Sermão de Santo António Aos Peixes

September 23, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Sermão de Santo António Aos Peixes...

Description

 

Padre António Vieira – Sermão de Santo António

Quem é o Padre António Vieira? Nascido a 6 de fevereiro, em Lisboa, o Padre António Vieira integra, mais tarde, a Companhia de Jesus e preocupa-se, tanto com a época de instabilidade de um Portugal pós-Restauração (1640) em que vive, como com a defesa dos Direitos Humanos, nomeadamente dos Índios do Brasil escravizados pelos colonos. É neste sentido que, em 1603, chega a São Luís do Maranhão e se serve do púlpito para defender a libertação dos Índios e para criticar os pecados dos colonos, que enviam protestos para Lisboa. É então que, ainda antes de partir para o reino para defender a sua posição, em 1604, prega o Sermão de Santo António aos Peixes, no qual, através de uma alegoria, recorre a estes animais para criticar os pecados dos homens (principalmente, dos colonos). Princípios artísticos do barroco

Enquanto escritor do barroco em língua portuguesa, salienta-se que o estilo artístico do Padre António Vieira é marcado por princípios artísticos como:     

Barroco e retórica – arte da persuasão e da manipulação de afetos; Metamorfose e ostentação – grandeza, transguração da realidade e arte da ilusão; Excesso – gosto do excessivo e expressão hiperbólica; Teatralidade – conceção do mundo e da vida como teatro; Sensorialismo – apelo às sensações.

Caraterísticas da prosa de Padre António Vieira 

   

 

Lógica e organização do discurso através da coesão e interdependência das várias partes do texto, da clareza e ordem de ideias, da subtileza da persuasão e da capacidade argumentativa; Propriedade vocabular – Vieira encontra as palavras mais próprias para o que quer signicar; Riqueza de vocabulário; Jogo de palavras – com o objetivo de divertir e captar a atenção do público; Dinamismo do discurso – alternância entre um ritmo mais rápido (frases curtas, repetições, anáforas, paralelismos e enumerações) e um ritmo mais sereno (frases mais longas); Tom coloquial; Alegoria – Vieira serve-se do recurso expressivo para, a partir de uma série de metáforas e imagens, concretizar um pensamento ou uma realidade abstrata.

Virtudes do Peixe

Analogia com Santo António

Santo Peixe de Tobias

O fel doe opeseu ixe coração cura a O desejodamais íntimoe era curar cegueira osseu homens cegueira expulsar expulsa os demónios. os demónios da sua convivência.

Rémora

A língu línguaa de Sa Sant nto o Antó António nio er eraa Apesar Ape sar de ser pequen pequeno, o, uma rémora na terra – tinha força consegue impedir as naus para dominar as paixões humanas: a soberania, a vingança, de navegarem. a cobiça e a sensualidade.

Torpedo

Quatro-olhos

22 “pescadores”, ao ouvirem um sermão de Santo António, Fa Fazz trem tremer er o braç braço o do arrependera arrep enderam-se m-se (o Santo fê-los pescador. “t “tre reme merr”, à seme semelh lhan ança ça do torpedo). O padre António Vieira arma que peix ixee de deve ve ter ter ap apre rend ndid ido o a Tem 2 pares de olhos: um o pe pr preg egar ar com Sa Sant nto o Antón António, io, na olha para cima e o outro medida em que ensina aos olha para baixo. home omens que que devem pen pensar apenas no Céu e no Inferno.

Críticas aos Homens Perseguiram Santo António, tal como os moradores do Maranhão perseguiram o padre António Vieira. Desd Desdee que a língu línguaa de Sa Sant nto o Antón António io se ca calo lou, u, ve veem em-s -see na terr terraa muit muitos os home homens ns qu quee se deixa deixam m leva levarr pela pela so sobe berb rba, a, a vingança, a cobiça e a sensualidade. Os pescadores são uma alegoria daqueles que se aproveitam do po pode derr pa para ra sa sati tisf sfaz azer er a su suaa ganância. Crítica ao facto de o Brasil se ter mantido “na cegueira”, isto é, como território pagão, durante muit mu itos os sécu século loss (o (ouu seja seja,, no per período odo que anteced cedeu a chegada dos colonos).

 

Comportamentos e caraterísticas

Traços humanos representados no peixe

Roncado r

Pequenos Pequen os e emitem emitem um Arrogância e orgulho. som grave.

Pegador

Pe Pequ quen enos os e xam xam-s -see a Oportunismo, pe peix ixes es gra rand ndees ou ao pa para rassitis itism mo socia ocial, l, leme dos navios. subserviência. Peixes

Voador

Polvo

de

barb barbat atan anas as que que sa salt ltam am Ambição de desmedida. para fora de água como se voassem. Tem um “capelo”, te tent ntác ácul ulos os e um corp corpo o Hipocrisia e traição. mole, e pode camuar-se.

Simão Ma Mago e Ícaro.

Sa Sant nto o Antón ntónio io tinh tinhaa sabedoria e era grande, mas foi humilde.

Judas.

Santo António foi sinc sincer ero o e ve verd rdad adei eiro ro (nunca enganou).

Estrutura Interna

Introdução

Exórdio

Cap. II

Contextualização do sermão, apresentação do tema (corrupção na terra e defesa dos direitos humanos), partindo de um conceito predicável (“Vós sois o sal da terra”). Homenagem a Santo António, na celebração do seu dia; imitação das suas práticas. Invocação a Nossa Senhora do Mar. Exposição do plano discursivo a desenvolver e das ideias a defender. Referência aos deveres do “sal”. Louvores em geral aos peixes: obediência, atenção e devoção ao saber divino. Louvores em particular aos peixes: Santo peixe de Tobias (poder curativo); Rémora (persistência); Torpedo (poder persuasivo); Quatro Qua tro-ol -olhos hos (capaci (capacidad dadee de dis distinç tinção ão entre entre o bem e o mal). Repreensões em geral aos peixe: Ictiofagia (comem-se uns aos outros), sendo que os maiores comem os mais pequenos. Cegueira e vaidade, que os conduzem à perdição. Repreensões em particular aos peixes: Roncador (soberba e arrogância); Pegador (parasitismo e oportunismo); Voador (ambição e vaidade); Polvo (traição). Desfecho forte e persuasivo. Julgamentos dos peixes/homens. Apelo ao louvor a Deus.  

Cap. III



Desenvolvi mento

Exposição e Conrmação





Cap. IV





Cap. V

  

Cap. VI

Contraste com a atitude de Santo António

Sa Sant nto o Antón ntónio io tinh tinhaa São Pedro, Golias, Caifás saber e poder mas não e Pilatos. se vangloriava. Os seguidores de Santo António pegou-se Hero Herode dess e aque aquele le qu quee apenas a Cristo e seguiue Nabucodonosor o. sustentava.

grandes

Estrutura Externa

Cap. I

Personagens com o comportamento dos peixes

Conclusão

Peroração

Analogia: Virtudes dos peixes / Santo António. Oposição: Virtudes dos peixes / Comportamento dos homens.

Analogia: Virtudes dos peixes / Comportamento dos homens. Oposição: Virtudes dos peixes / Santo António.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF