Módulo II Fundamentação Espírita: A Prática Mediúnica
Roteiro 4 Concentração Mediúnica
! Concentração Mediúnica Concentrar si"ni#ica reunir num centro$ Fa%er con&er"ir ou tornar mais denso' mais ati&o (ual(uer ato$ Pode ainda di%er respeito a reunir as #orças num ponto determinado' aplicar a atenção em al"um assunto: meditar pro#undamente$ Concentração seria o mesmo (ue união de #orças$ Em termos de concentração mediúnica' podemos a#irmar (ue constitui meio e#ica% para se a)rirem as portas (ue #acultam o tr*nsito dos desencarnados' no incessante interc*m)io (ue documenta a a so)re&i&+ncia so)re&i&+ncia e e,pressa a &alidade das a(uisiç-es morais intrans#erí&eis$ ./! 0esse sentido' consideremos a concentração mental de modo di&erso dos (ue a comparam a interruptor i nterruptor de #ácil mane1o (ue' acionado' o#erece passa"em 2 ener"ia comunicante' sem mais cuidados$$$ A concentração' por isso mesmo' de&e ser um estado 3a)itual da mente em Cristo e não uma situação passa"eiro 1unto ao Cristo$ .!
A concentração mediúnica 5 a )ase das comunicaç-es espíritas$ 6uando a concentração 5 de#iciente' não 3á )oa produção mediúnica e' em determinadas situaç-es' 5 possí&el mesmo (ue não ocorra mani#estação de Espíritos$ Muitos estudiosos do Espiritismo se preocupam com o pro)lema da concentração' em tra)al3os de nature%a espiritual$ 0ão são poucos os (ue esta)elecem padrão ao aspecto e,terior da pessoa concentrada' os (ue e,i"em determinada atitude corporal e os (ue esperam resultados rápidos nas ati&idades dessa ordem$ Entretanto' (uem di% concentrar' #orçosamente se re#ere ao ato de con"re"ar al"uma coisa$ .$$$! 7oa concentração e,i"e &ida reta$ .4!
8! Mecanismos da Concentração Mediúnica Como (ual(uer outra ati&idade' a concentração se desen&ol&e pelo e,ercício$ Assim' o m5dium principiante de&e armar9se de paci+ncia e de perse&erança' at5 (ue consi"a praticá9la ade(uadamente$ Para tanto' o m5dium de&e aprender a utili%ar duas #erramentas importantes: o pensamento e a &ontade$ 8$ ; pensamento ; Pensamento 5 #orça criati&a' a e,teriori%ar9se' da criatura (ue o "era' por interm5dio de ondas sutis' em circuitos de ação e reação no tempo' sendo tão mensurá&el como o #ot .$$$! a ener"ia coa"ulante de nossas aspiraç-es e dese1os$ .88! ; pensamento 5 um atri)uto do Espírito$ > uma re#le,ão' ou um processo mental' criado ou re#letido de outrem$ A)ran"e o (ue sentimos e o (ue compreendemos$ > o resul9 tado de uma operação mental' se1a como #ruto de um e,ame' ou de uma re#le,ão' na meditação ou na ima"inação' a res9 peito de al"uma coisa #ísica ou meta#ísica$ .?! Assim' (uando a pessoa pensa' ela emite uma esp5cie de mat5ria sutil radi9 ante' muito &i&a e com "rande poder de plasticidade$ Entretanto' ele @o pensamento ainda 5 mat5ria a mat5ria mental' em (ue as leis da #ormação das car"as ma"n5ticas ou dos sistemas at por ela (ue eles se apro,imam e #a%em as li9 "aç-es necessárias para (ue ocorra o intercam)io mediúni9 co$ 0o 3omem a corrente mental assume #eição mais ele&ada e comple,a$ 0o c5re)ro 3umano .$$$!' ela não se e,prime tão só 2 maneira de impulso necessário 2 sustentação dos circu9 itos or"*nicos' com )ase na nutrição e reprodução$ > pensa9 mento continuo' #lu,o ener"5tico incessante' re&estido de poder criador inima"iná&el$ Esta)elecida a corrente mental' ei9la' .$$$! (ue se espraia so)re o cosmo celular em (ue se mani#esta' mantendo a #á)rica admirá&el das unidades or"*9 nicas .$$$!$ 8? A corrente mental' se"undo anotamos' &itali%a' particular9 mente' todos os centros da alma e' conse(Nentemente' todos os núcleos endócrinos e 1unturas ple,i#ormes da usina #ísica' em cu1a urdidura disp-e o Espírito de recursos para os ser&i9 ços da emissão e recepção' ou e,teriori%ação dos próprios
Instalada a corrente mental' o resultado será a "eração de um circuito mediúnico' (ue #ornece campo propicio 2 transmis9 são da mensa"em do Espírito comunicante$ Com a #ormação e manutenção do circuito mediúnico' o m5dium re"istra o pensamento e os sentimentos do Espírito comunicante' dan9 do9l3e a oportunidade de ser ou&ido ou &isto pelos encarna9 dos$ Aplica9se o conceito de circuito mediúnico 2 e,tensão do campo de inte"ração ma"n5tica em (ue circula uma corrente mental' sempre (ue se manten3a a sintonia psí(uica entre os seus e,tremos ou' mais propriamente' o emissor e o recep9 tor$ .8?! ; emissor 5' na reunião mediúnica' o Espírito comu9 nicante' sendo o m5dium o receptor da comunicação espírita$ .$$$! ; circuito mediúnica' dessa maneira' e,pressa uma L&on9 tade9apelo e uma L&ontade9resposta' respecti&amente' no tra1eto ida e &olta' de#inindo o comando da entidade comuni9 cante e a concord*ncia do m5dium' #en
Thank you for interesting in our services. We are a non-profit group that run this website to share documents. We need your help to maintenance this website.