SAUER, Carl O. a Morfologia Da Paisagem-Fichamento

November 25, 2018 | Author: Marcia C. Dias | Category: Geography, Landscape, Nature, Time, Thought
Share Embed Donate


Short Description

Fichamento...

Description

SAUER, Carl O. A morfologia da paisagem 1.

“[...] geografia [...] o estudo da diferenciação de área ou corologia”. (p. 14) “[...] corologia [...] conhecimento da expressão variada das diferentes partes da superfície da terra”. (p. 16) “Os “Os alem alemãe ãess a trad traduz uzira iram m como como and andsc scha haft fts! s!un unde de ou "nd "nder er!u !und nde# e# o conhecimento da paisagem ou das terras” . (p. 16) “$%s insistimos em um lugar para uma ci&ncia 'ue encontra seu campo inteir inteirame amente nte na paisag paisagem# em# na (ase (ase da realid realidade ade signif significa icativ tiva a da relaçã relação o corol%gica. Os fen)menos 'ue comp*em uma área não estão simplesmente reunidos# mas estão associados ou interdependentes”. (p. 17) “+ tarefa da geografia , conce(ida como o esta(elecimento de um sistema crítico 'ue envolva a fenomenologia da paisagem# de modo a captar em todo o seu significado e cor a variada cena terrestre. [...] -sse cenário inclui os tra(alhos do homem como uma expressão integral da cena. [... ] Os o(etos 'ue existem untos na paisagem existem em inter/relação”  (p.  (p. 22) “O termo 0paisagem1 , apresentado para definir o conceito de unidade da geografia# para caracterizar a associação peculiarmente geográfica de fatos. [...] 2aisagem , o e'uivalente ingl&s para o termo 'ue os ge%grafos alemães estão usando amplamente. [...] -la pode ser# portanto# definida como uma área composta por uma associação distinta de formas# ao mesmo tempo físicas e culturais”. (p. 23) “$%s estamos interessados na'uela parte da paisagem 'ue nos diz respeito como seres humanos por'ue n%s somos parte dela# vivemos com ela# somos limitados por ela e a modificamos”. (p. 29) “3 uma a(stração forçada# para# a (oa (oa tradição geográfica# geográfica# um tour de force# considerar a paisagem desprovida de vida. 2or'ue n%s estamos primeiramente interessados em culturas 'ue se desenvolvem com vigor original a partir do (erço de uma paisagem natural”. (p.. 29) “+ geografia (aseia/se# na realidade# na união dos elementos físicos e culturais da paisagem. O conte4do da paisagem , encontrado# portanto# nas 'ualidades físicas físicas da área 'ue são importante importantess para o homem e nas formas do seu uso da área# em fatos de (ase física e fatos da cultura humana”. (p. 29) “5á uma forma estritamente geográfica de se pensar a cultura# a sa(er# a marca da ação do homem so(re a área. 2odemos pensar nas pessoas como 1 Fichamento por Marcia Cristina de Oliveira Dias – Bolsista Faperj Faperj – Jan2014

associadas dentro e com uma área# como podemos pensar nelas como grupos associados por descend&ncia ou tradição”. (p. 30) “$ão podemos formar uma ideia de paisagem a não ser em termos de suas relaç*es associadas ao tempo# (em como suas relaç*es vinculadas ao espaço. -la está em um processo constante de desenvolvimento ou dissolução e su(stituição”. (p. 42) “$o sentido corol%gico# entretanto# a modificação da área pelo homem e a sua apropriação para o seu uso são de import6ncia fundamental. + área anterior 7 introdução de atividade humana [...] podemos chamar de paisagem natural# original. $o seu todo# ela não mais existe em muitas partes do mundo”. (p. 42) “+s aç*es do homem se expressam por si mesmas na paisagem cultural. 2ode haver uma sucessão dessas paisagens com uma sucessão de culturas. [...]  com o homem expressando seu lugar na natureza como um agente distinto de modificação”. (p. 43) “+ paisagem cultural então , sueita 7 mudança pelo desenvolvimento da cultura ou pela su(stituição de culturas”. (p. 43) “+ divisão de formas em naturais e culturais , a (ase necessária para determinar a import6ncia da área e o caráter da atividade humana”. (p. 43) “+ paisagem natural está sendo su(metida a uma transformação nas mãos do homem# o 4ltimo e para n%s o fator morfol%gico mais importante”. (p. 56) “O estudo da paisagem cultural ,# at, agora# um campo preponderantemente não cultivado. 8esco(ertas recentes no campo da ecologia vegetal   provavelmente propiciarão muitas pistas 4teis para o ge%grafo humano# pois a morfologia cultural poderia ser chamada de ecologia humana”.  (p. 56) “+ paisagem cultural [...] são todas as o(ras do homem 'ue caracterizam a  paisagem. 9om (ase nessa definição# em geografia não nos preocupamos com a energia# costumes ou crenças do homem# mas com as marcas do homem na paisagem”. (p.. 57) “+ paisagem cultural , modelada a partir de uma paisagem natural por um grupo cultural. + cultura , o agente# a área natural , o meio# a paisagem cultural o resultado. :o( a influ&ncia de determinada cultura# ela pr%pria mudando atrav,s do tempo# a paisagem apresenta um desenvolvimento#  passando por fases”. (p. 59) “9om a introdução de uma cultura diferente# isto ,# estranha# esta(elece/se um reuvenescimento da paisagem cultural ou uma nova paisagem se so(rep*e so(re o 'ue so(rou da antiga. + paisagem natural , evidentemente de fundamental import6ncia# pois ela fornece os materiais com os 'uais a  paisagem cultural , formada”. (p. 59)

“$%s nos preocupamos com a import6ncia do sítio em relação ao homem e tam(,m com a transformação desse sítio. +o mesmo tempo# lidamos com a inter/relação do grupo# ou culturas# e sítio# como expressos nas várias  paisagens do mundo”. (p. 68)

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF