Sistemas de Identidade Visual (WHEELER, Alina. Design de Identidade da Marca).pdf
Short Description
Download Sistemas de Identidade Visual (WHEELER, Alina. Design de Identidade da Marca).pdf...
Description
SISTEMAS DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal de Pelotas Centro de Artes Design Digital Identidade Visual Prof. Lúcia Weymar
Nathalia Leitzke, Pedro Cramer e Taís Barbosa
“O processo de identidade de marca é um método provado e disciplinado para criar e implementar uma identidade.” (Wheeler, 2008, p. 80)
O processo de identidade pode dividir-se em 5 categorias principais:
CONDUÇÃO E PESQUISA
Coleta de dados visando descoberta de visão, estratégia, metas e valores da empresa Pesquisa de mercado Auditoria de marketing Auditoria da concorrência Auditoria de stakeholders Auditoria de linguagem Relatório da auditoria
“ Segundo Kendall (apud WHEELER, 2008, p. 96): "A auditoria é uma oportunidade para construir uma compreensão completa da empresa e estabelecer um contexto para a solução de gestão de marca ”.
Auditoria de marketing
Auditoria de stakeholders
Auditoria de linguagem
CLASSIFICAÇÃO E ESTRATÉGIA Esclarecimento da estratégia Brief da marca Brief da criação
ESCLARECIMENTO DA ESTRATÉGIA
Combinação de pensamento racional com inteligência criativa Destilação do aprendizado das pesquisas e auditorias Mercados-alvo, vantagem competitiva, valores essenciais da marca, atributos da marca e metas.
“O autor é o cliente. Nós somos o intérprete”. (Bart Crosby, diretor Crosby associates)
CONCENTRAÇÃO NO FOCO Repense a visão veja todo o quadro Engaje-se em diálogos significativos Descubra a aparência da marca Descubra uma plataforma de posicionamento Crie a grande ideia Toque outra vez
BRIEF DA MARCA/CRIAÇÃO Identificação de uma visão unificadora do que a marca representa, alcançado com o brief da marca. O brief de criação serve de mapa para a equipe de criação.
NOMES
Design da identidade Visualizar o futuro Brainstorm Aplicações Finalização
DESIGN DE SÍMBOLOS Interseção de imaginação estratégica, intuição, excelência de design e experiência O design procura integrar o significado com a forma.
LOGOTIPO E ASSINATURA VISUAL
LOGOTIPO E ASSINATURA VISUAL
COR
COR
TIPOGRAFIA
SOM Motores Ambientes de lojas Produtos que falam Porta-vozes Mensagens gravadas Sinalização Apresentações de multimídia Websites e jogos eletrônicos Jingles Personagens
MOVIMENTO
CRIAÇÃO DE PONTOS DE CONTATO Design da identidade Aparência e sentido Proteção (registro da marca) Design das aplicações e do programa
É nesta fase que o design é refinado, ou seja, os elementos da identidade visual são finalizados em seus mínimos detelhes. "As decisões sobre famílias tipográficas, paletas de cores e elementos visuais secundários são tomadas nesta fase" (WHEELER, 2008, p.132)
Produtos a serem pensados: Papel de correspondência; Cartão de visitas; Ambientes; Folhetos; Veículos; Embalagem; Uniformes; Website; Novas mídias; Sinalização; Material efêmero.
Algumas dicas de Wheels (2008, p.133) sobre os imperativos da aplicação do design: Crie uma linguagem visual unificada Comece a pensar na estratégia de lançamento Trabalhe primeiro com as aplicações de maior visibilidade Nunca apresente uma aplicação sem demonstrar seu alinhamento com a estratégia da marca Tenha obsessão pela qualidade
Img - Elementos secundários da empresa Raízen, marca de Etanol. Disponível em: . Acesso em 22 mar. 2012.
Nesta fase é realizada o registro das marcas, proteção para os ativos da identidade desta. Os advogados certificam-se de que não há marcas conflitantes. "O registro de marcas e patentes existe para assegurar que o consumidor não fique confuso ou seja enganado por marcas muito similares" (WHEELS, 2008, p.134).
ASPECTOS LEGAIS Pode ser usado somente quando as marcas foram registradas em âmbito federal É usado para alertar o público e não requer solicitação federal. Significa trademark, uma reivindicação de propriedade para mercadorias e embalagens. Significa marca de serviço e refere-se à um serviço especial e único. Aparece em qualquer forma de propaganda e literatura promocional. Não exige solicitação de registro federal.
GESTÃO DE ATIVOS Sinergia Plano de lançamento (interno/externo) Diretrizes e normatização
Papéis de correspondência e cartões de visita impressos - aplicações prontas. E isso foi só o início. Criar a identidade da marca foi a parte mais fácil. Difícil é administrar bem esse patrimônio.
O LANÇAMENTO DA IDENTIDADE "Esteja pronto. Prepare-se. Lance. Um lançamento representa uma gigantesca oportinidade de marketing para a comunicação" (WHEELS, 2008, p.164)
AXE DARK TEMPTATION
Img - Personagem "Homen de Chocolate". Disponível em: . Acesso em 22 mar. 2012.
AXE DARK TEMPTATION
Img - Campanha Dark Temptation.. Disponível em: . Acesso em 22 mar. 2012.
AFERIÇÃO DO SUCESSO "É preciso uma empresa inteira para construir uma marca" (DEUTSCH apud WHEELS, 2008, p.166)
REFERÊNCIAS WHEELER, Alina. Design de Identidade Da Marca. Porto Alegre: Bookman, 2008.
View more...
Comments