Trabalho Antenas

June 21, 2019 | Author: marcosrabaioli | Category: Antena (Rádio), Radiodifusão, Frequência Muito Alta, Modulação de Frequência, Radiodifusão
Share Embed Donate


Short Description

Download Trabalho Antenas...

Description

Introdução As primeiras antenas foram criadas por Heinrich Hertz, em 1886. Eram formadas por duas placas de metal conectadas a dois bastões metálicos. Estes dispositivos eram ligados a duas esferas, separadas entre si por uma distância prédeterminada. Nas esferas era adaptada uma bobina, que gerava descargas por centelhamento, e as centelhas, ao atravessarem o espaço entre esferas, produziam ondas eletromagnéticas oscilatórias nos bastões [1]. Desde as primeiras antenas, no século XIX, até a atualidade, os princípios princípio s físicos que regem o projeto e o desenvolvimento de antenas foram aprimorados. Basicamente a antenas são elementos irradiantes que quando ligadas a um transmissor, transforma impulsos elétricos em ondas magnéticas. Quando ligadas a um receptor, têm papel inverso, recebem sinais eletromagnéticos e transformam em impulsos elétricos que são amplificados e decodificados pelo aparelho receptor. O transmissor produz o sinal na forma de corrente alternada, ou seja, com rápida oscilação, indo e vindo ao longo de seu condutor. Ao oscilar na antena de transmissão, a corrente produz uma onda eletromagnética em sua volta, que se irradia pelo ar. Quando atinge uma antena receptora, a onda eletromagnética induz nela uma pequena corrente elétrica que se alterna para a frente e para trás ao longo da antena, acompanhando as oscilações da onda. Essa corrente é muito mais fraca do que a presente na antena transmissora, mas pode ser amplificada pelo aparelho receptor. A antena é um elemento fundamental em sistemas de telecomunicações, tanto na emissão, quanto na recepção de sinais eletromagnéticos. Com ela é possível a comunicação comunicaç ão de dados sem a existência de cabos, que apresentam grandes custos quando comparados aos elementos irradiantes.

Aplicações: telecomunicações, processamento de sinal, telemetria, radar e prospecção sísmica.

OBJETIVO

3. Desenvolvimento 3.1Tipos de antenas 3.1.1 Antenas de rádio Existem basicamente dois tipos de antenas de rádio, as de frequência modulada, chamadas de FM, e as de amplitude modulada, chamadas de AM. Antenas FM funcionam na faixa de 30 a 300Mhz, e altera-se a frequência das ondas eletromagnéticas emitidas. Já as AM, operam na faixa de 535Khz a 1,75Mhz, são equipamentos caracterizados pela sua grande estrutura, e altera-se a amplitude de onda senoidal (tensão pico-a-pico). A rádio AM é mais antiga do que a FM. As primeiras transmissões de rádio aconteceram em 1906 e a alocação de frequências para a rádio AM ocorreu nos anos 1920. Nesta época, as rádios e a capacidade dos equipamentos eletrônicos eram muito limitadas, por isso a rádio AM só captava baixas frequências. Na amplitude modulada, a frequência da onda eletromagnética permanece constante e a amplitude do sinal varia. Numa estação AM grande um amplificador amplifica o sinal para algo perto de 50 mil watts. Então, a antena envia as ondas do rádio para o espaço. Uma das desvantagens das antenas AM é a alta susceptibilidade ao ruído. Ao contrário das antenas AM, nos equipamentos de frequência modulada temos uma variação na frequência, enquanto a amplitude da onda permanece a mesma. Uma das desvantagens dos receptores FM é de apresentarem uma característica conhecida como efeito de captura. Esse efeito ocorre da seguinte maneira: se existirem dois ou mais sinais de FM emitidos na mesma frequência, o receptor de FM irá responder ao sinal de maior potência e ignorar os de menores.

3.1.2 Antenas de celulares Sua principal finalidade é a cobertura de sinal em determinada área. Ondas eletromagnéticas são emitidas pelas antenas das operadoras e captadas pelos celulares, que possuem um dispositivo interno responsável por captar estas ondas. O posicionamento das antenas de celular leva em consideração a topografia do terreno, pois obstáculos, como morros, podem barrar o sinal emitido, portanto estudos são realizados para se determinar o local ideal em que a antena deve ser posicionada para que possua um alto nível de cobertura.

3.1.3 Antenas de transmissão de televisão São equipamentos que captam ou transmitem ondas eletromagnéticas UHF e VHF. O termo UHF vem do inglês Ultra High Frequency, esses equipamentos operam em faixas de 300Mhz a 3Ghz e são usados principalmente em transmissão de canais HDTV e redes wireless. Já o termo VHF vem do inglês Very High Frequency, operam na faixa de 30MHz a 300MHz. Dentre os principais tipos de antenas de transmissão de televisão, destacam-se:   



Yagi – Uda: são antenas de faixa estreita (operação monocanal); Log – Periódica: é do tipo faixa larga, indicada para operações multicanal; Painel Dipolo DMO/ DOC: podem operar em faixa UHF e VHF e caracterizam-se sempre pela presença de um ou mais dipolos, que podem ser dos tipos DMO, dipolo de meia onda, DOC, dipolo de onda completa ou X, de dipolos cruzados; Painel H (Duplo Delta): utilizadas em sistemas que operam em medias e altas potências na faixa VHF;

  

Superturnstile (Batwing): são antenas voltadas para instalação em topos de torres e operam na faixa VHF; Parabólicas: compostas por uma superfície parabólica, operam na faixa UHF; Slot: transmitem sinas VHF e UHF em variadas gamas de potência.

3.1.4 Antenas de intenet São antenas de internet que transmitem dados através da radiofrequência, para os receptores dessa internet também é necessária uma antena, num formato côncavo, feito de grades metálicas e com um guia direcional no centro dela. É possível saber a direção de uma antena emissora de internet via rádio olhando para uma receptora, pois essa estará apontada para a direção da antena. Essas antenas emitem sinais dentro da radiofrequência, geralmente próximo de 5 GHz. Outras internets que trabalham com antenas, são a 3G e a 4G, que são dos dispositivos móveis (celulares e smartphones). A 3G é possível adaptar para o computador através do modem 3G. Os sinais de ambas as internet são transmitidos da mesma torre de sinal de celular, o que varia entre elas é a tecnologia emprega, sendo a 4G mais rápida e estável que a 3G, e não é necessária uma antena para receber este sinal, a menos que o local que irá receber o sinal esteja muito distante, então são utilizadas antenas chamadas Yagi.

Princípio de operação o o o

Tipos de elementos irradiantes Princípio de operação (dipolo hertziano e monopolo de quarto-de-onda) Características de projeto (diagrama de irradiação, intensidade de irradiação, ganho diretivo e ganho de potência)

dipolo anel helicoidal de abertura refletor parabólico

figura4

Referências

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Antena, Acesso em 07/2013

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF