 5/5 (1 vote) ◦ Toques astrais de harmonização Cigana & WiccaToques astrais de harmonização Cigana & Wicca 5/5 (1 vote) ◦ Continuação da introdução Wicca 5/5 (1 vote) ◦ Banhos, defumadores & ervas para todos os fins 5/5 (1 vote)
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque •
Top Rated
•
Blogroll
• •
◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦
Página 35 de 47
Discuss Get Inspired Get Polling Get Support Learn WordPress.com Theme Showcase WordPress Planet WordPress.com News
Spam bloqueado 35
spams
•
Tópicos recentes ◦ ◦ ◦ ◦ ◦
•
Saudades e gratidão eternas… Madre Teresa de Calcutá Biografias & Orações de: Adolfo Bezerra de Menezes, Allan Kardec, Francisco Cândido Xavier & Ramatis Budismo, Deuses Hindus , Ecumenismo & Seicho – No – Ie Illuminati, Os Templários, A Ordem DemoLay & a religião do Egito
Follow Blog via Email Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email. Join 2.597 other followers
Seguir
• outubro 2011 D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 • •
nov »
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque • •
Top Rated
•
Blogroll ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦
•
Página 36 de 47
Discuss Get Inspired Get Polling Get Support Learn WordPress.com Theme Showcase WordPress Planet WordPress.com News
Páginas ◦ About ◦ Postei numa madrugada onde se misturavam saudades e gratidão eternas… ◦ Quem puder, ajude – me
•
Valéria D’ Ogum Exu Xoroquê Salve o Grito de XANGÔ
que expulsa mentirosos e charlatões Salve a Espada de OGUM que corta ódio e inveja
Salve a Flecha de OXOSSI
que vence maldade e traição Salve as Águas de OXUM
que lava a mentira e falsidade Salve os Ventos de OYÁ que varre egoismo
Salve as Águas de IEMANJÁ
que afoga desrespeito ao próximo Salve as Chuvas de NANÃ
que esmagam irresponsabilidades Salve o Cajado de OMULU
que bane doenças e desordens Salve Pai OXALÁ
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque que ensina a VERDADE e a CARIDADE!
Página 37 de 47
Sou a Fuga para alguns, a coragem para outros.
Sou o Tambor que ecoa nos terreiros, trazendo o som das selvas e das senzalas. Sou a senzala do Preto Velho, a Ocara do Bugre, a cerimônia do Pajé.
A encruzilhada do Exú, o jardim da Ibeijada, o nirvana do Hindú e o céu dos ORIXÁS. Sou o café amargo e o cachimbo do Preto Velho, o charuto do Caboclo e do Exú. O cigarro da Pomba-gira e o doce do Ibeji.
Sou a gargalhada da Padilha, o requebro da Cigana, a seriedade do Tranca-Rua. Sou o sorriso e a meiguice da Maria Conga e de Cambinda.
A tranqüilidade de Mariazinha da Praia e a sabedoria de Urubatão.
Sou o isolamento dos Orientais onde o Mantra se mistura ao perfume suave do incenso, Sou o Templo dos SINCEROS e o Teatro dos atores.
Estão nos elementos: Na ÁGUA, na TERRA, no FOGO e no AR. Na PEMBA, na TUIA, na MANDALA do ponto riscado.
Quem SOU? Sou a HUMILDADE, mas cresço quando combatida.
Sou a PRECE, a MAGIA, o ENSINAMENTO MILENAR, sou CULTURA. Sou a CURA, sou de TI
Minha maior e melhor empresa, onde tenho meu status: Minha Vida
"Posso ter defeitos, viver ansiosa e ficar irritada algumas vezes, mas não esqueço que minha vida é a maior empresa do mundo e que posso evitar que ela vá a falência.Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.É saber falar de si mesmo.É ter coragem para ouvir um "não".É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.Pedras no caminho?Guardo todas, um dia vou construir um castelo...". Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos. Você pode empurrar-me que ainda irei dizer-lhe: "-E daí? Eu adoro voar!" Não tenham a pretensão de se acharem perfeitos e quererem que eu seja como vocês, eu nunca disse que espero acertar sempre... eu não sou diferente, os outros é que são iguais. Não queiram mostrar-me o que esperam de mim, porque sigo minha razão e, muitas das poucas vezes, dou chance para o coração. Nem pensem em tentar fazer de mim o que não sou e, muito menos em me convidarem à ser igual como vocês, porque sinceramente, sou diferente... não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão... Sou e serei sempre eu mesma!!!!!!!
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 38 de 47
Não tenho culpa se meus dias teêm nascidos completamente coloridos e alguns cismam em quererem borrá-los. Não tenho culpa se o meu sorriso é sincero e até acontece por motivos bobos mas, bem especiais... não tenho culpa se, embora não perfeito, meus passos sejam bem firmes. Eu tropeço e caio de vez em quando, aliás, eu caio até muito mesmo mas, possuo uma extrema habilidade divina para reerguer-me... sou forte sim! Nasci para ser! E essa é a minha maior competência; e para aqueles que sempre querem abater-me, dou-lhes o meu total êxito nas vitórias! Eu luto, eu insisto eu venço qualquer guerra! Percebi que meu olhar tem brilhado diferente ultimamente e assim continuará à cada dia que se passar... Mesmo que por vezes as lágrimas formem mares que invadam a minha face e a tristeza me domine, eu volto à tona. Juro que me esforço para tentar entender a existência de certas pessoas mas, sinceramente...! Sei que o mundo aqui não é fácil, não é os dos mais justos, compreendo! Mas mesmo assim não me faltam "tintas", as empresto para quem quiser mas,por favor, não tente secá-las!!!! "VOCÊ MESMO Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa,
o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios,
o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros. Não se esqueça, igualmente, de que o maior inimigo de suas realizações mais nobres,
a completa ou incompleta negação do idealismo sublime que você apregoa, a nota discordante da sinfonia do bem que pretende executar, o arquiteto de suas aflições e o destruidor de suas oportunidades de elevação - é você mesmo." "Aprendemos a voar como pássaros, e a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos."
"Dói mais ao invejoso o êxito dos outros do que seu próprio fracasso." Deus age através das mãos dos seus servos...
Eu, Valéria D' Ogum Xoroquê, me propûs à criar este site, que é gratuito ( isto é, não ganho nenhuma espécie de remuneração com números de visitas) . Fiz por amor à Deus, à Santíssima Trindade, à toda Côrte Celeste, às Entidades, o verdadeiro espiritismo, à minha filha, à minha falecida vó Maria Marilda ( que enquanto viva foi, era fiel católica romana até conhecer minhas entidades que à livrou do óbito numa determinada época da qual o espírito de seu falecido marido à estava molestava), Moacir,Anatiê,à falecida mãe Edith ( minha falecida mãe de santo do Omolocô), a falecida mãe Lúcia (mãe de santo do Candomblé de Angola) & as entidades dessas pessoas vivas e as quais já desencarnaram. Não existem palavras no mundo o suficiente que sejam capazes de expressarem todo o meu amor e gratidão à estes que aqui citei. Autorizo qualquer espécie de cópia de quaisquer dos conteúdos aqui postados, pois o meu propósito é só o de realizar alguma espécie de caridade. Eu sei muito bem o que é precisar e pelejar atrás de algum tipo de ajuda, quero ser útil o máximo possível, já que sei muito bem o que é uma situação como essa. Por este motivo é que nunca esqueço - me de quem me estendeu a mão nas horas que mais precisei. Amor e gratidão eternas, é só o que tenho à dizer dos quais citei, só maravilhas!!!!!!! Sejam muito bem vindos,meus irmãos do nosso maravilhoso e glorioso clã espírita! "Quem não serve para servir, não serve para viver". O que se faz em vida, ecoa por toda a eternidade. Com Ogum Xoroquê, onde Ele estiver:
ÒGÚN pèlé o. ÒGÚN, alákáyé, osìn ímolè. ÒGÚN alada méji. O fi òkan ye oko. O fi òkan ye ona. Ojó ÒGÚN ntókè bò. Aso iná ló mu bora, ewu ejè lówò. ÒGÚN edun olú irin. Awònye òrìsà tií bura re sán wònyìnwònyìn. ÒGÚN ONIRE alagbara. A mu wodò, ÒGÚN si la omi logboogba. ÒGÚN lo ni aja oun ni a pa aja fun. Onílí ikú, olódèdè màríwò. ÒGÚN olónà ola. ÒGÚN a gbeni ju oko riro lo, ÒGÚN gbeni o. Bi o se gbe Akinoro. ÓNI IJÁ ÓNI IJÁ ÓNU IJÁÓ,ÓNI IJÁ,ÁGÓ,AGÓ MEJEÉE´,MEJE O´JE´RIM E JOJO A I ERU,O ONI IJA,ONI IRE,OONI IJA O,O GOGORO ARA OUN,WA GBELE GBI ALAAKORO A YIN SIN,AYIN SIM IMOLE. PATAKURI OGUM
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 39 de 47
Bi omodê bá da Ilé, ki o má se da Ogumexubaráxoroquê Osô – Arô – Okê http://ogumexubaraxoroque.no.comunidades.net/ http://www.ogumexubaraxoroque.no.comunidades.net/ http://ogumexubaraxoroque.rede.comunidades.net/
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/ http://www.facebook.com/profile.php?id=100001325068553 http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=109087402 http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=110300225 http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=109096506 http://twitter.com/#!/OgumXoroque http://www.facebook.com/valeriadeogumxoroque
Ogum Exu Bará Xoroquê: Com Ogumexubaráxoroquê, onde Ele estiver: ogumexubaraxoroque.blogspot.com http://ogumxoroque.livejournal.com/ http://www.flogao.com.br/ogumexubaraxoroque http://ogumexubaraxoroque.bloguepessoal.com/p/profil/ Justo Juiz Jesus Cristo
por Ogum Exu Bará Xoroquê, domingo, 27 de março de 2011 às 06:48
Descubra Deus dentro dentro de si, quem reverencia será reverenciado, a vida de cada pessoa é a expressão da sua mente... quem ajuda o próximo, ajuda à si mesmo; aquele que ama à Deus, ama também ao seu próximo. A harmonia se estabelece quando se agradece. Acredite que seu desejo já está concretizado, não lamente as perdas: coisas melhores virão; o amor que vira recompensa. Através da total confiança à Deus, viva alegre e corajosamente: "se eu mudar o mundo, o mundo também me mudará". Quem conhece essa verdade e muda sua atitude mental, certamente se tornará feliz. A vida de cada pessoa é a expressão que manifesta com o tipo de vida que ela vive.
Todos sonham e imaginam tudo o que há de bom e maravilhoso nesse mundo para si e os seus, só não imaginam que possam existirem pedras em suas caminhadas, dificuldades e, principalmente pessoas de sua semelhança que fazem de tudo para te deixarem sem a esperança de alcançarem e conseguirem esse momento, que é se sentirem realizado(a)s, onde com certeza, vocês se sentiriam felizes e, com isso, tornando-se uma pessoa bondosa e desejada, como um modelo da raça humana. Modelo este que é tão importante e superior às outras raças existentes no mundo. Talvez se todos fossem realizados, o mundo fosse outro!
Todos sonham para realizarem, pois o sonho é o primeiro passo para a construção. E se há pedras e dificuldades em suas caminhadas são para serem vencidas e não para matarem suas esperanças.
Quanto à serem bons e desejados, depende única e exclusivamentedo que são e do que realizam, o modelo da raça humana há sim, aquele que viveu o exemplo de humildade, caridade, verdade, simplicidade, irmandade e amor... JESUS Conheça-se e conheça-o, em breve descobrirás de que não são nada diante DELE, que o que é motivo de orgulho para os seres humanos, na verdade, deveria ser, o maior motivo de vergonha.. pois extremamente larga é a porta da tentação e incrivelmente estreita, a da salvação. Aprender e ser aprendiz, são posições excelentes quando realmente, se quer chegar*.
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 40 de 47
Tudo podem Naquele que lhes fortalecem, JESUS e todos os mentores espirituais são com vocês porque JESUS vos ama. Graças e louvores sejam dados à todo o momento, ao Divino e Santíssimo Sacramento. "Mas o que esperam no Senhor renovarão suas forças, subirão com asas como águia". Prece de Cáritas
por Ogum Exu Bará Xoroquê, domingo, 3 de julho de 2011 às 16:19
Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àquele que passa pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade; ponde no coração do homem a compaixão e a caridade! Deus, Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
Pai, Dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, e ao órfão o pai!
Senhor, que a Vossa Bondade se estenda sobre tudo o que criastes. Piedade, Senhor, para aquele que vos não conhece, esperança para aquele que sofre. Que a Vossa Bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda a parte, a paz, a esperança, a fé. Deus! Um raio, uma faísca do Vosso Amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão. E um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, oh Poder!, oh Bondade!, oh Beleza!, oh Perfeição!, e queremos de alguma sorte merecer a Vossa Divina Misericórdia. Deus, dai-nos a força para ajudar o progresso, afim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Divina e Santa Imagem. Assim Seja.
A prece, denominada De Cáritas, tem sido querida e contritamente orada por várias gerações de espíritas.
CÁRITAS era um espírito que se comunicava através de uma das grandes médiuns de sua época - Mme. W. Krell - em um grupo de Bordeaux (França), sendo ela uma das maiores psicografas da História do Espiritismo, em especial por transmitir poesia (que se constitui no ácido da psicografia), da lavra de Lamartine, André Chénier, Saint-Beuve e Alfred de Musset, além do próprio Edgard Allan Poe. Na prosa, recebeu ela mensagens de O Espírito da Verdade, Dumas, Larcordaire, Lamennais, Pascal, e dos gregos Ésopo e Fenelon. A prece de Cáritas foi psicografada na noite de Natal, 25 de dezembro, do ano de 1873, ditada pela suave Cáritas, de quem são, ainda, as comunicações: "Como servir a religião espiritual"e "A esmola espiritual". Todas as mensagens que Mme. W. Krell psicografada em transe, e, que chegaram até n;os, encontram-se no livro Rayonnements de la Vie Spirituelle, publicado em maio de 1875 em Bordeaux, inclusive, o próprio texto em francês (como foi transmitido) da Prece de Cáritas. (Extraído publ. EDICEL)
Todos são muito bem vindos aqui e à estarem com meu Pai, aonde Ele estiver. Desejo - lhes um motumba axé. Valéria D' Ogum Xoroquê
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque •
Página 41 de 47
Goodreads
Nenhum dado encontrado
•
Valéria D’ Ogum Exu Xoroquê
•
http://www.ogumexubaraxoroque.no.comunidades.net/otimosite.gif
ÒGÚN pèlé o. ÒGÚN, alákáyé, osìn ímolè. ÒGÚN alada méji. O fi òkan ye oko. O fi òkan ye ona. Ojó ÒGÚN ntókè bò. Aso iná ló mu bora, ewu ejè lówò. ÒGÚN edun olú irin. Awònye òrìsà tií bura re sán wònyìnwònyìn. ÒGÚN ONIRE alagbara. A mu wodò, ÒGÚN si la omi logboogba. ÒGÚN lo ni aja oun ni a pa aja fun. Onílí ikú,
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 42 de 47
olódèdè màríwò. ÒGÚN olónà ola. ÒGÚN a gbeni ju oko riro lo, ÒGÚN gbeni o. Bi o se gbe Akinoro. Bi omodê, bá da ilé, ki o má se dá Ogumexubaráxoroquê Osô – Arô – Okê!!!!!! Os guerreiros olham nos olhos do futuro, sem medo, sem arrogância mas com a confiança de quem está pronto para o combate! Grandeza é visão, ser grande é poder, caráter é poder! O que se fáz na vida se ecoa por toda a eternidade… guerreiros são guerreiros! Orgulho de ser um guerreiro vencedor que não abriu mão dos seus valores fundamentais!
• Watch videos at Vodpod and other videos from this collection. •
Tópicos recentes ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦
Saudades e gratidão eternas… Madre Teresa de Calcutá Biografias & Orações de: Adolfo Bezerra de Menezes, Allan Kardec, Francisco Cândido Xavier & Ramatis Budismo, Deuses Hindus , Ecumenismo & Seicho – No – Ie Illuminati, Os Templários, A Ordem DemoLay & a religião do Egito Rosa Cruz Maçonaria Tamanha honra indescritível ser filho de Ogum Exu Xoroquê! Mitologias Eslava, Gailaica & Lusitana, Irlandesa & Arabe Umbanda Amacis, amalás, comidas & bebidas de santo Banhos, defumadores & ervas para todos os fins Egungun ( culto aos ancestrais), Candomblé das Nações Jeje – Nagô, Jêje Marrí & Efón Altar virtual de Ogum Exu Xoroquê Sobre eu , Valéria D’ Ogum Exu Xoroquê & este site Manuscritos de São Cipriano & a “santa inquisição” Mitologias, magias Celta & Romana;velas & incensos Orações & procedimentos mágicos Wicca Feitiços & Rituais Wicca Continuação da introdução Wicca Introdução Wicca Magia Wicca & os ChacrasMagia Wicca & os Chacras & os Orixás Toques astrais de harmonização Cigana & WiccaToques astrais de harmonização Cigana & Wicca Conhecendo Elementais & seus rituais – 02Conhecendo Elementais & seus rituais – 02 Conhecendo os Elementais – 01 Grafologia & Numerologia Velas, cristais, incensos, Fengh Shui & Yin / Yang Mitologias, magias Celta & Romana;velas & incensos Quiromância, Fisiognomonia & sinais de nascença Jogo de Runas & Tarot Horóscopos Chinês, Cigano & Xamânico Xamanismo Descobrindo o seu Anjo Cabalístico Criando um altar Cigano & algumas das magias ciganas Descubra o ( a ) Cigano ( a ) dos seus caminhos Santa Sara, leitura do Baralho Cigano & Tarot Marinheiros, Baianos & Baianas Yewa Yemanjá Oduduá Ifá / Jogo de búzios & diversos Oranyan Okó Iroko – Tempo Obá Ibeji
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦
Oxum Oxumarê Ossae Xangô Oxalufã Oxaguiã Nanã – Buruquê Omolú / Obaluaiê Salve minha Mãe Yansã do Balé! Qual a diferença de Umbanda, Candomblé, Quimbanda & Vodu? Umbanda, Candomblés Nagô, Congo & Muxicongo Candomblé Xambá Candomblé Ijexá Candomblé de Angola Candomblé Ketu Candomblé de Jeje Candomblé Bantu Vodu Quimbanda Omolocô Kiumbas O que é Abíkú (nascer-morrer) Gratidão à Pai Benedito & sobre os Pretos Velhos Anil, uma arma espiritual. Rei Salomão Como funciona a Bruxaria? Magia Negra & Magia Branca Alguns apêndices espíritas importantes Quizilas Caboclo Boiadeiro Otim Logunedé Oxoce Caboclos, suas oferendas & ebós Diversos ebós muitos úteis Alguns conceitos sobre Pombas-Giras Zé Pilintra, Exus, Pombas – Giras & Santo Antônio de Pemba Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus Orunmilá Explicação sobre Odús e seus ebós Oferendas & ebós para Ogum Características físicas & psíquicas dos filhos de Ogum Ogum Sobre meu Pai Ogum Xoroquê Apresentação Hello world!
Página 43 de 47
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque •
Página 44 de 47
Goodreads
Nenhum dado encontrado
•
Blog Stats ◦ 6,397 hits
•
Comentários ogumexuxoroque em Altar virtual de Ogum Exu… ANÔNIMO em Altar virtual de Ogum Exu… Ina de OgunXoroque em Altar virtual de Ogum Exu… ogumexuxoroque em Saudades e gratidão etern… jose cordeiro em Saudades e gratidão etern…
•
Categorias Apresentação
Candomblé
Ebós & oferendas Mérito Orixás
Preceitos Umbanda Uncategorized • outubro 2011
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque D S T Q Q S S
Página 45 de 47
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 nov »
• •
Autores ◦
•
Arquivos ◦ ◦ ◦ ◦
•
fevereiro 2012 janeiro 2012 novembro 2011 outubro 2011
Autores ◦
•
Arquivos ◦ ◦ ◦ ◦
•
fevereiro 2012 janeiro 2012 novembro 2011 outubro 2011
Meta ◦ ◦ ◦ ◦ ◦
•
ogumexuxoroque
Registrar-se Login Posts RSS RSS dos comentários WordPress.com
Flickr Photos
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque
Página 46 de 47
More Photos •
Goodreads
Nenhum dado encontrado •
◦ RSS - Posts ◦ RSS - Comments
O Grande Dia
•
15 janeiro, 2012
O grande dia chegou.
•
Principais acessados ◦ ◦ ◦ ◦
•
ogumexuxoroque.files.word… carolmorgan83.files.wordp… ogumexubaraxoroque.no.com… wordpress.com/signup/?ref…
Principais posts & páginas ◦ Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas - Giras & outros Exus ◦ Altar virtual de Ogum Exu Xoroquê
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
Tranca Ruas, Zé Pilintra, Pombas – Giras & outros Exus « ogumexuxoroque ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦
•
Página 47 de 47
Descubra o ( a ) Cigano ( a ) dos seus caminhos Sobre meu Pai Ogum Xoroquê Banhos, defumadores & ervas para todos os fins Manuscritos de São Cipriano & a "santa inquisição" Toques astrais de harmonização Cigana & WiccaToques astrais de harmonização Cigana & Wicca Quiromância, Fisiognomonia & sinais de nascença Oferendas & ebós para Ogum Mitologias, magias Celta & Romana;velas & incensos
Follow Blog via Email Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email. Join 2.597 other followers
Seguir
• Tema: Fleur De Lys | Blog no WordPress.com.
http://ogumexuxoroque.wordpress.com/2011/10/23/tranca-ruas-ze-pilintra-... 31/03/2012
View more...
Comments