Roteiro de Estudos

January 9, 2017 | Author: Israel | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Roteiro de Estudos...

Description

ROTEIRO

DE TREINAMENTO – MEDGRUPO

Prezado aluno! Nós da Equipe Acadêmica do MEDGRUPO, a partir da experiência acumulada em todos esses anos na preparação para o concurso de Residência Médica, e em conjunto com o relato de nossos vitoriosos alunos, organizamos uma lista com as TRÊS ETAPAS do treinamento ideal para as provas. Confira!

ETAPA 1: AULA Esqueça aqueles conselhos frustrantes de que você sempre deve estudar os temas antes das aulas! Isso é tão impraticável quanto desanimador... A aula é (e será) quase sempre o primeiro contato com uma determinada matéria. É fundamental que se mantenha com atenção máxima à explicação do professor. Se possível, tome notas sobre a aula, pelo menos dos tópicos principais. As anotações são importantes porque servem como um vínculo para relembrar o que foi dito, assim como um RESUMO do assunto para aqueles que gostam de estudar anotando. O professor que está passando o assunto conhece as nuances mais cobradas em prova; ele, inclusive, sabe os assuntos mais pedidos e como são pedidos. Assim, ele se torna um grande facilitador, passando o que é mais frequente e mais importante dentro de cada assunto. Preste atenção também aos comentários daquele professor sobre como estudar a apostila referente àquela aula: esses comentários podem ser simplesmente vitais quando você se depara com aquela apostila mais densa. E qual é a melhor forma de se tomar notas? Pode ser a tradicional, no seu caderno, linha após linha, ou pode ser através de esquemas, diagramas ou mapas mentais. Muita gente também gosta de anotar os assuntos usando seus computadores ou tablets! O recurso é válido; pedimos somente que tenha cuidado com as distrações que podem aparecer... Bloqueie o sinal da internet e possíveis mensagens que possam chegar ao seu dispositivo. O momento da aula é crucial para seu aprendizado e aprovação.

ETAPA 2: LEITURA DA APOSTILA Quando estamos falando sobre técnicas de estudo, precisamos fazer, de início, duas ressalvas im-portan-tís-si-mas! A primeira delas é que você deve usar a técnica que mais se encaixa com a sua forma de pensar! A segunda é que nunca, jamais, sob nenhuma hipótese, a técnica pode dominar você, a ponto de paralisá-lo. Explicamos: num dia em que você não queira aplicar aquela técnica com todo o rigor, isso não quer dizer que o seu estudo foi por água abaixo! Não, de forma alguma... A técnica é a sua ferramenta e não o contrário. Estude da forma que quiser, sempre. ATENÇÃO COM UM ALIADO QUE ÀS VEZES “ATRAPALHA”: O tempo!!! Muitas vezes ficamos com medo de utilizar uma técnica preocupados com o tempo que vai levar para colocá-la em prática. Mas devemos lembrar também que, se não estudarmos corretamente, teremos de voltar àquele assunto várias outras vezes... Sugerimos que você utilize a técnica de leitura chamada SQ3R, com os seus passos em sequência: S --> Survey – adapta-se esta palavra do inglês como sobrevoo: nesta etapa, sobrevoe o texto, namore as figuras do capítulo, leia os títulos e subtítulos das seções. É como se você estivesse folheando uma revista, sem muita regra e sem muita concentração. Apenas conheça o terreno. Q --> Questions – formule perguntas sobre o que você quer saber sobre o tema: “o que é isso mesmo?”; “e aquilo, o que é mesmo?”; “como eu trato isso e qual é o nome da cirurgia mesmo?”; “quais são mesmo os principais tipos histológicos de determinado tumor?”; “o que o professor falou durante a aula sobre este tema?” e por aí vai. O fato de você criar algumas dúvidas sobre o tema prepara seu cérebro para começar a responder e abrir espaço para o conhecimento. 3R: 1º R --> Read – leia o texto tópico a tópico, parágrafo a parágrafo, olhando cada figura com cuidado. 2º R --> Recite – mentalmente, fale, com suas palavras, sobre o que você acabou de ler. Responda às perguntas que você criou no Q (isto pode ser feito escrito ou apenas mentalmente). 3º R --> Revise – neste momento, você pode fazer um resumo do assunto, um mapa mental sobre ele ou realizar exercícios da apostila sobre o tema. Além da revisão que você faz logo após a leitura, existe a revisão contínua do assunto. Deixe essa segunda revisão mais para o segundo semestre, quando lhe diremos estatisticamente os temas que mais caem. No final do ano, temos ainda o INTENSIVÃO e o RAC, que têm a missão de resgatar conceitos centrais sobre a sua prova bem pertinho dela.

ETAPA 3: QUESTÕES Esta etapa é muito importante. Um estudo recente realizado por psicopedagogos na Europa mostrou que, dentre as técnicas de estudo, a efetiva na sedimentação e revisão de conhecimentos seria a REALIZAÇÃO de QUESTÕES. Chega a ser duas vezes mais efetiva que outras técnicas (grifar, sublinhar, releitura, etc). Questões sobre os assuntos que vão cair na prova do final do ano estão aos montes. São mais de 50.000, dispostas em três locais principais: apostila, site e MEDSOFT®. Eis que surge o questionamento... Quantas questões fazer? Observe: ao final de cada apostila, existe um conjunto de selecionadíssimas questões sobre os temas da apostila! Então, aí estarão os exercícios fundamentais... TODOS eles – pelo menos – deverão ser feitos! Você prefere ler OU assistir à explicação de cada questão pelos professores da nossa equipe OU os dois? Lembre-se da ressalva: as técnicas e sugestões devem se adaptar a você e NÃO o contrário, ok? A realização de provas antigas das bancas que você irá prestar é MUITO IMPORTANTE! Essa atividade te permite conhecer o estilo da banca... Você consegue perceber quais assuntos preferidos dos examinadores, quais temas ou tópicos daquele assunto que são mais pedidos, e COMO cada um dos tópicos é perguntado! A grande vantagem, no final das contas, é ganhar INTIMIDADE com o estilo daquela prova! Por outro lado, a realização de provas de OUTRAS bancas permite que você conheça mais tipos de questões, mais tipos de cobranças dos assuntos, e se familiarize com pegadinhas e armadilhas diferentes. Muitas vezes uma banca resolve surpreender na sua prova e, dessa forma, você se prepara também para a surpresa, não ficando limitada ao estilo geral da banca (que pode simplesmente mudar 100% de um ano para outro).

SUGESTÕES:

a) Tire um dia ou um turno inteiro para este fim. Você pode ainda fragmentar esse momento, realizando-o  diariamente (é até mais efetivo). b) Aproveite cada alternativa para revisar: procure razões para ser falsa ou verdadeira. Não a julgue simplesmente, dê “volume de conhecimento” para negar cada alternativa errada. ATENÇÃO: não queira ser mais esperto que a questão! Um erro muito comum que percebemos em muitos alunos é achar que todas as questões têm pegadinha, maldade... Fique atento ao conceito principal da questão; tente pensar com a mentalidade do autor: o que ele queria que eu soubesse nessa questão?

c) Leia os comentários escritos ou assista aos comentários em vídeo de cada questão.



d) Em caso de dúvidas, pesquise! Lembre-se que cada dúvida vira uma certeza após a pesquisa.

e) Selecione 10-20 questões que geraram mais dúvidas, que fazem uma boa revisão do tema, que possuem um comentário mais abrangente, pois no momento da revisão você poderá voltar de forma mais direcionada a elas. f)

Por mais que a sua semana pareça muito atarefada, crie tempo, se organize, queremos que você, além das atividades médicas tradicionais e de estudo, consiga associar atividades sociais e esportivas. Tire momentos de folga da “medicina” e se sinta na obrigação em dedicar um tempo para você. Descanse a mente, exercite o corpo, durma e alimente-se bem!

Estamos aqui para te dar todo o apoio possível, sempre! Agora, mãos à obra e bons estudos!

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF