TFT Livro 12

October 4, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download TFT Livro 12...

Description

 

 

Estimulando os Caminhos da Energia do Corpo Roger & Joanne Callahan

“Para todos os profissionais de TFT do mundo que ajudaram a pessoas doentes e desesperadas a reestabelecer suas vidas, este livro é dedicado a você”  

Capítulo 5 Eliminando Fobias e Outros Distúrbios de Controle

Mary foi minha primeira paciente de TFT, trinta anos atrás, uma jovens mãe de dois filhos, que sofria de uma extrema fobia de água. Isso a mantinha quase paralisada de medo  – incapacitando-a de realizar mesmo as atividades básicas que envolviam água ou a aproximasse de água. Dar um banho em seus bebês era impossível para ela, e até mesmo tomar seus próprios banhos era algo extremamente estressante. Sair de casa em um dia de tempestade era absolutamente aterrorizante para ela. E com seus pesadelos de ser jogada no

 

oceano, fora o caso de fobia de água mais severo que eu já tinha visto em minha prática clínica até aquela época. Mas fora Mary quem me ajudou a descobrir o milagre do tapping. tapping.   Um dia, sentada próximo minha piscina, após um ano de terapia comigo, ela começou a sentir náuseas devido ao seu medo de estar próxima a água. Então, eu tive uma ideia. Lembrando que os chineses tem usado a acupuntura por mais de 5000 anos para estimular o fluxo de energia através do q ue eles chamam de “meridianos” ou caminho elétricos, eu pedi para Mary fazer o tapping  algumas  algumas poucas vezes no ponto abaixo dos olhos  – o qual eu sabia ser a localização do ponto final do meridiano do estômago.   De repente, Mary exclamou, “ Passou!” e foi di reto até a piscina, se inclinou e  jogou água em sua sua face.  Naquela noite, Mary decidiu testar se sua fobia estava mesmo curada e dirigiu até o oceano em meio a uma rara tempestade na Califórnia. Caminhou para dentro do mar até a água alcançar o nível da cintura e ainda permanece livre do medo, décadas depois. Foi nesse ponto que eu soube que uma grande descoberta fora confiada a mim. Em algumas de nossas histórias favoritas de vidas transformadas após o tratamento com o TFT, pacientes com fobias contam sobre suas recém descoberta liberdade e sobre o quão rápido o TFT atua sobre as fobias.

79   79

Medo de Falar em Público é a Fobia Número 1 Estudos revelaram que algumas pessoas preferem morrer a terem que falar para uma plateia. Este medo é conhecido como “glossophobia”   - um termo que vem das palavras gregas glossa, que significa “língua”, e  phobia  phobia,, que significa “medo”. Pesquisas revelaram que o medo de falar em público é o medo número 1 mais comum ao redor do globo.

 

De fato, foi revelado pelas pesquisas que o medo de falar em público supera numericamente numericamen te até o medo da morte. Porque? Porque quando comparada à morte, a necessidade de falar em e m público impacta virtualmente todos os aspectos da vida diária. Em minha carreira como um instrutor e consultor educacional, eu frequentemente ensino como falar em público para pais, comunidades, adolescentes e estudantes universitários. Como um consultor, eu trabalho com indivíduos e com equipes corporativas para ajuda-los a desenvolver as habilidades para se falar em público em seus empregos. Pensar sobre falar em público pode causar, no individuo mais confiante, um impacto que o leva a suar frio, com um tremor visível das mãos e das pernas. Ter que falar em frente a uma audiência pode causar em um outrora líder equilibrado, a gaguejar em sua oratória, com a garganta seca e a voz tremula. No trabalho com indivíduos, pequenos grupos ou classes, eu descobri que o TFT  –  Thought Field Therapy  –  é uma ferramenta poderosa para reduzir e eliminar a ansiedade de falar em público. Em certo ponto na vida, quase todos nós precisamos nos comunicar de um modo público. Isto é especialmente verdadeiro para estudantes e trabalhadores.  A dificuldade de falar em público pode afetar negativamente as carreiras, a autoconfiança e as notas escolares. Os estudantes tem relatado que as aulas de discurso público estão entre as mais difíceis na escola. Considerando esse conhecimento, eu comecei a aplicar oTFT  –  Thought Field Therapy  –  com estudantes e clientes que vivenciam dificuldade de falar em público. *Esses estudos e pesquisas são citados no livro de Stephen Lucas “ The Art of Public Speaking ” (McGraw Hill Publishers); Jim Peterson em seu artigo “Speech Topics Help, Advice & Ideas”, em  emNa   www.speechtopics-help.com/index.html; e por J. Dan Rothwell em seu livro “ In the Company of Others: Introduction to Comunication” (McGraw Hill Publishers). 

80 Quais são os sintomas da glossophobia glossophobia  –  – ou medo de falar em público? público? Boca seca, riso nervoso, esquecimento repentino, mãos e pernas trêmulas, fala ofegante, náusea, vergonha, desejo de sair correndo, esconder as mãos nos bolsos, mexer nos anéis ou outras jóias e assim como outros tantos maus sentimentos em comum.

 

Depois de explicar que o TFT é uma técnica de auto-ajuda, consistindo em aplicar sequências de tapping   designadas a eliminar as emoções negativas relacionadas a falar em público, eu peço para que os meus clientes avaliem o nível de ansiedade. Eu peço, também, para que eles pensem e sintonizem com o nível de aflição que eles estão sentindo enquanto pensam sobre fazer uma apresentação antes de uma audiência. O indivíduo, então, taxa a sua ansiedade com o SUD, de 0 a 10, sendo zero nenhum incômodo e, dez, o nível mais alto de aflição. Eu, então, os guio através da sequência de TFT para ansiedade, concluindo com a técnica do rolar de olhos do chão ao teto. O que eu descobri é que, embora muitos indivíduos fiquem inicialmente apreensivos sobre usar o TFT, eles seguem com a aplicação e acabam se tornando mais calmos e menos tensos. Em minutos, ao invés de faces tensas ou lágrimas quando lembram de ter que falar em público, sorrisos aparecem. Estudantes adquirem clareza na frente de uma platéia  – e ainda, eles têm a habilidade de lembrar a ordem do discurso e o que

eles queriam falar. Como um participante descreveu: “Eu não penso mais se vou ficar nervoso. Eu só penso no que eu devo dizer. A minha mente simplesmente parece mais clara”.  Em outras palavras, estudantes que usam o TFT antes de fazerem seus discursos são capazes de se concentrarem no contexto de sua apresentação ao invés de serem incomodados por aqueles comportamentos debilitantes que os impediam de falarem em público no passado. Eu também notei  –  depois de usar o TFT  –  que esses estudantes são, frequentemente, os primeiros voluntários a compartilhar as suas apresentações. Aqueles que eu ensino em um ambiente corporativo revelam que o TFT tem ajudado eles a aprimorarem os seus discursos públicos públicos  – e, por causa disso, eles têm tido mais oportunidades oportunidades de crescerem em suas s uas carreiras.

81 O Thought Field Therapy   (TFT) - Terapia do Campo de Pensamento - não apenas aumenta a confiança e a auto estima com relação a falar em público, como também ajuda a locutores inseguros a se concentrarem no conteúdo do discurso, com grande clareza de pensamento  –  e assim superarem os sentimentos e comportamentos debilitantes que os impedem de realizar realizar um discurso público público eficiente.

- Dr. Victoria Yancey  

...

 

  Uma fobia é um medo persistente sem uma razão lógica  –  usualmente relacionada a um objeto ou situação inofensiva. Ironicamente, a maioria das pessoas que tem alguma fobia percebem como os seus medos são surreais, o que, em troca, faz com que elas se sintam fúteis e envergonhadas. envergonhadas. Entretanto, ainda assim, a fobia continua a arrasar com as suas vidas, com os seus relacionamentos  –  e, até mesmo, com as suas carreiras. Na nossa próxima historia, uma mulher sofre em sua carreira, por causa do medo que sentia de falar em grupos. Apresentar projetos projetos e planos de design quase a paralizava.  Assim sendo, quando ela encarou a possibilidade possibilidade de falar em público em uma conferência industrial que iria deslanchar a sua carreira  – ela percebeu que tinha que procurar ajuda. Depois de tentar todas as outras possibilidades para a cura da sua fobia, ela finalmente descobriu descobriu o TFT.

Com medo da minha própria sombra

Na minha infância, eu sempre tive medo da minha própria sombra. Eu tinha medo de estranhos. Espaços públicos me faziam tremer. Quando era pequena, eu costumava me esconder de baixo da minha cama assim que uma visita chegava  –  e se nós saíssemos de casa, eu ficava presa a minha mãe como uma terceira perna. Eu nunca soube o que me causava aquele medo. Meus pais sabiam que nenhum trauma havia acontecido comigo. A conclusão deles foi, simplesmente, que eu era uma criança muito tímida. Uma vez na escola, eu me fingi de doente para evitar dar um discurso na frente da minha sala ou cantar no coro em frente dos meus pais. Para adaptar-me, eu escolhi ser uma pessoa por traz das câmeras, não aquela no holofote.

82  Ainda assim, o meu corpo tremia, meu coração saltava do peito e a minha mente congelou, na medida em que minha face ficava corada de vergonha.

 

Qualquer novo ambiente ou mudança, era muito doloroso para mim, já que eu me preocupava preocupa va tanto a ponto de me exaurir. No momento em que comecei a trabalhar para viver  –  em um trabalho e, depois, criando o meu próprio negócio  –  eu percebi que tinha que me livrar desse medo desnecessário. Eu tentei tudo que podia pensar  – terapia, acupuntura, reiki , hipnose, me forçando a ir a locais públicos e livros de auto-ajuda. Essas técnicas ajudaram por um tempo, mas a ansiedade de falar em frente as pessoas continuou. Não apenas isso, mas eu era dona de uma empresa de decoração de interiores que tinha múltiplas apresentações de projetos para clientes. Querer ser bem sucedida em um trabalho tipicamente masculino, me serviu de incentivo para encarar os medos dessas apresentações de qualquer forma. Embora eu sentisse sempre as dores no estômago depois das apresentações, eu encontrava alguma forma de continuar em frente, mesmo que estivesse tremendamente ner nervosa. vosa. Para piorar, eu também fui vítima da Síndrome do Edifício Doente – no qual as toxinas de alguns prédios eram tão tóxicas para mim que, sobrecarregaram o meu sistema imunológico e acabaram por me deixar muito doente. Através de vários métodos médicos convencionais e alternativos, eu recuperei a saúde. Assim, logo se tornou a minha paixão ensinar às pessoas sobre os perigos das toxinas que invadem as áreas de trabalho e os lares. Todavia, um problema continuava. Eu tinha medo de falar fa lar em público sobre esse tema que eu era tão apaixonada. apaixonada. Então, eu conheci a Joanne e o Roger Callahan. Pela primeira vez eu fui introduzida ao TFT  –  essa terapia “esquisita” de dar tapinhas no corpo. Eu comprei o livro Tapping the Healer Within  Within  e um novo mundo se abriu para mim. Eu sabia que tinha finalmente encontrado um modo seguro e natural de eliminar meus medos para que eu pudesse viver com integridade, integridade, como eu desejava. Seis meses depois, eu fui requisitada a palestrar como parte de um painel na Convenção de Gerentes em Baltimore. O tópico era "Como a qualidade do ar e do ambiente afetam a produtividade dos empregados” – um tópico que eu podia falar com facilidade e apaixonadamente.

83 Sem nem pensar, eu concordei em apresentá-la. Entretanto, quando eu desliguei o telefone, eu percebi. Essa era uma convenção nacional que atingia milhares milhares de pessoas. Eu nunca tinha dado um discurso como este antes, deixada sozinha em frente a uma audiência daquele tamanho. Eu estava perto de me paralisar de medo.

 

Nas duas semanas que eu havia reservado para montar a minha apresentação e ir até a convenção, eu usei o algoritmo para ansiedade e estresse do livro do Dr.Callahan.  Assim, aqui eu estava  –  no dia antes da apresentação e em casa... o nervosismo bateu. Eu não conseguia parar de tremer e a minha voz ofegava. Eu tive uma enxaqueca. Eu não poderia falar desta forma. Então, eu liguei para o Dr. Callahan para uma sessão privada para superar o meu medo de falar em público. Atráves do telefone, o Dr. Callahan diagnosticou uma sequência de tapping   específica específica para o meu problema imediato. Conforme eu fazia as séries de tapping que ele havia me dado, eu pude sentir as mudanças extraordinárias no meu corpo. Minha tremedeira começou a baixar, meu coração começou a bater regularmente,, o corado do meu rosto começou a desaparecer. O Dr. Callahan abaixou regularmente

a minha aflição de “10” para “4” em, apenas, 15 minutos. Entretanto, alguns minutos depois, os problemas voltaram para “10”.   Eu estava me sentindo horrível de novo. O Dr. Callahan me perguntou o que tinha acontecido. Eu disse a ele que não tinha mudado uma coisa do seu lugar. Ele disse que alguma coisa  coisa  havia mudado e me perguntou se alguém tinha vindo até o meu quarto. Eu disse a ele que o meu filho tinha aparecido para pegar uma coisa que precisava.

“Ele estava usando alguma colônia?”, o Dr. Callahan perguntou.  Eu respondi que ele sempre usa uma marca de colônia que me incomoda. O Dr.Callahan checou e disse que a colônia do meu filho era tóxica e havia me trazido para uma reversão que me trouxe de volta o meu medo com força. Dr. Callahan, então, fez um exercício de respiração para neutralizar neutralizar as toxinas do meu sistema. Em minutos, eu comecei a me sentir melhor. Então, o meu marido entrou no quarto  – ele esteve próximo o suficiente do meu filho para ficar com um resquício da colônia dele em sua própria roupa  – e me causou um novo relapso do meu medo.

84 Novamente, eu fiz o exercício de respiração, seguido da s sequênci equência a de tapping. Depois de 35 minutos, o TFT reduziu o meu medo de “10” para “1”. É claro que eu levei as sequências de tapping  comigo  comigo para a convenção e, logo quando entrei no local, eu me tranquei no banheiro das mulheres e apliquei as sequências de novo. Concluindo, eu falei pela primeira vez como uma apresentadora calma, confiante e entusiasmada, essa foi uma das experiências mais maravilhosas da minha carreira. Mesmo quando eles mudaram a localização da sala no último segundo e eu não consegui mostrar um dos meus vídeos durante o meu discurso  – eu continuei focada,

 

confiante e calma. Mesmo quando um higienista ambiental na platéia me desafiou em alguns pontos da minha palestra, eu continuei firme. Entretanto, mais importante, eu me senti cheia de poder e segura. Naquele ponto, eu sabia que o meu medo duradouro e incapacitante de falar em público tinha morrido no passado. Eu era livre agora para conseguir ensinar as pessoas sobre como construir ambientes mais saudáveis em casa e no trabalho, através da conscientização conscientização sobre as toxinas e os seus efeitos no corpo humano. TFT é um jeito maravilhoso, seguro e natural de eliminar medos e ansiedades. Ele abriu um novo mundo para mim. Christina Mayhew

...

www.rogercallahan.com  

www.tftbrasil.com.br  

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF