Tabela de Medicamentos Equino
Short Description
medicamento utilizados em equinos...
Description
TABELA DE MEDICAMENTOS EQUINO
Anestesico
Acepran ACEPRAN 1% é particularmente particularmente indicado como auxiliar no controle de animais de médio e grande porte porte durante os exames, tratamentos, embarques e transportes. Bastante eficaz quando empregado em conjunto com anestesia local nas castrações, neurectomias, “pont as de fogo”, remoção de tumores de pele e cirurgias oculares. MODO DE USAR Para ser utilizado por via intravenosa, intramuscular ou subcutânea. A dose deve ser estabelecida individualmente, dependendo do grau de tranquilização requerido. Animais de Grande porte: 0,5 a 1 mL/100 kg de peso. Animais de Médio porte, Leitões: 0,2 a 0,3 mL/10 kg de peso. Suínos adultos: 2 mL/100 kg de peso. A administração deve ser feita por via intramuscular profunda. A administração por via intravenosa deve ser feita lentamente e um período de 10 minutos deve ser aguardado até o aparecimento dos efeitos da droga.
Pode causar problema na retração peniana dos eqüinos levando a amputação do mesmo
Bravet O Anestésico Bravet pela sua composição possui todas as características de um bom anestésico local, isto é, não é irritante para os tecidos nem causa lesão permanente às estruturas nervosas, sua toxicidade sistêmica é baixa, devido a que pode ser absorvido posteriormente do local da aplicação. A sua permanência no local da aplicação dura o bastante para permitir a cirurgia projetada, mas não tanto que acarrete um período prolongado de recuperação. Dosagem: • O Anestésico Bravet é um produto pronto para aplicação parenteral, para uso por: • Aplicação superficial; • Infiltração Infiltração intradérmica ou subcutânea; • Anestesia em anel - Bloqueio de uma área da pele por infiltração linear de suas margens; • Injeção perineural; • Bloqueio espinhal - Injeção epidural sub-aracnóidea.
Administração: AS DOSES RECOMENDADAS RECOMENDADAS SÃO: • Anestesia paravertebral em bovinos: aproximadamente 7 mL, por cada ponto de origem do nervo; • Descornas: 5 mL da solução para cada nervo corneal; • Mochação: 2 mL m L da solução para cada c ada nervo. DOSE MÁXIMA POR VIA SUBCUTÂNEA E INFILTRAÇÃO: • Equinos e bovinos adultos - 200 mL; • Suínos, ovinos, bezerros e potros - 60 mL; • Cães - Dependendo da raça e tamanho - 25 a 50 mL; • Gatos - 5 mL. Estas doses poderão ser alteradas a critério Médico Veterinário
Lidovet Lidovet é um anestésico local sem vasoconstritor, indicado para bovinos, eqüinos, suínos, caprinos, ovinos, cães e gatos, nos casos de: cesarianas, castrações, descornas, manobras clínico-cirúrgicas, cirurgias de extremidades (membros, tetas, pênis, prepúcio), laparotomia exploratória, ruminotomia e como auxiliar na redução de prolapso. Lidovet deve ser usado em anestesias superficiais de mucosa, infiltrativa, de condução ou bloqueio nervoso ou epidural. Como agente antiarrítmico, no tratamento de emergência de arritmias ventriculares, com aplicação endovenosa. Fórmula: Cada 100 mL contém: Cloridrato de lidocaína....................................................2,00 g Solução de Ringer q.s.p. .............................................100,0 mL Dosagem: A dosagem de Lidovet dependerá da extensão da cirurgia, da espécie animal e do tipo de anestesia local pretendida pelo Médico Veterinário. Posologia recomendada para alguns procedimentos, para solução a 2% de Lidocaína: Bovinos: Analgesia epidural baixa: 4 mL de Lidovet. Analgesia epidural alta: 60 mL de Lidovet. Anestesia da parte inferior dos membros: colocar um torniquete em torno do membro, logo abaixo ou acima do jarrete, e aplicar por via endovenosa 10 a 20 mL em qualquer veia superficial abaixo do torniquete. Eqüinos: Anestesia de nervo mandibular: 10 a 20 mL. Suínos: Castração em animais jovens: 0,05 mL a 0,10 mL/kg de peso corpóreo, por infiltração do escroto. Caprinos: Descorna: 2 mL de cada lado dos chifres, por via intradérmica. Anestesia dos membros: Aplica -se um torniquete acima do cotovelo ou do jarrete e injeta-se por via endovenosa 3 a 4 mL do produto. Ovino adulto: 8 a 12 mL, por via epidural. Anestesia espinhal (intratecal), 5 mL no espaço lombossacro. Dose máxima em ovelhas, em anestesias extensas: 0,5 mL/kg (10 mg/kg de peso corpóreo). Cães e Gatos: Arritmia cardíaca: 2 mg/kg de peso corpóreo (0,10 mL/kg) a cada 20-30 m inutos, por via endovenosa, lenta. Anestesia cranial e vertebral: 1 a 2 mL, por via epidural, para cães e gatos de porte médio (3,4 a 4,5 kg de peso corpóreo). Administração: Aplicação por via intradérmica, subcutânea, infiltração muscular, epidural e endovenosa. endovenosa. Precauções:
Cuidados Importantes: Além dos cuidados básicos de assepsia, tais como desinfecção do local de aplicação, o uso de seringa e agulha descartáveis ou esterilizadas e o emprego de anestésicos l ocais, exige-se conhecimentos clínicos de anatomia e fisiologia do animal para a o btenção de anestesia satisfatória e segura. Por isto, o trabalho deve ser realizado ou orientado pelo Médico Veterinário na determinação do local exato de aplicação, do volume a ser aplicado, da duração do efeito anestésico, da extensão da manobra clínico-cirúrgica e da escolha do tipo de anestesia local.
Vansil
Anestésico Vansil está indicado para aqueles casos em que é desejável inibir a dor em uma determinada região, para realização de tratamentos dolorosos e intervenções clínico-cirúrgicas. Anestésico Vansil produz ação rápida e externa anestesia regional, não sendo irritante aos tecidos, nem causando lesão às estruturas nervosas da região. Fórmula: Cada 100 mL de Anestésico Vansil Contêm: Lidocaína (cloridrato)....................................... 2 g Epinefrina (bitartarato)................................... 2 mg Veículo q.s.p..............................................100 mL Dosagem: As doses recomendadas baseiam-se na idade, estatura, estado físico do animal e velocidade de absorção sistêmica estimada no local da injeção. Deve-se usar a menor dosificação necessária, em doses fracionadas, para produzir os resultados desejados. - Animais de grande porte (Bovinos e equino adultos) 5,0 a 10,0 mL - Animais de médio porte (Cães de raça grande, potros e bezerros) 2,5 a 5,0 mL - Animais de pequeno porte (Cães de raça pequena, gato e filhotes) 1,0 a 2,5 mL O período de ação de Anestésico Vansil varia entre 60 e 120 minutos de acordo com o tipo de anestesia. A dose máxima permitada é de 9,0 mg de lidocaína por Kg de peso corporal.
Anti Inflamatorio
Maxicam Gel MAXICAM GEL é um anti-inflamatório não esteróide, com atividade inibidora seletiva da cicloxigenase-2 (COX 2), e com vitamina E para equídeos.
Fórmula: Cada 100 g contém: Meloxicam.................................................................................4,5 g Vitamina E (acetato)................................................................7,5 g Veículo q.s.p. ...........................................................................100 g Modo de Uso e Dosagem: Administrar Maxicam Gel via oral a cada 24 horas, de acordo com a graduação da seringa. 1 seringa trata: 1 animal adulto de 450 kg (A) por 5 dias. 1 animal jovem de 225 kg (J) por 10 dias
Flumegam Inj. FLUMEGAM INJETÁVEL 50 MG é um analgésico não narcótico, não esteróide, com propriedades antiinflamatórias, atuando por inibição da enzima ciclo-oxigenase, responsável pela conversão do ácido aracdônico em prostaglandina e tromboxanos. O ácido aracdônico, unindo-se aos fosfolipídeos das membranas das células por meio de ligação éster, são então liberados por hidrólise. Estímulos fisiológicos e patológicos de várias causas liberam o ácido aracdônico determinando o metabolismo das enzimas lipo e ciclo-oxigenase. Atuam no SNC, aliviando a dor nas inflamações, possuindo também, propriedades antipiréticas. Fórmula: Cada 100 mL contém: Flunixina meglumina .... 8,30 G (equivalente a 5,00 g de flunixina base) Veículo q.s.p. ..... 100,00 mL Dosagem: Eqüinos: - no tratamento de lesões músculo-esqueléticas 1,1 mL para cada 50 kg de peso corporal I.V/I.M uma vez aodia até 5 dias. Cólicas 1,1 mL para cada 50 kg de peso corporal I.M. Avaliação clínica quando necessário. Choques: 1,1 ml para cada 50 kg de peso c orporal I.V.Avaliação clínica quando necessário. Colite 2,2 mL para cada 50 kg de peso corporal I.V/I.M uma a duas vezes em intervalo de 12horas. Doenças respiratórias 2,2 mL para cada 50 kg de peso corporal I.V uma a duas vezes em intervalo de 12 horas. Bovinos: - nas lesões músculo-esqueléticas 1,1 mL para cada 50 kg de peso corporal I.V/I.M uma a duas vezes em intervalo de 12 horas. Mastite 2,2 mL para cada 50 kg de peso corporal I.V uma a duas vezes, com intervalo de 12 horas; outros processos febris 2,2 mL para cada 50 kg de peso corporal I.V uma vez ao dia. dor; 2,2 ml para 50kg de peso corporal I.V uma a duas vezes em i ntervalo de 12 horas. doenças rtespiratórias agudas: 2,2 ml para 50kg de peso corporal I.V uma vez por dia. Suínos- na mastite, na metrite e na agaláctia (M.M.A) 2,2 mL para cada 50 kg de peso corporal I.M repetir após de 12 hora se necessário, na la minite 2,2 mL para cada 50 kg de peso corporal I.M profunda, até 3 vezes ao dia não mais do que 5 dias. Administração: Equinos e bovinos: Em aplicações intravenosa ou intramuscular Suínos: Em aplicações intramuscular profunda
Ketofen 10%
Ketofen 10% é indicado para tratamento analgésico e sintomático das cólicas. Nos bovinos, é indicado também para o tratamento antiinflamatório, antiálgico e antipirético em artrites, traumatismos, afecções respiratórias, mastites agudas, edemas mamários, distocias, cólicas e inflamações associadas às infecções.
Nos suínos, pode ser empregado nos casos de MMA, ou seja, Síndrome Mastite-Metrite-Agalaxia das porcas, além de auxiliar em afecções respiratórias e como antiinflamatório, antiálgico e antipirético. O ketoprofeno é um AINE de dupla via, atuando sobre a lipoxigenase e cicloxigenase, impedindo assim a formação dos leucotrienos, prostaglandinas e tromboxanos. Esse efeito inibe a perpetuação do processo inflamatório. Além disso, o ketoprofeno atua contra os efeitos da bradicinina, aumentando significativamente seus efeitos analgésicos. Em virtude de suas características farmacocinéticas, o ketoprofeno apresenta menos efeitos colaterais gastroentéricos que a grande maioria dos AINES disponíveis no mercado veterinário. Além disso, Ketofen® não afeta as cartilagens articulares. Dosagem: Bovinos: a dosagem recomendada é de 3 mg por kg de peso vivo, o que corresponde à dose de 3 mL de Ketofen® 10% para cada 100 kg de peso vivo por via intramuscular ou endovenosa, durante 1 a 3 dias consecutivos. Eqüinos: a dosagem recomendada é de 2 mg por kg de peso vivo, o que corresponde à dose de 1 mL de Ketofen® 10% para cada 45 kg de peso vivo, por via intramuscular ou endovenosa, durante 3 a 5 dias consecutivos. Para o caso de cólicas, a dose recomendada é de 1 mL/45 kg de peso vivo em dose única, devendo-se realizar novo exame clínico em caso de necessidade de uma outra dose. Suínos: 3 mg/kg de peso vivo, o que corresponde à dose de 3 mL de Ketofen® para cada 100 kg de peso vivo, por via intramuscular. Administração: • Rápido retorno do animal às atividades diárias e à produção. • Menor possibilidade de cronificação do processo inflamatório. • Segurança.
Alumex Alumex é indicado como analgésico e anti-inflamatório das síndromes dolorosas em consequência das artrites, contusões, luxações, entorses, mialgias e pisaduras, aos animais domésticos. Modo de Usar: Aplicar com uma camada não muito espessa sobre o local afetado, massageando suavemente e espalhando o produto em toda a área a ser tratada, duas vezes ao dia, repetindo até a recuperação total. Outra forma de uso à critério do Médico Veterinário. Obs: Não aplicar em ferimentos abertos.
Fenilbutazona OF Fenilbutazona OF é indicado no tratamento do processo inflamatório, febre e dor, em equinos. Apresenta ação anti-inflamatória, analgésica e antipirética. Fórmula: Cada 100 mL contém: Fenilbutazona ........................... 20,00 g Excipiente q.s.p. ....................... 100,00 mL Modo de uso e dosagens: Fenilbutazona OF deve ser aplicado pela via intravenosa lenta, conforme dosagens abaixo: Aplicar somente pela via intravenosa lenta, na dosagem de 4,4 mg/kg, ou seja,1 mL/45 kg de peso corporal por dia, durante 3 a 5 dias. No primeiro dia de tratamento, podem ser administrados 4,4 mg/kg duas vezes, com um intervalo de 12 horas, o que constitui "dose de ataque". Não ultrapassar a dosagem de 4,0 g de Fenilbutazona por animal/ dia.
Caso, não haja efeito clínico significativo em 5 dias, deve-se reavaliar o diagnóstico e o tratamento. Contraindicações e limitações de uso: O produto não deve ser utilizado em animais que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação. Não é indicado para animais que apresentem graves disfunções hepáticas ou renais, lesão cardíaca grave ou aqueles com evidência de distúrbio hematológico
DM Gel DM GEL é um potente anti-inflamatório e antiedematoso tópico a base de: Escina: Antiedematoso com leve ação sobre o tônus do múscul o liso da parede venosa, diminuindo a hiperpermeabilidade vascular. Prednisolona e Dexametasona: Corticóides com potente atividade anti-inflamatória, através de inibição de fosfalipase A2, inibindo, consequentemente, o ácido araquidônico. Lidocaína: Potente anestésico tópico. DMSO (Dimetilsulfóxido): Alto poder de penetração nos tecidos, principalmente o cutâneo; Propriedade de carrear substâncias; Apresenta efeitos anti-inflamatórios; Suas ações farmacológicas são descritas por penetração e transporte através de membranas (vasodilatação), aumentando a eficácia de outras drogas associadas ao tratamento, além de bacteriostase, analgesia com relaxamento muscular, diurese, inibição da colinesterase e potente ação antiinflamatória. (Jacob et al, 2004). INDICAÇÃO DE USO Inflamações articulares, musculares, ligamentosas, tendinites, artrites, artroses, bursites, miosites, hematomas, edemas e traumatismos diversos, em contusões, luxações, distensões e lesões decorrentes de práticas desportivas.
Banamine Inj. BANAMINE® INJETÁVEL é um potente analgésico, não-narcótico, não-esteroidal, c om atividade antiinflamatória e antipirética, recomendado para eqüinos e bovinos. Fórmula: Cada mL contém: Flunixina meglumina equivalente a 50 mg de flunixina Veículo q.s.p...........................................1,0 mL Dosagem: • Eqüinos: Nas desordens músculo-esqueléticas, injetar 1 mL d e BANAMINE® INJETÁVEL para cada 45 quilos de peso vivo (1,1 mg/ kg) por dia. O tratamento pode ser repetido durante cinco dias seguidos. O início da ação se faz dentro de uma hora, com pico entre 12 e 16 horas e duração da atividade entre 24 e 36 horas. Para o alívio da dor associada com cólicas, aplicar 1mL para cada 45 quilos de peso vivo (1,1 mg/ kg). Nestes casos a via intravenosa é recomendada para pronta ação, o que pode ocorrer dentro de quinze minutos ou menos. O tratamento pode ser repetido se reaparecerem os sinais de cólicas. A causa da cólica deve ser determinada e tratada concomitantemente à terapêutica indicada. • Bovinos: Diarréia dos bezerros: 2 a 3 mL por bezerro (geralmente uma única aplicação). Outras indicações: 2,2 mg/ kg por dia (2 mL para cada 45 quilos de peso vivo). Administração: Via intramuscular ou intravenosa.
Desflan Desflan é um potente analgésico, não narcótico, não esteróidico, com atividade anti-inflamatória e antipirética, recomendado para todos os casos de dor, febre e/ou inflamação para bovinos e equinos. Dosagem: Eqüinos: - Desordens músculo-esqueléticas: Administrar 1 mL para cada 45 kg de peso corporal (1,1 mg/kg),uma vez ao dia, por até 5 dias. - Alívio da dor associada a cólicas: Administrar 1 mL para cada 45 kg de peso corporal (1,1 mg/kg). Neste caso, recomenda-se a aplicação intravenosa para pronta ação do DESFLAN, que pode ocorrer dentro de 15 minutos ou menos. O tratamento pode ser repetido se reaparecerem sianis de cólicas. A causa da cólica deve ser determinada e tratada concomitantemente com a terapêutica indicada para a mesma. -Choque endotóxico: Administrar 1 mL para cada 45 kg de peso corporal (1,1 mg/kg), pela via intravenosa. Bovinos: - Diarreia dos recém-nascidos: Administrar 2-3 mL para cada 45 kg de peso corporal (2,2 a 3,3 mg/kg), pela via intramuscular ou intravenosa. Geralmente uma única aplicação é efetiva. - Mastite colibacilar ou choque endotóxico: Administrar 1 mL para cada 45 kg de peso corporal (1,1 mg/kg), pela via intravenosa. Continuar o tratamento por 3 dias, na mesma dosagem, utilizando a via intramuscular. - Desordens músculo-esqueléticas: Administrar 1 mL para cada 45 kg de peso corporal (1,1 mg/kg),uma vez ao dia, por até 5 dias, utilizando a via intramuscular ou intravenosa. Para outras indicações, utilizar 2 mL de DESFLAN (2,2 mg/kg) para cada 45 kg de peso corporal, uma vez ao dia, por até 5 dias. Administração: DESFLAN deve ser administrado pelas vias intramuscular ou intravenosa.
Gelopan Gelo Pan é um gel de efeito relaxante e refrescante. NÍVEIS DE GARANTIA Cada 100 g contém: Mentol…………………………………………………………………….1 g Cânfora…………………………………………………………………..1 g Salicilato de Metila………………………………………………………1 g Excipientes q.s.p……………………………………………………..100 g MODO DE USAR Gelo Pan pode ser prontamente utilizado. Aplicar no local afetado massageando a favor do pelo. Também pode ser diluído em água morna: 50 g do produto para 1 litro de água (5 g/100 mL). Massagear a região afetada.
Ekyflogyl Modo de Usar: Pincelar o local lesado e suas bordas com o produto, usando um pincel macio. Em seguida cobrir o curativo com uma gaze impregnada com o produto, enrolando ou usando esparadrapo para não deixar
cair. Fazer duas aplicações diárias até o prazo máximo de 12 dias. Administração: Uso tópico. Precauções: Não administrar na ocorrência de casos de infecções hepatorrenais. Não deixar que os animais tratados fiquem expostos à chuva e umidade. Procurar deixar os animais em repouso até a retrocessão das lesões. Os frascos devem ser mantidos fora do alcance das crianças. Conservar em lugar seco e fresco e ao abrigo da luz solar.
Equipalazone Inj. É um agente não-hormonal, não narcótico, com atividades antipirética, analgésica e antiinflamatória. EQÜINOS: A fenilbutazona constitui a medicação de escolha em todas as afecções reumáticas, articulares, musculares tendinosas, inflamatórias ou nos estados febris. Estes acidentes são freqüentes em cavalos de esporte ou de concursos. Certamente a via injetável é indicada para instaurar um tratamento, porém ela pode apresentar inconvenientes em certos animais que a suportam mal por via parental. Nestes casos a via oral se impõe, sendo melhor suportada. Mas ela encontra, muitas vezes, um obstáculo na sua administração: o amargor da fenilbutazona mal aceito pelo animal. O EQUIPALAZONE, que é uma fenilbutazona especialmente tratada, não apresenta, particularmente, nenhum gosto e é perfeitamente aceita pelo cavalo. CONTRA-INDICAÇÕES: Afecções hepáticas, cardíacas e renais; antecedentes de discrasia sangüínea. MODO DE USAR E POSOLOGIA: Administrar por via oral, adicionando ao alimento 1 a 2 envelopes para cada 250 quilos de peso vivo, durante 3 a 4 dias consecutivos, de acordo com o caso e a evolução da doença.
Oleo Canforado O Óleo Canforado U.C.B, é indicado como tônico cardíaco em todos os casos de diminuição da atividade do miocárdio ocasionados por enfermidades infecciosas e inflamatórias como broncopneumonia, laringite, bronquite e outros, também nos casos de enfermidades que sejam acompanhadas por um estado febril, e bem com as enfermidades que necessitem de estimulação das secreções brônquicas. Fórmula: Cada 100mL contém: Cânfora natural . . . . . . . . . . . . . 20,0g Veículo oleoso q.s.p. . . . . . . . .100,0mL Propriedades A cânfora age estimulando o Sistema Nervoso, Medula, Centros Bulbares e o Sistema Circulatório provocando um pequeno aumento na frequência cardíaca que por sua vez determina o aumento da circulação sanguínea em todo o organismo animal. Esse aumento da circulação sanguínea provoca a vasodilatação da pele provocando a sudorese, que promove um aumento da dissipação da temperatura corpórea, fazendo com que ela diminua (efeito anti
febril), além dessas propriedades já mencionadas, a cânfora exerce uma ação expectorante sobre as secreções brônquicas. Dosagem: Eqüídeos e Bovinos: 10 a 20 mL. Ovinos, caprinos e suínos: 5 a 10 mL. Leitões: 2 mL aplicar 1 a 2 vezes ao dia conforme a gravidade da doença. As doses acima poderão ser feitas 1 a 2 vezes ao dia, conforme a gravidade da doença, ou segundo critério do Médico Veterinário. Administração: Administrar exclusivamente por via intramuscular.
Maxicam Inj. 2% MAXICAM INJETÁVEL (2%) é indicado em processos inflamatórios dos bovinos, suínos e equinos; tais como: -Patologias do aparelho locomotor e doenças músculo-esqueléticas, como: miosites, tendinites, osteítes, artrites, artrites reumatóides, osteoartrites, osteoartrose, sinovites, distensões miotendinosas, traumatismos, claudicações, síndrome do navicular, laminites e auxiliar na reparação de fraturas. -Afecções oculares: uveítes, conjuntivites, pós-operatório. -Desordens de ordem reprodutiva como retenção de placenta. -Metrites e mastites. -Analgesia pré e pós-operatória. -Auxiliar no tratamento de infecções bacterianas ou crônicas (pneumonias e diarreias) e quadros febris. Fórmula: Cada 100 mL contém: Meloxicam.............................................................................2,0 g Excipiente q.s.p. ..................................................................100,0 mL Dosagem: Maxicam Injetável (2%) deve ser administrado pela via intramuscular ou intravenosa, uma vez ao dia (a cada 24 horas), ou de acordo com a orientação do médico veterinário. Dosagem para bovinos.......2,5 mL para cada 100 kg de peso corporal (0,5 mg de meloxicam por kg de peso corporal) Dosagem para suínos......... 2,0 mL para cada 100 kg de peso corporal (0,4 mg de meloxicam por kg de peso corporal) Dosagem para equinos...... 3,0 mL para cada 100 kg de peso corporal (0,6 mg de meloxicam por kg de peso corporal) Duração do tratamento: A duração do tratamento deverá ser estipulada de acordo com a espécie animal, gravidade do quadro e tipo de afecção a ser tratada. Recomenda-se até duas aplicações consecutivas, com intervalo de 24 horas, ou a critério do médico veterinário. Administração: Maxicam Injetável (2%) deve ser administrado pela via intramuscular ou intravenosa, uma vez ao dia (a cada 24 horas), ou de acordo com a orientação do médico veterinário.
Dexavet Inj.
DEXAVET INJETÁVEL é indicado nos processos inflamatórios articulares e estruturas acessórias em pequenos animais (cães, gatos) e também nas dermatites inespecíficas, nos estados de choque e estados alérgicos generalizados. Para os bovinos, Dexavet é indicado na cetose e como terapêutica de suporte nas mastites, metrites, pneumonias graves e febre vitular. Especificamente em eqüinos a indicação de Dexavet é para os casos de luxações, bursites, miosites, carpites e como medicação auxiliar no tratamento da fadiga, influenza e exaustão.
Fórmula: Cada 10 mL contém: Dexametasona-21 fosfato dissódico................................20,0 mg Veículo q.s.p..............................................................10,0 Ml Dosagem: CÃES: Aplicar 0,25 a 1,0 mg por VIA INTRAMUSCULAR ou por VIA ENDOVENOSA, repetindo se for necessário. Nos tratamentos prolongados a dosagem deve ser de 0,25 a 0,50 mg de Dexametasona, ao dia. GATOS: Aplicar 0,125 a 0,50 mg por VIA INTRAMUSCULAR ou por VIA ENDOVENOSA, repetindo se for necessário. Nos tratamentos prolongados a dosagem deve ser de 0,125 a 0,25 mg de Dexametasona, ao dia. BOVINOS: Aplicar 5,0 a 20,0 mg (2,5 a 10,0 mL) por VIA INTRAMUSCULAR ou por VIA ENDOVENOSA. EQÜINOS: Aplicar 3,0 a 6,0 m g (1,5 a 3,0 mL) por VIA INTRAMUSCULAR ou por VIA ENDOVENOSA. Administração: Aplicação por via endovenosa ou por via intramuscular. Precauções: O tratamento com o produto deve ser orientado e acompanhado pelo Médico Veterinário, principalmente quando houver alterações nas doses.
Cortvet Cortvet está indicado em todos os casos que se faça necessário uma resposta hormonal imediata. Pequenos animais: É indicado para inflamações que envolvam articulações e tendões como artrites, reumatismo, luxações, tendinites, sinovites e bursites. Também nos casos de alergias e dermatites inespecíficas. Grandes animais: Como auxiliar nos casos de mastites agudas, metrites, pneumonias graves, febre dos transportes e vitular, e cetose em bovinos. Nos equinos está indicado para casos de afecções do sistema músculo-esquelético como: miosite, carpite, bursite, luxações e como medicação auxiliar na fadiga e exaustão devida ao calor. FÓRMULA: Cada mL contém: Dexametasona (como fosfato dissódico) ................. 2 mg Veículo q.s.p. ........................................................ 1 mL PROPRIEDADES: Cortvet é composto por um análogo sintético da prednisolona, porém com atividade antiinflamatória mais potente e com efeitos hormonais melhorados. A Dexametasona possui um efeito antiinfl amatório maior que os outros Corticosteróides. Não provoca retenção de sódio ou de água. POSOLOGIA E MODO DE USAR: A via intravenosa só deve ser utilizada em casos de estado de choque, toxemia e crise circulatória.
Bovinos: 2,5 a 10 mL por via intramuscular ou intravenosa de acordo com a gravidade do caso. Eqüinos: 1,25 a 2,5 mL, por via in tramuscular ou intravenosa. Ovinos: 0,5 a 3 mL por via intramuscular ou intravenosa. Caprinos: 0,5 a 3 mL por via intramuscular ou intravenosa. Suínos: 0,5 a 3 mL por via i ntramuscular ou intravenosa. Cães: 0,25 a 0,5 mL por via intramuscular ou intravenosa. Em caso de tratamentos prolongados a dose de manutenção deverá ser metade das doses acima (0,125 a 0,25 mL) por dia. Gatos: 0,06 a 0,25 mL por via intramuscular ou intravenosa.Em caso de tratamento prolongado a dose de manutenção deverá ser de 0,06 a 0,125 mL por dia.
Niglumine Modo de usar Administrado por via intramuscular ou intravenosa. BOVINOS: 2,2 mg de flunixina/kg (equivalente a 0,044 mL de NIGLUMINE/kg) por via intramuscular ou intravenosa. Repetir se for necessário, com intervalos de 24 horas, porém por não mais que 5 dias consecutivos. EQUINOS: em dores viscerais associadas a cólicas, recomenda-se 1,1 mg de flunixina/kg (equivalente a 0,022 mL de NIGLUMINE/kg de massa corporal) via intramuscular ou intravenosa, ao início dos sintomas. O tratamento pode ser repetido 1 ou 2 vezes se reaparecerem os sintomas. Em inflamações e dores associadas em alterações músculo-esqueléticas, recomenda-se 1,1 mg de flunixina/kg (equivalente a 0,022 mL de NIGLUMINE), via intramuscular ou intravenosa, uma vez ao dia durante não mais que 5 dias consecutivos.
Contiflan CORTIFLAN é indicado para o tratamento dos processos inflamatórios em geral dos bovinos, equinos, suínos e ovinos, incluindo inflamações articulares e Cetose bovina. Auxiliar nos tratamentos de mastites, pneumonias graves, afecções reumáticas, alérgicas, dermatológicas e outros distúrbios onde for indicado o uso de corticoides. Fórmula: Cada 100 mL contém: Fosfato sódico de dexametasona....................200,00 mg Veículo q.s.p. ......................100,00 mL Via de administração, modo de usar e dosagem: Dose terapêutica: 0,25 mg a 20 mg de dexametasona (fosfato sódico) por animal, sendo: Bovinos: 2,5 mL a 10,0 mL/ animal / via intramuscular ou intravenosa. Repetir a dose se necessário. Equinos: 1,25 mL a 2,5 mL/ animal / via intramuscular ou intravenosa. Repetir a dose se necessário. Suínos e ovinos: 1,25 mL a 2,5 mL/ animal / via intramuscular o intravenosa. Repetir a dose se necessário.
Phenylartrite PHENYLARTRITE é indicado como antiinflamatório, analgésico e antipi rético. Atua nas artrites, tendinites, reumatismos, processos congestivos, na hipertermia, no golpe de c alor e nas complicações inflamatórias de afecções traumáticas ou microbianas diversas. PHENYLARTRITE mostra uma verdadeira potencialização dos efeitos antiinflamatórios das drogas isoladas. Graças à fenilbutazona, produz-se uma forte inibição da ação da enzima ciclooxigenase (COX-2) na produção de mediadores da inflamação. Já a dexametasona inibe a expressão de COX-2, inibindo a transcrição do gene relevante e, dessa forma, reduz a geração de prostaglandinas responsáveis pelos sintomas da inflamação. DOSES E MODO DE USAR: Eqüinos adultos: 3 a 4 mL para cada 100 Kg de massa corporal, por via intravenosa lenta, a cada 24 ou 48 horas. Potros: 1 a 2 mL para cada 50 Kg de massa corporal por via intravenosa lenta a cada 24 ou 48 horas. Bovinos: 1 a 2 mL para cada 100 Kg de massa corporal, por via intramuscular profunda, a cada 48 horas. Suínos: 0,50 a 1,50 mL para cada 50 Kg de massa corporal, por via intramuscular (dose única). Cães: 1 mL para cada 15 Kg de massa corporal, por via intravenosa lenta, diariamente. A dose máxima diária não deve exceder a 800,00 mg. Duração do tratamento: Usar as doses mais altas nas primeiras 48 horas e em seguida a dose é reduzida gradativamente para um nível de manutenção e é mantida num nível mais baixo capaz de se obter uma resposta clínica desejada, o tratamento varia de 3 a 14 dias (média de 7 dias) nos eqüinos e 3 dias nos bovinos e caninos. PRECAUÇÕES: Preferir as injeções intravenosas à administração intramuscular, pois a fenilbuta zona pode causar irritação no local da aplicação. Injetar lentamente por via intravenosa na razão de 10 mL a cada 30 segundos. A fenilbutazona não pode ser usada em animais destinados ao consumo humano
Flunamine
FLUNAMINE é um analgésico, antiinflamatório e antitérmico para suínos, equinos e bovinos. Em equinos: Flunamine é indicado para o alívio da inflamação e da dor associadas com desordens músculo-esqueléticas ou envolvendo alguma forma de claudicação. Flunamine é especialmente recomendado contra a dor visceral associada com cólicas. A cólica em equinos é sinal de um embaraço abdominal agudo ou sub-agudo, muitas vezes de natureza grave, exigindo medidas de efeito rápido, já que o pronto alívio da dor é extremamente importante para evitar autotraumatismos. Em bovinos: Flunamine é indicado para o controle da inflamação aguda associada com as doenças respiratórias do gado (Complexo Respiratório Bovino); para o tratamento auxiliar nas infecções agudas, reduzindo a febre e estimulando o apetite; nas diarréias dos bezerros recém-nascidos; contra as dores e as inflamações agudas e crônicas dos membros e articulações; contra a dor aguda causada por ferimentos e procedimentos cirúrgicos; para auxiliar o tratamento das paresias, paralisias e tetanias hipocalcêmicas, antes, durante e após o parto e durante a lactação (febre vitular, eclâmpsia, vaca caída). Em suínos: Flunamine é indicado para o tratamento da Síndrome Metrite-Mastite-Agalaxia (MMA); contra as dores e as inflamações agudas e crônicas dos membros e articulações (coxeadura). Fórmula: Flunixina meglumina ......................... 8,30 g* Veículo q.s.p. .................................. 100 mL
*equivalente a 5,0g de Flunixin Dosagem: Em equinos: Nas desordens músculo-esqueléticas, administrar por via intramuscular ou intravenosa 1mL de Flunamine para cada 45kg de peso (1,1mg/kg) por dia. O tratamento pode ser repetido durante 5 dias consecutivos. O início da ação se faz dentro de 1 hora, com pico entre 12 e 16 horas e duração da atividade entre 24 e 36 horas. Para o pronto alívio da dor associada aos casos de cólica no cavalo, aplicar por via intravenosa 1mL de Flunamine para cada 45kg de peso (1,1mg/kg). O efeito analgésico ocorre dentro de aproximadamente 15 minutos. O tratamento pode ser repetido caso reapareçam os sinais de cólica. As causas da cólica devem ser determinadas e tratadas concomitantemente com a terapêutica indicada. Em virtude da elevada potência analgésica de Flunamine, certos s inais clínicos da cólica equina podem ser mascarados. Em bovinos: Contra a diarréia dos bezerros recém-nascidos recomenda-se 2 a 3mL por bezerro, geralmente numa única aplicação. Para o controle da inflamação aguda, para o tratamento auxiliar nas infecções, contra dores e inflamações do aparelho locomotor, contra a dor causada por ferimentos e cirurgias, para auxiliar o tratamento das paresias, paralisias e tetanias hipocalcêmicas, administrar por via intramuscular ou intravenosa 2mL de Flunamine para cada 45kg de peso (2,2 mg/kg) por dia. Em suínos: Contra a Síndrome Metrite-Mastite-Agalaxia - MMA, recomenda-se administrar 2mL de Flunamine para cada 45kg de peso (2,2mg/ kg) logo que aparecerem na porca os primeiros sinais de inapetência ou se os leitões derem a impressão de não estar recebendo leite suficiente. Geralmente uma única injeção é efetiva. É conveniente aplicar uma segunda dose após 12 horas. Nas dores e inflamações agudas e crônicas dos membros e articulações, administrar por via intramuscular ou intravenosa 2mL de Flunamine para cada 45kg de peso (2,2mg/ kg) por dia, durante 1 a 3 dias. Administração: Injetável. Administrar por via intravenosa ou via intramuscular.
Ketojet 100mg Dosagem: Bovinos: 1 mL para cada 33 kg de peso, a cada 24 horas, IM, por 1 a 3 dias ou 1 mL para cada 45 kg de peso, a cada 24 horas, IV, por 1 a 3 dias. Equinos: 1 mL para cada 45 kg de peso, a cada 24 horas, IV, por 3 a 5 dias. Administração: Bovinos e Equinos. Precauções:
Não misturar outros produtos na mesma seringa. Não se dispõe de informações sobre tolerância da d roga em potros jovens e por isso não se recomenda o tratamento para esses animais nas 2 primeiras semanas de vida. Recomenda-se cuidado por ocasião da aplicação intramuscular para não atingir artérias. Manter os pacientes sempre bem hidratados e em bom estado pressórico e volêmico. Não utilizar o produto em fêmeas gestantes.
NGF 5 Gel NGF-5 GEL é indicado no tratamento das luxações, traumas ou dores musculares, nas contusões, nos edemas, artrites e nos nódulos localizados. Recomendado nas distensões musculares podendo ser usado também como relaxante muscular após exercícios fortes e para atenuar o estresse. Pode ser usado como aquecimento dos músculos, antes dos exercícios. MODO DE USAR:
NGF-5 pode ser aplicado puro ou previamente diluído em água. PURO- massagear o produto diretamente no local da lesão. DILUÍDO- em um litro de água morna, diluir duas colheres de sopa de NGF-5 e aplicar sobre o local traumatizado. Repetir se necessário uma a duas aplicações diárias. NGF-5 não é irritante, nem cáustico, nem gorduroso, mesmo nas peles mais sensíveis. Nos casos de hipersensibilidade, suspender o uso do produto e consultar o Médico Veterinário. BENEFÍCIOS: - Fácil de usar; - Não queima ou irrita a pele; - Estimula a circulação do sangue; - Atua profundamente dentro dos tecidos; - Relaxa, elimina o estresse e restaura os músculos fatigados, tendões e ligamentos afetados; - Não deixa resíduos, nem engordura;
Dimesol DIMESOL é indicado como analgésico e antiinflamatório, com propriedades diurética,antibacteriana e antifúngica. O seu emprego é recomendado nos traumatismos cranianos, nos casos de edema cerebral, no aumento de pressão intracraniana e nas otites. Como preparatório de estados c irúrgicos (laparatomia abdominal), evitando a enterotoxemia e nas cólicas de dor visceral (impactação), garrotilho e no tratamento da mastite bovina. Indicado também no tratamento de lesões traumáticas músculo-esqueléticas e articulares e em quadros alérgicos dermatológicos (dermatites, dermatoses e eczemas inespecíficos). Adjuvante no tratamento de pneumonias e laringites. DOSES E MODO DE USAR: Uso intravenoso, usar solução a 10 %. Modo de preparar: Juntar 10 mL do produto DIMESOL à 90 mL de soro fisiológico ou 90 mL de água bidestilada estéril. Eqüinos: 50 a 100 mL. Potros: 20 a 50 mL. Bovinos: 20 a 50 mL. Pode-se alternativamente, nos casos de mastite, aplicar 30 mL, por via intravenosa e 5 mL (sem diluição) diretamente na teta afetada. Cães: 0,5 a 5 mL conforme o peso do animal. As dosagens aqui indicadas podem ser alteradas conforme a gravidade do caso e a critério do Médico Veterinário. PRECAUÇÕES: Não exceder 14 dias de tratamento contínuo no cão e 30 dias no eqüino, pois podem ocorrer lesões importantes e irreversíveis no cristalino.
Azium solução AZIUM® Solução é indicado para aquelas situações ou condições em que se faz necessária uma resposta hormonal imediata. Por conseguinte, é indicado por via intravenosa nos estados de choque, toxemia e crises circulatórias. Vias de aplicação: I.M. e I.V. Fórmula: Em cada ml contém: Dexametasona.........................................2mg.
Veículo q.s.p...........................................1ml.
Dosagem: Bovinos: 5 a 20 mg; Cães: 0,25 a 1,0mg; Gatos: 0,125 a 0,5mg; Equinos: 2,5 a 5,0mg. Administração: Vias de aplicação: I.M. e I.V. Precauções: Todas as precauções e contra-indicações que existem para os corticosteróides se aplicam ao Azium solução. Quando se instituir a terapêutica por longo período, é recomendável não interroper o tratamento abruptamente e sim usar-se um esquema regressivo de dosagens. Azium solução pode ser usado nas infecções agudas ou crônicas sempre que simultaneamente se use em fármaco antimicrobiano adequado. Os corticosteróides podem provocar o aparecimento de sinais de parto ou o parto, se aplicados no último trimestre ou trinta dias antes do parto respectivamente. Nos equinos tratados com doses superiores a 5mg, pode surgir sonolência ou letargia que vêm a desaparecer após 24 horas.
Fenilvet FENILVET é indicado em todos os processos inflamatórios e dores musculares e articulares dos bovinos, eqüinos, suínos e caninos. Nos edemas de úberes, mastites, metrites e pneumonia dos bovinos e cólicas dos eqüinos. Fórmula: Cada 100 mL contém: Fenilbultazona.........................................................20 g Veículo q.s.p........................................................100 mL Dosagem: A dosagem recomendada para bovinos, suínos e eqüinos é de 4,4 mg de princípio ativo por Kg de peso corporal durante o máximo de 5 dias. Em cães, o nível posológico é de 22 mg/Kg de peso, não devendo exceder 800 mg/animal/dia independentemente do peso corporal, limitados a 2 dias sucessivos, podendo ser seguidos de medicação oral. Dosagem diária: Eqüinos: 1,0 mL para cada 50 Kg de peso, por via intravenosa. Bovinos adultos: 1,0 mL para cada 50 Kg de peso, por via intravenosa. Suínos: 1,0 mL para cada 50 Kg de peso, por via intramuscular profunda. Caninos: 1,0 mL para cada 10 Kg de peso, por via intravenosa. Alterações na posologia ficam à critério de Médico Veterinário. Administração: Fenilvet deve ser administrado através de injeções intravenosas ou intramuscular, assepticamente. Contra Indicações: A fenilbutazona não deve ser administrada a animais que tenham sérias lesões hepáticas, renais ou cardíacas; também não deve ser administrada em animais que estejam amamentando, pois pode causar sérios danos na cria, como por exemplo, discrasias sanguíneas. Precauções: Deve-se ter cuidado para evitar administração perivascular da fenilbutazona durante injeção intravenosa, pode ocorrer edema grave ou necrose no local da injeção.
Finador
FINADOR é indicado para bovinos, equinos, ovinos, caprinos e suínos em todos os estados em que estes animais manifestam dor ou febre de origem variada: cólicas, feridas, infecções virais e bacterianas, dores musculares, lumbago dos cavalos, inflamações, obstruções ou corpos estranhos, principalmente no esôfago e estados reumáticos, envolvendo articulações. Como indicação complementar, recomenda-se o Finador para suprimir a intranquilidade e temor decorrentes de dor intensa, permitindo e facilitando exames, tratamentos e manejo dos animais e como coadjuvante na prevenção e tratamento da síndrome MMA. Fórmula: Cada 100 mL contém: Dipirona sódica ......... 50,00 g Veículo q.s.p. .......... 100,00 mL Informações Técnicas: O princípio ativo do Finador, a dipirona, é um derivado da pirazolona, com elevada ação analgésica, determinada pela supressão, em nível central da percepção da dor. Além de analgésico o Finador tem ação antipirética (antitérmica), reduzindo a temperatura corporal nos casos em que esta estiver acima do normal, ou seja, só atua quando realmente houver febre. A ação antiprostaglandínica da dipirona se traduz, também, numa atividade anti-inflamatória, que somada às ações anteriores fazem do Finador uma excelente arma no combate à dor, febre e espasmos da musculatura lisa. As ações do Finador são observadas após 15 a 20 minutos, permanecendo seu efeito por algumas horas. Se necessário, repetir a dosagem após mais ou menos 4 ho ras da primeira aplicação. Finador pode ser aplicado inclusive em fêmeas gestantes. Doses e modo de usar: Finador deve ser aplicado por via intramuscular ou intravenosa lenta, nas seguintes doses: Bovinos e equinos adultos ............. 20 a 35 mL Bezerros e potros ...... 5 a 15 mL Suínos adultos ........ 15 a 20 mL Suínos jovens, ovinos e caprinos ....... 5 a 15 mL Repetir a dosagem se necessário após 4 a 6 horas. Alterações da posologia podem ser efetuadas na dependência da gravidade do caso, ou a critério do Médico Veterinário.
Flunixina Inj. FLUNIXINA INJETÁVEL UCB é indicado para EQUINOS (cólicas, distúrbios do aparelho locomotor), BOVINOS (diarréia do recem-nascido, distúrbios do aparelho locomotor, mastite aguda e crônica, no complexo respiratório bovino e paresia pós operatório). SUÍNOS (síndrome metrite-mastite-agalaxia, inflamação do aparelho locomotor) e CANINOS sempre que houver necessidade de combater a inflamação, dor e temperatura. Flunixina Injetável U.C.B é também indicado nos casos de ferimentos e no pós-operatório destas espécies de animais.
Fórmula: Cada mL contém: Megluminato flunixina . . . . . . . . . 83mg* Veículo q.s.p. . . . . . . . . . . . . . . . . 1mL ( *equivalente a 50 mg de flunixina base ) Dosagem: Dosagem de flunixina base: Bovinos e Suínos: 1,1 a 2,2mg/kg. Eqüinos: 1,1mg/kg. Caninos: 1,0mg/kg. Esquema de dosagem: Tabela (vide bula) Administração: Administrar por via intramuscular ou intravenosa. Precauções: -Aplicar com precaução em animais com ulceração gastrintestinal ou com desordens renal, hepática ou hematológica preexistentes. -Evitar a associação com outras drogas antiinflamatórias ou com substâncias nefrotóxicas. -Recomenda-se evitar o uso da droga em fêmeas prenhes ou empregar com máxima precaução e supervisão do Médico Veterinário. -Não usar em fêmeas de bovinos em vias de preparação para vitela. -Não usar em touros destinados à reprodução. -Não pode ser usado em bovinos e eqüinos de corte. -Não pode ser empregado em vacas leiteiras secas ou lactantes. -É preciso cautela para evitar à administração intra - arterial de flunexina. -Tomar o cuidado de não aplicar por via i ntra - arterial. -Não aplicar em GATOS. -É preciso cautela no uso de flunexina para o tratamento da cólica Equina. O Médico Veterinário precisa estar alerta aos efeitos mascarados potenciais da flunexina em equinos encaminhando-os à clínica. Contra indicação: - Não administrar em animais com problemas nefrotóxicos, cuja aplicação exige uma vigilância cuidadosa em tratamentos prolongados, devendo - se inicialmenta, avaliar o funci onamento dos rins. Toxidade hematológica: Em razão da toxidade para a medula óssea a flunexina pode causar anemia, trombocitopenia e leucopenia; essas consequências são raras e parecem estar ligadas à sensibilidade individual. Toxidade neurológica: A toxidade pode manifestar-se por sintomas nervosos: abatimento, convulsões, tremores e ataxia, esses sintomas são raros, requerendo cuidados por parte do terapeuta em relação às indicações, contra indicações e posologia para cães e gatos.
Antibiotico
Agrosil 5 mega
Furanil Pomada
Ricinus Assept
Tridiazin Pasta
Vetaglos Pomada
Ampicilina Veterinaria Inj. 2 gr
Ampicilina Veterinaria Oral
Agrovet 5.000.000
Terramicina Inj.
Furanil solução
Borgal
Ganadol Pomada ( ótima inflamação com habronema )
Terracortril spray
Pentabiotico Vet. Reforçado
Pentabiotico Vet.
Fortibiotico Plus super forte 8.4 gr
Pomadol
Penfort PPU
Gentrin Infusao uterina
Agemoxi L.A. inj.
Anti – Parasitarios
Aba Gel composto
Tanidil
Butox P CE 25
Imizol
Panacur suapensao 10%
Equest
Equest Pramox
Handicap Equinos Pasta
Padock gel
Bactrovet Prata AM.
Platelmin Equino Pasta
Iver Gel composto
Lepcid Br spray
Mociduo
Padock Plus NF
Equalan Pasta
Equalan Gold
Iver Pasta
Ivermecina UCB pasta para eqüino
Unguento Vansil
Hidrataçao
Hertavita
Antitoxico oral UCB (cão)
Ornitil Inj. (cão)
Bionew
(cão)
Antitoxico Inj. UCB
Hormonio
Ciosin Ocitocina Forte UCB
Placentina
Ocitocina
Vitaminas
Vitavet C
Catosal B12 inj.
Mercepton inj.
Polivin B12 inj.
Marcovit C
Vita Gold Potenciado
Adethor inj.
Gluconato de cálcio UCB
Glucafos
Potenay NF
inj.
Monovin A
Monivin B1
Monovin B12
Monovin C
Monovin E
Monovin K
Hipervit 20.000 MCG
Adethor inj.
Outros
Vetepin
Tergenvet spray
Phenodral
Zalix
Tergenvet
Bociodo
Ketojet gel
Gastrozol Pasta
Colentim
Izoot B12
Diurax
Aliv V
Buscofin composto inj.
Calcio reforçado
Sorovita complex
Formoped
Vulketan gel
Condronton inj.
Apyron
Quadriderme creme
View more...
Comments