Tema Central Do Evangelho De Mateus: O Que Joao Pregava?

June 13, 2019 | Author: Marcio Aparecido Oliveira | Category: Kingship And Kingdom Of God, Jesus, Holy Spirit, Baptism, Prayer
Share Embed Donate


Short Description

Download Tema Central Do Evangelho De Mateus: O Que Joao Pregava?...

Description

JESUS, APROXIMANDO-SE, FALOU-LHES DIZENDO: TODA A AUTORIDADE ME FOI DADA NO CÉU E NA TERRA. IDE, PORTANTO, FAZEI DISCÍPULOS DE TODAS AS NAÇÕES, BATIZANDO-OS EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESÍRITO SANTO, ENSIONANDO-OS A GUARDAR TODAS AS COISAS QUE VOS TENHO ORDENADO (MT 28.18-20)

O REINO TEMA CENTRAL DO EVANGELHO DE MATEUS O Tema central do evangelho é o estabelecimento do Reino dos Céus O QUE É O REINO? É o que os profetas do A T. aguardavam; a exibição da parte de Deus de Sua soberania na redenção do seu povo. Em MT 3  vemos João Batista anunciando a vinda do Reino. Jesus veio estabelecer o Reino de Deus. Ele anuncia ISAÍAS 40 que 40 que diz: O QUE JOAO PREGAVA?

Arrependimento era a exigência de João Batista e em seguida, o batismo. Jesus vai até João para ser batizado por ele e ali acontecem três coias: BATISMO (MORTE) UNÇÃO PELO ESPÍRITO TENTAÇÃO Para que toda a justiça fosse satisfeita Jesus tinha que se identificar com o povo como aquele que levava seus pecados Era necessário que Jesus se identificasse com o povo em sua morte, sua unção com o espírito e sua vitória sobre a tentação. Lucas 17: 21 diz: “O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO  DE VÓS!!! 

Traduzamos a

expressão por “no meio de vós”, o que nos indica que o Reino de Deus é o próprio Jesus. Quando Jesus está entre vós, o Reino está no vosso meio.

QUAL O PAPEL DE JESUS NO REINO No momento em que Jesus veio a terra, surgiu o Reino dos céus tal qual é revelado em Mateus. Então Deus teve como cumprir Sua vontade.

PEDRO TENTA SALVAR JESUS A partir do v21  do capitulo 16  Jesus começou a mostrar que a igreja seria produzida por meio de sofrimentos, morte e ressurreição pelos quais Ele passaria. A Sua morte nos purificaria dos pecados, liberaria Sua vida, que estava oculta Nele e geraria a Igreja! O capitulo 16 nos traz a revelação do mistério de Deus, que é Cristo (v16)  e revela ainda o mistério de Cristo, que é a igreja (v18)  e mostra também como deve ser a vida prática da igreja. DO QUE NOS FALA ESSE EVANGELHO? Sobre voltarmos ao princípio  –   estarmos sob a administração de Deus, sob Seu governo. O Reino de Deus é o lugar onde Ele tem exercido sua autoridade de eternidade em eternidade.

COMO DEVE SER A VIDA PRÁTICA DA IGREJA? Os dois capítulos desvendam que a Igreja detêm a autoridade delegada de Deus (16:19 e 18:17-20), pois ela tem as chaves do Reino dos céus e é a realidade

desse reino. Tudo que a igreja ligar na terra será ligado nos céus e tudo o que desligar na terra será desligado nos céus. Olha o que diz ATOS 1: “A ESTES TAMBÉM, DEPOIS DE TER PADECIDO, SE APRESENTOU VIVO, COM

MUITAS

PROVAS

INCONTESTÁVEIS,

APARECENDO-LHES DURANTE 40 DIAS E FALANDO DE COISAS CONCERNENTES AO REINO DE DEUS. E, COMENDO COM ELES, DETERMINOU-LHES QUE NÃO SE AUSENTASSEM DE JERUSALÉM, MAS ESPERASSEM A PROMESSA DO PAI, A QUAL, DISSE ELE, DE MIM OUVISTES: PORQUE JOAO NA VERDADE BATIZOU COM ÁGUA, MAS VÓS SEREI BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO!” 

Jesus apareceu aos discípulos durante quarenta dias e uma das razoes para isso era fazer com que eles fossem introduzidos nos mistérios do REINO. E isto para quer pregassem o Evangelho ao mundo inteiro. Era pra que eles testemunhassem o que tinham visto e participado : O CRISTO VIVE!!!!! Apesar de caminharem 40 dias com Jesus, os discípulos, ao final desses dias ainda perguntam a

Jesus quando a restauração do Reino de Israel (um reino político-religioso). Eles não entendiam o que Jesus tanto lhes falava. Durante seus três anos de ministério Jesus lhes havia ensinado que com sua vinda o Reino de Deus se realizaria, se concretizaria aqui na terra. Com bastante clareza ele demonstrara que este não seria um reino terreno, mas espiritual, que existiria dentro deles, em seus corações Mas, por trás disso tudo estava a promessa do CONSOLADOR, a promessa do E.S que, segundo Jesus, lhes ensinariam todas as coisas e faria com que se lembrassem de tudo o que ele lhes dissera (jô. 14.26). Jesus deu a eles a ordem de não se ausentarem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do pai  –   Essa promessa era a promessa do Espírito Santo. Ele explica aos discípulos que João Batista batizou com água, mas que eles seriam batizados com o E.S não muito depois daqueles dias. JESUS LEMBRA OS DISCÍPULOS COMO TUDO HAVIA COMEÇADO. JOAO BATIZOU LÁ NO JORDAO E FOI ALI QUE SE OUVIU O GRITO DA NOVA ALIANÇA:

“ARREPENDEI-VOS PORQUE É CHEGADO O REINO DE DEUS”! ALI NO JORDÃO TAMBÉM OUVIU-SE O PRIMEIRO TESTEMUNHO PÚBLICO DE QUE O MESSIAS HAVIA CHEGADO: “EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO”! FOI ALI QUE OS DISCÍPULOS OUVIRAM O PRIMEIRO SEGUE-ME; FOI ALI QUE, NO BATISMO DE JESUS O E.S O UNGIU. Glória a Deus. Diante da pergunta ingênua dos discípulos, Jesus responde com paciência. Ele diz: MAS RECEBEREIS PODER AO DESCER SOBRE VÓS.... A segunda parte da resposta de Jesus é um plano, um programa de ação!! Ela abre as portas do mundo e manda

os

discípulos

abrirem

os

olhos:

MAS

RECEBEREIS PODER AO DESCER SOBRE VÓS O ESPÍRITO SANTO E SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS TANTO EM JERUSALÉM QUANTO EM TODA A JUDÉIA E SAMARIA E ATÉ NOS CONFINS DA TERRA!!! Que plano maravilhoso!!!! SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS! SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS!!

Estas palavras ecoam através de séculos!! Parece ser pouco? É verdade, mas nada mais é dito, só isso: SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS!!!  Parece muito? Mas é só isso: SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS!!!! Desde aquela hora até o momento da vinda de Jesus, os discípulos tem só uma incumbência: SEREIS MINHAS TESEMUNHAS!!! Formidável. O mundo onde o diabo tem o poder deve ser conquistado para Jesus! Impossível? Sim, se o mesmo Cristo não tivesse dito: “ É-ME DADO TODA AUTORIDADE NO CÉU E NA TERRA, POR ISSO IDE..”  Impossível? Sim,caso não não existisse essa verdade: “MAS RECEBEREIS PODER AO DESCER SOBRE  VÓS O

ESPÍRITO SANTO!   Somente nesse poder os poucos homens ainda tão confusos e imaturos, cheios de medos e dúvidas, poderiam cumprir todo plano de ação planejado por seu mestre. ESCUTE: DEUS QUER NOS ABRIR OS OLHOS PARA SUA OBRA, PARA A ÚNICA OBRA DE VALOR ETERNO NESSE NOTEM:

MUNDO:

SERIS

MINHAS

TESTEMUNHAS!!!JESUS

PREGADORES,

MUSICOS,

TESTEMUNHAS. NÃO

ORADORES,

DISSE MAS

TESTEMUNHAS!!! NADA MAIS DO QUE TESTEMUNHAR, FALAR AOS OUTROS DO QUE VC VIU E VIVEU!!! Então apos a ascensão de Jesus vemos dias depois em ATOS 2, o Espírito descer sobre eles! Logo em seguida vemos Pedro pregar de forma maravilhosa! Os mesmo ingênuos apóstolos agora pregavam com intrepidez. Como isso era possível? Era o E.S neles!!! “TENDE EM VÓS O MESMO SENTIMENTO QUE HOUVE TAMBÉM EM CRISTO JESUS, POIS ELE, SUBSISTINDO EM FORMA DE DEUS NÃO JULGOU COMO USURPAÇÃO O SER IGUAL A DEUS; ANTES A SI MESMO SE ESVAZIOU, ASSUMINDO A FORMA DE SERVO, TORNANDO-SE EM SEMELHANÇA DE HOMENS; E, RECONHECIDO EM FIGURA HUMANA, A SI MESMO SE HUMILHOU, TORNANDO-SE OBEDIENTE ATÉ A MORTE, E MORTE DE CRUZ (FP 2.5) “ELE, JESUS, NOS DIAS DE SUA CARNE, TENDO OFERECIDO, COM FORTE CLAMOR E LÁGRIMAS, ORAÇÕES E SÚPLICAS A QUEM O PODIA LIVRAR DA MORTE, E TENDO SIDO OUVIDO POR CAUSA DA SUA PIEDADE,

EMBORA

SENDO

FILHO,

APRENDEU

A

OBEDIÊNCIA PELAS COISAS QUE SOFREUE, TENDO

SIDO APERFEIÇOADO, TORNOU-SE O AUTOR DA SALVAÇÃO ETERNA PARA TODOS OS QUE LHE OBEDECEM” (HB5.7) Ao vir ao mundo Jesus se esvaziou de sua glória e se humilhou tornando-se semelhante ao homem. Ele se submeteu á autoridade do PAI. Deus torna-se assim a autoridade, a cabeça, e Jesus assumiu a posição de obediência. Através da obediência é qUe vamos implantar o Reino. A palavra diz: “POIS AQUELE QUE VIR APÓS MIM A SI MESMO SE NEGUE, TOME SUA CRUZ E ME SIGA; POQUE AQUELE QUE AMAR A SUA VIDA, PERDELA-A MAS AQUELE QUE PERDER SUA VIDA POR AMOR DE MIM ACHÁ-LA-Á. Temos que nos conformar com Cristo na cruz!!! Somos o corpo de Cristo aqui na terra, as mãos e a boca dele aqui na terra. Para sermos usados por Ele temos que ser moldados, temos que crescer. Por isso o Senhor nos admoesta, nos disciplina, mas elas nos levam á intimidade e esta nos mantém dispostos a suportar dores!

EM SEGUIDA NOS É MOSTRADA A FORMA DE SE PRATICAR A VIDA DA IGREJA V24  –   NEGARMOS A NOS MESMOS, TMARMOS A CRUZ E SEGUIRMOS A Jesus.

Essa é a maneira de

praticarmos o reino dos céus

OBEDECER A VONTADE DE DEUS MT 6: 9-13 –  oração do Pai nosso VENHA O TEU REINO –   Diz respeito ao reino dos céus, que é o reino de Deus vindo a terra SEJA FEITA A TUA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NOS CEUS –  quando o reino dos céus chega, a vontade de Deus e feita na terra O Reino de Deus existe de eternidade em eternidade e nele Deus é a autoridade. A terra esta sob o controle do inimigo e Deus precisa reave-la (IJO 5.19). Há, desse modo, um grupo de pessoas que coopere com Ele, Com esses cooperadores Deus pode vir para a terra e, uma vez que o Rei esteja na terra, o Seu Reino também estará.

 Ele precisa de um grupo de pessoas constituídas com Sua própria vida, a fim de cooperarem com Ele para que Sua vontade possa ser feita na terra como nos céus. Ele chamou homens que santificassem Seu nome para que Seu Reino fosse estabelecido aqui. Ele queria que esses homens se aproximassem Dele, o invocassem e estivessem em Sua presença porque onde a presença de Deus estivesse, ali estaria também o Seu reino que é a esfera onde Ele exerce Sua autoridade. Assim como Jesus se identificou conosco ao vir ao mundo, temos que nos identificar com Ele em sua vida e paixão.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF