Submissão E Autoridade
Short Description
Download Submissão E Autoridade...
Description
Submissão E Autoridade “Submissão e Autoridade - Um Principio Estabelecido Por Deus”. D eus”. Apostila elaborada para uso da Escola Ministerial Organizada por Pr. Amarildo R. Costa.
INTRODUÇÃO Subm Submis issã sãoo e au auto tori rida dade de proc proced edem em do co cora raçã çãoo de De Deus us.. É a alav alavan anca ca qu quee destrava o sucesso de todas as outras áreas de nossa vida. Muitos perdem o melhor de Deus por não seguirem esse principio em suas vidas.
Definição de principio : algo estabelecido e que não pode ser alterado. A bênção da repreensão Nem todos os conceitos que temos estão corretos, por isso que precisamos estudar a Palavra de Deus para nos desfazer daquilo que não é certo, como também confirmar o que realmente procede de Deus. Isso implica que se faz necessário prontidão para recebermos a repreensão que vem do Senhor por meio de sua Palavra. Toda Escritura é útil para ensinar, repreender, corrigir e educar (2 Tm 3:16,17) Todos querem o ensino e a educação que podem receber da Palavra de Deus, mas muitos rejeitam a repreensão e a correção que Ela traz. Devemos estar prontos para sermos ensinados e também repreendidos, educados e também corrigidos, pois tudo é benção de Deus. Devemos notar que sem a repreensão e a correção não seremos perfeitos ou perfeitamente habilitados para toda a boa obra. Salomão escreveu: repreende o sábio e ele te amará (Pv 9:8). A repreensão bíblica Rm 15:14 Admoestar - Corrigir, repreender, advertir pela falta, censurar com brandura. Exortar – incentivar, encorajar, animar. No grego: Um chamado para perto. Dois requisitos para a admoestação bíblica: 1. Possuído de bondade e, 2. Cheio de todo o conhecimento. Bondade e conhecimento demonstram equilíbrio, pois somente bondade traz super-proteção ao irmão quem está em falha, sem nenhuma responsabilidade de correção. Já só conhecimento pode levar a uma rigidez que traduza em exclusão. exc lusão. 1
Bondade sem conhecimento traz liberalidade, e o conhecimento sem bondade traz legalidade.
A Autoridade É Um Ministro de Deus (Romanos 13) Quando há submissão, há autoridade e vice –versa.
Todo homem esteja sujeito às autoridades autoridades superiores (v. 1). •
Veja o porquê de o homem precisar se submeter às autoridades, no mesmo versículo: Porque procedem de Deus. Deus .
•
Isso diz respeito a toda autoridade.
•
Se op opor or à au auto tori rida dade de é se op opor or ao próp própri rioo De Deus us,, po pois is se co cons nstititu tuii um umaa resistência à ordenação de Deus, e isso traz condenação (v.2).
•
Não se trata de Deus condenar alguém, mas, de a própria pessoa trazer condenação, ou juízo sobre si .
•
É como a lei da gravidade – Deus a estabeleceu – deve ser obedecida.
•
O v. 3 diz que não é para se temer quando se faz o bem.
•
O temor vem na desobediência, pois atrai castigo.
•
Obedecer à autoridade produz louvor da parte dela.
•
Os políticos são autoridades instituídas por Deus, para promoverem a ordem e o progresso, se não o fazem, problema deles, nosso dever é de submissão, nada tem a ver com o erro deles.
A autoridade é um ministro de Deus para o teu bem. •
São estabelecidas para criarem leis que favoreçam o povo, no que for possível.
•
Não deixam de ser autoridade quando erram, mas nós usamos os erros deles com co mo de desc scul ulppas pa parra ag agre redi di-l -los os,, ac acus usáá-lo -los, co cond nden enáá-los -los e nã nãoo no noss submetermos.
•
Toda insubmissão procede do diabo.
•
A autoridade é um ministro de Deus para o meu bem, todavia, se faço o mal, ela é ministro de Deus vingador.
Não é sem motivo que a autoridade autoridade traz a espada (v.4). Não tenha medo da autoridade. Não fuja do exercício da autoridade. Não tenha medo de assumir uma posição de autoridade. Não tenha medo dos que exercem autoridade. Exerça e usufrua o beneficio beneficio que a autoridade autoridade traz. Mas não esqueça esqueça 2
quee se qu semp mpre re qu quee vo você cê for for julg julgad adoo ou so sofr frer er um de desc scon onfo fort rto, o, ou me mesm smoo fo for r penalizado, isso pode ter sido por desprezar ou violentar princípios de submissão e autoridade.
É necessário se sujeitar as autoridades (v.5). •
Devemos ver as autoridades como algo de Deus, pois, ao nos submetermos, somos beneficiados.
•
A submissão deve ser à autoridade, que alguém está investido .
•
Isso não é feito somente por causa do temor à punição, mas por causa da consciência.
•
Uma pessoa não está isenta de erro por ser uma autoridade e, mesmo que seja flagrado em um erro, devemos nos submeter à autoridade que está sobre ela. Isso não significa seguir o seu exemplo no erro ou obedecê-la quanto a cumprir uma ordem que contrarie a Palavra de Deus, mas simplesmente não sermos causador de levantes ou aproveitador da ocasião para irmos à forra contra a pessoa que está investida de autoridade.
Obediência não é submissão, mas toda submissão implica em obediência. Exemplo : Quando uma criança é castigada por não obedecer uma ordem, ele é forçado a obedecer a disciplina imposta, mas seu coração não está em harmonia ao que lhe fora imposto, portanto, não há submissão reconhecida nesse caso. Precisamos lembrar que o que vale é a atitude do coração. Devemos obedecer não só por temor, mas por uma questão de consciência. Devemos amar a autoridade como um ministro de Deus.
A sonegação de impostos é uma insubmissão a Deus (vv. 6 e 7). Por esse motivo ... (v.6). Que motivos? ‘’Não só por temor, mas por dever de consciência’’ Deus não aceita que nos desculpemos por não pagar os impostos, dizendo que é roubo. Noss No ssaa atit atitud udee de deve ve se serr de oraç oração ão,, pa para ra qu quee ajam ajam co com m just justiç iça, a, e se serm rmos os beneficiados pela autoridade. Quando nos submetemos a uma autoridade, na verdade é a Deus que nos submetemos uma vez que foi Deus quem a instituiu.
A base de toda a autoridade é Deus. 3
V. 6 - Os tributos são ministros de Deus. Atos 6: 18 –19 - Exemplo de desobediência desobediência sem deixar de ser submisso. Os apóstolos são proibidos de pregar o evangelho, mas Pedro diz que é mais importante obedecer a Deus. Os Vv. 30 - 32 explica o caráter e a natureza da mensagem deles. Eles Eles nã nãoo fora foram m insu insubm bmis isso soss às au auto torid ridad ades es,, em embo bora ra nã nãoo as ob obed edec eces essem sem.. Reconheciam a autoridade daquelas pessoas, mas eles estavam ordenando algo que contrariava a ordem de Deus. Comparar v. 28 com Marcos 16:15. Eles presenciaram coisas, e falavam sobre isso (At. 8:32). Exemplo: As mulheres não devem fazer tudo o que seus maridos dizem quando estes contrariam a Palavra de Deus. Os apóstolos disseram: ‘’ antes, importa agradar a Deus’’ Isso fala que eles consideravam a palavra de Deus mais importante que a qualquer outra coisa. Consideremos João 10:11
Jesus é julgado por Pilatos , mas Pilatos não encontra razões para culpá-lo, e se intrigava por não obter respostas às suas perguntas. Pilatos faz uma advertência advertência tomando por base a sua autoridade. autoridade. Jesus retruca (v.11): ‘’nenhuma autoridade teria sobre mim, se do alto não fosse dada’’. Jesus sabia da autoridade de Pilatos, e sabia que ela vinha de Deus. Havia sido Deus quem o instituíra. O Senhor conhecia o principio de submissão e autoridade. Ele estava se submetendo à vontade de Deus, por isso não se defendia. Jesus vivia no principio de submissão e autoridade.
Quando se toma uma atitude correta, Deus honra a atitude abençoando a pessoa. Pv. 3:5 - Confia no Senhor de todo o teu coração... V.6 – Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará todas as tuas veredas. Haverá momentos que vai ser preciso agir em fé, diante de situações. sit uações. Romanos 12:1-2 - É preciso renovar a mente. 4
Transformai–vos pela renovação da vossa mente.
Renovação da mente é o único meio de ser abençoado nos três aspectos: Experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
E preciso tomar uma atitude. Ef 4:3 - E vos renoveis no vosso entendimento. I Co - 15:27-28 - Jesus estava sobre tudo, mas sabia que o Pai estava sobre ele. Quando tudo estiver sujeito a Jesus, o próprio Jesus se sujeitará Àquele que tudo lhe sujeitou.
Consideremos Consideremos Filipenses Filipenses 2:5-11 V. 5 - Tende o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, vv. 7 e 8 - Se esva es vazi ziou ou,, Assu Assumi miuu form formaa de se serv rvo, o, torn tornou ou-Se -Se se seme melh lhan ança ça de hu huma mano no,, Se humilhou, tornou-Se obediente até á morte O mesmo acontece conosco
Somos herdeiros. Recebemos o poder de sermos feitos filhos de Deus (Jo 1:12). Temos a natureza de Deus (I Pe 1:4). ‘“‘Mas o apóstolo Paulo diz para termos o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus. IICo10:6 - Paulo fala da prontidão para punir toda desobediência, todavia isso só tem valor se a Igreja/pessoa for submissa. Deus se agrada da fé, não é por obra, mas obediência e submissão é atitude de fé, embora possa se tornar simples obra, se s e não houver a atitude correta no coração. Nossa submissão deve ser completa. É vontade de Deus que reconheçamos sua autoridade representativa (Rm (Rm 13). Paulo se mostra pronto para punir toda desobediência, mas ele sabia que Deus esta es tabbelec eleceera um lim limite ite pa parra o se seuu minis inisté téri rioo, po port rtan anto to,, ele ele mesm smoo não ultrapassaria esses limites, a fim de estar pronto para o caso de ter que punir a desobediência (II Co 10:13-15).
AUTORIDADE E SUBMISSÃO NOS CINCO DONS MINISTERIAIS (Ef 4:11-16) “A Igreja tem o dever de se submeter aos dons ministeriais”.
É Deus que institui os dons ministeriais (Ef 4:11) O tríplice propósito dos dons
(Ver v.12):
5
O aperfeiçoam aperfeiçoamento ento dos santos. Desempenho Desempenho do serviço serviço do Senhor. Senhor. A edificação edificação do corpo de Cristo.
V. 13 - Até que cheguemos : •
À unidade da fé e,
•
Do pleno conhecimento do Filho de Deus, D eus,
•
À perfeita varonilidade,
•
À medida da estatura da plenitude de Cristo (v.13).
QUANTO AOS SERVIÇOS VOLUNTÁRIOS “Deve haver em nós prontidão para servir no corpo de alguma forma, enquanto não estamos certos de nossa chamada ministerial”. Há várias áreas de serviço na Igreja que se pode fazer, enquanto não temos certeza em que dom operamos. Um servidor voluntário deve servir com fidelidade, sabendo que Deus é galardoador e não deve nada a ninguém. O serviço voluntário é também uma forma de contribuir financeiramente. Isso faz prosperar o nosso caminho. Deve haver zelo visto em forma de assiduidade e pontualidade, nos serviços que fazemos para o senhor.
Toda a autoridade está na Palavra de Deus. A Palavra de Deus é à base de toda autoridade. Deus sustenta todas essas coisas através da Sua palavra (Hb 1:3). Hebreus 1:3 se refere a Jesus. O escritor diz que Ele é o esplendor da glória de Deus. A expressão exata de Deus. A Sua Palavra é a Sua autoridade expressa. Deus é o criador (Gn 1). Ele cria por meio da Sua palavra. Ele disse Deus: Haja luz, e houve luz (v.3). Ele é o criador (Gn 1), é o sustentador de todas as coisas, e Ele faz isso por meio da Sua Palavra. (Hb 1:3).
Deus se responsabiliza por aquilo que diz. Ao criar algo dizendo, passou a se responsabilizar pelo que disse. Em Gn 1:1,2 diz: No princípio criou Deus... – Em Jo 1:1, no princípio era o verbo... No princípio em Gn 1:1 = Começo de tudo. No princípio em Jo 1:1 = Na eternidade. 6
Provável espaço de tempo entre os vv. 1 e 2 de Gn 1. Não conseguimos ver isso na Bíblia. Entendemos que a expressão: “sem forma e vazia”, explica esse espaço de tempo. Isto porque, é ilógico que Deus crie algo que não seja perfeito. O que podemos entender é que, no v.1, a terra era bela quando fora criada, todavia, ela se tornara sem forma e vazia. Em Gn 1, temos o começo da história da criação, mas Deus é antes de tudo.
ONDE A HISTÓRIA COMEÇA Ez 28:11-19 Aspectos introdutórios Satanás era o sinete de toda a perfeição (v.12). SINETE: O carimbo de assinatura gravado numa pedra preciosa e montado num anel. Este tipo de obra enfeitava o peitoral do sumo sacerdote, e lembrava os nomes das tribos de Israel (Ex 28:17-21). Numa linguagem comercial podia significar “a marca registrada da qualidade”. Tinha posição de honra Guardava o lugar da habitação de Deus. V. 15 - Foi criado. V.17 – Se exaltou por causa da sua formosura. V. 18 – Ele é julgado. “Um fogo o consumiu sobre a terra”. Em Gn 1:2 a expressão “sem forma f orma e vazia” diz respeito a ser queimada. Calcinada com fogo. Sua soberba o lançou fora da sua posição. A soberba fecha a porta do céu para nós. Isaias 14:12-15 - “Sua soberba o fez pensar que poderia ser maior que Deus”. Pensava que seu trono podia ser estabelecido acima do trono de Deus (v.13). Chegou a crer que seria semelhante ao Altíssimo (v.14). Foi nisso que ele tentou Adão no Éden.
LÚCIFER TROUXE À EXISTENCIA, O MAIS BÁSICO PRINCÍPIO DE TREVAS: “A SOBERBA” 7
“A soberba é comparada a uma locomotiva desgovernada que arrasta os vagões de um trem para a destruição”.
Princípios básicos do reino de Deus, ou reino de luz. Humildade Submissão Dependência.
Princípios básicos do reino das trevas. Soberba Rebeldia Independência.
Princípio – Tudo que constitui normas ou diretrizes para algo acontecer. Vejamos Pv 11:2 = “Humildade é atitude do coração” ATITUDE = Propósitos – Postura Interior – Norma de Proceder – Tendência de comportamento em relação a qualquer estímulo ou situação. A submissão é o transporte que leva o homem ao reino de luz. A soberba só pode ser vencida pela submissão.
A humildade humildade nos nos leva à verdade verdade A humildade não permite falsa modéstia. Precisamos nos livra dos conceitos errados sobre humildade. Exemplos:
Pobreza Há pobres orgulhosos Não recebem nada que lhe é doado, por se sentirem humilhados. Pobreza é um mal de bolso Pobreza é algo físico
Timidez Não se permite ser visto. A humildade nos da visão da verdade quanto ao que somos. A timidez é falta dessa visão.
Precisamos nos humilhar a Deus Humilharmos- nos a Deus, é submetermo-nos á Palavra Dele, aceitar o que Ele diz ao nosso respeito. 8
Tomar o jugo de Jesus (Mt 11:29) é aceitar a Palavra Dele, por isso ele disse: “Aprendei de mim ...” João 13:13 – Jesus se declara Senhor e mestre aos seus discípulos.
Demos dizer ao nosso respeito o que a Bíblia diz. Fp 2:3 diz que devemos considerar os outros superiores a nós mesmos. Nada deve ser por partidarismo. Devemos nos cuidar quanto a soberba, s oberba, ela é contrária à humildade. A soberba nos conduz ao engano. A soberba precede a queda Rever Isaias 14:12-15
Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. humildes. Ë do coração que procede as saídas da vida. Sl 19:13 -> Davi, pede a Deus que o guarde da soberba
A TRINDADE DO HOMEM “O homem é essencialmente um espírito, possui uma alma e habita em um corpo ”.
O corpo - é a habitação do espírito. “Não se deve incompreender que apesar do homem ser um espírito, ele continua sendo espírito, alma e corpo”. O corpo se relaci relaciona ona com as coisas materi materiais ais,, físicas físicas.. Com as coi coisas sas naturai naturaiss desta vida.
A alma Se relaciona com o que diz respeito às emoções, inteligência e vontade. O espírito se relaciona com as coisas espirituais. OBS: Essas três partes só são separadas didaticamente. didaticamente.
Há Três níveis de submissão: submissão: no corpo, corpo, na alma e no espírito. espírito. A submissão no corpo. Essa é o nível mas inferior de submissão. Diz respeito ao que vemos manifesto no corpo, quanto ao que poderíamos julgar como c omo submissão. É possível se fazer algo com o corpo em virtude de uma pressão, e mesmo assim, permanecer com uma atitude interior diferente.
A submissão na alma. Na alma manifestamos um nível mais superior de submissão, que a no corpo. A Bíblia nos ensina que comportamento devemos ter para com a alma (Fp 4:6-8). 9
2 Co. 10:4-5 - Levando todo pensamento á obediência de Cristo. Deus não quer que haja divisão entre nós (I Co 1:1). A única maneira de não andarmos em divisão é tendo a mente de Cristo, ou colocando nossos pensamentos cativos á mente de Cristo. A mente de Cristo, ou o que Ele pensa ao nosso respeito é revelado na Sua Palavra. É preciso haver uma renovação da mente. Rm 2:1,2; Ef 4:17.
A submissão no espírito. Esse é o mais elevado nível de submissão. É preciso tomar uma atitude para com Deus. Davi fez isso. Ele disse: Cantarei ao Senhor ... (Sl 104:33-34). Davi se empenhara em ter uma meditação que LHE seria agradável. Cl 3:1-2 - É preciso buscar as coisas do alto, pensar nas coisas que estão lá. Devemos nos precaver quanto às obras da carne, para que herdemos o reino de Deus (Gl 5:19- 21). Gl 5:22-23 fala do fruto do espírito. Não há lei que contrarie quem anda nesse nível.
A SUBMISSÃO É UMA ATITUDE INTERIOR MT 5:27-29. Tomando por base a diferença entre trocar e discutir opiniões.
Trocar opiniões – dar oportunidade para outros falarem o que pensam, e fazer as alterações necessárias. necessárias . No nosso corpo devemos tomar por base a palavra quanto ao que ouvimos, e falamos.
Discutir opiniões é, aparentemente, dar oportunidade para que outros falem, mas se tranca por dentro quanto ao que foi falado.
Jesus disse : ouvistes o que foi dito... “Só o fato de pensar (atitude), já se caracteriza fato consumado” Não depende apenas de manifestar no corpo. O propósito do coração é levado em consideração por Deus. A Palavra de Deus é autoridade para julgar as intenção (Hb.4:12). 10
Os fariseus observavam a lei. Não praticavam os atos errados, mas se sentiam livres pra pensar o que quisessem. Jesus traz luz sobre o verdadeiro sentido da Palavra de Deus. A tent tentaç ação ão não é pe peca cado do,, no
enta en tant ntoo de deve vem mos te terr cu cuid idad adoo co com m o no noss ssoo
comportamento na hora da tentação.
Havia dureza de coração no povo (Mt 19:3 - 8) “Jesus disse que a dureza de coração foi o motivo pelo qual Moisés permitiu ao marido dar carta de divórcio as suas mulheres”. Nunca foi vontade de Deus o Divórcio (Ml2:16). Deus nos deu um novo novo coração coração - Um coração coração de carne – tirou-nos tirou-nos o coração coração de pedra, o coração endurecido. A submissão do coração traz a alma e a carne para dentro do mesmo ambiente
Fé é o tipo mais sublime de submissão a Deus Jesus ensina que a Fé do coração fará acontecer o que alguém disser. Ver Mc 11: 12-14, 20 - 23. A Fé é do coração. A duvida também procede do coração. “Qualquer um” que disser com Fé... Em Mt. 7:24-27
Há diferenç diferençaa entre o que pratica, pratica, e o que não pratica pratica a Palavra Palavra de Deus Mt 7:24-27 A fé exige ações correspondentes. Fé é praticar a palavra de Deus. A prática são as ações correspondentes.
Tiago exorta a sermos não apenas ouvintes da palavra, mas praticante . Jesus compara a Sua Palavra à rocha. homem prudente firma a sua vida sobre a palavra de Deus. Nada abalará alguém que está firmado na Palavra de Deus.
A Palavra é o meio pelo qual enfrentamos circunstâncias, a oração é o meio pelo qual as mudamos A alegria do Senhor é a nossa força. As circunstâncias virão, mesmo sobre os que guardam a Palavra do Senhor. 11
As circunstâncias vêem sobre todos, mas há diferenças para os que se firmam na Palavra. Nos fortalecemos na alegria do Senhor.
A palavra de Deus é o terreno mais sólido de todo o universo Vejamos Mt. 14:22-33
Pedro andou sobre a Palavra do Senhor. Houve Fé negativa em seu coração c oração por um instante. A força da palavra do vento tirou sua atenção da força da Palavra. Sua Fé foi vacilando aos poucos, (V.30). Ele dissera anteriormente: “Jesus, manda-me ir Ter contigo” (V.28). Pedro sabia que se aquela pessoa por sobre as águas fosse Jesus, sua Palavra teria autoridade ao dizer algo. Pedro já sabia da autoridade da Palavra de Jesus. Nós já sabemos que a autoridade de Deus é manifesta por meio de Sua Palavra. Submeter-se ao que Deus fala é submeter-se a ele mesmo.
DEUS É O NOSSO SUPERIOR “É evidente que fora de qualquer dúvida o inferior é abençoado pelo superior”(Hb 7:7) Reconhecemos que temos sido abençoados pelo Senhor. Submissão é sinônimo de benção – submeter-se é ser abençoado, favorecido. Quem tem autoridade tem o dever de abençoar. Quem se submete é beneficiado.
Vejamos Lc 13:34-35 : o maior projeto Jesus quis abençoá-los, colocá-los debaixo do seu benefício, mas não o quiseram. Pv 1: 24,25,33 - Submeter-se é aceitar o benefício. V. 23 - O atentar para revelação trás a presença de Deus copiosamente, e revelação da sua vontade (Palavra). Rm 13:1-3: Quem se submete recebe o louvor da autoridade. menor se submete Temos aqui o maior como quem serve. Jesus disse que ele era como o menor. Não somos como os homens naturais (V.26). 12
O centurião – um homem que sabe reconhecer autoridade Mt 8:5-10 “ A submissão outorga autoridade”. A Fé está associada à submissão. Aquele homem reconhecia que a palavra de Jesus estava carregada de autoridade. Os servos devem ser submissos aos seus senhores como ao Senhor (Ef 6:5-9). “Os senhores devem proceder com justiça, como o Senhor procederia - sem ameaças”
Somos exortados a fazer prática de súplicas por todos os homens (Tm2:1-3) Súplicas: petições tomando por base a lei. Orações – intercessões – e ações de graças. Em favor do reino. Em favor de todos os que estão investido de autoridade. Isso nos fará viver vida mansa e tranqüila com toda piedade e respeito. Devemos orar por eles e não falar mal deles, ainda que não hajam bem. Se o lugar em que vivemos for bem, em virtude da paz que há no coração de nossas autoridades, nós desfrutaremos desse bem.
O VERDADEIRO CONCEITO DE CERTO E ERRADO há coisas que para o homem parecem erradas, mas, para Deus parecem certas
Gênesis 22: 1- 18 Abraão se se dispõe a ouvir a voz de Deus Deus “Deus pediu algo que não era era fácil de fazer, mas neste dia Abraão Abraão se levantou de madrugada, afim de preparar tudo para cumprir a Palavra do Senhor”. Nenhum conflito ou angústia, impediria Abraão de seguir o que Deus dissera. que nos seria demasiadamente pesado, em algo que Deus nos diz a fazer? f azer?
Abraão viu o lugar do sacrifício de longe (v. 4) Jesus também viu o lugar de seu sacrifício de longe, mas não recuou, pois, sabia que era necessário que ele morresse para que voltássemos à vida de Deus. Abraão era um homem de Fé . V. 5 - ... Voltaremos para vós.
13
Gn 21:12 - Se firmou na promessa de Deus que dizia que a descendência dele seria por meio de Isaque
Isaque – um exemplo poderoso de submissão Os dois seguiam juntos em Fé: Um sem ver o cordeiro (Isaque) e o outro crendo na promessa (Abraão) v v.6 – 8. Hb 11:17- Abraão sacrificou Isaque por Fé. Ele já via o menino morto, a pedido de Deus. A morte de Isque aconteceu, no coração de Abraão “.
O CERTO E O ERRADO SE ENCONTRAM EM DEUS “Há coisas que para o homem parecem certas, mas para Deus parecem erradas”
2 Sm 6: 6,7 Usá julgou ser certo apoiar a arca do Senhor para que não caísse. Ele estava com boas intenções, mas desobedeceu a Palavra do Senhor. Ver Dt 10:8. Devemos ter cuidado com as boas intenções, é com as palavras de Deus que devemos ficar. A luz que há em nós não pode ser trevas, se não apoiar na palavra de Deus.(Mt 6:23) Ás vezes estamos esclarecidos em muitas coisas, mas não temos apoio em Deus, e essa luz se torna trevas em nós.
Levando a arca de maneira errada (fora da Palavra) Eles não estavam obedecendo a maneira correta de transportar a Arca da Aliança. Deus não precisa que lhe auxiliemos. Devemos cumprir a Sua Palavra. Após a morte de Uzá, eles se corrigiram na forma de conduzir a arca (IISm 6:13)
I Sm 15:22 Saul julgou fazer algo certo, mas fez algo contrário à Palavra de Deus. Ver Hb 3:7-19. “Não endureçais os vossos corações, quando ouvirdes a voz de Deus”. A desobediência se associa à incredulidade. Hb 3:18,19 “ A desobediência desobediência é uma forma de incredulidade. incredulidade.
Tg 1:13 - Deus não pode ser tentado. Hb 3:9 –11 14
Em Malaquias 3, A prova a Deus, é no sentido de Comprovar a sua fidelidade. Hb 4:1,2 O v. 2 Diz que eles não não aproveitaram a palavra que ouviram. ouviram. Resta um repouso repouso para o povo de Deus V. 9 Vv 10 - 11 11 Quem entrou no descanso de Deus descansou descansou de suas obras ,como Deus descansou das obras dele. esforço ao qual o apóstolo se refere, é no sentido de mantermo-nos na palavra de Deus (v.12). Não permitir que a alma domine. Devemos guarda nossa posição – ficar com a Palavra .
A DESOBEDIÊNCIA SE CONSTITUI UM EXEMPLO DE REBELIÃO “Sabemos que toda insubmissão se constitui uma desobediência, embora nem toda desobediência se constitua em uma insubmissão, em vista disso, qualquer insubmissão à palavra de Deus, ou seja ao que Ele falou, é definido como desobediência, e se constitui um exemplo de rebelião.
Quatro exemplo de de insubmissão e conseqüente conseqüente rebeliões no Antigo Antigo Testamento Os casos de Cão; Nadabe Nadabe e Abiú; Arão e Miriã; Coré, Datã e Abirão, Abirão, se constituem exemplo típicos de insubmissão às ordens de Deus, e,conseqüente, rebelião à palavra de Sua autoridade”
1. O exemplo de cão – Gn 9:20 - 27 Noé era o líder da família, mas seu exemplo negativo, revelou o caráter de seu filho Cão, que, em conseqüência disso, perdeu a posição de bênção que seus outros dois irmãos ganharam. Os erros de Noé: 1) Se embriagou com o fruto da vinha que ele mesmo plantou; 2) Ficou nu, e; 3) Caído em sua tenda. O pecado de cão :
Não viu a seriedade da autoridade; Não pensou em encobrir a seu pai. Expôs a nudez de seu pai a seus irmãos.
O comportamento de seus irmãos revela o respeito que tinham pelo pai 15
A autoridade representativa de Deus:
Entraram de costas para não ver a vergonha de Noé; E encobriram o pai com uma túnica trazida sobre os seus ombros. O resultado do comportamento dos filhos de Noé:
Cão – Os filhos dele seriam servos de seus irmãos. Sem - Seja abençoado – Jesus saiu desta linhagem. linhagem. São os portadores portadores da revelação. Jafé – os descendentes dele seriam portadores de boas novas, e dele viriam os grandes povos.
2. Nadabe e Abiú. 10:1-2 Nadabe e Abiú eram sacerdotes auxiliares de Arão, seu pai, mas, não fora a eles que Deus confiara os serviços sacerdotais. O fogo estranho que que eles apresentavam não era estranho, estranho, simplesmente pelo fato de uma vida irrefletida, mas por acharem que podiam servir independente de seu pai, que era o ministro principal nos serviços do Senhor. Há muitos que se rebelaram contra a Palavra do Senhor, quando não se submetem a autoridade por ele estabelecida, e fazem isso pensando que não estão agindo mal. A questão de submeter-se a autoridade é tão séria, que é possível que nem Arão tivesse todo conhecimento disso.
3. O exemplo dos irmãos de Moisés (Nm12:1-13) Arão e Miriã eram mais velhos que Moisés, mas eles não entenderam que isso não lhes dava o direito de se sobreporem a Moisés, na questão do serviço do Senhor. Não entenderam que, quanto à obra de Deus, Moisés é que havia sido constituído como autoridade. O erro de Moisés: Casou com uma etíope. Os erros dos Irmão de Moisés: Não respeitar a posição de Moisés. A posição de Deus: Defender sua autoridade representativa:” Como pois não temestes em falar contra Moisés, meu servo? Uma posição familiar não dar o direito direito de alguém ultrapassar ultrapassar o que Deus Deus determinou em sua palavra. 16
4. O exemplo do grupo de Coré, Data e Abriam (Nm 16) Haviam mais de 250 homens importantes além desses lideres que representavam a linha espiritual, e a linha de liderança entre os filhos de Israel. v. 3 diz que eles se reuniram para se rebelar rebelar contra Moisés. Eles tinham palavras de quem tinham o olhar aguçado para verem falhas, comparando o estado presente do povo e concluíram: “... Arrancarás os olhos a estes homens ...? ( vv. 13 14) Era como se dissessem: Não querem que eles vejam isso tudo? A rebelião rebelião é contagiante (vv 41a 41 a 50). A princípio era somente o grupo de Coré, Data e Abrirão. Em seguida temos os mais de 250 príncipes. Agora todo o povo se levanta contra Moisés. A rebelião atraiu a praga e a morte ( 20, 21, 44-49).
NOSSO TRABALHO PARA O SENHOR DEVE SER ESPONTÂNEO (I PEDRO 5:1-9) Deus resiste aos soberbos, ( v 5) portanto portanto devemos servi-lo de boa vontade vontade e não por sórdida ganância.
Ë preciso nos humilharmos debaixo da potente mão de Deus. Senhor fala aos presbíteros, aos jovens, e a todos, sobre as artimanhas do diabo, e ensina o que fazer quanto quanto a isso (v 1-9). Ver o v. 10 - O Deus de toda a graça... sofrimento é por pouca tempo - alguns sofrimento vêem por falta de conhecimento, mas depois disto, o Senhor nos aperfeiçoará, fortificará, firmará e fundamentará. Tg 1:2, 3 - Tendes por motivo de grande alegria o passardes por várias provações. Jesus disse que neste mundo teríamos aflições, mas, acrescentou: "tende bom ânimo” . Demos ter cuidado quanto ao que fazemos f azemos com o nosso ânimo. Jesus sofreu por um pouco (Hb 5 :5 –10) Aprendeu a obedecer pelo que sofreu (v (v .8). 17
Foi aperfeiçoado (v. 9). Depois de Havermos sofridos por um pouco de tempo, Deus nos aperfeiçoará ( I Pe 5:10).
CENTRO DE TREINAMENTO BÍBLICO NOVA VIDA
18
View more...
Comments