TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO corrigido (1)
Short Description
Download TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO corrigido (1)...
Description
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Acadêmicos:
Alexandre Sá; Eliene Caetano; Ieda Queiroz; Solange Peixoto.
Conceito de TI
A Tecnologia da Informação (TI) é o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, e à maneira como esses recursos estão organizados num sistema capaz de executar um conjunto de tarefas. A TI não se restringe a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicação de dados. Existem tecnologias relativas ao planejamento de informática, ao desenvolvimento de sistemas, ao suporte ao software, aos processos de produção e operação, ao suporte de hardware, etc. A sigla TI, tecnologia da informação, abrange todas as atividades desenvolvidas na sociedade pelos recursos da informática. É a difusão social da informação em larga escala de transmissão, a partir destes sistemas tecnológicos inteligentes. Seu acesso pode ser domínio público ou privado, na prestação de serviços das mais variadas formas.
Historia da TI
O Brasil e a TI 2º maior usuário de soluções em acesso a internet via mobilidade. Produziu o passaporte com chip que agrega segurança e está entre os 5 melhores do mundo. A urna eletrônica também é um exemplo. No Brasil tanto as empresas privadas como o governo federal produzem inovação.
Os benefícios Inovação; Flexibilidade; Qualidade; Produtividade; Custos.
Fatos que as empresas precisam saber sobre TI TI é horizontal; TI é organização híbrida; TI é parte da capacidade; TI utiliza informações em substituição a capital e operações; Executivos não enxergam a TI como estratégia; A eficácia da TI está relacionada com a eficiência do negócio; TI pode evoluir mais rápido que o pensamento gerencial.
A evolução da Tecnologia da Informação A tecnologia da informação é bem antiga, mais sua evolução começou durante a década de 50, com o surgimento dos primeiros sistemas de computadores. Baseado em grandes equipamentos para processamento e armazenamento de informações. Uma breve linha do tempo mostra alguns momentos importantes da evolução da tecnologia da informação: 1436 – Gutemberg inventa a imprensa; 1844 – Morse inventa o telégrafo (com fio); 1876 – Gralmam inventa o telefone; 1894 – Marconi inventa o radio; 1947 – É construído nos Estados Unidos o ENIAC, o primeiro computador eletrônico; 1955 – É inventada a fibra ótica; 1957 – O primeiro satélite artificial, o Sputnik, é colocado em órbita pelo Governo da URSS; 1957 – Criação da ARPA (Advanced Research Projects Agency = Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas) – pesquisa e desenvolvimento de redes para fins militares. Resposta dos EUA ao lançamento do Sputnik pela URSS. 1966 – É inventado o aparelho de fac simile (fax)
1969 – Implantação da ARPANET – pode ser considerada como a precursora da Internet: e-mail; newsgroups logon remoto transferência de arquivos 1970 – Implantação da 1ª rede pública de dados – X.25; 1974 – É criado o transmission control program (TCP) programa para a troca de arquivos entre computadores; 1975 – É criado o personal computer (PC), que deu origem aos atuais micros; 1976 – Implantação da Ethernet – visando redes locais (transmissão no mesmo cabo, com retransmissão caso haja colisão, velocidade 2.95 Mbps); 1978 – Token ring (rede em anel desenvolvida pela IBM. Nó transmissor fica de posse de um sinalizador até fim da transmissão. Só com a liberação deste sinalizador outro nó pode transmitir) 1980 – Frame relay – Rede com chaveamento por conexão que emprega circuitos virtuais, com controle dos quadros transmitidos entre dois sites; 1984 – RDSI – Rede digital de sistemas integrados. Transmite em uma única conexão digital voz, dados, fax e vídeo; 1990 – ATM – transmissão de dados, voz, TV, etc.; 1991 – Primeira conexão do Brasil com a Internet, feita pela Fapesp;
1994 – É lançado o Netscape; 1995 – A internet é aberta ao público brasileiro pela Embratel; 1995 – LAN sem fio; 1995 – Bluetooth; 1997 – A Receita Federal coloca à disposição dos contribuintes brasileiros a declaração de rendas pela Internet;
As novas tecnologias de informação e o futuro sustentável
A degradação do meio ambiente.
Novas formas de organização estão surgindo. As organizações são criadas para executar estratégias de negócio. Diferentes estratégias têm levado a diferentes tipos de organização. A necessidade de uma organização reconfigurável advém do declínio da sustentabilidade de sua vantagem competitiva. Quando as vantagens não duram muito, também não duram as organizações que as exercem. Tradicionalmente, para competir, as empresas desenvolviam esforços de planejamento e orçamento, desenvolvimento de novos produtos e serviços, criação de sistemas de informação, sistemas de seleção, acompanhamento, treinamento e compensação de recursos humanos, todos projetados e alinhados entre si e com a estratégia e estrutura da empresa. Hoje esse modelo não funciona tão bem porque as fórmulas de sucesso não duram. As vantagens, em torno das quais a empresa projeta sua atuação, são rapidamente copiadas e superadas. É o conhecimento que a organização detém, juntamente com a sua capacidade de aprendizado coletivo, que permitem à organização se "reconfigurar" adequadamente, e a tempo, no ambiente atual de mudança permanente.
View more...
Comments