Segunda Lista de Exercícios - Mendelismo
Short Description
Download Segunda Lista de Exercícios - Mendelismo...
Description
Segunda lista de Exercícios: mendelismo 1-
Considere que, em humanos, a capacidade de enrolar a língua em "U" e covas na face são caracteres mendelianos dominantes, enquanto que a incapacidade de enrolar a língua em "U" e a ausência de covas na face são caracteres recessivos. Qual o percentual de indivíduos homozigotos para os dois caracteres, nascidos do cruzamento de um homem homozigoto dominante com uma mulher homozigota recessiva para os dois caracteres?
2-
6- O sangue de Orlando aglutina quando colocado em presença de soro contendo aglutininas antiA, e não aglutina quando colocado em presença de aglutininas anti-B. Orlando casa-se com Leila, que apresenta aglutinações inversas às dele. O casal tem um filho cujo sangue não aglutina em nenhum dos dois tipos de soro. a)
Qual o genótipo dos pais?
b)
Qual a probabilidade de esse casal ter uma criança cujo sangue aglutine nos dois tipos de
soro? 3-
7- Em bovinos, o cruzamento de indivíduos com chifres x sem chifres às vezes produz apenas crias sem chifres e em outros cruzamentos aparecem com e sem chifres em números iguais. Um fazendeiro tem um grande rebanho de bovinos sem chifres nos quais ocasionalmente aparece prole com chifres. Ele tem animais vermelhos (r1 r1), ruões (r1 r2) e brancos (r2 r2) e deseja estabelecer uma linhagem puro-sangue de animais vermelhos com chifres. Como deverá proceder?
4-
A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) devese a um gene dominante. Qual será a probabilidade de um casal (sensível a essa substância e heterozigótico) ter um filho do sexo feminino e sensível ao PTC?
5-
Certo tipo de miopia é um caráter condicionado por um gene recessivo m. A adontia hereditária é determinada por um gene dominante D. Um homem com odontia e visão normal casa-se com uma mulher míope e com dentes normais, tendo o casal um filho míope e com dentes normais. Se o casal tiver mais um filho, qual a probabilidade de ele ser homem e normal para ambos os caracteres?
6-
Duas moscas de frutas (Drosophila) com asas recurvadas (curly) são cruzadas. A sua prole consiste de 341 recurvadas e 162 normais. Sugira os genótipos parentais e o tipo de dominância envolvido.
7-
Na mandioca, raízes marrons são devidas ao alelo dominante B, e , raízes brancas devidas
ao alelo recessivo b. Folíolos estreitos são devidos ao alelo dominante L e folíolos largos devidos ao alelo recessivo l. Uma planta de raízes marrons e folíolos estreitos foi cruzada com outra de raízes brancas e folíolos largos, e produziram 40 descendentes com folíolos estreitos dos quais a metade tinha raízes marrons e a outra metade raízes brancas. Quais os genótipos dos progenitores e a proporção genotípic a dos descendentes? 8-
Uma planta de pepino de genótipo BBCCTTWW foi cruzada com outra de genótipo
bbccttww para produzir a geração F1, a qual foi auto-fecundada para obtenção da geração F2. Assumindo que esses controlam as seguintes características : B espinhos pretos; b espinhos brancos; C resistência ao vírus do mosaico; c suscetibilidade ao vírus do mosaico; T presença de gavinhas; t ausência de gavinhas; W fruto imaturo de cor verde; w fruto imaturo de cor branca.
a) Que proporção de F2 apresentará o fenótipo espinhos brancos, suscetibilidade aovírus do mosaico, ausência de gavinhas e fruto de cor branca? b) Que proporção de F2 apresentará o fenótipo espinhos pretos, resistência ao vírus do mosaico, presença de gavinhas e fruto imaturo de cor verde? c) Que proporção de F2 é genotipicamente semelhante à geração F1? d) Quais seriam as respostas dos itens anteriores se os progenitores apresentassem genótipos BBCCttww e bbccTTWW? 9 - Em bovinos a presença de chifres é governada pelo alelo recessivo m, enquanto o alelo dominante M confere ausência de chifres (mocho). A cor da pelagem vermelha é fornecida pelo genótipo RR, cor branca por rr e vermelho-branco (ruão) por Rr. a) Determine a proporção fenotípica de F2 proveniente do cruzamento de um touro vermelho, com chifres, com vacas brancas mochas, homozigóticas. b) Quantos animais da geração F2 serão necessários para se selecionar 20 animais homozigóticos de pelagem vermelha e mochos? c) Qual a proporção fenotípica esperada se os animais ruão e com chifres da geração F2 forem acasalado entre si? 10- Em uma raça de cães, são raros os indivíduos com pelagem branca e por isso estes têm alto valor comercial. Nesta raça, a cor da pelagem é determinada por dois pares de genes que segregam independentemente. Quando dois alelos dominantes estão presentes simultaneamente (A_B_) a cor da pelagem é preta. Quando apenas um dos dois alelos dominantes está presente (A_bb ou aaB_) a pelagem é de cor chocolate. Quando nenhum dos alelos dominantes está presente (aabb) a pelagem é branca. Em um canil, os proprietários dispõem de dois tipos de animais: de pelagem preta e de pelagem chocolate. Investigando a árvore genealógica desses animais, eles descobriram que os indivíduos de pelagem preta possuíam o genótipo AaBb e que os cães de pelagem chocolate possuíam o genótipo Aabb. a)
Na tentativa de elaborar uma estratégia de cruzamento para otimizar a obtenção de indivíduos de pelagem branca, qual dos cruzamentos abaixo você utilizaria? Responda, fornecendo, no quadro abaixo, a proporção de indivíduos de pelagem branca para cada um dos cruzamentos. CRUZAMENTOS 1) cães pretos X cães pretos 2) cães pretos X cães chocolate 3) cães chocolate X cães chocolate
Resposta: Cruzamento ______________________________________________ b)
Tendo estabelecido a melhor estratégia de cruzamento e considerando que cada acasalamento fornece oito descendentes, quantos cruzamentos os donos do canil devem realizar para atender a uma encomenda de 10 animais de pelagem branca?
View more...
Comments