Topografia - Aula 01
Short Description
Aula inicial de topografia...
Description
UNIFIMES UNIFIMES - Centro Universitário Universitário de Mineiros Mineiros Unidade Básica de Ciências Exatas Curso de Engenharia Engenharia Ambiental Ambiental e Sanitária Sanitária
TOPOGRAFIA
Prof. Eng. Vítor Franco Rodrigues
EMENTA
Planimetria, Instrumentos topográficos; declinação magnética: aviventação de rumos; medição de distâncias: direta e indi ndiret retament mentee;
mét étoodos dos
de
lev levanta antame ment ntoos
topogr pográf áfiicos cos;
medição de áreas; locação de obras rurais. Altimetria: Conceitos Conceitos fundam fundamen entai tais; s; Método Métodoss de nivela nivelamen mentto; Perfis Perfis to topog pográ ráfico ficos; s; Curvas de nível; Estradas rurais; Elementos de terraplenagem.
MÉTODO AVALIATIVO
A nota bimestral será composta por três (3) instrumentos avaliativos, cada um com seu respectivo valor em pontos, onde somados totalizam dez (10) pontos sendo a pontuação máxima por bimestre.
Instrumento avaliativo 1: Uma prova escrita individual, realizado em sala de aula, com valor de seis (6) pontos; Instrumento avaliativo 2: Um trabalho avaliativo individual, desenvolvido em sala de aula, com valor de três (3) pontos;
Instrumento avaliativo 3: Avaliação contínua composta por exercícios de fixação de conteúdo, conferidos semanalmente e participação do discente: valor um (1) ponto;
GEODÉSIA
Geodésia é ciência que estuda a Terra como um todo ou parcialmente, é dividida em três ramos: Geodésia Física, Geodésia Geométrica e Geodésia por satélites.
A Topografia é um ramo da Geodésia Geométrica
DEFINICÃO DE TOPOGRAFIA
A palavra Topografia é originada do idioma grego Topos Graphen. Topos = lugar ou região, Graphen =descrição Topografia é a
Véras Júnior (2003) é a ciência que tem por objetivo conhecer, descrever e representar graficamente sobre uma superfície plana, partes da superfície terrestre, desconsiderando a curvatura do planeta Terra.
Doubek (1989) afirma que a Topografia tem por objetivo o estudo dos instrumentos e métodos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção do terreno sobre uma superfície plana.
Espartel (1987) por sua vez diz que a Topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre.
DEFINICÃO DE TOPOGRAFIA
Topografia é uma ciência que estuda, projeta, representa, mensura e executa uma parte limitada da superfície terrestre não levando em conta a curvatura da Terra, até onde o erro de esfericidade poderá ser
desprezível,
e
considerando
os
perímetros,
dimensões,
localização geográfica e posição (orientação) e objetos de interesse que estejam dentro desta porção.
DIVISÃO DA TOPOGRAFIA
A Topografia é dividida em dois ramos: Parte da Topografia que se preocupa com as formas exteriores da superfície da Terra e as leis que regem o seu modelado. é um ramo da Topografia que tem como objetivo as medições de elementos característicos de uma determinada área. Esse ramo divide-se em:
DIVISÃO DA TOPOGRAFIA
PLANIMETRIA
Planimetria é a parte da Topografia que estuda o terreno levando em consideração somente dimensões e coordenadas planimétricas.
Nesse caso não se tem ideia do relevo do terreno em questão, estudando-se apenas suas distâncias e ângulos horizontais, localização geográfica e posição (orientação).
PLANIMETRIA
ALTIMETRIA
Altimetria é a parte da Topografia que estuda o terreno levando em
consideração
somente
dimensões
e
coordenadas
altimétricas.
Nesse caso se tem ideia do relevo do terreno em questão, estudandose apenas suas distâncias e ângulos verticais.
ALTIMETRIA
PLANIALTIMETRIA
Planialtimetria é a parte da Topografia que estuda o terreno levando em consideração as dimensões e coordenadas planimétricas e altimétricas.
Nesse caso se tem ideia do relevo do terreno em questão, estudandose suas distâncias horizontais e verticais, ângulos horizontais e verticais, localização geográfica e posição (orientação).
PLANIALTIMETRIA
Pirâmide no espaço Representada planimétricamente Representada altimétricamente
Representada Planialtimetricamente
ERROS DE ESFERICIDADE A representação da superfície curva da terra em um plano gera um erro chamado erro de esfericidade. Corresponde a diferença do segmento AB e do arco AF.
ERROS DE ESFERICIDADE
Quanto maior a distância da media, maior será o erro de esfericidade., pois não considera a curvatura da terra.
1° 1’
111.188,763 m 1.852,958 m
111.177,473 m 1.852,957 m
11,29 m 0,02178 m
TOPOGRAFIA – REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA Utiliza-se a geometria aplicada : figuras geométricas regulares e irregulares para representação da área em estudo Levantamento topográfico: Coletam-se todas os dados e características do terreno em formas de figuras geométricas apresentando:
Dimensões Perímetros Posições (orientação) Localizações geográficas
FIGURAS GEOMÉTRICAS
As figuras geométricas são formadas de:
Ponto : Menor unidade na figura geométrica, Na topografia são pontos topográficos , marcados por piquetes, estacas, pregos, parafusos ou tinta
Linha: A união de vários pontos em uma reta. Na topografia as linhas são os lados do polígono.
Polígono: Formado por linhas, pode ser aberto ou fechado, ou as duas representações simultâneas .
HISTÓRIA DA TOPOGRAFIA
Os primeiros povos eram nômades – Sem residência fixa. A falta de alimentos fez os homens aprenderem a cultivar e criar animais, surgindo as vilas. Foi necessário aprimorar os conhecimentos para desenvolver agricultura e moradias. Surgiu a Topografia que servia para a demarcação de terras para plantios e construção de residências. Surgiram os primeiros instrumentos topográficos rudimentares.
HISTÓRIA DA TOPOGRAFIA
Os primeiros a desenvolverem instrumentos e técnicas topográficas foram as egípcios e mesopotâmicos em sequência os chineses,hebreus, gregos e romanos.
A topografia já era usada antes de 3200 a.c.
Os métodos e instrumentos utilizados não tinham precisão, chegando em resultados com grandes erros de medição.
As Pirâmides de Quéops no Egito, levaram 30 anos para serem construídas , as medidas de 230,25 m, 230,45 m, 230,39 m e 230,35 m, respectivamente, paras as suas bases norte, sul, leste e oeste. Eles erraram apenas 20 centímetros entres as bases. Sorte ou conhecimento?
PIRÂMIDES DE QUÉOPS NO EGITO
É a mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e a única a permanecer em grande parte intacta. Foi construída em torno de 2 560 a.C
HISTÓRIA DA TOPOGRAFIA
Os instrumentos e métodos topográficos evoluíram tecnicamente e eletronicamente
com o passar do tempo.
Novos recursos que controlam mais o erro, dando resultados com maiores exatidões e precisões.
VÍDEO
View more...
Comments