Trabalho Ensaio de Ultrassom

April 25, 2019 | Author: Paulo Costa | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Trabalho Ensaio de Ultrassom...

Description

ENSAIO DE ULTRASSOM Disciplina: Materiais para Construção Mecânica II Docente: Mauricio Chagas Discentes: Paulo Henrique Costa Paulo Dias Gabriel Alves Alves Gobbo Eder Defente Rodrigo Schiabel Schiabel

Finalidade do Ensaio 





O ensaio por ultrassom, caracteriza-se num método não destrutivo que tem por objetivo a detecção de defeitos ou descontinuidades internas, presentes nos mais variados tipos ou forma de materiais ferrosos ou não ferrosos. Tais defeitos são caracterizados pelo próprio processo de fabricação da peça ou componentes a ser examinada como por exemplo: bolhas de gás em fundidos, dupla laminação em laminados, micro-trincas em forjados, escorias em uniões soldadas e muitos outros. Portanto, o exame ultra-sônico, assim como todo exame não destrutivo, visa diminuir o grau de incerteza na utilização de materiais ou peças de responsabilidades.

Esquema  do Ensaio

nfra -som Som, Infra



Ultrassom

Quando as ondas sonoras têm freqüência entre 20 Hz e 20.000 Hz, são audíveis =

SOM

Quando as ondas sonoras têm freqüências inferiores a 20 Hz são inaudíveis = SOM.



e

INFRA-

Quando as ondas sonoras têm freqüências

superiores a 20.000 Hz são também inaudíveis = ULTRA-SOM.



Para aplicação no ensaios de materiais por ultrasom, a faixa de freqüência geralmente utilizada está entre 0,5 MHz e 20 MHz.

Campo 



de A plicação

Em 1929 o cientista Sokolov, fazia as primeiras aplicações da

energia sônica para atravessar materiais metálicos, enquanto que 1942 Firestone, utilizaria o princípio da ecosonda ou ecobatímetro, para exames de materiais. Somente em l945 o ensaio ultra-sônico iniciou sua caminhada em escala industrial, impulsionado pelas necessidades e responsabilidades cada vez maiores. Hoje, na moderna indústria, principalmente nas áreas de caldeiraria e estruturas marítimas, o exame ultrasônico, constitui uma ferramenta indispensável para garantia da qualidade de peças de grandes espessuras, geometria complexa de juntas soldadas, chapas. Na maioria dos casos, os ensaios são aplicados em açoscarbonos, em menor porcentagem em aços inoxidáveis. Materiais não ferrosos são difíceis de serem examinados, e requerem procedimentos especiais.

 A plicação

em Soldagem

que é necessário para  o ensaio O

      

Operador treinado e qualificado Norma técnica, manuais e procedimentos Um aparelho Transdutores Acoplante Blocos de calibração e de referência Material a ser ensaiado

Operador

e A parelho

 T ransdutores



É um dispositivo que recebe um sinal e o retransmite, independentemente de conversão de energia.

 A coplante 

Substância líquida ou pastosa, que tem por finalidade, favorecer a transmissão das ondas ultra-sônicas do transdutor para a peça em ensaio, não deixando ar entre os meios 1 e 2.

Blocos 

de calibração

São blocos utilizados para que se possa verificar as características dos transdutores e fazer a calibração das escalas que serão utilizadas no ensaio.

 V ariáveis

do material em ensaio

Condição superficial;  - Geometria da peça;  - Diminuição da reflexão de fundo (eco de fundo);  - Superfícies côncavas;  - Para superfícies convexas;  -Estrutura interna. 

 V ariáveis

da  descontinuidade

Tamanho e forma das descontinuidades;  Orientação;  Localização. 

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF