Sequência Didática - Cartografia

May 11, 2019 | Author: Vitória Ramos | Category: Cartography, Map, Lesson, Google, City
Share Embed Donate


Short Description

Sequência Didática da disciplina de geografia, voltada para o sexto ano do ensino fundamental. Tema: Cartografia....

Description

Sequência Didática Tema:

Cartografia Ano/Série/idade sugeridos:

6º ano do ensino fundamental Duração prevista (em aulas):

10 aulas Objetivos:

Dese Desenv nvolv olver er noçã noção o de espac espacial ialid idade ade e loca localiz lizaç ação ão espa espaci cial; al; Comp Compre reen ende derr a lingu linguage agem m cart cartogr ográf áfic ica, a, atra atravé véss de seus seus símb símbolo oloss e códi código gos; s; Ler, Ler, inter interpr pret etar ar e compre compreend ender er mapas mapas em divers diversas as escalas escalas;; Acessa Acessarr divers diversas as fontes fontes cartog cartográf ráfica icas, s, como como cart cartas as e soft softwa ware res; s; Refl Reflet etir ir acer acerca ca da impor importâ tânc ncia ia da cart cartog ogra rafifia a para para o desenvolvimento de um território; Conhecer as projeções cartográficas; Trabalhar a cartografia afetiva. Conteúdos:

Orientação e localização; Linguagem cartográfica; Leitura e interpretação de mapas; Introdução, mobilização e levantamento de conhecimentos prévios:

 Apresentação de mapas que não privilegiem a Europa como o centro do mundo e de mapas representados representados em projeções projeções diferentes. diferentes. Apresentação Apresentação de um mapa da cidade, cidade, do Esta Estado do e do Bras Brasilil,, onde onde os alun alunos os ser serão inst instig igad ados os a se loc localiz alizar arem em.. Questionament Questionamento o acerca acerca dos conhecimentos conhecimentos prévios sobre os símbolos símbolos presentes presentes nos mapas apresentados. Aula 01 - Apresentação de cartas “não-convencionais” e localização.

Na primeira aula, o professor apresentará à turma mapas que não privilegiem a Europa como o centro do planisfério. A partir disso, ouvir o questionamento dos alunos acerca dos continentes “de cabeça para baixo”, “deitados”, etc. O professor deverá explicar à turma que não há uma posição correta para a representação. Após essa primeira demonstração, o professor deverá mostrar um mapa do Brasil, de preferência sem a divisão política dos Estados, Estados, e perguntar perguntar aos alunos se eles sabem se localizar. localizar. Em seguida, o professor professor deverá deverá mostrar um mapa do Estado em que se encontram e, novamente, estimular os alunos a se localizarem. Por fim, o professor deverá mostrar um mapa municipal e, mais uma vez, deixar  os alunos explorarem-no. Nos últimos dez minutos, o professor deverá pedir que os alunos registrem no caderno a experiência que viveram em aula. Aula 02 - Introdução a localização e orientação.

 Aula expositiva. O professor deverá, utilizando-se de algum texto base - produzido ou do livro didático, iniciar a introdução dos conceitos de localização, como os pontos cardeais.  A partir disso, o professor deverá dar noções de localização para os alunos, relacionando os pontos cardeais ao nascer e por do sol. Sugestão de atividade: Caça ao Tesouro  A atividade será realizada no pátio da escola. O professor deverá providenciar, ante anteri rior orme ment nte e a ativ ativida idade de,, faze fazerr uma uma espéc espécie ie de plant planta a baix baixa a da esco escola la.. No dese desenh nho, o, deverão estar indicados um ponto inicial, onde os alunos encontrarão uma pista, que os levarão ao segundo ponto. Nesse segundo ponto, haverá uma nova direção, que os levarão a terceira parada, e assim sucessivamente. É importante que as orientações dadas nas “pistas” sejam relacionadas aos pontos cardeais (exemplo: 10 passos para o norte, 3 para o oeste, etc.). Se possível, o professor deverá elaborar um mapa para cada grupo de 05 alunos. Observação: O professor deverá, antes da atividade, estimular os alunos a identificarem onde ficam os pontos cardeais, a partir da localização do sol.

Aula 03 - Exercício de localização:

 A turma deverá ser divida em grupos com 05 integrantes. Cada grupo deverá construir um mapa dos bairros ao redor da escola, através de desenho em uma cartolina. Ao final da atividade, atividade, o professor professor deverá apresentar apresentar o mapa da cidade, localizand localizando o a escola, e pedir que os aluno alunoss façam façam uma uma compa compara raçã ção o entr entre e os seus mapas mapas e o mapa mapa ofic oficial ial.. A part partir ir da comparação, comparação, a turma deverá se reunir em círculo a fim de discutir discutir como são feitos e para que servem os mapas. O professor deverá lançar as questões e estimular a discussão. Ao final, os trabalhos deverão ser expostos no mural da sala. Aula Aula 04 - Or Orie ient ntaç ação ão e loca locali liza zaçã ção o no mapa mapa-m -mun undi di.. Intr Introd oduç ução ão da ling lingua uage gem m cartográfica.

Nesta Nesta aula, aula, deverã deverão o ser apresent apresentados ados aos alunos, alunos, a partir partir da visual visualiza ização ção de um mapa-mundi o símbolos presentes nos mapas: Zonais, Lineares e Pontuais.

http://www.mundoeducacao.com/geografia/os-simbolos-dos-mapas.htm O professor deverá mostrar, após a apresentação do conteúdo, via aula expositiva, os símbolos no próprio mapa. Ressaltar que, na cartografia, os símbolos são convencionados, a fim de que a leitura possa ser universal. Aula 05 - Atividade prática: Leitura de mapas - Noções de Escala.

Nesta aula, o professor professor deverá deverá levar mapas diversos diversos - de continentes, continentes, cidades, bairros, bairros, países, muito antigos e cartas recentes, provenientes do sensoriamento remoto, em escalas diversas e distribuir aos alunos, que devem estar agrupados em três. Cada grupo receberá de dois a três mapas diferentes. Os alunos deverão ler os mapas e produzir um texto, destacando as diferenças dos mesmos. Essa atividade deve ser executada entre 30 a 40 minutos minutos,, consid considera erando ndo organi organizaç zação ão da turma turma e ativid atividade ade propri propriame amente nte dita. dita. No tempo tempo rest restan ante, te, o prof profes esso sorr deve deverá rá lanç lançar ar o ques questition onam ament ento o aos aos aluno alunos, s, a fim fim de que que eles eles

prod produz uzam am um comen omentá tárrio críti rítico co acer acerca ca do trab trabal alho ho..

Deve Deverã rão o

ser lev levanta antado doss

questionamentos sobre a diferença do tamanho dos mapas e das áreas apresentadas e sobre o tipo de representação em questão. Aula 06 - Continuação da Atividade Prática

Sugere-se que as carteiras sejam afastadas, a fim de se deixar o máximo de espaço livre o possível. possível. Os mapas deverão ser colocados no chão, chão, e os alunos deverão se reunir reunir em volta deles. O professor deve retomar a última atividade feita com a turma e relembrar os questionamentos que foram feitos ao fim da aula. Em seguida, os alunos devem começar a expressar as conclusões feitas a partir do questionamento. É importante reforçar que nesta atividade o professor é apenas um mediador, e que os alunos é que devem fomentar as discussões. Aula 07 - Visita ao laboratório de informática: Apresentação do Google Earth.

 Aula no laboratório de informática. Os alunos deverão, em pares, acessar a ferramenta do Google. Poderão buscar locais de interesse próprio, mas deverão também observar como é a escola vista do alto. No caderno, deverão registrar a escala que aparecerá na ferramenta, e também suas impressões acerca do que viram.  A seguir, segui r, o questionário que deverá d everá ser respondido, em e m casa: 1. Que lugar você decidiu decidiu visualizar visualizar pelo pelo Google? Google? Por que? 2. O que você viu é diferente do que você esperava ver? Por que? 3. Após esta aula, você se sente mais orientado em andar pela cidade? Justifique. Aula 08 - Preparação para o Trabalho de Campo

Nesta aula, o professor deverá explicar aos alunos o que é um trabalho de campo e qual é o seu objetivo. Neste caso, o trabalho de campo será um tour pela cidade, nas prox proxim imid idad ades es da esco escola la.. O prof profes esso sorr deve deve faze fazerr um leva levant ntam amen ento to

com com os alun alunos os,,

pergun perguntan tando do em qual bairros bairros eles residem residem quais quais lugare lugaress eles eles costum costumam am frequen frequentar tar.. Os alunos deverão ser informados que cada um será responsável por uma fotografia, que deverá ser tirada durante o trabalho de campo, de um lugar que representa uma coisa importante para eles. As fotos serão tiradas com uma câmera fotográfica fornecida pela escola ou pelo professor.

Aula 09 - Trabalho de Campo

 A aula será em campo. O tour será feito em um ônibus, e o roteiro deverá ser elaborado pelo professor, privilegiando todos os trechos informados pelos alunos. Como este campo será voltado para a elaboração de um mapa afetivo, não é obrigatório que o professor fale sobre conteúdos. No entanto, observações do espaço, dos aspectos morfológicos, climáticos e afins podem ser estimulados. Pode-se pedir aos alunos que elaborem uma espécie de relatório sobre o campo. Aula 10 - Elaboração de um Mapa.

O mapa afetivo pode ser montado na sala da turma ou num canto externo, porém protegido, da escola. A segunda opção é mais interessante, pois funciona como uma exposição aos outr outros os aluno alunos, s, pais pais e membr membros os da esco escola la.. O mapa mapa deve deve ser ser prod produz uzid ido o pelo pelo prof profes esso sor, r, anteriormente. Pode ser um desenho, uma foto de satélite, um mapa da cidade ou outros. É importante que o mapa seja numa dimensão bem grande, e com os pontos das paradas sinalizadas, para que os alunos possam colar as fotos tiradas. O professor deverá explicar  aos alunos que o mapa afetivo é um tipo de mapeamento mapeamento que leva em conta a construção construção de locais locais import important antes es pra alguém, alguém, na cidade cidade.. O profes professor sor também pode elabora elaborarr um texto texto explicativo e colar ao lado do mapa, para que quem pare pra observar, leia. Avaliações:

 A avaliação não será feita através de provas, mas sim a partir da participação durante as aulas e pelos trabalhos entregues. ● Avaliação Avaliação Principal Principal - Elaboração Elaboração do Mapa ● Aula 02 - Atividad Atividade e de de casa casa ● Aula 03 - Atividade Atividade em grupo ● Aula 05 - Atividade Atividade com os mapas ● Aula 06 06 - Discussão Discussão da atividade atividade com os mapas mapas ●

Aula 07 - Questionário

● Presença Presença no Trabalho Trabalho de Campo ● Relatório Relatório do Trabalho Trabalho de Campo

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.