Sistema Digestivo

June 11, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Sistema Digestivo...

Description

CIÊNCIAS 9º ano

João Morais

SISTEMA DIGESTIVO

Para que serve o Sistema Digestivo? O organismo humano recebe nutrientes (substância de grande importância, indispensável à manutenção das funções vitais do organismo). Para tal, os alimentos – substâncias utilizadas na nutrição - tem de ser transformados em substâncias utilizáveis. Assim, ocorrem vários fenómenos mecânicos e químicos. Tais fenómenos ocorrem ao longo do tubo digestivo, onde vários órgãos auxiliam o processo, libertando os seus produtos. A estas ocorrências chama-se digestão. Com a digestão, as grandes moléculas orgânicas dos alimentos são desdobradas, ou seja, são transformadas em constituintes mais simples, que são absorvidos para o sangue e linfa. As proteínas, lipidos e glícidos complexos são digeridos, a água, minerais e vitaminas são absorvidos sem digestão.

CIÊNCIAS 9º ano

João Morais

Como é constituído o Sistema Digestivo? O Sistema Digestivo é constituído por:

Órgãos do Tubo Digestivo Boca  órgão inicial do tubo digestivo. Na boca situam-se os dentes e a língua;

Faringe  parte do tubo digestivo que faz a ligação entre a boca e o esófago; Esófago  conduz os alimentos ao estômago;

CIÊNCIAS 9º ano

João Morais

Estômago  órgão em forma de bolsa. As paredes são musculosas e os alimentos permanecem lá entre duas a três horas.

Intestino Delgado  parte mais longa do tubo digestivo. Mede entre seis e sete metros. É formado por: . Duodeno  localizado no iNÍcio do estômago, recebe os sucos produzidos pelo fígado e pelo pâncreas; . Jejuno-íleo  zona de absorção digestiva.

Intestino Grosso  mais grosso que o intestino delgado. Porém, mede apenas um metro e meio. É formado por: . Cólon Ascendente; . Cólon Transverso; . Cólon Descendente.

CIÊNCIAS 9º ano

João Morais

Que tipos de digestão existem? Existem dois tipos de digestão: . Digestão Mecânica  os alimentos são mastigados e misturados – exercida pelos dentes, língua e movimentos peristálticos; . Digestão Química  realizada pelas enzimas digestivas, produzidas por vários órgãos do corpo.

Início da digestão – Digestão na Boca Quando os alimentos entram na boca, os dentes mastigamnos. Os alimentos, já triturados, são misturados com saliva (segregada pelas glândulas salivares). A saliva possui amílase salivar - enzima digestiva que inicia a decomposição dos glícidos). Depois de os alimentos serem mastigados e ensalivados, forma-se o bolo alimentar (produto da digestão na boca). O bolo alimentar é, em seguida deglutido, ou seja,

é,

através de movimentos peristálticos, empurrado em direção ao estômago.

CIÊNCIAS 9º ano

João Morais

Digestão no Estômago O bolo alimentar chega ao estômago graças à cárdia (esfíncter que estabelece a ligação entre o esófago e o estômago). As paredes do estômago estão repletas de glândulas gástricas que libertam o suco gástrico (enzimas digestivas e ácido clorídrico). Os movimentos peristálticos do estômago misturam o bolo alimentar com as secreções gástricas. Durante a digestão gástrica, a pepsina transforma o bolo alimentar em quimo - o produto final da digestão no estômago. Por fim, para chegar ao intestino delgado, o quimo passa pouco a pouco para o duodeno, que é a parte inicial do intestino delgado.

Digestão no Intestino Delgado No intestino delgado ocorre uma das últimas fases da digestão, mas também uma das mais importantes. O quimo, ao passar no duodeno estimula a secreção do suco intestinal, que contém várias enzimas. Mas, antes disso, duas glândulas anexas libertam no quimo os seus produtos: são o fígado e o pâncreas. O fígado, que produz a bílis, armazena-a na vesícula biliar. Sempre que o quimo passa pelo duodeno, a bílis é nele lançada. Apesar de não contem enzimas digestivas, a importância da bílis é enorme, neutralizando a acidez do quimo e emulsionando os lípidos (separando os lípidos em gotículas de gordura) para que as lipases intestinais possam atuar. O pâncreas produz suco pancreático que possui enzimas digestivas (lípase, amílase e tripsina), lançadas no duodeno, sobre o quimo. Elas iniciam a transformação do quimo em quilo no duodeno.

CIÊNCIAS 9º ano

João Morais

No intestino delgado, os movimentos peristálticos misturam o quimo, que é submetido à ação de várias enzimas produzidas pelas superfícies internas do intestino – maltase e peptidases -, assim como secreções lubrificantes (protegem o interior do intestino da acidez do quimo e da ação das suas enzimas digestivas).

Como ocorre a absorção de nutrientes? O intestino delgado é a principal área de absorção de nutrientes. Os nutrientes, após a digestão química e mecânica a que foram submetidos, encontram-se agora na sua forma mais simples. A superfície interna do intestino delgado está repleta de pregas, vilosidades e microvilosidades. Estas modificações da superfície do intestino delgado aumentam a área disponível. Permitem uma maior absorção (passagem das pequenas moléculas dos alimentos para os capilares sanguíneos e quilíferos). Após esta absorção, o que resta do quimo vai para o intestino grosso. Lá, são absorvidas água e minerais.

Fim da digestão – Eliminação de Fezes No intestino grosso é absorvida a maior quantidade possível de água. O mesmo acontece aos minerais. Quando nada mais vai ser absorvido, os resíduos da digestão formam as fezes. Estas são armazenadas para depois serem defecadas – expulsão dos resíduos de digestão do organismo.

CIÊNCIAS 9º ano

João Morais

Enzimas – Ação sobre os Nutrientes Existem várias enzimas que atuam durante a digestão. Elas são: . Amílase Pancreática  decompõe os glícidos em maltose; . Maltase Intestinal  decompõe a maltose em glícose; . Tripsina Pancreática  decompõe os polipeptídeos em peptídeos; . Peptídiase  decompõe os peptídeos em aminoácidos; . Lípase Intestinal/Pancreática  decompõe os glicerídeos em ácidos gordos e glicerol; . Amílase Salivar  inicia a decomposição dos glícidos; . Pepsina  decompõe as proteínas em meio ácido.

Órgão

Suco digestivo

Bolo Boca Saliva alimentar pH neutro Estômago Suco quimo pH ácido gástrico

Enzimas

Nutrientes que Produto final sofrem digestão

Amilase salivar

Amido

Maltose

Pepsina

Proteínas

Péptidos

Lípidos

Lípidos emulsionados

Bílis

Quilo

Intestino Delgado

Amilase Amido pancreática Suco Tripsina Péptidos pancreático Lipase Lípidos pancreática

pH básico

Suco intestinal

Maltase Sacarase Lactase

Maltose Sacarose Lactose

Erepsina Lipase intestinal

Péptidos Lípidos

Maltose Aminoácidos Ácidos gordos e glicerol Monossacarídeos (glicose, galactose e frutose) Aminoácidos Ácidos gordos e glicerol

CIÊNCIAS 9º ano

João Morais

DOENÇAS DO SISTEMA DIGESTIVO 

Úlcera Gástrica – inflamação da mucosa provocada pela ação do suco gástrico. Pode estar associado à ingestão de álcool e medicamentos que reduzem a resistência à mucosa.



Gastroenterite – inflamação da mucosa do intestino provocada por microrganismos nocivos ao tubo digestivo.



Pancreatite – Inflamação do pâncreas devido ao consumo excessivo de álcool.



Cirrose Hepática –Destruição progressiva de células do fígado causada pela ingestão excessiva de álcool.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF