Trabalho Centro de MASSA.
Short Description
estudo do centro de massa...
Description
Vejamos Vejamos a figura abaixo: nela podemos ver um corpo extenso, ou seja, um corpo que possui movimento de translação e movimento de rotação. Na figura vemos que uma série de fotos foi tirada, a intervalos bem pequenos, da barra de ferro em movimento. Ainda pela figura podemos ver que essa barra descreve uma trajetria parablica. ! como se toda a massa da barra de ferro ferr o estivesse concentrada em "nico ponto e todas as forças que atuam em cada part#cula da barra de ferro também estivessem aplicadas nesse ponto.
Mundo Educação Educação esse ponto em $onforme fonte de pesquisa, tirada do site Mundo especial é c%amado de centro de massa . &m fato interessante é que o centro de massa pode estar fora do corpo. Assim sendo, a exist'ncia do centro de massa não se limita a casos de objetos r#gidos, como citamos anteriormente. (le existe também para sistemas formados por corpos separados. ) *istema *olar, por exemplo, tem um centro de massa e é em torno desse centro de massa que giram os planetas, e não em torno do centro do *ol, embora o centro de massa do *istema *olar esteja bem prximo do centro do *ol.
$om base nesses exemplos, j+ podemos perceber a importncia do centro de massa na an+lise do movimento de um sistema de part#culas. )utro fato importante que temos que mencionar a respeito do centro de massa é que: - as forças internas não afetam o movimento do centro de massa de um sistema.
Assim, por exemplo, se durante o movimento um corpo sofrer alteraç-es apenas por efeito de forças internas, isso não ir+ alterar o movimento do centro de massa. ara exemplificarmos isso, vamos considerar o centro de massa do corpo %umano. /uando uma pessoa est+ com seu corpo esticado, seu centro de massa 0$1 est+ um pouco abaixo do umbigo. orém se ela levantar os braços ou as pernas, ou ainda dobrar o corpo, ou os braços ou as pernas, o centro de massa ir+ para outra posição. Localização do centro de massa
Vamos agora obter a posição do centro de massa. $onsideremos inicialmente o caso de um sistema formado por n part#culas de massas: m1, m2 , m3, ... mn e que estejam num mesmo plano. Adotamos um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais, contido nesse plano. (ssas part#culas terão:
abscissas x 1,x 2,x 3… x n ordenadas y 1,y 2,y 3… y n
2essa forma, podemos determinar o centro de massa no plano x e no plano 3, da seguinte forma:
! bvio que, se usarmos outro sistema de coordenadas, teremos outros valores para x4, x5, etc. e 34, 35, etc. No entanto, usando as equaç-es acima, é poss#vel mostrar que isso não altera a posição do centro de massa em relação 6s part#culas do sistema, isto é, para qualquer sistema de coordenadas adotado, obteremos o centro de massa sempre na mesma posição em relação 6s part#culas.
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA.
TÓPICOS DE FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL.
CENTRO DE MASSA .
MANAUS – AM 2014
7ad3ana 2a 8oc%a 9aciel: 8A $454; 8afael Vieira da *ilva: 8A$45?(
View more...
Comments