ROCOCÓ NO BRASIL

December 18, 2018 | Author: bakurilicious | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download ROCOCÓ NO BRASIL...

Description

ROCOCÓ NO BRASIL

O Rococó nasceu em Paris, coincidindo com o reinaldo de Luís XV (1723-1774). Por volta de 1760 já era considerado ultrapassado na França, mas continuou em moda em outros países. Até o final do século continuou a ornamentar os luxuosos castelos e igrejas da Alemanha, da Austrália, da Áustria e da Europa Central. O nome rococo é derivado de rocaille, referente a conchas e seixos que ornamentam grotas e fontes, e surgiu como um estilo de decoração de interiores. Em certos aspectos, o estilo rococo se assemelha ao significado da própria palavra. As artes decorativas foram um campo privilegiado para essa ornamentação delicada, curvilinear. Os pisos eram revestidos com elaborados padrões em folha de madeira, a mobília era ricamente marchetada, decorada com estofamento em gobelin e incrustações em marfim e casco de tartaruga. Roupas, talheres e porcelanas também eram sobrecarregados com desenhos de flores, conchas e folhas. Até o desenho das carruagens trocava as linhas retas por floreios e arabescos, e os cavalos eram ajaezados com plumas imensas e arreios cravejados de pedras preciosas. A arte rococó era tão decorativa e não-funcional quanto a aristocracia que a adotou.

PINTANDO PIQUENIQUES NO PARQUE

Depois da morte de Luís XIV, em 1715, a aristocracia trocou Versalhes por Paris, onde os salões das enfeitadas casas urbanas sintetizavam o estilo rococó. A nobreza tinha uma vida frívola, dedicada ao prazer, refletida num tipo de pintura bem característico, a "fetê galante", mostrando jovens elegantemente trajados em brincadeiras ao ar livre. Os quadros de Antoine Watteau (1684-1721), François Boucher (1703-1770) e Jean-Honoré Fragonard (1732-1806) assinalam essa mudança da seriedade e da grandiosidade para o fútil e superficial na arte e na sociedade francesas. Na "Peregrinação a Citeta", de Watteau, casais românticos brincam numa ilha encantada onde reinam a eterna juventude e o amor. Boucher pintou também pastores e pastoras belamente vestidos entre ávores frondosas, nuvens espessas e ovelhas dóceis. Na "Peregrinação a Citeta", de Watteau, casais românticos brincam numa ilha encantada onde reinam a eterna juventude e o amor. Boucher pintou também pastores e pastoras belamente vestidos entre ávores frondosas, nuvens espessas e ovelhas dóceis. O estilo de Boucher era exatamente superficial. Ele recusava a pintar a vida, dizendo que a natureza era "verde demais e mal-iluminada". Seus bonitos quadros de nus em poses sedutoras faziam grande sucesso entre a aristocracia decadente. Os quadros de Fragonard eram igualmente leves e excessivamente ataviados. Em seu famoso "O balanço", num gesto provocante, uma jovem sentada num balanço atira longe a sandália de cetim enquanto um admirador espia as suas calçolas de renda.

ARTE ROCOCÓ Salão dos Espelhos, Cuvilliés, 1734-39, Amalienburg, Alemanha. O melhor exemplo de

um interior rococó é o Salão dos Espelhos, projetado por François de Cuvilliés (1698-1768), que havia sido, anteriormente, bobo da corte. Essa "maison de plaisance", ou casa do prazer, é profusamente decorada, porém com delizadeza. Uma série de espelhos, portas e   janelas em arco se destaca entre as linhas curvilineas de plantas, cornucópias, animais e instrumentos musicais - tudo em prata banhada em ouro, sobre um frio fundo azul. As curvas ascendentes e descendentes dos ornamentos fazem desse aposento um tour de force do estilo rococo. Características:

CLIMA: Leve, vivaz, superficial, cheio de energia. DECORAÇÃO INTERIOR: Marchetaria elaborada, painéis pintados, enormes espelhos deparede. FORMAS: Curvas sinuosas em formas de S e C, arabescos, floreados semelhantes a fitas. ESTILO: Leve, gracioso, delicado. CORES: Branco, prata, ouro, tons suaves de rosa, azul e verde. PALAVRAS-CHAVES FRANCESAS: la grâce (elegância), le goút (gosto refinado),

Casa Milá, Gaudí, 1907, Barcelona. Embora o rococó pelo artifício fosse estranho ao

arquiteto espanhol Antonio Gaudi (1852-1926), seu trabalho incorporou as curvas sinuosas desse estilo. O gênero de Gaudí nasceu do Art Nouveau e se baseou no desejo de alijar a tradição e assumir as formas aleatórias da natureza. *Na recusa das linhas retas e na predominância do efeito ondulante - com janelas semelhantes a folhas de nenúfar -, esse prédio de apartamentos é herdeiro do rococo.

ARQUITETURA ROCOCÓ: DECORAÇÃO DE INTERIORES

No século XVIII, as fachadas dos prédios continuavam barrocas, mas foram sendo gradualmente substituídas pelo neoclássico. No interior das residências de Paris, porém, assim como nas igrejas e nos palácios da Alemanha, da Áustria, de Praga e de Varsóvia, o rebuscado rococó dominava o cenário.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF