Teste Poesia 7ano

April 30, 2019 | Author: Cris Saldanha Gaspar | Category: Rhyme, Poetry, Subject (Grammar)
Share Embed Donate


Short Description

Download Teste Poesia 7ano...

Description

1

Ensino Básico

TESTE DE PORTUGUÊS 7º Ano

fevereiro de 2014

GRUPO I Após uma leitura atenta do poema, responde, com frases completas, às questões que te são postas.

Minha barca aparelhada Solta o pano rumo ao norte; Meu desejo é passaporte Para a fronteira fechada. Não há ventos que não prestem Nem marés que não convenham, Nem forças que me molestem, Correntes que me detenham. Quero eu e a Natureza, Que a Natureza sou eu, E as forças da Natureza Nunca ninguém as venceu. Com licença! Com licença! Que a barca se fez ao mar. Não há poder que me vença, Mesmo morto hei-de passar. Com licença! Com licença! Com rumo à Estrela Polar. - António Gedeão (poema com supressões)

QUESTIONÁRIO: 1. No poema que acabaste de ler, o sujeito poético fala de uma viagem. 1.1. Refere os preparativos que ele efetuou antes de partir. 1.2. Indica o destino dessa mesma viagem.

2. Explica o sentido dos versos “Meu desejo é passaporte/Para a fronteira fechada.”  3. Enumera os obstáculos que ele irá encontrar no caminho.

2

4. Parece-te que o sujeito poético será c apaz de desistir do seu objetivo? Justifica a tua resposta, transcrevendo os versos que m elhor a documentem/ilustrem. 5. Explica o uso da frase exclamativa no poema. 6. Identifica a figura de estilo presente no último verso. 6.1. Explica o seu sentido.

7. Observa com atenção a estrutura formal deste poema: 7.1. Diz quantas estrofes o compõem. 7.2. Classifica, quanto ao número de versos, a primeira e a quarta estrofes. 7.3. Classifica o tipo de rima presente na primeira e na segunda estrofes. 7.4. Traça o esquema rimático do poema.

GRUPO II 1. Identifica, assinalando com uma cruz (x), as frases com verbo Transitivo (VT) e com verbo intransitivo (VI).

VT a) b) c) d) e) f) g) h) i)  j)

Ela dormiu muito. Tu entregaste os cadernos ao Pedro. Ela adoeceu anteontem. O Pedro comprou o livro. Nós demos uma prenda à Sofia. O público aplaudiu o jogador. A joana consultou o médico. Ela sorriu à mãe. O carro derrapou na berma da estrada. Ele agitava a bandeira.

VI x

x x X X X X X x x

2. Na frase O carteiro entregou uma encomenda à minha irmã, o verbo é: a) intransitivo porque não seleciona complementos. b) transitivo direto porque seleciona um complemento direto. c) transitivo direto e indireto porque seleciona complemento direto e indireto ou oblíquo. d) transitivo indireto porque seleciona c omplemento indireto ou oblíquo.

2.1.. Na frase O pedro escorregou , o verbo é: a) transitivo direto porque seleciona complemento direto. c) transitivo indireto porque seleciona complemento indireto ou oblíquo. c) transitivo direto e indireto porque seleciona complemento direto e indireto ou oblíquo. d) intransitivo porque não seleciona complementos.

3

3. Reescreve o texto com os verbos nos tempos adequados. Como hoje é sábado, ( aproveitar) para fazer os trabalhos, porque ontem o professor ( pedir) que (fazer) todos os exercícios com verbos. Amanhã ( ir) todos ao cinema, tal como ( combinar) na semana passada. Nessa altura também ( decidir) que só veríamos um filme em francês para treinarmos a língua. Na próxima segunda-feira, tudo ( voltar) à rotina da escola; por isso, todos nós (ir) aproveitar bem o dia de hoje. 5. Constrói frases com as indicações dadas: 5.1. Se tu (fazer) … (saber) 5.2. A joana e a Rita (ler) frequentemente … (Escrever)

Grupo III

“Minha barca aparelhada Solta o pano rumo ao norte” 

Tal como o poeta, também tu deves ter a tua viagem de sonho. Num texto bem estruturado (100 a 150 palavras), fala sobre uma viagem que gostasses de realizar e apresenta as razões que te levam a ter esse sonho. Bom trabalho!

Correção do Teste de Língua Portuguesa/7º ano – Fevereiro de 2014 Grupo I 50% 1. 1.1. O sujeito poético antes de partir aparelhou a barca e soltou o pano da vela.

4

2. 3. 4. 5.

6. 7.

O seu destino é a Estrela Polar. Os versos significam que o desejo/ a força de vontade/a determinação é que lhe permite abrir caminhos/ultrapassar obstáculos e, por conseguinte, chegar ao destino. Os obstáculos que ele irá encontrar no caminho são os ventos, as marés, as forças e as correntes (“as forças da natureza”). O sujeito poético não irá desistir do seu objetivo, nada o irá deter, já que está disposto a lutar pelo que quer, a enfrentar tudo, até a morte. Ex: “Não há poder que me vença/mesmo morto hei de passar”  5.1. A utilização da frase exclamativa “Com licença!”  exprime a urgência de partir, a determinação em passar. A figura de estilo é a metáfora. 6.1. A Estrela Polar representa o sonho do poeta, o objetivo que ele pretende realizar. Observa com atenção a estrutura formal deste poema: 7.1. O poema é composto por quatro estrofes. 7.2. A primeira estrofe é uma quadra e a última uma sextilha. 7.3. A rima da primeira estrofe é interpolada e emparelhada e a da segunda é cruzada. 7.4. O esquema rimático do poema é o seguinte: abba/cdcd/efef/ghghgh .

Grupo II 20% Grupo I II 30%

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF