Teste Rapaz Bronze
Short Description
teste português 5º ano...
Description
TESTE DE
AVALIAÇÃO
ANO LETIVO 2015 / 2016
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALLIS LONGUS
Português - 5º Nome
Ano
Escola Básica de Vallis Longus _____________________________ Nº ___ Turma ___ Data ___/___/___
Professor ______________ E. Educação ________________
Avaliação por domínios:
Apreciação Global
A. Leitura B. Gramática C. Escrita
I – Leitura 1. Lê atentamente o texto A.
Texto A
Então, na orla da clareira, apareceu o Gladíolo. E Florinda, vendo um Gladíolo a caminhar para ela, suspirou e disse: - A noite é fantástica e diferente! - A noite – disse o Rapaz de Bronze – é o dia das coisas. É o dia das flores, das plantas e das estátuas. De dia somos imóveis e estamos presos. Mas de noite somos livres e dançamos. O Gladíolo parou no centro da clareira, em frente da jarra de pedra, e fez uma reverência. - Olá, Gladíolo! – disse Florinda – Gosto muito de te ver caminhar como uma pessoa. - E eu – disse o Gladíolo, fazendo outra reverência – gosto muito de te ver numa jarra como uma flor. - Olhem! Olhem! – disse Florinda, apontando com o dedo. Eram as rosas e os cravos que tinham chegado. E, logo a seguir, chegaram os malmequeres, os narcisos, os lírios, as papoilas, os miosótis, os girassóis, as camélias, as urzes, as margaridas, os amores perfeitos, as glicínias. As flores de estufa chegaram um pouco depois. O Gladíolo foi dançar com a Begónia. A Tulipa ainda não tinha chegado. Florinda ria sentada na beira da jarra e batia palmas de alegria. As danças das flores eram extraordinárias, leves e lentas. Primeiro, as flores formavam uma grande roda. Depois a roda desfazia-se e transformava-se em estrela. E o lugar onde Florinda estava era o centro da roda e o centro da estrela.
2015 /2016 1/5
Sophia de Mello Breyner Andresen, O Rapaz de Bronze (excerto)
1.1.
Ordena os acontecimentos, de 1 a 10, de acordo com o texto. Chegaram os malmequeres, os narcisos e os lírios. Florinda ria e batia palmas de alegria. Florinda suspirou porque a noite era fantástica e diferente. As flores formaram uma grande roda. O Gladíolo foi dançar com a Begónia. Chegaram as flores de estufa. O Gladíolo cumprimentou Florinda. As flores, dançando, formaram uma estrela. O Rapaz de Bronze explicou que a noite é o dia das coisas. Chegaram as rosas e os cravos.
1.2.
Retira, do excerto, palavras com significado semelhante ao das apresentadas. a)
Cumprimento, inclinação do corpo para saudar: ___________________
b)
Espaço
sem
vegetação,
no
meio
de
bosque
ou
floresta:
__________________ c) 1.3.
Excecionais, raras, invulgares: _____________________
Classifica o tipo de narrador, assinalando com X a opção correta. □ Participante ou Presente
□ Não participante ou Ausente
1.3.1. Transcreve, do texto, uma frase ou expressão que comprove a tua opção. _________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 1.4.
Identifica os Recursos Expressivos presentes nos exemplos.
a) “As
danças
das
flores
eram
extraordinárias,
leves
e
lentas.”
________________________ b) “
(…)
chegaram
os
malmequeres,
os
narcisos,
(…),
as
glicínias.”
____________________ c) “ (…) um Gladíolo a caminhar para ela (…).” _________________________ 1.5.
Aperfeiçoa o diálogo do excerto com os verbos introdutores de diálogo da caixa. exclamou respondeu
explicou
cumprimentou
2015 /2016 2/5
- A noite – disse ___________________ o Rapaz de Bronze – é o dia das coisas. É o dia (…). O Gladíolo parou no centro da clareira, em frente da jarra de pedra, e fez uma reverência. - Olá, Gladíolo! – disse __________________ Florinda – Gosto muito de te ver caminhar como uma pessoa. - E eu – disse _________________ o Gladíolo, fazendo outra reverência – gosto muito de te ver numa jarra como uma flor. - Olhem! Olhem! – disse _________________ Florinda, apontando com o dedo. 2.
Lê atentamente o texto B. As pedras falam? Pois falam Mas não à nossa maneira, Que todas as coisas sabem Uma história que não calam. Debaixo dos nossos pés Ou dentro da nossa mão O que pensarão de nós? O que de nós pensarão? As pedras cantam nos lagos Choram no meio da rua Tremem de frio e de medo Quando a noite é fria e escura. (…) As pedras falam? Pois falam. Só as entende quem quer, Que todas as coisas têm Uma coisa para dizer. Maria Alberta Menéres, Conversa com Versos (excerto)
2.1.
Completa o texto lacunar:
Este poema da poetisa _____________________________________ tem _________ estrofes. Cada estrofe tem quatro ___________, ou seja, todas as estrofes são _______________. 2.2.
Responde às questões, de acordo com o poema.
a) Onde estão as pedras? ____________________________________________________ b) Quando tremem de medo? _________________________________________________
2015 /2016 3/5
c) Quem compreende as pedras? ______________________________________________ 2.3.
Dá um título ao poema. ______________________________________________ II – Gramática
1. Sublinha os pronomes nas frases seguintes e indica a sua subclasse. a) Esta flor é de estufa, mas aquela não é.
____________________________
b) No meu jardim há rosas. E no teu?
____________________________
c) Não me ofereces essa camélia?
____________________________
d) Não é essa! Prefiro aquela do vaso azul. ____________________________ 2. Preenche a tabela das funções sintáticas, com os elementos da frase. A dona da casa ofereceu gladíolos aos seus convidados. Sujeito Predicado Complemento Direto Complemento Indireto 3. Sublinha o Vocativo nas frases seguintes. a) Florinda, não desistas dos teus sonhos! b) Tem paciência, Gladíolo! A Tulipa não vai faltar à festa. III – Escrita Imagina que és a Florinda e vais escrever a uma amiga, contando-lhe o que aconteceu nessa fantástica noite da festa das flores. (100 a 150 palavras) _________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________
2015 /2016 4/5
_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ______ Cotação Grupo I - 50 Grupo II - 20 Grupo III – 30 Tema e tipologia – 5 Texto A - 35 Texto B - 15 1 2 3 Coerência/Pertinência informação – 5 Estrutura e coesão – 5 Morfologia e sintaxe – 5 Repertório vocabular – 5 Ortografia – 5
1.1 .
1.2 .
10
6
1.3 . 6 2+4
1.4
1.5 .
2.1.
2.2.
2.3.
9
4
4
6
5
9
8
3
2015 /2016 5/5
View more...
Comments