SLIDE 07 - Balanceamento Da Capacidade de Produção
March 10, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Short Description
Download SLIDE 07 - Balanceamento Da Capacidade de Produção...
Description
dministração da Produção
Balanceamento da Capacidade de Produção
Balanceamento da Capacidade de Produção Uma vez determinado determinado o nível de demanda demanda,, a gestão gestão da prod produção ução deve dete de term rmin inar ar qu qual al a capa capaci cida dade de par para atend atender er ao níve nívell de produ produçã ção o necessário. Para isso utilizamos as técnicas de PCP (Planejamento e Controle da Produção) para fins de balancear a capacidade do sistema de produção.
Balanceamento da Capacidade de Produção
❖
Questões devem ser respondidas: ❖Qual carga de maquina (horas maquina) para executar o programa de produção? ❖Qual
a car carga ga de mão de obra ( homens hora) par paraa cumprir o nível diário de
produção
Balanceamento Balanceament o da Capacidade de Produção Produção Para responder essas questões, e outras ainda, precisamos calcular a carga de trabalho necessária para cumprir a programação da produção
•
Programa de produção: é a quantidade de peças (ou produtos ou unidades)
que uma empresa ou setor deverá fabricar em um determinado período de tempo. Assim sendo, as duas variáveis básicas que devem ser estipuladas para se ter um programa de produção produção são: quantidade e tempo. •
Exemplos de programa de produção: produzir 300 calças em quatro dias ou, também, três toneladas de um produto das 14 às 18 horas.
•
Carga de máquina: é a quantidade necessária de tempo de funcionamento
de uma máquina e/ou equipamento, a fim de cumprir um determinado volume de produção. •
Exem Exempl plo: o: uma uma má máqu quin ina a de cos costur tura qu que e pr prec ecis isa a de 380 380 minu minuto toss de funcionamento diário, para que sejam costuradas 100 calças a um tempo médio de 3,8 minutos por calça.
•
Carga de mão de obra : significa a determinação dos recursos de mão de obra
nece ne cess ssáários rios pa parra cu cum mpr prir ir um de detter ermi mina nado do pr pro ogra grama de pr pro odu duçção em determinado tempo. •
Exemplo: digamos que para cumprir determinada atividade sejam necessárias 32 horas horas de traba trabalho lho hum humano ano.. Para Para reali realiza zarr est esta a taref tarefa a numa numa jornad jornada a de trabalho de 8 horas, portanto, será necessário contar com 4 pessoas.
Determinação da Carga de Máquina e da Carga de Mão de Obra “carga de máquina” é um termo empregado para determinar quanto
tempo uma máquina deverá estar ocupada produzindo alguma coisa, ao passo que o termo “carga termo “carga de de mão de obra” de obra” representa representa a quantidade de pessoas necessárias para realizar determinada tarefa. tarefa.
Programa de Produção Programa Como Com o vimos vimos an ante teri rior orme ment nte, e, um pr prog ogrrama ama de prod produç ução ão si sign gnifi ifica ca a quantidade peças (ou ou unidades) quede uma empresa ou setor deverádefabricar emprodutos, um determinado período tempo. Vamos ver mais alguns exemplos: – – produzir produzir 5.700kg de um determinado produto em 5 dias; – montar 30.000 geladeiras em 2 meses – – aprontar aprontar 600 metros de calçamento calçamento viário em 2 se semanas. manas.
Calculo da Carga Maquina Para o calculo Para calculo da Carga de Máquina devemos levar em consider consideração ação o Programa de Produção e o Tempo Padrão Carga de Máquina = Programa de Produção x Tempo Padrão
Tempo Padrão : é o tempo médio de execução de determinada tarefa por equipamento. Ele deve ser expresso na mesma unidade de tempo do programa de produção.
Exercício Calcule a Carga Maquina para cada operação conforme o quadro abaixo, para um programa programa de produção de 100 unidades por dia :
Calculo da Carga de Mão de Obra
Exemplo: Programa de Produção = 18.000 unidades / dia Tempo Padrão = 0,4 min / unidade Tempo Total Disponível de um operário num dia = 480 minutos
Carga de Mão de Obra = 15 trabalhadores para um turno de 8 horas
Exercício •
Para uma programa de produção de 600 unidades/dia, qual a carga de mão de obra necessária para executar a programação, considerando uma jornada de trabalho de 8 horas, e um tempo padrão de 8 minutos por trabalhador
Fatores que influenciam na Programação de Produção
Os fatores básicos que influenciam no cálculo da capacidade de executar a programação programa ção da produção são os seguintes:
produtividade
eficiência.
Eficiência A eficiência se relaciona ao tempo útil de trabalho Exemplo: se o tempo disponível de um trabalhador é 8 horas no dia e seu nível de eficiência é de 75%, o tempo efetivamente trabalhado será de 360 minutos. 25% (120 25% (120 mi minu nuto tos) s) sã são o as par paradas adas,, pra pra de desc scan anso so,, troc trocaa de turn turno, o, alimentação, espera etc.
Produtividade A produtividade se relaciona ao tempo utilizado pra executar a tarefa . Exemplo: Se a atividade deve ser executada em 60 minutos e o nível de eficiência for de 85 85%, %, en entã tão o o te temp mpo o re real al ne nece cess ssár ário io se será rá de ap apro roxi xima mada dame ment ntee 71 minutos para executar a tarefa. Se a atividade for executada com uma produtividade de 100% a tarefa seria executada execut ada no tempo padrão estipulado, ou seja 60 minutos.
É importante salientar e entender dois aspectos fundamentais:
Produtividade e Eficiência
a) Se o índice de eficiência menor para que 100% a disponibilidade disponibilidad e do fator defor produção a realização da tarefa diminui (paradas por manutenção, quebra equipamento etc.); b) Se o índice produtividade forexecução menor que 100% será necessário umde tempo maior para do trabalho (acima do tempo padrão), padrão), ou seja, incide sempre sobre sobre o tempo gasto para realizar o trabalho, aumentando-o.
Calculo da Produtividade e da Eficiência programa ama de O cálcu álculo lo da car argga de máqu máquin inaa ba base sead ado o apen apenas as no progr produção e no tempo padrão considera somente o tempo em que a estando máquina estáparada operando (tempo jornada trabalho), inclus inc lusas as as par adass para par a manut manda utenç enção ão,, prepa prde epara ração ção e não paralis paralisaçõ ações es
eventuais. Para realizar o calculo da carga real de trabalho necessária, devemos considerar o tempo útil trabalhado ( eficiência) e o tempo efetivamente gasto para realizar a tarefa (produtividade). Lembrando que defeitos, falt fa lta a de cali calibr braç ação ão ou desg desgas aste te,, pod podem in infl flue uenc ncia iarr o tempo empo de execução da tarefa.
Cálculo da Carga de Máquina considerando os indicadores de eficiência e produtividade
•
Co Como mo é im impo poss ssíível tr trab abal alh har com frag fragme men ntos de má máqu quin inas as,, o arredondamento sempre é feito para cima, ou seja, se o cálculo indi in diccar a ne necces essi sida dade de de 6,1 ,17 7 má máqu quin inas as,, efet etiv ivam amen entte se serrão necessárias 7 máquinas para atender o programa de produção nas condições previstas. Nesse caso haverá sobra de horas-máquina para atender a fração de produção necessário para cumprir a programação.
Exercício 01
Calcule a carga de maquina com os dados do exemplo anterior para uma produtividade de 85% e uma eficiência de 75%.
Exercício 02 Determine a carga de mão de obra necessária para executar o programa de produção de 450 unidades por dia, considerando uma jornada de trabalho de 12 horas diárias, com um tempo padrão 15min/unidade, com produtividade de 75% e eficiência de 85%
Gráfico de GANT (Carga de Trabalho )
O Gráfico de GANT, ou de carga de traba trabalho lho,, é uma uma ferrame errament ntaa gr gráfi áfica ca utilizada para visualizar o quanto de carga car ga de traba trabalho lho é neces necessár sária ia para para executar uma tarefa ou determinada etapa do plano de produção.
Bibliografia básica e complementar
•
•
•
BOWERSOX, D.; CLOSS, D.; COOPER, B. Gestão logística de cadeias de suprimentos. São Paulo: AMGH, 2014. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão da produção: abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Manole, 2014. MOREIRA, Daniel. Administração da produção e operações. São Paulo: Saraiva, 2012.
Bibliografia básica e complementar
•
•
•
•
•
CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operações. São Paulo: Pearson, 2014. CORRÊA, Henrique L. Administração de produção e operações. São Paulo: Atlas, 2011. GAITHER, Norman Norman;; FRAZIER Gr Greg. eg. Administração da produção e operações. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 2012. SUZANO, Marcio Alves. Administração da Produção e Operações com ênfase em Interciência, ência, 2013. Logística. Rio de Janeiro: Interci PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2017.
View more...
Comments