March 13, 2017 | Author: Rubens Zimbres | Category: N/A
Download Sexo Sem Limites - O Prazer da Arte Sexual...
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Copyright ©2011 by Aleks Mijic Estevam
Tratamento gráfico da capa: Victoria Zeenres
Diagramação: Victoria Zeenres
Revisão: Aleks Mijic Estevam
2011
Todos os direitos desta edição reservados à http://www.cultura-online.com
Obra devidamente Registrada na Biblioteca Nacional do Brasil
Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação de direitos autorais. (Lei 9610/98).
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
PREFÁCIO
Esse livro é, sem dúvida, uma Bíblia do sexo. Partindo de uma abordagem simples e acessível, ele discorre sobre todos os aspectos relevantes do sexo, esse prazer universal, tão antigo quanto o Homem. Neste livro são mostrados desde a anatomia dos órgãos sexuais até as melhores e milenares práticas sexuais. Os autores falam sobre a história do sexo desde a antiguidade, termos técnicos acerca do assunto, perversões, DST, cuidados e maneiras de maximizar o prazer fazendo uso de técnicas específicas como o pompoarismo. São apresentados os acessórios utilizados na prática sexual. Esse livro foi escrito à custa de muita pesquisa, séria, sempre com uma abordagem didática e de fácil entendimento. Recheado de figuras, algumas picantes, ilustra-se desde as práticas antigas até as mais variadas posições do Kama Sutra. Porém o livro não para aí. Toda essa mescla de assuntos vem para preencher uma lacuna na literatura sobre sexo, que muitas vezes trata de apenas reproduzir ou copiar livros anteriormente publicados. Essa compilação, a meu ver, parece ser a mais completa existente na atualidade, pois é acessível a públicos de todas as idades, ou seja, todas as pessoas que desejam ser esclarecidas sobre o assunto. O livro não é, de maneira nenhuma, pornográfico, pois os autores tratam os assuntos com clareza sempre respeitando você, leitor. Retire o máximo que puder deste livro e, acima de tudo, aplique-o em sua prática sexual, proporcionando mais prazer a seu parceiro (a), seja através das práticas do pompoarismo, tantrismo ou as posições do Kama Sutra. Esse mix de técnicas, quando apropriadamente aplicado, pode fazer com que seu relacionamento saia da rotina, podendo despertar aquele fogo que adormeceu, principalmente em relacionamentos de longa duração, que caíram na rotina. Leia, releia, aplique, compartilhe, sue e tenha orgasmos. É para isso que esse livro foi feito, para seu prazer, pois é por meio do prazer que aliviamos nossas tensões do dia-a-dia, apimentamos relacionamentos e até mesmo procriamos a espécie humana. Aproveite!
Dra. Victoria Zeenres
3
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
SUMÁRIO 1 – CONHECENDO A VAGINA 2- A SAÚDE DA VAGINA 3 - AS MAMAS (SEIOS) 4 – O PÊNIS 5 – O ÂNUS 6- A MASTURBAÇÃO 7 - O SEXO NO OCIDENTE 8 - A SEXUALIDADE NA SANTA INQUISIÇÃO 9 - SEXO – UMA VISÃO GERAL 10 - A EVOLUÇÃO SEXUAL - KAMA SUTRA 11 - DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMITIDAS BIBLIOGRAFIA AGRADECIMENTOS
4
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
1 – CONHECENDO A VAGINA A vagina (do latim vagĭna, lit. "bainha") é um canal do órgão sexual feminino dos mamíferos, parte do aparelho reprodutor, que se estende do colo do útero à vulva, dirigido de cima abaixo e de trás para frente. A cada lado da abertura externa da vagina humana há duas glândulas de meio milímetro, chamadas Glândulas de Bartholin, secretoras de um muco lubrificante na copulação.
1. 2. 3. 4. 5.
Corpo do clitóris Clitóris Lábios menores Entrada vaginal Lábios maiores
As glândulas de Bartholin ou glândulas vestibulares maiores são glândulas alojadas na parede vaginal, duas, com função de efetuar a lubrificação do canal vaginal, preparando-o para o ato sexual. Possuem um tamanho aproximado entre 0,5 e 1,0 cm e estão localizadas profundamente na entrada da vagina (vulva).
5
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
GLÂNDULA DE BARTHOLIN
Clítoris, clitóris ou clitóride (do grego κλειτορἰς - kleitorís) é, na anatomia, o nome que se dá ao órgão alongado e erétil, localizado na parte superior da vulva, nos mamíferos. Similar ao pênis, que é homólogo ao clitóris - este, porém não possui a divisão distal que este apresenta para a uretra e tem função exclusivamente no prazer sexual. O clitóris é tradicionalmente encarado pela maioria das sociedades humanas como um tabu que não pode ser visto, tocado, ou mencionado sem que haja extrema intimidade entre a mulher e seu parceiro, mesmo em culturas onde não se utilizam vestimentas cobrindo as genitálias. Lábios - na anatomia feminina são dobras de pele existentes na vulva. Após a puberdade, assim como a vulva, são cobertos por os pelos pubianos. Existem dois tipos de lábios vaginais: Lábios maiores (labia majora) e os Lábios menores (labia minora), também chamados de ninfas. Existem em uma grande variedade de tamanhos e formas, e sofrem intumescimento quando a mulher está sexualmente excitada. Os lábios menores localizam-se internamente aos lábios maiores (por vezes os lábios menores são mais compridos que os lábios maiores, expandindo-se para fora destes), e 6
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
se estendem do prepúcio do clitóris até debaixo da vagina, envolvendo o orifício vaginal e a abertura da uretra. Os lábios variam de cor de indivíduo para indivíduo, em geral acompanhando o tom de pele, porém podem mudar de cor ao longo da vida de uma mesma mulher. Uretra, a uretra está logo detrás da sínfise púbica e anteriormente à vagina e tem apenas 4 cm. Passa no diafragma urogenital que contém músculo esquelético sob a forma do esfíncter uretral externo (voluntário). Existem várias glândulas para uretrais, análogas femininas da próstata masculina, ativadas na função sexual. Estas glândulas, também conhecidas por glândulas de Skene, têm uma função de lubrificação e é onde se produz a ejaculação feminina. Localiza-se no Ponto G. O orifício uretral externo localiza-se logo acima da vagina, e debaixo do clitóris, protegida pelos grandes lábios da vulva. Glândulas de Skene ou glândulas para uretrais são as glândulas mucosas cujo nome vem do médico estadunidense Alexander Skene (1838 - 1900). É no vestíbulo da vulva, espaço em forma de triângulo com vértice voltado para cima delimitado pelas ninfas, que fica mais perto da vagina do que do clitóris, que nas margens laterais desembocam os ductos das glândulas de Skene, que segregam uma enzima chamada PDE5, que intervém na excitação feminina, na ejaculação feminina. Vagina, órgão sexual feminino. A função da vagina é receber o pênis no coito e dar saída ao feto no momento do parto, assim como expulsar o conteúdo menstrual. A vagina possui um grande número de terminações nervosas e paredes elásticas, que no estado natural tem menos cerca de 7 a 8 cm, mas quando estimulada pode ser grandemente aumentada. Essa elasticidade é fundamental na ocasião do parto, para a saída do bebê. Glândulas de Bartholin ou glândulas vestibulares maiores são glândulas alojadas na parede vaginal, duas, com função de efetuar a lubrificação do canal vaginal, preparando-o para o ato sexual. Possuem um tamanho aproximado entre 0,5 e 1,0 cm e estão localizadas profundamente na entrada da vagina (vulva).
Visão de uma vagina, com seus pelos pubianos.
7
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
2- A SAÚDE DA VAGINA Meninas, agora que vocês já foram apresentadas à sua vagina, de forma séria, conhecendo suas principais características, iremos adentrar a um assunto de máxima importância, que deverá ser levado com muita seriedade durante toda sua vida – a perfeita higiene. A Vagina é a principal fonte de poder de uma mulher inteligente e sexualmente ativa, pois é ela que na realidade atrai os homens. Sem esta “ferramenta”, a atração feminina cairia em 90%, pois na realidade os homens estão mais interessados em sexo e prazer do que em rostinhos bonitos e inteligência. Para um perfeito funcionamento desta ferramenta de libertação feminina, deveremos tomar cuidados vitais, para a sua vida sexual ser plena, garantindo uma tranquilidade plena, e logicamente a satisfação garantida. DICAS PARA UMA PERFEITA SAÚDE VAGINAL O Ginecologista: Este nome dá medo em muitas mulheres, pois a própria sociedade incorporou através dos tempos diversos tabus, tais como a vergonha da mulher mostrar sua parte intima (ligado ao pecado), e até mesmo ao irracional sentimento masculino de ciúme. Temos que nos desligar destes pensamentos e nos remeter aos tempos modernos, aonde o (a) ginecologista é o grande aliado à saúde feminina. Toda mulher deve se consultar com um ginecologista a fim de evitar problemas relacionados à sua sexualidade e seu sistema reprodutor, tais como: corrimento, infecções e distúrbios em geral. A Menstruação: A higiene intima deverá ser cuidadosamente efetuada neste período principalmente em relação à troca de absorvente: é importante fazer isso sempre que for preciso, mesmo que sejam várias vezes ao dia. Garotas que ficam um dia inteiro com um único absorvente correm o risco de desenvolver fungos e doenças. Além de ser muito desagradável. Quanto aos absorventes, escolha um que seja adequado ao seu fluxo menstrual e prefira os sem cheiro, pois os perfumados podem causar irritações em algumas pessoas. A utilização de absorventes internos é uma boa opção, pois além de absorver o fluxo menstrual, são fáceis de aplicar e descartar. Quanto à história de que o absorvente interno tirar a virgindade, isto é mentira. A virgindade se perde apenas através da relação sexual. Roupa Íntima (calcinha): Nada de usar calcinha, biquíni ou toalha de amigas, use de preferencia a calcinhas feitas de algodão, pois elas ajudam na absorção do suor, impedindo desta maneira a proliferação de fungos e do mau cheiro. Nada de lavar a calcinha no banho e deixar 8
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
secando por ali mesmo, pendurada no banheiro, o certo é lava-la com sabão neutro e deixá-la para secar num lugar arejado, pra evitar a proliferação de fungos. Podemos até concordar que as calcinhas de algodão são feias e muitas vezes nada femininas, mas ainda são o melhor remédio contra os tão “perversos” fungos que podem vir a habitar nossa querida vagina. Ao dormir, prefira fazê-lo sem calcinha, proporcionando desta maneira uma ventilação adequada à região, mantendo a boa saúde de nossa “amiguinha”. Higiene Íntima: Para uma boa higiene íntima, é necessário, em primeiro lugar, lavar muito bem a vulva durante o banho, preferencialmente utilizando um sabonete neutro, fazendo uma limpeza com os dedos entre os grandes e pequenos lábios. Todas as vezes que a mulher urinar ou evacuar, o mais indicado é fazer a limpeza usando uma ducha e, depois, secar suavemente o local com uma toalha ou papel higiênico sem odor. Se não for possível utilizar esse recurso, deve-se usar o papel higiênico no sentido vulva-ânus, ou seja, de frente para trás, ou lenços umedecidos sem perfume, fazendo o mesmo movimento. É necessário evitar o uso de cremes, fragrâncias e talcos, porque podem causar irritações e não auxiliam na higiene. Não é indicado o uso das duchas vaginais, utilizadas para limpar o interior da vagina, pois destroem a flora vaginal natural. Quanto à utilização ou não de sabonetes líquidos, consulte sempre o seu ginecologista, pois ele lhe aconselhará quanto à utilização segura destes produtos. Depilação Íntima: Uma ótima forma de manter uma boa higiene da vagina é através da depilação. Processo no qual todos os pelos são retirados, mantendo a área lisa. São várias as técnicas utilizadas: Depilação com linha, Depilação Egípcia, Depilação a laser e Depilação a Cera. Depilação com linha ou Depilação Egípcia: Trata-se de um trabalho delicado e curioso, onde é necessário apenas conhecimento, habilidade manual e uma linha de costura (100% poliéster), podendo eliminar até 95% dos pelos sem agredir a estrutura dos mesmos nem o folículo piloso. Desta forma, oferece uma qualidade inigualável e maior durabilidade para a área depilada. Quando realizada em intervalos de 30 a 40 dias, é capaz de diminuir progressivamente o número de pelos na região, não havendo a possibilidade de engrossar ou aumentar a quantidade de pelos. Depilação a laser: É a depilação realizada através de aplicações de Laser na área indicada. De modo geral necessita-se de 6 a 8 sessões, porém isso depende de alguns parâmetros como sexo, parte do corpo, espessura do pelo e cor da pele. Adicionalmente, uma vez que o pelo cresce em várias fases e o laser age apenas sobre os folículos que estão ativos no momento. Várias sessões podem ser necessárias para adormecer os pelos em todas as fases de crescimento. A combinação de mais fácil depilação a laser é a de pelos escuros espessos com a pele clara. Já os pelos finos em pele escura costumar necessitar de um número maior de sessões. Certas áreas, especialmente as costas e ombros nos homens e face em homens e mulheres, podem necessitar de consideravelmente mais sessões de depilação para alcançar os resultados desejados. Já 9
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
para cabelos claros ou muitos finos, o método a laser não funciona, sendo indicada a eletrólise para a depilação permanente. Depilação a Cera: Consiste em grudar uma cera especial na pele e puxar retirando assim os pelos. A cera pode tanto ser comprada em perfumarias e farmácias como pode ser feita em casa com ingredientes como mel e limão. Existem 2 tipos de cera. A cera fria é mais pratica, porém não tão eficaz. Basta a pessoa esquenta-la com as mãos por 10 segundos grudar nos pelos e retira-la. É o segundo melhor método de depilação existente. A cera quente da um pouco mais de trabalho, porém é o melhor de todos os métodos existentes para retirada de pelos. Deve pegar a cera coloca-la num recipiente onde possa esquenta-la bastante. Em seguida ainda bem quente coloca-se no local e retiram-se os pelos. Não pode ser usada fria, pois assim perde completamente sua eficácia. Também não é recomendado que se reutilizasse a cera depois de esquentada. Apesar de ser o melhor método de depilação tanto a cera quente como as frias irritam muito a pele, devendo-se sempre consultar um dermatologista antes de usá-las. Em ambos os casos os pelos são retirados pela raiz sendo assim a cada vez que você faz a depilação os pelos nascem mais fracos e finos, porém essa diminuição só pode ser considerada significativa depois de muitos anos de depilação.
Como podemos observar, a higiene íntima é primordial para a boa saúde, pois através dela nosso corpo e nossa vagina estarão funcionando em perfeita harmonia. Evitando desta maneira os males que tanto assustam ás mulheres. Uma vagina limpa e bem cuidada demonstra o cuidado com que a mulher cuida de seu corpo. Nada adiantaria ter unhas tratadas, cabelos cuidados, se a vagina não fosse tratada da mesma maneira. Para uma vida sexual plena de satisfação e orgasmos garantidos, é essencial que a vagina esteja sempre bem cuidada. Afinal, qual parceiro não gosta de uma vagina limpinha e cheirosa? Seguindo todos os conselhos acima, você estará sempre pronta para o ato sexual, sem se preocupar com sua aparência, odores ou qualquer outra coisa que lhe tire a concentração no momento de amor.
Uma vagina devidamente higienizada e com seus pelos pubianos aparados
10
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
3 - AS MAMAS (SEIOS) As mamas são vistas por muitos como um indicativo fundamental de feminilidade ou um atrativo sexual, em todas as sociedades os homens sempre se viram atraídos pelos seios, não importando, de certa maneira, seu tamanho ou forma. Em toda a história da humanidade as mulheres utilizavam dos seios como um atrativo sexual, aonde atraiam os homens. Mas o que são as Mamas ou seios? Grande parte dos seios é formada por tecido adiposo que, além disso, tem funções estruturais e de sustentação, contribuindo para proporcionar à mulher um atrativo sexual, mas sem qualquer influência sobre a capacidade de lactação. A Estrutura dos seios ou mamas:
1. Caixa torácica; 2. Músculo peitoral; 3. Lóbulos; 4. Mamilo; 5. Aréola; 6. Ductos; 7. Tecido adiposo; 8. Pele
11
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A Lactação: A produção de leite nas mamas começa imediatamente depois do parto. Ao cabo de doze a vinte e quatro horas elas segregam o colostro, líquido ao qual se atribuem propriedades laxantes (dado seu elevado teor de colesterol), que facilitaria a evacuação do mecônio pelo intestino do recém-nascido. Poucas horas depois as mamas deixam de produzir o colostro para secretar o leite normal. O aleitamento materno é conhecido como lactância. O ato de alimentar diretamente a criança é conhecido como aleitamento e é realizado diretamente pela sucção do mamilo pela boca da criança. Os seios e a sexualidade: Um dos fatores primordiais para a excitação são o toque e a visualização, sem os quais o homem não chega a se excitar. Outro fator é o imaginário masculino, aonde o homem fantasia o desejo de ser amamentado por sua parceira, o que lhe proporciona muito prazer, mas que também faz com que o homem queira dar prazer à mulher seja através das sugadas em seus bicos ou ate mesmo por caricias - fazendo com que a mulher alcance um estado de relaxamento e condicionando desta maneira, a excitação sexual.
Seios de uma mulher adulta.
Seios do Imaginário Masculino
12
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
4 – O PÊNIS Agora que já temos o conhecimento necessário sobre as vaginas, entraremos no mundo dos homens. O Pênis é o símbolo máximo da sexualidade masculina, servindo inclusive como artefato de ostentação e poder, entre todos os homens. Mas afinal de contas, como é o Pênis? O que devemos saber sobre este instrumento de adoração, tanto masculina como feminina? Estrutura do Pênis:
1 – Fuste 2 – Prepúcio 3 – Glande 4 - Meato O pênis (referido ainda como falo, embora o termo carregue outros sentidos) é o órgão sexual dos indivíduos do sexo masculino, dentre os vertebrados ou invertebrados que possuem órgãos sexuais. No ser humano, seu formato é cilíndrico; tem dimensões que variam tipicamente entre os 10 a 18 centímetros, no seu estado ereto; é formado por dois tipos de tecidos (dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso) e, em sua extremidade, observa-se uma fenda, que é a terminação da uretra, canal este que escoa o esperma e a urina. É, portanto, um órgão que atua em duas funções: na reprodução e na excreção.
13
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Quando os rapazes "entram" na puberdade, os testículos começam a amadurecer e o pênis aumenta. O pênis cresce, mais ou menos, até aos 18 anos, e o crescimento na largura começa, aproximadamente, aos 11. Durante o processo, os pelos púbicos crescem acima e em torno do pênis. É também no início da puberdade que se dão as primeiras ejaculações, normalmente durante o período em que o rapaz está dormindo. O pênis em sua função excretora mantém-se no estado flácido. Nota-se que o corpo humano é incapaz de liberar, ao mesmo tempo, urina e esperma, pois existem músculos situados na entrada da bexiga, que se contraem, impedindo a mistura dos dois fluidos. Na função reprodutora do pênis, quando estimulado, ocorre a ereção. Na ereção, os corpos cavernosos inundam-se de sangue, num fluxo contínuo, promovendo, então, o seu aumento. Existe uma válvula que regula esse fluxo: o pénis só aumenta de tamanho até certo limite. Na reprodução, o pênis ereto é introduzido na vagina da mulher e, através de espasmos musculares, é introduzido o esperma, líquido que contém os espermatozoides que deverão fecundar o(s) óvulo(s) que estiver (em) maduro(s) para ser (em) fecundado(s). O ato da introdução do pênis na vagina chama-se cópula ou coito.
14
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A Ereção peniana: A glândula pituitária, a próstata e o hormônio testosterona têm um papel importante no processo de ereção do pênis. Uma ereção peniana acontece quando as duas estruturas tubulares que correm o comprimento do pênis, os corpos cavernosos, se tornam cheios de sangue. Isso pode ser resultado de qualquer um de vários estímulos fisiológicos. O corpo esponjoso é uma estrutura tubular simples localizada logo abaixo dos corpos cavernosos, que contém a uretra, através da qual a urina e o sêmen passam durante o ato de urinar e na ejaculação, respectivamente. O corpo esponjoso pode também ser preenchido de sangue, mas comparativamente menos que os corpos cavernosos.
Esquerda: Pênis Flácido Direita: Pênis Ereto
A ereção peniana, geralmente ocorre a partir da estimulação sexual, mas também pode ocorrer em momentos em que a bexiga urinária está cheia ou espontaneamente durante o decorrer do dia ou noite. Uma ereção resulta do inchamento e aumento do pênis. A ereção possibilita a relação sexual de ocorrer e outras atividades sexuais como a masturbação, embora não seja essencial para todas as atividades sexuais. Na presença de estimulação mecânica, a ereção é iniciada pela divisão parassimpática do sistema nervoso autônomo com uma mínima participação do sistema nervoso central. Os ramos parassimpáticos se estendem do plexo sacral até as artérias que vascularizam o tecido erétil; com a estimulação, esses ramos de nervo começam a liberar óxido nítrico (NO), um agente vasodilatador, nas artérias-alvo. As artérias então dilatam, preenchendo o corpo esponjoso e os corpos cavernosos do pênis com sangue. A ereção é cessada quando a estimulação parassimpática é descontinuada. A estimulação da divisão simpática do sistema nervoso autônomo causa a constrição das artérias do pênis, forçando para fora o sangue do tecido erétil. O córtex cerebral pode iniciar uma ereção mesmo na ausência de uma estimulação mecânica direta (em resposta a um estimula visual, auditivo, olfatório, imaginado ou tátil, por exemplo) atuando através dos centros eréteis nas regiões sacrais e lombares da medula espinhal. O córtex cerebral pode cessar uma ereção mesmo na presença de 15
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
estimulação mecânica, assim como fatores psicológicos, emocionais e outros ambientais. A estrutura Peniana em outro ângulo:
1. Testículos 2. Epiderme 3. Corpo cavernoso 4. Prepúcio 5. Frênulo 6. Abertura da uretra 7. Glande 8. Corpo esponjoso 9. Pênis 10. Escroto O tamanho do Pênis e a Vagina: De acordo com o terapeuta sexual Louanne Cole Weston, PhD, em um artigo escrito em Maio de 2002, muitas ideias erradas se desenvolveram sobre a relação peniana-vaginal. Muitos homens consideram extremamente importantes penetrações vaginais profundas para estimular uma mulher ao orgasmo. A área mais sensível da vagina é a porção mais perto do lado externo do corpo feminino, que possui aproximadamente 10 centímetros de comprimento. Levando-se em consideração que o tamanho médio do pênis está acima deste comprimento, a maioria dos pênis é longa o suficiente para o estímulo sexual. Alguns autores afirmaram que um pênis menor que a média pode estimular melhor o ponto G, embora a existência real do ponto G seja contestada por muitos pesquisadores. Pênis longos (acima de 20 centímetros) podem se esfregar ou acertar a cérvice. A maioria 95% das mulheres acha isso muito desconfortável e doloroso. E todos os estudos comprovaram que o diâmetro mais grosso do pênis tem dado muito mais prazeres às mulheres do que o comprimento.
16
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Durante a relação vaginal, a vagina aumenta seu comprimento rapidamente após a inserção inicial de cerca de 10 para 14 cm, mas as profundidades iniciais e finais variam de mulher para mulher ±2,5 cm. Quando a mulher fica completamente excitada, a vagina se expande (seus ²⁄₃ finais expandem em comprimento e largura) ao passo que o cérvice se retrai, significando que em certos ângulos de penetração, os pênis mais longos vão deslizar sobre ou sob o cérvice. Um pênis mais grosso pode proporcionar maior fricção contra os bulbos vestibulares, que estão localizados próximos e anteriormente dos dois lados da uretra. O saco escrotal: A função do saco escrotal ou escroto é manter os testículos a uma temperatura inferior à do resto do corpo (34.4º célsius). O calor excessivo destrói os espermatozoides. Tendo como uma de suas camadas um músculo, o escroto contrai-se e distende-se, conforme seja necessário aumentar ou reduzir, respectivamente, temperatura no seu interior. Embora a temperatura ideal varie conforme a espécie, nos animais de sangue quente parece haver uma maior necessidade de controle, e daí a necessidade e evolução do escroto, apesar dos riscos por não oferecer proteção aos testículos. Esta é uma região muito sensível, e todo homem tende a protegê-la, pois o mínimo impacto acarreta uma dor insuportável, em certos casos levando o individuo a perda dos sentidos. Embora sensível, também é uma região, que acariciada de forma suave, tanto manualmente como oralmente, leva o homem ao prazer. Higiene Peniana: A higiene Peniana devera ser feita através da lavagem durante o banho, puxando a pele e abrindo o pênis, os movimentos devem ser delicados, deve-se verificar a higienização total do pênis. Este procedimento deve ser adotado inclusive antes e após as práticas sexuais. Quando não há higiene adequada da região sob o prepúcio, com o uso de água e sabonete, a secreção denominada smegma, que está presente naturalmente no seu interior, como um agente lubrificante, pode se transformar em um foco de infecção e evoluir para um câncer. A falta de uma higiene constante no pênis pode levar ao câncer de pênis, aonde em grande parte dos casos o mesmo acaba sendo amputado.
17
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
5 – O ÂNUS No homem, trata-se de uma abertura reguladora da saída das fezes, que são constantemente empurradas pela musculatura lisa do intestino. Localiza-se entre as nádegas, sendo um orifício de pequenas dimensões. Nas sociedades modernas, quando os homens defecam geralmente limpam a região com papel higiênico ou o lavam no bidê ou ducha. A musculatura de suporte do ânus é a do períneo, juntamente com o esfíncter interno e externo da região. A inervação é dada pelo nervo pudendo. O reto ou ainda intestino reto é a porção final do intestino grosso, onde a qual se segue a alça sigmoide e termina no canal anal. Tem um comprimento aproximado de 15 cm.
Visão do Ânus Feminino; podemos observar a proximidade com a Vagina.
Higiene Anal: Para uma melhor higienização da área anal é recomendado o uso de bidê, após as necessidades fisiológicas. Quanto a limpeza da área, para o ato sexual, a limpeza poderá ser feita através da utilização do enema (chuca), que é facilmente encontrada nas farmácias.
18
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
O Enema:
Enema, Enteroclisma, ou Clister, são nomenclaturas que designam a introdução de líquido no ânus para lavagem, purgação ou administração de medicamentos. É também utilizado em determinados exames para se conseguirem imagens nítidas do intestino grosso. Os preparos para exames intestinais incluem dieta de líquidos, ingestão de citrato de magnésio (laxativo) e enemas de água morna para eliminar quaisquer partículas fecais. O enema de bário também pode ser utilizado para diagnosticar e avaliar a extensão das doenças inflamatórias intestinais. Na parturiente, tem influência positiva sobre a contratilidade uterina, podendo ser usado para trazer mais conforto, evitando saída de fezes durante a passagem fetal. Recentemente, dada a expansão da procura pela modalidade de sexo anal, muitas garotas de programa também tem se tornado adeptas da utilização do enema, sendo que os travestis já o utilizam há muito tempo. Em termos médicos, o uso constante do enema é desaconselhável devido à possibilidade de redução da flora intestinal, o que tornaria seu usuário sujeito a infecções. Isso, somado à prática constante de sexo anal poderia trazer complicações mais sérias. Para uma boa limpeza, aconselhamos a utilização de água sem cloro, devidamente fervida, evitando desta maneira certas infecções ou até mesmo reações alérgicas. Com a utilização deste aparato, a limpeza é realizada, evitando que durante uma relação sexual (anal), sejam expelidos resíduos fecais. Lembramos sempre da importância da utilização de preservativos, como forma de evitar doenças sexualmente transmitidas.
19
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
6- A MASTURBAÇÃO Podemos achar o significado da palavra masturbação em vários dicionários: masturbação (latim masturbatio, -onis) s. f. Ato ou efeito de masturbar-se ou masturbar = onanismo. A masturbação é um ato que permite ao corpo humano vivenciar o prazer individualmente ou como uma atividade a mais na relação sexual entre parceiros. Ela expressa, portanto, a ação de excitar os genitais de forma manual ou através do uso de objetos, com o objetivo de conquistar prazer sexual, acompanhado ou não do orgasmo. Esta atividade pode ser encontrada em vários mamíferos, especialmente nos primatas maiores, e na Humanidade, tanto entre homens quanto em mulheres, podendo começar na própria infância, não como uma ação deliberadamente erótica, mas muitas vezes como gratificação oral, quando a criança põe algo na boca, um objeto ou elementos de seu corpo. É uma maneira de ela investigar suas sensações e descobrir renovadas fontes de prazer. A masturbação na infância se desenrola mais ou menos entre os três e seis anos. Já na adolescência, a masturbação é largamente utilizada com o único propósito de obter o prazer sexual. Podemos inclusive afirmar que é pela masturbação que os jovens conhecem seu próprio corpo, tendo em vista, que em muitos casos o tema “sexo e prazer” são tratados como tabu entre os familiares, por puro desconhecimento ou até mesmo por doutrinação religiosa, que afirma que a masturbação é um ato libidinoso indo a desacordo com as leis de Deus. Tabu a parte, a masturbação é praticada pelos homens e mulheres desde o início dos tempos, e certamente esta pratica não irá se extinguir tão cedo. A masturbação pode ser praticada por uma ou mais pessoas, independente de sua orientação sexual, como forma de prazer sem o risco de gravidez. Ela também pode ser aplicada em jogos sexuais, envolvendo grupos de amigos.
Gravura em uma cratera grega retratando a masturbação de um sátiro, do século VI A.C. (Museu Arqueológico da Espanha)
20
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Masturbação Masculina:
Os homens no decorrer da história, foram os que menos sofreram com a perseguição contra a masturbação, pois existia em muitos dos casos a mentalidade que eles eram vis e necessitavam desta prática para se acalmar, ou até mesmo liberar a libido. A masturbação masculina consiste em pegar o pênis com uma das mãos e fazer movimentos repetitivos. Aplica-se maior velocidade conforme a excitação, até a liberação do esperma.
Masturbação feminina: A técnica de masturbação feminina (imagem) constitui que a mulher pressione ou esfregue sua vulva, especialmente o clitóris, com o seu dedo indicador ou com o dedo médio. Às vezes, um ou mais dedos podem ser inseridos na vagina para promover a estimulação interna. A masturbação pode ser auxiliada com um vibrador ou bolas Benwa, que também pode ser usado para estimular a vagina e o clitóris.
21
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
No caso da masturbação praticada pelas mulheres quase sempre predominou uma maior repressão por parte da sociedade em relação à masturbação masculina, o que se enquadra no contexto da sexualidade feminina. Sempre existiu o temor de que se uma adolescente masturbar-se com objetos poderia perder sua virgindade, o que não é verdade, embora em raríssimos casos possa ocorrer uma ruptura do hímen.
7 - O SEXO NO OCIDENTE “O sexo deverá ser usado apenas para a multiplicação da espécie, aonde o homem, soberano do lar, tomara a mulher, sua criada, e através da conjunção carnal, tendo como única posição aceita, a do bom pastor (papai mamãe), com a única finalidade de gerar uma nova vida. Serão passiveis de excomunhão toda forma de prazer sádica e contrária aos desígnios de Deus”.
22
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
“Somente poderão praticar o coito, casais reconhecidos perante as leis de Deus, e que tenham passado pelo santo sacramento do casamento, em perfeita comunhão com Deus”. “Cabe a mulher durante a conjunção carnal permanecer parada e rezando, ao tempo em que seu marido a semeia com a semente de uma nova vida, e após a conjunção carnal, ambos deverão ajoelhar-se e dar graças aos céus”. Por Incrível que pareça, esta era a posição da igreja (ainda em uso por algumas religiões na atualidade), durante a idade média. Aonde o prazer era considerado pecado mortal, passível de punição no inferno. Mas se pararmos para analisar os fatos veremos que a idade média, foi um período um tanto como conturbado para a história da prática sexual, pois a religião dominava todos os assuntos, e podem crer que muitas mulheres foram queimadas nas fogueiras da Santa Inquisição, apenas pelo fato de terem tido relações sexuais fora das convenções sociais da época. (Gozar era praticamente um crime). O que dizer então sobre a masturbação? Com certeza, coisa do próprio Demônio, pois este tipo de atitude além de ir contra os costumes era considerado um ato extremamente libidinoso, sujo, imoral e doentio. O Homossexualismo (tanto masculino como feminino), quando não punível com uma sentença de morte, era encarado como uma perturbação vinda dos demônios, e as pessoas geralmente eram aprisionadas, aonde esperava a morte chegar até a sela. Muitas prostitutas da França eram marcadas a ferro em brasa com o símbolo da flor de lis, com a única finalidade de identificá-las como inimigas do estado, e mulheres que não mereceriam nenhum tipo de compaixão.
Flor de Lis – a marca da Prostituta Simbolicamente a representação de um pênis dentro da vagina.
23
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Cartas de baralho que eram comumente utilizadas na idade média. Podemos ver claramente muitas das preferencias sexuais da época, estampadas com perfeição.
Elas indicavam as vontades de um povo que era proibido de expressar sua sexualidade, mas que sabiam se expressar em segredo. Com certeza a visão sexual da época era expressa por detrás das paredes, longe dos olhares de religiosos que empunham normas duras de conduta social.
24
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
8 - A SEXUALIDADE NA SANTA INQUISIÇÃO
Neste período negro da história da humanidade contatou-se que as principais vítimas da Inquisição eram as mulheres, que em muitos dos casos eram acusadas de bruxaria ou devoção ao Diabo, pelo simples fato de não aceitarem fazer favores sexuais aos Padres e Representantes Papais da Época. Temos que nos lembrar de que a sexualidade, mesmo que reprimida pela Igreja, era praticada com os maiores requintes de perversidade. Tanto que as torturas praticadas contra as mulheres, tinham sempre a conotação sexual, pois os representantes da Igreja, não podiam ostentar publicamente seus desejos sexuais. O espírito demoníaco de obsessão de desvio sexual e luxúria soprou em toda a Inquisição depois da publicação do "Malleus Maleficarum"; em 5 de dezembro de 1484, o papa Inocêncio III emitiu a bula papal que estabeleceu esse documento como o padrão pelo qual a Inquisição deveria ser conduzida. O celibato clerical já estava em vigor há 361 anos, tempo bastante para tornar os sacerdotes em verdadeiros desviados sexuais. Se uma mulher fosse acusada de bruxaria, ficava na iminência de sofrer uma tortura muito especial por parte do clero sedento de sexo, e o clero se aproveitava desta situação para persuadir as jovens da época a servirem como verdadeira escravas sexuais. As que não aceitavam ou seguiam as ordens, eram declaradas hereges e sentenciadas às prisões da Inquisição, aonde sofreriam todo tipo de abuso, e por fim, uma morte coberta de sadismo. Instrumentos Utilizados nas Torturas:
O Arranca-Seio Este é um instrumento em mulheres, geralmente acusadas de abortos ou de traição. Seu uso era simples, e consistia em esquentar o aparelho numa fogueira, prende-lo no seio exposto da vítima, e depois arranca-lo vagarosa ou lentamente, dependendo do que o inquisidor queria causar. Logo depois se deixava a mulher sangrando para que pudesse morrer de hemorragia, ou que fosse levada a loucura pela dor.
25
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
O Berço de Judas Esse instrumento era um pouco mais elaborado que o clássico empalamento, mas parece muito pior, devido a lentidão com que a dor era infringida. A vítima era colocada com o ânus ou a vagina sobre a ponta do berço e era lentamente baixada através de cordas amarradas a ela. Parece simples, mas existem agravantes aí. Se ela demorasse a morrer – o que poderia levar dias – poderiam ser amarrados pesos nas suas pernas, para dar uma acelerada no processo. Mas se quisessem o efeito contrário, a vítima sofria sozinha. Fora que nunca lavavam o aparelho, o que produzia infecções dolorosas.
A Pera Esse era o instrumento favorito para ser usado contra mulheres adúlteras e homossexuais. Esse aparelho era inserido no ânus ou na vagina (ou boca, se ele fosse um mentiroso) da vítima e através daquele engenho na ponta, ele se abria em duas partes ou mais partes, dilacerando o interior do inquirido. Raramente levava a morte, mas na verdade ela era, geralmente, apenas o início das dores do acusado.
26
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Despertador Uma dos mais terríveis instrumentos de tortura. Era uma espécie de cavalete de madeira ou de ferro, com um vértice pontiagudo. Puxados por cordas ligadas a roldanas, os hereges eram suspensos até certa altura; depois, num lance rápido, eram lançados sobre o despertador, de tal forma que o ânus e partes sexuais tocassem a ponta da pirâmide. De acordo com a calibragem da queda, o torturado tinha as partes íntimas rebentadas, tais como testículos, vagina e cóccix.
O Empalamento O Método consistia em introduzir uma vara pelo ânus do acusado, infringindo muita dor, que poderia ser mantida por horas. O Acusado morria por rompimento doa órgãos internos. Uma variante do Empalamento consistia na introdução desta vara na vagina da condenada.
27
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Os apetrechos de mutilação eram pinças e alicates e estavam sempre presentes na lista dos instrumentos de tortura dos carrascos da Idade Média. Eram usados a frio ou em estado incandescente e provocavam dores fortíssimas e mutilações. As pinças eram usadas principalmente para arrancar a ponta dos seios. Dava-se principal atenção para a retirada do clitóris. Já os Alicates eram utilizados para a castração masculina.
A Cadeira da Inquisição Consistia em uma cadeira feita de ferro. O acusado era amarrado sentado, enquanto a cadeira era aquecida por uma pequena fogueira. A morte era demorada e cruel. Uma variante desta cadeira tinha dois orifícios, aonde poderiam ser introduzidas pequenas barras de ferro no ânus e vagina da acusada, e apenas estes eram aquecidos.
28
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
9 - SEXO – UMA VISÃO GERAL Atualmente podemos verificar que o assunto “sexo”, ainda é motivo de piadas, constrangimentos, libertinagem e até de prostituição. Nossas visões limitadas sobre o tema e os vários anos de imposições religiosas nos fizeram acreditar que “sexo” é uma coisa ruim, uma libertinagem movida por pensamentos pecaminosos, envolta em perversões e pensamentos impuros, dignos de nos prendermos em um domo lacrado, pensando sobre nossos atos, que vão contra o pensamento coletivo. Pura imposição de mentes doutrinadas a valores morais, que em muitas das vezes, de moral nada há. -Mas afinal de contas o que é sexo? Essa certamente é uma pergunta que poderia ser respondida de varias maneiras; Sexo para o Religioso Fervoroso: – É a União de dois seres, um homem e uma mulher, unidos pela sagrada comunhão com Deus, com a única finalidade de gerar uma nova vida! Sexo para um Taoista: – É a perfeita troca de energias entre duas pessoas, viabilizando a conjunção do corpo e do sagrado. Sexo para um Budista: – Cada ser é responsável pelos seus atos, e tudo dependerá de seu sentimento de culpa. Sexo para o Espírita: - Sexo não é patrimônio exclusivo da humanidade terrestre; é tesouro divino em todos os mundos no universo infinito. Para as criaturas humanas, que ainda estão distantes da compreensão e vivência das Leis Divinas, permanecem num quadro triste de ignorância, perversão e desequilíbrio. Na existência humana, o sexo pode ser um dos instrumentos do amor, sem que o amor seja sexo. (por André Luiz). Sexo para o Hinduísmo: - Sexo é a mais bela manifestação dos eres vivos, aonde as castas não são levadas em consideração. A união carnal entre dois seres nada mais é do que a troca da perfeita energia ao encontro dos céus. Como podemos ver cada região do globo terrestre vê o assunto sexo de uma maneira completamente diferente, o Ocidente acredita no pecado e o Oriente em energia. Mas o sexo nunca foi tratado de forma tão unilateral, em tempos passados ele era visto como uma coisa natural, sem preconceitos ou dogmas. Podemos ver os romanos, que dedicavam a cada cindo dias do mês ao Deus Dionísio (também conhecido pela sua derivação lidia como Baco), aonde eram realizadas procissões regadas a vinho e muita musica, com mulheres despidas. As mulheres que participavam nestes rituais imitavam a conduta das Ménades. Executavam danças frenéticas, extáticas, muitas das vezes em volta da imagem de Dioniso. Nestas danças, as mulheres lançavam as suas cabeças para trás, expondo as gargantas, rolando os olhos, e gritando como animais selvagens. Também executavam 29
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
um ritual sacrificial, durante o qual as mulheres matavam cabras, cordeiros e gado e devoravam a sua carne crua. Estas procissões tinham como ponto final a consumação do sexo entre os participantes, o que veio a originar o termo Bacanal, tão utilizado na atualidade.
O Jovem Baco – (1884) - William-Adolphe Bouguereau.
Os Romanos também dispunham de um paraíso conhecido como Pompéia, situada a 22 km da cidade de Nápoles. Esta cidade era um refúgio de prazer para a alta sociedade romana. Como era costume da época, suas casas eram decoradas com falos (pênis), os quais eram o símbolo máximo da virilidade do homem. As intricadas vielas de Pompéia eram repletas de bordéis e casas de banho, aonde tanto homens como mulheres, podiam ter satisfeitos seus desejos sexuais.
Decoração de uma casa romana – Museu de Nápoles
Pompeia era muito conhecida em todo o Império Romano, como um centro de lazer aonde somente a alta sociedade e poucos felizardos poderiam usufruir de um prazer sem limites. Seus bordéis e casas de banho cultivavam a tradição de manter pinturas em suas paredes, as quais contavam um pouco de sua história. Isso ajudou o homem moderno a descobrir a verdadeira história de Pompéia, bem como o que ali era feito. 30
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Homem praticando sexo oral – Pintura em uma ruína de Pompéia.
Homem acariciando uma mulher – Pintura de uma ruína de Pompéia
31
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Ato sexual entre três pessoas – Pintura de uma ruína em Pompéia
Mulher e homem – Pintura de uma ruína em Pompéia
A Cidade de Pompéia foi totalmente destruída pela erupção do vulcão Vesúvio em 24 de Agosto de 79 D.C., ficando coberta pela lava por 1600 anos, até ser descoberta por acaso. Suas escavações prosseguem até a atualidade, e muito vem contribuindo para conhecermos os aspectos de vida do período Romano. Agora que entendemos um pouco da cultura sexual da antiga Roma, podemos ver como a cultura japonesa via o sexo.
32
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
No Japão feudal os casamentos eram arranjados entre famílias que objetivavam certos interesses, e não pela união baseada no amor entre duas pessoas. A maioria dos homens viam a pratica sexual com suas esposas, meramente como obrigações sociais, em que o homem deve perpetuar seu nome. Ou seja, o sexo entre casais tinham a única finalidade de gerar uma nova vida. Isso com certeza despertava uma indiferença muito grande a respeito de suas esposas, pois a obrigação devia ser cumprida, sem desculpas. A mulher deveria engravidar e gerar filhos, mantendo desta maneira o nome do marido vivo. Por outro lado, as mulheres se viam apenas como objetos, que além de serem meras serviçais, deveriam atender aos desejos sexuais de seus maridos, bem como obedece-los em todas as ordens. Em busca de prazer, os homens iam aos bordéis, que eram em maior parte das vezes, financiados pelo governo. Lá praticavam sexo com prazer, pois escolhiam seu par, sem a preocupação de ir contra um arranjo familiar. Por outro lado, muitas das jovens japonesas aproveitavam-se da saída de seus maridos, para manter relações sexuais com seus amantes, que geralmente eram serviçais da casa. Acordos a parte, o sexo sempre foi levado a serio pelos japoneses. Tanto que a indústria pornográfica japonesa remonta ao século I, aonde os desenhos (shunga) eram fornecidos principalmente para os membros da Corte. A função primordial destes desenhos era, obviamente, a estimulação visual, mas também eram utilizados para ensinar os jovens a comportarem-se em questões de sexo, desde os preliminares até à higiene. Já pelo século XVI, as gravuras Shunga tornaram formas mais eróticas, demonstrando através de desenhos as posições sexuais, e cenas de sexo do cotidiano.
Exemplo de uma gravura Shunga de 1912.
A visão japonesa de “sexo” provavelmente vai contra tudo aquilo do que já ouvimos falar, pois as várias correntes “ideológicas” veem o corpo humano apenas como um invólucro natural, e a sexualidade esta contida sempre nos pelos pubianos.
33
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Uma pratica sexual muito utilizada no Japão e difundida pelo mundo afora foi a do pompoarismo. Originaria da Índia, O pompoarismo é uma antiga técnica oriental, derivada do tantra, que consiste na contração e relaxamento dos músculos vaginais, buscando como resultado o prazer sexual. Com a perfeita técnica do pompoarismo descobriu-se que ele não servia só como fonte de prazer sexual, pois após o perfeito treinamento, a mulher além de controlar os movimentos dos músculos vaginais, tinha a facilidade no momento do parto bem como, o não aparecimento da incontinência urinária, pela flacidez dos músculos. Essa técnica consiste em utilizar um ben-wa, mais conhecido como bolas Tailandesas. Um cordão com bolas amarradas, que é introduzido na vagina. O exercício consiste em manipular estas bolas, seja para introduzi-las, como para expeli-las da vagina.
Exemplo de Ben-wa
Uma iniciante sempre deverá se exercitar com bolas duplas, até que chegue a um perfeito controle e manipulação correta das mesmas. O exercício é cansativo e exige muita concentração, a mulher deverá introduzir as bolas em sua vagina, e apenas com a utilização dos seus músculos vaginais, extrair uma por uma, controlando seus movimentos e a força aplicada sobre elas. Controlada esta primeira fase, o exercício consistira em introduzir as bolas na vagina, utilizando apenas a contração muscular. Depois de vencida a primeira etapa do exercício, a mulher começará a utilizar o Ben-wa de cinco bolas.
Ben-wa (5 bolas)
34
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Com o Ben-wa de cinco bolas, a mulher irá aperfeiçoar sua técnica muscular, o que lhe ajudará muito durante sua vida sexual, bem como para o momento do parto, pois como sua musculatura vaginal está treinada, conseguira expelir o recém-nascido, sem muitas dores. Os exercícios de pompoarismo com o Ben-wa de cinco bolas consiste em introduzir e expelir as bolas dez vezes. Para uma mulher treinada, este é um feito corriqueiro, e que não trará nenhuma dificuldade. A prática do pompoarismo além de fortalecer os músculos vaginais, levará a mulher a obter maior prazer em suas relações sexuais, pois com o devido controle de sua vagina, poderá aplicar os exercícios, utilizando o pênis de seu Parceiro. Para os homens também existe uma técnica de pompoarismo, que se resume em fixar um peso em seu pênis ereto e através dos movimentos de sua musculatura, fazer o movimento de levantar e abaixar o peso. Esta técnica é indicada para homens que querem retardar a ejaculação, aproveitando melhor os momentos de prazer.
Modelo de peso para pompoarismo Masculino
Já a técnica de Pompoarismo utilizado para o ânus, consiste em introduzir o Ben-Wa de cinco bolas, e retira-lo utilizando apenas as contrações anais. Esta técnica oferece muito prazer, tanto a homens quanto as mulheres, e geralmente é praticado pelo casal, em substituição do conhecido “fio terra” (método de penetrar o ânus do parceiro (a) com um dedo durante o ato sexual), que geralmente é seguido do famoso “beijo grego” (método de beijar e introduzir a língua no ânus do parceiro (a) fazendo movimentos circulatórios). Certamente não podemos menosprezar as culturas antigas, pois elas descobriram várias técnicas para o sexo, propiciando o prazer. Seja através do sexo heterossexual como no sexo homossexual, estas técnicas são facilmente adaptáveis, bastando que os parceiros se aventurem a explorá-las de forma consensual, obedecendo aos limites de cada um. 35
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Afinal, o que os amantes desejam é chegar ao clímax, transformando suas experiências em um prazer a ser renovado constantemente. Tanto é que a própria indústria cria aos amantes de plantão várias ferramentas que auxiliam aos “interessados” em novas formas de prazer, tais como o vibrador, também conhecido como consolo ou dildo. Esta ferramenta não é uma criação da indústria moderna, ela remota do século IV A.C. e era muito utilizado ela sociedade grega. O Dildo era fabricado em madeira ou até mesmo esculpido em pedra, era utilizado por uma grande parte da sociedade como forma complementar de chegar ao prazer.
Pênis de Pedra – (Escavação Grega)
Atualmente o vibrador é uma obra da engenharia, movido à bateria, pode ter diversos tamanhos e velocidades de vibração, e certamente é um ótimo aliado para as relações sexuais, pois pode ser utilizado tanto pelas mulheres como pelos homens.
Modelo de vibrador muito utilizado pelos casais
36
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
10 - A EVOLUÇÃO SEXUAL Não poderíamos tratar de um assunto como o “sexo”, sem lembrar-nos que ele esta presente em nosso meio comum desde que o primeiro animal deu seus primeiros passos na Terra. Esse assunto é tratado, na maior parte das vezes como “tabu” ou até mesmo com muitas reservas, pois é natural que uma grande gama do povo ainda tenha vários preconceitos sobre o assunto. Mas de uma maneira geral todos nós sabemos que entre quatro paredes, os casais exercitam esta “função fisiológica”, de maneira que até o mais casto e educado ser ficaria de boca aberta. Da mesma forma que certos povos evitam falar sobre esse “tabu”, outros os veneram como práticas normais, sem preconceitos ou dogmas sagrados, tais como os povos Orientais que acreditam que o sexo é sadio e fonte de renovação energética do homem. Vemos exemplos nos livros sagrados, tais como o Kama sutra, (Indiano), um texto que foi escrito por Vatsyayana, como um breve resumo dos vários trabalhos anteriores que pertencia a uma tradição conhecida genericamente como Kama Shatra. Este livro, que é considerado sagrado pelos indianos demonstra a utilização do prazer para a integração com as forças do Universo.
A perfeita visão do sexo, pelos hindus.
37
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Geralmente quando falamos de sexo, logo nos lembramos do Kama Sutra, por suas posições que dão asas a nossa imaginação. É o exemplo claro de que como conseguimos absorver os conhecimentos que apenas nos interessam, e nesse caso, as posições sexuais. Este livro é conhecido por todas as camadas da população, e é visto em vários países como a bíblia do sexo. Seja por suas posições ou por seus desenhos, que geralmente são muito bem feitos, instigam a curiosidade e até mesmo a vontade dos casais em sentir prazer, em jogos que simulam suas posições milenares.
Muitas foram às evoluções nas posições sexuais, sempre baseadas no Kama Sutra, e por este motivo, achamos necessário seguir este livro, ensinando estas posições, com algumas explicações fundamentais, que ajudará aos leitores (as), em suas praticas sexuais. Abaixo, seguiremos explorando as posições variantes do Kama Sutra:
38
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A união da Águia.
Tombados sobre as costas, o parceiro se abraça com os braços e as pernas, a mulher apertando o quadril de seu parceiro entre suas pernas. O homem aperta ligeiramente suas pernas para facilitar a penetração.
Vantagem:
Posição muito intima oferecendo um contato máximo entre os parceiros.
Boa profundidade de penetração se o homem apertar suficientemente suas coxas entre as de sua parceira.
Boa posição para mulheres que querem engravidar.
Desvantagem:
Amplitude de movimento limitado.
Dificuldade respiratória.
Por tempo prolongado pode ocasionar o aparecimento de câimbras.
39
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição do Alinhamento Perfeito. A mulher se tomba sobre o homem as pernas abertas para facilitar a penetração. Uma vez o pênis bem assentado, ela aperta as pernas para que seus corpos se sobreponham num alinhamento perfeito. A mulher pode então começar a estimulação esfregando seu corpo lateralmente e horizontalmente contra o de seu parceiro.
Vantagem:
Posição muito intima oferecendo um contato máximo entre os parceiros.
As paredes vaginais mais apertadas favorecem sensações mais intensas.
O parceiro pode introduzir o dedo ou vibrador no ânus da parceira proporcionando um prazer mais prolongado.
Recomendado para o amor tântrico.
Desvantagem:
Profundidade de penetração e amplitudes de movimento limitadas
40
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição fruta na árvore. Uma variante da posição da Indra proporcionando sensações similares diminuindo a sensação de esmagamento exercido pelo homem sobre seu parceiro. A mulher guarda uma perna sobre o busto do homem e libera a outra a encostando sobre as costas.
Vantagem:
Penetração profunda. Boa posição para mulheres que querem engravidar.
Forte estimulação forçando à compressão do ventre e da vagina.
Desvantagem:
Potencialmente doloroso se o pênis tocar o fundo da vagina.
41
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição da Amazona. O homem está sentado sobre uma cadeira. A mulher se senta em posição de amazona sobre uma das coxas de seu parceiro e guia o pênis até a abertura da vagina. Uma vez o pênis introduzido, ela poderá contrair seus músculos vaginais para guardar a penetração, e evitar lhes saídas indesejadas.
Vantagem:
O homem pode facilmente acariciar os seios e o clitóris de sua parceira para levá-la mais facilmente ao orgasmo.
Posição recomendada aos homens que sofrem de ejaculação precoce.
Desvantagem:
Amplitude de movimento limitada e penetração pouco profunda.
42
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição de Dominadora. O homem está deitado sobre as costas, sua parceira se posiciona em cima dele, ajoelhada, o busto completamente erguido. Ela controla perfeitamente a profundidade e o ritmo da penetração e pode liberar suas fantasias de dominação.
Vantagem:
A mulher mantem o controle total da situação encontrando os corretos movimentos para maximizar seu prazer.
O homem tem as mãos livres para proporcionar ainda mais prazer a sua parceira acariciando seus seios, suas nádegas ou seu clitóris.
Boa posição para mulheres que querem engravidar.
Posição que oferece uma boa estimulação do ponto G.
Desvantagem:
Ângulo de penetração às vezes incômodo para o homem, até doloroso se o pênis se torcer. 43
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A união da Abelha A mulher se senta sobre o pênis de seu parceiro, o mesmo sentado e as pernas estendidas para frente. A mulher pode então ir e vir verticalmente apoiando-se sobre as mãos e as pernas. O homem acompanha ao movimento levantando-a pelas nádegas ou as coxas.
Variante: O homem pode posicionar-se de costas à parede para um melhor apoio. A mulher pode ajoelhar-se em vez de sentar-se para poder agachar-se mais facilmente para adiante e mudar de ângulo de inclinação da vagina. Vantagem:
A mulher controla melhor a profundidade da penetração que nas demais posições com penetração por detrás.
As paredes da vagina e o ponto G estão bem estimulados.
O homem em posição passiva pode acariciar por longo tempo os seios e o clitóris de sua parceira.
Desvantagem:
Posição cansativa para o homem em ausência de apoio.
44
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A união do Antílope. De joelhos sobre o solo, a mulher se ergue tomando apoio contra a borda da cama. O homem a penetra por detrás, erguido sobre os joelhos.
Variante: a mulher pode, ou guardar suas pernas abertas, colocando-as por ambas as partes das de seu parceiro para oferecer uma abertura vaginal máxima, ou fechar suas coxas uma contra a outra para comprimir a vagina. Vantagem:
Boa estimulação das paredes frontais da vagina e do ponto G.
Possibilidade para o homem de estimular o clitóris e os seios de sua parceira.
A mulher pode fantasiar mais facilmente sobre casais imaginários.
Desvantagem:
Cuidado com possíveis ferimentos nos joelhos.
45
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição da Balança. O homem está sentado sobre a borda da cama ou sobre uma cadeira. A mulher lhe dá as costas antes de sentar-se sobre suas coxas. Uma vez o pênis nela, ela pode então agachar-se para adiante para chegar a uma posição de equilíbrio e balançar-se ao longo do pênis. Para estabilizar a posição, a mulher pegará apoio sobre os joelhos do homem que a sustentará pelos seios.
Vantagem:
Posição que permite uma penetração bastante profunda e uma boa amplitude de movimento vertical, tanto vaginal como anal. Boa posição para mulheres que querem engravidar.
O homem pode facilmente acariciar os seios e o clitóris de sua parceira para levá-la mais facilmente ao orgasmo.
Desvantagem:
Nesta posição é difícil manter o equilíbrio.
46
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição do Balanço. A mulher dá as costas a seu parceiro e pode segundo seu desejo sentar-se sobre ele, os pés servindo de apoio, ou bem ajoelhar-se por ambas as partes dos quadris de seu parceiro, esta última posição favorecendo uma maior amplitude de estimulação.
Vantagem:
Posição que oferece ao homem um ângulo de vista excepcional sobre a penetração e um panorama muito excitante sobre as nádegas de sua parceira.
Facilita uma grande amplitude de movimento (particularmente na versão ajoelhada) para contribuir um prazer máximo ao homem e levar-lhe depressa ao orgasmo.
Permite à mulher fantasiar mais facilmente sobre casais imaginários.
Desvantagem:
O ângulo de penetração pode ser incômodo para alguns homens.
47
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A união dos Amantes. O parceiro de pé cara a cara, o homem esfrega seu pênis sobre a vulva de sua parceira. Depois de vários minutos de fricção, a vulva se abrirá naturalmente para permitir uma penetração superficial. Se a mulher é de menor estatura que o homem, ela poderá engrandecer-se levando sapatos de saltos de agulhas ou engrandecendo-se artificialmente com um suporte (tal como uma lista telefônica) embaixo de cada pé.
Vantagem:
Posição prática realizável ao imprevisto em todas as situações.
Boa estimulação do clitóris e da glande.
Desvantagem:
Penetração superficial.
Posição dificilmente realizável se o parceiro é de estatura muito diferente.
48
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A união da Jiboia. A mulher tombada sobre as costas apoia suas pernas sobre o quadril de seu parceiro. O homem pode então guiar seu pênis para penetrá-la com suavidade. Ela deverá então comprimir as coxas para conservar o pênis bem assentado e maximizar lhes sensações.
Vantagem:
Uma posição original para fazer amor com suavidade, sem pressas.
Recomendado para o amor tântrico.
Desvantagem:
Amplitude e profundidade de movimento limitado.
Riscos de saída involuntária se o pênis não estiver corretamente apertado.
49
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição do Carrinho de mão. Tombada sobre as costas, a mulher leva suas nádegas sobre a borda da cama e aperta com suas pernas a cintura de seu parceiro. O homem se ajoelha sobre o solo para penetrá-la esfregando a parede horizontal, paralela ao eixo da vagina.
Variante: O homem pode estar de pé enquanto a mulher se tombará sobre uma escrivaninha ou uma mesa. Vantagem:
O alinhamento horizontal da vagina proporciona sensações diferentes das proporcionadas quando a penetração se faz desde acima para abaixo.
Penetração profunda proporcionando uma boa estimulação das paredes da vagina. Boa posição para mulheres que querem engravidar.
Posição excitante, particularmente para a variante praticada de pé.
Desvantagem:
O conforto e a facilidade desta posição dependem em grande parte da altura da cama ou da mesa.
50
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A união do Gato. A partir da posição do missionário, o parceiro se levanta sobre a costela (lateral das costas) e com suavidade para evitar uma saída brusca do pênis.
Vantagem:
Posição intima e doce permitindo ao parceiro olhar-se e abraçar-se sem que um se sinta dominado pelo outro.
Poderá ser utilizado um vibrador no ânus da parceira, permitindo-lhe um prazer mais profundo e duradouro.
Desvantagem:
Profundidade de penetração e amplitude de movimento limitado.
Riscos de saída involuntária do pênis durante o movimento.
51
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição do Bambu. A partir da posição do missionário, a mulher desliza uma perna sobre o ombro de seu parceiro que joga simultaneamente seu joelho para diante. Depois de vários instantes nesta posição, a mulher baixa sua perna e repete o mesmo movimento com a outra perna. Cada movimento deve ser repetido várias vezes.
Vantagem:
Posição engraçada. Original e bastante acrobática para os casais mais atrevidos.
Desvantagem:
Estimulação limitada.
Exige uma boa agilidade da mulher.
52
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição União do Emú. O parceiro de pé, a mulher dá as costas a seu parceiro. O homem a atrai contra ele e a penetra por detrás. Agachando-se para adiante, a mulher modifica o ângulo da penetração e a faz que seja mais profunda.
Variante: a mulher pode tomar apoio sobre uma parede, ou apoiar seu busto sobre uma mesa ou uma escrivaninha. Ela poderá então totalmente largar-se e o homem poderá penetrá-la mais vigorosamente. (tanto pelo ânus como pela vagina) Vantagem:
Posição muito excitante permitindo ao homem realizar suas fantasias de dominação e à mulher fantasiar mais facilmente sobre casais imaginários.
Penetração profunda proporcionando uma boa estimulação das paredes frontais da vagina e do ponto G.
Boa posição para mulheres que querem engravidar.
O homem pode simultaneamente acariciar o clitóris ou os seios de sua parceira.
Desvantagem:
Posição difícil se o parceiro é de estatura muito diferente. O homem deverá então flexionar as pernas ou engrandecer-se sobre um suporte para que a posição seja mais agradável.
53
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição da Tesoura. A partir da posição de dominadora a mulher movimenta-se para trás até os pés de seu parceiro. Esta posição esta recomendada para atrasar a ejaculação.
Vantagem:
Permite uma boa estimulação manual do clitóris.
Vista excitante para o homem.
Boa posição para atrasar o orgasmo masculino.
Desvantagem:
Exige uma boa flexibilidade e agilidade da mulher.
54
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição da Cortesã. O homem esta ajoelhado sobre o solo e penetra sua parceira sentada sobre a borda da cama ou sobre uma cadeira. Ela pode então estreitar suas pernas ao redor da cintura de seu parceiro.
Variante: a mulher esta tombada sobre uma mesa ou uma escrivaninha, enquanto o homem a penetra de pé. Vantagem:
Posição cômoda e pouco cansativa para o parceiro.
Boa profundidade de penetração e amplitude de movimentos da pélvis. Boa posição para mulheres que querem engravidar.
Uma boa posição para praticar no carro, sobre o capô, especialmente na versão de pé.
55
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição da Montaria. O homem se tomba sobre as costas enquanto seu parceiro se ajoelha em cima dele e abraça suas coxas com as suas. Ela controla a amplitude do movimento vertical e horizontal para maximizar as sensações sobre seu clitóris e suas paredes vaginais ou para levar depressa o homem ao orgasmo.
Vantagem:
A mulher esta mais livre e mais ativa: ela escolhe o ritmo, a velocidade e o tipo de movimento.
O homem, ficando passivo, pode concentrar-se sobre as sensações e o prazer acariciando as costas de sua parceira.
Desvantagem:
Posição pouco original, com movimentos repetitivos.
A facilidade da posição depende em grande parte da altura do suporte sobre o qual se apoia a mulher. 56
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição União do Caranguejo. A mulher monta de costas seu parceiro, apoiada sobre a cama. Ela guia o pênis na vagina e então se movimenta para trás tomando apoio sobre seus braços. Ela pode então ir e vir verticalmente acionando suas pernas.
Vantagem:
A mulher controla a profundidade e a velocidade da penetração.
O homem pode livremente acariciar os seios de sua parceira.
A mulher pode utilizar um vibrador na vagina enquanto oferece seu ânus ao parceiro.
A sensação do cabelo da mulher acariciando a cara do homem é especialmente agradável e excitante.
Desvantagem:
Riscos de saída involuntária do pênis em caso de movimentos rápidos e incontrolados.
57
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição da Dança do Missionário. A partir da posição do missionário, a mulher aperta lhes nádegas e inclina seu quadril e então ondula sua cintura num movimento circular lateral e vertical.
Vantagem: Muito boa estimulação favorecendo um desencadeamento rápido do orgasmo para o homem. Pode-se utilizar esta posição para o sexo anal, com estimulação do clitóris da parceira através da utilização de vibradores. Desvantagem:
Posição difícil de manter muito tempo por que é fatigante para o parceiro.
Durante a penetração podem ocorrer incômodos para a parceira.
58
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A união da Deusa. O homem está sentado sobre a cama, eventualmente as costas contra a parede para um melhor apoio. A mulher se senta sobre seu pênis guiando-lhe para a vagina e então aperta a cintura de seu parceiro com as pernas. Ela pode então ondular a pélvis para estimular bem o clitóris e as paredes vaginais.
Vantagem:
Posição intima permitindo a parceira abraçar-se e ao homem lamber os seios de sua parceira.
Penetração profunda oferecendo também uma boa estimulação do clitóris.
Boa posição para mulheres que querem engravidar.
Recomendado para atrasar o orgasmo para os homens que sofrem de ejaculação precoce.
Desvantagem:
Estimulação limitada para o homem. 59
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição União do Elefante. A partir da posição de dominadora, a mulher se desapruma devagar para que o homem a recubra integralmente. A mulher pode deixar suas pernas abertas para facilitar a penetração ou bem apertar suas coxas uma contra a outra para apertar de maneira mais firme a lateral da vagina.
Variante: O homem pode segurar com seus antebraços para aliviar um pouco sua parceira e penetrá-la mais vigorosamente. Vantagem: Muito boa estimulação das paredes frontais da vagina e do ponto G. O homem pode simultaneamente deslizar sua mão sob o ventre de sua parceira para estimular seu clitóris. Contato físico máximo entre o parceiro. O parceiro pode sugar com vigor os seios de sua parceira, propiciando maior prazer. Desvantagem:
Liberdade de movimento quase nula para a mulher que pode sentir-se achatada por seu parceiro.
60
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição das Colheres. A mulher se tomba sobre a lateral do corpo deixando as pernas em posição semifetal. O homem se posiciona detrás e esposa os contornos do corpo de seu parceiro para penetrála. Pode então facilmente acariciar seus seios e seu clitóris beijando-a na nuca e por trás das orelhas.
Vantagem:
Posição doce e descansada favorecendo carícias na vagina da parceira.
A mulher pode facilmente masturbar-se ou guiar a mão de seu parceiro para chegar mais depressa o orgasmo.
Uma boa pedida é a utilização de vibradores para esquentar um pouco o clima.
Desvantagem:
Amplitude dos movimentos da pélvis limitada.
A penetração anal se torna mais difícil e delicada, podendo ferir a parceira.
61
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição da Bigorna. Tombada sobre as costas, a mulher vem posicionar seus pés sobre os ombros de seu parceiro. Esta posição favorece uma penetração muito profunda. Evitem praticá-la justo depois das preliminares por que a vagina não terá atingido sua estatura máxima e poderia não estar suficientemente lubrificada.
Vantagem:
Permite uma penetração máxima, favorecendo às mulheres que querem engravidar.
Proporciona sensações muito intensas à mulher, especialmente se o homem ejacula nesta posição.
Permite ao homem realizar suas fantasias de dominação.
Desvantagem:
Posição que necessita de muita agilidade da mulher.
Potencialmente doloroso para a mulher se o pênis toca o fundo da vagina ou se a vagina esta insuficientemente lubrificada.
62
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição da Estrela. A mulher tombada sobre as costas abre de forma ampla as pernas, o homem posiciona uma perna entre as da mulher e a penetra de lado, tomando apoio sobre seu braço oposto. Pode aumentar a estimulação esfregando sua coxa contra o clitóris.
Vantagem:
A penetração pelo lado proporciona sensações diferentes para a mulher como para o homem.
A vulva e o clitóris estão bem estimulados pelos atritos da coxa do homem.
O parceiro tem cada um uma mão livre para acariciar-se e abraçar-se.
Desvantagem:
Movimentos da pélvis limitados.
63
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição da Grande Abertura. A partir da posição de Dominadora, a mulher move as costas para trás e desliza uma perna sob a de seu parceiro. Em decorrência da manobra, ela terá cuidado em sustentar o pênis bem apertado em sua vagina para evitar qualquer saída involuntária. Ela poderá então ir e vir de forma transversal da esquerda para a direita para experimentar sensações novas.
Vantagem:
Uma posição original que é cômoda para o parceiro.
A penetração transversal oferece sensações estimulando as paredes laterais da vagina.
diferentes
especialmente
Desvantagem:
Risco de saída involuntária durante o movimento.
Amplitude de movimento um pouco limitada.
64
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição União da Rã. O homem fica deitado, as pernas entreabertas. A mulher se tomba sobre ele de maneira que a planta de seus pés faça apoio sobre a parte superior dos pés de seu parceiro. Ela pode então utilizar este apoio para mover seu corpo da frente para trás. O homem pode simultaneamente estabilizar a posição e acompanhar o movimento pegando sua parceira pela cintura.
Vantagem:
Favorece a estimulação do clitóris esfregando sobre a pélvis do homem.
O Homem pode utilizar um vibrador no ânus da parceira, intensificando o prazer.
Desvantagem:
Liberdade de movimento e amplitude bastante limitados.
Impossibilidade de a parceira ter os seus seios sugados.
65
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição da Indra. O homem se ergue sobre seus joelhos, a mulher tombada sobre as costas joga seus pés contra o busto de seu parceiro. O homem se inclina para adiante para comprimir as coxas da mulher contra seus seios.
Vantagem:
Penetração máxima e muito profunda. Ótima posição para mulheres que queiram engravidar.
Forte estimulação obrigando à compressão do ventre e da vagina.
Com a utilização de vibradores a mulher terá um orgasmo muito forte, chegando a molhar a cama.
Desvantagem:
Potencialmente doloroso se o pênis tocar o fundo da vagina.
66
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição do Loto. Tombada sobre as costas, a mulher deixa suas pernas em posição do Loto mostrando desta maneira sua vagina de forma ampla aberta a seu parceiro.
Vantagem:
Boa Posição, que oferece uma ótima penetração.
Com o auxilio de um vibrador, a mulher chegará ao orgasmo rapidamente.
Ótima posição para realizar exercício de pompoarismo durante a penetração.
Desvantagem:
Requer boa agilidade dos parceiros.
Esta posição pode ocasionar câimbras.
A Mulher deverá ter uma boa lubrificação vaginal e anal.
67
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição União do Lobo. O parceiro de pé, a mulher dá as costas a seu parceiro. O homem a atrai contra ele e a penetra por detrás. A mulher se inclina totalmente para frente e apoia-se sobre um suporte baixo (almofadas, mesa baixa).
Vantagem:
Posição muito excitante e estimulante para o parceiro, pois ele pode encarnar o macho dominante, exercendo toda sua masculinidade.
Profundidade e amplitude de penetração máxima.
Desvantagem:
Dificilmente realizável se o parceiro é de estatura diferente.
68
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Posição Postura da Lua. A partir de uma posição ajoelhada, o homem joga suas pernas para os ombros da mulher. A parceira pode estreitar-se e continuar a estimulação dando impulsões simultâneas na sua pélvis.
Vantagem:
Permite uma penetração profunda.
Boa estimulação do clitóris pelo osso da pélvis do homem.
Desvantagem:
Exige uma boa agilidade do homem.
Posição incômoda para pessoas obesas.
O Pênis devera estar ereto ao máximo para conseguir uma boa penetração.
69
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição União da Ostra. Tombada sobre as costas, a mulher aperta suas coxas contra seu ventre. O homem a domina pelos joelhos e utiliza as coxas de sua parceira como um suporte para facilitar o movimento de vaivém e conservar um ritmo regular.
Vantagem:
Penetração profunda e boa amplitude dos movimentos.
Favorece às mulheres que queiram engravidar.
Boa estimulação por que a vagina se comprime sobre o pênis.
A posição facilita tanto a penetração anal como vaginal.
Independente da penetração, a utilização de vibradores é sempre bem vinda.
Desvantagem:
Será muito dolorida para a mulher se a penetração for muito profunda ou violenta.
70
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição do Missionário. (Também conhecida como Papai Mamãe). É a posição a mais conhecida, universalmente do gosto dos novatos como dos mais experientes, o homem se tomba entre as pernas de sua parceira.
Várias almofadas postas sob as nádegas da mulher permitem uma penetração mais profunda mudando o ângulo de inclinação da vagina. Vantagem:
Posição cômoda e natural para a parceira.
Boa liberdade de movimento para o homem.
Permite olhar-se e abraçar-se facilmente.
Desvantagem:
Liberdade de movimento muito limitada para a mulher.
Dificulta a utilização de vibrador.
71
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Posição o Moinho de Vento. Posição em cujo movimento a mulher gira ao redor de seu parceiro usando o Pênis como um eixo. Primeira etapa: a mulher esta agachada ou ajoelhada sobre seu parceiro, ela pode começar a estimulação por um movimento de vaivém vertical sobre o Pênis.
Segunda etapa: A mulher gira suas duas pernas à direita do busto de seu parceiro e começa a dar voltas.
Terceira etapa: A mulher se encontra em posição inversa, de costas a seu parceiro e pode continuar a estimulação vertical agachando-se para adiante para mudar o ângulo de penetração. Ela continuará então o ciclo para acabar sentada cara a cara com seu parceiro. 72
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Vantagem:
Posição que permite experimentar sensações novas.
Recomendado para o amor tântrico.
Com a utilização de um vibrador no ânus o prazer é elevado e contínuo.
Durante todo o movimento a mulher mantém a penetração.
Desvantagem:
Deve-se ter muita atenção durante o ato, pois os riscos de torcer o pênis do parceiro são muito grandes.
73
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição União dos Pássaros. Variante da posição da Deusa na qual o homem deve sentar-se sobre uma cadeira e não sobre a cama. Esta posição é mais agradável por que é mais estável e permite ao parceiro mover-se mais facilmente. Ela pode ser o ponto de saída de uma sequência encadeando a posição da união Suspendida, e então a postura do Pilar para acabar em posição do Missionário.
Vantagem:
Posição cômoda e muito intima para a parceira.
Permite uma penetração bastante profunda e oferece uma boa amplitude de movimento vertical.
Prática para fazer amor no escritório ou em locais públicos.
Desvantagem:
Liberdade de movimento limitado para o homem.
74
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Posição a União do Polvo. Tombada sobre as costas, a mulher toma uma posição inclinada apoiando sua cintura e suas nádegas sobre os joelhos e as coxas de seu parceiro. O homem a levanta pelo quadril para mudar o ângulo e a profundidade da penetração.
Vantagem:
Posição profunda e cômoda para o homem e a mulher.
O homem pode liberar uma mão para acariciar os seios e o busto de sua parceira.
Ótima posição para a utilização de vibrador.
Desvantagem:
Amplitude de movimento limitado.
O esforço pode ser grande
75
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição União da Borboleta. A partir de uma posição na qual a mulher esta sentada sobre o homem, a mulher gira para trás jogando suas pernas para adiante enquanto o homem toma apoio sobre os braços. Cada um deve então mover sua pélvis num movimento circular, um girando no sentido inverso do outro. A mulher pode ademais utilizar suas pernas para iniciar um vaivém ao longo do pênis de seu parceiro.
Vantagem:
O espaço entre os parceiros permite olhar-se e observar as reações mútuas.
Grande variedade de movimentos da pélvis.
Desvantagem:
Posição bastante atlética que requer um pouco de pratica.
As mãos do parceiro ficam indisponíveis.
76
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A Posição Pilar de Afrodite. O parceiro ajoelhado sobre a cama, a mulher desliza sobre as coxas do homem guiando o pênis para a vagina.
Vantagem:
Posição muito intima permitindo abraçar-se e acariciar-se comodamente.
Recomendado para o amor tântrico.
Desvantagem:
Estimulação limitada e penetração pouco profunda.
77
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
O Movimento da Roda. São necessárias três etapas para esta posição na qual o homem deve girar muito lentamente ao redor de sua parceira, servindo-se do pênis como de um eixo. O ciclo pode ser repetido várias vezes e se presta bem à sexualidade tântrica. Primeira etapa: A parceira esta deitada na posição clássica do missionário, o homem esta entre as coxas da mulher e a penetra.
Segunda etapa: O homem desliza sucessivamente sua perna esquerda e depois sua perna direita em cima da perna direita de sua parceira e então gira sobre seu pênis.
78
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Terceira etapa: O homem realiza uma meia volta completa e posiciona suas pernas por ambos os lados dos ombros de sua parceira. O tempo de uma pausa nesta posição é o necessário para beijar os pés de sua parceira, a qual introduzirá seu dedo no ânus do parceiro, realizando movimentos circulares. Em, seguida, após a autorização da parceira, continuará o giro, para voltar à posição inicial.
Vantagem:
Posição que permite apreciar uma grande diversidade de sensações.
A parceira terá o controle sobre o homem, e aproveitará a posição para penetrálo da forma que achar melhor (dedos ou vibrador), e pelo tempo que achar necessário para tal. Uma vez em que é ela que comanda o movimento do homem.
Recomendado para lhe sexo tântrico.
A mulher tem o poder sobre o homem, e o utilizará com a ajuda de sua imaginação.
Desvantagem:
Não é uma posição recomendada para pessoas acima do peso.
79
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição do Junco. A partir de uma posição na qual o homem esta ajoelhado, a mulher toma apoio sobre sua cabeça e suas pernas. Ela inclina as costas e a cintura para posicionar a vagina num ângulo permitindo uma perfeita penetração. O homem a sustenta pelo quadril e pode então começar uma penetração vigorosa observando as reações de sua parceira.
Vantagem:
Posição excitante e provocante permitindo uma penetração profunda e vigorosa deixando suficientemente campo de vista para observar as reações de sua parceira.
O vibrador pode ser utilizado para excitar o ânus da companheira.
Pode ser introduzido um pouco de mel na vagina da parceira, e após o ato o casal pode se limpar através de sexo oral.
Desvantagem:
Requer da mulher uma boa agilidade de costas e de cintura.
80
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição do Salgueiro. A mulher se senta sobre seu parceiro ajoelhado, o busto em posição vertical. O homem a penetra e então toca com suas mãos as nádegas e com a outra as costas de sua parceira. A mulher pode apoiar-se sobre uma mão para fazer ondular verticalmente sua pélvis.
Vantagem:
Uma boa posição transitória para passar de uma posição sentada a uma posição deitada sem interromper a penetração.
Num movimento rápido, a ejaculação deverá ser feita na boca da parceira, seguida de sexo oral.
Desvantagem:
Posição atlética só recomendável para homens atléticos e mulheres ligeiras.
O movimento deve ser muito sincronizado, pois existirá o risco da mulher perder a ejaculação.
81
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição União do Macaco. O homem fica deitado com as pernas levantadas. A mulher se senta sobre a parte traseira das coxas de seu parceiro, usando os pés do homem como um apoio. O parceiro utiliza as pernas para assegurar uma boa estabilidade. O homem pode então levantar sua parceiro com os pés para iniciar uma estimulação vertical. A mulher pode ademais contribuir uma estimulação suplementar fazendo movimentos giratórios com sua pélvis num movimento lateral circular, podendo estimular seu parceiro, introduzindo o dedo em seu ânus.
Vantagem:
Fornece a sensação de poder à mulher, pois facilita a penetração do ânus do parceiro.
A parceira poderá utilizar seus dedos ou até mesmo um vibrador para excitar o ânus do parceiro.
Desvantagem:
Muitos homens por preconceito não aceitam a penetração.
82
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Posição União Suspensa. O parceiro de pé, a mulher se agarra às costas do homem e então abraça com firmeza suas pernas à cintura do parceiro enquanto ele a sustenta segurando suas costas e as nádegas. A mulher pode ademais introduzir um vibrador no ânus para aumentar o prazer.
Vantagem:
Posição extremamente excitante e praticável em qualquer lugar e situação.
Oferece uma ótima penetração.
Desvantagem:
Posição atlética difícil de manter muito tempo salvo se o parceiro é muito forte.
83
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A união do Escorpião. A partir de uma posição na qual a mulher monta de costas seu parceiro, ela se inclina progressivamente para trás até apoiar suas costas sobre o busto do homem. Variante: Para uma posição mais cômoda, a mulher pode despregar suas pernas e estendê-las no mesmo sentido que as de seu parceiro.
Vantagem:
Posição recomendada para o amor tântrico.
Contato máximo entre os parceiros.
O homem pode facilmente acariciar os seios e o clitóris de sua parceira.
A mulher fica livre para utilizar os recursos de um vibrador.
Desvantagem:
Posição pouco recomendada para as mulheres que sofrem de problemas das costas.
Amplitude de movimento limitado.
84
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A postura da Vareta. O homem se ergue sobre seus joelhos. A mulher tombada sobre as costas levanta as pernas posicionando uma sobre o ombro do homem e a outra sobre seu antebraço oposto. O homem levanta as nádegas de sua parceira. Para maximizar o prazer, a mulher guardará as coxas o mais apertado possível e o homem alternará penetrações vivas e profundas com outras mais suaves e superficiais. A penetração poderá ser vaginal ou anal.
Vantagem:
Independente da penetração a mulher poderá fazer a utilização de um vibrador.
Boa mobilidade da pélvis do homem permitindo uma penetração vigorosa.
Desvantagem:
Posição bastante atlética necessitando de uma boa condição física.
85
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Posição da Tartaruga. A partir da posição do alinhamento perfeito, o homem abre as pernas para fazer as coxas de sua parceira deslizarem sobre as suas.
Vantagem:
Posição muito intima maximizando o contato entre os parceiros.
Proporciona sensações mais intensas por que é a vagina a que se comprime sobre o pênis.
Desvantagem:
Penetração menos profunda do que quando a mulher mantém as pernas abertas.
Amplitude de movimento mais limitada.
86
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Posição União da Vaca. Uma posição clássica universalmente do gosto para a excitação e as sensações intensas que ela proporciona a seu parceiro. A mulher de quatro é penetrada por trás pelo homem erguido sobre seus joelhos.
Vantagem:
Oferece uma ótima estimulação das paredes frontais da vagina e do ponto G.
Penetração muito viva e profunda, facilitando a fecundação da mulher.
A Penetração poderá ser feita via vagina ou ânus, a critério dos parceiros.
Possibilidade para o homem de estimular o clitóris e os seios de sua parceira.
Vista muito excitante para o homem permitindo-lhe realizar suas fantasias de dominação.
A mulher pode fantasiar mais facilmente sobre casais imaginários.
Desvantagem:
Algumas mulheres podem sentir-se humilhadas nesta posição.
Potencialmente doloroso para a mulher se o pênis tocar o fundo da vagina.
87
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A união do Tigre. A partir da posição do missionário, a mulher encosta as coxas em seu busto. Ela pode facilmente variar lhes sensações e a profundidade da penetração mudando o ângulo de inclinação de suas pernas. Ela pode ademais facilmente tomar apoio sobre as nádegas de seu parceiro para aumentar a pressão ao nível da pélvis. A utilização de um vibrador trará maior prazer ao casal.
Vantagem: Levantando as pernas, a mulher favorece uma penetração mais profunda e pode controlar em parte as sensações. O osso da pélvis do homem fricciona a vulva, favorecendo desta maneira a estimulação do clitóris. Pela penetração profunda, esta é uma boa posição para as mulheres que querem engravidar.
Desvantagem: Posição que força a mobilidade das mulheres.
88
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
A posição do Yin e do Yang. Sobre uma superfície sólida e estável, a mulher se senta sobre os joelhos de seu parceiro levando a vagina ao encontro do pênis. Para melhorar a estabilidade, o homem poderá apoiar as costas sobre um suporte vertical e saliente como a lateral da cama.
Vantagem:
Posição excitante.
Desvantagem:
Esta posição não oferece uma boa penetração.
89
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
11 - DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMITIDAS I - DST O que são doenças sexualmente transmitidas? São doenças causadas por vírus, bactérias ou outros micróbios e transmitidas, principalmente, nas relações sexuais. Muita gente chama de doenças venéreas, doenças da rua, doenças do mundo. Onde você mora como são chamadas? Ter relação sexual faz parte da vida das pessoas. Cada pessoa escolhe com quem quer ter relação sexual. Então, tem relação de mulher com homem, de homem com homem, de mulher com mulher. Há várias maneiras de termos uma relação sexual. Em qualquer tipo de relação sexual podemos pegar ou passar uma DST. A cada dia tem mais gente pegando uma DST. Porque tem muita gente pegando DST? Porque muita gente não sabe o que são as DST. Ou então sabe e não toma cuidado para se proteger dessas doenças. Quando um dos parceiros da relação sexual está infectado com uma DST, principalmente na relação em que há penetração, pode-se pegar ou passar uma DST. Como a pessoa que está infectada pode não apresentar ou sentir nada, considerando-se, dessa forma, saudável, pode não adotar cuidados de prevenção. Por isso, a cada dia mais gente pega DST. Hoje em dia, temos mais liberdade sexual e existem mais remédios para tratar as DST, ao mesmo tempo aparecem novas doenças como a aids, que ainda não tem cura. O melhor é não descuidar da prevenção. Por esse motivo vamos mostrar como podemos prevenir as DST, como suspeitar se temos uma DST para poder tratar o mais cedo possível. Dessa forma, a gente se previne das complicações da doença e também de pegar o vírus da aids. Como saber se estamos com DST? É importante conhecer os sinais e sintomas de uma DST para procurar rápido um serviço de saúde, quando eles aparecerem. Se a gente estiver com uma DST, só os profissionais de saúde sabem identificar corretamente a doença e indicar o tratamento certo. Não devemos fazer tratamento receitado por parentes, amigos ou na farmácia.
90
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Se tomarmos o remédio errado ou o remédio certo em dose errada, por um período de tempo errado, a doença pode até melhorar, mas voltará em pouco tempo. Esse erro pode fazer o micróbio ficar mais forte e, por isso, resistente ao tratamento. Quais são os sinais da DST?
Feridas, também chamadas de úlceras.
As feridas aparecem onde o micróbio da doença entrou no corpo. Assim, aparecem nos órgãos genitais ou em qualquer parte do corpo usada durante a relação sexual. Podem ser uma ou várias feridas e podem doer ou não. As feridas aumentam muito o risco de a pessoa pegar o vírus da aids.
Corrimento
Os corrimentos aparecem nos órgãos genitais dos homens e das mulheres. Podem ser amarelados, como pus, esbranquiçados ou esverdeados. Alguns têm cheiro forte e ruim. Tem gente com corrimento que sente dor ao urinar e nas relações sexuais. Tem gente que não sente nada. Na mulher, quando o corrimento é pouco, só é visto pelo profissional de saúde ao fazer seu exame ginecológico.
Verrugas
São como uns caroços enrugados, parecendo uma couve flor. A verruga não dói, às vezes dá coceira ou irritação. O tratamento não mata o vírus que causa essa DST, só destrói a verruga. Então a pessoa precisa de acompanhamento 91
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
médico regular. Esse acompanhamento é muito importante porque as verrugas aumentam as chances de câncer de colo do útero e de pênis, e nas gestantes podem causar sangramento e infectar o bebê na hora do parto. Quais são os sintomas de DST? Ardência ou coceira Esses sintomas podem ser mais sentidos ao urinar ou durante as relações sexuais. Há pessoas que apresentam os dois sintomas, outras apresentam um só, e outras que não sentem nada. Dor ou mal-estar A dor ou o mal-estar pode ser sentido embaixo do umbigo, na parte mais baixa da barriga, durante as relações sexuais ou ao urinar. O que devemos fazer se estamos com um sinal ou sintoma de DST? Devemos procurar logo um serviço de saúde. Quando estamos com uma DST, temos que: - falar com quem se tem relação sexual para ir também ao serviço de saúde; - fazer, até o fim, o tratamento indicado pelo serviço de saúde; - evitar ter relação sexual e, se não der para evitar, só transar usando camisinha; - voltar ao serviço de saúde para fazer a revisão (controle de cura), e as mulheres para fazerem também o exame preventivo do câncer de colo do útero, mantendo-o em dia conforme indicação de seu médico. Qual é o tratamento para as DST? Cada DST tem um tipo de tratamento e só o profissional de saúde poderá avaliar e fazer esta indicação. Fazer o tratamento certo é: - só tomar remédio indicado pelo serviço de saúde; - tomar o remédio na quantidade certa e nas horas certas; - continuar o tratamento até o fim, mesmo que não se tenha mais nenhum sinal nem sinta mais nada; - levar o parceiro sexual para ser tratado também.
92
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
O Que acontece quando não se faz o tratamento certo da DST? Podemos ter complicações graves da doença e estaremos em risco de pegar outra DST, inclusive o vírus da aids.
Essas complicações podem ser: - esterilidade no homem e na mulher, quer dizer, a pessoa não pode mais ter filhos; - inflamação nos órgãos genitais do homem, podendo causar impotência; - inflamação no útero, nas trompas e ovários da mulher, podendo complicar para uma infecção em todo o corpo que pode lhe causar a morte; - mais chances de ter câncer de colo do útero e pênis; - nascimento de bebês antes do tempo ou com defeito no corpo e até a morte do bebê na barriga da mãe ou depois do nascimento. Que situações aumentam o risco de se pegar uma DST? As principais situações de risco são: - pessoas que têm relações sexuais sem usar camisinha; - pessoas cujo companheiro ou companheira tem relação sexual com outras pessoas sem usar camisinha; - pessoas que usam drogas injetáveis, compartilhando agulhas e seringas, isto é, duas ou mais pessoas usando as mesmas agulhas e seringas; - pessoas cujo companheiro ou companheira usa drogas compartilhando agulhas e seringas; - pessoas que tomam transfusão de sangue que não foi testado.
93
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Como fazer a prevenção das DST? A melhor forma de prevenção é usar sempre e corretamente a camisinha nas relações sexuais e evitar as situações de risco.
1- Colocar sempre a camisinha quando o pênis estiver duro. Colocar a camisinha sobre a cabeça do pênis, segurando sua ponta para sair todo o ar. Se ficar ar ou se a camisinha não ficar bem encaixada na cabeça do pênis, ela arrebenta facilmente durante a relação. O espaço que fica serve para depositar o esperma. 2- Continuar segurando a ponta da camisinha e ir desenrolando até que o pênis fique todo coberto por ela. 3- Depois de gozar, retirar o pênis enquanto ele ainda estiver duro. Quando o pênis começa a amolecer, a camisinha fica frouxa e o esperma pode derramar. 4- Retirar a camisinha com cuidado, não deixando que o esperma seja derramado. 5- Depois de retirada a camisinha, dar um nó e jogar no lixo. Cuidados que devemos ter com a camisinha: - não passar óleos na camisinha; tudo que é gorduroso pode rasgar a camisinha; - guardar as camisinhas em lugar fresco e seco; - não usar camisinha que esteja pegajosa, ressecada ou que pareça estragada; - verificar a data de validade da camisinha; - se a camisinha for comprada na farmácia, verificar se ela tem o selo de qualidade do INMETRO.
Não devemos ter vergonha por pegar uma DST. Qualquer pessoa que tem relações sexuais corre esse risco, quando não adota medidas de prevenção.
94
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Toda mulher que tem ou já teve relação sexual, deve fazer exame ginecológico (exame dos órgãos genitais) pelo menos uma vez por ano e o exame de prevenção do câncer de colo do útero, no tempo recomendado pelo médico. Toda gestante deve fazer o pré-natal desde o começo da gravidez. O micróbio da sífilis, o vírus da aids e de outras DST podem passar da mãe para o bebê. Nas consultas do prénatal, o médico pode descobrir muitas doenças que prejudicam a mãe e o bebê. Todo homem também deve fazer exame médico periódico.
Cada dia aumenta o número de pessoas com DST e com o vírus da aids. Não deixe isso acontecer com você. Coloque todas essas informações em prática.
II - APRENDENDO SOBRE SÍFILIS E SÍFILIS CONGÊNITA O que é sífilis? A sífilis é uma DST, porque se pega, principalmente, durante as relações sexuais.
A sífilis pode causar complicações muito graves quando não tratada. Mas quando a gente descobre a tempo e faz o tratamento certo, é uma doença fácil de curar.
Sífilis tem cura. Seu tratamento é simples, barato e rápido. Procure um Posto de Saúde.
95
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
O que é sífilis congênita? É a sífilis que o bebê pega da mãe durante a gravidez. A mãe passa o micróbio pelo sangue, através da placenta, para seu bebê.
O tratamento da sífilis é simples, barato e rápido. Já o tratamento da sífilis congênita é complicado, castiga muito o bebê e é caro. Então, para evitar que o bebê pegue sífilis, os médicos recomendam que toda gestante faça exames para sífilis. Como saber se temos sífilis?
Muitas vezes, a pessoa infectada pelo micróbio da sífilis não sente nem percebe nada no seu corpo. Para saber se foi infectada, é necessário se fazer um exame de sangue. O exame mais usado é chamado VDRL. Outras vezes, a pessoa desconfia que tenha sífilis quando observa a presença de uma única ferida, que não dói localizada principalmente nos órgãos genitais. Ou ainda quando observa a presença de manchas pelo corpo, nas palmas das mãos e na sola dos pés.
O exame e o tratamento para sífilis são gratuitos na rede pública de saúde.
96
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Quem deve fazer o exame de sífilis? Toda gestante, toda mulher que quer engravidar e toda pessoa que tem uma DST e seus parceiros sexuais.
Explicando melhor, deve fazer o exame para sífilis: - toda mulher que está com vontade de engravidar; - toda gestante: 2 vezes durante a gravidez, logo no seu início e no sétimo mês de gravidez. E, também, quando a gestante se interna para ter o bebê ou quando tem aborto. O aborto pode ter sido causado pela sífilis; - toda pessoa que tiver um sinal ou sintoma de DST; por exemplo: ferida, verruga, corrimento e coceira nos órgãos genitais; - o companheiro ou companheira de uma pessoa que está com sífilis, ou com outra DST.
Toda gestante tem direito ao exame e tratamento para sífilis, gratuito, em serviços de pré-natal da rede Pública de Saúde.
97
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Como a Sífilis se apresenta no corpo? A sífilis é uma doença traiçoeira, ela vai atacando o corpo aos poucos. Ela pode se apresentar se não for tratada, em três fases.
PRIMEIRA FASE
Aparecimento de uma ferida no lugar onde o micróbio da sífilis entra no corpo. Isso acontece umas 2 a 3 semanas depois da infecção. A ferida não dói e some sem tratamento. Mas o micróbio continua no corpo da pessoa e ela pode infectar outras pessoas.
SEGUNDA FASE
Essa fase se apresenta por manchas no corpo, nas palmas das mãos e na sola dos pés e por ínguas (caroços), febre e mal-estar. Esses sinais e sintomas podem aparecer até 6 meses depois da infecção pelo micróbio da sífilis. Tem gente que não apresenta nem a 1º nem a 2º fase. Mas o micróbio está silencioso dentro do corpo, danificando os órgãos e sendo passado, durante as relações sexuais, para outras pessoas.
98
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
TERCEIRA FASE
Essa fase é o resultado da ação destruidora do micróbio da sífilis, que durante anos a fio, vem atacando o corpo da pessoa sem que ela sinta nada. O micróbio da sífilis pode prejudicar os ossos, o coração, a mente e fazer com que a pessoa fique aleijada, doente do coração, com problemas mentais ou até provocar sua morte.
A terceira fase da sífilis não tem cura. O remédio mata o micróbio da sífilis, mas não conserta os estragos que ele causou no corpo da pessoa. Como é o tratamento da gestante com sífilis? Ele é feito com penicilina. Se a mãe for alérgica à penicilina, ela toma outro remédio, mas neste caso o bebê não será tratado.
99
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Na primeira consulta de pré-natal o médico deve pedir o exame para sífilis. A mãe deve fazer logo o exame e voltar ao médico. Porque se ela estiver com sífilis quanto mais cedo se tratar melhor será para ela e para seu bebê que está em formação. Ela tem que fazer o tratamento completo e com orientação de seu médico. Para o acompanhamento de cura, a gestante deverá repetir o exame para sífilis todo mês. O companheiro da gestante com sífilis também deve se tratar e a camisinha deve ser usada. A camisinha deverá sempre ser usada quando um dos parceiros sexuais decidir ter relações “fora de casa”. O que pode acontecer com o bebê que pega sífilis na barriga da mãe? O bebê poderá nascer com sífilis congênita ou não. Isso dependerá de quando e como foi feito o tratamento da mãe.
O bebê é tratado se a gestante faz, seguindo corretamente a orientação médica, o tratamento com penicilina. O remédio passa para o bebê pela placenta e assim ele também é tratado e nasce sem problemas. Quanto mais cedo for o tratamento da mãe, maior será a proteção do bebê. O bebê não é tratado quando: - a mãe é alérgica à penicilina e faz o tratamento com outro remédio; - a mãe começa o tratamento com penicilina, mas o bebê nasce logo depois. Por exemplo: a mãe faz o tratamento para sífilis no sétimo mês de gestação e o bebê nasce no oitavo. Ou quando a mãe só faz o tratamento no nono mês. Nesses dois casos, mesmo que o bebê nasça aparentando saúde, ele tem sífilis congênita e deverá ser tratado logo após seu nascimento.
100
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
O que a sífilis congênita pode causar no bebê?
A sífilis congênita, quando não tratada, pode prejudicar muito o bebê.
O bebê pode: - morrer dentro da barriga da mãe, durante a gravidez; - nascer antes do tempo (ser prematuro); - nascer muito doente ou deformado e morrer logo ao nascer; - nascer com aparência de boa saúde e só apresentar os sinais e sintomas da sífilis bem mais tarde. São crianças que têm pouca saúde e aos 8 ou 10 anos de idade apresentam as lesões da 3ª fase da sífilis, como problemas nos ossos, no coração, na mente. A dificuldade da criança para aprender na escola, às vezes, pode ser causada pela sífilis. Como podemos evitar a sífilis congênita? Fazendo prevenção para não pegar a doença. Mas, havendo falha na prevenção, iniciando logo e com acompanhamento médico, o tratamento da sífilis com penicilina.
101
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
É preciso seguir essas recomendações: - toda mulher grávida ou que quer engravidar deve fazer o exame para sífilis; - toda pessoa, mulher ou homem, que tiver relações com várias pessoas, deve usar sempre camisinha; - quando se sabe ou se desconfia que nosso companheiro ou companheira tenha relações sexuais com outra pessoa, devemos usar camisinha em todas as relações sexuais; - quando a pessoa (ou parceiro sexual) falha na prevenção e pega o micróbio da sífilis ou de outra DST, tem que ir ao serviço de saúde para iniciar logo, e de forma correta, o tratamento.
A sífilis, quando descoberta e tratada logo, tem cura. Seu tratamento é simples, barato.
102
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
III – APRENDENDO SOBRE A AIDS
O que é aids? A aids é uma doença causada por um tipo de micróbio, um vírus, chamado HIV. Esse vírus vai tornando a pessoa fraca e assim ela pode pegar várias doenças.
O HIV é traiçoeiro. Ele ataca e vai destruindo os glóbulos brancos, que são as células que fazem a defesa do nosso corpo contra as doenças.
Quando esse vírus entra no corpo e começa a atacar os glóbulos brancos a pessoa pode não sentir nada.
A pessoa que tem o HIV no corpo, mas não sente nada, é chamada de portadora do HIV ou soropositiva para o HIV.
Quando a pessoa soropositiva para o HIV começa a pegar várias doenças, se diz, então, que ela tem aids.
Qualquer pessoa pode pegar o HIV: homem ou mulher; gente casada ou solteira; criança, moço ou velho; rico ou pobre. E tanto faz se é gente que mora na cidade ou no campo.
Que exame se faz para saber se tem o vírus da aids? Um exame de sangue, o teste anti-HIV. Antes e depois do teste anti-HIV, a pessoa deve fazer um aconselhamento, isto é, conversar com um profissional de saúde que foi preparado para fazer esse trabalho. Este profissional pode ser médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social ou auxiliar de enfermagem.
103
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
O aconselhamento antes do teste ajuda a pessoa a tirar dúvidas sobre a transmissão e prevenção do HIV e de outras DST. Sendo assim, ajuda a pessoa avaliar se ela pode estar infectada pelo HIV ou por outro micróbio. E também explica sobre o teste anti-HIV. Quando a pessoa, que decidiu fazer o teste anti-HIV, recebe o resultado, o profissional de saúde faz outro aconselhamento. No caso de resultado positivo é oferecido apoio emocional e a pessoa é encaminhada para serviço especializado em atender portadores do HIV, para acompanhamento médico e psicológico. No caso de resultado negativo, o profissional reforça a mensagem de prevenção e discute a necessidade de repetir o teste. Como podemos pegar o vírus da aids? O HIV passa de uma pessoa infectada para outra através de quatro líquidos produzidos pelo nosso corpo. Esses líquidos são: - sangue; - esperma (do homem); - líquido da vagina (da mulher); - leite de peito da mãe infectada para seu bebê. Existem várias situações que nos coloca em risco de adquirir o HIV, a principal delas é:
O vírus da aids se transmite, principalmente, através das relações sexuais, sem a proteção da camisinha. Esta é a maneira mais comum de se pegar o HIV de uma pessoa infectada. Por isso a aids também é uma Doença Sexualmente Transmissível– DST. 104
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
De que outras maneiras podemos pegar o vírus da aids?
Quando se usa drogas injetáveis compartilhando agulhas e seringas.
Durante a transfusão de sangue. Por isso, todo sangue deve ser testado para saber se tem o HIV e outras doenças.
A mãe infectada com o HIV pode transmitir o vírus para seu bebê: na gravidez, no parto e na amamentação.
Outra forma das pessoas pegarem doenças, como o vírus das Hepatites B, C e o vírus da aids, é usando objetos que furam ou cortam, sem serem esterilizados. Sendo assim, tatuadores, manicures, médicos, dentistas e todas as pessoas que trabalham com objetos que cortam ou furam precisam esterilizar seus instrumentos.
105
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Onde fazer o teste anti-HIV? O teste anti-HIV pode ser feito em alguns hospitais e centros de saúde e nos Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA.
Nos CTA, se não quisermos, não precisamos dizer o nome quando se vai fazer o teste anti-HIV. Recebemos um número e com este número se pega o resultado. Não precisa pagar. O teste é feito de graça. Só os doadores de sangue e de órgãos são obrigados a fazer o teste anti-HIV. Ninguém mais é obrigado a fazer esse teste. O teste é recomendado para as gestantes, para quem tem DST e para quem acha que pode estar infectado pelo vírus da aids. Essas pessoas serão beneficiadas se fizerem logo o teste anti-HIV. Quando se descobre que tem o HIV e começa logo a fazer acompanhamento médico, se tem mais chance de controlar o vírus e viver melhor. Se na cidade onde você mora não tem um local para fazer o teste, a enfermeira instrutora dos agentes comunitários de saúde ou qualquer outro profissional de saúde poderá indicar o local mais próximo. O que o HIV pode fazer ao corpo da gente? O corpo de cada pessoa reage de seu jeito depois que é infectado pelo HIV.
106
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Tem gente que, algumas semanas depois ficam com febre, vermelhidão no corpo. Pode ter dor na garganta, dor nas juntas; caroços no pescoço, debaixo do braço, na virilha. Mas isso tudo desaparece e a pessoa não sente mais nada. E tem gente que ao ser infectado não apresenta nada disso. A maior parte das pessoas demora uns dez anos para começar a apresentar os primeiros sintomas da infecção pelo HIV. Quer dizer, essas pessoas ficam esse tempo todo sem sentir nada. O que acontece quando uma pessoa tem o vírus da aids e não tem acompanhamento médico? O HIV vai destruindo cada vez mais as defesas do corpo e quando a pessoa se dá conta, já está com aids.
A pessoa que tem o HIV e não realiza o controle de sua infecção com um médico, para que seu tratamento seja iniciado no momento certo, pode apresentar sintomas que vão piorando, como: - sapinho, irritações na pele, febre por vários dias, diarreia que não passa, falta de ar, suores noturnos, cobreiro e muitas outras queixas.
E se continuar sem tratamento, a destruição dos glóbulos brancos, as células de defesa do corpo, é muito grande. Então várias doenças aproveitam a oportunidade da fraqueza do corpo e atacam. São as chamadas doenças oportunistas. Quando a pessoa que tem o HIV começa a apresentar as doenças oportunistas, dizemos então que ela está com aids. As doenças oportunistas mais comuns são: - sapinho muito forte que não sara, - tuberculose, - pneumonia, - toxoplasmose, - um tipo de câncer de pele chamado Sarcoma de Kaposi. Qualquer pessoa pode ter essas doenças, mas para quem tem o HIV, elas se tornam doenças perigosas e podem causar a morte. 107
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Qual é o tratamento para uma pessoa que esta infectada pelo vírus da aids? Vai depender de como cada pessoa reage à infecção. Só o médico pode indicar o que deve ser feito. Quando uma pessoa tem o vírus da aids, não tem sintomas e seus outros exames estão com bons resultados, ela não precisa tomar remédios. Mas precisa de acompanhamento médico. Quando a pessoa tem sintomas, isso indica que já está com aids. Então o tratamento é feito com uma combinação de remédios, chamados antirretrovirais. Esses remédios não curam, mas diminuem a quantidade de HIV no corpo. O tratamento deve ser feito em casa. A pessoa que tem o HIV não precisa ser internada para se tratar. O hospital só é indicado quando a pessoa precisa de tratamento especializado.
Faz parte do tratamento de quem tem o HIV ou já tem aids: comer alimentos variados, frescos e limpos; tomar sol de manhã e se distrair. Os cuidados devem ser com o corpo e a mente. Os sentimentos podem ajudar a melhorar ou piorar a situação. Quem é mais atingido pela aids? As pessoas que não têm informação sobre como se prevenir da doença; e as pessoas que apesar de terem informação não fazem prevenção. O número de casos de aids vem aumentando muito entre as mulheres, crianças e entre os jovens (rapazes e moças). Em tempos de aids, as pessoas, em suas relações sexuais, precisam ter muita responsabilidade para prevenir a si mesmo e as outras pessoas das DST e, principalmente, do HIV. As pessoas que têm relações sexuais com várias pessoas diferentes e não usam camisinha têm se infectado muito. Corre risco, também, quem usa drogas compartilhando agulhas e seringas. Muitas mulheres são infectadas por seus companheiros que têm relações sexuais “fora de casa”. E como aumentou o número de mulheres infectadas, aumentou também o número de bebês infectados. 108
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Quais os cuidados que as gestantes devem ter? Toda gestante deve fazer seu pré-natal, iniciando desde o começo da gravidez; e procurar aconselhamento para o teste anti-HIV.
Em tempos de aids, toda gestante deve ser aconselhada no seu pré-natal, a fazer o teste anti-HIV. O aconselhamento a ajudará a decidir se quer fazer o teste e a resolver outras dúvidas e preocupações. O teste anti-HIV não é obrigatório, mas é muito importante. A mãe que tem o HIV pode passar o vírus para seu filho em três momentos: - durante a gestação, porque o bebê recebe tudo da mãe, através da placenta; - na hora do parto, porque o sangue e as secreções da mãe podem infectar o bebê; - na amamentação, porque o leite de peito da mãe infectada também tem o HIV.
Se você está grávida e estiver infectada, será melhor para você saber o mais cedo possível que tem o vírus. Assim, você começará o tratamento com um remédio chamado AZT. O uso do AZT será iniciado no terceiro mês de gravidez, podendo controlar sua infecção e evitar que seu bebê seja infectado pelo HIV.
109
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
O que acontece com a gestante, infectada pelo HIV, que começa logo o tratamento? Controla melhor sua infecção e tem mais chances de impedir a infecção no bebê.
A gestante infectada com o HIV, mesmo sem sintomas, deve tomar o AZT, pois esse remédio vai proteger o seu bebê e evitar que ele nasça com o HIV. De cada 100 gestantes que tomam o AZT na gestação e durante o parto, mais de 90 têm chances de ter o bebê sem o HIV. O bebê também deve tomar o AZT durante as seis primeiras semanas de vida para aumentar sua proteção. Lembre-se que a mulher portadora do vírus da aids não pode amamentar seu bebê no peito. No acompanhamento do desenvolvimento do bebê o médico deve pedir também testes anti-HIV. Só podemos saber se o bebê pegou o vírus da aids depois que ele tiver 18 meses (1 ano e meio) de idade. Só depois desse período é que o resultado do teste antiHIV do bebê é definitivo. Como a gente pode se proteger do HIV? A melhor forma de proteção contra o HIV é a prevenção que se faz evitando as situações de risco. Para fazer prevenção precisamos de informações que vão evitar que a gente se coloque numa situação de risco. E para não correr riscos devemos ter os seguintes comportamentos: - ter relações sexuais seguras, ou seja, usar sempre e corretamente a camisinha, em qualquer tipo de relação sexual; - não compartilhar agulhas e seringas, se usar drogas injetáveis com outras pessoas; - exigir sangue testado, se precisar de transfusão de sangue, - procurar sempre um médico para tratar logo as Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST. E se informar para evitar pegar novamente essas doenças. Apesar de não ter o mesmo peso dos comportamentos acima para a transmissão do HIV, é preciso ter cuidado procurando esterilizar agulhas e seringas, coisas que cortam ou furam que são usadas por várias pessoas. 110
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
12 – DICIONÁRIO SEXUAL Esse dicionário traz os mais variados termos sexuais, como práticas usuais, não usuais, perversões, patologias e variações da prática sexual. Ordenado em ordem alfabética, aqui você pode encontrar a terminologia que procura, e descobrir uma variedade de outros termos sexuais.
A Acrotomofilia: excitação com portadores de amputados (as). Aerodromofilia: excitação sexual com viagens de avião. Agalmatofilia: fetiche por estátuas e manequins. Agonofilia: excitação com simulações de estrangulamentos. Está intimamente relacionado ao “choking game”, onde a pessoa é estrangulada pelo parceiro até quase perder a consciência, o que potencializa o prazer do orgasmo. Contudo, essa prática não é recomendada, pois pode levar facilmente à morte. Agorafilia: excitação em fazer sexo em lugares público. Agrexofilia: o praticante gosta de saber que outras pessoas estão sabendo que ele (a) está fazendo sexo. Alfamegamia: sexo com parceiras sexuais de faixas etárias bem diferentes da sua. Algutofilia: sexo através da água. Aloerastia: usar a nudez de uma terceira pessoa, para excitar a parceria sexual. Alopelia: excitação até o orgasmo pela visualização de outras pessoas fazendo sexo. Alorgasmia: prazer na imaginação de fantasias sexuais com outras pessoas que não a parceria sexual. Alotriorastia: sexo inter-racial, com pessoas de outras etnias. Amaurofilia: sexo com parceiros usando máscaras ou refere-se àqueles que são excitados por um parceiro sexual que não é capaz de vê-los. Não se aplica aos cegos. Anaclitismo: adulto que se excita com práticas da infância, tais como usar chupeta, mamar, ser banhado, usar fraldas etc. Anastemafilia: excitação por pessoas muito altas ou muito baixas.
111
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Andromimetofilia: refere-se àqueles que ficam sexualmente excitados por mulheres que imitam homens. Está intimamente relacionado à prática de inversão, onde o parceiro assume o papel de mulher e é penetrado pela parceira. Anililagnia: sexo com pessoas idosas. Variante de gerontofilia. Anisonogamistia: excitação por pessoas com grandes diferenças de idade, muito mais velhas ou muito mais novas. Anoraptus: forma de estupro em que são buscadas mulheres idosas. Anorgasmia: É quando você não tem orgasmo nas relações sexuais. Não se assuste e não comece a gritar que você é uma anorgásmica, porque vão achar que você foi abduzida por alguma nave mãe. É comum não ter sempre orgasmos. Aliás, não encane com isso. O termo aqui é usado quando o buraco é mais embaixo. Pode ser primária, quando a mulher nunca teve orgasmo na vida, ou secundária, quando ela já teve orgasmos e passou a não ter mais. Apotemnofilia: excitação com a ideia de sofrer amputações. Asfixia Sexual: o mesmo que Hipoxifilia. Motivo da morte de David Carradine. Astenolagnia: excitação por sentir-se fraco ou em ser humilhado. Tipo particular de masoquismo. Auréola: Lamber o ânus da (o) parceira (o), também conhecida como cunilingus. Autoflagelação: o mesmo que flagelação. Autoginefilia: excitação sexual de homens pelo uso de vestes femininas. Caso particular da prática crossdresser. Autogonistofilia: forma especial de exibicionismo, em que a pessoa se excita ao ser fotografada nua. Automisofilia: excitação sexual advinda de sentir-se sujo. Autonepiofilia: o mesmo que Infantilismo e Anaclitismo. Axilismo: Uso das axilas no ato sexual; também conhecido como “Gaita de Fole” ou “Vendaval”. Axilismo: excitação em simular sexo usando as axilas.
112
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
B Barosmia: o mesmo que osmolagnia. Basoexia: o mesmo que osculocentrismo. Belonofilia: excitação pelo uso de agulhas. Bestialismo: o mesmo que zoofilia. Biastrofilia: excitação em práticas violentas de estupro. Bondage and Dominance (B&D): excitação em manter relações com parceria sexual amarrada ou suspensa por cordas. É associado ao sadomasoquismo. Bouginonia: tipo de stretching, alongamento, com prazer masturbatório pelo uso de objetos para o alargamento da vagina ou ânus. Bukkake: Termo técnico: Prática de sexo em grupo de origem japonesa, onde vários homens ejaculam no rosto e na boca de uma mulher. Cateterofilia: aplicação de cateteres uretrais. Chuva dourada: o mesmo que Urofilia. Cinofilia: excitação com cães. Cisvestismo: É aquela tara louca de se vestir como bebê (com fraldas) ou criancinha. Isso claro num contexto sexual. Mas também pode ser outra mania, tipo: um executivo vestir-se de vaqueiro, policial etc. Claustrofilia: refere-se àquele que fica sexualmente excitado quando confinado em compartimento pequeno. Cleptofilia: excitação sexual conseguida praticando roubos. Clismafilia: uso erótico de enemas. Colar De Pérolas: Ejacular nos seios da parceira. Coprofagia: excitação pela ingestão de fezes. O mesmo que coprofilia, Comportamento sexual em que a excitação é causada pela ingestão ou manuseio de fezes, antes ou durante o ato. Coprofilia: excitação pelo odor, visão ou contato com fezes, podendo chegar até a ingeri-las (coprofagia). Coreofilia: Ficar excitado durante o ato de dançar.
113
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Corrúptufilia: aquele que se excita sexualmente agindo desonestamente em benefício próprio ou de outrem, lesando a nação, as instituições públicas, o patrimônio público etc. Crematistofilia: excitação ao ter de pagar pelo sexo ou ser roubado. Muito comum em brincadeiras de casais, onde a mulher assume o papel de prostituta. Crurofilia: tipo de parcialismo, onde os objetos da excitação são as pernas. D Dacrilagnia: excitação sexual em observar a parceria sexual chorar. Dendrofilia: sexo com vegetais (cenouras, pepinos, etc.) ou árvores. Dippoldismo: refere-se àqueles que ficam excitados ao espancar ou flagelar crianças. Tipo de pedofilia ainda mais mórbida. Dismorfofilia: sexo com portadores de deformidades ou deficiências físicas. E Ecdiose: excitação por desnudar-se na frente de outras pessoas. Editofilia: atração por parceiros vestidos. Efebofilia: atração de pessoas idosas por parceiros muito jovens. Emetofilia: excitação obtida com o ato de vomitar ou com o vomito de outro. Conhecido como "banho romano". Erotofilia: excitação obtida quando se fala sobre temas eróticos. Erotografomania: excitação com a escrita e leitura de textos sensuais. Erotolalia ou Telefonoescatofilia: excitação quando se faz telefonemas obscenos, geralmente de maneira anônima. Escoptofilia: excitação na observação dos órgãos genitais. Pode ser disfarçada ou declarada. Estigmatofilia: excitação com o fato de a parceria sexual ter sinais como cicatrizes, piercing , tatuagens etc. Exibicionismo: Prática em que a mulher ou o homem gosta de provocar ou de ser visto com roupas sensuais, íntimas, em contato erótico ou sexual, por outras pessoas, preferencialmente em locais públicos.
114
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
F Falofilia: excitação focada no pênis. Fetichismo: fixação na excitação sexual através de objetos inanimados, peça de vestuário, como sapato, calcinha, anel ou outros como pessoa vestida com determinado tipo de roupa (látex, malha, lycra etc.), em determinadas posições, como sentado num penico, urinando num mictório público, dirigindo um auto etc. As situações são as mais variadas possíveis. Filemamania: erotização pelo beijo. Fistfucking,
Gantização, Braquioproctosigmoidismo, Handball ou introdução da mão, punho e antebraço no reto ou vagina.
Fisting:
Flagelação: excitação em provocar dor física a si próprio. Fobofilia: excitação pelo medo ou pelo ódio. Fratrilagnia: excitação sexual pelo irmão. Froteurismo: prática sexual na qual os homens, para obter prazer, têm de esfregar seu pênis em outra pessoa com roupa - sem consentimento.
G Gang Bang: Do inglês "prazer em bando". Na prática significa uma mulher servindo (ou sendo servida) por três ou mais homens ao mesmo tempo e ininterruptamente. Não se aplica a um homem e várias mulheres. Gerontofilia: excitação sexual por pessoas de idade no mínimo 15 anos maior do que a pessoa. Ginelofilia: excitação pela observação dos pelos pubianos. Ginemnese ou Crossdresser: travestismo, onde homem se excita ao se vestir de mulheres. Ele pode ser hétero (muitos homens casados o fazem, com o consentimento de suas mulheres) ou homo. GLBT: Sigla para "Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais". GLS: Sigla para "Gays, Lésbicas e Simpatizantes". Grafelagnia: excitação a partir de fotos de sexo e nudez.
115
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
H Hebefilia: excitação sexual por adolescentes. Caso particular de pedofilia. Hemofagia: Prazer sexual durante a menstruação. Hemotigolagnia: prazer com absorventes íntimos femininos. Hibristofilia: definida como uma parafilia do tipo saqueador ou predatório, em que a excitação sexual-erótica, a facilitação e obtenção do orgasmo dependem de se estar com um parceiro que cometeu um ultraje ou crime, como estupro, assassinato ou assalto à mão armada. Hidrofrodisia: excitação com o odor da transpiração da região genital. Hifefilia: refere-se àqueles que ficam excitados ao tocar tecidos ou peças de roupas: látex, linho, seda etc. Hipoxifilia ou Asfixia Sexual: excitação usando asfixia. Hirsutofilia: atração por pelos corporais. Hodofilia: excitação sexual obtida com viagens. Hogrofilia: excitação sexual obtida pelo contato com qualquer tipo de secreção corporal, incluindo nasolíngua (mucosa nasal), lágrima, saliva, salirofilia (perspiração), vampirismo (sangue), urofilia (urina), coprofilia (fezes), sêmen e secreções vaginais. I Iconolagnia ou Pigmalionismo: através do contato tátil com estátuas e outras obras de arte. Infantilismo: o mesmo que anaclitismo. Jactitação: Excitação em contar a terceiros, em voz alta, suas peripécias sexuais. K Koupeurmntomania: com prazer à dilatação da vagina. Tipo de alargamento. L Lacrifilia: Excitação em ver o (a) parceiro (a) chorar. Lactofilia: Tesão em ver uma grávida ou lactante verter leite dos seios. Lagnolalia: excitação com a discussão de temas sexuais.
116
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Latranudia: excitação ao se expor a um médico ou psicólogo. Ludofilia: obtenção do prazer sexual usando brinquedos: boneco, carrinho, brinquedo inflável tipo bóia etc. M Maieusiofilia: é a atração sentida por mulheres grávidas. Mamilomania: tipo de stretching , com prazer masturbatório pelo uso de objetos para o alargamento do mamilo. Masoquismo: excitação sexual envolvendo o ato (real ou simulado) de ser humilhado, espancado, atado ou de outra forma submetido a sofrimento. Meatotomia: com a dilatação da uretra. Tipo de alargamento. Ménage à trois: expressão de origem francesa, que simboliza o ato sexual entre três pessoas. Menofilia: sexo com mulheres menstruadas. Misofilia: Tesão por roupas de baixo manchadas de esperma ou fluidos menstruais. Atração sentida ao se cheirar, mastigar ou roçar suportes atléticos, cinto elástico com proteção para a região genital do homem, calcinha, absorventes, sutiãs ou outros objetos sujos, odores de decomposição ou excrementos. Mixoscopia: o mesmo que voyeurismo. Mucofagia: excitação com a ingestão de mucosa nasal.
N Nafefilia: excitação em se tocar, ou em ser tocado. Nanofilia: atração por parceiros de baixa estatura. Narcisismo: excitação sexual usando sua própria imagem. Muito comum entre as crossdressers. Nasofilia: Excitação em ver, tocar, lamber ou chupar o nariz do parceiro. Nasolingus: Nasofilia ao extremo, com duas versões: a narina é penetrada pelo pênis, ou a utilização do nariz como pênis. Necrofilia: desejo e prática de relacionamento sexual com cadáveres. Ocorrência maior entre homens. Nepiofilia: excitação com crianças do sexo oposto. Caso particular de pedofilia. 117
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
Ninfofilia: atração de homens adultos por moças adolescentes. Ninfomania: Mulheres que tem compulsão por sexo. Homens, com compulsão, "sofrem" de don-juanismo. Normofilia: é a condição de se estar em conformidade sexual com os padrões ditados pelos costumes, religião e autoridade legal. Nosofilia: excitação em ter relações com parceria portadora de doença em fase terminal. Nudomania: o mesmo que omolagnia. O Obesofilia: sexo com pessoas obesas. Oculofilia: parcialismo por olhos. Odaxelagnia: excitação com mordidas. Ofidicismo: refere-se àqueles que usam répteis para fazer sexo. P Psicrofilia: Transar em locais frios. R Retifismo: Excitação causada pelo uso de sapatos. S Swing: sexo entre casais trocados V Voyerismo: Prática em que a mulher ou o homem excita-se em ver ou assistir a outras pessoas em roupas sensuais, íntimas, em contato erótico ou sexual, preferencialmente em locais públicos. Z Zoofilia: Relação sexual com animais.
118
SEXO SEM LIMITES - O PRAZER DA ARTE SEXUAL
BIBLIOGRAFIA
Dalby, Andrew. The Story of Bacchus, 2005. Drake, Richard; Vogl, Wayne; Mitchell, Adam. Grey's Anatomy for Students. Churchill-Livingston, 2004. Harris, Robie H.. It's Perfectly Normal: Changing Bodies, Growing Up, Sex And Sexual Health. Boston, 1994. Clarke, John R.. Looking at lovemaking: constructions of sexuality in Roman art, 100 B. C.-A. D. 250. Berkeley: University of California Press, 1998. Milsten, Richard. The Sexual Male. Problems And Solutions. London, 2000. Hite, Shere . Sexual Honesty, by Women, For Women. 1974. Tanagho, Emil A.. Smith's General Urology. London, 2000. Stengers, Jean; Van Neck, Anne. Masturbation: the history of a great terror. New York: Palgrave, 2001. Williams, Warwick. It's Up To You: Overcoming Erection Problems. London, 1989.
AGRADECIMENTOS Os autores agradecem ao Ministério da Saúde, pela autorização de compilação do livreto AIDS e DST, edição 2001, sem a qual não seria possível a adequação do capitulo 11 a uma linguagem de fácil entendimento.
Empresário, patrocine a publicação deste livro aumentando a visibilidade de sua empresa junto ao mercado consumidor. Contato direto com os autores:
[email protected]
119