seducao

December 13, 2017 | Author: Edinaldo2011 | Category: Time, Science, John Milton, Color, Investing
Share Embed Donate


Short Description

Download seducao...

Description

Persuasão e Sedução Como persuadir as pessoas, e obter tudo o que você quer – sempre! Milton & Rosanna Miller http://www.MiltonMiller.com eBook US$ 9.99, cópia impressa US$ 14.99

1aa Edição

Novembro de 2006 Copyright © 2006 Milton Miller ISBN 0-9787511-1-6

Todos os direitos reservados. Publicado inicialmente nos Estados Unidos da América.

Nenhuma parte desse livro pode ser reproduzida de maneira alguma sem a autorização dos autores exceto no caso de breves citações em artigos a respeito do livro. A impressão não autorizada, cópias, e modificações estão expressamente proibidas, sejam quais forem os meios empregados, eletrônicos, mecânicos, fotográficos, gravações ou quaisquer outros. Também é proibida a distribuição eletrônica não autorizada seja ela por e-mail ou quaisquer outros meios.

Os conselhos incluídos nesse material podem não ser adequados a todas as pessoas. Os autores projetaram este material para apresentar suas opiniões sobre os assuntos abordados. O leitor deve analisar cuidadosamente cada decisão de negócios antes de comprometer-se. Os autores obtiveram as informações apresentadas aqui de fontes que acreditam serem confiáveis e de suas próprias experiências, nas não oferecem, nem subentendem, nenhuma garantia de exatidão. Os autores não estão engajados em fornecer aconselhamento profissional e portanto este livro não foi feito para substituir aconselhamento profissional. Os autores não se responsabilizam por nenhuma conseqüência por perda ou risco recorrente do uso ou aplicação, direto ou indireto, de qualquer conteúdo deste livro. Os autores acreditam que todos os conselhos apresentados aqui são sólidos e corretos, mas o leitor não pode lhes atribuir a responsabilidade pelas ações que tomar ou pelos resultados dessas ações.

Agradecimentos Milton Miller Este livro é resultado do esforço direto de duas pessoas. Minha esposa Rosanna me ajudou muito com o insight feminino que se revela ao longo de todo o livro. Muito mais do que simplesmente uma co-autora, é justo que eu dê crédito a ela pela crítica positiva, sugestões valiosas, e por ter me persuadido e seduzido desde que nos conhecemos. A ela quero dedicar essa obra, pois me faltam palavras para dizer o quanto me ajudou e me inspirou em tudo que tenho feito. Seu amor, sua paixão e alegria são muito mais do que se possa esperar de uma esposa, amiga, e amante.

Rosanna Miller Meus agradecimentos vão para meus pais maravilhosos e meu filho Gabriel, que sempre me inspiraram. Também ao meu esposo, Milton, já que se não fosse por ele essa obra nunca teria se realizado. E de agora para sempre agradeço a você leitor!

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

1

Notas dos Autores Este livro foi escrito para homens e mulheres. Mas ao escrevê-lo nos debatemos o tempo todo com o problema de gênero da língua Portuguesa. Ao contrario do Inglês, idioma no qual aprendemos a maior parte do que está aqui, ao escrever em Português você é forçado a escolher gênero, e a convenção é usar o gênero masculino. Isso pode causar a impressão ao longo da leitura de que este seja um livro escrito para os homens. Não quero que você tenha essa impressão. Seria horroroso ler um livro com uma selva de ressalvas ou então parágrafos assim: “Qualquer um(a) que esteja interessado(a) em influenciar os(as) outros(as) a pensar de maneira compatível com a sua irá querer ler isso, como conselheiros(as), ativistas, negociadores(as), terapeutas, políticos(as), e professores(as).” Procuramos então, na medida do razoável, manter neutralidade de gênero e mostramos claramente quando uma seção é específica para os homens ou para as mulheres. No entanto, ao encontrar uma seção que foi escrita para o sexo oposto não deixe de ler… Será sempre muito instrutivo e divertido ler o que recomendamos para, potencialmente, seduzir você! Para tornar a leitura mais natural também resolvemos escrever na primeira pessoa do singular. Mas não se deixe enganar por isso, este livro é obra de duas pessoas.

Legenda Ao longo do livro você encontrará dicas interessantes que ajudarão a resolver problemas práticos. Essas dicas aparecem sempre numa caixa como essa.

Você também encontrará exercícios para fazer, e estes estarão sempre numa caixa como esta aqui.

2

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Introdução Ao ler este livro você irá aprender a persuadir de maneira que jamais imaginou ser possível. Não num estilo suave e gradual, como o de Dale Carnegie. Não apenas sorrindo e chamando as pessoas pelo primeiro nome. Este livro é sobre fazer com que as pessoas façam o que você quer! Especialmente pessoas que você não conhece. Meu sistema de persuasão é incomum, mas efetivo. Eu não li sobre ele em revistas nem fui à faculdade durante quatro anos para aprendê-lo. Pelo contrário, ele vem de anos de experiência negociando, argumentando, e estudando com mestres da influência: escritores, mágicos, hipnotistas, políticos, palestrantes, camelôs, investidores, detetives, investigadores e, especialmente, vendedores. Todos estes mestres têm uma coisa em comum: Se eles não persuadirem eles passam fome. Ler Persuasão e Sedução será uma experiência única para você. Muito do que você vai encontrar aqui está no limiar da tecnologia da comunicação pessoal e controle mental. Então se você deseja exercer mais influência, continue lendo. Se você quer desvendar segredos de persuasão e sedução, num mesmo lugar, este é o único livro onde você encontrará tudo junto. Tudo o que ensino é prático, simples, e você pode colocar em prática.

Você já está aprendendo Caro leitor, eu acabei de usar uma técnica de persuasão em você: O desafio. Da mesma forma que o apresentador anuncia o próximo espetáculo do circo bradando “Senhoras e senhores, vocês tem certeza de que querem ver isto? Assustador! Cho-can-te! Um pesadelo em carne e osso! Os mais sensatos entre vocês não vão querer testemunhar isso!” e quanto maiores os avisos maior a atenção do público. Desafios podem ser usados com qualquer tipo de audiência, não importa quão simplista ou sofisticada. Todas as pessoas respondem à esta técnica.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

3

Se fui bem sucedido você não percebeu que estava sendo influenciado. Ou se percebeu, pelo menos achou interessante o suficiente para ler até aqui. Seja qual foi sua reação, agora eu tenho sua atenção, e pretendo mantê-la até o final.

Quem deveria ler este livro? Eu escrevi este livro para profissionais e amadores. Estas técnicas ajudam executivos, gerentes, empreendedores, vendedores, publicitários, apresentadores, e candidatos a empregos. Você não precisa estar interessado em nenhum negócio para beneficiar-se desse livro. Praticamente qualquer pessoa que precise persuadir outras irá aprender aqui. Qualquer um que queira influenciar os outros irá querer ler isso, como conselheiros, ativistas, negociadores, terapeutas, políticos, e professores. Estas técnicas também são naturais para quem quer encontrar e conquistar as pessoas. Portanto se você está solteiro, ou se seu casamento está precisando de mais emoção, mais entrosamento, ou se você está procurando mais amizades e companhia, você veio ao lugar certo.

O que ensino aqui? Este não é um livro comum sobre persuasão. Também não é um tratado de como controlar, manipular, ou forçar outros a submeter-se às suas vontades. Livros que prometem esse tipo de fantasia adolescente não funcionam. Seus métodos em que um ganha e outro perde não resistem ao teste do tempo. Suas filosofias vão contra a maneira que a maioria de nós vivemos, pensamos e agimos, e não levam em consideração o que somos e o que temos a oferecer. Eu vou lhe ensinar a persuadir de maneiras que não são sinistras, manipuladoras, ou desonestas. Vou mostrar como tornar-se influente, carismático, e magnético. Pode acreditar que sou a favor de conseguir tudo o que quero, sempre. Mas conseguir o que quero inclui fazer isso de forma honesta. Por isso você verá que minhas estratégias se

4

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

baseiam em mostrar às pessoas o que você quer com clareza, mostrando como elas podem se beneficiar ao concordar com você, e nunca colocá-las contra a parede. Você vai conseguir o que quer ajudando os outros a conseguir o que querem, e você vai se divertir muito fazendo isso! Você também vai conseguir o que quer através do melhoramento pessoal. Você vai melhorar seu estado mental, o que você acredita e o que é capaz de fazer, o quanto pode avançar e o que é capaz de aprender. Meus métodos não são clássicos, não são formais, e não são ensinados em universidades. No que tange a sedução há centenas de livros politicamente corretos sobre romance e encontros. Este não é um desses livros. Neste livro você não vai encontrar dicas sobre o melhor chocolate que você deveria comprar para a garota no dia dos namorados, ou quantas flores mandar e de que cor ou tipo. Você não vai encontrar explicações sobre jantares à luz de velas, ou como escolher anéis de noivado, ou outras coisas que, muito embora importantes nos seus respectivos contextos, não são fundamentais aqui. Aqui você vai encontrar um conjunto de instruções práticas sobre como localizar, aproximar-se, atrair, persuadir, e seduzir as pessoas com grande velocidade e eficiência. Não você, mas alguns outros leitores podem estar pensando “Mas eu sou muito feio/ /pobre/tímido para tirar vantagem desses conhecimentos e persuadir ou seduzir as pessoas”. Pensar dessa maneira é um receita para o fracasso porque eles não estão se dando a chance de tentar. Cada vez que as coisas não deram certo no passado não foi por resultado de suas ineficiências e não teve nada a ver com suas limitações. Foram as inseguranças, elas mesmo, que causaram o fracasso. A simples idéia de que você não vai conseguir fez com que você não conseguisse. Livrar-se do medo é o primeiro passo e para tornar este aprendizado mais fácil e possível eu incluí nesse livro vários exercícios para que você possa ver os resultados a cada passo e ajudarão a superar seus medos. Para desenvolver auto-controle e ganhar mais auto-confiança você precisa fazer mais do que ler este livro. Você vai ter que ir lá fora e fazer coisas. Encare este livro como um mapa. Você só chegará ao destino se você mesmo percorrer o caminho. O mapa não vai fazer isso por você.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

5

Estratégia De tudo o que tenho a expor nesse livro essa é a parte que foi mais difícil de escrever, porque o assunto é tão importante, e ao mesmo tempo tão fácil de você achar que já sabe. Eu me preocupo que você pode começar a ler esta parte e pular para o próximo capítulo, ou não dar a atenção devida. Isso seria um erro. Todas as técnicas que exponho nesse livro são técnicas que eu uso. Elas me permitem usufruir o estilo de vida que tenho hoje. Por causa delas eu hoje vivo a vida que eu sempre quis. Mas esta parte é a que reúne tudo num conjunto harmonioso. Em vez de ter uma coleção de técnicas que ajudam em uma situação ou outra, você pode ter um estilo bem definido, uma imagem coesa que permitirá alcançar eficiência máxima em todas as suas técnicas de persuasão e sedução. Por esse motivo quero falar primeiro de Marketing Pessoal.

Consistência Você terá uma chance melhor de ser percebido, lembrado, e respeitado se você tiver uma imagem clara. Se você é uma pessoa pontual, responsável, eficaz, você será lembrado por isso e no momento que alguém precisar de uma pessoa com essas características ela irá lembrar de você. Se você quer ser bem pago você tem que cobrar mais. O que aconteceria se você uma vez cobrasse caro, e logo adiante cobrasse barato? Sua imagem não seria consistente. No meu caso eu tenho em mente as seguintes palavras: “Eficiêncie de Federal Express e qualidade de Ritz-Carlton”. Essas são as palavras que guiam todo o meu trabalho no que se refere à prestação de serviços, cada pequeno aspecto dele, e cada decisão, pequena ou grande. Federal Express é famosa, é impecável, no que se refere à pontualidade, eficiência, e cuidado com as encomendas que transporta. FedEx é a referencia à qual se comparam todos os outros serviços de transporte na América. Já o Ritz-Carlton é hoje a mais requintada rede de hotéis da América. Um dos poucos lugares onde alta tecnologia e qualidade de serviços estrema se 6

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

encontram. E nem uma das duas empresas, por mais bem sucedidas que sejam, cobra barato. Pelo contrario, a FedEx cobra consistentemente mais do que a UPS, DHL e bem mais do que os correios. Ritz-Carlton é um dos hotéis mais caros em qualquer lugar que haja um. Sempre que me proponho a fazer algo eu comparo minha tarefa com um pacote da FedEx: estou entregando no prazo exato? Estou dando uma previsão correta de quando e como as coisas irão acontecer? Ao falar com as pessoas, vender minhas idéias, atender os clientes eu sempre lembro de como tenho sido tratado no Ritz-Carlton quando tenho o prazer de lá me hospedar. E eu jamais olho para o preço de um concorrente com a idéia de cobrar menos do que ele. Quando o faço é sempre para me certificar de que eu esteja cobrando mais. Nem sempre foi assim. No início da minha carreira eu estive envolvido em vender software e trabalhei em empresas de consultoria que eram competitivas em preço, estive em muitos projetos e equipes que pretendiam vender algo mais barato ou mais simples e isso talvez explique porque minha carreira naquela época foi tão ruim. Mais tarde trabalhei com pessoas que se preocupavam muito mais com a qualidade e exclusividade de seus serviços e as coisas melhoraram bastante. Agora na América tive a oportunidade de explorar esse conceito mais a fundo, me preocupando exclusivamente com a qualidade e posicionamento dos meus serviços e conceitos, e deixando que o dinheiro seja simplesmente uma conseqüência do que faço. Não poderia ter funcionado melhor! Outra coisa que decidi fazer nos anos recentes é concentrar meu foco em atender empresas e investidores ao invés de atender a consumidores individuais. A razão é simples: Empresas e investidores geralmente têm mais dinheiro que consumidores. Se empresas e investidores me contratarem eu terei chances de cobrar bem mais do que de consumidores individuais. Outra vantagem inerente é que para um consumidor o que ele gasta com você sempre conta como “despesa”, enquanto que se o seu serviço ou produto for direcionado a investimentos ou empresas ele aparece em outra parte do balanço, possivelmente entre “investimentos” ou “custos de produção”, o que é muito mais vantajoso.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

7

Querer atender empresas e investidores me fez repensar a forma como me apresento. Para atrair companhias e investidores eu teria que mudar minha aparência e minha atitude. Em primeiro lugar eu passei a me vestir bem. Chega de ternos baratos e sapatos ordinários. As pessoas com quem eu queria me relacionar são elegantes, então eu tenho que ser mais elegante do que elas. Também passei a dirigir melhor. Moro num país onde carros raramente impressionam as pessoas e ter uma BMW apenas significa que você é “mais um com uma BMW”. Então comprei um Jaguar! O resultado foi significante. Eu já fechei mais negócios, mais facilmente, com o Jaguar do que teria fechado sem ele. A diferença para mais em faturamento é muito mais do que o custo do carro. Meu próximo carro será provavelmente um Bentley... Aprendi a linguagem de negócios e investimentos. Quando eu queria, por exemplo, um financiamento, eu ia a um banco e pedia o financiamento, observava as perguntas que as pessoas me faziam, sem a menor preocupação de ser aprovado ou não. Então eu ia ao próximo banco e procurava fazer as mesmas perguntas de forma inversa. Se por exemplo no primeiro banco me perguntavam qual seria a taxa de retorno que eu oferecia, no banco seguinte eu perguntava a eles que taxa de retorno seria satisfatória para eles. A cada nova visita aumentava gradualmente a impressão de que eu realmente entendia do assunto. Me tornei mais provocativo. Tive que ser, e se você vende qualquer coisa útil nesse mundo saiba que vai ter que ser também. Se você vende livros, seguros, educação, segurança, qualquer coisa útil, saiba que se você não capturar a atenção das pessoas rapidamente elas vão comprar coisas muito mais fáceis de vender, como bebidas, entretenimento, cigarros, armas, sexo e drogas. É sempre muito mais fácil vender qualquer coisa da segunda lista do que o produto “sério” que você vende hoje. Você pode estar vendendo um veículo utilitário excelente, econômico, de boa qualidade, e sua loja está vazia, enquanto a outra loja, cheia de carros esportivos, garotas de biquíni, e brindes fúteis vende muito mais do que a sua. As pessoas pagarão mais para resolver um problema do que para prevenir um problema que elas terão no futuro. Muitas pessoas não gastariam $100 para comprar uma solução para parar de fumar, mas pagarão $100 mil para uma solução para o câncer de pulmão mais tarde. 8

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Eu exponho aqui essa maneira simplista de encarar os negócios para que você possa entender como é importante ser reconhecido por atributos simples. Você quer que quando alguém estiver procurando uma pessoa com os mesmos atributos a escolha seja óbvia. Ou melhor ainda: Você quer ser a única opção, perto da qual todos os outros parecem inadequados.

Foco dinâmico Eu noto que as pessoas têm medo de se posicionar, de focalizar num único atributo ou nicho de mercado. Se perguntam “e se eu estiver errado?”. Se preocupam também com a possibilidade de o mercado mudar, de as condições mudarem. Não se preocupe tanto. Você não tem que escrever como vai focalizar seu marketing pessoal em um contrato assinado a sangue e registrado no cartório da máfia. Você pode ajustá-lo ao longo do tempo. Você vai mudar com a idade, com o sucesso, com o aprendizado, e vai certamente aprimorar seu marketing. Então não se preocupe com o que você não sabe agora, comece agora com o que você sabe. Tiger Woods já mudou o swing dele três vezes.

A Natureza da Verdade A quantidade de informações incompletas, obsoletas, ou simplesmente incorretas à disposição na imprensa, na internet, e na nossa cultura, é estonteante. Ligamos a TV e vemos opiniões disfarçadas de comentários, notícias filtradas para atender a uma agenda corporativa ou política. A Internet está infestada com todo tipo de histórias, teorias, e “conhecimento” que não tem conexão alguma com a realidade. Quanto do que sabemos sobre dinheiro, relacionamentos, sucesso e saúde – ou qualquer outro assunto – é incorreto? Ou ficção? Quanto podemos acreditar nos que vemos e ouvimos todos os dias? Como decidir? E mais importante ainda… quem tem decidido por nós? Conhecimento é o item mais valioso para o sucesso numa sociedade cada vez mais complexa e competitiva, e para facilitar a criação de seu marketing pessoal e também entender

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

9

como algumas das técnicas apresentadas aqui funcionam quero esclarecer a natureza da percepção da verdade nos seres humanos ditos “sofisticados”, como eu e você. Em primeiro lugar temos que aceitar que a maior parte de tudo o que se escreve ou publica ou apresenta na imprensa todos os dias é apenas opinião nas melhores circunstâncias, e montes de mentiras nas piores. Currículos e ofertas de empregos são cheios de eufemismos e exageros. Declarações de impostos são obras de ficção. Orçamentos de obras são baseados em presunções. Relatórios de desempenho, press releases, estudos e estatísticas, análises de mercado, todos têm sido marcados por incertezas, dúvidas e manipulações. Decisões que afetam nossas vidas são geralmente baseadas em informações obsoletas, erradas, não verificadas, e com isso não é surpresa alguma que as pessoas sejam desconfiadas e cautelosas, especialmente quando lidam com estranhos que estão tentando lhes persuadir, ou seduzir. Mas há seis critérios básicos através dos quais a maioria de nós decide se algo é verdade ou não. Certamente há outros métodos, mas estes seis são os métodos predominantes em nosso mundo atual. Compreendê-los certamente irá ajudar você a persuadir ou seduzir, assim como entender melhor quando alguém está lhe enrolando…

Consenso Boa parte do que entendemos como verdade se baseia em consenso. Todos acreditam numa mesma idéia, portanto deve ser verdade. Nós absorvemos uma quantidade enorme de consenso de nossas famílias, amigos, colegas de trabalho, da sociedade em que vivemos, e da televisão, sem jamais questionarmos coisa alguma. Simplesmente acompanhar a maioria não requer esforço intelectual algum. Não há controvérsia alguma, você não vai ter que defender suas idéias, ninguém vai te rejeitar. E mesmo que você esteja errado você não vai ficar com fama de otário já que, para bem ou para mal, os outros também acreditaram na mesma tolice. Não foi difícil defender a idéia de que a terra era plana durante muito tempo.

10

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Consistência É comum acreditar que se uma informação encaixa com outras informações disponíveis então a informação deve ser verdadeira. Inconsistências sempre geram suspeita, não importa o quanto a realidade seja aparentemente inconsistente ocasionalmente. Especialmente em investigações ou julgamentos a primeira coisa que as pessoas procuram são inconsistências. Auditores contábeis são peritos em buscar inconsistências. Para fazer com que a ficção se torne plausível, escritores precisam fazer grandes esforços para tornar a história consistente.

Autoridade Um bocado do que aceitamos como verdade recebemos de figuras de “autoridade”. Algumas dessas autoridades são religiosas, outras são políticas, e há muitas outras. Se o padre diz algo, então deve ser verdade. Se está escrito na Bíblia ou no Corão então é verdade. Se o apresentador de TV famoso afirma então é verdade. Se o Dalai Lama disse algo deve ser verdade. O que está escrito nos grandes jornais é comumente aceito como verdade sem questionamento algum. Mesmo figuras do cinema e televisão são elevados à condição de autoridade sem nem mesmo haver uma razão séria para isso. Charlton Heston é considerado uma autoridade sobre a Bíblia porque uma vez fez o papel de Moisés em um filme. Barbara Streisand e Alec Baldwin recebem ampla atenção quando falam de política externa. Tom Clancy é considerado um especialista em assuntos militares desde que escreveu Caçada ao Outubro Vermelho. Tamanha é a complexidade da vida moderna que é necessário muito conhecimento para tomar decisões básicas. Costumamos então buscar soluções imediatas de pessoas que entendemos como autoridades. Tanto nos nossos negócios como em nossas famílias buscamos os conselhos de um em questões financeiras, de outro em assuntos de segurança, a outros ainda quando a questão é educação. Raramente questionamos a natureza ou origem dessa autoridade. Confiamos na imagem de autoridade na forma de um diploma na parede, ou certificado, ou nos casos mais exagerados, na fama pura e simples. Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

11

Revelação Para alguns a verdade se baseia naquilo que lhes foi revelado divinamente, ou misticamente. Não há espaço algum para questionar essa verdade. Se você acredita que recebeu uma mensagem, email ou fax diretamente de Deus, quem será capaz de lhe persuadir do contrário? Mais pessoas mataram e morreram durante a história da humanidade defendendo ou combatendo verdade reveladas do que por qualquer outro motivo. Desde a antiguidade até eventos recentes como 9/11, bombas nos trens na Espanha e metrôs em Londres, vemos pessoas matando e morrendo em nome de Deus.

Durabilidade Muitas verdades resistem ao teste do tempo e assim são consideradas “testadas e aprovadas”. O que é novo é naturalmente considerado “questionável”. Você pode provavelmente lembrar-se de várias coisas que ouviu quando era criança que não tinham o menor fundamento, mas que foi obrigado a aceitar como verdadeiras porque os mais velhos já acreditavam na mesma idéia a muito tempo. Um dia logo após se casarem e passarem a viver na mesma casa, o marido percebeu que a esposa sempre cortava um pouco do presunto antes de fritá-lo. Só um pouco da lateral do presunto. Ele perguntou a ela o porquê e ela simplesmente respondeu “minha mãe sempre fez assim”. Um dia durante um jantar com a sogra ele perguntou o motivo e ouviu novamente, agora da sogra, “porque minha mãe fazia assim”. A avô da esposa já era bem velhinha mas ainda vivia. Ele pegou o carro e foi visitar a anciã e perguntar porque ela sempre cortou o presunto para fritar e ela explicou que “eu sempre precisei cortar o presunto porque a frigideira era pequena”.

Ciência A ciência é diferente de todas as outras formas de verdade porque é a única que contém em si mesma testes rigorosos, revisão constante, e o reconhecimento das próprias limitações. A ciência está sempre sujeita à investigação adicional, revisão, e correção, na medida que novas informações científicas tornam-se disponíveis. 12

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

E de todas as fontes da verdade, a ciência é a que menos usamos no dia-a-dia. Nós não usamos testes científicos para escolher um carro (nós geralmente lemos a respeito numa revista, ou vemos o carro na rua e nos apaixonamos por ele). Não fazemos testes de laboratório antes de comprar uma música. Não usamos um método científico para escolher nossos amigos. Mas quanto melhor nos informamos, quanto mais testamos nossas idéias, quanto mais observamos e experimentamos, melhor será o conjunto de informações disponíveis. A Internet e os livros, e uma metodologia disciplinada para filtrar a enorme quantidade de informações, nos ajudam a descobrir e formar opiniões mais baseadas em ciência, e menos baseadas no que outros seres humanos nos dizem, já que são mais falíveis e nem sempre bem intencionados. Das seis fontes da verdade, a ciência é aquela que nos traz maiores oportunidades de criar riqueza e de influenciar as pessoas. A ciência é inerentemente oposta ao fanatismo, religião, política, nacionalismo, racismo, e estupidez. Todas as atrocidades da história humana se fundamentam em fanatismo e ignorância e certezas absolutas.

Persuadir com a verdade, dos outros Sabendo como as pessoas encontram e percebem o que consideram ser a “verdade” (note que aqui não estou falando da verdade na sua opinião e sim da verdade na opinião delas), agora você poderá entender melhor porque nos comerciais vemos médicos (autoridade) nos falando que remédios ou suplementos devemos comprar. Você pode entender porque atletas e celebridades nos dizem o que consumir ou onde ir. Porque a propaganda de shampoo sempre mostra uma mulher com cabelos maravilhosos, e a propaganda de amaciante de roupas mostra pessoas delirantemente felizes vestindo roupas brancas correndo por campos verdejantes num dia lindo. Você também agora entende porque durante a campanha eleitoral o político beija criancinhas, aperta a mão de todo mundo, e posa para fotografias como cada autoridade ou celebridade que conseguirem colocar na frente das câmeras. Agora você sabe porque a embalagem de Maizena nunca muda, e porque a Coca-Cola voltou a vender nas mesmas garrafinhas dos anos 50. Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

13

Finalmente, agora você tem mais uma noção de porquê um vendedor que aparece num carro de luxo têm melhores chances de fechar a venda, porquê o politico com a melhor aparência ganhará mais votos, e porque quando um líder fundamentalista determina que é preciso matar ou morrer as pessoas seguem adiante, matam, e morrem.

Emoção Para muitas pessoas usar as técnicas descritas aqui requer uma nova forma de pensar. Elas não estão acostumadas a persuadir outros usando emoções, metáforas, entretenimento, ou bom humor. Para a maioria o verbo influenciar tem conotações sombrias e desonestas. Elas comparecem a negociações, apresentações e reuniões com o mesmo entusiasmo que vão a funerais. Elas pensam que se tiverem os fatos corretos e uma lógica sólida, suas opiniões serão aceitas. E se parecer que estão perdendo o argumento elas ficam nervosas e intimidadas, e tendem a tornar-se agressivas. Eu não digo que seriedade, determinação, fatos, lógica, ou mesmo agressividade, não tenham seu lugar. O que digo é que uma aproximação direta geralmente não é a melhor tática de persuasão. Nós não somos máquinas. Nós não pensamos de forma lógica linear. Algo que você entendeu perfeitamente pode ser um completo mistério para mim.

Metáforas Todos nós usamos metáforas. Elas ajudam a entender melhor uma idéia associando a outra. Na escola aprendemos sobre metáforas na forma de linguagem, e estamos bem familiarizados com elas. Sabemos perfeitamente o que alguém quer dizer ao afirmar que “com a chuva esta manhã a estrada estava lisa como sabão”. Agora vamos aprender sobre como metáforas podem ser visuais também. A publicidade usa metáforas o tempo todo. No comercial de TV uma fatia de pão canta e dança, um carro 14

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

avança mais rápido do que um jato militar. Essas imagens não têm uma correlação direta com a realidade. Elas existem para nos transmitir uma emoção. Para criar emoções comerciais geralmente usam exageros. Num comercial de cerveja um urso ameaça atacar um jovem que caminha pela floresta e este oferece uma cerveja ao urso. O urso feliz toma a cerveja enquanto o jovem vai embora correndo. Essas imagens são metafóricas. Você sabe disso, eu sei, o urso sabe, e a companhia de cerveja também sabe. O que eles nos querem fazer é entender uma coisa (que a cerveja deles é melhor), através de uma imagem diferente. Se eles simplesmente aparecessem na TV dizendo que a cerveja deles é melhor nós não acreditaríamos. O comercial funciona melhor, por causa da metáfora.

Use emoção, não apenas lógica Alguns argumentam que técnicas como essas servem para dar voltas antes de chegar ao ponto, antes de apresentar o conteúdo de fato. É verdade, mas essas técnicas adicionam emoção, cor, e história à sua resposta. Você deve capturar sua audiência com emoção. No início isso pode ser estranho e não natural para você. Mas o princípio por trás disso é o mesmo por trás de cada música, livro ou filme jamais produzido. E ele funciona. Você também está mostrando ter coragem e originalidade suficiente para usar o que funciona, mesmo quando não é convencional. Também não menospreze sua importância para o mundo. Em geral as pessoas são modestas a respeito das próprias habilidades e o papel que seus produtos e serviços exercem na sociedade. Essa modéstia exagerada não as ajuda, nem ajuda ao mundo. Não faça declarações falsas ou exageradas, mas pense e aja sempre com os ideais mais nobres em mente. Porque dizer que você escreve programas de computador se você pode dizer que “desenvolve soluções em informática que tornam as empresas muito mais produtivas”? Porque dizer que você instala alarmes domésticos se você pode dizer que você “traz paz e tranqüilidade às famílias, seguras em seus lares graças aos seus serviços”?

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

15

Para mudar a mentalidade dos outros (persuadir e seduzir) primeiro mude a própria e veja o melhor de si mesmo. Tenha uma visão mais ampla e profunda de como você é importante nesse mundo.

Brevidade As pessoas em geral não prestam atenção à lógica linear, e não retém idéias abstratas com facilidade. Você pode dizer que isso é triste, que isso é um sinal do declínio da sociedade, você pode dizer o que quiser. As pessoas geralmente não querem e não têm tempo para que você as conduza através de cada passo lógico para chegar à mesma idéia sua. Elas são impacientes. Elas querem a conclusão, e é melhor que essa conclusão combine com o que elas gostariam de ouvir. Nossa sociedade demanda brevidade por causa da quantidade de informações disponíveis e a forma como as recebemos. Nós lemos e ouvimos mais informações em um dia do que uma pessoa média recebia durante um ano todo antes da era industrial. Se precisamos processar tantas informações não temos tempo de estudá-las profundamente. A televisão e a Internet aumentaram muito a velocidade que as informações chegam até nós. Portanto agora temos que usar todos os meios visuais e lingüísticos para transmitir nossas mensagens usando o mínimo possível de palavras. Nós reduzimos e distorcemos as idéias e conceitos por auto-preservação. O mundo nos oferece informações demais ao longo do dia, e se não as classificarmos, filtrarmos, e se não as submetermos ao crivo de nosso interesses seremos paralisados pela mera quantidade de idéias a analisar.

Liderança Eu falo bastante sobre ambição e sobre clareza de objetivos, neste livro e nos outros que escrevi também. Mostro como as pessoas precisam saber o que querem. Essa clareza afeta diretamente sua capacidade de persuadir, e a naturalidade com que você irá liderar as pessoas.

16

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Quando estou trabalhando em qualquer um dos meus projetos eu lidero, mostro às pessoas como elas podem me ajudar e como elas podem ganhar com isso. Nas palestras digo às pessoas onde sentar-se, e o que fazer. Isso faz de mim uma pessoa arrogante? Não, isso faz de mim uma pessoa eficaz. Ninguém me proclama como líder. Eu assumo o papel. Eu o faço porque não tenho medo de mostrar que sei do que estou falando e de pedir ajuda em qualquer coisa que eu não saiba. Também me certifico de mostrar às pessoas que o que quero está de acordo com os interesses delas. Todo mundo quer ser liderado por alguém que tenha uma visão clara do futuro, dos resultados. Por isso empresas têm Presidentes, filmes têm diretores, povos têm políticos. Não podemos fazer tudo sozinhos de forma anárquica, por isso elegemos líderes. Você precisa desenvolver uma visão clara para se tornar um líder e para isso não precisa fazer nada além de sonhar. Basta sentar-se junto à janela numa tarde de sol e olhar o horizonte imaginando como será um dia perfeito, imaginar o que você quer fazer, e deixar que as pessoas saibam que você vai fazer aquilo, custe o que custar. Se você acreditar nos seus sonhos as pessoas acreditarão com você. - Milton Miller

Atitude Positiva Essa atitude também irá tornar você mais atraente porque ela irá atrair outras pessoas como você. Pois é sempre mais divertido estar na presença de vencedores do que na presença de perdedores. Se alguém lhe perguntar como você está, mesmo que você esteja passando por um dia péssimo e tudo esteja indo mal, pelo menos aponte sua mente na direção certa respondendo “estou melhorando!”. Na maioria das situações o que você responde não faz a menor diferença para quem perguntou, mas fará uma enorme diferença para você mesmo. Você está falando não apenas com os outros, mas também consigo mesmo.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

17

Fale positivo e confiante Sucesso não é algo que acontece com a gente, como um acidente. Sucesso é um hábito, uma disciplina que se pode aprender. Você o induz a acontecer primeiramente pela maneira que você pensa, e em segundo lugar pela forma como você se comunica. Comunique-se de forma confiante e positiva e o sucesso combinará naturalmente com você. Em sedução não há como adivinhar o que alguém está procurando nas pessoas. Você não sabe que tipo físico, que idade, ou que tipo de personalidade uma pessoa está procurando. Então tome desde o início uma atitude positiva e diga para si mesmo: “Eu sei que as pessoas gostam de mim. Esta pessoa terá sorte de passar um tempo comigo.”

Elogiar para seduzir Você quer seduzir ou conquistar a simpatia de alguém? Então não faça como o homem que vê uma mulher atraente num vestido muito bonito e diz: “Esse vestido é muito bonito!”, ou “Gostei muito do seu vestido.” Nunca faça isso. Se você não se importa com a pessoa não perca tempo com conversa fiada do tipo falar do vestido dela. Mas se você se importa e deseja essa pessoa ou quer que ela seja mais simpática ou te admire mais, sempre direcione os elogios para a pessoa, e nunca para as coisas dela: “Você está linda nesse vestido.” O efeito é muito melhor, você deixa uma impressão bem mais intensa, e nem mesmo importa que o vestido seja ou não bonito, ela vai sentir-se melhor.

18

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Apresentação Vista-se para o trabalho que você quer, não para o trabalho que você tem. Esse capítulo contém lições de apresentação valiosas. E talvez seja o capítulo que as pessoas sentem-se mais desconfortáveis ao ler. Mas não se iluda: Sua apresentação pessoal pode ser a diferença entre ter suas idéias ou propostas aceitas ou rejeitadas! Sua apresentação é sua embalagem, e as pessoas compram produtos baseados na embalagem. As pessoas te respeitam ou desprezam de acordo com sua aparência. Você pode ser uma pessoa excelente, mas se você parece desleixado, todos pensarão que você é desleixado. Eu concordo que isso não é justo e que o conteúdo da pessoa deveria ser tudo o que importa. Concordo que suas idéias e valores deveriam ser as únicas coisas em jogo. Mas o mundo não é assim. Você talvez não concorde com todas as idéias sobre apresentação que mostro aqui. Mas não espero mesmo que todos os leitores concordem com todas as minhas idéias. Mas acredite em mim quando digo que o que escrevi não é a minha opinião sobre o que é mais atraente: é a opinião condensada de pessoas que persuadem e seduzem muito mais do que eu, ou você leitor. Ainda assim nem todas as idéias vão se encaixar perfeitamente em todos os casos a depender do ambiente cultural e da moda. Eu mesmo, muitas vezes, me vi convencido a fazer o que não achava certo ou não gostava pela força do sucesso alheio!

Objetivo As pessoas respeitam mais aqueles que parecem merecer respeito. As pessoas gastam dinheiro com aqueles que parecem já ter dinheiro. Quando você tem uma aparência de sucesso, as pessoas assumem que suas habilidades são tão boas quanto sua aparência.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

19

Se a vida não é justa você deve ser uma das pessoas que recebem as vantagens injustas. Obter essas vantagens não é difícil – se você se vestir bem. Vestir-se bem permite obter a confiança das pessoas numa fração do tempo normal. Quando me aproximo das pessoas o primeiro motivo de elas me escutarem é que eu tenho a aparência e movimentos de alguém que deve ser ouvido. Eu geralmente uso um terno escuro, camisa clara, cinto preto. Uma imagem de poder. Meu cabelo é curto e penteado. Minhas unhas bem cortadas. A barba bem feita. Por que faço tudo isso? Porque quero obter o máximo da minha vida. Quero aproveitar cada oportunidade. Por me apresentar bem eu crio um contexto de sucesso. Todos escutam o que tenho a dizer com mais atenção. É claro que uma vez que eu tenha obtido a atenção das pessoas eu tenho que mostrar conteúdo, resultados. Mas sem ter uma aparência adequada em muitos casos eu nunca teria conseguido uma chance de provar meu valor. Hoje tenho levado esse conceito muito mais a sério do que antes. Eu quase sempre me visto bem. Você pode me encontrar num domingo à tarde caminhando pela praça e eu provavelmente estarei de terno e gravata, ou algum outro traje excelente e adequado à ocasião. Faço isso porque nunca sei quem eu vou encontrar. Posso encontrar o próximo milionário que vai fazer negócios excelentes comigo tanto num saguão de aeroporto quanto num bar de shopping center.

Uma imagem vale por mil palavras Você pode passar vários minutos conversando com uma pessoa explicando como você é bem sucedido, financeiramente estável, hábil investidor, perspicaz e sofisticado. Isso toma tempo, e você corre o risco de diluir sua mensagem se a pessoa ao mesmo tempo achar que você é imodesto. Mas se você simplesmente aparecer para essa mesma pessoa muito bem vestido, movendo-se natural e confortavelmente, bem asseado e arrumado, confiante e sorridente, você teria exatamente a mesma mensagem transferida para essa pessoa, e para várias outras, sem ainda ter precisado dizer uma só palavra.

20

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Boa apresentação promove brevidade. Coloque sempre a melhor roupa. Não vista-se bem só para ocasiões especiais, vista-se bem para fazer de cada ocasião uma ocasião especial. Ao ver uma pessoa alegre, bem vestida, responsável, com uma conversa confiante e certeza de vencer, você gostaria de fazer negócios com ela, ou iria preferir lidar com o matuto emburrado e indiferente atrás do balcão?

Vista-se para seduzir Se você quer ser capaz de se aproximar e conversar com alguém você deve procurar estar com sua melhor aparência todo o tempo. Isso significa estar na sua melhor forma sempre que possível. As pessoas se encontram e seduzem nos lugares mais variados. Se você não sabe exatamente quando estar elegante então estar elegante o tempo todo é o ideal. Isso não significa que você vai ter que se arrumar duas vezes por dia, e andar por aí com roupas caras todo o tempo. Mas significa que você tem que estar limpo e arrumado em sua apresentação, cabelos bem preparados, bons calçados. Isso também significa exercitar-se regularmente, comer coisas saudáveis, e dormir o suficiente. Se você tiver uma excelente aparência sua auto-confiança irá melhorar, sua capacidade de criar confiança com as pessoas surgirá mais naturalmente.

Porque muitas pessoas não se vestem bem? Algumas pessoas acreditam que se vestem bem. O que as pessoas pensam da própria aparência e da impressão que deixam é importante, mas essas opiniões precisam ser balanceadas com o que os outros pensam. Você tem que ser elegante na opinião dos outros, não apenas na sua própria opinião. Muitas pessoas [acham que] não precisam vestir-se bem, ou vivem num contexto social onde vestir-se bem está acima de seu poder aquisitivo ou é tão incomum que seria difícil e estranho vestir-se bem.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

21

Outros não se importam com isso. Para que você se importe você precisa primeiro estar consciente da importância de estar bem apresentável quando as pessoas estão te medindo e avaliando o tempo todo. Algumas pessoas temem humilhar as outras, ou parecer arrogantes, especialmente se estão em contato no trabalho com pessoas mais humildes. A timidez também faz com que muitas pessoas tenham medo de aparecer pois eles têm uma idéia irracional a respeito do que significa ser humano. Nós não podemos ser perfeitos. Uma vez que a pessoa entenda isso fica mais fácil aceitar as próprias falhas, tentativas e imperfeições. Finalmente, algumas pessoas pensam que vestir-se apuradamente é só para quem seja fisicamente bonito. É claro que se você tem um corpo bonito e um rosto atraente você tem aí uma vantagem natural, mas beleza física não é necessária para ser persuasivo, ou sedutor. Boas roupas fazem qualquer pessoa parecer mais bonita.

Regras básicas para vestir-se bem Para que você se vista consistentemente bem, basta seguir algumas poucas regras. Você pode elaborar melhor do que isso no futuro, mas esta lista é algo com o que começar.

Vista-se melhor do que os outros Em primeiro lugar você tem que determinar quanto melhor é a medida exata. A maioria das pessoas acredita que você deve vestir-se de forma semelhante às pessoas à sua volta, outros acreditam que você deve procurar vestir-se um pouco acima da média. Eu não concordo com nenhuma dessas escolas de pensamento. Eu digo vista-se bem melhor do que todas as pessoas à sua volta. Todos os dias. Isso significa vestir-se como se você estivesse indo a um casamento ou funeral, todos os dias, de dia e de noite.

Dê importância à sua apresentação A indústria automobilística investe milhões de dólares anualmente desenvolvendo pinturas, acabamentos, emblemas, adesivos, e texturas para seus veículos. Esses detalhes

22

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

cosméticos não são necessários para a performance do veículos ou para a segurança. No entanto eles promovem a competitividade da indústria. De forma similar você precisa gastar um pouco na sua apresentação. Analise as roupas que você tem hoje, e passe a comprar o que lhe falta. Ternos, camisas, sapatos, gravatas, etc. Vestir-se bem custa, mas não tanto quanto você imagina. Se preocupe com a qualidade. É melhor você ter dois ternos excelente do que 5 ternos bons. É melhor ter duas pulseiras magníficas do que 7 pulseiras ordinárias. Tenha um óculos maravilhoso e um óculos de sol soberbo, e não se preocupe de não ter três ou quatro. Coloque a qualidade acima de tudo, e a quantidade virá atrás como conseqüência.

Use ternos escuros Muitas pessoas não sabem que cor escolher ou como combinar cores. Às vezes usam cores e tons que não combinam com sua cor de pele e as fazem parecer doentes. Se tiver dúvida sobre cores escolha sempre preto e cinza. Um terno preto e um terno cinza são essenciais tanto para homens quanto para mulheres. Cores escuras fazem com que a atenção se volte para seu rosto e suas mãos, que são as partes mais expressivas de seu corpo. As mulheres devem balancear em ter ternos com saias e outros com calças. Se usar saias use sempre meia-calça. Cores escuras também fazem você parecer mais magro.

Use camisas claras Para camisas não há como errar se você usar branco ou azul claro. Várias outras cores claras funcionam bem. Algumas camisas e um par de blusas ou coletes são tudo o que você precisa. Eu faço uma exceção a esta regra: Quando você vai falar em público e deseja atrair toda a atenção para suas mãos e rosto, e ao mesmo tempo uma aparência menos sóbria e de negócios, então use a camisa também preta, sem gravata ou com gravata preta. Essa exceção funciona bem apenas para homens, em mulheres o efeito é péssimo, parecem estar de luto.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

23

Tanto para homens quanto para mulheres é um erro usar camisa de um tecido muito fino, um pouco transparente. Especialmente em homens isso dá uma impressão de camisa ordinária. Use tecidos mais densos que, ao contrário do que se costuma pensar, não lhe farão sentir mais calor.

Gravatas contrastantes Use gravata contrastante, preta, cinza, azul marinho, vermelho escuro. Listas e texturas ajudam. Não use gravatas com desenhos, estampas ou mensagens a não ser que isso seja parte do uniforme da empresa.

Sapatos são importantes Use sempre os melhores sapatos que você puder comprar. Você pode seguir adiante com um terno barato mas de bom gosto. Você pode ser bem sucedido com uma camisa menos do que perfeita. Pequenos erros na escolha das roupas sempre passam despercebidos. Mas bons sapatos são como passaportes. Não os subestime. Sapatos pretos, de couro, obviamente, com meias pretas. Homens devem usar sapatos em estilo Italiano ou Americano. Mulheres devem escolher sapatos sempre de salto, finos e leves. Não importa o quanto suas pernas sejam ruins (na sua opinião), saltos altos sempre ajudam a realçá-las, dando a impressão de comprimento e leveza. Combine a cor das meias com a cor dos sapatos. Na dúvida use sempre preto.

Acessórios Use cinto médio, não fino, com a fivela preta, cinza, platina, ou prata. Fivela dourada distrai e não ajuda no conjunto. Prendedores de gravata e abotoaduras também devem ser da mesma cor. Use um relógio e aliança, mas esses também ficam melhor em ouro branco. É o melhor que você pode fazer em termos de elegância e sofisticação sem chamar a atenção demais para acessórios. Qualquer coisa que distraia a atenção de suas mãos e face prejudicam sua capacidade de persuasão.

24

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Se você usa óculos procure as sugestões de alguém que entende bem de estética facial para recomendar um estilo de óculos que combina com seu rosto. A armação correta irá ajudar a transmitir uma imagem mais alegre e sóbria. Algumas mulheres subestimam a importância da bolsa. Muito mais do que um compartimento para carregar seu batom, chaves do carro, e todas aquelas coisas que você não poderia sobreviver sem elas fora de casa. A bolsa é um instrumento visual, e dos mais importantes. Uma bolsa acentua suas formas. Uma bolsa pode ajudar a construir seu visual, ou destruí-lo rapidamente. O segredo para escolher a bolsa certa é proporção: Escolha a bolsa certa para seu tipo de corpo. Em geral bolsas maiores funcionam melhor para corpos maiores, e bolsas menores para corpos mais magros e menores. Além do tamanho preste atenção no comprimento das alças. Se você for magra prefira bolsas que ficam mais baixas, próximas da linha da cintura. Se você é maior em cima prefira bolsas que ficam mais próximas do ombro ou bolsa de mão, que estará sempre bem abaixo da linha da cintura.

Tipos de corpo feminino Há vários tipos de corpo e esta é uma descrição básica dos corpos humanos. Este é o formato que você não tem como mudar. Você pode perder (ou ganhar) peso mas você não pode mudar seu tipo de corpo. Magra em cima, gorda em baixo. Isso significa que você tem ombros estreitos, seios médios ou pequenos, cintura fina, pernas grossas, quadris largos. Para criar um senso de equilíbrio escolha cores brilhantes para o topo e decotes sexys. Procure mostrar os ombros. Escolha calças e saias escuras: pretas, azul marinho, cinza. Procure usar calças de cintura baixa e de perna reta. Nunca use jaquetas ou blusas apertadas. Roupas apertadas no topo fariam a diferença entre topo e quadris mais acentuada. Não use calças com bolsos laterais, frisos e outros detalhes nas laterais que fariam seus quadris parecerem mais largos.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

25

Gorda em cima, magra em baixo Isso significa que você tem pernas finas e tronco largo. Procure usar cores mais brilhantes nas calças e saias. Não use saias curtas. Use decotes em “V”. Evite listras horizontais. Use cores escuras para os casacos e blusas. Alta e magra Seu busto é pequeno, cintura e quadris estreitos, pernas e braços longos. Primeiramente certifique-se de que suas roupas sejam longas o suficiente para você. Evite usar quaisquer roupas que sejam curtas, calças que mostram as canelas, mangas muito curtas. Você pode usar quaisquer tipos de calças, bastando que sejam longas o suficiente. Seus casacos e blusas devem ser um pouco mais longos para balancear o comprimento das pernas. Evite minissaias pois elas fariam suas pernas parecerem ainda mais longas. Use saltos baixos. Use cores claras e suaves, elas adicionarão volume. Evite usar cores escuras ou justas. Use casacos de golas e punhos largos. Pequenina Você é baixa e magra. Você precisa se concentrar em parecer mais alta. Primeiramente use saltos altos. Calças retas e longas. Não use calças curtas de espécie alguma. Calças longas farão suas pernas parecerem mais longas. Use cores únicas, de preferência cores escuras tanto no topo quanto as calças. Você pode usar listras verticais. Estampas delicadas e pequenas também funcionam bem. Evite estampas grandes pois elas fariam você parecer mais baixa. Redonda Se você tem busto grande, cintura e quadris largos, pernas grossas, então você tem um tipo de corpo redondo. Você precisa criar formato, e para isso considere usar roupas com estampas e padrões. Evite estampas pequenas. Prefira cores únicas. Cores escuras sempre dão a impressão de ser menor. Listras verticais também funcionam bem. Evite qualquer padrão horizontal. Previra decotes em “V”. Use calças longas e retas, sem bolsos laterais. Saltos altos.

26

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Violão Suas curvas naturais a fazem sexy. Seu busto e quadris são bons e você causa inveja na maioria das mulheres. Use roupas justas. Evite roupas retas, escolha sempre roupas cinturadas. Você não deve parecer estar vestindo uma barraca. Decotes em “V” ficam bem. Evite roupas folgadas que escondem sua figura. Use calças de cintura baixa. Cores sólidas ficarão melhores do que estampas. Se quiser usar alguma estampa prefira as pequenas. Use acessórios como cintos e prefira saltos altos.

Lingerie Lingerie!?!?! Esse é provavelmente o primeiro livro sobre comunicação (e talvez o último) em que você vai ler algum conselho sobre lingerie. Mas aqui não estamos falando só de persuasão a nível de trabalho e negócios. Estamos falando também de persuasão e sedução em sua vida pessoal, com seu marido, namorado ou amante. Porque você iria querer projetar uma imagem bela e confiante e ao final quebrar essa imagem com uma simples escolha infeliz de lingerie? Eu não posso falar o suficiente da importância de usar a melhor lingerie que você puder encontrar. Lingerie tem que ser em cor única e tem que formar um conjunto. Isso significa apenas que se o sutiã é preto a calcinha tem que ser preta. Nem precisam ser do mesmo "par", mas têm que ser da mesma cor. Branco e preto são cores seguras. Vermelho só se você sabe bem o que está fazendo. Outras cores são uma loteria. Ao comprar sutiãs tenha vários estilos e formatos para combinar com os vestidos que você vai usar. Especialmente em climas quentes é normal usar vestidos sem mangas ou com alças estreitas, que requerem sutiãs apropriados. Se as alças de seu sutiã caem por sobre os ombros, ou se ele não ergue seu busto, então seu sutiã não lhe serve. Sempre use meias sete oitavos, e sempre finas. Elas aprimoram a aparência das pernas, fazendo-as parecer mais suaves e harmoniosas. Cores escuras fazem as pernas parecerem mais torneadas. Vários tipos de meias também melhoram a circulação.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

27

Sapatos finos e leves também formam um conjunto harmonioso com lingerie de bom gosto. Se você tem sapatos bonitos eles serão apreciados mais do que você pensa e, na dúvida, não os tire (os sapatos).

Elegância feminina Como mulher você deve ser capaz de entrar num restaurante, hotel, ou ambiente de negócios e não perecer deslocada. Vista-se sempre como uma mulher de negócios. Eu costumo dizer “Vista-se para Wall Street”. Ao mesmo tempo que você deve ser sexy, você precisa escolher roupas e maquiagem que sejam clássicas, conservadoras, respeitáveis. Ternos e vestidos são adequados. Você deve procurar vestir-se como hóspede dos melhores hotéis, como convidada dos melhores jantares. Uma mulher de negócios passando pela cidade. Seus sapatos devem ser de salto alto, mas não muito alto. Sua maquiagem deve ser leve e bem feita, não exagerada. Procure usar saias em vez de calças. Saias são mais clássicas e charmosas. Decotes devem ser sexy mas não muito provocantes, saias sem cortes muito altos, tecidos não muito transparentes. Use maquiagem mais leve durante o dia e mais marcante à noite. Eu entendo que essa seleção de roupas pode não ser exatamente o que você prefere usar, então se isso ajuda pense em suas roupas como um uniforme. Um uniforme que você usar para persuadir e obter o que você quer. Não imite os homens. À medida que as mulheres se integram no mercado de trabalho, muitas imitam à perfeição os homens no trabalho, com seus tailleurs e bigodes invisíveis, mas em geral são vistas com uma curiosidade desdenhosa pelos homens. Cuidado com sensualidade em excesso! Seu objetivo é ser atraente e discreta ao mesmo tempo, o que parece ser uma contradição. É um equilíbrio complicado eu sei. Você tem que ser formal e sexy ao mesmo tempo. Muito formal e você fica se parecendo com a secretária do executivo que você quer persuadir, mas por outro lado se você parecer muito sexy vai dar a impressão errada, e ele vai achar que você está usando sexo para convencê-lo, má idéia.

28

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Você também vai estar persuadindo mulheres, e deseja que elas admirem sua elegância e ao mesmo tempo estejam confortáveis na sua presença, não intimidadas pela sua imagem de poder, ou repelidas por uma imagem sexy demais. Vocês não acham que as brasileiras comuns desconhecem a liberdade sonhada pelas feministas? O que vemos aqui é uma libertação da "mulherobjeto". Elas não estão virando "sujeitos" livres, mas querem ser mercadorias sedutoras, como um BMW, uma Ninja Kawasaki... O "objeto" é feliz, não sofre. As mulheres querem a felicidade das coisas. Querem ser disputadas, consumidas, como um bom eletrodoméstico. Verdade ou mentira? A gente viaja pelo mundo e vê que as européias ou americanas não ficam apregoando uma sexualidade berrante pelas ruas. Por que as brasileiras se exibem tanto como gostosas, peitos de silicone, coxas lipoaspiradas, bunda soerguida, vagina indomável, sorriso largo e debochado? Será isso prova de liberdade ou de fragilidade? Elas têm de oferecer sua carne nua o tempo todo porque são inseguras? Elas não prometem carinho; prometem "funcionamento". Não é por acaso que são chamadas de "avião" ou de "máquina"... – Arnaldo Jabor

O que não usar Evite usar jeans. Você não quer uma imagem casual. Você não quer que um traje caro e bem arrumado seja desvalorizado por uma peça isolada em jeans. Portanto simplesmente não use jeans a não ser que você esteja comprando jeans de ótima qualidade e excelentes marcas. Camisetas não ajudam, a não ser quando forem o uniforme de um evento, ou quando você está numa situação informal em que uma determinada camiseta tem um motivo especial para ser usada. Prefira usar camisas sociais. Se você está acima do peso evite a todo custo usar roupas apertadas. Mesmo que a roupa pareça boa enquanto você está de pé, acidentes acontecem quando você se senta. Também parece ridículo quando a roupa parece estar próxima de estourar quando você se senta ou se abaixa.

Bagagem No nosso web site mostramos como dobrar camisetas melhor e numa fração do tempo. Mostramos como levar camisas sociais em uma mala comum sem que elas amarrotem. Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

29

Mostramos também como colocar um terno numa mala comum, mesmo pequena, de maneira que ele não irá amarrotar ou perder a forma. Você pode encontrar essas informações no seguinte endereço: http://www.MiltonMiller.com

Seu Corpo Higiene Você precisa dar atenção não apenas às sua higiene, mas também cuidados pessoais como manter as unhas muito bem aparadas, dentes limpos, orelhas limpas, hálito agradável. Esteja sempre radiantemente limpo! O hálito é especialmente importante, porque se ele não estiver bom raramente alguém irá lhe dizer alguma coisa. Peça para um amigo mais próximo para lhe dizer, com sinceridade, se o seu hálito incomoda, mesmo que ocasionalmente. Várias pesquisas apontam que a razão número um para alguém ser rejeitado é mau cheiro. Mau hálito ou odor corporal é um fator que desclassifica mesmo alguém muito bonito e elegante em poucos segundos. Escolha desodorantes antitranspirantes sem perfume. Deixe a função de perfumar para um produto dedicado a isso, ou seja, um bom perfume. A função do desodorante deve ser exatamente o que o nome diz “des-odorante”. Prefira aqueles que não deixam marcas nas roupas. Não use produtos de limpeza com cheiros, especialmente cheiros fortes como morango ou laranja. Para as mulheres é muito importante que o desodorante seja incolor, pois especialmente com vestidos ou camisas sem gola fica ridículo apresentar aquelas manchas claras de desodorantes.

Pele Séculos atrás as gueixas usavam saquê como parte do tratamento da pele do rosto. Aparentemente os aminoácidos e proteínas amaciam e desintoxicam a pele. 30

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Aplicando antitranspirante nas marcas de biquíni após depilar previne marcas na pele. Para tornar a pele radiante tome seu banho morno, e ao final enxagúe com água fria durante quinze segundos, então para água quente novamente, e continue repetindo o processo durante dois minutos. Esse processo, embora desconfortável, revitaliza a pele estimulando o fluxo de sange através do corpo, o que é revigorante e muito benéfico para a pele. Para ocultar os círculos escuros sob os olhos aplique sombra amarela (cancelador) sobre os círculos antes de aplicar a base. Isso irá criar uma cor mais uniforme. Aplique mascara tanto nos cílios superiores quanto nos cílios inferiores para fazer seus olhos parecerem maiores. Aplicar pó compacto sobre a base fará com que a maquiagem permaneça por mais tempo. É bem mais difícil que a maquiagem saia com o suor ou por toque, dessa maneira. Use sombra marrom em vez de lápis quando você quer preencher as sobrancelhas. O lápis criar linhas mais falsas e pesadas, enquanto que a sombra criar um desenho mais leve.

Lábios Para aplicar batom de forma que dê o máximo efeito e a impressão de que você tem os lábios mais volumosos, primeiro aplique uma leve camada de base sobre os lábios. Quando a base secar passe pó compacto. Em seguida faça os contornos com lápis de lábios, mas certifiquese de que sejam da mesma cor que o batom. Só então aplique o batom. Para manter os lábios macios e sem pele descascando escove-os levemente com a escova de dentes. Óleo de bebê remove manchas de batom dos seus lábios.

Cabelos O cabelo da mulher é um símbolo de sua glória. Ele dá contornos ao rosto e completa a aparência geral dela. Há tantas coisas que se pode deduzir e entender sobre ela simplesmente olhando seus cabelos. Por isso é muito importante que a mulher cuide muito bem de seus cabelos, mantenha-o limpo e macio, saudável, e cortado de forma moderna e elegante.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

31

Homens também devem cuidar bem de seus cabelos, mantê-los livres de caspa, bem penteado, usar gel, e usar bons shampoo. Cabelos coloridos precisam ser retocados mensalmente para que não apareçam as raízes em cor diferente. Se você não tem tempo ou dinheiro para isso prefira highlights. Também escolha cores que combinem com sua cor de pele. Há vários produtos especiais e tratamentos para a caspa, mas até hoje não vi nada tão eficaz a curto prazo do que lavar o cabelo em água fria. Tome seu banho normalmente sem lavar os cabelos, e ao final lave-os com água fria usando qualquer shampoo anti-caspa. Fazendo isso uma vez você não verá sinal algum de caspa por um ou dois dias.

Unhas Sempre remova o esmalte anterior antes de pintar novamente as unhas. Mantenha o comprimento razoável, não muito longas. Unhas naturais são sempre melhores do que artificiais. Prefira cores claras e suaves para dias da semana e para o trabalho, e cores mais escuras e fortes para a noite e fins de semana.

Pés femininos Use serviços de pedicure, o que dá uma sensação geral de bons cuidados. Você deve usar a mesma cor de esmalte para os pés e as mãos. Há um segredo para manter a pele dos pés macia. Antes do banho use as lixas e outros recursos de costume para limpar e amaciar a pele dos pés, mas antes de dormir passe Vaselina nos pés. Coloque então um par de meias para dormir. Você vai sentir a diferença pela manhã.

Bronzeamento Você tem que bronzear-se, homem ou mulher. Como ir na praia no início é uma dureza se você ainda tem cor de freqüentador de shopping center, então vá algumas vezes no salão de bronzeamento artificial, ou em casa mesmo. A mulher com pele branca é atraente, mas com um bronzeado e marquinhas de biquíni ela é extremamente atraente! Bronzear-se também força a disciplinar-se a manter a depilação em 32

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

dia e bonita, mostra cuidado com o corpo, e ir à praia acaba sendo sempre um bom exercício, além de divertido. Certifique-se de sempre bronzear-se com biquíni do mesmo estilo, para que as marcas sejam uniformes, e que seja pequeno, para que as marcas não sejam grandes.

Como emagrecer usando a cabeça Selecionei aqui alguns trechos do livro “Como Emagrecer Usando a Cabeça”, de meu amigo Marcelo Maiolino. Se você está acima do peso eu recomendo fazer o download (grátis) do livro no meu web site, e leia atentamente. Eis alguns pontos importantes: Emagrecer, por mais lento que seja, é sempre mais rápido do que permanecer gordo. – Marcelo Maiolino Uma rápida olhada em qualquer boa banca de jornais é o bastante para mostrar que a saúde está cada vez mais no foco da mídia, reflexo da preocupação, cada vez maior, das pessoas em viver mais e melhor. Um dos caminhos para se atingir essa meta é o combate à obesidade. Boa parte da população vive uma eterna relação de amor e ódio com a balança, conforme o ponteiro dos quilos desce ou sobe. Fazer regime é muito chato. A maior parte das pessoas que sofre com problemas de peso já passou por vários, mas acaba, sempre engordando de novo. A meu ver, o problema não está, necessariamente, nas fórmulas dos regimes, mas na própria pessoa. Vá, agora, até sua cozinha e abra a geladeira. Observe bem o que tem lá dentro. Quem pôs essa comida lá? Quem foi até o supermercado ou padaria? Quem escolheu os produtos, quem os carregou para casa e os pôs na geladeira? A menos que você seja dependente de alguém que pague as contas, caso típico de crianças e adolescentes, foi você – ou alguém a seu mando – que fez tudo isso. Portanto, a sua geladeira, reflete suas escolhas e, por tabela, mostra um pouco de quem você é. A saúde é, regra geral, uma conseqüência de um processo, de um estilo de vida e não uma dávida casual, atribuída aleatoriamente ao sabor da roleta de Deus. Digo, “regra geral”, porque, de fato, existem pessoas que nascem com doenças congênitas ou predisposições a certos males que as fazem, infelizmente, menos saudáveis do que a média da população.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

33

A maioria dos regimes fracassa por três motivos: 1º) é picaretagem ou, mesmo sendo sério, é inadequado para aquele paciente especificamente, 2º) as pessoas não seguem as prescrições fielmente ou 3º) desistem. Recentemente, a “Dieta dos Pontos” alcançou grande e duradoura popularidade ao fazer com que muita gente emagrecesse substancialmente e de forma saudável sem restrições excessivas. Mas mesmo um regime sério, cientificamente fundamentado, como esse, só funciona para quem o segue fielmente. Quem desiste no meio do caminho ou relaxa depois de alcançar a meta, volta a engordar. Mais uma vez, a solução – ou o problema – não está no regime em si, nem no médico que o recomenda, mas na pessoa. O céu e o inferno estão em nós mesmos. Muita gente começa um regime contra a vontade, por pressão externa. Esse tipo de motivação pode até ter um papel transformador, mas, geralmente, dura pouco porque contraria os valores libertários da maioria de nós. Ocorre que, paradoxalmente, ao buscarmos a liberdade para comermos de tudo sem freio nem medida, acabamos nos aprisionando em dietas impostas por razões médicas lá pelos 40, 50, 60 anos, quando o colesterol, o diabetes, problemas cardíacos e ortopédicos, provocados pelo excesso de peso, acabam, com o perdão do trocadilho, “pesando na balança”. Se você quiser evitar o sofrimento de passar os últimos 20, 30 ou 40 anos de sua vida sem poder comer o que tem vontade, é melhor adotar uma alimentação saudável agora. Pode parecer óbvio, mas é incrível como o ser humano tem a tendência a se deixar levar pelas vontades imediatas em vez de pensar a longo prazo. Só a título de exemplo, gastamos muito dinheiro em coisas desnecessárias e pouco duráveis (roupas, carros, objetos de decoração), mas investimos muito pouco em ações, imóveis, jóias. Quando o telefone toca você atende. Por que? Porque todos reagem conforme essa programação. Mas por acaso você já se deu conta de que o toque é apenas um aviso de que alguém quer falar com você, mas que isso não implica em obrigação da sua parte? Por acaso você já se deu conta de que a vontade de comer um doce, por exemplo, pode não passar de uma racionalização de um impulso químico ao qual seu corpo se acostumou? Acostumadas a receber açúcar, suas células enviam um sinal para seu cérebro, a tal voz interior, fazendo-o ter a ilusão de que a vontade delas é a sua vontade. Então, você, movido pelo mesmo mecanismo que o leva a

34

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

atender o telefone sem pensar se quer realmente atendê-lo, come o doce. Desejos são impulso, ações são decisões. Para diferenciar o que é uma real necessidade daquilo que é mero impulso, é preciso libertar a mente do padrão reativo, quebrar as regras que determinam nosso comportamento para que uma nova programação possa ser escrita. Essas regras, geralmente, só existem na nossa cabeça e são obedecidas por mero hábito. Se você não mudar por dentro, não vai mudar por fora; se você não mudar a raiz, não vai mudar os frutos. Tudo que você é hoje é, em grande parte, resultado de inputs que foram plantados em você ao longo da vida. Esses inputs são como arquivos que você pode imprimir. Se algum deles tem um erro, não adianta corrigir no papel porque, na próxima impressão, o erro vai sair de novo, do mesmo jeito. É preciso, portanto, mudar o arquivo que está lá dentro, no seu HD pessoal. É como decorar um novo número de telefone depois de anos usando o mesmo. Esse processo exige perseverança, pois, as correntes do hábito são fortes. Novos hábitos, portanto, exigem uma certa força de vontade. Páginas atrás, mencionei a metáfora da estrada da vida e do carro da saúde. Quero voltar a ela, de outra forma. Se você precisa fazer uma viagem de carro, terá que seguir por uma estrada que o leve ao destino escolhido, correto? Sim, correto. E óbvio! Tão óbvio que ninguém presta atenção na profundidade desse paradigma. Vou repeti-lo, preste atenção desta vez: “Se você precisa fazer uma viagem de carro, terá que seguir por uma estrada que o leve ao seu destino”. A chave é “terá que seguir por uma estrada”. Ou seja, terá que fisicamente se mexer. Não basta ter o mapa da estrada, não basta saber o caminho, não basta ter o carro. Tem que dirigir. E tem que dirigir até o fim, mesmo que chova, mesmo que haja buracos, mesmo que dê dor nas costas e câimbras nos pés. Da mesma forma, não basta ter ouvido as explicações do médico, não basta saber o quê, quanto e quando comer, não basta ter a receita dos remédios, nem saber o quanto precisa pesar... Tem que “seguir” o regime. Não tem jeito, lamento. Mas, pense bem, é um regime que você pode seguir com certa naturalidade. Você pode parar aqui e ali, pode fazer um desvio de vez em quando, mas se sair da estrada a todo instante, se ficar dando voltas e voltas, se ficar comendo o que não deve, fugindo do regime, não vai chegar onde queria, não vai emagrecer... digo “queria”, no passado porque quem realmente quer,

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

35

quer agora e continua querendo cinco minutos depois, cinco dias depois, cinco anos depois e, ao longo de todo esse tempo, continua fazendo tudo que é necessário para alcançar seu objetivo. Se essa força de vontade para manter-se na estrada, para manter seu objetivo em foco, durar tempo suficiente, logo não será mais necessária e o que era um sacrifício há poucos dias passará a ser feito com prazer. Ao começar o seu regime, portanto, estabeleça uma rotina e se esforce para que ela se transforme em hábito. Não importa muito qual é a sua rotina, desde que ela seja discutida com o seu médico. Certamente, ela incluirá horários e cardápios para cada refeição e, possivelmente, deve, a conselho dele, incluir atividade física. Tudo isso exigirá da sua parte, algum arranjo logístico na sua vida que pode ir desde a compra de tupperware para levar lanches até a aquisição de roupas de ginástica. Aproveite essa mudança para espalhar pelo seu espaço e suas atividades marcas da nova vida que você está construindo de modo a se comprometer com esse resultado. Tanto quanto possível, jogue fora tudo que te lembre o gordo que já foi e busque novos símbolos com os quais se orientar, como se fossem placas na estrada. Jogue fora a bomboniere e ponha uma cesta de frutas no lugar, mude o roteiro da caminhada para não passar em frente ao bar, troque os quadros da parede e, desde já, comece a fazer planos para quando estiver mais magro. Eu, por exemplo, colei na porta da geladeira uma foto de uma pessoa imensamente gorda e escrevi: “Pense bem antes de comer”. Pode parecer bobo, mas, desde esse dia, todas as vias que pensava em beliscar algo, a imagem da foto me vinha à mente. Às vezes, isso era o suficiente para eu mudar de idéia. É importante comemorar cada quilo eliminado! Para isso, é preciso ter uma balança de banheiro. Elas são baratas e não ocupam espaço. Sugiro que você se pese todos os dias, pela manhã, sem roupa, depois de ter feito suas necessidades e antes de ingerir qualquer alimento ou líquido. O corpo humano vivo é a coisa mais difícil do mundo de ser pesada com precisão porque está sempre em movimento. Mesmo quando estamos parados, o nosso coração está batendo, o intestino está se mexendo, o sangue está circulando etc. Daí a necessidade de se fazer a medição sempre sob as mesmas condições de modo a termos um resultado tão fiel quanto possível. Sei que muita gente acha que se pesar todos os dias é um estresse que pode acabar contribuindo para dificultar a perda de peso. Mas acredito que balanças não engordam a menos

36

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

que você as coma. Portanto, você pode subir e descer delas à vontade o dia inteiro, se quiser, pode até fazer aula de step com elas, que nada disso influenciará no seu regime. Balanças apenas medem o seu peso e visto que você está empenhado em emagrecer é bom saber o quanto está progredindo a cada dia. Habitue-se a se pesar todo o santo dia e a marcar com um “x” lá na planilha pregada na parede do banheiro o seu sucesso. É gostoso ver a seqüência de marcas ir descendo, descendo, descendo, se aproximando da sua meta, à medida que avança para direita ao longo do mês. É como um empresário que analisa o gráfico de custos de produção e observa que, dia a dia, ele consegue fazer mais com menos. Seu corpo funcionará da mesma forma: a cada dia, com menos peso atrapalhando, ele conseguirá fazer mais. Mais ginástica, mais sucesso, mais sexo. Ver o resultado todos os dias cria um vínculo de compromisso com a meta estabelecida e, dia-a-dia, aproximar-se dessa meta faz com que fique ainda mais fácil chegar lá, o que influencia positivamente sua auto-estima e eleva suas chances de sucesso duradouro. O segredo do regime definitivo não está no regime, está em você. A comida não sai voando da geladeira em direção à sua boca só para te obrigar a comer contra a sua vontade. É preciso que uma mão a conduza, a sua mão. E o movimento da mão é fruto de uma decisão. Enquanto você não for capaz de tomar a decisão correta, seus regimes não funcionarão. Emagrecer de uma vez por todas é o resultado de uma mudança interior que se reflete no exterior. Essa mudança requer motivação, fruto da consciência de que é para o seu próprio bem; autocontrole para resistir às tentações dos velhos hábitos; e disciplina, para fazer o que for necessário para assegurar um futuro com qualidade de vida.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

37

Conversação Muitas vezes as pessoas cometem erros sérios ao conversar com alguém e dessa forma não conseguem persuadir, ou seduzir.

Preste atenção Ao conversar com alguém escute com seus ouvidos, olhos, e mente. Eu observo exemplos diários de vendedores que estão atendendo um cliente e perdem interesse. Atendendo o cliente mas ao mesmo tempo olhando os outros clientes em potencial procurando alguém mais importante. Não é assim que se escuta. Também observo em reuniões familiares parentes conversando enquanto um deles olha a televisão ao mesmo tempo que conversa, às vezes perdendo frases inteiras da conversação. Eu entendo que nem sempre queremos conversar com todos os nossos parentes, mas se você não está disposto a prestar atenção naquela pessoa, não seria mais educado desculpar-se e sair dali? Mesmo em festas e bares observo homens conversando com mulheres e ao mesmo tempo olhando as outras mulheres que passam ao ponto de se distraírem completamente. Não é surpresa alguma quando vão para casa sozinhos. Enquanto você escuta é importante que a pessoa entenda o quanto você valoriza o que ela tem a dizer. Quando ela entender isso ela irá falar com mais interesse e boa vontade. Uma maneira de mostrar interesse é olhar a pessoa nos olhos. Aprendi o quanto isso é eficaz estudando hipnose. Para hipnotizar você precisa fazer com que a pessoa esteja prestando total atenção em você. Para conseguir isso geralmente o hipnotista pede que você olhe nos olhos dele. Mas em vez de olhar nos olhos das pessoas, o hipnotista na verdade olha para o espaço entre os olhos delas. Dessa forma ele pode manter o olhar por mais tempo com menor esforço.

38

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

As pessoas tentem a gostar de você se você realmente prestar atenção ao que elas dizem. Se você não pode dar a atenção devida à pessoa nesse momento, diga a verdade a ela, e explique que você não pode dar sua atenção toda no momento. Se uma pessoa anuncia que vai dizer uma certa quantidade de coisas, como “O que preciso para fechar esse negócio são três coisas…” a pessoa está inconscientemente te dizendo para calar-se até que ela termine de dizer a terceira. Não interrompa! Sempre que alguém disser a quantidade de coisas que vai falar escute com atenção e não interrompa a seqüência. Saiba também que as pessoas sempre dão listas deliberadamente em ordem direta ou indireta de importância. Ou seja, começam pelo item mais importante e vão seguindo em ordem decrescente, ou começam pelo menos importante e vão progredindo em ordem de importância. O item mais importante então sempre é o primeiro ou o último. Se o número de itens é mais do que três quase invariavelmente as pessoas começam pelo mais importante. Geralmente basta o contexto para que você perceba que ordem foi usada, e agora você sabe melhor o que mais preocupa a pessoa que você quer persuadir. A mente humana tem uns limites peculiares. Ninguém se importa com o quanto você sabe, até que saibam o quanto você se importa.

Repetição Uma técnica muito eficiente de mostrar que você está prestando atenção, é também uma forma de criar simpatia e confiança. Você deve periodicamente repetir de volta o que você escutar, mas em suas próprias palavras. Não basta concordar com o que a pessoa diz. Um “hum, hum” no final não é o suficiente. Você também não pode simplesmente repetir de volta o que ouviu. Você tem que retornar a mesma idéia de uma forma original. Por exemplo, a pessoa conversando com você diz: “Eu sou o programador chefe dessa equipe, preciso observar para que eles não se distraiam, controlo o cronograma de lançamento de cada módulo. O desafio está no fato de que a produtividade é afetada por muitos fatores,

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

39

desde problemas familiares dos programadores até mesmo a necessidade de fazer manutenção nos sistemas antigos.” Mais tarde durante a conversa você diz: “Você tem que ficar de olho na produtividade do pessoal, cuidar para que os problemas deles e a manutenção dos sistemas não atrase o lançamento de novos produtos…” Outro exemplo: Numa conversa com uma mulher o homem nota que ela diz que admira muito uma pessoa (autoridade, chefe, o pai dela, celebridade) porque essa pessoa é aventureira, corajosa, dinâmica. Mais tarde na conversa ele conta que gosta de praticar esportes onde a pessoa precisa superar seus medos, que gosta de aventura, e que admira grandes esportistas e heróis. Suas palavras mostram ao inconsciente da pessoa que você não está apenas escutando as palavras dela, mas está assimilando tudo. Saia de casa e converse com um total estranho no cinema, supermercado, onde quer que seja. Repita o exercício, agora com um estranho do sexo oposto. Preste atenção no que a pessoa tem a dizer. Repita de volta o que aprendeu em suas próprias palavras. Olhe nos olhos. Deixe a conversa fluir. Não importa quem seja, sempre acontecerá um dos três resultados a seguir: A pessoa é interessante para você. É um cliente em potencial, um fornecedor em potencial, um amigo em potencial. A pessoa não tem potencial algum. Ou a pessoa não tem potencial algum, mas conhece alguém que pode ter. Todos esses três resultados são bons. Se a pessoa tem potencial você pode começar a persuadi-la nesse momento. Se ela não tem potencial algum você acabou de desfrutar de uma breve conversação amigável e aprendeu algo com a experiência. Se ela não tem potencial mas pode conhecer alguém que tenha, você pode persuadi-la a te apresentar.

40

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Reflexão Perto de 40% de toda nossa comunicação é composta das palavras e tonalidade que usamos, enquanto mais de 60% da comunicação é fisiológica: como parecemos, como nos movimentamos, como nos apresentamos, e como posicionamos nosso corpo. Enquanto conversar com as pessoas observe três coisas muito importantes: Os gestos, a tonalidade e o vocabulário.

A amplitude e formato dos gestos Procure usar um tom de voz e gesticulação semelhantes aos da pessoa com quem você está conversando. Se eles gesticulam bastante, gesticule mais do que você costumava fazer, para refletir um pouco mais o estilo deles. As pessoas tendem a gostar de quem é mais parecido com eles, e se você movimentar-se e soar semelhante será mais fácil obter a simpatia e confiança delas. Posicione-se e movimentese de forma semelhante. Não imite de forma óbvia, você não quer dar a impressão de estar imitando. Mova-se naturalmente, e gradualmente assuma as mesmas posições e maneirismos. Com um pouco de prática você também pode sincronizar sua respiração com a respiração da pessoa que você está persuadindo, ou seduzindo. O efeito é curioso: Inconscientemente nós alinhamos nossa respiração quando estamos com alguém que admiramos muito, ou quando estamos apaixonados pela pessoa. Quando você sincroniza sua respiração o inconsciente da outra pessoa passa a achar que está apaixonado ou impressionado com você! Sempre que você estiver falando de algo positivo ou de uma qualidade que você está promovendo em você mesmo, gesticule na sua direção. Quanto mencionar algo negativo ou uma característica que você não gosta gesticule em outra direção. Da mesma forma quando estiver falando de algo positivo fale no tempo presente, e quando mencionar uma característica indesejável fale no tempo passado.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

41

A tonalidade da voz Se o grupo de pessoas que você está procurando persuadir tende a falar alto, não use um tom de voz muito baixo. Procure notar a velocidade e volume que as pessoas falam, e aproximese deles. Ninguém irá notar, mas se você usar a mesma tonalidade e velocidade as pessoas se sentirão mais naturalmente à vontade com você.

O vocabulário empregado Se você usar um vocabulário muito acima daquele empregado pelas pessoas às sua volta você irá alienar a todos. Igualmente, se usar um vocabulário pobre em relação às pessoas à sua volta elas terão a impressão de que você não teve boa educação, o que é igualmente ruim.

Coisas em comum Quando você conversar com alguém pela primeira vez procure naturalmente encontrar coisas em comum entre vocês. Descubra se moraram ou cresceram no mesmo lugar, se torcem para o mesmo time, se gostam do mesmo tipo de música. Ao encontrar algo em comum isso irá ajudar a promover aproximação e confiança. Estabelecer coisas em comum rapidamente é uma das técnicas desenvolvidas pelo famoso hipnotista Milton Ericsson. Antes de hipnotizar alguém ele sempre comentava algo que havia em comum com a pessoa a ser hipnotizada, e esta então sentia-se mais à vontade imediatamente. Mais ou menos assim: Ericsson: “Olá, como é seu nome?” John: “Meu nome é John.” Ericsson: “De onde você veio?” John: “Michigan.”

42

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Ericsson: “Excelente! Eu também vim de Michigan. Me mudei para a Califórnia faz menos de um ano…” E durante alguns segundos a mais ele conduzia a conversa de forma a estabelece que “…eu e você viemos do mesmo lugar, temos algo em comum”.

Boas Maneiras Este capítulo tem como objetivo colocar ao seu alcance algumas regras necessárias de boas maneiras, imprescindíveis a todos os que desejam conduzir-se com correção e elegância na sociedade, no lar, nos relacionamentos, em qualquer lugar ou circunstancia onde nossos prazeres ou deveres nos levem. Eu selecionei apenas aquelas regras elementares mas não muito bem conhecidas ou que são negligenciadas por preguiça, desinformação ou desleixo. Todas essas regras são importantes e irão promover sua imagem.

Cumprimento Ao cumprimentar alguém procure apertar a mão da pessoa com a mesma firmeza que ela o faz. Não mais, nem menos. A mão deve ser estendida sem hesitação. Ignorar a mão que se nos é estendida é um gesto hostil. Se você ao se apresentar usar seu primeiro nome a pessoa provavelmente responderá com o primeiro nome apenas. Mas se você disser seu nome e sobrenome a pessoa responderá de forma idêntica! Os mais velhos oferecem a mão aos mais novos. Entre um homem e uma senhora, cabe ao homem a iniciativa da saudação. Se o homem estiver sentado, deve levantar-se antes de cumprimentar uma senhora. Em ambiente alheio devemos cumprimentar todas as pessoas que nos forem apresentadas, mesmo que sejam inimigos. O homem cumprimenta uma senhora e espera que esta lhe estenda a mão, para então apertá-la. Sem exceção, você deve cumprimentar todos os seus convidados ao chegarem.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

43

Evite dizer “como vai você?” ou “como está?” ao cumprimentar e prefira “prazer em vêlo”, ou se a pessoa está no seu ambiente, use “muito obrigado por vir”. Isso visa poupar à pessoa de responder honestamente caso algo a aflija. Ao entrar em locais fechados, especialmente em residências, tire o chapéu. Também jamais entre na casa dos outros com um cigarro aceso. Devemos sempre nos levantar, guardar silêncio e respeito, durante a execução de hinos, quaisquer que sejam. Ao competir o perdedor deve sempre estender a mão ao vencedor, como sinal de que não haverá ressentimentos.

Apresentações Se o homem encontrar na rua com um amigo acompanhado de uma mulher deve limitarse a um leve cumprimento, a fim de não forçar apresentações. Pela mesma razão, quando você acompanhar uma pessoa e esta se deteve para cumprimentar alguém, é delicado afastar-se um pouco. Se levarmos à casa de alguém um amigo que não tenha sido convidado, é nosso dever apresentá-lo imediatamente ao anfitrião. Não se faz apresentações no interior de elevadores ou na escada.

Conversações Na presença de pessoas que falem outro idioma, sempre que possível, procure falar no mesmo idioma delas. Conversar em outro idioma aliena as pessoas. Os assuntos políticos, religiosos, questões de patriotismo, sentimentos de raça, e questões familiares devem ser tratados com prudência quando desconhecemos as preferências das pessoas com quem conversamos. Devemos evitar as críticas, polêmicas, discussões acaloradas, que quebram a harmonia das reuniões e jantares. Ao dirigir-se a pessoas desconhecidas ou mais velhas trate-as sempre com “senhor” e “senhora”. Ao indicar um homem à distância por exemplo nunca diga “aquele homem lá”, diga “aquele senhor”. 44

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Não se deve folhear livros ou revistas, consultar o relógio, ou olhar para televisão enquanto uma pessoa fala.

Festas, bailes, night clubs Quando a mulher visitar um lugar onde se pode dançar, se foi convidada por um cavalheiro, esta deve sempre oferecer a ele a primeira dança. Se são relacionados então a última dança também deve ser dele. Não devemos nos retirar justo na hora que chegam outras pessoas, especialmente se estas nos foram apresentadas.

Modos à mesa Espere que o anfitrião indique os lugares dos convidados à mesa. Não aperte a mão das pessoas que estão à mesa. As senhoras devem ser servidas em primeiro lugar. Sirva os convidados primeiro. Não mastigue de boca aberta. Se cair um garfo ou faca não junte. Use um talher novo. Coloque o guardanapo sobre as coxas. Ao terminar a refeição deixe-o sobre a mesa, sem dobrá-lo. Não se deve palitar os dentes à mesa. O cavalheiro deve ajeitar as cadeiras para a dama antes de sentar-se.

Hospedando Quando tiver convidados dedique a eles atenção e gentileza. Escolha para os convidados as melhores acomodações que você puder. Quando o convidado vem à sua casa pela primeira vez, mostre a ele onde ficam o banheiro e a cozinha.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

45

Contato físico A não ser que isso seja intencional, e falaremos disso nesse livro, evite contato físico com as pessoas quando conversa com elas. Não cutuque ninguém, mantenha uma certa distância da pessoa à sua frente na fila.

Em movimento Ao passar pela porta de um estabelecimento é sempre elegante oferecer passagem aos outros em primeiro lugar. Na escada o homem é o primeiro a subir e o último a descer. Caminhe do lado direito da calçada. Ao parar sobre escadas rolantes e esteiras, pare do lado direito, para que as pessoas possam passar pela esquerda. Peça licença ao passar à frente ou cruzar o campo de visão de uma pessoa. Por exemplo fazendo compras, se alguém está olhando os produtos e você vai passar pela frente dessa pessoa, diga “com licença” ao passar. Um cavalheiro jamais passa à frente de uma senhora, a não ser para subir a escada ou atravessar locais perigosos. Se alguém deixar cair algo, é dever do homem apanhar o objeto e entregá-lo ao dono. O cavalheiro sempre estende a mão para ajudar a dama a subir numa condução, ou passar um obstáculo. O mesmo acontece com as pessoas doentes ou idosas. Se precisarem caminhar em meio à multidão, como por exemplo saindo do cinema, o cavalheiro deve caminhar à frente. Se a pessoa é da sua intimidade, conduza-a pela mão.

Transportes Num ônibus ou avião, se um casal próximo de você está em bancos separados ofereça trocar de lugar com um deles para que possam ficar juntos. Sempre ofereça seu lugar para uma senhora ou pessoa idosa que está viajando em pé.

46

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Homens devem sempre abrir a porta do carro para as mulheres, esperar que entrem, e fechar a porta cuidadosamente. Ao chegar a algum lugar se ela aguardar dentro do carro eles devem dar a volta e ir abrir a porta para elas.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

47

Táticas Especiais Padrões de conversação Há algumas técnicas específicas para problemas comuns, que se colocadas em prática irão facilitar bastante sua conversação no dia a dia. Essas táticas tiram proveito do fato de o cérebro humano ser bastante previsível na forma como responde à comunicação humana. De fato algumas há uma variedade incrível de interações entre seres humanos, mas algumas delas são tão comuns que cobrem a maior parte da comunicação do dia-a-dia.

“O que você faz?” Poucas coisas são mais importantes do que saber como contar o que você faz da vida. Sempre que você for apresentado a uma nova pessoa logo você terá que responder à pergunta “o que você faz?”, “qual seu trabalho?”, e você pode encontrar ali uma oportunidade única. Quando alguém lhe pergunta o que você faz você quer sacudir essa pessoa, impressionar, você quer ser lembrado pelo que disse. E pode ter certeza de que poucas pessoas dão uma resposta memorável, algo melhor do que “eu sou web designer”, ou “eu sou motorista de limusine”. Você deveria ser lembrado porque deu uma resposta incomum. Muitas pessoas passam suas carreiras e vidas inteiras procurando uma forma de atrair a atenção de desconhecidos, apresentar suas idéias, conceitos e produtos rapidamente. Você vai receber a fórmula mágica agora. Está preparado? Você precisa analisar todas as suas responsabilidades, compromissos, e realizações, e colocá-los numa frase que atrai a atenção das pessoas. Encontrar essa frase não é muito difícil. O problema é que as pessoas não sabem o que dizer depois dela! A pergunta certa vai permitir que você estabeleça confiança rapidamente com seu interlocutor, e permitirá personalizar suas respostas, de maneira que as tornará mais interessantes. Às vezes você está procurando persuadir a pessoa a fazer negócios com você no futuro. Em outros casos você gostaria de seduzir a pessoa, dependendo da circunstância e dos seus 48

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

objetivos. Tenha em mente que tanto num caso como no outro você deve sempre apresentar-se como alguém ambicioso, como alguém “que sabe o que quer, e sabe como chegar lá”. Quando alguém lhe pergunta o que você faz, especialmente num ambiente informal, a pessoa pode estar perguntando não porque realmente se importe com o que você faz ou que tipo de emprego tem. Ela apenas quer ter uma idéia de como você é, e não há motivo algum para não mostrar o que você é sob a luz mais favorável possível. A forma declarativa Veja o exemplo: Você está no avião no início do vôo e a passageira ao seu lado pergunta, logo depois de vocês se apresentarem, em que você trabalha. Você: “Pequenas e médias empresas me contratam para mostrar-lhes como multiplicar seu faturamento através de vendas on-line”. Ela: “Parece interessante. Como você faz isso?” Agora você usa a frase mágica: “Porque você não me conta o que você faz, e então eu te conto como meus serviços/produtos/soluções se aplicam ao seu caso?” Decore essa frase. Ela vai lhe render muitos benefícios! A forma baseada em pergunta Olhe como dessa forma você prepara a pessoa ainda mais para receber sua Frase Mágica. No exemplo a seguir você é um web designer: A mulher ao seu lado no avião pergunta “O que você faz?” Você: “Alguma vez você já esteve surfando na Internet e encontrou um web site que lhe fez parar e ficar admirando a beleza, clareza e conteúdo do site? Um web site que tinha um visual que lhe fez sorrir porque você se identificou com ele esteticamente?” Ela: “Sim, já aconteceu!” Você: “Eu crio esse tipo de web site.” Ela: “Mesmo? E como você faz isso?” Você: “Porque você não me conta um pouco sobre o que você faz, e eu te conto como meus serviços podem ser aplicado ao seu negócio?” Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

49

Quais os benefícios? •

Quando você usa essa frase você faz com que a outra pessoa fale.



Você cria um relacionamento, inicia uma troca de informações.



Você aprende a respeito do trabalho/vida dela.



Você descobre que parte da atividade dela importa mais.



Você descobre onde o problema dela e sua solução podem se encontrar.

Cada abertura, de alguma forma, é um comercial. Você pode estar com a impressão de que essa técnica só é adequada para aqueles que trabalham em uma profissão bonita e sofisticada. Isso porque os exemplos anteriores funcionaram muito bem e criaram essa impressão. Mas veja que no exemplo acima você poderia ter respondido de forma muito menos interessante como “eu sou web designer”, ou pior ainda “sou programador HTML”. Se você é carpinteiro você pode construir tanto catedrais quanto presídios. O trabalho é basicamente o mesmo, mas porque você deveria anunciar o segundo em detrimento do primeiro? Prepare sua abertura para a frase mágica e pratique. Imagine uma conversação com alguém e dirija essa conversa para lhe dar a oportunidade de usar sua frase mágica. Agora vá lá fora e pratique sua conversação com três pessoas estranhas. Só volte para casa após ter conseguido usar a frase três vezes. Não se importe de persuadir ninguém. Você provavelmente não vai conquistar novos clientes ou criar novos relacionamentos durante esse exercício. Se isso acontecer, ótimo. Mas não é esse o propósito do exercício. O que quero que aconteça é exercitar sua coragem. Te ensinar a pensar e preparar o terreno enquanto conversa. Praticar conversar de uma forma que ainda não é natural para você. Não importa o que você faz para viver, os conhecimentos que vai adquirir ao conversar com estranhos vão lhe servir bem pelo resto da sua vida. A decisão de seguir adiante com esse exercício é um passo decisivo na direção de tornar-se persuasivo.

50

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Quando alguém não sabe o que quer Quando você pergunta alguma coisa a uma pessoa que está insegura, ou não consegue decidir em face a algumas alternativas, talvez você precise deixá-la mais à vontade, sabendo que ela está livre para escolher. Digamos que você pergunta a um amigo, “Em qual restaurante você gostaria de almoçar hoje?” e ele disser “Ahhhh… eu não sei…” Você pode contornar a indecisão da seguinte forma: Você diz, “Tudo bem que você não saiba. Mas se você soubesse, que restaurante você acha que seria?” E seu amigo provavelmente lhe dará a resposta imediatamente. Você pergunta a um colega de trabalho, “O que precisamos fazer primeiro para completar esse relatório?” E ele diz “Ah… eu não sei…” Pergunte em seguida, “Tudo bem se você não sabe. Mas se você soubesse o que seria?” Você está deixando saber que não há problema em não saber, e deixa a pessoa mais à vontade em escolher o que realmente deseja. Mas note que você só poderá usar essa tática uma ou duas vezes com uma pessoa até que ela perceba o que você está fazendo.

Afirmações embutidas Você quer às vezes condicionar a pessoa a concordar com você. Comece com uma afirmação óbvia e fácil de concordar. Digamos que o dia esteja bonito, e você poderia normalmente dizer “Está um dia bonito hoje, não?” Mas isso não te ajuda muito. Mude o tempo da frase então, para fazer com que ela se torne uma afirmação, apesar de estar no meio de uma pergunta. Primeiramente, comece simplesmente afirmando que o dia está bonito, pause por uma fração de segundo, e diga então o “não”, mas dessa vez em volume menor, e mais rápido. A frase ficará assim: “ESTÁ UM DIA BONITO HOJE,

Persuasão e Sedução

não?”

Copyright © 2006 Milton Miller

51

O segredo está todo na forma como você fala. Não pergunte, simplesmente afirme o que você quer afirmar, e adicione um rápido “,

não?” ao final.

A pessoa que ouvir conscientemente ouviu uma pergunta, mas o inconsciente dela não. É como se você estivesse falando com duas pessoas diferentes. Para uma você está perguntando se o dia está bonito, e para a outra você está afirmando que o dia está bonito. Mais adiante na conversa você pode colocar um ponto da conversação dessa forma, como “Este é o melhor prazo de garantia atualmente no mercado, não?” e a pessoa estará condicionada a concordar. Não use essa forma constantemente, porém, pois as pessoas então percebem e você passa a soar falso. Sempre siga a mesma seqüência ao usar afirmações embutidas: Primeiro afirme algo óbvio, em seguida afirme algo que a pessoa irá querer concordar, depois afirme algo que ela pode concordar facilmente, e só então afirme algo relacionado com o benefício daquilo que você quer persuadir a respeito. Veja o exemplo: Você é um vendedor de carros e alguém está olhando um dos modelos mais caros. Você: “Está um lindo dia hoje, não?” [algo óbvio, pois está um dia de sol] Cliente: “Sim está mesmo.” [ele concorda] Você: “Você é uma pessoa que gosta das melhores coisas, não?” [fácil concordar] Cliente: “Claro, sempre.” [ele concorda] Você: “Não seria excelente dirigir essa belezoca pela cidade num dia assim?” Você não perguntou se ele quer comprar o carro, perguntou se ele gostaria de desfrutar dele, o que é fácil de concordar. Cliente: “É verdade.” [ele concorda] Você: “Então vamos entrar na loja um pouco. Conversaremos, e você poderá usar esse carro por algumas horas hoje, e ficará totalmente satisfeito com ele.” Como ele já te disse sim três vezes seguidas o cérebro nesse instante resiste a dizer não, aumentando suas chances de vender. Você não perguntou se gostaria de comprar o carro, ao que seria fácil de dizer “não”. 52

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Comandos embutidos Se você colocar uma pausa no meio de uma frase estruturada da maneira que vou demonstrar aqui, você estará dando ao inconsciente da pessoa com quem você fala um comando, uma ordem. Como o inconsciente não é critico, aceita tudo o que lhe for dito, a pessoa tenderá a pensar da maneira que você comandou. Veja o exemplo: “Eu preciso que você chegue cedo para começarmos a trabalhar.” “Para começarmos a trabalhar eu preciso que você, chegue cedo.” Observe a colocação da vírgula na segunda forma. Essa pequena pausa, que pode ser usada naturalmente, faz com que “chegue cedo” torne-se uma ordem. A pessoa escutando não perceberá isso como ordem. A frase ainda parece normal, mas é como se você estivesse falando para duas pessoas ao mesmo tempo. Uma é o seu funcionário tardio consciente e a outra é o inconsciente dele. Esta técnica pode ser usada em todos os discursos, em apresentações na escola, ao conversar com seus filhos, falando com o policial na rua. Ninguém jamais percebe, nem mesmo quem sabe usar a técnica! Isso acontece porque o cérebro humano funciona de uma forma tremendamente previsível, em qualquer idioma: O inconsciente só recebe comandos isolados e mensagens simples, enquanto que o consciente, muito mais crítico e sofisticado, escuta mensagens complexas.

Concordância não verbal Se alguém diz algo que você concorda, não caia na armadilha de ter que responder algo para não deixar aquele espaço em branco na conversa. Muitas vezes descarrilhamos um argumento simplesmente porque não percebemos o momento certo de ficar em silêncio. Quando alguém disser por exemplo que “essa proposta está boa” simplesmente olhe nos olhos e diga “muito obrigado”, ou “certo”. Não adicione mais argumentos numa venda que já foi feita. Agora é simplesmente o momento de entregar a caneta com uma mão e o contrato com a outra. Outras vezes você pode simplesmente olhar as pessoas nos olhos e balançar a cabeça para cima e para baixo. Teste essa idéia. Quando estiver no elevador olhe para as pessoas, sorria, e Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

53

balance a cabeça para cima e para baixo, como afirmando “sim!”. Você vai ver que todos irão sorrir e concordar, sem nem mesmo saber o que você quer dizer.

Não faça perguntas que seja fácil de responder “não” Se você fizer perguntas fáceis de responder não, você vai acabar ouvindo um não. Então em vez de perguntar “Você pode me ajudar fazer isso hoje?” é melhor assumir que a resposta seria sim com certeza e perguntar “Você pode me ajudar com isso hoje, ou teria que ser amanhã?”. Sempre que você estiver correndo o risco de receber um não, crie uma alternativa aceitável, assuma que a resposta seja sim, e simplesmente pergunte qual das alternativas é melhor. Não diga pro seu filho “Você vai limpar seu quarto agora?” Melhor seria dizer “Você vai limpar seu quarto agora, ou preciso ir lá te ajudar a começar?”

Ganhando tempo Quando alguém lhe fizer uma pergunta que você não quer responder ou não faz a menor idéia de o que dizer e precisa de alguns segundos para colocar as idéias em ordem use a seguinte frase, que sempre funciona: “Por quê isso te preocupa?” É muito melhor do que pedir que a pessoa repita a pergunta ou explique melhor porque ela irá simplesmente repetir, ou dizer a mesma coisa com outras palavras. Você quer tempo. Explicar o porquê ela trouxe o assunto à baila vai provavelmente tomar mais tempo, e fazendo uma pergunta você se mostrou interessado.

Obtendo permissão para vender Pergunte a alguém “Alguma vez alguém se deu ao trabalho de lhe explicar todos os benefícios de _________________”. E você completa a frase com o produto ou serviço ou idéia que você quer vender. Essa é uma frase mágica pois você faz a mente da pessoa apontar numa direção enquanto você a conduz em outra direção. Você abre perguntando se alguém já se deu ao 54

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

trabalho de explicar todos os benefícios… na verdade é muito difícil que alguém responda sim a essa pergunta, pois mesmo que a pessoa já conheça o produto, serviço ou assunto muito bem como ela vai saber que conhece todos os benefícios, ou talvez ninguém jamais tenha dedicado muito tempo a isso. Então ela lhe diz que não, e com isso lhe dá permissão para fazer sua apresentação. Como exemplo, você é um vendedor de carros. O cliente está na loja, interessado num modelo mais barato e você quer oferecer o modelo mais avançado. Você pergunta: “Alguém já se deu ao trabalho de lhe mostrar todos os benefícios exclusivos do novo @#$%&* Turbo?” O cliente naturalmente responde que não e você imediatamente começa a mostrar como esse modelo é superior aos outros.

Vai acontecer, acontecendo, aconteceu O cérebro absorve melhor o que recebe de forma repetida. Por isso as propagandas não aparecem na TV só uma vez, e sim uma série de vezes para que a mensagem consiga entrar nos cérebros distraídos dos telespectadores. O mesmo acontece pessoalmente quando você quer persuadir alguém. Por isso ao apresentar suas idéias em reuniões, discussões ou qualquer outra situação em que você precisa apresentar seus argumentos de forma metódica, faça-o três vezes. Primeiramente você anuncia o que vai acontecer, então faz acontecer, e ao final você conta o que acabou de acontecer. Imagine uma reunião em que você precisa explicar como financiar uma compra de um equipamento para a empresa. No início você diria: “Hoje vou explicar a vocês como iremos viabilizar a compra desse equipamento.” Então você segue adiante com sua apresentação, e no final você ainda diz: “E com isso mostrei a vocês como iremos viabilizar a compra desse equipamento.”

Presunção As pessoas mais persuasivas têm uma coisa em comum: Elas presumem desde o início que você irá concordar com elas. Ou seja, elas partem do pressuposto de que você será persuadido, ou seduzido por elas. Quando ocasionalmente elas encontram alguma resistência elas Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

55

então tratam de contornar essa resistência. Vamos falar mais de resistência logo adiante, mas por agora quero exemplificar como a presunção funciona a seu favor. Errado: “Se você sair comigo você vai se divertir muito!” Certo: “Você vai se divertir muito quando sair comigo!” Errado: “Policial, o senhor irá me dar uma multa por excesso de velocidade?” Certo: “Policial, o senhor prefere me dar uma advertência ou deixaria passar sem nada dessa vez?” Errado: “Se vocês entenderem que o custo é baixo o suficiente irão aprovar o projeto.” Certo: “Como o custo é baixo o suficiente, vocês irão aprovar o projeto.” Ou melhor ainda: “Como o custo é baixo eu sugiro que vocês, aprovem o projeto.” (note a vírgula) Geralmente você aplica a presunção de forma muito simples: Troque a palavra “Se” por “Quando”. Ou então ofereça duas opções, ambas de acordo com seus interesses. Outras vezes você simplesmente diz o que a pessoa deverá fazer em seguida. Como em “Agora preencha este formulário…”. Geralmente as pessoas não resistem e é mais fácil simplesmente lidar com a resistência quando esta aparecer do que criar a resistência oferecendo alternativas negativas ou perguntando às pessoas se elas querem isso ou aquilo. Algumas pessoas temem parecer, ou ser, arrogantes. Não é o caso. Você só deveria estar convencendo as pessoas se aquilo que você vende ou faz é bom para elas e irá adicionar às suas vidas. Você só deve seduzir alguém se irá tratar essa pessoa com respeito e proporcionar a ela uma experiência excelente. Se você não vai vender algo bom ou fazer algo bom pela pessoa você não deveria estar persuadindo ou seduzindo! Sendo assim você tem a obrigação de persuadir, você tem a obrigação de seduzir as pessoas ao seu redor porque você está adicionando algo positivo às suas vidas. Você tem uma obrigação moral de deixar que as pessoas conheçam os benefícios de seus produtos, a verdade de suas idéias, e a satisfação da sua companhia. Não tenha medo então de se expor, de persuadir ou seduzir, pois não fazê-lo seria privar as pessoas de algo que elas precisam.

56

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Resistência É natural encontrar resistência quando você está persuadindo ou seduzindo no seu dia-adia. Resistência é a maneira que a natureza tem de preservar a espécie. Se ninguém resistisse a nada a raça humana teria desaparecido a muito tempo. Se ninguém resistisse a vendas todos nós seríamos vendedores, e então ninguém ganharia dinheiro! Portanto aceite, ou melhor, aprecie a resistência e entenda que ela é parte natural e indispensável das relações humanas, e comece a estudar como superar a resistência e com isso tornar-se mais persuasivo, e sedutor.

Prevenir resistência futura Você está vendendo um equipamento e o cliente resiste, diz que o prazo de pagamento não é aceitável. Você oferece o melhor prazo de pagamento que você pode e espera que agora ele feche o negócio e, bam! Agora ele reclama que você não incluiu suprimentos por 3 meses então ele não pode fechar o negócio. E ele vai seguindo de uma objeção para outra e a cada passo você recua um pouco mais até o ponto que não pode recuar mais, pois não fará dinheiro algum, e então ele descobriu onde está seu limite. Você quer evitar que o cliente apareça com novas objeções de surpresa. Há como prevenir isso. Ao apresentar o produto, quando o cliente fizer a primeira objeção, digamos sobre o prazo de pagamento, pareça realmente desapontado, então olhe nos olhos e diga algo equivalente a isso: “Hummm…. Isso é difícil, mas eu poderia negociar esse ponto para você. Mas eu preciso saber de uma coisa. Se eu conseguir esse prazo de pagamento que você quer, você estará pronto a fechar a compra então?” Se o cliente tem outras objeções ele será compelido a revelar todas agora, e você evita ter que lidar com uma de cada vez. Se ele responder que sim arrume o prazo novo e entregue o contrato para assinar.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

57

Verificar quem decide Especialmente em negócios complexos ou substanciais, como compras de imóveis, às vezes as pessoas não podem tomar uma decisão sozinhas. Isso não é um problema, mas você deve saber disso se esse é o caso. Imagine você fazer uma apresentação toda de uma casa à venda para então escutar “Muito bem. Vou conversar com minha esposa a respeito.” Então em algum ponto da conversa, ainda cedo, você pode perguntar “Além de você, alguém mais está envolvido em tomar uma decisão de comprar este ___________?” Sabendo então se alguém mais está envolvido você pode sugerir que a outra pessoa esteja presente ou, se isso não for prático, pelo menos você não será pego de surpresa. A outra vantagem é que a pessoa não poderá simplesmente inventar mais tarde que precisa consultar alguém se disse no início que pode tomar a decisão sozinha.

Diplomacia Eventualmente alguém oferecerá uma resistência que é totalmente justificada. Talvez o cliente reclame que seu preço é alto, e realmente é. Talvez sua namorada reclame que o passeio de fim de semana que você sugeriu é para um lugar distante, e está certa. Talvez seu filho argumente que você está mandando ele ir para cama mais cedo do que de costume, e está. Nesses casos como você não tem um argumento fácil para rebater a resistência simplemente concorde com ela, e transforme a objeção em uma vantagem. “Eu gosto do seu computador, mas ele é 30% mais caro do que o concorrente.” Ao que você responde: “É verdade, eu concordo com você, mas tenho que lembrá-lo de que esse não é apenas qualquer computador, mas sim a Mercedes Benz dos computadores, um modelo que irá durar mais tempo, terá uma melhor performance, e precisará de menos manutenção do que meu concorrente. Por isso tenho que vendê-lo por um preço condizente, assim como teria que fazer se eu vendesse Mercedes Benz.” Sua namorada comenta: “Você quer ir nessa praia que é muito longe, vamos passar 2 horas dirigindo!” E você responde: “É verdade, será mais tempo dirigindo. Mas estaremos na praia mais bela e romântica de toda a região, não estaremos cercados de tantos turistas, e pode ter certeza de que você irá gostar muito mais da experiência de ir a um lugar tão exclusivo!” 58

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Seu filho não quer ir para cama mais cedo do que de costume, e você responde: “É verdade, você irá mais cedo dessa vez, mas eu realmente preciso dormir mais cedo para viajar amanhã, e se você me ajudar com isso eu deixarei você usar seu video game mais tempo amanhã!”

Progressão e regressão Duas formas poderosas de provocar emoções nas pessoas e fazê-las mais atentas ao seu argumento. Na progressão você transporta a pessoa ao futuro para fazê-la sentir agora as emoções que você deseja provocar. Você sempre quer provocar e referir-se à emoções. Eis alguns exemplos: “Imagine por um momento como será seu estilo de vida daqui a três meses quando você estiver livre de dívidas e credores.” “Como você vai se sentir daqui a uma semana quando estiver na praia, o sol quente no seu rosto, tomando uma cerveja gelada e olhando o mar…” “O que você acha que irá sentir daqui a dez anos quando estiver ainda trabalhando num trabalho monótono, a vida escorrendo entre seus dedos, lembrando que dez anos atrás você poderia ter feito o treinamento que lhe daria uma nova carreira?” Em regressão você faz o contrário, leva à pessoa ao passado para que ela experimente emoções daquela época: “Como você se sentiu ao ver seu filho caminhando pela primeira vez. Pode me contar como foi?” “Pode descrever para mim como foi a sensação quando você comprou seu primeiro carro e saiu dirigindo pela cidade com ele?” “Você lembra como sentiu-se excitado durante a primeira vez que viajou de avião?” Sempre que você usar progressão ou regressão está trazendo à tona sentimentos de alegria ou tristeza, excitação ou angústia. Use isso de maneira responsável. Você pode usar as emoções para trazer à tona um problema, mas ofereça a solução.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

59

Amostras Lojas de música oferecem equipamentos para que você possa escutar as músicas antes de comprar os CDs. Livrarias permitem que você folheie, e leia, os livros antes de comprá-los. Restaurantes em shopping centers oferecem amostras de comida para combater a feroz competição na praça de alimentação. Lojas de roupas permitem que você prove as roupas antes de comprá-las. Fabricantes de comidas dão amostras de seus produtos no supermercado. A academia de ginástica oferece um mês grátis. O caricaturista demonstra suas habilidades expondo alguns exemplos de seu trabalho num cavalete. Amostras servem a um duplo propósito. Elas permitem que o consumidor verifique que o produto faz o que você diz que ele faz. Elas também permitem que o consumidor verifique se o produto é aquilo que ele quer. Se você quer persuadir, uma das técnicas mais eficientes é dar uma amostra do que você oferece. Quando você vende algo que a pessoa poderá se envolver sentimentalmente, então amostras são praticamente infalíveis. Por exemplo: Algumas lojas de animais de estimação permitem que você leve um cachorro para casa por uma semana. Se não gostar pode devolver. Acontece que em uma semana você dá um nome ao cachorro, trata dele, se diverte com ele, você e as crianças se ligam emocionalmente a ele. É dificílimo devolver o cachorro então.

Eu uso amostras Eu uso amostras para vender minhas palestras para empresários. Digo no meu web site: Eu garanto os resultados! Vou deixar isso bem claro: Se minha apresentação não der resultados você não me deve um tostão! Quando eu terminar minha performance, se por qualquer motivo você estiver insatisfeito simplesmente me dê um abraço e me mande embora. Minha apresentação terá sido um presente para você. O livro Sucesso e Prosperidade é distribuído gratuitamente no web site. Ele certamente é uma amostra poderosa e atrai pessoas interessadas em outros livros, palestras e serviços!

60

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Até mesmo o desafio que usei na introdução desse livro é uma amostra. Ela diz “Caro leitor, eis uma amostra. Esse é o tipo de tática que você vai aprender nesse livro. Se você gostou dessa amostra você irá gostar do livro. Se não gostou não vai perder seu tempo lendo o restante.” Amostras removem resistência, não importa o que você esteja vendendo – serviços, produtos ou opiniões. Encontre uma maneira de dar amostras.

Entrevista de emprego Você vai a uma entrevista de emprego. A melhor maneira de conseguir o emprego que você quer é dar uma amostra do que você é capaz de fazer. Descubra o que é necessário para fazer o trabalho com sucesso [na opinião do empregador] e quando for à entrevista não espere ninguém perguntar e faça o trabalho – lá mesmo, na frente deles! Tanto quanto possível não perca tempo enrolando com um monte de perguntas e respostas teóricas sobre como você faria isso ou aquilo. Simplesmente peça licença para fazer, sem compromisso, por um pequeno período de tempo. Também não perca muito tempo no seu curriculum, que de qualquer forma explica o que você fez no passado, e raramente contém mais do que um parágrafo amorfo falando do que você quer fazer no futuro. Em vez disso, levante-se e explique que você pesquisou sobre os desafios da companhia e em apenas 10 minutos explique o que você vai fazer para ajudá-los a avançar. Mostre suas melhores idéias e métodos. Mesmo que aos olhos do entrevistador você não tenha revelado totalmente a solução para os desafios, isso não é problema. Ninguém espera que você salve a companhia em 10 minutos. Mas se você mostrar em 10 minutos que está legitimamente interessado, se mostrar que tem talento e iniciativa, você provavelmente estará à frente dos outros candidatos. Também é uma boa idéia manter seu curriculum em segundo plano porque em geral esse é um documento triste que reduz sua vida a uma simples folha de papel, com um bocado de espaço em branco. O mais triste ainda é que muitos de nós tem dificuldade de escrever o suficiente para preencher essa uma página. Nós temos que inflar o curriculum com exageros, fazemos com que um projeto pequeno pareça grande, assumimos a autoria por resultados que mal tivemos participação. Enquanto isso durante a entrevista você está lá sentado fazendo nada. Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

61

Você fica calando, mesmo sendo a melhor representação possível de sua vida e realizações, enquanto o entrevistador lê um documento estático e frio e que, muitas vezes, não está à altura de seus talentos e qualidades.

Falar em público Falar com estranhos te deixa nervoso? É difícil para você falar em público? Não precisa ser assim. Se você fica nervoso isso significa que você é muito exigente consigo mesmo e espera perfeição. Qualquer pessoa pode comandar uma platéia mesmo que tenha fraquezas, imperfeições e inseguranças, simplesmente porque todas as pessoas na platéia têm fraquezas, imperfeições e inseguranças delas mesmas. Quando você fala em público você fala com seres humanos. A única forma de sair dessa armadilha é falar com freqüência. Você vai notar que nada de mal acontece quando você comete erros. Se você fizer qualquer pesquisa sobre os medos mais comuns das pessoas verá que mais pessoas têm medo de falar em público do que têm medo de insetos, de ficar sozinhas, ou de queimar-se. De fato, mais gente parece preferir pegar fogo do que ter que falar em público. “Medo de falar em público” é na verdade uma descrição equivocada. As pessoas sofrem de dois medos distintos que geralmente se manifestam juntos: O medo de abandono e o medo de julgamento. O segundo é o medo de “o que você pode pensar de mim enquanto estou sendo eu mesmo”. Muitas pessoas preferem manter-se discretas (ou invisíveis) já que suas inseguranças as fazem acreditar que se elas se revelarem serão humilhadas, ridicularizadas, ou rejeitadas. Acreditam que não são boas o suficiente – e preferem manter-se em silêncio. Nosso mundo é hierárquico e basicamente patriarcal. Há muito abuso de poder e classicismo e privilégios: homens abusando de mulheres, pais abusando dos filhos, heterossexuais abusando de homossexuais, uma raça abusando da outra, pessoas de status forçando suas vontades sobre as pessoas abaixo delas. Isso tudo faz as pessoas não se sentirem seguras ou valorizadas sendo quem elas são. Em um esforço para proteger-se desenvolvemos

62

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

hábitos de proteção e inibições. Comportamentos de proteção emergem espontaneamente, e geralmente nem percebemos o que se passa. Sempre que você estiver falando em público, persuadindo um estranho, ou em alguma outra situação de persuasão e sedução, e você perceber que cometeu um erro, simplesmente siga adiante como se nada tivesse acontecido. Geralmente a outra pessoa não percebeu e não deve ser você a chamar a atenção dela para o erro.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

63

Relacionamentos Homens x Mulheres Nossos instintos e, por conseqüência, os fatores que agitam nossos hormônios e no final das contas definem o que nos atrai para o sexo oposto, são determinados muito mais por cinqüenta mil anos vividos nas cavernas do que por duzentos anos vividos na sociedade “moderna”. Ainda somos na base os mesmo animais que perseguiam os mamutes, apenas com um finíssimo verniz de ética e etiqueta que nos impede de nos comportarmos exatamente como nossos ancestrais. Daqui em diante vou fazer umas generalizações evidentes e politicamente incorretas. É importante entender as distinções entre os sexos, mas não ponha este livro na cesta de lixo ao ler as primeiras delas. O conhecimento a respeito de como nossos impulsos nos conduzem podem lhe ajudar a conquistar os relacionamentos que você realmente quer, e melhorar seu padrão de vida. Alguns livros explicam como esses impulsos serviram para oprimir as mulheres, promover as guerras e iniqüidades sociais… este livro não é um deles. Vejamos então… Homens querem ser reconhecidos pela sua capacidade de produzir, mulheres querem ser reconhecidas pela sua beleza. Homens querem ouvir que fizeram um ótimo trabalho. Mulheres querem ouvir que são atraentes. Você já olhou as capas das revistas numa banca? Notou como os homens que você vê nas capas das revistas são reconhecíveis? Eles estão lá por aquilo que realizaram. E freqüentemente as mulheres nas capas das revistas são mulheres que você não reconhece, pois estão lá por que são bonitas. Os homens geralmente são de meia idade, as mulheres geralmente bem jovens. Você também vai notar que para vender melhor eles colocam mulheres nas capas das revistas masculinas, e mulheres nas capas das revistas femininas. Mulheres são mais dirigidas pelas emoções e isso vende melhor para as mulheres. Ver mulheres também faz com que os homens coloquem o lado emocional à frente da lógica, sua característica predominante, e isso 64

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

também ajuda a vender para eles. Por isso que nas lojas e feiras de cosméticos você verá mulheres bonitas vendendo os cosméticos, e nas feiras de carros e armas você verá mulheres bonitas vendendo os produtos “masculinos” também. Homens são atraídos também pela competência nas mulheres. Eles gostam de ver uma mulher bonita capaz de ganhar dinheiro, e apesar disso ainda “precisa deles” por serem bem sucedidos. E homens, se vocês querem atrair as mulheres, tenham em mente que as mulheres são atraídas pela atratividade de vocês também! Elas gostam de ver quando vocês cuidam da própria aparência, elegância, e comunicação.

Os conflitos da mulher A mulher moderna sofre um conflito num nível básico, que confunde profundamente os homens. E não é culpa delas. Do ponto de vista biológico a mulher é responsável por uma tarefa da maior responsabilidade possível – garantir a continuidade da espécie humana. De fato a mulher é capaz de executar essa tarefa muito bem, mas questões sociais e culturais tornam tudo mais complicado. O conflito começa simples. Do ponto de vista reprodutivo elas têm que escolher entre o homem que representa as melhores características genéticas e vai contribuir melhor para a sobrevivência dos filhos, ou o homem que vai ficar com ela tempo suficiente para ajudar a criar as crianças até o ponto de serem independentes, o que nos seres humanos é um tempo terrivelmente longo. Nesse contexto o homem de ação (macho alpha, bad boy, aventureiro, cafajeste, esportista, soldado) representa a capacidade de enfrentar perigos, vitalidade, energia – características de sobrevivência que vêm do nosso passado genético, mas não do nosso mundo moderno. Força, energia, e capacidade de enfrentar perigos era exatamente o que a mulher estaria procurando em um homem se os perigos lá fora incluíssem serem perseguidos por lobos famintos ou tigres ou ter que matar um mamute para o jantar. Mas enquanto esses traços de personalidade são buscados pelas mulheres por representar saúde genética e sobrevivência, a história nos mostra que esses homens tendem a ser pais de Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

65

baixa qualidade para os padrões modernos. Eis então o conflito. Eles nem sempre voltam para casa, ou têm um relacionamento monógamo e estável ou uma ligação forte o suficiente com a mãe ou com a criança. Portanto como costuma ser sempre o caso, a força é também a fraqueza. Do outro lado, o homem estável e que vai ficar ao lado da mãe e ajudar melhor a cuidar das crianças não tem as melhores características de sobrevivência, naquele mundo que moldou nossa herança genética. Estudos sobre o comportamento sexual mostram que a mulher está continuamente resolvendo este conflito de forma inconsciente ao ser mais atraída pelo tipo físico, ativo, aventureiro, durante a ovulação, época em que ela está mais apta a conceber. E a mulher é atraída mais pelo tipo de estável e responsável durante o restante do ciclo menstrual. Portanto não é nossa imaginação. Mulheres sentem atração por homens de ação sejam eles gladiadores, soldados, ou jogadores de futebol. Esses homens têm feito as mulheres gemerem de desejo a milênios. E sim, eles ganham as garotas porque eles representam força, e riscos. Mas quando é hora de se falar de casamento, constituir família, muitas mulheres procuram o homem de personalidade mais estável. Obviamente, o poder da atração sexual é forte e muitas mulheres cometem o erro de casar (ou apenas engravidar) do homem de ação, apenas para se ver mais tarde criando o filho sozinhas quando o inevitável acontece – o homem de ação parte em busca da próxima aventura, pois os laços do comprometimento são muito limitantes para seus modos. Essa situação não é nova e quase todas as sociedades inventaram instituições (chamadas comumente de casamento) para resolver esse problema fundamental e garantir sua preservação. Pois convenhamos, qual seria a vantagem social de remar um longo barco o caminho todo para uma terra distante para roubar e pilhar se os aventureiros decidissem que não querem voltar para casa depois de desfrutar das beldades locais? Não importa se ela está vendo os mastros da caravela desaparecerem no horizonte ou as luzes traseiras do carro esporte descendo a rua, estas são apenas variações do mesmo tema antigo. Infelizmente, enquanto a instituição do casamento convencional mostra suas ineficiências nas sociedades modernas, mais e mais mulheres são forçadas a estabelecer suas família por conta própria. 66

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Portanto não se aborreça muito se você é um sujeito bacana e responsável e parece estar destinado a pagar as contas enquanto o garanhão fica com as garotas. Está tudo determinado geneticamente e tem sido assim a milhões de anos. Já que não há chances de mudar isso durante o tempo de sua geração pelo menos fique agradecido que você encontrou este livro!

Paixão Percebida No mundo atual, a vida diária de homens e mulheres tornou-se semelhante: Nós todos levantamos de manhã, enfrentamos o mesmo trânsito, vamos para trabalhos cada vez mais semelhantes, voltamos para casa e idealmente dividimos as tarefas de casa, e o ciclo se repete. Infelizmente a distinção clara entre os papéis de homens e mulheres desapareceu. Observe por exemplo um filme Western e veja como as interações entre homens e mulheres eram na época, e como foram seriamente diminuídas e abrandadas nos tempos atuais. Para começar a quantidade de homens no front da civilização era bem maior do que a quantidade de mulheres e só isso já fazia com que o desafio de conseguir uma mulher fosse substancial. O homem tinha que conquistar a mulher, casa e família, e havia muito mais a proteger e do que proteger. Havia muito mais potencial para um homem ser um herói aos olhos de sua mulher e seus filhos na época porque haviam muito mais inimigos e desafios todo o tempo. O conjunto dessas características e “ação” eu quero passar a tratar aqui como “paixão”. Note por exemplo os filmes de máfia. Sempre se diz que aqueles que amam apaixonadamente também odeiam apaixonadamente. Uma razão que as mulheres têm tolerado homens ciumentos é porque, para elas, isso mostra que eles se importam, que elas são importantes para eles, e isso as faz sentir-se especiais. Só mais tarde elas percebem que isso não tem nada a ver com amor e atenção e sim com a insegurança deles. Mas quando um homem joga o controle remoto sobre o sofá, toma sua mulher em seus braços interrompendo a lavação de pratos, e carrega ela para o quarto, joga-a sobre o colchão como um saco de batatas e desfruta de seus encantos! Eis a paixão solta que ela procurava – o homem de ação que a conquista. Essa paixão é o que diz a ela que ela está possuída, e off limits, porque ele a tomou para si, e ela se sente escolhida, apreciada, desejada, e segura.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

67

Eu costumo perguntar às mulheres apaixonadas como elas sentem a respeito do homem e invariavelmente as respostas revolvem em torno de como elas sentem a paixão dele. Eu pergunto o que eles fazem ou como eles são para provocar isso? Elas dizem que eles simplesmente parecem “saber” como lidar com elas, como dominar a situação, e levá-las com sua paixão. Eu acredito que isso é muito importante: A ação, a paixão, o heroísmo percebido, força e vitalidade, mas acima de tudo a paixão. O amor é uma construção do desejo. Sexo não depende de nosso desejo; nosso desejo é que é tomado por ele. Ninguém se masturba por amor. Ninguém sofre com tesão. (…) No amor, perdemos a cabeça, deliberadamente. No sexo, a cabeça nos perde. O amor precisa do pensamento. No sexo, o pensamento atrapalha. – Arnaldo Jabor

O Novo Homem das Cavernas A vida moderna criou uma confusão na nossa atração sexual. As coisas mudaram muito, especialmente durante os últimos 100 anos. Agora vivemos em um mundo onde o tipo mais intelectual é um provedor melhor, alguém com a habilidade de ser bem sucedido em um ambiente de colarinho branco. Força física e coragem não são mais requisitos para a vida moderna, apesar de estarem presentes. Para compensar a falta de perigo e desafios físicos da sociedade moderna nós criamos esportes e outras atividades extremas. Elas servem ao mesmo propósito, mas são controladas e de um risco manufaturado; simulações dos desafios inerentes à nossa história. Ocasionalmente pode haver algum risco real nessas atividades, mas elas são exercitadas pelo interesse na experiência, não para obter comida de um urso não cooperante ou para não se tornar o jantar de um tigre selvagem. Como resultado a mulher moderna está tão fora de sem ambiente quanto o homem moderno. Ela ainda quer ser “conquistada” e secretamente fica excitada com a perspectiva de um cavaleiro galante que a arrebatará e a levará como sua noiva, quer ela queira quer não. Embora não seja politicamente correto nem mesmo falar disso mais, mulheres são geneticamente predispostas a serem “tomadas” e homens são predispostos a arrebatá-las e levá-las embora.

68

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

O problema na sociedade moderna e civilizada é óbvio, já que há leis e costumem que buscam modificar esse comportamento e garantir a segurança contra esse instinto antiquado. Na maioria de nós esse instinto ainda se manifesta na forma de flertes e cantadas que não causam nenhum perigo físico e apenas um pouco de tensão sexual para temperar o ato. Infelizmente essas tensões não são controladas e muito próximas da superfície em muitos homens, e você acaba com estupros, abuso e assédio. Mas encaremos a realidade: Até muito recentemente, em termos de tempo genético, quase todos os homens eram assediadores e estupradores. É uma dança delicada em que a civilização moderna é apenas uma finíssima camada de verniz cobrindo nossos desejos e impulsos mais fundamentais.

Dois homens Psiquiatras, antropólogos e outros estudiosos do comportamento humano concordam que as mulheres estão inconscientemente à procura de dois homens: Um homem estável e um homem de ação. Não literalmente, mas do formato. Elas desenvolvem relacionamentos duradouros com homens estáveis, bons provedores, e têm relacionamentos sexuais fulminantes com homens de ação nos bastidores da vida “comum”. As mulheres até fazem isso literalmente com uma freqüência enorme, mas não são pegas por isso tanto quanto os homens porque elas não falam a respeito. Elas também não tendem tanto a acabar contando isso a seus parceiros como os homens fazem porque homens tendem a envolver-se emocionalmente com suas amantes, enquanto que as mulheres tendem a reservar investimento emocional para os filhos. Se você olhar as estatísticas atentamente verá que um número considerável de homens cometem suicídio ao terminar um relacionamento duradouro, enquanto mulheres raramente o fazem. http://archives.cnn.com/2000/HEALTH/03/15/divorce.suicide.wmd/in dex.html Outros estudos mostram que a verdade também raramente vem à tona. Testes de paternidade aleatórios feitos em milhares de casais e seus filhos revelaram que um número assustador de crianças não são geneticamente relacionadas ao pai em absoluto!

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

69

Relacionamento expontâneo x promovido Quanto eu uso aqui a palavra “relacionamento” eu me refiro a todos os tipos de relacionamentos. Desde o contexto profissional, como o relacionamento com os clientes e colegas de trabalho, até o contexto mais íntimo, como o relacionamento com seus amigos, filhos, esposa/esposo, e amante. Algumas pessoas acreditam que no contexto pessoal os relacionamentos devem ser espontâneos, e fluir naturalmente. Não sentem-se confortáveis conversando sobre relacionamentos e muito menos planejando ou trabalhando ativamente para moldar seus relacionamentos. Essa idéia é ingênua. Ironicamente essas são geralmente as mesmas pessoas que passam um trabalho enorme para encontrar e manter seus relacionamentos pessoais! Relacionamentos podem ser melhorados e promovidos por prática e método. Não é à toa que as pessoas mais maduras conseguem conquistar, seduzir, e administrar seus relacionamentos muito melhor do que os jovens. Você pode aprender a promover seus relacionamentos. Nesse instante você está conseguindo mais da sua vida com o relacionamento que tem do que conseguiria sem ele? Um relacionamento deveria melhorar a sua vida, e não ser algo que você tem que ficar se esforçando para manter. Geralmente os melhores relacionamentos são aqueles em que uma parte compensa a outra, e as duas se complementam. Tanto em negócios quanto nos relacionamentos pessoais as pessoas buscam nas outras o que elas precisam ou desejam. Reconhecer que em essência todos os relacionamentos são trocas de interesses ajuda muito a buscar nos outros o que queremos e oferecer o que querem, criando assim relacionamentos mutuamente gratificantes. Sempre que num relacionamento uma parte cresce ou muda mais do que a outra, e suas necessidades mudam também, o relacionamento chega a um ponto de decisão. A outra parte terá que crescer e mudar também para reequilibrar o relacionamento, ou tentará resistir e sabotar a outra parte. Imagine, por exemplo, um casal em que ambos estão acima do peso. Digamos que um passa a fazer exercícios e perde peso significativamente, fica esbelto, e muda de estilo de vida por isso. Agora o parceiro tem que escolher entre aderir ao novo estilo de vida e passar pelas mesmas mudanças, ou irá resistir a elas, provavelmente sabotando os esforços do 70

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

companheiro. Isso pode acontecer em um ato simples e não malicioso, como oferecer um pedacinho a mais de bolo depois do jantar, na tendência inconsciente de reequilibrar o relacionamento. O mesmo acontece em qualquer outro terreno, seja ele intelectual, sexual, ou financeiro. Olhe os relacionamentos que você tem hoje. Eles estão no mesmo plano que você? Eles te inspiram a melhorar? Ou estão te puxando para baixo com eles?

Relacionamentos são como livros Relacionamento são exatamente como livros. Alguns livros são curtos e você os quer ler rapidamente, para se distrair ou divertir-se durante uma viagem ou fim de semana. Outros livros são longos e você quer ler indefinidamente, e por serem tão bons você quer que nunca acabem. Alguns livros você lê pelo conteúdo, e pelo que você pode aprender para sua vida. Outros apenas pelo entretenimento. A semelhança mais curiosa entre livros e relacionamentos, porém, é que não importa quantas vezes você leia um livro, o final é sempre o mesmo! Às vezes você nota alguma coisa nova ao longo da história, mas o final ainda é o mesmo. Acontece exatamente assim nos relacionamentos humanos. Você tenta reatar um relacionamento que deu errado e os mesmos problemas se repetem, e você vai encontrar sempre o mesmo final. Quando você lê um livro você também aprende coisas que vão lhe permitir desfrutar do próximo livro melhor! Você estará melhor preparado para a próxima leitura tanto quanto nos relacionamentos a experiência irá lhe preparar melhor para o próximo relacionamento. É importante aprender as lições de cada relacionamento para que você não tenha que repetir os mesmos problemas da próxima vez. E assim como livros, quando você terminar um relacionamento, coloque-o de volta na estante com respeito. Remova a poeira, e desdobre os cantos das páginas para que o livro seja atraente para o próximo leitor. Quando deixar um relacionamento, deixe-o com respeito para que as pessoas saibam que esse é o tipo de pessoa que você é, e irão querer estar num relacionamento com você. Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

71

Precisar x querer A principal característica das pessoas que têm os melhores relacionamentos, é que elas não precisam de relacionamentos. Elas apenas querem ter relacionamentos. Repetindo: elas não precisam de relacionamentos, elas apenas querem relacionamentos. Elas se dão tão bem consigo mesmas que não precisam estar com ninguém mais. Se você realmente gostar da própria companhia você sempre poderá estar com alguém que você gosta. Elas também não têm necessidades. Em vez de necessidades elas têm desejos. Elas não esperam nada das pessoas, já que esperar algo sempre as coloca na posição de serem decepcionadas. Elas aprenderam a vivenciar os relacionamentos como eles são e não como deveriam ser. Por que o que deveria ser não existe, e elas têm que lidar com o que existe hoje. Tenho certeza de que a maioria dos leitores terá um bocado de dificuldade de aceitar os três parágrafos anteriores. Mas se pergunte o seguinte: Você sente que suas necessidades não são atendidas? Você acha que é tratado injustamente? Se você concordou com qualquer uma das duas perguntas assuma responsabilidade pela própria situação. Comece a gostar de quem você é quando está sozinho e você irá gostar cada vez mais de estar com os outros.

Assuma responsabilidade Assuma completa responsabilidade pelos próprios sentimentos. Saiba que ninguém tem o poder de te fazer sentir-se feliz ou triste, deprimido ou excitado, a não ser que você lhe dê esse poder. Em vez de dizer “você me aborrece quando sai sem avisar”, passe a fazer como pessoas que têm excelentes relacionamentos e diga “eu me aborreço quando você sai sem avisar”. Entenda que quando você fala sobre como se sente você deve falar sobre o que acontece dentro de si, e não de algo que acontece fora de você. Com isso você vai entender que você raramente pode influenciar o que acontece no mundo, mas você pode sempre mudar o que acontece dentro da própria cabeça e no próprio coração. 72

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Não é responsabilidade do seu companheiro fazer você feliz. Você está sujeito a grandes infelicidades se outras pessoas têm que fazer você feliz. Também não assuma a responsabilidade de fazê-las felizes! Prefira relacionamentos em que você é responsável pelos seus sentimentos e a outra pessoa cuida dos próprios. Assuma responsabilidade pelo seu mundo também. Se algo te incomoda pergunte-se o que você pode fazer para remediar a situação, e não fique procurando alguém para remediar a situação por você. Em vez de querer que a outra pessoa mude de atitude, veja se você pode mudar algo para inspirar a outra pessoa a fazer o que você quer. Você pode convencer a pessoa a dar o que você quer? Ou você pode passar a ignorar o problema e assim não lhe dar poder algum? Você pode buscar o lado positivo da situação e usálo para buscar algo melhor? As pessoas costumam reclamar muito de terem seus direitos desrespeitados. Reclamam de a outra pessoa não ser “justa” ou não “seguir as regras”. Não há regras, não há acordos não escritos: Em um relacionamento você não tem direitos, você só tem o momento presente. Você não tem direitos, só tem o que vocês decidirem no contexto do relacionamento.

Nada está errado A terceira característica das pessoas bem sucedidas nos relacionamentos é que elas entendem que não há nada errado com elas ou com os outros. É saber que não é preciso consertar nada para buscar algo melhor. Não há nada errado com você ou com a pessoa que você está se relacionando. A princípio você não precisa mudar nada para ser amado. Você merece amor e companhia exatamente do jeito que você é hoje. Mas se o tipo de amor e companhia que você quer é melhor do que você tem conseguido, isso significa que você precisa melhorar também. É melhor ter um relacionamento do que falar sobre ele. Se você passa mais tempo conversando sobre o relacionamento ou se esforçando para corrigi-lo do que passa usufruindo do relacionamento, algo está errado então! Você não precisa corrigir o passado para obter o que quer no presente. Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

73

Se você perdoar algo, não precisa esquecer o que houve, mas não cite o incidente jamais! Porque ficar se concentrando no que aconteceu de errado só irá fazer com o que assunto nunca se vá. Se seu companheiro faz algo que você não concorda pergunte se ele está disposto a mudar de comportamento ou modificar o relacionamento. Se seu companheiro continua desobedecendo os acordos formais ou informais agora é hora para você perguntar a si mesmo se você pode aceitar a situação. Se o comportamento nunca mudar isso será aceitável para você? Se alguém costuma fazer algo e nunca faz progresso no sentido de mudar, é hora de aceitar o fato de que isso é o que a pessoa é. Se um amigo fica bêbado freqüentemente e não muda então isso é o que ele é: um bêbado. Se você não quer estar num relacionamento com um bêbado agora você tem que tomar uma decisão. Você continua nesse relacionamento apostando que vai melhorar um dia, ou você decide que quer algo melhor hoje? Pessoas de sucesso vêem os outros da maneira que eles são hoje, e nunca se apaixonam pelo potencial de alguém. As pessoas são o que são hoje, não o que poderiam ser no futuro. Se você ama uma pessoa pelo que ela foi outrora, ou pelo que ela poderá ser um dia, você está amando alguém que não existe. Ame a pessoa pelo que ela é hoje. Se alguém me disser que me ama para sempre, eu sei exatamente o que isso significa: que ela me ama para sempre, hoje! Ninguém pode saber o que sentirá no futuro, nem eu posso.

Honestidade Outra característica necessária para promover relacionamentos fantásticos é a honestidade. Diga o que você realmente quer, assuma o risco de dizer a verdade e sempre premie as pessoas por dizerem a verdade para você. As pessoas costumam dizer a verdade quando acreditam que você realmente quer ouvi-la. Se você costuma se aborrecer ao escutar algo desagradável, você acha que isso irá inspirar alguém a lhe dizer a verdade sempre?

74

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Também até prova em contrário, acredite nas pessoas. Se você não acredita no que alguém vai lhe dizer porque perder tempo ouvindo? E se você mentir e deixar a pessoas gostar de alguém que você não é de verdade, você nunca terá a chance de ser amado por quem você realmente é. Todas as pessoas mentem, um pouco ou muito. Geralmente muito. Muitas vezes as pessoas acreditam que suas mentiras são pequenininhas enquanto as mentiras dos outros são grandes.

Não se ofenda Eu não posso te dar a fórmula do sucesso. Mas eu posso te dar a fórmula do fracasso: Tente agradar todo mundo. – Jeno Paulucci Não importa o que as pessoas digam de você ou para você, lembre-se de que é sempre uma opinião. Não é a verdade. Não é um fato. Talvez a pessoa só precise tirar algo do peito, não é necessariamente a realidade. Você não tem que acreditar no que alguém diz a seu respeito. Quem você é nunca é quem eles pensam que você é. Quanto mais seguro de si você for menos você vai se importar com o que as pessoas dizem de você. Note como celebridades, políticos, qualquer pessoa que se expõe ao crivo popular sempre é criticada e mal falada por alguns ou por muitos. Se essas pessoas se importassem com isso passariam todo o seu tempo tentando convencer cada dissidente, reparar cada mal entendido, e perdendo tempo explicando para uma minoria o que a maioria já entendeu. As pessoas não te julgam você pelo que você é, e sim pelo que elas são.

Interrompa as brigas, deliberadamente Só precisa de uma pessoa para interromper qualquer briga ou crise. Se o relacionamento está passando por um momento de crise ou discussão é sempre sua responsabilidade trazê-lo de volta à harmonia.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

75

Se você está brigando com a pessoa amada porque você não interrompe simplesmente e diz, “Sabe de uma coisa? Eu te amo. E não sei exatamente como chegamos nesse ponto mas saiba que eu quero realmente voltar a estar bem com você, se você quiser.” Você acha que isso não vai dissipar toda a vontade de brigar da outra pessoa? Experimente usar essa frase uma vez, e você vai usá-la sempre que as coisas saírem do rumo certo. Se, surpreendentemente, a resposta for, “Não, eu não quero estar bem.” Então aí está sua resposta, e agora você tem uma decisão a tomar e parar de perder seu tempo. E se a resposta for, “Sim, eu quero estar bem.”, você não acha que isso irá acalmar os ânimos? Quanto tempo você acha que alguém vai insistir em levantar a voz se você disser sinceramente aquela frase? Se a pessoa quer continuar discutindo talvez seja isso exatamente o que ela quer: discutir! E o assunto da discussão realmente não importa muito. Se é esse o caso relaxe e curta a briga sabendo que ela não tem motivo sério mesmo, ou até coloque um limite de tempo: “Olha, eu vou escutar essa briga por mais dez minutos e depois disso vou me divertir.” É engraçado como muitas brigas podem ser também interrompidas bastando dizer, “O que você quer?” Muitas vezes a pessoa vai acabar pedindo algo simples. Você vai se surpreender com o quanto é fácil simplesmente atender ao pedido da pessoa, em vez de passar a próxima hora e meia brigando. Da próxima vez que você se encontrar no meio de uma discussão com alguém da família simplesmente interrompa e diga, “Me diga uma coisa… O que você quer mesmo?”

Não espere pelo que você quer No momento que você perceber que está esperando que algo aconteça, tome a iniciativa e faça acontecer. Se você quer um carinho da pessoa que ama, não espere, vá lá e faça um carinho nela. Se você quer sair passear com seu filho não espere ele pedir, vá lá agora e leve ele para passear. Se você gostaria de escutar um elogio, então elogie primeiro. E não importando o que você quer, não espere nada de volta. Faça o que quer porque é bom para você. Você não agrada um gato porque o gato gosta, isso é secundário. Você deve

76

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

agradar o gato porque a sensação é boa na sua mão. Porque se você quiser agradar o gato e naquela hora ele não quer você sai perdendo. O mesmo acontece nos relacionamentos. Se você dá carinho e amor esperando uma resposta positiva de volta você está abrindo oportunidades para se decepcionar. Você ficará frustrado porque as pessoas raramente reagem exatamente como você quer. Quando você faz as coisas porque elas são boas para você e a pessoa que você ama faz o mesmo, os dois geralmente ganham e raramente se decepcionam. Suprimir afeição é sempre um sinal de baixa auto-estima. Diga quando você ama ou gosta de alguém sem esperar nada em troca. Conte a eles o que você sente só porque você se sente bem ao contar e não por esperar que eles te contem como eles se sentem a teu respeito. Se você vai emprestar dinheiro a um amigo, empreste como se estivesse dando o dinheiro, e nem mesmo conte com um pagamento de volta. Não espere nenhum favor e nem mesmo o dinheiro de volta. Quando estiver acontecendo o inverso e a pessoa que está com você diz que quer ir embora, o que você poderia dar de melhor para alguém além do que ela quer? É impossível dar a alguém algo melhor do que o que ela quer. Se a pessoa quer ir embora o melhor que você pode fazer é esperar que ela faça as malas e segurar a porta enquanto ela sai. Você também não quer estar com alguém que não quer estar com você. Aí depois de ajudar a pessoa a sair, se tranque no quarto e chore com vontade uma vez para liberar a energia e a frustração acumuladas no peito. Em seguida abra a janela e grite “Próximo!”, e siga adiante com a sua vida. O amor tem algo de ridículo, de patético, principalmente nas grandes paixões. O sexo é mais quieto, como um cowboy - quando acaba a valentia, ele vem e come. Eles dizem: 'Faça amor, não faça a guerra.' Sexo quer guerra. O ódio mata o amor, mas o ódio pode acender o sexo. Amor é egoísta; sexo é altruísta. O amor quer superar a morte. No sexo, a morte está ali, nas bocas. O amor fala muito. O sexo grita, geme, ruge, mas não se explica. – Arnaldo Jabor

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

77

Saiba o que quer Admita para você mesmo o que você quer no relacionamento e inspire a pessoa a lhe dar o que você quer. Mostre a ela o que é preciso para que você fique satisfeito, e peça o que quer. Esteja também disposto a dar à pessoa o que ela quer para estar satisfeita, mesmo que o que ela quer não faça muito sentido para você. As pessoas não vivenciam o amor de maneiras idênticas. Por isso o que seu parceiro deseja pode ser estranho para você. Mas entenda que você tem que lhe dar amor nos termos dele, e inspirá-lo a lhe dar amor nos seus próprios termos. Umas pessoas vivenciam o amor mais através do sexo e outras mais através da convivência e companheirismo. Uns querem mais a dedicação do outro, enquanto algumas pessoas precisam receber presentes e símbolos. Não importa o que seja a combinação, se você estiver disposto a dar o que o seu parceiro realmente quer, e se o seu parceiro estiver disposto a dar o que você realmente quer, esse relacionamento será fácil de manter. Uma pergunta excelente para você se fazer todos os dias é: “Há como nós dois conseguirmos exatamente o que queremos nesse relacionamento?” O único jeito de responder é sabendo o que a outra pessoa quer e, o mais difícil, saber o que você mesmo quer. A não ser que você esteja disposto a dar o que a pessoa quer, como você espera receber o que você quer?

78

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Sedução Porque eu deveria ler sobre sedução? As pessoas não seduzem naturalmente? A sociedade moderna oferece muita informação sobre tudo, mas pouca educação sobre alguns dos assuntos mais importantes da vida. Há cursos e faculdades sobre quase todos os assuntos técnicos e humanos, mas ao mesmo tempo não há treinamento básico sobre algumas das coisas mais elementares para sermos felizes. Você aprendeu a escovar os dentes por tentativa e erro? Não creio. Você provavelmente foi instruído em casa e na escola, muitas vezes, e talvez ainda não saiba escovar direito. Você aprendeu a dirigir tentando? Saiu às ruas sem treinamento algum, procurando dirigir corretamente? Assistia às corridas de carro para ver se aprendia algo? Não creio. Você certamente passou por uma auto-escola e depois disso ainda precisou praticar um bocado para tornar-se um bom motorista. Recebemos treinamento formal e organizado para tantas coisas na vida. Então porque não recebemos também treinamento sobre como ganhar dinheiro e fazer sucesso? Não vi essa matéria em faculdade alguma! Nunca vi um curso popular sobre como ser um pai responsável e amoroso. Em geral somos filhos de pais idiotas, ausentes, ou irresponsáveis. Não há cursos sérios sobre como ser um bom amante. Em geral somos amantes medíocres e convencionais, e os poucos que aprendem algo além do elementar no terreno sexual tornam-se amantes cobiçados. Ainda não vi muitas pessoas estudando sobre como comprar seu primeiro imóvel, como encontrar uma pessoa excelente para conviver com você, ou cursos sobre como ser um amigo que as pessoas gostariam de ter. Nada disso se estuda, e todas essas coisas são decisivas para nossa felicidade! Então vejamos… as pessoas seduzem naturalmente? Na verdade, a maioria não! Quando isso acontece geralmente as pessoas se tornam emocionalmente ligadas à outra pessoa porque, honestamente, essa era a única opção. E quando o relacionamento acaba essas

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

79

pessoas não fazem a menor idéia de quando irão encontrar alguém novamente, e o ciclo de tentativa e erro reinicia. Mais estranho ainda… isso é verdade tanto para homens quanto para mulheres, tanto para aquelas pessoas consideradas “feias” pelos padrões de beleza da sociedade onde vivem, quanto pelas consideradas “bonitas”. Às vezes a incerteza de encontrar outros relacionamentos interessantes, mais o apego intenso à pessoa com quem se relaciona atualmente, fazem com que muitas pessoas decidam casar-se e remover-se desse ciclo de buscas e tentativas. O perigo do sexo é que você pode se apaixonar. O perigo do amor é virar amizade. Com camisinha, há 'sexo seguro', mas não há camisinha para o amor. – Arnaldo Jabor Ao mesmo tempo algumas pessoas conseguem relacionamentos regularmente, com as pessoas que querem, e fazem isso sem depender de sorte. Essas pessoas são consideradas “conquistadoras” e “sedutoras”, e veremos aqui várias das características e técnicas que elas aplicam naturalmente para que nós, meros mortais, possamos aprender, praticar, e incorporar as mesmas táticas e fazer com que essas se tornem naturais em nós. O mais interessante nesse processo é que você não pode fingir. Não adianta nada decorar frases e cantadas, isso acaba sempre dando resultados miseráveis. Você tem que melhorar sua atitude e sua personalidade, tornar-se realmente a melhor versão de si mesmo, e aprender a naturalmente mostrar o melhor de si. Há também um terceiro grupo, ainda mais seleto, de homens e mulheres, que devido a algum aspecto especial como um visual perfeito, fama, ou fortuna, acabam conquistando pessoas à sua volta sem esforço consciente para isso. Não vamos abordar esses casos nesse livro. Os homens em geral conseguem um encontro aqui e ali, pagam jantares e entradas em night clubs, suplicam por atenção, e as garotas perdem interesse neles. Eles seguem nesse ciclo por meses e meses até que baixem seus padrões de exigência o suficiente ou ocorra o acaso de uma garota ver neles o conjunto de coisas que a interesse o suficiente. Porque isso aconteceu incidentalmente (ou acidentalmente no caso de uma gravidez indesejada, por exemplo) elas gradualmente perdem interesse porque eles não são capazes de sustentar essa atração. Elas os 80

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

abandonam por outro homem, ou os traem secretamente, ou vivem relacionamentos infelizes o que é certamente muito pior do que estar sozinho. Para as mulheres a situação é ainda mais patética pois devido à simples regra de oferta e demanda e as questões de escolha e oportunidade sexual, a um nível superficial parece ser muito fácil para praticamente qualquer mulher encontrar um homem… e de fato é quando o assunto é sexo e não há preocupação alguma com a qualidade. A dificuldade é encontrar o homem certo, ou pelo menos um homem que ela gostaria de ter encontrado! Sem um método, sem planejamento, e sem esforço organizado homens geralmente conseguem uma companheira em média uma vez por ano, e mulheres encontram homens que elas realmente consideram interessante num ritmo similar. Veja que eu não disse “sem intenção”, porque a intenção há, o que não há é sucesso. Depois de muito tempo sem sucesso com o sexo oposto muitas pessoas passam a desenvolver um ressentimento e até mesmo ódio em relação ao sexo oposto. Elas não fazem idéia de porque ninguém se interessou por elas.

Como posso seduzir uma pessoa em particular? Eu não posso responder essa pergunta. Ninguém pode. E você provavelmente não pode conquistar a pessoa em questão com sua forma atual de pensar. Primeiramente você tem que entender que se você continuar pensando dessa maneira você será sempre frustrado e insatisfeito, e seus sucessos ocasionais serão sempre fruto da “sorte”. Você não pode conquistar essa pessoa enquanto não for capaz de sair e conquistar várias outras! Se você fosse capaz de fazer isso, conquistar outra pessoa num curto espaço de tempo, você não estaria tão obcecado em conquistar esta pessoa específica e já teria resposta a esta mesma pergunta, não? A insistência em conquistar uma pessoa em particular é um dos sintomas mais claros de que você ainda não está preparado para seduzir e criar novos relacionamentos.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

81

É impossível dizer como fazer para conquistar alguém em particular. Trata-se de um ser humano, com necessidades e desejos particulares. O único modo de estabelecer alguma estratégia para conquistá-la seria entender profundamente essas necessidades e desejos e planejar como atendê-los… mas se você soubesse isso já estaria com todo o caminho andado para conquistá-la sem a ajuda de ninguém.

A regra dos 3 segundos Esta é, talvez, a mais simples e mais efetiva regra a seguir. Efetiva porque se você seguila ela terá um impacto evidente em sua auto-estima e apresentação. Ao ver uma pessoa que você quer persuadir ou seduzir aproxime-se e comece a conversar nos primeiros três segundos de contato visual. Quanto mais você ficar pensando em o que dizer e como dizer, maior a probabilidade de que você se desanime e irá sabotar suas chances. Você deve agir tão rápido que não tenha tempo de pensar. Diga a primeira coisa que vier à mente. Diga qualquer coisa que permita começar alguma conversação. Quanto mais perguntas você fizer que permitam à pessoa responder positivamente, mais chances você terá de transformar a abordagem em uma conversação de verdade, e a conseqüente oportunidade de desenvolver confiança e conexão. O principal benefício dessa regra é quebrar o bloqueio que a maioria dos homens e mulheres (sim, as mulheres também têm o mesmo problema) têm de abordar uma pessoa, especialmente se for do sexo oposto. O nervosismo e a timidez são dois bloqueios simples de eliminar com um simples exercício: deliberadamente olhe uma pessoa na rua, no shopping, bar, livraria, ou no clube. Saia de casa e escolha pessoas ao acaso para abordar. Aproxime-se e a partir do momento que ela perceber a sua presença você tem três segundos para começar alguma conversação com essa pessoa. Será estranho e difícil nas primeiras vezes, mas depois de uma dúzia de vezes você estará bem mais à vontade. 82

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Aproximar-se das pessoas rapidamente, freqüentemente, e sem pensar no que irá dizer irá fortalecer sua força de vontade e reduzir aqueles pensamentos negativos que geram insegurança. Nunca se aproxime de alguém pensando “Eu absolutamente tenho que causar uma boa impressão ou…”. Em vez disso simplesmente não pense. Você só tem 3 segundos, não os desperdice pensando. A timidez e insegurança são o resultado de você se levar muito a sério e ficar se preocupando com o que a outra pessoa pensará de você. Esse é um exercício desnecessário porque você está tentando pensar por duas pessoas enquanto a outra, honestamente, às vezes não está pensando por nenhuma. Então simplesmente não se importe com o que a outra pessoa pensa e siga adiante. Você só tem 3 segundos. No início não se preocupe se as pessoas irão reagir de maneira positiva. A maioria não irá mesmo. Por enquanto você ainda não teve a oportunidade de desenvolver confiança e nem teve oportunidade de conduzir a conversa, e a pessoa, na direção que você quer. Isso você irá aprender mais adiante. Há um motivo de isso ser uma regra e não apenas uma recomendação. Em qualquer situação aproxime-se rapidamente e sem hesitar, sem pensar em algo perfeito para dizer. É muito melhor ser o primeiro a dizer algo do que ficar pensando no assunto enquanto outra pessoa toma a iniciativa no seu lugar. Ao chegar no ambiente da festa pegue alguma comida ou bebida e observe por alguns segundos o que se passa ao seu redor. Note que eu disse alguns segundos, não vários minutos. As pessoas que parecem perdidas são as melhores para aproximar-se.

Encontros de 30 minutos Quando você quer se encontrar com uma pessoa geralmente é mais difícil marcar algo longo e planejado como sair para jantar ou ir numa festa ou clube. Se o relacionamento ainda nem começou provavelmente é uma idéia melhor convidar a pessoa para um encontro de curta Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

83

duração. Você pode por exemplo dizer logo após iniciar uma conversação sobre um assunto qualquer “Você gostaria de tomar um café ou um chá durante 30 minutos para conversarmos mais?” Dizer que você só tem 30 minutos dá a você e à outra pessoa uma saída. Se o encontro não estiver bom vocês só precisam se tolerar por alguns minutos e você terá uma boa desculpa para interromper. Mas se o contrário acontece e vocês estão se dando bem você pode sempre dizer, “Eu acho que eu poderia mudar meus compromissos se você gostaria de conversar por mais tempo…”. Isso ainda dá à pessoa a oportunidade de ir embora se a outra pessoa não está contente com o encontro.

Sedução para os homens Várias técnicas são específicas para os homens. Os desafios de localizar e conquistar as mulheres são diferentes dos desafios que as mulheres enfrentam para conquistar os homens. Veremos primeiramente as características e técnicas que tornam o homem irresistível. O que significa ser irresistível? Significa que você pode em qualquer ambiente social localizar, aproximar-se, e seduzir mulheres que estarão inspiradas e dispostas a envolver-se com você sexualmente. Aqui não estou falando de fazer amigos, de trocar números de telefone e ficar nisso mesmo. Aqui estou falando de percorrer o caminho todo desde o primeiro instante que você vê a mulher até o momento que ela vai para a cama com você. Eu não escolhi essa métrica (encontrar – seduzir – sexo) por acaso. Seus objetivos pessoais podem ser outros. Talvez você num determinado momento só queira fazer novas amizades. Talvez você observe uma religião que determine abstinência antes do casamento. Escolhi esse parâmetro porque ele é o mais completo. Se você seria capaz de seduzir alguém a ponto de a pessoa querer logo ir para a cama com você então será ainda mais fácil convencê-la a fazer amizade com você, ou seguir qualquer outro padrão de comportamento de acordo com seus padrões morais e sociais. Deixo a escolha do que é apropriado para você. Portanto não deduza que estou sugerindo que você vá para cama com cada mulher que encontrar pela frente... Apenas é bom saber que é possível, se você quizer.

84

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Que características ajudam a seduzir? Algumas características são indispensáveis, na seguinte ordem de importância: •

Auto-confiança



Bom humor



Sorriso



Habilidade de criar confiança



Boa apresentação

Note que apresentação, onde seu visual se encaixa, é o último item da lista. Se você é bonito talvez você tenha se acostumado a pensar que sua mera presença visualmente agradável tem algum valor para a mulher – e está errado. Se você tem um rosto bonito ou músculos impressionantes, você talvez atraia algumas garotas, mas mesmo que isso aconteça essa atração se dissolverá logo se isso é tudo o que você tem a oferecer. Também é muito bom ter as seguintes características: •

Manter contato visual



Saber criar toque físico



Liderança



Paciência



Persistência



Determinação



Atenção às oportunidades



Atenção ao que as pessoas dizem e como reagem



Saber o que dizer



Saber refletir as pessoas fisicamente



Perceber as palavras chave das pessoas e usá-las



Saber repetir de volta o que a pessoa diz para você



Saber identificar sentimentos bons

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

85



Ser compreensivo e tolerante

O homem que ela quer Se você costumava assistir “O Mundo Animal” na televisão, ou mais recentemente o Discovery Channel, você deve ter visto várias espécies animais onde um macho é dominante e procria com todas ou a maioria das fêmeas no grupo, enquanto outros machos esperam que ele morra ou que eles mesmos se tornem fortes o suficiente para lutar com ele e se tornarem o macho dominante. Macho que não se tornam dominantes não procriam. Dessa forma a natureza têm garantido que cada espécie busque a melhor combinação genética para sobreviver e multiplicarse pelo mundo. A raça humana não é nada diferente. Alguns homens parecem ter mais sucesso com as mulheres do que outros. Você vê as mulheres saindo e fazendo amizades com homens comuns, mas transando com uns poucos privilegiados. Já tratei anteriormente nesse livro sobre as características genéticas que nos fazem assim. Desse ponto em diante mostrarei como você irá usar essas características em seu benefício. De agora em diante torne-se dominante. Seja confidente que você é o homem que conquista as mulheres porque você sabe que é dominante. Você sabe que as pessoas em geral, e especialmente as mulheres, querem estar com você, portanto você não evita conversar com elas e não evita encontrar novas pessoas. Você não se importa com o que outras pessoas pensam de você. Você está sempre se divertindo e alegre por isso é divertido estar com você. Essa transformação para homem dominante acontece de dentro para fora e só você pode decidir. Uma vez que você tenha assumido o papel dominante você irá se comportar naturalmente dessa forma e, conseqüentemente, será dominante. Há uma enorme confusão por as pessoas não entenderem a diferença entre ser dominante e ser abusivo. Ser educado, respeitoso, amigável, é perfeitamente compatível com o fato de ser dominante. Você não precisa ser rude. Não confunda ser dominante com ser cafajeste, machista, ou abusivo. Pelo contrário, machismo é uma demonstração clara de insegurança e um homem dominante certamente não é inseguro. As mulheres não preferem rude em vez de educado, idiota em vez de respeitador, etc.

86

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

O ponto chave é a sexualidade: Homens dominantes não escondem sua sexualidade. Os “caras bonzinhos” em alguns casos não são capazes de demonstrar e exercer sua sexualidade como os homens dominantes, mas na maioria dos casos eles apenas foram condicionados socialmente a comportar-se de forma não masculina, têm medo de revelar seus sentimentos, têm medo de rejeição, e suprimem a própria sexualidade. Os homens em geral vêem as mulheres como o prêmio, como um objetivo em si. Eles as endeusam e por isso têm dificuldades de aproximar-se de seres tão superiores, e também têm medo de falharem e parecem ridículos com sua inferioridade. Os homens dominantes sentem, pensam, e agem como vendedores ambulantes, dando às mulheres pequenas amostras da experiência superior que eles podem ter juntos, como dois seres humanos no mesmo plano, mas que elas só ganharão se souberem comportar-se com um homem dominante. Muitas mulheres estão tão habituadas a relacionar-se apenas com homens submissos que os dominantes nem mesmo se interessam por elas. Geralmente as mulheres começam a decidir se gostariam de relacionar-se com um homem bem cedo durante a primeira vez que encontram com ele. Por isso que agir de forma desesperada, submissa, pervertida ou idiota raramente lhe dará resultado algum. Não há nada que você possa fazer para mudar a mentalidade dela. Mas você certamente pode mudar a maneira como você se apresenta para o mundo e mudar a percepção que as pessoas têm de você.

As mulheres gostam de sexo Não importa quanto ela seja feia ou bonita, elegante ou mundana, bem sucedida ou não. A mulher gosta de sexo. Mesmo a mulher mais bonita, mesmo as top models e atrizes famosas, todas elas gostam e precisam de sexo, de boa qualidade, e uma minoria dos homens é capaz de suprir essa necessidade. A mulher quer um orgasmo, ou preferivelmente vários, e você é responsável por fornecêlo. A maioria dos homens não sabem disso, mas agora que você sabe desse “segredo” das mulheres você tem uma vantagem… o que é natural.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

87

Mulheres não querem apenas sexo – elas querem sexo de boa qualidade, e romance. Os desejos das mulheres são maiores do que a maioria dos homens compreendem. Mas diferentemente dos homens que geralmente estão interessados simplesmente em sexo, as mulheres costumam desejar experiências sexuais intensas. Mulheres são mais criteriosas ao escolher parceiros sexuais. Elas só estão interessadas em parceiros que as excitem e prometam, pelas suas imagens e personalidades, serem excitantes, provocativos, e criativos. Apesar de seus desejos serem intensos, as mulheres irão dispensar candidatos que não estejam à altura, e irão continuar procurando até que encontrem um candidato mais qualificado. Mas as mulheres também sabem que bom sexo é difícil de encontrar, e quando encontram não largam facilmente.

Primeiro passo: Localize Praticamente em qualquer lugar. Lugares onde pessoas solteiras se reúnem com o propósito de encontrar companhia, como bares e night clubs são excelentes para praticar suas técnicas e observar os resultados, mas não são bons para prática diária. Repito, bons para exercitar suas técnicas, mas não são os melhores para o dia-a-dia. Em bares e night clubs você tende a gastar dinheiro, beber, e às vezes tem até que pagar para entrar. Nesses lugares as mulheres estão com suas defesas atentas e escolhendo cuidadosamente com quem vão conversar e, especialmente, com quem vão terminar a noite. No início reserve esses ambientes para praticar. Pense nisso como um jogo onde não importa ganhar ou perder, o que você quer é testar as respostas. Cada vez que você vir alguém interessante aproxime-se e teste a técnica escolhida. Repita o exercício com várias outras pessoas, usando exatamente a mesma técnica, funcione ou não. Estude as respostas, ajuste os métodos baseado nisso. Se você for a um night club entre com o compromisso de não ficar parado olhando as pessoas. Simplesmente não faça isso. Obedeça a regra dos três segundo e converse com uma garota, depois outra, depois outra, sem parar. Pegar uma bebida e ficar olhando o movimento num canto é o beijo da morte.

88

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Não estou dizendo para não usar esses lugares, apenas não quero que você se limite a eles. Vá a shopping centers, museus, bibliotecas, livrarias, vídeo-locadoras, cafés, clubes, à praia. Shopping centers estão cheios de mulheres. Várias trabalham nas lojas e restaurantes, enquanto outras estão lá fazendo compras ou passeando com as amigas. Em livrarias geralmente o número de mulheres é superior ao número de homens. Bares e lanchonetes não ambientes casuais e sempre há um bocado de paquera acontecendo. Universidades e escolas são excelentes não apenas pela excelente quantidade de pessoas freqüentando, mas também porque nesses ambientes você tem repetidas oportunidades de encontrar e conversar com as mesmas pessoas. Academias estão repletas de pessoas bonitas e interessantes, e academias próximas de universidades são paradisíacas. Mulheres gostam de encontrar seu príncipe encantado de forma casual. Pode ser uma festa de aniversário, casamento, mas geralmente não em um night club. Eventos na escola ou faculdade, trabalho, festas populares, praia. Se vocês forem apresentados ou tiverem algo em comum como o mesmo hobby ou profissão isso pode ajudar. Quando você escolhe um momento que interrompe o que ela faz você dificulta seu trabalho um pouquinho. Na academia, no metrô, ou na rua, você tem a desvantagem do tempo, pois ela pode estar com pressa para um compromisso, pode não ter a oportunidade de conversar com ela de forma particular, e pode dar a impressão que “você está dando cantadas por aí todo o tempo”, uma idéia que contará contra você mesmo que ela goste de sua aproximação. Converse em todos os lugares Se você vir uma mulher que lhe interesse olhando as vitrines da loja, esperando o metrô, fazendo compras, no caixa da loja, comece uma conversação simplesmente do nada. Qualquer assunto serve. O que importa é conversar com elas sobre qualquer assunto, até que elas não te intimidem mais. Quando isso acontecer, não se intimidar mais, algo muito interessante e benéfico vai acontecer com você: Você vai se encontrar freqüentemente conversando com mulheres, geralmente atraentes, o tempo todo. E melhor ainda, muitas vezes essas conversas inocentes vão tornar-se sedução sem que você faça esforço algum ou nem sequer perceba às vezes. Quando você parar de pensar sobre sedução você estará fazendo isso naturalmente. Você vai simplesmente ter a impressão de que o comportamento delas em relação a você mudou. Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

89

Segundo passo: Aproxime-se Você pode discutir todas as teorias desse livro pelo resto da sua vida, mas até que você ganhe experiência em aplicar essas lições nada irá acontecer. Você tem que usar cada tática, exercitar muitas vezes, repetir, repetir, repetir. Enquanto você não tem experiência sua mente não está habituada a lidar com as mulheres de forma espontânea e ao ver uma mulher bonita sua mente dispara algo como “Uau! Ela é bonita! Droga! O que eu digo? Será que ela vai falar comigo? Eu pareço bem?”. Mas depois que você se acostumar a abordar as mulheres sua mente irá naturalmente dizer algo como “O que posso aprender com ela? Como posso me divertir me relacionando com ela?” Eis aqui algumas táticas de aproximação. Você pode usar todas, e certamente irá desenvolver algumas novas. Elas são um pouco incomuns, e funcionam porque exploram padrões psicológicos bem conhecidos, iniciam conversas por onde elas não tem defesas préestabelecidas. Você deveria escolher uma dessas táticas e pratique usando-a com todas as mulheres que encontrar num lugar movimentado durante uma hora ou mais. Isso lhe dará um bom senso de como a tática funciona e como usá-la. Passe então para a tática seguinte e repita o exercício. Isso lhe dará confiança e permitirá ver que essas táticas funcionam muito melhor do que o que você fazia antes. Se ainda é muito difícil aproximar-se, mesmo sabendo várias formas de começar a conversa como as descritas aqui, há um exercício que você pode fazer que irá quebrar essa barreira. Vá a algum lugar onde há muitas pessoas e aproxime-se casualmente de uma mulher e diga “Parece que o salto do seu sapato vai quebrar” e continue caminhando, não pare. Nenhuma delas vai conversar com você depois disso, mas o objetivo não é conversar e sim fazer sua mente acostumar-se a iniciar uma frase para uma mulher. Depois de umas poucas vezes você se sentirá bem à vontade. O que mais importa é que você seja confiante e bem humorado. Bom humor derruba as defesas dela. Bom humor também permite que você veja imediatamente se ela tem uma

90

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

personalidade agradável. Se ela está emburrada ou não tem senso de humor, você não irá perder mais nem um minuto com ela e procurará a oportunidade seguinte. Mas não se concentre nas táticas em si, nem decore como são. O importante é entender que você precisa dizer algo. Qualquer coisa. Pois dizer a primeira frase faz toda a diferença. Eu deveria te conhecer? Aproxime-se dela e pergunte “Você é o tipo de pessoa que eu deveria conhecer melhor?” Se ela disser que sim pergunte “Por quê?” e coloque sua atenção na conversação, seja bem humorado e use as outras táticas que conhecer. Algumas mulheres lhe dirão um não, mas a maioria dirá sim, e a maioria já terá uma impressão boa a seu respeito desde o primeiro momento, porque você se aproximou de forma original. Conte uma história Você se aproxima da garota como se já a conhecesse e simplesmente comece contando algo engraçado ou surpreendente, qualquer história, mas tem que ser algo com bom humor. No momento que ela sorrir ou rir para você estenda a mão e se apresente. Uma vez entrei no bar e comecei a falar com a primeira garota, logo adiante da porta “Uau! Acabei de ver duas garotas brigando lá fora! Estavam gritando e trocando tapas, arrancando as roupas uma da outra…” e no instante que ela deu uma risadinha eu me apresentei. Essa aproximação funciona simplesmente porque a mulher não costuma ter uma defesa pronta para ela. A surpresa é total, e ela acaba rindo. Essa é a abertura que você quer. Várias pessoas Se você encontrar duas mulheres juntas simplesmente pergunte “Como vocês se conhecem?” Essa é uma pergunta que ninguém está preparado para receber e com certeza elas vão sorrir e responder algo como “Somos amigas”. E você segue com a conversa. Ao aproximar-se de um grupo de pessoas você também pode dizer “Ei, como todos vocês se conhecem?” e não apenas você provocou um bocado de conversa (dominante) mas também vai saber na hora quem namora quem, quem apenas está ali a pouco tempo, e quem se agregou ao grupo recentemente. Então você segue com a conversa.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

91

Como lidar com os amigos dela A amiga dela, ou os amigos dela, são um obstáculo. É um erro sério ignorar a amiga dela: Uma pessoa que foi ignorada irá se aborrecer, e ficará mais aborrecida a cada minuto que passa. Com certeza a amiga dela tem muito mais influência sobre ela do que você, pelo menos durante os primeiros minutos, o que significa que ela pode interferir ou sabotar sua aproximação facilmente. A solução natural é fazer amizade com a amiga dela primeiro, ou com todo o grupo de amigos. Primeiro conquiste o grupo, se divirta fazendo isso, faça com que gostem de você, e só então você dirigirá seu foco para a pessoa que você quer. O passo seguinte é separá-la do grupo. Pode haver um fator de reputação que ela quer preservar ou talvez ela simplesmente não se sinta à vontade para começar uma conversa mais íntima na frente das amigas. Não pergunte o nome dela, e não diga o seu… ainda Todo mundo faz a mesma coisa, você simplesmente vai fazer diferente. Ao contrário de outros contextos onde é natural dizer seu nome e perguntar o nome dela. Se ela não estiver interessada em você ela vai simplesmente esquecer seu nome. E se ela está interessada em você, acredite, ela vai perguntar. Esse é um dos testes para saber se a aproximação está funcionando! Perguntar o nome dela parece tão normal mas não tem nenhuma função prática nesse momento. Você também corre o risco de perguntar o nome dela e… esquecer! Isso seria embaraçoso. Deixe que ela pergunte primeiro, e veja se ela vai lembrar do seu.

Terceiro passo: Comunique-se Conversa fiada Jogar um pouco de conversa fora é parte importante do processo de sedução, especialmente antes de você usar padrões, o que você não pode começar imediatamente. Papo furado também é necessário para começar a descobrir os valores dela, processo esse descrito a seguir. Antes de iniciar qualquer um desses processos deliberados você precisa de pelo menos

92

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

um pouco de conversação casual, para soar natural e também para que você tenha alguma impressão inicial a respeito dela antes de fazer algo mais elaborado. Direcione a conversa em torno de sentimentos. Não perca tempo entrevistando ela a respeito de fatos! Não seja chato. Trocando fatos e informações não a fazem sentir coisa alguma. Os fatos que ela citar para você também não tem muito valor. Você: “Ah, e o que você fez hoje?” Ela: “Hoje eu fui a praia, surfei um pouco.” Você: “Gosta de surfar freqüentemente?” Ela: “Sim, gosto muito.” E você segue adiante falando das sensações únicas de estar sobre a onda, perguntando como ela se sente ao surfar, a impressão de liberdade e força da água. Faça ela descrever essas sensações. Não pergunte apenas onde ela trabalha. Pergunte se ela gosta (sentimento) do que ela faz, pergunte o que é e fale da responsabilidade associada e de como isso pode ser gratificante (sentimento), do sucesso profissional dela e a conseqüente satisfação (sentimento). Agora o que você não pode fazer: Não fale dos seus problemas pessoais, não reclame de nada, não justifique nada, não culpe nada nem ninguém por problema algum. Não fique bêbado. Não tente analisar os problemas dela. Não reclame ou critique sua ex-namorada ou ex-mulher. Não finja ser alguém que você não é. Não fique contando vantagem por algo que fez ou é ou tem. E não fale de politica, religião, ou qualquer outro assunto tremendamente controverso. Se nessa fase a garota te achar monótono, ficar desinteressada, rejeitar ou ignorar você, isso significa que você não demonstrou tranqüilidade e confiança, ou não teve uma atitude bem humorada. Tudo o que importa nessa fase é ter a conversa iniciada, fazê-la dar o primeiro sorriso, e você poderá começar a descobrir o que é realmente importante para ela. Descobrir os valores dela O objetivo de descobrir os valores dela é descobrir o que ela quer de um homem e então mostrar esses valores em você mesmo para tornar-se mais atraente. Geralmente isso é fácil

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

93

porque esses valores costumam estar em você, mas é preciso saber quais são eles para torná-los evidentes. Não se deixe confundir pelo que ela diz aparentemente. Se ela diz que gosta de homens altos você não precisa tomar hormônios de crescimento. Se ela diz que admira homens ricos você não tem que desistir porque sua conta bancária é desanimadora. O que ela revelou até então são características, o que não importa realmente. Você ainda precisa descobrir quais são os valores, o que ela realmente quer. Usemos o exemplo do homem alto. Pergunte como ela se sente estando com um homem mais alto. Ela talvez lhe diga que se sente protegida por um homem alto. Isso é o que você quer saber. Um valor importante para ela é proteção. Ela quer sentir-se protegida e segura, não um homem alto necessariamente. Portanto o que você quer saber é o que ela sente, não o que ela diz que quer. Também não se preocupe de entender os valores dela! Se você ficar alucinando a respeito perderá um tempo enorme tentando algo desnecessário. Descubra que valores são esses e não tente entendê-los ou saber o que significam porque, quase sempre, ela também não tem a menor noção do que sejam. Palavras hipnóticas Quando você descobre os valores dela preste atenção nas palavras que ela usa para expressar os sentimentos que são importantes ou prazerosos para ela. Essas palavras tendem a aparecer constantemente na conversação. Usando essas mesmas palavras na sua conversação você estará alcançando seu inconsciente diretamente já que estas são as palavras que ela está mais familiarizada. Ouvindo você usar essas mesmas palavras fará com que ela goste muito mais do que você tem a dizer. Por exemplo: Você: “O que você considera mais importante em um relacionamento?” Ela: “Eu gostaria de uma pessoa que me faça sentir segura.” [você percebe “sentir segura”]

94

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Mais tarde na conversa você diz: “Não seria bom se você pudesse passar um tempo com um homem que te faça sentir-se à vontade pois sabe estar segura na sua presença? Alguém que te inspire e ao mesmo tempo te proteja? Eu sinto que isso pode acontecer agora mesmo, comigo.” Todas as pessoas têm desejos, sem exceção. Descubra quais são os desejos dela, sem se deixar distrair pelas coisas que ela diz pois essa parte é superficial, você quer saber o que ela sente. Assim você saberá o que ela sente falta. Então você pode se tornar o homem que vai preencher essa necessidade. Isso fará de você irresistível. Tome uma decisão logo Baseado nas respostas dela decida logo se você deve seguir adiante ou procurar a próxima oportunidade. Não fique insistindo num caso difícil quando no mesmo ambiente há várias outras mulheres que seriam mais acessíveis. Alguns sinais de que a sedução está funcionando •

Ela pergunta seu nome, inicia a apresentação.



Ela te dá elogios.



Ela ri e se mantém interessada na conversa, mesmo quando discorda de você.



Ela toca você.

Interrompa o encontro Termine cada encontro antes dela. Ou seja, antes de acontecer aquele momento desconfortável em que nenhum dos dois diz coisa alguma e então ela diz que tem que ir para casa. Se antecipe e antes que isso aconteça diga que você tem que ir para casa, e vá. Diga que a conversa está excelente e que está tarde e é hora de você ir embora, e que você ficará feliz de vêla novamente em outra ocasião. Isso irá surpreendê-la, já que praticamente todos os outros homens que saíram com ela pensam que por algum milagre, se ficarem por perto tempo suficiente, algo mais interessante irá acontecer. Não vai. Novamente, o mesmo princípio de ser diferente dos outros. Quando a conversa com a mulher está indo bem, ainda assim tem que chegar a um final. Talvez ela tenha que ir, ou você tenha que ir, ou simplesmente não dá para mantê-la totalmente interessada indefinidamente.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

95

Então qual seria a melhor maneira de terminar o encontro? Se você fosse um sujeito comum você pediria o telefone dela. Mas você não é comum, você é dominante. Você diz “Está excelente conversar com você e eu gostaria de continuar essa conversa em outro lugar.” Feito isso cale-se e fique olhando para ela! Você não disse que quer continuar a conversa outra hora, e sim em outro lugar. Se ela estiver muito interessada ela irá sugerir irem a outro lugar, provavelmente mais privado ou íntimo, agora mesmo. Senão seu simples silêncio e olhar sorridente farão com que ela diga algo. Ela não vai ficar em silêncio olhando para você para sempre. Uma de duas coisas irá acontecer: Se ela não está interessada o suficiente ela irá se despedir e irá embora. Ou então ela irá pedir o número do seu telefone ou irá oferecer o número dela. Note que você não pediu o número dela! Isso é o que 99% dos homens faria, e a mente dela irá perceber essa diferença. “…eu gostei dele e dei a ele o número do meu telefone…” Se ela pediu o número do seu telefone sempre pergunte quando ela irá telefonar. Isso marcará na mente dela uma data em particular, o que é melhor do que “um dia desses”. Muito importante: Se ela pedir seu número, só dê se você tiver o número dela também. Quando uma mulher pede seu número e não dá o número dela, as chances de que você irá ouvir o telefone tocas são mínimas. Ejetar! Você não vence todo o tempo. Meça o potencial de cada encontro e decida logo se vale a pena continuar nesse caminho ou então caia fora! Às vezes é simplesmente melhor dizer adeus e seguir adiante. Sabendo disso você sentirá menos pressão e até terá mais sucesso no final das contas. Às vezes a mulher simplesmente não é tão interessante quanto você imaginou inicialmente, ou você pode estar lidando com alguém que simplesmente não está interessada. Se você procurou realmente mostrar personalidade e bom humor e nada disso surtiu efeito, ejete! Um sujeito comum iria continuar e insistir até que a mulher, aborrecida e cansada dele, iria ejetálo ela mesma. Mas não é assim com você. Não esqueça de encerrar com respeito. Diga algo como “Foi bom te conhecer. Tenha uma boa noite.”

96

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Táticas importantes Toque físico Toque casual faz com que as pessoas lembrem melhor da conversação e das circunstâncias. Abrace, e pegue a garota pela mão casualmente. Faça isso de vez em quando de forma não exagerada, não force. Não dê a impressão de ser um pervertido e não fique procurando uma oportunidade para tocá-la o tempo todo, mas deixe que isso aconteça espontaneamente. Preste atenção ao modo que ela reage. É essencial porém que você comece isso cedo, desde o primeiro dia que a encontra, ou ela vai estranhar e se perguntar porque você “começou” a tocá-la. Procure fazer isso na presença de outras mulheres e elas automaticamente sentirão que é normal ter contato físico com você. Preste atenção ao modo que ela reage. Se vocês estão sozinhos e ela responde naturalmente aos toques não sexuais então passe a ser gradualmente mais sexual. Algumas áreas do corpo apesar de não serem obviamente sexuais têm conotação íntima: Palmas das mãos, a parte interna do cotovelo, orelhas, rosto, cintura, entre os dedos. Preste atenção ao modo que ela reage. Faça coisas que amantes fazem: Tire algo que ficou agarrado no cabelo dela, toque o rosto dela para tirar aquele cílio que caiu. Ela não irá se importar ou reagir negativamente, mas o inconsciente dela não sabe diferenciar esses toques vindos de você ou de um amante. Assim você passa suavemente de inocente a sensual. Preste atenção ao modo que ela reage. Na primeira vez que falar com ela, ao apertar a mão, faça-o por uma fração de segundo a mais do que faria normalmente. Isso é apenas longo o suficiente para ela perceber inconscientemente, mas ninguém mais irá perceber. Ao encontrar novamente com ela agora você não troca um aperto de mãos e sim um abraço, como é natural fazer, mas não exagere o abraço. Um abraço pode ser colocar seu braço por trás da cintura dela quando está ao lado e puxar o corpo dela junto ao seu por um instante. Ou então aperte a mão dela por um instante, mas sem balança-la, assim um aperto de mão casual toma subitamente uma forma sensual.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

97

Esses contatos desde o início fazem com que ela perceba inconscientemente que você é um homem dominante, que não esconde ou inibe sua sexualidade, como a maioria dos homens “comuns”. Você não é comum. Toque-a freqüentemente, toque-a desde o início. O sucesso do toque depende de ela perceber você como uma ameaça ou não. Isso ficará claro desde o início se você prestar atenção ao modo que ela reage. Não tenha pressa Tudo o que importa em sedução é fazer com que a mulher deseje você… intensamente! Se você mostrar pressa em começar um relacionamento físico você dará uma impressão de estar desesperado, de ser inexperiente, ou incapaz. Portanto não tenha pressa, deixe que ela tenha pressa! Não inicie o primeiro beijo. Dê a impressão naturalmente de que não tem certeza de querer seguir adiante. Não gaste dinheiro Pagar jantares deve ser um presente, um privilégio, que você dá a quem já estiver no seu círculo de relacionamentos. Muitas vezes eu sugiro que na primeira vez que se encontrarem que não seja para um jantar, mas apenas para uma bebida ou café, e se ela não quiser pagar o dela, dispense. O critério geral para decidir se você quer pagar algo para uma mulher que ainda não conhece intimamente é muito simples. Você pagaria a mesma coisa se fosse com um homem? Se a resposta é não, então não pague. Em geral evite a história toda de jantar juntos: Vá a um evento esportivo ou um show com ela, vejam um filme, tomem um café. Reserve jantares para quem você já é íntimo, e ir ao barzinho para quando estiver com mais pessoas. Também não pague nada para alguém que você acabou de encontrar. Não chegue no bar oferecendo uma bebida para ela. Nada. Porque se você o fizer estará se comportando exatamente como a maioria dos homens. Você quer primeiro descobrir se está interessado nela. Se estiver claro que você tem dinheiro, você está bem vestido, a circunstância deixa evidente que dinheiro não é problema para você, pergunte a ela se ela lhe pagaria um drink.

98

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Quando a conversa já estiver correndo bem e ela já deu sinais de estar interessada, diga que “Se você pagar o próximo drink, eu deixarei você me dar um beijo!”. Pareça ocupado Se uma mulher te deu o número do telefone dela, não ligue para ela na manhã do dia seguinte! Espera pelo menos um par de dias. Você não quer dar a ela a impressão de que ela é sua única opção. Nunca diga que ficou em casa fazendo nada. Se uma mulher telefona para você diga que acabou de chegar em casa. Não telefone para ela freqüentemente. Se encontrá-la por acaso porque trabalham no mesmo prédio ou, pior ainda, na mesma empresa, diga que está ocupado no momento e que ficará feliz de conversar com ela em outro momento. Mostre que você tem outras coisas importantes na sua vida além dela e que ela terá que competir pelo seu tempo. Você não é “fácil”. Quando algo custa pouco costumamos pensar que também vale pouco. As pessoas costumam confundir preço com valor. Você tem que estabelecer que seu valor é alto, e a maneira mais simples de fazê-lo é aumentar seu preço. Eis como fazê-lo: •

De vez em quando cancele encontros.



Nem sempre retorne os telefonemas e emails dela rapidamente.



Geralmente, e especialmente no início, termine o telefonema primeiro!



Nem sempre esteja disponível.

Faça que ela trabalhe para merecer você. De vez em quando diga para ela vir e pegar você de carro, gastar algum dinheiro com você, deixe que ela lhe faça favores e dê presentes. Fazendo coisas por você ela vai perceber e apreciar melhor suas qualidades, assim como você deve apreciar as dela. Não tolere desrespeito Algumas mulheres fazem isso para testar você, para medir seu valor relativo. Mas a maioria o fazem porque são rudes ou descuidadas e raramente encontraram um homem que as respeite mas que ao mesmo tempo exija respeito delas.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

99

Se a mulher lhe deixa esperando na frente da casa dela, ou esperando enquanto ela fala no celular interminavelmente, se ela cancela um encontro na última hora, ou qualquer outro comportamento rude ou imaturo, reaja imediatamente ou seu valor cai ao mesmo patamar da maioria dos outros homens: baixíssimo. •

Mostre que você não perde a calma com isso.



Mostre que você não vai reclamar ou lamentar como uma criança.



Mostre que isso não altera seu bom humor.



Mostre que você considera o comportamento dela desrespeitoso e que você não tolera isso em hipótese alguma.

Vamos ser apenas amigos? Idealmente isso nunca irá te acontecer… mas se uma mulher lhe disser “Vamos ser apenas amigos?” algo está muito errado. Se a sua intenção fosse ser amigo essa frase nunca teria vindo à tona, pois vocês seriam amigos. Mas se sua intenção é um relacionamento mais íntimo do que isso não permita que ela lhe coloque nessa posição. Diga que “Não, eu já tenho bastante amizades.” e ejete! Continuando nesse tipo de relacionamento você está se colocando na posição de quem não tem nada melhor para fazer do que passar tempo sendo mais uma amiga dela. O relacionamento nunca irá onde você quer ir, e mesmo que um dia vá, isso provavelmente seria nos termos dela e ela estaria em completo controle da situação. Como lidar com a rejeição Você ocasionalmente vai escutar um não. Não tome isso pessoalmente. Se sua aproximação não foi aceita isso apenas significa que você não usou a aproximação certa com aquela mulher, ou não aproximou-se da mulher certa. De uma forma ou de outra, não é nada pessoal contra você. Ocasionalmente você até mesmo terá sucesso na segunda tentativa quando fizer algo totalmente diferente. Se você observar alguns dos homens mais bem sucedidos, mestres na arte da sedução, verá que eles são rejeitados freqüentemente. O que eles entenderam é que eles não devem se importar nem um pouco com o sucesso ou o fracasso. Eles sabem que não precisam seduzir todas

100

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

as mulheres, não precisam persuadir todas as pessoas, nem mesmo precisam agradar ninguém em particular. O que os homens mais bem sucedidos sempre fazem é aprender o que funciona e o que não funciona. Eles observam e aprendem o tempo todo. E sabem que o que não funcionou hoje poderá funcionar amanhã.

Sedução para as mulheres Vimos nos capítulos anteriores que o obstáculo principal para a maioria dos homens é assumir uma atitude dominante e tomar a iniciativa, romper a barreira da primeira frase. Para as mulheres o desafio é de uma natureza totalmente diferente. Teoricamente a mulher dificilmente teria qualquer dificuldade em encontrar alguém para conversar. Se a intenção fosse sexo podemos assumir que praticamente qualquer mulher pode arrumar um homem disposto em questão de minutos. Mas geralmente o que a mulher quer não é apenas sexo, ela quer um homem com características específicas que a façam sentir-se bem e sentir que está na companhia de alguém interessante, que adiciona romantismo e emoção à sua vida. Primeiramente vamos estabelecer uma métrica diferente então para homens e mulheres. Consideraremos como sedução bem sucedida para a mulher conseguir encontrar um homem com as características que ela deseja. Conseguir um homem é fácil, conseguir um homem que ela quer estar com ele exige estratégia e preparação.

Que características ajudam a seduzir? Algumas características são indispensáveis, na seguinte ordem: •

Boa apresentação



Bom humor



Sorriso



Auto-confiança

Além dessas também é muito bom ter as seguintes características: Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

101



Saber criar toque físico



Atenção às oportunidades

Ao contrário dos homens, nas mulheres a aparência é um fator determinante pois ela influencia drasticamente as possibilidades de aproximação. A sedução da mulher é muito mais sutil e visual, e uma boa apresentação é essencial.

Expandir as possibilidades Você mulher lendo esse capítulo pode ter certeza de que há em algum lugar, geralmente próximo de você, um homem com as características que você deseja, e que se interessaria em conhecê-la. Não há um tipo físico de mulher universalmente indesejável e mesmo que algumas mulheres tenham uma aparência que atrai uma quantidade enorme de homens, não conheço nenhum estilo ou tipo físico de mulher que não atrairia homem algum. Você pode ser acima do peso, ou muito magra, ou muito alta, ou qualquer outra característica, e ainda assim haverá muitos homens interessados. O problema está em localizá-los e criar as oportunidades para que eles entrem em contato com você. Muitas mulheres insistem em busca um companheiro unicamente no ambiente de trabalho delas e no círculo de amizades delas. A quantidade de pessoas que as vêem e interagem com elas está reduzida às vezes a uma poucas centenas de pessoas. Mulheres geralmente sentem dificuldade em aproximar-se de homens desconhecidos e iniciar um diálogo. Se você apenas ficar aí sentada e esperar que um homem ideal apareça na sua vida, você provavelmente vai ter que esperar muito tempo, e não terá a oportunidade de escolher o homem com quem terá um relacionamento. A estratégia apresentada aqui, ainda que simples, irá aumentar drasticamente a quantidade de homens com quem você interage, para que você tenha oportunidades de escolher um deles. Não é necessário que você saia abordando os homens e arriscando parecer fácil, desesperada, ou colocando sua reputação em risco. Há uma forma mais sutil e eficiente: Você vai criar as condições ideais para que eles se aproximem de você.

102

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

Comece a participar de círculos sociais novos. Mude de academia, vá a novos clubes, visite novos bares, não saia apenas com o pessoal do seu trabalho, visite livrarias e bibliotecas. Procure estar nos lugares que os homens que você quer freqüentam. Se você quer um homem atlético vá caminhar na praia, freqüente as academias, compareça a eventos esportivos. Se você quer um homem religioso participe das festas da igreja. Movimentar-se para estar no espaço dele Se você está em uma festa, loja, ou qualquer ambiente onde você pode movimentar-se à vontade, simplesmente aproxime-se dele. Comece a olhar os DVDs ao lado dele, vejas os livros da mesma seção, escolha roupas no mesmo departamento. Não o siga pela loja ou pela festa, faça isso só uma vez ou só ocasionalmente. Mas aproxime-se o suficiente para que ele possa começar uma diálogo. Sorria, se houver uma oportunidade pergunte algo, ou até mesmo sugira algo a ele. Se ele gostar de você, o que depende da sua aparência mas também do seu sorriso e simpatia nesse momento, ele irá conversar com você, e então você não deixa que ele pare. Continue a conversa, faça mais perguntas, deixe ele notar que você está interessada em conversar. Se ele é muito tímido Talvez ele seja realmente muito tímido, e nas características dos homens que você gostaria de conhecer não consta o item “ser extrovertido”. Bom, nesse caso não vai ter outro jeito senão você mesmo começar um diálogo. Mostre interesse nele Homens sentem-se valorizados e apreciam quando você mostra interesse neles, mesmo que eles não se interessem por você. Não demora muito para que você comece a ver sinais claros de que ele está interessado, se você mostrar o mesmo. O homem tende a deixar bem claro rapidamente se ele é dominante ou submisso, tímido ou extrovertido, maduro ou inexperiente.

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

103

Personalidade É evidente que o capítulo sobre sedução para a mulher é muito menor do que o capítulo dos homens. Se você fizer uma busca na Internet sobre sedução para mulheres encontrará quase exclusivamente dicas de beleza, maquiagem, roupas, e inúmeras propagandas de produtos de moda e beleza. O foco mercadológico na beleza e aparência simplifica demais o universo da sedução feminina e acredito que o que é menos exposto e talvez mais importante logo depois da aparência é a personalidade, o bom humor.

Por onde começar? Muitas vezes me perguntam por onde começar. Então elaborei a seguinte lista, a mais breve possível, para você seguir passo a passo. Não importa seu nível de experiência, em persuasão ou sedução, a lista abaixo lhe dará uma base sólida para preparar-se usando este livro e outros recursos.

Aceitação da mudança Em primeiro lugar você precisa aceitar o fato de que há algo que você precisa aprender para tornar-se mais persuasivo e sedutor. Entenda que você vai ter que primeiramente mudar de atitude, mudar sua perspectiva. Você vai ter que deixar de ser alguém que pede, suplica, e falha; e passar a ser alguém “que sabe o que quer, e sabe como chegar lá”. A mudança não acontecerá da noite para o dia. Você precisará de dedicação, tempo, esforço, e prática. Se você ainda não é uma pessoa persistente e decidida, então seria melhor primeiro ler meu outro livro, Sucesso e Prosperidade.

Pratique gradualmente Não tente aprender tudo de uma vez. E não tente aprender tudo teoricamente primeiro para então sair a campo usando o que sabe. Ao contrário, leia gradualmente, execute cada

104

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

exercício, e então siga adiante. Pratique regularmente tudo o que leu até o momento, e sempre avance um pouco a cada dia. Evite deixar dias de intervalo entre uma leitura e a próxima. É preciso um bocado de coragem para viver a vida sem inibições e revelar nossos medos e convicções, para nós mesmos e para os outros. Por isso admiramos (e muitos invejam) aqueles que são capazes de assumir riscos. Mas eu não julgo ninguém por precisar de tempo para desenvolver essa característica. Muito do meu sucesso se deve à coragem de assumir riscos mas eu sei o quanto foi difícil fazê-lo nas primeiras vezes. Por isso insisto: faça os exercícios, não subestime a importância de seguir o método porque ele é necessário para vencer seus medos.

Saiba o que quer Não saia de casa tentando coisas que aprendeu aqui sem saber que direção quer seguir. Esteja consciente de que exercício deve fazer, de o que está procurando aprender, e seja criterioso em observar os resultados a cada passo.

Participe Visite meu web site regularmente: http://www.MiltonMiller.com Faça download dos meus livros, mantenha-se atualizado sobre as novas palestras e outros eventos. Mande sugestões e mantenha-se em contato. Visite também a comunidade que criei no Orkut onde você pode debater os assuntos que está estudando, fazer perguntas, e compartilhar o que descobriu: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=14445685

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

105

Índice AGRADECIMENTOS .........................................................................................................................................1 MILTON MILLER .................................................................................................................................................1 ROSANNA MILLER ..............................................................................................................................................1 NOTAS DOS AUTORES.....................................................................................................................................2 LEGENDA ............................................................................................................................................................2 INTRODUÇÃO.....................................................................................................................................................3 VOCÊ JÁ ESTÁ APRENDENDO ..............................................................................................................................3 QUEM DEVERIA LER ESTE LIVRO?......................................................................................................................4 O QUE ENSINO AQUI? .........................................................................................................................................4 ESTRATÉGIA ......................................................................................................................................................6 CONSISTÊNCIA ....................................................................................................................................................6 FOCO DINÂMICO .................................................................................................................................................9 A NATUREZA DA VERDADE ...............................................................................................................................9 Consenso .....................................................................................................................................................10 Consistência................................................................................................................................................11 Autoridade...................................................................................................................................................11 Revelação ....................................................................................................................................................12 Durabilidade...............................................................................................................................................12 Ciência ........................................................................................................................................................12 Persuadir com a verdade, dos outros ........................................................................................................13 EMOÇÃO ...........................................................................................................................................................14 Metáforas ....................................................................................................................................................14 Use emoção, não apenas lógica.................................................................................................................15 BREVIDADE ......................................................................................................................................................16 LIDERANÇA.......................................................................................................................................................16 ATITUDE POSITIVA ...........................................................................................................................................17 Fale positivo e confiante ............................................................................................................................18 Elogiar para seduzir...................................................................................................................................18 APRESENTAÇÃO .............................................................................................................................................19 OBJETIVO ..........................................................................................................................................................19

106

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

UMA IMAGEM VALE POR MIL PALAVRAS .........................................................................................................20 VISTA-SE PARA SEDUZIR ..................................................................................................................................21 PORQUE MUITAS PESSOAS NÃO SE VESTEM BEM?............................................................................................21 REGRAS BÁSICAS PARA VESTIR-SE BEM...........................................................................................................22 Vista-se melhor do que os outros...............................................................................................................22 Dê importância à sua apresentação ..........................................................................................................22 Use ternos escuros......................................................................................................................................23 Use camisas claras .....................................................................................................................................23 Gravatas contrastantes...............................................................................................................................24 Sapatos são importantes.............................................................................................................................24 Acessórios ...................................................................................................................................................24 Tipos de corpo feminino .............................................................................................................................25 Lingerie .......................................................................................................................................................27 Elegância feminina .....................................................................................................................................28 O que não usar............................................................................................................................................29 BAGAGEM .........................................................................................................................................................29 SEU CORPO .......................................................................................................................................................30 Higiene ........................................................................................................................................................30 Pele..............................................................................................................................................................30 Lábios..........................................................................................................................................................31 Cabelos........................................................................................................................................................31 Unhas ..........................................................................................................................................................32 Pés femininos ..............................................................................................................................................32 Bronzeamento .............................................................................................................................................32 Como emagrecer usando a cabeça ............................................................................................................33 CONVERSAÇÃO...............................................................................................................................................38 PRESTE ATENÇÃO .............................................................................................................................................38 REPETIÇÃO .......................................................................................................................................................39 REFLEXÃO ........................................................................................................................................................41 A amplitude e formato dos gestos ..............................................................................................................41 A tonalidade da voz ....................................................................................................................................42 O vocabulário empregado..........................................................................................................................42 COISAS EM COMUM ..........................................................................................................................................42 BOAS MANEIRAS ..............................................................................................................................................43 Cumprimento ..............................................................................................................................................43

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

107

Apresentações .............................................................................................................................................44 Conversações ..............................................................................................................................................44 Festas, bailes, night clubs ..........................................................................................................................45 Modos à mesa .............................................................................................................................................45 Hospedando ................................................................................................................................................45 Contato físico..............................................................................................................................................46 Em movimento.............................................................................................................................................46 Transportes .................................................................................................................................................46 TÁTICAS ESPECIAIS ......................................................................................................................................48 PADRÕES DE CONVERSAÇÃO ............................................................................................................................48 “O que você faz?” ......................................................................................................................................48 Quando alguém não sabe o que quer ........................................................................................................51 Afirmações embutidas ................................................................................................................................51 Comandos embutidos..................................................................................................................................53 Concordância não verbal...........................................................................................................................53 Não faça perguntas que seja fácil de responder “não”............................................................................54 Ganhando tempo.........................................................................................................................................54 Obtendo permissão para vender ................................................................................................................54 Vai acontecer, acontecendo, aconteceu.....................................................................................................55 Presunção....................................................................................................................................................55 RESISTÊNCIA ....................................................................................................................................................57 Prevenir resistência futura.........................................................................................................................57 Verificar quem decide.................................................................................................................................58 Diplomacia..................................................................................................................................................58 Progressão e regressão ..............................................................................................................................59 AMOSTRAS .......................................................................................................................................................60 Eu uso amostras..........................................................................................................................................60 Entrevista de emprego................................................................................................................................61 FALAR EM PÚBLICO ..........................................................................................................................................62 RELACIONAMENTOS ....................................................................................................................................64 HOMENS X MULHERES .....................................................................................................................................64 Os conflitos da mulher................................................................................................................................65 Paixão Percebida........................................................................................................................................67 O Novo Homem das Cavernas ...................................................................................................................68 Dois homens................................................................................................................................................69

108

Copyright © 2006 Milton Miller

Persuasão e Sedução

RELACIONAMENTO EXPONTÂNEO X PROMOVIDO ............................................................................................70 RELACIONAMENTOS SÃO COMO LIVROS ..........................................................................................................71 PRECISAR X QUERER.........................................................................................................................................72 ASSUMA RESPONSABILIDADE ..........................................................................................................................72 NADA ESTÁ ERRADO ........................................................................................................................................73 HONESTIDADE ..................................................................................................................................................74 NÃO SE OFENDA ...............................................................................................................................................75 INTERROMPA AS BRIGAS, DELIBERADAMENTE ................................................................................................75 NÃO ESPERE PELO QUE VOCÊ QUER .................................................................................................................76 SAIBA O QUE QUER ...........................................................................................................................................78 SEDUÇÃO ...........................................................................................................................................................79 COMO POSSO SEDUZIR UMA PESSOA EM PARTICULAR? ...................................................................................81 A REGRA DOS 3 SEGUNDOS ..............................................................................................................................82 ENCONTROS DE 30 MINUTOS............................................................................................................................83 SEDUÇÃO PARA OS HOMENS.............................................................................................................................84 Que características ajudam a seduzir?......................................................................................................85 O homem que ela quer................................................................................................................................86 As mulheres gostam de sexo.......................................................................................................................87 Primeiro passo: Localize............................................................................................................................88 Segundo passo: Aproxime-se .....................................................................................................................90 Terceiro passo: Comunique-se ..................................................................................................................92 Táticas importantes ....................................................................................................................................97 SEDUÇÃO PARA AS MULHERES .......................................................................................................................101 Que características ajudam a seduzir?....................................................................................................101 Expandir as possibilidades.......................................................................................................................102 POR ONDE COMEÇAR? ....................................................................................................................................104 Aceitação da mudança .............................................................................................................................104 Pratique gradualmente.............................................................................................................................104 Saiba o que quer .......................................................................................................................................105 Participe....................................................................................................................................................105 ÍNDICE ..............................................................................................................................................................106

Persuasão e Sedução

Copyright © 2006 Milton Miller

109

É muito melhor querer coisas grandiosas, mesmo que às vezes marcadas por fracassos, do que juntar-se aos pobres miseráveis que nunca desfrutaram muito nem sofreram muito, porque vivem no crepúsculo cinzento que não conhece vitória ou derrota. – Theodore Roosevelt

Persuasão e Sedução, de Milton & Rosanna Miller Milton Miller era engenheiro de software e teve a vida marcada por altos e baixos financeiros e pessoais, divórcio, falência e insucessos de todo tipo. Em 2002 começou a estudar a psicologia do sucesso e riqueza, e as idéias que nos fazem vencer ou perder. Desde então tornou-se empresário de sucesso, consultor de empresas, investidor, escritor e palestrante bem sucedido.

Rosanna Miller é consultora de moda, empresária, e investidora de sucesso. Desde que mudou-se para os Estados Unidos a poucos anos, Rosanna pesquisou e desenvolveu a arte de vestir-se bem, maquiagem, e apresentação pessoal.

Juntos Milton e Rosanna decidiram colocar em um único livro todas as lições mais importantes sobre persuasão e sedução que aprenderam durante suas carreiras de sucesso.

Ao ler Persuasão e Sedução você irá aprender a persuadir de maneira que jamais imaginou ser possível. Este livro é sobre fazer com que as pessoas façam o que você quer! Especialmente pessoas que você não conhece. Esta será uma experiência única para você. Muito do que você vai encontrar aqui está no limiar da tecnologia da comunicação pessoal e controle mental.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF