Trabalho Interface- Glademir e Jullyan

June 7, 2019 | Author: Jullyan Castro | Category: User Interface, Interview, Information, Design, Data
Share Embed Donate


Short Description

Download Trabalho Interface- Glademir e Jullyan...

Description

CENTRO UNIVERSIÁRIO DO NORTE

GLADEMIR RODRIGUES JULLYAN CASTRO RENAN ZUANY

TRABALHO DE INTERFACE: Conhecendo INTERFACE: Conhecendo o usuário

Manaus 2014

GLADEMIR RODRIGUES JULLYAN CASTRO RENAN ZUANY

TRABALHO DE INTERFACE: Conhecendo o usuário

Trabalho apresentado à disciplina Design de Interface do 5º período do Curso de Design Gráfico do Centro Universitário do Norte  –  UNINORTE.

Manaus 2014

Trabalho 02: CONHECENDO O USUÁRIO

Definição dos dados a serem coletados: Imagine que você foi contratado para elaborar um sistema acadêmico de apoio a professores e alunos na WEB. Para o professor, o sistema deve apoiar objetivos relacionados ao planejamento de aulas, divulgação de material didático e agendamento de trabalhos, provas e outras atividades, bem como o cálculo e divulgação de notas. Já para o aluno, o sistema deve facilitar a organização do material e das atividades que precisa realizar em cada disciplina, a comunicação com o professor e com os colegas. 1- Enumere os dados que deseja coletar, indicando por que cada dado é relevante para o projeto do sistema.

Dados

Relevância

1 - Dados específicos

2 - Preferências tecnológicas

3 - Dados demográficos

Dados significativos referentes às aulas, planejamentos e etc. Serão usados como base pra relatórios de pesquisas especificas na instituição e, para troca de informações em geral. A partir dos resultados do teste, podese iniciar o briefing e analisar as técnicas projetuais para estruturação do Design de Interface. Baseando-se inteiramente no usuário. Dados específicos para ideias a respeito do comportamento dos usuários. Dados relevantes a respeito do contato do usuário com o sistema.

Quadro 1  – Dados que se deseja coletar

2- Definição de quem fornecera as informações. Defina o perfil dos fornecedores de informação e outras possíveis fontes de informação, tais como manuais e normas.

Objetivos

Aluno

Planejamento

Professor Coordenador

Reitor

Instituição

X

de aulas Divulgação

X

de material didático  Agendamento de trabalho  Agendamento de provas  Agendamento de outros

X

X

X X

X X

Cálculo e

X

divulgação de notas Email interativo

X

X

X

Quadro 2  – Perfil de fornecedores de informação

O quadro acima indica, através das marcações, os fornecedores (na coluna horizontal) das informações (na coluna vertical).

3. Defina quem são os seus usuários, que técnicas devem ser aplicadas para conhece-los? Lembrando que deve ser escolhida uma técnica de pesquisa individual, coletiva e pesquisa de campo.

Usuários / Personas: 

Pedro Alberto, 20 anos, estudante de Jornalismo, solteiro.



João Silva, 34 anos, casado, professor de Ens. Superior.



Maria Eduarda, 18 anos, solteira, estudante de Pedagogia.



Josefa Souza, 45 anos, casada, mãe, estudante de Assistência Social.



Camila Couto, 25 anos, casada, professora de Ens. Superior.

Usuários identificados precisa-se conhecê-los, e principalmente, seus requisitos e preferências. Para isso será necessário o uso de técnicas especificas, como técnica individual, coletiva, e pesquisa de campo. Individual -

Técnicas Questionários

Coletiva -

Classificação de cartões

Pesquisa de campo -

Entrevista

Resultados Por ser uma técnica eficiente se bem elaborada, que possibilita a coleta de uma enorme quantia de dados específicos individualmente. É uma técnica simples de conduzir, pela necessidade da coleta de dados significativos, visto que a mesma tem a capacidade de atingir muitos usuários de uma vez. Quando realizada a pesquisa de campo, o contato com diferentes usuários é mais comum, o suficiente para uma entrevista pessoal, onde detalhes minuciosos podem ser de grande ajuda.

Quadro 3  – Técnicas a serem aplicadas

4-

Aplicar e demonstrar os resultados das técnicas desenvolvidas através de

perfil do usuário, personas e cenários de uso. Cenário de uso:

O universitário entra no sistema da faculdade para verificar suas notas durante um sábado no seu notebook em sua própria casa. Na página inicial existem as abas com o principal menu do sistema, entre eles o aluno escolhe a aba ‘secretaria’ e

clica na opção ‘notas’ . Na tela seguinte o aluno verifica suas notas e imprimi a página contendo as notas parciais encontradas. 

O questionário aplicado foi divido em duas partes, a primeira parte é referente aos dados demográficos, onde contém o nome do usuário, idade, curso que está fazendo ou profissão e estado civil; a segunda parte é relacionada ao fluxo de interação, tais como, se o usuário alcançou seu objetivo no sistema e se o padrão cromático agradou ou não;



A classificação de cartões foi aplicada com o objetivo de detalhar o sistema, de acordo com a função desejada pelo usuário, analisando as formas de como o usuário enxerga o sistema;



Entrevistar os usuários tem como objetivo conhecer mais profundamente cada um.

Usuários / Personas: 

Pedro Alberto, 20 anos, estudante de Jornalismo, solteiro;



Maria Eduarda, 18 anos, solteira, estudante de Pedagogia;



Josefa Souza, 45 anos, casada, mãe, estudante de Assistência Social.

Usuário

Técnicas Aplicadas

Pedro Alberto

Maria Eduarda

Questionários

Josefa Souza

Pedro Alberto Maria Eduarda Josefa Souza

Classificação de cartões

Resultados Na sua primeira parte do questionário respondeu tudo certo. Na segunda parte, o usuário mostrou de que existiu certa dúvida em relação do local de notas. Maria respondeu seu questionário normalmente e não teve problema algum ao desenvolver a função de Durante a primeira fase não teve problema algum, porém na segunda parte, a usuário mostrou que teve confusão em descobrir onde estava a opção de notas no sistema Cada usuário mostrou sua forma de analisar o sistema, e se obteve muitas novas alternativas de melhorias na interface e novas funções para que o usuário desenvolva melhor suas atividades diárias.

Pedro Alberto

Maria Eduarda

Josefa Souza

Entrevista

Durante a entrevista Pedro se sentiu bastante a vontade com o entrevistador, e uma curiosidade descoberta do estudante de  jornalismo foi que o mesmo é cantor em um grupo de pagode. O que de certa forma propõe que a interface do sistema seja indiscutivelmente alegre na utilização das cores. Constatou-se que Maria é uma sonhadora e que gosta de jogar game difíceis de praticar. É determinada e gosta de desafios. Por isso, durante a utilização do sistema, a Maria não teve problema algum em achar a opção de notas. Josefa já uma usuária de mais idade e que não é muito praticante de programas e sistemas de computador, mas verificou-se que é uma pessoa calma e que gosta de cores mais suaves, encontra bastante problemas nas interfaces onde existe muito texto, ou somente texto, a usuária deseja que o sistema fosse ou que tivesse mas ícones.

Quadro 4  – Técnicas a serem aplicadas

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF