Teste Simulado de Legislação Para Praticante de Prático
Short Description
Download Teste Simulado de Legislação Para Praticante de Prático...
Description
TESTE SIMULADO DE LEGISLAÇÃO PARA PRATICANTE DE PRÁTICO ICN 2006. RICARDO BARRETO 1 – Indique a opção correta quanto ao DIREITO DE PASSAGEM INOCENTE, de acordo com as normas da autoridade marítima : ( ) É reconhecido, às embarcações de qualquer nacionalidade, o direito de passagem inocente na zona econômica exclusiva brasileira. A passagem inocente deverá ser contínua e rápida, não podendo ser prejudicial à paz, à boa ordem ou à segurança do Brasil. Compreende o parar e fundear, desde que constituam incidentes comuns da navegação ou sejam impostos por motivos de força maior ou prestação de auxílio às pessoas ou embarcações em perigo no mar. Não compreende o acesso às águas interiores ou quando para elas se dirigirem. ( ) É reconhecido, às embarcações de qualquer nacionalidade, o direito de passagem inocente nas águas jurisdicionais brasileiras. A passagem inocente deverá ser contínua e rápida, não podendo ser prejudicial à paz, à boa ordem ou à segurança do Brasil. Compreende o parar e fundear, desde que constituam incidentes comuns da navegação ou sejam impostos por motivos de força maior ou prestação de auxílio às pessoas ou embarcações em perigo no mar. Compreende o acesso às águas interiores ou quando para elas se dirigirem.
( X ) É reconhecido, às embarcações de qualquer nacionalidade, o direito de passagem inocente no mar territorial brasileiro. A passagem inocente deverá ser contínua e rápida, não podendo ser prejudicial à paz, à boa ordem ou à segurança do Brasil. Compreende o parar e fundear, desde que constituam incidentes comuns da navegação ou sejam impostos por motivos de força maior ou prestação de auxílio às pessoas ou embarcações em perigo no mar. Não compreende o acesso às águas interiores ou quando para elas se dirigirem. ( ) É reconhecido, às embarcações de qualquer nacionalidade, o direito de passagem inocente no mar territorial brasileiro. A passagem inocente deverá ser contínua e rápida, não podendo ser prejudicial à paz, à boa ordem ou à segurança do Brasil. Compreende o parar e fundear, desde que constituam motivos de força maior ou prestação de auxílio às pessoas ou embarcações em risco no mar. Compreende o acesso às águas interiores ou quando para elas se dirigirem.
2 – Indique a opção correta quanto aos aspectos das informações sobre o tráfego marítimo : ( X ) As informações sobre o tráfego marítimo envolvem os seguintes aspectos: a salvaguarda da vida humana no mar (SAR); o cumprimento da legislação nas AJB e o controle naval do tráfego marítimo (CNTM), em emergências e em situações de conflito ( ) As informações sobre o tráfego interior envolvem os seguintes aspectos: a salvaguarda da vida humana no mar (SAR); o cumprimento da legislação nas AJB e o controle naval do tráfego marítimo (CNTM), em emergências e em situações de conflito ( ) As informações sobre o tráfego marítimo envolvem os seguintes aspectos: a salvaguarda da vida humana no mar (SAR); o cumprimento da legislação nas AJB e o controle naval do tráfego marítimo (CNTM), e em situações de risco ( ) As informações sobre o tráfego marítimo envolvem os seguintes aspectos: o cumprimento da legislação nas AJB e o controle naval do tráfego marítimo (CNTM), em emergências e em situações de conflito. 3 – Indique a opção correta no que se refira a competência do Diretor geral de navegação: ( ) Compete ao Diretor Geral de Navegação (DGN), como preposto da Autoridade Marítima para a Segurança da Navegação, cumprir as normas necessárias a Regulamentação do Serviço de Praticagem e decidir os casos omissos. ( ) Compete ao Diretor Geral de Navegação (DGN), como Autoridade Marítima para a Segurança da Navegação, estabelecer as normas necessárias a Regulamentação do Serviço de Praticagem e decidir os casos omissos. ( ) Compete ao Diretor Geral de Navegação (DGN), como Representante da Autoridade Marítima para a Salvaguarda da Vida Humana, estabelecer as normas necessárias a Regulamentação do Serviço de Praticagem e decidir os casos omissos. ( X ) Compete ao Diretor Geral de Navegação (DGN), como Representante da Autoridade Marítima para a Segurança da Navegação, estabelecer as normas necessárias a Regulamentação do Serviço de Praticagem e decidir os casos omissos.
4 – Indique a opção correta quanto ao certificado de habilitação de praticante de prático ( ) É o documento, expedido pelo Diretor de Portos e Costas, que certifica e comprova ter sido o candidato aprovado e classificado no exame de seleção a Praticante de Prático em uma determinada ZP, para uma das vagas disponíveis, conforme previsto no Edital do correspondente exame de seleção. Tal certificado o habilita a cumprir o Programa Mínimo de Estágio, que terá validade de 02 (dois) anos ( ) É o documento, expedido pelo Capitão dos Portos, que certifica e comprova ter sido o candidato aprovado e classificado no exame de seleção a Praticante de Prático em uma determinada ZP, para uma das vagas disponíveis, conforme previsto no Edital do correspondente exame de seleção. Tal certificado o habilita a cumprir o Programa Mínimo de Estágio, que terá validade de 12 (doze meses ) ( X ) É o documento, expedido pelo Capitão dos Portos, que certifica e comprova ter sido o candidato aprovado e classificado no exame de seleção a Praticante de Prático em uma determinada ZP, para uma das vagas disponíveis, conforme previsto no Edital do correspondente exame de seleção. Tal certificado o habilita a cumprir o Programa Mínimo de Estágio, e que terá validade de 02 (dois) anos
( ) É o documento, expedido pelo Diretor de Portos e Costas, que certifica e comprova ter sido o candidato aprovado no exame de seleção a Praticante de Prático em uma determinada ZP, para uma das vagas disponíveis, conforme previsto no Edital de exame de seleção. Tal certificado o habilita a cumprir o Programa de Estágio, que terá validade de 02 (dois) anos.
5 – indique a opção correta quanto ao ponto de espera de prático ( ) Ponto estabelecido em coordenadas geográficas pelo Diretor Geral de Navegação, onde é efetuado o embarque/desembarque do Prático, por ocasião das manobras de entrada e saída dos portos e terminais ( ) Ponto estabelecido em coordenadas geográficas pelo Capitão dos Portos, onde é efetuado o embarque/desembarque do Prático, por ocasião das manobras de entrada e saída dos portos e terminais
( X ) Ponto estabelecido em coordenadas geográficas pelo Diretor de Portos e Costas, onde é efetuado o embarque/desembarque do Prático, por ocasião das manobras de entrada e saída dos portos e terminais ( ) Ponto estabelecido em coordenadas geográficas pelo Capitão dos Portos, onde é efetuado o embarque/desembarque do Prático, por ocasião de entrada e saída nos portos e terminais 6 – Indique a opção certa para o operação de embarcações que arvorem pavilhão peruano classificadas a operar exclusivamente na navegação interior da Bacia Amazônica ( X ) As embarcações de bandeira peruana, classificadas para operar, exclusivamente, na navegação interior da bacia amazônica, com arqueação bruta superior a 2000AB, utilizarão, obrigatoriamente, o serviço de praticagem. A utilização do serviço de praticagem será facultativa, para as embarcações de bandeira peruana classificadas para operar, exclusivamente, na navegação interior da bacia amazônica, cuja arqueação bruta seja menor ou igual a 2000AB, e cujo calado máximo seja compatível com os valores estabelecidos pela autoridade marítima brasileira, em função das condições de navegabilidade dos rios da região, nos trechos sob jurisdição nacional brasileira.
( ) As embarcações de bandeira peruana, classificadas para operar, exclusivamente, na navegação interior da bacia amazônica, com arqueação bruta igual ou superior a 2000AB, utilizarão, obrigatoriamente, o serviço de praticagem. A utilização do serviço de praticagem será facultativa, para as embarcações de bandeira peruana classificadas para operar, exclusivamente, na navegação interior da bacia amazônica, cuja arqueação bruta seja menor ou igual a 2000AB, e cujo calado máximo seja compatível com os valores estabelecidos pela autoridade marítima brasileira, em função das condições de navegabilidade dos rios da região, nos trechos sob jurisdição nacional brasileira.
( ) As embarcações de bandeira peruana, classificadas para operar, exclusivamente, na navegação interior da bacia amazônica, com arqueação bruta superior a 2500AB, utilizarão, obrigatoriamente, o serviço de praticagem. A utilização do serviço de praticagem será facultativa, para as embarcações de bandeira peruana classificadas para operar, exclusivamente, na navegação interior da bacia amazônica, cuja arqueação bruta seja menor ou igual a 2500AB, e cujo calado máximo seja compatível com os valores estabelecidos pela autoridade marítima brasileira, em função das condições de
navegabilidade dos rios da região, nos trechos sob jurisdição nacional brasileira.
( ) As embarcações de bandeira peruana, classificadas para operar, exclusivamente, na navegação interior da bacia amazônica, com arqueação bruta superior a 2000AB, utilizarão, obrigatoriamente, o serviço de praticagem. A utilização do serviço de praticagem será facultativa, para as embarcações de bandeira peruana classificadas para operar, exclusivamente, na navegação interior da bacia amazônica, cuja arqueação bruta seja menor ou igual a 2000AB, e cujo calado máximo seja compatível com os valores estabelecidos pela autoridade marítima brasileira, em função das condições de navegabilidade dos rios da região.
7 – Indique a opção certa quanto aos requisitos a participação do processo seletivo a categoria de praticante de prático ( ) Os interessados em participar do processo seletivo à categoria de Prático, deverão satisfazer os seguintes requisitos indispensáveis: 1) ser brasileiro, com idade mínima de 21 anos completos ou a completar no ano do exame; 2) possuir diploma de graduação de nível superior ou habilitação profissional correspondente, devidamente registrado no Ministério da Educação ou no Conselho Federal de Educação; 3) ser aquaviário da seção de convés ou máquinas, de nível igual ou superior a 4 (quatro) ou possuir a correspondência com as categorias profissionais, de acordo com normas específicas da Autoridade Marítima ou pertencer ao grupo de amadores, no mínimo na categoria de Mestre-Amador ou possuir a correspondência com as categorias de amadores, de acordo com normas específicas da Autoridade Marítima; 4) gozar de perfeita sanidade física e mental; 5) não ser militar reformado por invalidez definitiva ou civil aposentado por invalidez permanente; 6) estar em dia com o serviço militar; 7) estar quite com as obrigações eleitorais; e 8) efetuar o pagamento da taxa de inscrição para o exame.
( ) Os interessados em participar do processo seletivo à categoria de Praticante de Prático, deverão satisfazer os seguintes requisitos indispensáveis: 1) ser brasileiro, com idade mínima de 18 anos completos ou a completar no ano do exame; 2) possuir diploma de graduação de nível superior ou habilitação profissional correspondente, devidamente registrado no
Ministério da Educação ou no Conselho Federal de Educação; 3) ser aquaviário da seção de convés ou máquinas, de nível igual ou superior a 4 (quatro) ou possuir a correspondência com as categorias profissionais, de acordo com normas específicas da Autoridade Marítima ou pertencer ao grupo de amadores, no mínimo na categoria de Mestre-Amador ou possuir a correspondência com as categorias de amadores, de acordo com normas específicas da Autoridade Marítima; 4) gozar de perfeita sanidade física e mental; 5) não ser militar reformado por invalidez definitiva ou civil aposentado por invalidez permanente; 6) estar em dia com o serviço militar; 7) estar quite com as obrigações eleitorais; e 8) efetuar o pagamento da taxa de inscrição para o exame.
( ) Os interessados em participar do processo seletivo à categoria de Praticante de Prático, deverão satisfazer os seguintes requisitos indispensáveis: 1) ser brasileiro, com idade mínima de 21 anos completos ou a completar no ano do exame; 2) possuir diploma de graduação de nível superior ou habilitação profissional correspondente, devidamente registrado; 3) ser aquaviário da seção de convés ou máquinas, de nível igual ou superior a 4 (quatro) ou possuir a correspondência com as categorias profissionais, de acordo com normas específicas da Autoridade Marítima ou pertencer ao grupo de amadores, no mínimo na categoria de Mestre-Amador ou possuir a correspondência com as categorias de amadores, de acordo com normas específicas da Autoridade Marítima; 4) gozar de perfeita sanidade física e mental; 5) não ser militar reformado por invalidez definitiva ou civil aposentado por invalidez permanente; 6) estar em dia com o serviço militar; 7) estar quite com as obrigações eleitorais; e 8) efetuar o pagamento da taxa de inscrição para o exame.
( X ) Os interessados em participar do processo seletivo à categoria de Praticante de Prático, deverão satisfazer os seguintes requisitos indispensáveis: 1) ser brasileiro, com idade mínima de 21 anos completos ou a completar no ano do exame; 2) possuir diploma de graduação de nível superior ou habilitação
profissional correspondente, devidamente registrado no Ministério da Educação ou no Conselho Federal de Educação; 3) ser aquaviário da seção de convés ou máquinas, de nível igual ou superior a 4 (quatro) ou possuir a correspondência com as categorias profissionais, de acordo com normas específicas da Autoridade Marítima ou pertencer ao grupo de amadores, no mínimo na categoria de Mestre-Amador ou possuir a correspondência com as categorias de amadores, de acordo com normas específicas da Autoridade Marítima; 4) gozar de perfeita sanidade física e mental; 5) não ser militar reformado por invalidez definitiva ou civil aposentado por invalidez permanente; 6) estar em dia com o serviço militar; 7) estar quite com as obrigações eleitorais; e 8) efetuar o pagamento da taxa de inscrição para o exame.
8 – Marque a opção correta quanto as características principais da lancha de prático
(
) - comprimento total - acima de 9m - comprimento entre perpendiculares - acima de 7m - boca - superior a 3m- calado máximo - 2,5m - deslocamento - superior a 5000kg - propulsão - 2 motores diesel de no mínimo 170Hp de potência cada um, dois eixos e dois hélices. (
) - comprimento total - acima de 9m - comprimento entre perpendiculares - acima de 8m - boca - superior a 3m- calado máximo - 1,5m - deslocamento - superior a 5000kg - propulsão - 2 motores diesel de no mínimo 170Hp de potência cada um, dois eixos e dois hélices.
(
) - comprimento total - acima de 9m - comprimento entre perpendiculares - acima de 7m - boca - superior a 3m- calado máximo - 1,5m - deslocamento - superior a 5000kg - propulsão - 2 motores diesel de no mínimo 150Hp de potência cada um, dois eixos e dois hélices.
( X ) - comprimento total - acima de 9m - comprimento entre perpendiculares - acima de 7m - boca - superior a 3m- calado máximo - 1,5m - deslocamento - superior a 5000kg - propulsão - 2 motores diesel de no mínimo 170Hp de potência cada um, dois eixos e dois hélices. 9 – Indique a opção certa quanto as afirmativas abaixo
( ) O número de lanchas será fixado a critério da Autoridade Marítima que forem homologadas a prestar o serviço à praticagem, com a obrigatoriedade de estarem prontas para atender às solicitações permanentemente (24h p/dia).
( ) O número de lanchas será fixado a critério do Diretor Geral de Navegação que forem homologadas a prestar o serviço à praticagem, com a obrigatoriedade de estarem prontas para atender às solicitações permanentemente (24h p/dia).
( X ) O número de lanchas será fixado a critério da associação de praticagem ou de outras que forem homologadas a prestar o serviço à praticagem, com a obrigatoriedade de estarem prontas para atender às solicitações permanentemente (24h p/dia).
( ) O número de lanchas será fixado a critério do Capitão dos Portos ou de outras que forem homologadas a prestar o serviço à praticagem, com a obrigatoriedade de estarem prontas para atender às solicitações permanentemente. 10 – Indique a opção certa quanto aos equipamentos de navegação indispensáveis, encontrados na lancha de prático (
)
- Radar Banda S- uma unidade; - GPS - uma unidade; - Ecobatímetro - uma unidade; - Agulha magnética - uma unidade; - Cartas Náutica da jurisdição da ZP - uma unidade de cada; - Régua paralela, compasso - uma unidade de cada; e - Binóculo - uma unidade.
(
)
- Radar Banda X - uma unidade; - GPS - uma unidade; - Ecobatímetro - uma unidade; - Agulha magnética - uma unidade; - Cartas Náutica da jurisdição da ZP - uma unidade de cada; - Régua paralela - uma unidade; e - Binóculo - uma unidade.
( X )
- Radar Banda X - uma unidade; - GPS - uma unidade; - Ecobatímetro - uma unidade; - Agulha magnética - uma unidade; - Cartas Náutica da jurisdição da ZP - uma unidade de cada; - Régua paralela, compasso - uma unidade de cada; e - Binóculo - uma unidade.
(
- Radar Banda S - uma unidade; - Ecobatímetro - uma unidade; - Agulha magnética - uma unidade; - Cartas Náutica da jurisdição da ZP - uma unidade de cada; - Régua paralela, compasso - uma unidade de cada; e - Binóculo - uma unidade.
)
View more...
Comments