RM1100050410_TOTVS_Manutencao

June 8, 2019 | Author: animeja | Category: Tire, Average, Calculus, Industries, Life
Share Embed Donate


Short Description

Totvs Manual do Módulo de Manutenção...

Description

TOTVS Manutenção

0800 709 8100 totvs.com

Todos os direitos reservados.

Planejamento e controle orçamentário

1

     o       i      r       á      m     u       S

2

TOTVS Manutenção

TIPOS DE OBJETO DE MANUTENÇÃO Tipos de Objetos de Manutenção Objeto de Manutenção Instalação do Objeto de Manutenção Controle de Pneu ASSISTÊNCIA TÉCNICA Atendimento Contrato de Manutenção Agendamento Índice de Acompanhamento OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO Plano de Manutenção Mão de Obra Ordem de Serviço Ordem de Serviço para Terceiros Geração de Objeto de Manutenção de Produto Importação de Lançamento de Indicadores de Uso Aplicação de Produtos Segmentação de Produtos Vida Útil Apropriação Direta e Medição de Consumo INTEGRAÇÃO Integração com TO TOTVS TVS Gestão do Relacionamento com o Cliente (RM Agilis) Integração com TO TOTVS TVS Gestão de Estoque, Compras e Faturame Faturamento nto (RM Nucleus) Integração com TO TOTVS TVS Gestão Patrimonial (RM Bonum) EXERCÍCIOS EXERCÍCI OS COMPLEMENTARES

3 3 10 31 32 34 34 37 39 41 41 45 50 51 63 64 64 66 67 67 69 72 72 74 74 75

Todos os direitos reservados.

TIPOS DE OBJETO DE MANUTENÇÃO Tipos de Objetos de Manutenção O parque alvo da manutenção é composto por objetos que podem ser equipamentos, veículos, veículos, máquinas, estruturas e componentes de instalações. Definir Definir uma Tipologia do parque é segmentá-lo por similaridade técnica e demanda de manutenção. A partir de tal segmentação é possível avaliar, planejar e executar ações de manutenções que devem ser aplicadas aos Objetos de Manutenção. Ao definir os tipos de objetos de manutenção estabelecemos o que será mapeado, equipamentos e os seus subconjuntos, que também são tratados como objetos de manutenção. Para cada Tipo é necessário definir o padrão e nome do primeiro e segundo(opcional) identificador, bem como os dados importantes que deverão ser levantados e cadastrados no processo de Mapeamento. Para definir a tipologia dos objetos de manutenção do parque, o usuário deverá acessar: “Opções / Parâmetross / Tipos de Parâmetro d e Objetos de Manutençã Ma nutenção” o”. Na tela de visão é possível incluir, editar, excluir, atualizar, navegar pelos registros, localizar um registro, configurar colunas, exportar dados, imprimir relatórios, acessar Anexos, acessar Processos e aplicar filtros.

Fig. 1

Pasta Identificação Os identificadores podem ser um número de série, uma placa de veículo e etc. Para os identificadores poderá ainda ser definida uma máscara como no exemplo da figura 1 veremos mais tarde no cadastro de Objeto de Manutenção a aplicação da máscara no campo primeiro identificador. Alguns Objetos de Manutenção fazem apropriação de produtos sem a necessidade de abertura de uma ordem de serviço. Por exemplo: veículos requerem graxa, lubrificantes, combustíveis e outros produtos que podem ser apropriáve ap ropriáveis is diretamente. diretame nte. Nesse caso marque mar que a opção “Apropriação direta dir eta de produto(s)?” produto( s)?”. Crie um movimento de apropriação direta de produto no Gestão de Estoque e Faturamento e em seguida no Gestão de Manutenção acesse Opções / Parâmetros / Sistema, Sistema, Pasta Movimentos e marque marque a flag “Controla Apropriação Direta de Produto(s)” e informe tipo de movimento de apropriação direta cadastrado no Gestão de Estoque e Fatur Faturamento. amento.

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

3

Múltiplos Indicadores de Uso permite marcar o checkbox do indicador de uso que o tipo objeto de manutenção utilizará. No cadastro de Objeto de Manutenção será possível desabilitar um ou todos os indicadores de uso herdados do tipo de objeto. O cadastro dos indicadores de uso default é feito em “Opções / Parâmetros / Gerais” como mostra a figura 2.

Fig. 2

Pasta Campos e Tabelas Opcionais Permite incluir campos opcionais (numéricos e alfanuméricos) de acordo com a particularidade de cada objeto e/ou a necessidade da empresa. Esses campos ficarão visíveis no cadastro de objeto de manutenção Pasta “campos Configu Co nfiguráv ráveis” eis”.

Fig. 3

4

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

 Anexos – Posições do Tipo de Objeto Permite cadastrar as posições que um Objeto de Manutenção filho poderá ocupar ou agregar no objeto pai. Por exemplo: o Objeto de Manutenção Pneu (objeto-filho) pode ocupar o eixo traseiro esquerdo do Objeto de Manutenção veículo (objeto-pai). Marcando a opção “Não atualiza indicador de uso”, se você alterar o indicador de uso do objeto-pai, não será alterado o indicador de uso do objeto-filho, ou seja, do agregado.  Anexos – Mão-de-Obra por Tipo de Objeto Permite associar uma mão-de-obra habilitada para execução dos serviços para cada Tipo de Objeto de Manutenção, Modelo ou Submodelo. Quando o parâmetro “Disponibilizar todas as Mãos-de-Obra de obra quando não segmentado” estiver marcado e não haver segmentação de Mão-de-Obra. Todas as Mãosde-Obra ficarão visíveis na abertura de Ordem de Serviço, caso a situação da Mão-de-Obra no RM Labore seja diferente de (férias, afastado, demitido e etc). Nas Ordens de Serviços a Mão-de-obra será alocada de acordo com sua disponibilidade. Para Mão-de-Obra terceirizada será necessário a integração do Gestão de Manutenção com TOTVS Gestão de Pessoas (RM Vitae). Caso não possua o RM Vitae, toda Mão-deObra alocada será proveniente do castrado de funcionários, realizado no Gestão de Manutenção com integração com o aplicativo TOTVS Folha de Pagamento (RM Labore).  Anexos – Modelos / Submodelos Permite definir os modelos de cada Tipo de Objeto de Manutenção e o fabricante dos mesmos. É necessário cadastrar os fabricantes antes de definir os modelos. Acesse Cadastros / Fabricantes. No anexo do cadastro de modelo é possível classificar os Submodelos de acordo com o Modelo de Objeto de Manutenção. Exemplo de Segmentação de um Parque: Tipo

Modelo

Submodelo

Pneu

Goodyear Passeio

B-381

Veículo

Palio

EX 1.0

Telefone

Nokia 6120

Único

Cod. submodelo: código gerado automaticamente pelo sistema. Descrição: descrição do submodelo. Preço: valor da aquisição do submodelo. Produto: selecione um produto que poderá ser gerado um objeto de manutenção, para a coligada em questão. Este produto terá o tipo de objeto, modelo e Submodelo da associação correspondente com suas respectivas características.

Fique atento

Um produto será associado somente a um Submodelo, ou seja, se tentarmos associar o mesmo produto a outro Submodelo dará duplicidade na associação. Essa associação será necessária para que seja possível gerar Objeto de Manutenção a  partir de produto e para enviar Objeto de Manutenção para o estoque. Veja mais detalhes no Processo enviar objeto de Manutenção para o estoque.

 Anotações

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

5

 Anexos – Opções de Agregação / Posições Passíveis de Agregação no Objeto Permite especificar as agregações entre os Tipos de Objetos de Manutenção. Assim ao tentar agregar um Objeto de Manutenção em outro com o qual ele não esteja vinculado, a agregação não será permitida. Caso exista o vínculo (exista o cadastro da agregação), serão disponibilizadas as posições pré-cadastradas entre esse dois Tipos de Objetos. No anexo do cadastro “Opções de Agregação” é possível especificar as posições de agregação que foram cadastradas no anexo “Posições do Tipo de Objeto”.

Fig. 4

 Anexos – Produto(s) Permite informar o(s) produto(s) que poderá(ão) ser apropriados pelo(s) objeto(s) de manutenção. Um produto poderá ser especifico para um “Tipo de Objeto de Manutenção”,“Modelo” ou “Submodelo”. Informe o código do produto e a quantidade utilizada pelo Objeto de Manutenção. marcando o checkbox “Obriga Vida Útil na OS”, toda vez que o produto for inserido na Ordem de Serviço, o sistema solicitará que seja informado a vida útil do produto. Percentual (%) de Vida Útil é recomendado pelo fabricante e deve ser informado em Cadastros / Produtos/ Serviços / Anexos / Produtos – Informações de Manutenção. Ao preencher o campo, o produto irá vencer quando atingir X% da vida útil recomendada pelo fabricante sobre os valores de indicadores de uso (Dia, Kilometragem, Horas de Uso e/ou Ciclos). Veja mais detalhes no tópico Aplicações de Produtos / Vida Útil. Produto Apropriável Diretamente? Como foi dito anteriormente, alguns Objetos de Manutenção fazem apropriação de produtos sem a necessidade de abertura de uma ordem de serviço. Marcando o checkbox os campos que farão o controle de Apropriação Direta de Produtos ficarão habilitados. Consumo médio Digite a quantidade média consumida deste produto. A quantidade destes campos “Consumo médio” a serem exibidos está relacionada à quantidade de Indicadores de Uso que o Objeto de Manutenção está utilizando. Por exemplo, se o veículo usa Quilometragem e Horas de uso, dois campos “Consumo médio” serão exibidos.

6

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Índice de Acompanhamento Defina qual o Índice de Acompanhamento utilizar. O Índice selecionado fará o controle do consumo médio do produto. Para cadastrar os Índices de Acompanhamento acesse o menu Cadastros / Índices de Acompanhamento. O cadastro de Índices de Acompanhamento será detalhado mais tarde, quando em “Operações e Manutenção”. Processos – Segmentação Múltipla de Produtos Permite associar os produtos a vários Tipos de Objeto de Manutenção, Modelo e Submodelos, evitando assim o trabalho manual de inserir vários produtos de cada vez. Veja mais detalhes no tópico Aplicações de Produtos / Segmentação de Produtos.

Fig. 5

Exercícios Efetue o cadastro para tipo de objeto de manutenção “veículo”: 1. Pasta Identificação Descrição:

Veículo

Primeiro identificador do objeto (obrigatório por default):

Placa

Máscara 1º identificador:

LLL-####

Segundo identificador do objeto (Opcional):

caso queira usá-lo poderá defini-lo como obrigatório ou não. Isto é será necessário informá-lo todas as vezes que for cadastrar um objeto de manutenção.

Múltiplos Incadores de Uso:

Quilometragem

Apropriação Direta de Produto?:

Marque o checkbox

Ícone:

Insira uma figura do tipo de objeto

Dica:

A máscara “LLL-####” significa que a parte antes do traço LLL irá aceitar somente letras e após o traço #### irá aceitar somente números. Por exemplo: “SSM-3985”

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

7

Exercícios 2. Campos e Tabelas Opcionais Nome campo livre alfanum. #1:

Número de Portas:

Nome campo livre alfanum. #2:

Cor:

Nome campo livre numérico. #1:

Número de eixos:

Dica:

Nos campos livres numéricos e alfanuméricos é necessário marcar o checkbox “usa campo livre alfanum. #1” para que os campos fiquem visíveis no cadastro de Objeto de Manutenção Pasta “Campos Configuráveis”. Exceto os campos alfanuméricos 3, 4 e 5 que possuem outra configuração de visibilidade. “Disponível “ ficará visível “Não Disponível” não ficará visível “Disponível Obrigatório” ficará visível e seu preenchimento será obrigatório 3. Anexos do Tipo de Objeto de Manutenção Anexo: Posições do Tipo de Objeto Descrição:

Eixo trazeiro esquerdo

Não atualiza indicadores de uso:

Marque o checkbox

Dica:

A posição “Eixo trazeiro esquerdo” será usado no cadastro do tipo de objeto de manutenção Pneu, porque o pneu é agregado no veículo. Após o cadastro do tipo de objeto veiculo você já terá condições de efetuar o cadastro do pneu usando a posição de agregação citada acima. Quanto ao checkbox “Não atualiza indicadores de uso” será marcado toda vez que a posição onde será agregado terá que atualizar os indicadores de uso. Por exemplo: o pneu agregado na posição “Eixo trazeiro esquerdo” pode atualizar indicadores de uso. Pois quando o veiculo está em uso há um desgaste do pneu que pode ser controlado através do indicador de uso quilometragem. 4. Anexo: Mão-de-obra por Tipo de Objeto Cod. Pessoa:

João da Silva

 Dica:

No campo “Cod. Pessoa” você ira selecionar o nome da mão de obra que fará manutenção neste tipo de objeto. Para isso é necessário que se faça o cadastro do funcionário no Gestão de Manutenção menu Cadastros / Funcionários ou no RM Labore. Depois informe o nome do funcionário no cadastro de Mão-de-obra, menu Cadastros / Mão-de-obra. Lembrando que: uma mão-de-obra poderá ser segmentada por tipo de objeto, modelo ou submodelo. Você poderá também não segmenta-la e marcar o parâmetro “Disponibilizar todas as Mãos-de-Obra de obra quando não segmentado”assim todas as mãos-de-obras ficarão visíveis na abertura de ordem de serviço para executar qualquer tipo de manutenção em todos os objetos.

8

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Exercícios 5. Anexo: Modelo Cód. Modelo:

O código será gerado automaticamente pelo sistema

Modelo:

Fiesta

Fabricante:

Ford do Brasil

Dica:

No cadastro de modelo todos os campos são obrigatórios, por isso estão em negrito. No campo “Fabricante”selecione o nome do fabricante cadastrado em menu Cadastros / Fabricantes. 6. Anexo: Submodelo Cód. Sub Modelo:

O código será gerado automaticamente pelo sistema

Descrição:

L 1.6

Preço:

R$ 23.000,00

Produto:

Escolha um produto do estoque e associe ao submodelo

Dica:

No campo produto, uma vez que é selecionado um produto e associado ao submodelo será possível gerar um objeto de manutenção para a coligada em questão. Este produto terá o tipo de objeto, modelo e submodelo da associação correspondente, como suas características. 7. Anexo: Submodelo / Produto(s) Código do produto:

Álcool

Quantidade:

5

Obriga vida útil na OS:

Não marque o checkbox

% Vida Útil:

100

Quilometragem:

15000

Produto Apropriável Diretamente?

Marque o checkbox

Consumo Médio:

5,8

Índice de Acompanhamento do Produto:

Informe o índice de acompanhamento do produto que fará o controle do consumo médio

Dica:

O cadastro do produto aqui no anexo do submodelo será usado para fazer apropriação direta de produto, como veremos depois na tela de apropriação. Veja mais detalhe sobre o índice de acompanhamento no modulo Operação e Manutenção. 8. Processos - Segmentação Múltipla de Produtos

Ao abrir o Wizard da segmentação múltipla de produtos, clique em avançar, selecione o produto álcool, clique em avançar e selecione o(s) veiculo(s), no nosso caso o modelo Fiesta e submodelo L1.6 que o produto álcool será aplicado. Feito a segmentação ao cadastrar Objetos de Manutenção do modelo Fiesta e submodelo L1.6 o produto álcool ficará visível no cadastro de Objeto de Manutenção, anexo / Produtos do Objeto de Manutenção.

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

9

Objeto de Manutenção Por meio do cadastro de Objeto de Manutenção podemos gerenciar todos os equipamentos e seus subconjuntos mapeados. Bem como seu histórico de manutenção, agregação, proprietário, responsável, localização, centro de custo, acessórios e informações complementares específicas de cada tipo de objeto. Para cadastrar o Objeto de Manutenção, acesse menu Cadastros / Objeto de Manutenção. Na tela de visão é possível incluir, editar, excluir, atualizar, navegar pelos registros, localizar um registro, configurar colunas, exportar dados, imprimir relatórios, acessar Anexos, acessar Processos e aplicar filtros.

Fig. 6

Pasta Identificação Podemos identificar o equipamento de acordo com a tipologia definida para o parque. A partir da escolha de um Tipo de objeto de manutenção, escolhemos o fabricante dentre aqueles que fa bricam este tipo. A partir da escolha do fabricante teremos disponível o modelo fabricado pelo mesmo e os submodelos de cada modelo. O campo “Cod. Tipo de Objeto”pode ser configurado para receber sempre um objeto default. Acesse o menu Opções / Parâmetros / Sistemas, Pasta “Nome de Campos e Tabelas” e no comboBox “ Tipo de Objeto de Manutenção Principal” informe o tipo de objeto que deverá fica default no cadastro de Objeto de Manutenção. Caso trabalhe com vários Tipos de Objetos de Manutenção marque o checkbox “Permite Múltiplos Tipos de Objetos de Manutenção”. Assim no cadastro de Objeto de Manutenção será possível informar outros códigos de Tipo de Objeto de Manutenção. O “Tipo de Objeto de Manutenção Principal” será obrigatório quando o parâmetro “Permite Múltiplos Tipos de Objetos de Manutenção” estiver desmarcado Fique atento

O “Primeiro” e o “segundo Identificador” foram definidos no cadastro de Tipo de Objeto Manutenção. No nosso exemplo do Tipo de Objeto veículo FIESTA, definimos a mascara para o primeiro identificador e o mesmo será usado aqui na tela de cadastro de objeto de manutenção.

 Anotações

10

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Cod. Tipo de Objeto: é de preenchimento obrigatório e informa o código do tipo objeto que será cadastrado. Fabricante: informa o fabricante do objeto de manutenção. Cod. Modelo: informe o código do modelo do objeto de manutenção. Cod. Submodelo: informe o código do Submodelo do objeto de manutenção. Data de Venda: é utilizado normalmente em movimentos de ordem de ser viço com garantia. Data de Fabricação: é a data que o objeto foi fabricado. Ano de Fabricação: é preenchido automático pelo sistema, a par tir do preenchimento do campo “Data de Fabricação”. Ano do Modelo: digite o ano do projeto do modelo. Valor de Aquisição: é o preço de compra do objeto de manutenção. Estado de Conservação: é de preenchimento obrigatório e é utilizado para definir o estado atual de conservação do objeto de manutenção. Os estados disponíveis são: novo, usado, reformado, sucateado e danificado e indefinido. O estado de conservação pode ser alterado pelo usuário. Porém, para os estado reformado e sucateado a alteração é realizada pelo sistema. Novo: O Objeto nunca foi usado. Usado: O Objeto que já está sendo utilizado. Reformado: Ó Objeto já passou por um processo de reforma. Danificado: Não pode ser utilizado, não pode ser agregado a outro objeto. Sucateado: O objeto impróprio para uso. Quando é emitido uma Ordem de Serviço do tipo reforma, o sistema altera o “Estado de Conservação” do objeto de manutenção para “Reformado”. Quando um objeto de manutenção é “Sucateado” o sistema atualiza o seu “Estado de Conservação” e não é permitido alterar os seus dados.

Fique atento

Objetos sucateados não podem ser alterados, agregados, mandados para o estoque e nem gerar ordem de serviço. Todo o Objeto que for sucateado deverá ter um motivo do sucateamento informado.

 Anotações

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

11

“Status” é de preenchimento obrigatório e poderá ser utilizado para classificar o Objeto de Manutenção de acordo com a necessidade da gestão de manutenção. Para cadastrar os Status acesse o menu Cadastros / Tabelas Auxiliares / Manutenção / Status do Objeto de Manutenção. Em Opções / Parâmetros / Sistema na Pasta Identificação, ao marcar o checkbox “Campo Status do Objeto de Manutenção é Obrigatório” torna-se obrigatório o Status no cadastro do Objeto de Manutenção. O status não deve ser utilizado para expressar situações alteradas freqüentemente, porque é difícil a atualização do cadastro de todos os objetos com freqüência. Fique  Ao alterar o status o sistema não mantém histórico do mesmo. atento

Situação do Objeto de Manutenção: informa a situação do objeto em relação à disponibilidade e localização do mesmo dentro da oficina. Normal: o equipamento ou subconjunto encontra-se disponível. Agregado: o objeto de manutenção é um objeto agregado a um equipamento ou outro Objeto de Manutenção. Oficina: o equipamento ou subconjunto encontra-se em manutenção interna. Existe ordem de serviço Em Andamento para o mesmo. Caso exista ordem de serviço aber ta com status “Aguardando Análise” ou “Não Iniciada” o status continuará “Normal”. Transferido: objeto transferido para outra coligada. Em Terceiros: objeto com ordem de serviço para terceiros em andamento. Estoque: objeto enviado para estoque. Ao apresentar esta mensagem o sistema também informa o local de estoque. Filial e a Localização do objeto de manutenção são tratadas no processo de transferência. Centro de Custo: ao qual o Objeto de Manutenção esta vinculado. Quando este é um patrimônio o centro de custo é definido no RM Bonum e não fica disponível para edição no RM Officina. Se o vínculo for desfeito, o Centro de Custo, no RM Officina, receberá o valor nulo. Cliente/Fornecedor: é associado ao Objeto de Manutenção. Este campo pode ser utilizado em algumas situações específicas: Equipamento de terceiros alugado para a empresa: o campo informa o fornecedor do equipamento. Equipamento de cliente em manutenção na Empresa: o campo informa o cliente proprietário do equipamento. Equipamento Alugado pela empresa: o campo informa o cliente locatário do equipamento. Quantidade de Reformas: mostra a quantidade de reformas que já foram executadas para o Objeto de Manutenção. Ao emitir uma Ordem de Serviço e marcar o checkbox “Reforma” na Pasta Identificação da OS, o sistema incrementa em uma unidade este campo no momento em que a OS tiver com o seu status alterado para “Terminado” ou “A Faturar”. Ao cancelar ou reiniciar uma Ordem de Serviço de Reforma do respectivo Objeto de Manutenção que estava com status “Terminado” ou “A Faturar”, este campo será decrementado em uma unidade. Data de Criação: é a data de inclusão do Objeto de Manutenção no Sistema.

12

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Clicando no botão “Verificar Local de Instalação” o sistema emitirá uma mensagem informando onde o Objeto de Manutenção se encontra instalado. A mensagem mostra o código do Cliente/Fornecedor e nome, o local da instalação e endereço completo. Para efetuar a instalação do Objeto de Manutenção, acesse o menu Operações / Instalação do Objeto de Manutenção. Para se fazer uma instalação é necessário acessar o menu Cadastros / Clientes / Fornecedores, selecionar o cliente ou fornecedor onde será feita a instalação do objeto e depois em anexos / Locais de Instalação e cadastrar o local e o endereço onde será feita a instalação do objeto de manutenção. Os campos “Identificador do Objeto Raiz”, “Identificador do Objeto Pai” e “Código da Posição do Objeto Filho”, serão apresentados quando o objeto filho estiver agregado a outro objeto pai. Por exemplo: o objeto Pneu (filho) agregado ao objeto Veículo (pai). A diferença entre “Identificador do Objeto Raiz” e “Identificador do Objeto Pai” é quando tiver a seguinte situação: o pneu agregado ao veículo e o step agregado ao pneu. Então na edição do objeto step, o veículo seria “Identificador do Objeto Raiz”, o pneu “Identificador do Objeto Pai”. Clicando no botão “Mudar posição” é possível mudar a posição do objeto, desagregando e agregando novamente na posição desejada. Pasta Dados Complementares Permite incluir um funcionário responsável e uma descrição para o objeto de manutenção. Basta digitar as observações no espaço apropriado. Pasta Campos Configuráveis Será exibida quando houver configurações de campos no cadastro do Tipo de Objeto de Manutenção, Pasta Campos e Tabelas Opcionais. Os campos serão usados para inserir informações de acordo com a particularidade de cada objeto e/ou a necessidade da empresa. Pasta Indicadores de Uso Permite visualizar os lançamentos de indicadores de uso dos Objetos de Ma nutenção. Esta Pasta só ficará visível se houver indicadores de uso habilitados no cadastro de Tipos de Objeto de Manutenção, em Opções / Parâmetros / Tipos de Objeto de Manutenção. Os incadores de uso poderão estar habilitados ou desabilitados para um Objeto de Manutenção mesmo que tenha sido definido um indicador de uso para mesmo no Tipo de Objeto de Manutenção. Medidor e Acumulado: O valor indicado no medidor do indicador de uso é o valor Medido ou valor do medidor. O valor Acumulado é o total de uso do objeto. Os valores acumulados e medidos são iguais caso o medidor não tenha sido alterado, zerado ou trocado por outro cuja medida seja diferente do valor acumulado. Em Opções / Parâmetros / Sistemas / Pasta identificação o parâmetro “Campo “Medidor” é obrigatório” estiver marcado, será obrigatório o preenchimento do indicador de uso no cadastro do objeto de manutenção. Caso contrário, não será necessário preenchê-lo. Média dia: média diária dos indicadores de uso, calculada em um intervalo de tempo informado pelo usuário ou em um período parametrizado pelo sistema. Para configurar estes parâmetros acesse Opções / Parâmetros / Sistema / Pasta Identificação, Tipo do Cálculo da média dos Indicadores de Uso. O cálculo tem dois tipos: manual e automático – número de dias para o cálculo. Manual: o usuário informa manualmente o intervalo para o cálculo. O cálculo manual poderá ser feito pelo botão “Calcular Média/Dia” na Pasta indicadores de uso, ou em Processos “Calcular média diária de indicador de uso”. Automático: número de dias para o cálculo: será calculado automaticamente pelo sistema de acordo com o número dias parametrizado. Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

13

Em Opções / Parâmetros / Sistema / Pasta identificação existe a caixa “Consistência de Média de Uso”. A “Consistência de média de uso” está relacionada à média dos valores dos Indicadores de Uso, e possibilita advertir e/ou bloquear a inserção dos indicadores de uso caso estes estiverem acima da média diária de inserção. Para que isso ocorra, é preciso que a Média dos Indicadores de Uso esteja calculada. Após calculada a média, o sistema irá verificar cada inserção de valor dos Indicadores de Uso, baseado nessa média, o sistema vai enviar uma advertência. Veja abaixo como o sistema poderá advertir:  Avisar se Ultrapassar (%): A porcentagem aqui é baseada na média diária do indicador de uso. Se o valor inserido para o indicador de uso ultrapassar esta porcentagem, o sistema irá advertí-lo. l Barrar se Ultrapassar (%): A porcentagem aqui também é baseada na média diária do indicador de uso. Se o valor inserido para o indicador de uso ultrapassar esta porcentagem, o sistema irá impedir que o indicador de uso seja inserido. l

 Exemplo:

O valor de Avisar se Ultrapassar é 10% e já temos um valor de 100 quilômetros para o Indicador de Uso para um Veículo. Insere outro indicador de uso para o Veículo, no valor de 120 quilômetros. O sistema emitirá um aviso de que o valor inserido ultrapassou a média de consistência de uso, porque o valor 120 é maior que os 10%, definidos no “Avisar se Ultrapassar (%)” para a média diária de Indicadores de Uso. A mesma situação acontecerá se definirmos o parâmetro para “Barrar se Ultrapassar”, porém a diferença é que o indicador de uso não poderá ser salvo. Quando o campo “Barrar se Ultrapassar” possuir um valor (diferente de zero), não poderá ser menor que o campo “Avisar se Ultrapassar (%)”. Em Opções / Parâmetros / Sistema, Pasta Identificação existe a caixa “Lançamento(s) de Indicador de Uso”. Atualização: na inserção de indicador de uso por “Atualização” o valor digitado substitui o valor anterior pelo novo valor. Veja o exemplo abaixo do comportamento do parâmetro. Exemplo:

Valor Anterior: 1000 km Novo Valor Digitado: 1500 km Resultado Final:1500 km Incremento: na inserção de indicador de uso por “Incremento” o valor digitado e irá incrementar o valor anterior. Veja o exemplo abaixo do comportamento do parâmetro. Exemplo: Valor Anterior: 100 km Novo Valor Digitado: 50 km Resultado Final:150 km Não é possível alterar indicadores de uso em objetos filhos, devendo proceder a alteração apenas nos objetos pai. O valor de indicador de uso do objeto pai será distribuído entre todos os objetos filhos agregado. Sendo que, se este objeto filho já possuir indicador de uso, ao determinar um novo valor para o objeto pai, será efetuado a distribuição por diferença para todos os objetos filhos agregado.

 Anotações

14

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Exemplo:

Agregação do objeto pneu 26 no veiculo Fiesta. Considere que ambos não tenham histórico de indicadores de uso. Ao agregar o pneu informe a uma Quilometragem de 1500 km, essa Quilometragem ficará visível somente no histórico de indicadores e uso do objeto pai. Depois da agregação ao fazer lançamentos de indicadores de uso no objeto pai 2500 km, no histórico do objeto filho ficará visível o seguinte valor de indicador de uso 1000 km, ou seja, (2500 -1500) isso significa a distribuição por diferença para todos os objetos filhos agregados. Após Reforma: este campo informa o valor acumulado do Indicador de Uso medido para o Objeto de Manutenção desde a sua última reforma. Ele apresentará o valor do “Acumulado” caso ainda não exista reforma para o Objeto de Manutenção. Quando houver reforma, o campo “Após a Reforma” será zerado e passará a contar o valor acumulado após a última reforma. Para calcular o campo “Após Reforma” basta clicar no botão “Após Reforma”. Pasta Integração Permite associar um Objeto de Manutenção a um Bem Patrimonial. Esta Pasta ficará disponível se a flag em Opções / Parâmetros / Sistema, Pasta Identificação “Integração com RM Bonum” estiver marcado. Por questão de segurança, o será permitido ao usuário associar apenas um Bem Patrimonial a um Objeto de Manutenção, cujo perfil possua permissão de acesso definido em Cadastros / Segurança / Perfil de Usuário / Acesso a Menus. Pasta Agregados Permite selecionar os objetos filhos para que sejam agregados ao objeto de manutenção pai selecionado. É possível localizar os objetos filhos e a partir de filtros, além de ordená-los pelo identificador do objeto ou pelo Tipo / Posição do objeto. Selecione o (s) objeto(s) filho(s) que será(ão) vinculado(s) ao objeto-pai e clique no botão “”. Ao agregar um objeto é necessário informar a posição de agregado, as posições foram cadastras no Tipo de Objeto de Manutenção / Anexos – Posições do Tipo de Objeto. Os motivos de agregação são cadastros em Cadastros / Tabelas Auxiliares / Objeto de Manutenção / Motivos de Agregação. Ao desagregar um objeto é preciso informar o motivo de retirada que são cadastrados em Cadastros / Tabelas Auxiliares / Objeto de Manutenção / Motivos de Retirada. Em Opções / Parâmetros / Sistema / Pasta identificação se o parâmetro “Habilitar/Desabilitar Indicadores de Uso do Objeto Pai no Objeto Filho no momento da agregação” estiver marcado. Ao agregar um objeto filho e o mesmo estiver com um indicador de uso desabilitado na Pasta indicador de uso e esse indicador de uso for igual ao do pai, após a agregação o indicador de uso será habilitado no objeto filho. Exemplo: Tipo do Filho

Objeto Filho

Tipo do Pai

Objeto Pai

Km

Desabilitado

Km

Km

Horas

Horas

-

-

No cadastro do Tipo de Objeto de Manutenção filho foi habilitado km e horas e no cadastro do objeto de manutenção filho está habilitado somente horas. Ao efetuar a agregação no cadastro do objeto filho será habilitado o indicador de uso km. Para efetuar a agregação de um objeto, a mesma dever estar configurada em Opções / Parâmetros / Tipos de Objetos de Manutenção, edição de um Tipo de Objeto de Manutenção, Anexos Opções de Agregação.

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

15

Para agregar um determinado objeto em outro com o qual ele não esteja vinculado (cadastrado), a agregação não será permitida. Caso exista o vínculo (exista o cadastro da agregação), serão disponibilizadas as posições pré-cadastradas entre esse dois Tipos de Objetos. Ao fazer uma agregação e os objetos de manutenção pai e filho estiverem integrados a um BEM no TOTVS Gestão Patrimonial (RM Bonum - Pasta integração) e os BENS integrados ao objeto pai e filho estiverem em filial e/ou local diferente, o sistema emitirá uma mensagem informando que será necessário realizar uma transferência física de BENS no RM Bonum entre a filial e/ou local para que o sistema prossiga com a agregação do objeto filho no objeto pai. Caso seja feito um cancelamento da transferência física entre filial e/ou local do BEM no RM Bonum e esse BEM estiver integrado a um objeto de manutenção pai, o sistema irá permitir o cancelamento de transferência. Mas se o BEM estiver integrado a um objeto filho ao fazer a transferência, o sistema emitirá uma mensagem informativa. Não é permitido fazer “Lançamentos de Indicadores de uso” e/ou “Alteração de medidor” para objeto filho. Ao tentar fazer uma alteração de medidor para um objeto filho o sistema irá emitir a seguinte mensagem: “A alteração do “Medidor do Indicador de Uso” não é permitida para “Objetos Agregados”!” Ao tentar inserir indicador de uso para um objeto filho o sistema irá emitir a seguinte mensagem:“Não é permitido inserir “Indicador de Uso” para objetos filhos!”. Pasta Campos Complementares Permite inserir dados nos campos complementares criados para o cadastro de Objeto de Manutenção de acordo com a necessidade de cada empresa. Para cadastrar os campos complementares acesse o menu Cadastros / Campos Complementares / Objeto de Manutenção. Os campos complementares permitem a criação de campos do tipo inteiro, alfanumérico, data, real e texto. Para que a Pasta Campos Complementares fique visível no cadastro de Objeto de Manutenção é necessário a criação dos campos primeiro.  Anexos – Reforma de Pneu Permite informar os dados relacionados ao processo de reforma do Objeto de Manutenção pneu. A opção de Reforma de Pneu só estará disponível quando o controle de pneus estiver parametrizado em: Opções / Parâmetros / Sistemas, Pasta Pneus, Campo “Utiliza Controle de Pneus”. Processo de Reforma: selecione o processo de reforma aplicado ao Objeto de Manutenção pneu, cadastrados e visualizados no menu Pneus / Processo de Reforma. Modelo do Desenho: selecione o modelo do desenho do objeto pneu, utilizado no processo de reforma, cadastrados e visualizados no menu Pneus / Modelo do Desenho. Tipo de Borracha: selecione o tipo de borracha do objeto pneu, utilizado no processo de reforma, cadastrados e visualizados no menu Pneus / Tipo de Borracha.

Veja mais detalhes no tópico Controle de Pneu. Fique atento

16

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

 Anexos – Análises de Índices Data de Medição Inicial e Data de Medição Final: digite a data do período em que se deseja gerar o gráfico com a evolução dos valores do índice de acompanhamento. Índice de Acompanhamento

Fig. 7 

Selecione o índice cujos valores serão utilizados para gerar o gráfico. É necessário registrar previamente os valores para o índice desejado. Para gerar o gráfico, clique no botão “Atualizar”. Na tela é possível salvar imagem do gráfico, copiar gráfico, imprimir, visualizar impressão, selecionar o tipo de gráfico, selecionar esquema de cores, ativar/desativar 3D, adicionar anotações e acessar a propriedade do gráfico. A figura 7 mostra o gráfico do consumo do combustível do Corsa Placa FDS-1545, o eixo do Y mostra o consumo em litros e o eixo do X mostra a data e hora do lançamento do consumo.

 Anotações

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

17

 Anexos – Objeto de Manutenção (Visão em Árvore)

Fig. 8

A visão em árvore do cadastro de Objeto de Manutenção permite visualizar e trabalhar com todos os Objetos de Manutenção de forma simplificada. Pois podemos identificar a situação dos objetos agregados, sucateados e transferidos entre coligadas. Observe na imagem do lado esquerdo a árvore mostra ícones agrupando os objetos em situação normal, sucateado e transferido entre coligadas. Do lado direito na imagem na Pasta Dados do Objeto de Manutençã” mostra a identificação do objeto, Tipo de Objeto, Modelo, Submodelo, Posição onde objeto está agregado quando ele for um objeto filho e o objeto pai. Na tela de visão em árvore é possível incluir, editar excluir, atualizar, localizar um registro, acessar o anexo “Inicialização de Plano de Manutenção” para inicializar um plano e aplicar filtros. Existem ainda os botões “Encolher Tudo” que encolhe toda árvore do Objeto de Manutenção e “Expandir Tudo” que expande toda árvore do Objeto de Manutenção. Para agregar um Objeto de Manutenção Selecione do lado direito da tela o Objeto de Manutenção que deseja agregar, arraste-o até o Objeto de Manutenção pai, à esquerda, e solte. Será solicitado a posição de agregação o motivo de agregação e o valor do indicador de uso. Para desagregar um Objeto de Manutenção Selecione do lado esquerdo o Objeto de Manutenção pai, do lado direito irá aparecer o objeto filho, clique com o botão direito sobre o objeto filho e clique em “desagregar”. Será solicitado o motivo de retirada. Na Pasta Controle de Plano de Manutenção permite visualizar os planos de manutenção para o Objeto de Manutenção selecionado, os produtos do plano e se possui pendência ou não e seus detalhes.

Veja mais detalhe sobre a Pasta Controle de Plano de Manutençã” no módulo cadastro de Plano de Manutenção. Fique atento

18

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

 Anexos – Acessório Permite cadastrar os acessórios que acompanhavam o objeto de manutenção quando ele entrou na oficina. Esta janela permite a utilização de campos livres específicos para cada cliente. Basta cadastrá-los em Opções / Parâmetros / Sistema, Pasta Campos e Tabelas Opcionais / Subpasta Tabela de Acessórios de Objeto.  Anexos – Produtos do Objeto de Manutenção Permite inserir/editar o produto que poderá ser apropriados ou que irão fazer o controle de vida útil pelo objeto de manutenção.

Fig. 9

Cód.Produto: número de identificação do produto. Cód.Unidade: código da unidade de medida do produto. Quantidade: quantidade máxima do produto que poderá ser apropriado pelo objeto de manutenção ou quantidade a ser trocada na abertura de ordem de serviço para o controle de vida útil. Data de Inicialização: data que a vida útil ou apropriação do produto começara a ser contada.  Vida útil na Ordem de Ser viço Obrigatório: exige o emprego de vida útil na Ordem de Serviço. %da vida útil: como já foi falado antes este campo usa como base a vida útil recomendada pelo fabricante e que deve ser informada em Cadastros / Produtos / Serviços / Anexos Produtos – Informações de Manutenção. Como mostra à figura 9 a vida útil da Correia Dentada no cadastro de Produtos / Serviços é de 10000 km. Veja mais detalhes no tópico Aplicações de Produto / Vida útil. O produto de um determinado Objeto de Manutenção poderá ser controlado através da vida útil ou através da apropriação direta. Marcando o checkbox “Produto Apropriável?” os campos que farão o controle da apropriação direta de produto ficarão disponível.

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

19

O “Consumo Médio” será a quantidade média consumida do produto. Índice de Acompanhamento: informe o índice que fará o controle do consumo médio. Para mais detalhes consulte o cadastro de Índice de Acompanhamento e a Apropriação Direta de Produto. Os produtos do objeto de manutenção poderão ser informados no Tipo de Objeto de Manutenção no Anexo - Produto(s).  A diferença é que no Tipo de Objeto os produtos podem segmentados por tipo, modelo e/ou submodelo. Uma vez que os produtos são segmentados no Tipo de Objeto ao executar o processo Atualizar Produtos do Objeto de Manutenção. Fique Os produtos referente ao tipo, modelo e/ou submodelo do Objeto de Manutenção ficarão visíveis no Anexo - Produtos atento do Objeto de Manutenção.

 Anexos – Histórico de Indicador de Uso Permite cadastrar indicadores de uso do Objeto de Manutenção. O Indicador de Uso é composto pelos campos “Medidor” e “Acumulado”. O Acumulado só é alimentado através da inserção de vários Medidores. É possível inserir dados nos campos complementares criados para o anexo “ Histórico de Indicador de Uso” de acordo com a necessidade de cada empresa. Para cadastrar os campos complementares acesse o menu Cadastros / Campos Complementares / Medição de Indicador de Uso. Os campos complementares permitem a criação de campos do tipo inteiro, alfanumérico, data, real e texto. Para que a Pasta Campos Complementares fique visível no anexo “Histórico de Indicador de Uso” é necessário a criação dos campos primeiro. Data da coleta: Data em que o registro do indicador de uso foi coletado. Medidor: Valor do medidor. Ultimo Medidor: Informa o valor último medidor. Subprocesso - Alterar indicador de uso Permite alterar os indicadores de uso lançados com valores errados. Exemplo:

Considere um objeto com os seguintes lançamentos de indicadores de uso: Antes da Alteração

Após Alteração

km

Data da coleta

km

Data da coleta

10000

30/10/2008

12000

30/10/2008

18000

30/12/2008

20000

30/12/2008

28000

30/03/2009

30000

30/03/2009

33000

15/05/2009

35000

15/05/2009

Se o valor de indicador de uso 10000 for alterado para 12000. O sistema irá fazer o seguinte cálculo: X = Medidor Novo (12000) – Medidor Antigo (10000) X = 2000 Todos os indicadores de uso posterior ao que foi alterado terão seus valores somados a X ou subtraído de X, caso o Medidor Novo seja menor que o medidor antigo. X = Medidor Novo (8000) – Medidor Antigo (12000) X = -4000

20

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Antes da Alteração

Após Alteração

km

Data da coleta

km

Data da coleta

12000

30/10/2008

8000

30/10/2008

20000

30/12/2008

16000

30/12/2008

30000

30/03/2009

26000

30/03/2009

35000

15/05/2009

31000

15/05/2009

Quando um objeto possuir agregados a alteração também irá ocorrer nos objetos filhos da seguinte maneira: Y= Medidor Antigo do Filho + X Y será o indicador de uso do filho alterado. Pai Antes da Alteração

Filho Antes da Alteração

km

Data da coleta

km

Data da coleta

12000

30/10/2008

7000

30/10/2008

20000

30/12/2008

15000

30/12/2008

30000

30/03/2009

25000

30/03/2009

35000

15/05/2009

30000

15/05/2009

Se o valor de indicador de uso do pai 20000 for alterado para 25000. O sistema irá fazer o seguinte cálculo para alterar os valores nos filhos: X= Medidor Novo do Pai (25000) – Medidor Antigo do Pai (20000) X= 5000 Y= Medidor Antigo do Filho (15000) + X Y= 20000 Pai Após a Alteração

Filho Após a Alteração

km

Data da coleta

km

Data da coleta

12000

30/10/2008

7000

30/10/2008

25000

30/12/2008

20000

30/12/2008

35000

30/03/2009

30000

30/03/2009

40000

15/05/2009

35000

15/05/2009

O novo medidor não poderá ser menor ou igual ao medidor anterior. Não é permitido alterar indicador de uso para o objeto filho. Caso seja feito uma alteração em um indicador de uso cadastrado para o pai antes da agregação, não haverá efeito nos indicadores de uso do objeto filho. Não é permitido alterar indicador de uso para o objeto com alteração de medidor. Não é permitido alterar indicador de uso para o objeto sucateado. Só usuários com permissão poderão alterar indicador de uso.

Fique atento

É possível fazer lançamento simultâneo de Indicadores de uso através do menu Operações / Lançamento(s) de Indicador(es) de Uso. Assim não será necessário acessar cada Objeto de Manutenção para inserir a medições. Na tela de visão é possível incluir, salvar, excluir, desfazer, cancelar, navegar pelos registros, localizar um registro e configurar colunas.

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

21

Lançamento Simultâneo de Indicadores de Uso

Fig. 10

Marcando o checkbox “Fixar 1º Identificador” na próxima linha de inserção do indicador de uso, o primeiro identificador do Objeto de Manutenção será fixado. Quando houver a necessidade de se fazer vários lançamentos para um mesmo Objeto de Manutenção marque o checkbox “Fixar 1º Identificador”. Marcando o checkbox “Fixar Data de Coleta” quando houver a necessidade de se fazer vários lançamentos para Objetos de Manutenção diferentes com data de coleta igual, na próxima linha de inserção do indicador de uso, a “Data da Coleta” ficará fixa.  Anexos - Histórico de Ordem de Serviço Permite visualizar as ordens de serviço abertas para o Objeto de Manutenção selecionado. Dados como Status da OS, Data de Emissão, entre outros, podem ser visualizados.  Anexos - Histórico de Filiais  Permite visualizar as filias onde o Objeto de Manutenção esteve.O processo de transferência de filiais pode ser realizado na visão do cadastro de Objeto de Manutenção. Clicando em “Processos – Transferência entre Filiais” veja mais detalhe sobre o processo de transferência em “Processos – Transferência entre Filiais”.  Anexos - Histórico de Agregações Permite visualizar o histórico das agregações do o objeto de manutenção, onde ele foi agregado. O processo de agregação pode ser realizado na visão do cadastro de Objeto de Manutenção Pasta “Agregados” e na visão em árvore do Objeto de Manutenção. Só é possível visualizar Histórico de Agregações para os objetos filhos. Ao acessar o anexo “Histórico de Agregações” será disponibilizado o “Processo – Cancelar Agregação/Desagregação”. Para isso é necessário que o usuário tenha acesso a tag de segurança através do menu Cadastros / Segurança / Perfis. Subprocesso – Cancelar Agregação/Desagregação Para uma agregação feita na visão do cadastro de Objeto de Manutenção / Pasta Agregados ou na visão em árvore do Objeto de Manutenção, é possível efetuar o seu cancelamento através da Pasta “Histórico de Agregações” no menu Processos “Cancelar Agregação/Desagregação”. Para o caso de uma desagregação, esta poderá ser cancelada voltando o objeto a ficar agregado. Durante esse processo é possível excluir também os indicadores de uso lançados para a agregação/desagregação, permanecendo somente os lançamentos antes da agregação ou desagregação.

22

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

 Ao desagregar um objeto através do cadastro de Objeto de Manutenção / Pasta Agregados ou na visão em árvore. No anexo histórico de agregações do objeto filho o status será desagregado, a data de saída e o valor de indicador de uso de saída serão preenchidos. Caso faça o cancelamento da agregação pelo anexo histórico de agregações clicando Fique no processo “Cancelar Agregação/Desagregação” a desagregação será efetuada, mas o histórico de agregação será atento excluído.

 Anexos – Índices de Acompanhamento Permite cadastrar os valores do índice que será utilizado para aferir a qualidade de um Objeto de Manutenção através de medição periódica. São estabelecidos, no momento da criação do índice, valores mínimo e máximo aceitáveis de qualidade. Baseado neste intervalo, o sistema classifica o objeto da seguinte maneira: valor do índice abaixo do mínimo, valor do índice dentro da faixa, valor do índice acima do máximo. Os valores mínimos e máximos escolhidos para os índices de acompanhamento podem variar dentro do conjunto dos números racionais (-4,124; -3; 0; 9; 17,865). É possível inserir dados nos campos complementares criados para o anexo “ Índice de Acompanhamento” de acordo com a necessidade de cada empresa. Para cadastrar os campos complementares acesse o menu “Cadastros / Campos Complementares / Medição do Índice de Acompanhamento”. Os campos complementares permitem a criação de campos do tipo inteiro, alfanumérico, data, real e texto. Para que a Pasta “Campos Complementares” fique visível no anexo “Índice de Acompanhamento” é necessário a criação dos campos primeiro. Veja mais detalhes no tópico Operação e Manutenção / Índice de Acompanhamento.  Anexos – Alteração de Medidor  Permite alterar o medidor de indicador de uso e visualizar as alterações anteriores. Quando o medidor zerar após alcançar seu valor máximo, ou quando for trocado por apresentar defeito, é necessário informar a alteração para que o sistema consiga tratar os novos valores sem perder a consistência do valor acumulado. Caso essa alteração não seja informada o sistema irá barrar os lançamentos com valor menor que o valor atual do indicador de uso.

Fig. 11

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

23

Data da Alteração: data em que a alteração foi executada. MA-Quilometragem: Medidor Antigo. M-Quilometragem: Novo medidor. Último Medidor: Apresenta o valor do último medidor do Indicador de Uso. Exemplo:

Um velocímetro de ônibus que foi danificado. Tinha vários indicadores de uso, seu último indicador apresentava o valor de 10.000 km. Então, foi necessário instalar um novo velocímetro. O medidor do velocímetro novo será 0 km, mas o ônibus que teve o velocímetro danificado já tinha rodado 10.000 km. Para que não seja perdida a medição antiga, incluímos uma alteração de Indicador de Uso, e preenchemos no campo “MA-Quilometragem” Medidor Antigo o valor de 10.000 km, e no “M-Quilometragem” Novo medidor o valor de 0 km, pois se trata de um medidor novo. No Histórico de Indicador de Uso terá dois novos registros, onde o primeiro será o valor da última medição que foi informada, no caso 10.000 k m, e o outro indicador terá a nova medição, que é o valor de 0 k m.  Anexos - Inicialização de Plano de Manutenção Permite visualizar todos os Planos de Manutenção pertencentes ao Objeto de Manutenção. A Inicialização de Planos de Manutenção poderá ser inserida, alterada ou excluída desde que não tenha sido gerada nenhuma Ordem de Serviço pelo sistema através do referido Plano de Manutenção. Veja mais detalhes em cadastro de Plano de Manutenção. Quando um plano ainda não está inicializado ele fica com a Inicialização “Pendente” e não é permitido sua edição. Para inicializar um plano selecione o mesmo na Pasta “Anexo - Inicialização de Plano de Manutenção” e clique no subprocesso “Inicialização de Plano de Manutenção” e informe a data de geração e um valor de indicador de uso, o plano será inicializado e ficará com a inicialização “Efetuado”. É possível excluir a inicialização do plano voltando o mesmo a ficar com Inicialização “Pendente”, para isto basta clicar no subprocesso – Excluir Inicialização de Plano. Veja mais detalhes no tópico Operação e Manutenção / Plano de Manutenção. Data de Geração: Quando houver Inicialização de Planos de Manutenção, este campo descreverá qual foi à data em que o Objeto de Manutenção já teve um Plano de Manutenção efetuado.  Anexos - Histórico de Localizações Permite analisar o histórico do Objeto de Manutenção, disponibilizando a visualização de todos os locais onde foi transferido.  Anexos - Histórico de Centros de Custo Mantém o histórico de todos os processos de transferência de centro de custo de um objeto de manutenção. 1º Identificador: Código do objeto de manutenção. Código do Centro: Código do centro de custo. Centro de Custo: Descrição do centro de custo . Data de Entrada: Data que o objeto de manutenção entrou no centro de custo. Data de Saída: Data que o objeto de manutenção saiu do centro de custo. Código do Usuário: Código do usuário que executou a transferência de centro de custo. Nome do Usuário: Nome do usuário que executou a transferência de centro de custo.

24

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Subprocesso - Cancelar Transferência de Centro de Custo Para cancelar uma transferência de centro de custo, selecione o registro desejado e clique em processos “Cancelar transferência de Centro de Custo”, a última transferência de centro de custo será excluída do histórico e o campo data de saída do ultimo centro de custo ficará vazio e o mesmo será o atual centro de custo do objeto de manutenção. Caso o objeto de manutenção esteja integrado a um Bem, execute o processo de cancelamento de centro de custo pelo TOTVS Gestão Patrimonial (RM Bonum). Fique atento

Processos – Atualizar Produtos do Objeto de Manutenção Permite atualizar a lista de itens do Objeto de Manutenção parametrizados por tipo, modelo e/ou submodelos no cadastro do Tipo de Objeto de Manutenção. Processos - Calcular Média Diária de Indicador de Uso Como foi falado anteriormente que o cálculo da Média Diária de Indicador de Uso, poderia ser feito também pelo processo. Lembrando que existe um parâmetro em Opções / Parâmetros / Sistema / Pasta identificação. Onde é definido se o cálculo da média será manual ou automático. Para calcular a média siga as instruções abaixo: Procedimento

1º) Selecione o(s) Objeto(s) de Manutenção que deseja calcular a média dos indicadores de uso. 2º) Clique no menu processos Calcula Média Diária de Indicadores de Uso. 3º) Selecione ou Digite a Data Inicial do cálculo. 4º) Selecione ou Digite a Data Final do cálculo. 5º) Configure o agendamento do processo. 6º) Clique em executar.  Agendamento de Processo

Fig. 12

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

25

Um agendamento de processo poderá ser feito para um determinado mês/dia/horário.Todos os processos serão armazenados no servidor, mantendo assim os históricos de todos os processos, executados ou não, inclusive tendo acesso a visualização de Log de processo. Para ter acesso a tela de Gerenciamento de Jobs acesse o menu Sistema / Server / Gerenciamento de Jobs. Exemplo: Data da Inserção

Valor do Indicador

26/02/2007

10 km

27/02/2007

20 km

28/02/2007

30 km

Calculando a média do dia 26/02/2007 ao 28/02/2007, o valor médio de inserção diária dos indicadores de uso será de 10 km, pois é a média da inserção dos valores do primeiro, segundo e terceiro dia. Processos - Conversão entre Indicadores de Uso Converter Indicadores de Uso consiste em modificar os Indicadores de Uso do Objeto de Manutenção selecionado. A conversão é orientada quando se precisa alterar o Indicador de Uso que controla o Objeto de Manutenção, ou quando se deseja inserir mais Indicadores de Uso para melhorar o controle dos Objetos. Exemplo:

AcrescentarumnovoIndicador de Uso paraseusVeículos,quepossuemapenas o Indicador“Quilometragem”. O novo indicador será o “Combustível Consumido”, que irá expor o quanto de combustível o Veículo gastou. Em média, considera se que cada veículo faz 10 km /l. Então, no campo Fator de Conversão o valor a ser digitado será “0,1”, pois para cada 1 quilômetro percorrido o Veículo consome 0,1 litro de combustível. Escolha o Indicador de Uso Atual (Quilometragem) e o Novo Indicador de Uso (Combustível Consumido). Ao final do processo, será ativado o Indicador de Uso “Combustível Consumido”, e terá seu valor calculado automaticamente. No histórico dos Indicadores de Uso também estará registrado o valor do Indicador “Combustível Consumido”. Processos - Inserir Várias Medições de Indicador de Uso Permite fazer o lançamento de vários indicadores de uso para o Objeto de Manutenção. É preciso preencher os campos Data da Coleta, que é a data do lançamento de indicador de uso e Medidor, que é o valor do medidor a ser lançado no histórico do objeto de manutenção. Processos - Enviar Objeto de Manutenção para o estoque Permite enviar um Objeto de Manutenção para estoque e o mesmo ficará disponível no cadastro de produtos do sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Para enviar um objeto para o estoque é necessário fazer a configuração do movimento em Opções / Parâmetros / Sistema Pasta movimentos. No campo “Movimentos de Envio e Retirada de Objeto do Estoque” informe o movimento de envio e movimento de retirada. Como foi falado anteriormente no cadastro de Submodelo no Tipo de Objeto de Manutenção, informe no campo “Produto” o produto cadastrado em Produtos / Serviços. Exemplo:

Vamos supor que o objeto veículo Palio EX 1.0, será enviado para o estoque. Então no cadastro de Produto do sistema Gestão de Estoque e Faturamento faça o cadastro do Produto Palio EX 1.0 e no cadastro de submodelo informe no campo Produto o código do produto Palio EX 1.0 como na figura abaixo.

26

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Fig. 13

Após efetuar a parametrização e executar o processo enviar objeto para estoque, é possível verificar em Saldos e Custos do produto Palio EX 1.0 que o saldo atual foi acrescido de uma unidade como mostra a figura 14.

Fig. 14

Processos - Retirar Objeto de Manutenção do Estoque Permite retirar um Objeto de Manutenção do estoque e o mesmo ficará em situação normal no cadastro de Objeto de Manutenção. Após execução do processo o saldo atual em Saldos e Custos do cadastro de produto será decrescido uma unidade.

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

27

Processos - Transferir Objeto de Manutenção entre Coligadas Permite fazer a transferência de Objetos de Manutenção entre coligadas, considerando que não estejam em estoque, agregados a outros objetos ou com ordem de serviço em andamento. A Filial destino e Localização destino são de preenchimento facultativo. Acessórios, campos complementares e históricos do objeto de manutenção não serão transferidos. Coligada Destino: coligada destino para onde o objeto de manutenção será transferido. Cliente/Fornecedor: é possível também definir o cliente/fornecedor do objeto de manutenção. Status: Informe o status que objeto assumirá na coligada de destino. Localização de Destino: Informe à localização que o objeto assumirá na coligada de destino.

Status e Localização de Destino são cadastrados na coligada de destino. Fique atento

Processos - Transferir Objeto de Manutenção entre Filiais Permite fazer a transferência de Objetos de Manutenção entre filiais, considerando que não estejam em estoque, agregados a outros objetos ou com ordem de serviço em andamento. A Localização destino é de preenchimento facultativo. Acessórios, campos complementares e históricos do objeto de manutenção não serão transferidos. Processos - Transferir Objeto de Manutenção entre Locais Permite fazer a transferência de Objetos de Manutenção entre filiais, considerando que não estejam em estoque, agregados a outros objetos ou com ordem de serviço em andamento. A Localização destino é de preenchimento facultativo. Acessórios, campos complementares e históricos do objeto de manutenção não serão transferidos. Processos – Transferência entre Centros de Custo O processo para transferência entre centros de custo consiste em transferir um objeto de manutenção entre centros de custo. Data de Transferência: informe a data de transferência do centro de custo. Centro de Custo de Destino: informe o novo centro de custo Ao executar o processo o sistema irá preencher a data de saída do ultimo centro de custo, com a data de entrada do novo centro de custo.

Fique atento

Caso o objeto de manutenção esteja integrado a um Bem, execute o processo de transferência de centro de custo pelo TOTVS Gestão Patrimonial (RM Bonum).

 Anotações

28

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Processos - Sucatear Objeto de Manutenção Permite sucatear o objeto de manutenção,selecionando o motivo pelo qual o objeto está sendo sucateado. Quando o objeto sucateado for um objeto raiz, todos os objetos agregados também serão sucateados, e todas as operações com estes objetos (edição, agregação, desagregação, lançamento de indicadores de uso e índice de acompanhamento) ficarão indisponíveis. Para sucatear um determinado objeto de manutenção é necessário cadastrar os motivos em Cadastros / Tabelas Auxiliares / Objeto de Manutenção / Motivo de Sucateamento.

Fique atento

 Ao abrir uma ordem de serviço para um objeto sucateado, o sistema irá emitir uma mensagem informando que o objeto foi sucateado. Assim não será permitido abrir ordem de serviço para um objeto sucateado.

Processos - Cancelar Sucateamento de Objeto de Manutenção Permite cancelar o sucateamento do Objeto de Manutenção que esteja neste estado de conservação. Ao ser cancelado, o estado de conservação do objeto passará a ser “Usado”. Processos – Cria OS do Plano de Manutenção Permite criar ordem de serviço para o objeto de manutenção que possua Plano de Manutenção vencido. Caso o Plano de Manutenção não esteja vencido o sistema irá emitir uma mensagem avisado que o plano não está vencido. Como mostra a figura 15.

Fig. 15

Processos – Cria OS para Terceiros do Plano de Manutenção Permite criar ordem de serviço para terceiros do Objeto de Manutenção que possua Plano de Manutenção vencido. Caso o Plano de Manutenção não esteja vencido o sistema irá emitir uma mensagem avisado que o plano não está vencido. Como mostra a figura 15. Processos - Imprimir Objeto de Manutenção Permite a impressão e a visualização de um relatório de Objeto de Manutenção personalizado por meio do Gerador de Relatórios.

 Anotações

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

29

Exercícios

1. Efetue o cadastro para Objeto de Manutenção do tipo “veículo”: Pasta Identificação Placa:

DFD-4522

2º Identificador:

Fiesta

Cod. Tipo de Objeto:

Veículo

Fabricante:

Ford do Brasil

Cód. Modelo:

Fiesta

Cód. Submodelo:

L 1.6

Estado de Conservação:

Novo

Data da Venda:

01/06/2003

Data de Fabricação:

16/09/2001

Ano de Fabricação:

2001

Ano do Modelo:

2001

Valor Aquisição:

17.000,00

Status:

Situação Regular

Filial:

Belo Horizonte

Localização:

Oficina

Centro de Custo:

Manutenção

Data da Criação:

Data atual

Cliente/Fornecedor:

TCA DESIGN

Dica:

O modelo e submodelo foram cadastrados no exercício do Tipo de Objeto de Manutenção. Cadastre o cliente no menu Cadastros / Clientes / Fornecedores. A localização deverá ser cadastrada no menu Cadastros / Tabelas Auxiliares / Objeto de Manutenção / Localização. Cadastre o centro de custo no menu Cadastros / Centro de Custos. 2. Pasta Indicador(es) de Uso

Quilometragem Medidor: Quilometragem Acumulado:

1500 km 1500 km

Dica:

O indicador de uso Quilometragem foi definido no cadastro do Tipo de Objeto de M anutenção. Clique no botão “Salvar” e terá o Objeto de Manutenção cadastrado. Observação :

Cadastre um Objeto de Manutenção do tipo Pneu, depois acesse a Pasta “Agregados” do Objeto de Manutenção veículo Fiesta e faça a agregação do Pneu no veículo. Após a agregação efetue lançamentos de indicadores de uso para o objeto pai e depois acesse o anexo - histórico de indicadores de uso do objeto filho e veja como ficou a distribuição dos indicadores no filho.

30

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Instalação do Objeto de Manutenção Permite gerenciar a instalação dos equipamentos nos clientes internos ou externos. Normalmente utilizado pelas assistências técnicas que alugam equipamentos. Para que a Instalação de Objeto de Manutenção fique visível é necessário acessar Opções / Parâmetros / Sistema / Pasta Identificação e marcar o checkbox “Controla Instalação”. Depois acesse menu Operações / Instalação de Objeto de Manutenção. Na tela de visão é possível incluir, editar, excluir, atualizar, navegar pelos registros, localizar um registro, configurar colunas, e aplicar filtros.

Fig. 16

1º Identificador: o identificador do Objeto de Manutenção a ser instalado. Cliente: nome do cliente onde será instalado o Objeto de Manutenção. Localização: local específico de instalação no cliente. Vendedor: vendedor responsável pela locação do Objeto de Manutenção. Técnico: técnico responsável pela instalação. Data: refere-se à data/hora em que foi instalado o objeto. Locais de Instalação Para efetuar uma instalação é necessário cadastrar antes o local de instalação. Acesse o menu Cadastros / Clientes/Fornecedores / Anexos Locais de Instalação.Um Cliente/Fornecedor poderá ter um ou vários locais de instalações cadastrados.

 Anotações

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

31

Controle de Pneu O Pneu é um item crítico da manutenção do ponto de vista de custos e disponibilidade de operação dos equipamentos. Devido a isto o pneu é um tipo de objeto de manutenção com algumas particularidades de controle. Para habilitá-lo é necessário criar o tipo de objeto de manutenção Pneu. Assim para este tipo de objeto estaremos habilitando os controles específicos: Modelo de Desenho, Tipo de Borracha e Processo de Reforma. Após criar o Tipo de Objeto Pneu é necessário informar que este é o objeto que terá controle de pneu. Esta parametrização é realizada em: Opções / Parâmetros / Sistema, Pasta Pneus. O campo “Utiliza Controle de Pneu” deve estar habilitado. Ao habilitá-lo o menu Pneu estará disponível na barra de menu do sistema. O campo “Próximo Número de Fogo” determina o número do primeiro identificador do objeto de manutenção que será gerado automaticamente pelo sistema quando um novo pneu for cadastrado ou gerado através do processo: Gerar Objeto de Manutenção de Produto. Na combo box “Tipo do Objeto” informe o Pneu. Modelo de Desenho, Tipo de Borracha e Processos de Reforma para cadastrá-lo basta acessar o menu Pneu. Modelo de Desenho Permite cadastrar Modelos de Desenho utilizados no objeto de manutenção do tipo pneu, definido no seu processo de reforma. Na tela de visão é possível incluir, editar, excluir, atualizar, navegar pelos registros, localizar um registro, configurar colunas, exportar dados, imprimir relatórios, acessar Anexos, acessar Processos e aplicar filtros. Exemplo:

“Modelo de Chuva” e “Banda de Rolagem Macia” são exemplos de Modelos de Desenho.

Fig. 17 

 Anotações

32

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Tipo de Borracha Permite cadastrar os Tipos de Borrachas utilizados no objeto de manutenção do tipo pneu, definido no seu processo de reforma. Na tela de visão é possível incluir, editar, excluir, atualizar, navegar pelos registros, localizar um registro, configurar colunas, exportar dados, imprimir relatórios, acessar Anexos, acessar Processos e aplicar filtros. Exemplo:

“Borracha Dura”,“Borracha Macia” e “Borracha Novatech” são exemplos de Tipo de Borracha.

Fig. 18

Processos de Reforma Permite cadastrar os Processos de Reforma utilizados no objeto de manutenção do tipo pneu, definido no seu processo de reforma. Na tela de visão é possível incluir, editar, excluir, atualizar, navegar pelos registros, localizar um registro, configurar colunas, exportar dados, imprimir relatórios, acessar Anexos, acessar Processos e aplicar filtros. Exemplo:

Recauchutagem, Recapagem e Remoldagem são exemplos de Processo de Reforma.

Fig. 19

Fique atento

 A última reforma cadastrada será visualizada clicando no botão “Reforma de Pneus” na tela de edição da Ordem de Serviço.

 Anotações

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

33

ASSISTÊNCIA TÉCNICA Os Objetos de Manutenção podem dar entrada na Oficina através de um Atendimento ao proprietário por telefone ou pessoalmente ou ainda através de um pré-agendamento para uma manutenção futura. Existe também o “Contrato de Manutenção” que pode controlar a periodicidade de manutenção para um ou vários objetos de um determinado Cliente/Fornecedor. Através da tela de Atendimento e da tela de Agendamento é possível gerar Ordem de Serviço para um Objeto de Manutenção. Além da tela de Atendimento do TOTVS Manutenção (RM Officina) existe também a integração com o TOTVS Gestão do Relacionamento com o Cliente (RM Agilis) onde é possível fazer um atendimento através das ocorrências de atendimento usando um workflow de etapas e a partir da execução das etapas é possível gerar uma Ordem de Serviço para uma ocorrência de atendimento. Para mais detalhes consulte o tópico Integração.

 Atendimento O Atendimento tem a função de registrar os atendimentos realizados pelos funcionários da oficina aos clientes/fornecedores. Para cadastrar um atendimento acesse o menu Operações / Atendimento / Atendimentos. Na tela de visão é possível incluir, excluir, editar, atualizar, navegar pelos registros, localizar um registro, configurar colunas, imprimir relatórios, Enviar E-mail, Gera OS, Gera OS para Terceiros e aplicar filtros. Antes de efetivar um atendimento é necessário informar o nome do atendente “Funcionário Responsável”. Para cadastrar os atendentes acesse o menu Cadastros / Atendentes. Se o funcionário a ser selecionado no atendimento, possuir algum motivo de interrupção cadastrado (Cadastros / Atendentes / campo “Cód. Justificativa de Interrupção” será apresentada a seguinte mensagem: “Operação Cancelada! O atendente “ALESSANDRA MARTINS VIEIRA” está inativo!”

Fig. 20

34

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Na tela de edição do atendimento existe o botão “Dados do Cliente” que permite visualizar os dados do Cliente/Fornecedor. No botão “Indicador de Uso” é possível inserir as medição do indicador de uso do Objeto de Manutenção. O botão “Contrato deste Cliente” mostra os dados do contrato do Cliente/ Fornecedor que irá cobrir os serviços do Objeto de Manutenção. O botão “Histórico de Ordem de Serviço” permite visualizar todas as ordens de serviços que foram geradas para o Objeto de Manutenção do atendimento. O botão “Selecionar Cliente pelo Nome” permite trocar o Objeto de Manutenção do atendimento selecionando o nome do Cliente/Fornecedor. O botão “Verificar Local de Instalação” caso o objeto tenha sido instalado, permite visualizar o local onde o objeto foi instalado. Não é permitido inserir problema e/ou observação após a abertura de ordem de serviço para o atendimento. Ao cadastrar um Atendimento o “Status do Atendimento” será “Em Aberto”, clicando com o botão direito do mouse em cima do atendimento na tela de visão do Atendimento é possível colocar um atendimento como “Pendente”, “Finalizar”,“Gerar OS” e “Gerar Os para Terceiros”. È possível “Gerar Os” para o atendimento “Em Aberto”. Um Atendimento Pendente depende de outras ações para ser fechado e não é permitido repassar para outro atendente ou incluir novos problemas. Atendimentos Pendentes podem ser reabertos. Para Finalizar um atendimento é necessário inserir uma solução e o Status ficará como fechado. Após Finalizar o atendimento não é permitido inserir problemas ou solução. Pasta Identificação Código: gerado automaticamente pelo sistema. Número do Mov: Este exibirá o número da O.S. gerada para o atendimento. Status da Os: mostra o status da ordem de serviço gerada para o atendimento, se a Os não for gerada o campo ficará vazio. Status do Atendimento: informa o status que o atendimento se encontra. Os atendimentos podem possuir os seguintes status:  Em Aberto o atendimento está sendo solucionado, é permitido o repasse para outros atendentes e acrescentar problemas. Atendimentos Em Aberto podem ser “Finalizados”, ou colocados como “Pendentes”. l Pendente o atendimento ainda depende de outras ações para ser fechado e não é permitido repassar para outro atendente ou incluir novos problemas. Atendimentos Pendentes podem ser reabertos. l Fechado o atendimento foi solucionado, não é permitido repassar para outro atendente ou incluir novos problemas. Atendimentos fechados não podem ser reabertos. l

E-mail Enviando: informa se foi enviado um e-mail do atendimento. Para efetuar a configuração de envio de e-mail acesse o menu Opções / Parâmetros / Globais, Pasta Envio de e-mails. Filial: informe a filial para qual está sendo aberto o atendimento. Departamento: informe o departamento para qual está sendo aber to o atendimento. Tipo de Atendimento: o tipo de atendimento pode variar de acordo com a empresa. Para cadastrar o Tipo de Atendimento acesse o menu Cadastros / Tabelas Auxiliares / Atendimento / Tipo de Atendimento. Prioridade: as prioridades dos atendimentos podem ser Alta, Baixa, Normal e Urgente. Tipo de Contato: os tipos de contatos podem ser de E-mail, Fax, Telefone e Web. Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

35

Comportamento: refere-se ao comportamento do cliente Normal ou Irritado. 1º Identificador e 2º Identificador: referem-se aos identificadores do objeto de manutenção. Cliente/Fornecedor Responsável: selecione o nome do cliente ou fornecedor responsável pela abertura do atendimento. Um cliente/fornecedor pode possuir um ou vários Objetos de Manutenção, para visualizá-los clique no botão “Selecionar Cliente pelo nome”. Contrato de Manutenção: ficará igual a sim caso o Cliente/Fornecedor possua algum contrato. Modelo: mostra o modelo do Objeto de Manutenção. Submodelo: mostra o submodelo do Objeto de Manutenção. Func. Responsável: informe o funcionário responsável pela abertura do atendimento. Listar Func. de Todas Coligadas: permite listar funcionário de outras coligadas. Abertura: data de abertura do atendimento. Preenchido automaticamente pelo sistema. Prazo Limite: informe o prazo limite para resolução do atendimento. Fechamento: data de fechamento do atendimento. Preenchido automaticamente pelo sistema quando o atendimento muda para o status Fechado. Atendimento de Origem: Selecione dentre as opções deste campo, qual atendimento será vinculado ao atendimento atual. Pasta Responsáveis Permite visualizar a relação de todos os atendentes que participaram do atendimento. Número: número do atendente responsável pelo atendimento. Exemplo:

O atendente que abriu o atendimento será o número um. O atendente que receber o primeiro repasse será o número dois e, assim, sucessivamente. Data: em que o atendente tornou-se responsável pelo atendimento. Funcionário: nome do funcionário responsável (ou que já foi responsável) pelo atendimento. Marcando o check list “Listar todos os func desta coligada”, é possível incluir na Ordem de Serviço o nome de um funcionário cadastrado em outra coligada. Motivo p/ Repasse: motivo pelo qual o atendimento foi repassado para outro responsável, cadastrado em Cadastros / Tabelas Auxiliares / Atendimento / Motivo de Repasse. Pasta Problemas Permite inserir e visualizar os problemas e solicitações do atendimento. Para cadastrar os problemas acesse o menu Cadastros / Tabelas Auxiliares /Manutenção / Problemas.

36

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Pasta Solução Permite descrever a solução utilizada para resolver os problemas relatados no atendimento. Para terminar um atendimento é necessário informar uma solução. Pasta Observação Permite digitar informações adicionais que possam ser relacionadas com os processos do atendimento. Pasta Campos Complementares Permite a criação de Campos Complementares para o atendimento. Para cadastrar os campos complementares acesse o menu Cadastros / Campos Complementares / Atendimento. Os campos complementares permitem a criação de campos do tipo inteiro, alfanumérico, data, real e texto. Para que a Pasta Campos Complementares fique visível no cadastro de Atendimento é necessário a criação dos campos primeiro. Acessando o menu Opções / Parâmetros, Pasta Campos e Tabelas Opcionais / Atendimento. É possível cadastrar campos opcionais do tipo alfanumérico para o atendimento.

Fique atento

 A diferença entre “Campos Configuráveis” e “Campos Complementares” é que os “Campos Complementares” além de  permitir a criação de campos do tipo alfanumérico permite criar campos de outros tipos (inteiro, data, real e texto).

Pesquisa de Atendimentos É possível pesquisar os atendimentos pelo “Status”, “Atendente”, “Modelo do Objeto”, “Identificador do Objeto”, “Por Período”, “Cliente/Fornecedor” e “Problemas e Solução” contendo um texto especifico. Para efetuar uma pesquisa de Atendimento acesse o menu Operações / Atendimento / Pesquisa de Problemas/ Soluções.

Contrato de Manutenção Os contratos podem ser de manutenção, compra ou venda de serviço ou de terceirização dos serviços de Manutenção. Para cadastrar os contratos acesse o menu Operações / Manutenção / Contratos de Manutenção.

Fig. 21

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

37

Contrato RM Nucleus Permite vincular um contrato de manutenção ao contrato do RM Nucleus e utilizar o mesmo cliente/ fornecedor do mesmo marcando: “Utilizar o mesmo Cliente/Fornecedor do contrato do RM Nucleus”. Tipo de movimento Determina qual o movimento de Ordem de Serviço ou Ordem de Serviço para Terceiro poderá ser utilizado para abertura de OS. Ao abrir uma OS para um dos objetos incluídos no contrato, será possível utilizar este movimento automaticamente. Todos os Objetos Ao marcar “Disponibiliza todos os Objetos de Manutenção” todos os objetos cadastrados poderão ser incluídos neste contrato. Caso contrário, somente os objetos cadastrados em nome do cliente / fornecedor poderão ser incluídos. Este parâmetro é utilizado principalmente quando os objetos do parque estão cadastrados em nome da contratante ou em nome de terceiros. Contrato de Terceirização Ao marcá-lo determina que este seja um contrato de terceirização de serviços. Somente um movimento de ordem de serviço para terceiro pode ser associado ao contrato. Pasta Campos Configuráveis Para disponibilizar até cinco campos configuráveis para contratos acesse o menu Opções / Parâmetros / Sistemas, Pastas Campos e Tabelas Opcionais / Subpasta Contratos. Pasta Campos Complementares Permite inserir dados nos campos complementares criados para o cadastro de Contratos de Manutenção de acordo com a necessidade de cada empresa. Para cadastrar os campos complementares acesse o menu Cadastros / Campos Complementares / Contrato de Manutenção. Os campos complementares permitem a criação de campos do tipo inteiro, alfanumérico, data, real e texto. Para que a Pasta “Campos Complementares” fique visível no cadastro de Contrato de Manutenção é necessário a criação dos campos primeiro.

Fique atento

 A diferença entre “Campos Configuráveis” e “Campos Complementares” é que os “Campos Complementares” além de  permitir a criação de campos do tipo alfanumérico permite criar campos de outros tipos (inteiro, data, real e texto).

 Anotações

38

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

 Agendamento Permite agendar serviços a serem executados em um determinado Objeto de Manutenção em uma data pré-determinada ou quando o equipamento atingir um valor específico de indicador de uso. Este recurso é muito útil para programar intervenções específicas nos equipamentos. Na tela de visão é possível incluir, excluir, editar, atualizar, navegar pelos registros, localizar um registro, configurar colunas, gerar ordem de serviço, imprimir relatórios, filtrar todos os agendamentos, os a vencer, vencidos e concluídos.

Fig. 22

Para cadastrar um agendamento acesse o menu Operações / Manutenção / Agendamento de Serviços. Pasta Identificação É obrigatório que o objeto de manutenção esteja cadastrado em nome de um Cliente / Fornecedor. Informe o “1º Identificador” do Objeto de Manutenção e o “Cliente / Fornecedor” será preenchido automaticamente. No campo “Descrição” faça um breve resumo do que se trata o agendamento. “Data Limite” informe a data limite para vencimento do agendamento e a “Quilometragem”, que o objeto deverá alcançar através dos indicadores de uso para que o agendamento fique vencido. Pasta Itens Produtos e serviços que deverão constar na Ordem de Serviço gerada a partir deste agendamento. Caso o agendamento ainda não tenha vencido o sistema informará no momento de geração que o mesmo ainda não venceu. Pasta Parâmetros Movimento de Ordem de Serviço que será utilizado no caso de geração automática de Ordem de Serviço. Acesse o menu Opções / Parâmetros / Sistema, Pasta Ordem de Serviço e selecione o tipo de agendamento que se adéqua melhor a empresa. Agendamento na abertura da OS: obrigatório ou não-obrigatório. Selecionando obrigatório somente será possível a abrir uma ordem de serviço a partir de um agendamento. Não-obrigatório poderá abrir ordem de serviço sem que haja agendamento para mesma.

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

39

Máximo de Agendamentos por dia: informe o número máximo de agendamentos permitidos por dia. Acesse o menu Opções / Parâmetros / Sistema, Pasta Identificação e selecione o parâmetro. Avisa Agendamento(s) Vencido(s): ao fazer login no sistema, caso haja agendamentos vencidos será apresentada a mensagem abaixo.

Fig. 23

Acessando o menu / Operações / Vencimento de Agendamento(s) de Serviço(s) é possível visualizar os agendamentos vencidos para os objetos de manutenção.

Fig. 23B

Exercícios Faça o cadastro de um contrato e um cadastro de atendimento para o Objeto de Manutenção cadastrado no exercício de fixação do Objeto Manutenção. Observe que na tela do Atendimento irá aparecer em negrito contrato de manutenção igual a “sim”. Depois faça um agendamento de serviço para esse objeto e faça o agendamento vencer inserindo indicadores de uso até ultrapassar a quilometragem indicada no agendamento.

 Anotações

40

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO Neste tópico serão apresentadas as operações de manutenção e acompanhamento dos processos do TOTVS Manutenção (RM Officina).

Índice de Acompanhamento Permite cadastrar os valores do índice que será utilizado para aferir a qualidade de um objeto de manutenção através de medição periódica. São estabelecidos no momento da criação do índice, valores mínimos e máximos aceitáveis de qualidade. Baseado neste intervalo, o sistema classifica o objeto da seguinte maneira: valor do índice abaixo do mínimo, valor do índice dentro da faixa, valor do índice acima do máximo. Os valores mínimos e máximos escolhidos para os índices de acompanhamento podem variar dentro do conjunto dos números racionais (-4,124; -3; 0; 9; 17,865).

Fig. 24

Código: código do índice gerado automaticamente pelo sistema. Cod.Tipo de Objeto: o índice será aplicado a todos os objetos do tipo informado. Cód. Modelo: se for informado o Tipo de Objeto e Modelo, o índice será aplicado a ambos. Cód. SubModelo: se for informado o Tipo de Objeto, Modelo e Submodelo, o índice será aplicado aos objetos deste Tipo, modelo e Submodelo. Cód. Unidade: informe a unidade de medida que será usada na medição. Valor Mínimo: informe o valor mínimo do índice para medição. Valor Máximo: informe o valor máximo do índice para medição.

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

41

Decrescente: quando o Objeto de Manutenção for do tipo Pneu e no cadastro de índice de Acompanhamentoo flag “Decrescente”estivermarcado, sóserápossívellançaríndice deAcompanhamento com valores decrescente.  Anexo - Itens do Índice de Acompanhamento Permite cadastrar os itens produtos e/ou serviços para Índice de Acompanhamento que irão compor a ordem de serviço aberta para um objeto de manutenção, tendo o índice de acompanhamento com base para esta abertura.  Anexo - Parâmetros do Índice de Acompanhamento Permite informar o tipo de movimento que será usado para a geração automática de Ordem de Serviço baseado no índice de acompanhamento selecionado. Se o Índice de Acompanhamento estiver com o parâmetro de Apropriação Direta marcado, todos os objetos cobertos pelo índice de acompanhamento poderão fazer apropriação direta de produto. Para o flag “Apropriação Direta de Produto” fique visível é necessário que no cadastro de Tipo de Objeto de Manutenção o flag “Apropriação Direta de Produto(s)?” esteja marcado. Os lançamentos de índice de acompanhamento poderão feitos na tela de cadastro de Objeto de Manutenção / Anexo – Índices de Acompanhamento ou pelo menu Operações / Lançamentos de Índice de Acompanhamento.

Fig. 25

Marcando o checkbox “Fixar 1º Identificador” na próxima linha de inserção do índice de acompanhamento, o primeiro identificador do Objeto de Manutenção será fixado. Quando houver a necessidade de se fazer vários lançamentos para um mesmo Objeto de Manutenção marque o checkbox “Fixar 1º Identificador”. Marcando o checkbox “Fixar Data de Medição” quando houver a necessidade de se fazer vários lançamentos para Objetos de Manutenção diferentes com data de coleta igual, na próxima linha de inserção do índice de acompanhamento, a “Data da Medição” ficará fixa. Marcando o checkbox “Fixar Id. do Índice” quando houver a necessidade de se fazer vários lançamentos para Objetos de Manutenção diferentes para um mesmo índice de acompanhamento, na próxima linha de inserção do índice de acompanhamento, a “Id. do Índice” ficará fixa.

42

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Ao lançar um índice de acompanhamento fora da faixa, acesse o menu Operações / Solicitações Geração Automática de OS e mensagem abaixo será exibida.

Fig. 26

Acesse o menu Sistema / Server / Executar Processos como mostra a figura 27. Ao clicar no botão “Iniciar”, uma ordem de serviço será gerada. No cadastro de Objeto de Manutenção / Anexo – Índice de Acompanhamento é possível visualizar os índices lançados fora da faixa e o número da ordem de serviço gerada para cada índice fora da faixa.

Fig. 27 

Para trabalhar com apropriação direta de produto, na tela de cadastro de índice de acompanhamento marque o parâmetro “Apropriação Direta de Produto” e depois na tela de cadastro de Objeto de Manutenção / Anexo – Produto do Objeto de Manutenção cadastre o produto a ser apropriado. Informe a quantidade a ser apropriada, a data de inicialização e o consumo médio do produto para o Objeto de Manutenção. Após fazer o cadastro como mostra a figura 28 abaixo, ao acessar o menu Operações / Apropriação Direta de Produto(s) informar o identificador do Objeto de Manutenção o produto ficará visível para fazer a apropriação. Veja mais detalhes no tópico Apropriação Direta e Medição de Consumo.

Fig. 28

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

43

Exercícios Efetue o cadastro de um Índice de Acompanhamento para o Objeto de Manutenção “veiculo” cadastrado no exercício do cadastro de Objeto de Manutenção: Pasta Identificação Código:

Gerado Automaticamente

Índice de Acompanhamento:

Nível do óleo do motor

Cód. Tipo de Objeto:

Veículo

Cód. Unidade:

L

Valor Mínimo:

3

Valor Máximo:

6

Anexo – Parâmetro(S):

Informe o movimento para geração de OS

Anexo – Itens do Índice de Acompanhamento:

Informe o Produto Óleo

Dica:

É necessário que o movimento de geração de OS esteja parametrizado no RM Nucleus e caso não exista o produto Óleo cadastre-o no menu Cadastros / Produtos / Serviços. Acesse o cadastro de Objeto de Manutenção / Anexo – Índice de Acompanhamento e faça a inserção de medição do índice. Após fazer uma inserção fora da faixa efetue o processo de geração de ordem de serviço. Acessando o menu Operações / Solicitação de Geração Automática de OS e depois acesse o menu Sistema / Server / Executar Processos. Observe que uma ordem de serviço será gerada para o Objeto de Manutenção.

 Anotações

44

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Plano de Manutenção Os Planos de Manutenção são conjuntos de serviços e produtos a serem executados e aplicados periodicamente a uma unidade ou a um grupo de Objetos de Manutenção do mesmo tipo. Através do Plano de Manutenção é possível Planejar e controlar a execução da manutenção periódica. Estes devem ser executados em intervalos que variam em função dos Indicadores de Uso Cadastrados no Tipo de Objeto de Manutenção. É possível que Objetos de Manutenção pertencentes ao mesmo grupo (Tipo, Modelo e Submodelo) façam parte de Planos de Manutenção diferentes. O vencimento dos Planos de Manutenção poderá ser por marco ou cíclico em função do indicador de uso. E o vencimento será calculado em função da média atual do indicador de uso do Objeto de Manutenção. Para cadastrar um plano de manutenção acesse o menu Cadastros / Plano de Manutenção.

Fig. 29

Pasta Identificação Informe o Tipo de Objeto, Modelo e Submodelo do grupo de Objetos de Manutenção que o plano se aplica.  Se segmentado apenas para um Tipo de Objeto o plano se aplica a todos os Modelos e Submodelos do Tipo. l Se segmentado para um Tipo de Objeto e Modelo o plano de aplica a todos os Submodelos do modelo. l Se segmentado para um Tipo de Objeto, Modelo e Submodelo o plano se aplica somente ao grupo de objetos determinados. l

Freqüência(s): mostra os tipos de indicadores de uso definidos para Tipo de Objeto de Manutenção. Informe o valor do indicador de uso para execução do Plano de Manutenção. Faixa de Ano Modelo: é possível definir um intervalo de “Faixa de Ano Modelo” para um plano de manutenção. Quando definido uma “Faixa de Ano Modelo” o plano será executado apenas para aqueles Objetos de Manutenção com ano do modelo dentro da faixa. O ano do modelo é informado na tela de cadastro de Objeto de Manutenção Pasta Identificação. Informe o ano do modelo inicial e final para que o plano filtre os objetos que tenha o ano do modelo dentro desse intervalo.

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

45

Marco: o Plano de Manutenção por Marco é executado quando o Objeto de Manutenção alcançar ou ultrapassar o valor do indicador de uso informado no Plano de Manutenção. Exemplo:

Plano: Troca da Correia Dentada Freqüência de Quilometragem: 10000 km Se ao inicializar o Plano de Manutenção por “Marco” for inserido indicador de uso para o Objeto de Manutenção no valor zero km. A próxima execução do Plano de Manutenção será com 10000 km e remanescente 10000 km. Se ao inicializar o Plano de Manutenção por “Marco” for inserido indicador de uso para o Objeto de Manutenção no valor 1000 km. A próxima execução do Plano de Manutenção será com 10000 km e remanescente 9000 km. Cíclico: o Plano de Manutenção por Cíclico é executado quando o Objeto de Manutenção ultrapassar o valor do Indicador de Uso informado no Plano de Manutenção. Exemplo:

Plano: Troca da Correia Dentada Freqüência de Quilometragem: 10000 km Se ao inicializar o Plano de Manutenção por “Cíclico” for inserido Manutenção no valor zero km. A próxima execução do Plano de remanescente 10000 km. Se ao inicializar o Plano de Manutenção por “Cíclico” for inserido Manutenção no valor 1000 km. A próxima execução do Plano de remanescente 10000 km.

indicador de uso para o Objeto de Manutenção será com 10000 km e indicador de uso para o Objeto de Manutenção será com 11000 km e

Ao acessar o cadastro de Objeto Manutenção / Anexo – Objeto de Manutenção (Visão em Árvore) e selecionar o Objeto Manutenção do lado esquerdo da tela, do lado direito irá aparecer a Pasta Controle de Plano(s) de Manutenção” Nesta pasta será possível visualizar o valor da próxima execução, o valor remanescente para o vencimento e data prevista do Plano de Manutenção. No exemplo do Plano “Troca da Correia Dentada” por “Cíclico” considerando que na inicialização do plano foi inserido um valor de indicador de uso de 1000 km, ao fazer um lançamento de indicador de uso para Objeto de Manutenção no valor de 7000 km. A próxima execução continuará 11000 km e o remanescente 4000 km. No menu Opções / Parâmetros / Sistema, Pasta Identificação marque o parâmetro “Utiliza Planos de Manutenção e Conceitos de Manutenção Preventiva” para que a Pasta “Planos Realizados” fique visível na edição da Ordem de Serviço. Pasta Parâmetro

Movimento de Ordem de Serviço que será utiliza para geração automaticamente de OS quando o plano estiver vencido. Quando o tipo de movimento não estiver preenchido significa que não se devem gerar Ordens de Serviço automáticas para o respectivo Plano de Manutenção. Quando um plano de Manutenção vence é emitida uma Ordem de Serviço para executá-lo. Tal procedimento registra a execução do plano vencido e inicia nova contagem. A geração de uma Ordem de Serviço para um Plano de Manutenção poderá ser feita de duas formas. Acesse o menu Operações / Solicitação de Geração Automática de OS e depois acesse o menu Sistema / Server / Executar Processos e uma Ordem de Serviço será gerada para o Objeto de Manutenção que possui o Plano de Manutenção vencido. Outra forma de gerar uma Ordem de Serviço para um Plano de Manutenção é através do cadastro de Objeto de Manutenção / Processos - Cria OS do Plano de Manutenção e Cria Os Para Terceiros do Plano de Manutenção. Também é possível gerar uma OS para um plano que ainda não venceu.

46

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Planos de Manutenção que tiverem o vencimento juntos poderão ser agrupados em uma única Ordem de Serviço. Acesse o menu Opções / Parâmetros / Sistema, Pasta Ordem de Serviço e marque o parâmetro “ Agrupar planos com o mesmo Vencimento na O.S.” , assim toda vez que Planos de Manutenção distintos para um mesmo Objeto de Manutenção tiverem seus vencimentos juntos serão agrupados em uma única Ordem de Serviço. Anexo – Itens do Plano de Manutenção

São os Produtos e serviços e que irão compor a ordem de serviço para a execução do Plano de Manutenção.  Anexo – Inicialização de Plano de Manutenção Após compor o plano é necessário iniciá-lo para cada objeto de manutenção contemplado pelo mesmo. Isto significa incluir o objeto no plano informando qual a última vez que o mesmo realizou o plano e qual era o indicador de uso. A partir desta informação o sistema passa a gerar as informações necessárias ao gerenciamento do plano para o referido objeto. Para inicializar um plano de manutenção existem três caminhos: 1. Na visão do Cadastros de Plano de Manutenção Anexo – Inicialização do Plano de Manutenção selecione o objeto e clique no subprocesso “Inicialização do Plano de Manutenção”. O status de pendente passará para efetuado. 2. Na visão do Cadastros de Objetos de Manutenção Anexo – Inicialização de Plano de Manutenção selecione o Plano de Manutenção e clique no subprocesso “Inicialização do Plano de Manutenção”. O status de pendente passará para efetuado. 3. Na visão em árvore do cadastro de Objetos de Manutenção clique no botão Inicialização de Plano de Manutenção e será aberto a tela de inicialização de Plano de Manutenção, selecione o plano e clique no subprocesso “Inicialização do Plano de Manutenção”. O status de pendente passará para efetuado. Inicializando pela visão do Cadastros de Plano de Manutenção seleciona-se o plano e obtém todos os objetos contemplados. Para efetuar uma inicialização múltipla ou exclusão de inicialização múltipla de Planos de Manutenção, será preciso que o Objeto de Manutenção não possua nenhum indicador de uso cadastrado e que o Plano de Manutenção tenha sua freqüência em “Dias”. Acesse o menu Cadastros / Plano de Manutenção / Anexo – Inicialização de Plano de Manutenção e selecione vários objetos e clique no subprocesso “Inicialização do Plano de Manutenção” ou “Excluir Inicialização de Plano e será apresentada uma tela para informar apenas a data de inicialização no caso da exclusão a inicialização sai do status de efetuado para pendente quando a exclusão é confirmada. Processos – Cópia de Planos de Manutenção Permite criar cópias dos Planos de Manutenção selecionados. Para fazê-lo, selecione o(s) plano(s) que deseja copiar, e defina o Tipo de Objeto, Modelo e SubModelo que a cópia do(s) plano(s) terá(ao). Os planos copiados terão os mesmos itens do(s) plano(s) selecionado(s) para fazer(em) a(s) cópia(s). Vencimento do Plano de Manutenção A partir do calculo da média diária de indicador é possível prever o vencimento dos planos. O vencimento é gerado em Operações / Vencimento de Plano(s) de Manutenção.

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

47

Fig. 30

Considere o Plano de Manutenção Troca da Correia Dentada por Cíclico 1000 para um Objeto de Manutenção com os seguintes indicadores de uso: 30/12/2008

0 km

Inicialização do plano com zero km

25/02/2009

10000 km

O plano venceu e a próxima execução será com 20000 km

30/03/2009

15000 km

O plano ainda não venceu e a próxima execução será com 20000 km

30/04/2009

20000 km

O plano venceu e próxima execução será com 30000 km

30/05/2009

25000 km

O plano ainda não venceu

Usando como exemplo o ultimo lançamento de 25000 km para demonstrar como é feito o cálculo do vencimento do plano. 1. O Cálculo da média dos indicadores de uso no período 30/12/2009 à 30/05/2009 que será igual a 165,56. 2. Para calcular a data de vencimento do plano faz-se o (Medidor Final) – (Medidor Inicial). No exemplo citado acima a ultima execução do plano foi dia 30/04/2009, então 20000 km será o medidor inicial e o medido final será 25000 km. (25000 – 20000) = 5000 km. Pega 5000 km e divide pela média de indicadores de uso (5000/165,56) = 30,20, isso significa que o vencimento será daqui a 30 dias. Considerando que a data atual do sistema seja 15/06/2009 o vencimento do plano será dia 16/07/2009 como mostra a figura 30.

Fique atento

Quando o Plano de Manutenção estiver vencido, o campo “Data de Vencimento” na tela de Vencimento de Plano de Manutenção ficará na cor vermelha. Após a geração da Ordem de Serviço o campo “Data de Vencimento” passará a ter um novo vencimento.

Cronograma de Manutenções Permite visualizar o cronograma anual ou de alguns meses dos planos de manutenção e agendamentos previstos e realizados. Outra funcionalidade que proporciona um controle eficaz das manutenções são os filtros aplicados a Tipos, Modelos, Submodelo, Plano de Manutenção, Filial, Localização, Centro de Custo e Objeto de Manutenção. Acesse o menu Operações / Análise / Cronograma de Manutenções.

48

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Visualizar Cronograma Após aplicar o filtro desejado, clique no botão “Visualizar Cronograma”. Assim o cronograma será gerado. Na Pasta “Planos de Manutenção” e “Agendamento(s) de Serviço(s)” é possível visualizar as manutenções previstas e realizadas. Sendo que as previstas estarão de vermelho e as realizadas de verde. Também é possível gerar Ordem de Serviço e Ordem de Serviço para Terceiros para um ou vários objetos de manutenção. Para gerar ordens de serviços para vários objetos basta selecioná-los e clicar no botão “OS”.  Ao clicar em um dos botões de gerar OS será apresentada a tela de Parâmetros para geração da OS. Para selecionar vários planos de uma só vez, pressione a tecla “CTRL” e clique sobre os registros que terão geração de OS”s ou pressione as teclas “SHIFT + “SETA DE POSIÇÃO P/ BAIXO. Fique atento

Para visualizar os Planos Previstos e Realizados, os botões “vermelho” e “verde” devem estar marcados.

Exercícios Cadastre o seguinte Plano de Manutenção para o Objeto de Manutenção veículo “Fiesta” que foi cadastrado no exercício do Objeto de Manutenção. Plano de Manutenção:

Código gerado automaticamente

Tipo de execução:

Cíclico

Descrição:

Troca da Correia Dentada

Cód. Tipo de Objeto:

Veiculo

Cód. Modelo:

Fiesta

Cód. Submodelo:

L 1.6

Faixa de Ano Modelo:

2000 à 2010

Freqüência Quilometragem:

10000 km

1. Informe no parâmetro o tipo de movimento para geração de ordem de ser viço. 2. Informe no Anexo – Itens do Plano de Manutenção o produto (peça) correia dentada e o serviço

troca da correia dentada. 3.  Inicialize o plano de manutenção e faça lançamentos de indicadores de uso para objeto de

manutenção para que o plano fique vencido. 4. Faça a geração de Ordem de Serviço para o Plano de Manutenção. Dica:

Caso a peça correia dentada e o serviço troca da correia dentada não estejam cadastrados, cadastreos no menu Cadastros / Produtos / Serviços. E no cadastro de produto, Pasta “Integração” marque o parâmetro “Disponível para Manutenção” assim o produto e o serviço ficarão visíveis para serem inseridos no plano de manutenção. Se o plano for inicializado com valor de indicador de uso igual a zero a próxima execução do plano será com 10000 km, mas se na inicialização for inserido um valor de 1000 km, por exemplo, a próxima execução será com 11000 k m. Cadastre o mesmo plano colocando o Tipo de execução por Marco e faça os mesmos procedimentos citados e compare as diferenças entre o plano cíclico e Marco.

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

49

 Mão de Obra Os funcionários e pessoas cadastradas no TOTVS Gestão de Pessoas (RM Vitae) podem ser Mão-de-obra da manutenção. Para cadastrar as mãos-de-obra acesse o menu Cadastros / Mão-de-Obra. Acesse o menu Opções / Parâmetros / Sistema, Pasta Ordem de Serviço e h abilite o controle de mão-deobra marcando o parâmetro “Controla Alocação de Mão-de-obra”. E para habilitar o controle de histórico detalhado marca-se o parâmetro “Controla Histórico Detalhado de Serviços”. Ao desmarcar o parâmetro “Controla Alocação de Mão-de-obra”o parâmetro “Controla Histórico Detalhado de Serviços” ficará desabhilitado. Estes parâmetros definem se na edição da Ordem de Serviço na Pasta “Itens” e na edição do item (serviço) serão disponibilizados os botões de “Iniciar, Interromper, e Terminar” apontamento de mão-de-obra. Segmentação da Mão de Obra

Fig. 31

Este é o cadastro geral de todos os técnicos que podem ser alocados para realizar os serviços da s Ordens de Serviços. A segmentação de Mão-de-Obra poderá ser realizada pelo cadastro de Mão-de-Obra ou pelo cadastro de Tipo de Objeto de Manutenção. A segmentação poderá ser por tipo, modelos e submodelo. Esta é uma segmentação técnica por habilidade e determinam quais técnicos são habilitados a dar manutenção em quais tipos, modelos e submodelos de objetos de manutenção. Quando não houver segmentação de mão-de-obra por tipo de objeto de manutenção, modelo ou submodelo.Acesse o menu Opções / Parâmetros / Sistema, Pasta Ordem de Serviço e marque o parâmetro “ Disponibilizar todos as Mãos-de-Obra quando não segmentado”. Assim todo o cadastro de mão-de-obra ficará disponível para serem alocadas em itens do tipo serviços na Ordem de Serviço. Com a segmentação de Mão-de-Obra é possível gerenciar as alocações, desempenho, apontamento, histórico detalhado de serviço e cronograma de mão-de-obra, através de gráficos e relatórios. Para ter acesso a essas informações acesse o menu Mão-de-Obra e veja os seguintes opções: Cronograma Pessoal: permite visualizar o cronograma de cada mão-de-obra por ordem de serviço, previsão de serviço em hora e tempo efetivo em horas. Desempenho Individual: permite gerar gráficos para cada mão-de-obra de acordo com status do serviço. Desempenho Mensal: permite gerar gráficos mensais para cada mão-de-obra.

50

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Acompanhamento da Execução dos Serviços: permite acompanhar o andamento da execução de serviços para cada mão-de-obra. Ocupação de Mão-de-Obra: permite visualizar em quais OS, serviços e previsão em horas para execução dos serviços para cada mão-de-obra.

Ordem de Serviço As Ordens de Serviços(OS) devem ser emitidas para a execução de serviços nos Objetos de Manutenção. As OS são compostas por itens de serviços e peças. Acesse o menu Operações / Manutenção / Ordem de Serviço.

Fig. 32

A Ordem de Serviço apresenta os seguintes status: “Aguardando Análise”, “Não-Iniciado”, “Em Andamento”, “Terminado”, “A Faturar”, “Faturado”. A numeração da OS é automática de acordo a parametrização do movimento no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Quando a OS é gerada recebe o status “Aguardando Análise”, nesta situação não é possível alocar Mão de Obra. O próximo status é “Não-Iniciado” e posteriormente, “Em Andamento”. Durante a mudança para este último, o usuário tem a opção de alocar Mão-de-Obra. É possível também iniciar, terminar e interromper os ser viços. Após a execução dos serviços é possível alterar a OS para o status “Terminado”. A partir desta etapa, a OS pode ser encaminhada para faturamento, alterando-se o status para “A Faturar”. Após ser faturado pelo Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento, o status da OS passará a ser “Faturado”. Aguardando Análise: quando a OS é gerada, recebe o status “Aguardando Análise”, nesta situação não é possível alocar mão-de-obra. Não Iniciado: o Próximo status na hierarquia é Não-Iniciado. Indica a finalização da análise e passa para a “fila” de execução. Em Andamento: durante a mudança para este status o usuário tem a opção de alocar mão-de-obra. È possível também iniciar, terminar e interromper serviços. Assim se a mesma tiver um grande número de serviço, todos executados pelo mesmo técnico este é o melhor momento para alocá-los.

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

51

Terminado: indica o término da manutenção. Somente é permitida a mudança para o status terminado quando todos os serviços forem completamente concluídos. Um serviço só está concluído quando forem registradas data e hora de conclusão. A partir desta etapa, a OS pode ser encaminhada para faturamento. A Faturar: no caso de venda de serviço, ao mudar a OS para este status o movimento estará disponível para faturamento no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Faturado: após o faturamento no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento, o movimento assumirá este status. Não sendo permitido nenhuma alteração em movimentos com status Faturado Faturado.. Em Faturamento: quando houver um término inadequado do sistema durante um faturamento/ recebimento de pedidos no Sistema de Gestão de Estoque Estoque e Fatur Faturamento, amento, estes irão apresentar o status “Em faturamento” fatura mento”. Este status statu s só poderá ser s er alterado alterad o no Sistema de d e Gestão de Estoque E stoque e Faturamento, Faturame nto, para posterior andamento no Sistema de Gestão de Manutenção. Cancelado: este status indica que a OS foi cancelada. Somente as Ordens de Serviço com status cancelado podem ser excluídas. Cada gestão de manutenção deve determinar os seus critérios. Veja abaixo a relação de letras que correspondem aos aos status de OS. Utilize-as Utili ze-as para para filtrar os movimentos na visão de ordens de serviço ou em relatórios. O - Aguardando Análise Y - Não-Iniciado E - Em Andamento  Z - Terminado Terminado  A - A Faturar F - Faturado C - Cancelado U - Em Faturamento

Dica

Para efetuar a mudança de status de Ordens de Serviço, Ser viço, basta clicar com o botão direito do mouse sobre uma OS, e proceder a mudança sugerida no menu suspenso que será apresentado. A mudança de status não precisa acontecer na ordem mencionada acima, pois é possível voltar a situações anteriores, ou passar de um status para outro que não seja o próximo na hierarquia. È possível cancelar c ancelar uma u ma OS. O status passará passa rá para “Cancelado”. No entanto, OS nesta situação sit uação não n ão ter seu status alterado. Ao cancelar uma OS é preciso informar o o motivo do cancelamento. Os motivos são cadastrados no menu Cadastros / Tabelas Tabelas Auxiliares / Manutenção / Motivo do Cancelamento da OS. No vencimento de um plano de manutenção também deve ser emitida uma Ordem de Serviço para a execução do mesmo. Atendimentos e Agendamentos podem ser convertidos em Ordens de Serviço no momento da execução da demanda de manutenção registrada nos mesmos. As OS são geradas a partir de movimentos parametrizados no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamen Faturamento. to. O Sistema de Gestão de Manutenção lê somente movimentos da série sér ie OS para a geração de ordens de serviços. Porém, todos os movimentos do tipo 1 e tipo 2 podem ser utilizados para gerar movimentação dos itens das ordens. Parâmetros da Ordem de Serviço  Acesse Opções / Parâmetros / Sistema, Pasta Pasta Ordem de Serviço.

52

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Verifica Estoque dos Produtos Marque esta opção para que o sistema verifique se existe a peça que consta na OS no estoque. Caso não exista, o sistema informará que a peça está em falta e oferecerá a possibilidade de substituição por um produto similar - de acordo com o cadastro de produtos do RM Nucleus. Permite Alterar Histórico de Problemas Marque esta opção para que o histórico de problemas possa ser alterado livremente. Quando esta opção estiver desmarcada, somente somente o histórico de problemas do módulo de Ordens de Serviço S erviço não poderá ser alterado. No módulo de atendimentos a alteração pode ser efetuada. Permite Alterar Funcionário Responsáv Responsável  el  Marque esta opção para que o funcionário responsável possa ser alterado após a abertura da OS. Caso contrário, o responsável definido na inclusão antes antes de “Salvar”não poderá ser alterado. Se o funcionário “logado” é um supervisor, este poderá mudar o responsável mesmo com esta opção desmarcada. Se o usuário que efetuou o login estiver estiver relacionado a um funcionário, funcionário, o funcionário responsável será preenchido automaticamente automaticamente,, mas ele pode ser modificado modificado na inclusão. Esta opção opção permite permite também também controle sobre alteração de funcionário fun cionário responsável pelos atendimentos. Permite Alterar OS Cancelada Normalmente não se deve permitir alterar uma OS cancelada. Marcando o parâmetro o sistema permite a alteração. Campo indicador de uso na OS é obrigatório Este parâmetro é muito útil para a gestão de manutenção. Obriga que na abertura de uma OS a mesma seja vinculada a um valor de indicador de uso. Assim é possível saber quando, em termos de quilômetros e/horas, por exemplo, foi efetuada a intervenção. Permite aumentar ou diminuir preço Permite aumentar e diminuir o preço definido pelo movimento para os itens itens da OS. No caso de OS de venda de serviços este recurso pode ser necessário. Verifica se o funcionário está ativo na data ao fazer apontamento  Ao alocar uma mão de obra o sistema irá verificar se a mão-de-obra está ativa na data atual. Se não estiver, estiver, o sistema irá apresentar a mensagem: “Mão de obra “XX” encontra-se inativa na data atual! Deseja assim mesmo incluir mão de obra?” Essa mensagem é necessária apenas para advertir, a dvertir, pois o usuário pode precisar fazer alocação de mão-deobra retroativa. Porém NÃO será possível apontar a pontar horas, caso esteja inativo. Utiliza motivo de cancelamento na ordem de serviço Marque esta opção para que seja obrigatório informar o motivo ao cancelar uma OS. Acesse o menu Cadastros / Tabelas Tabelas Auxiliares / Manutenção / Motivo do Cancelamento da OS. Gera Ordem(ns) de Serviço Automática Automática(s) (s) Marque esta opção quando for necessária a geração automática de Ordens de Serviço. Neste caso, será disponibilizada disponi bilizada a Pasta “Parâmetros” “Parâmetros”,, no Cadastros Cadastro s de Planos de Manutenção Manuten ção e Agendamento Agendamen to de Serviços Serviç os onde poderá ser informado o tipo tipo de movimento movimento para o qual será gerada automaticamente automaticamente a Ordem de Serviço.

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

53

Tipo de Recorrência Permite informar o tipo de recorrência e o horário de execução da geração automática de ordem de serviço. Recorrência Recorrência significa de quanto em quanto tempo o serviço será executado. O agendamento da próxima execução poderá ser visualizado no menu Sistema / Server / Processos Agendados. Será enviado um e-mail do log de geração automática de ordem de serviço para o e-mail do usuário que iniciou o processo. O processo deverá ser iniciado em Sistema / Server / Executar Processo. O parâmetro “Gera Ordem(s) de Serviço Automática(s)” deverá estar marcado, se o mesmo estiver desmarcado não será possível alterar os campos tipo e hora de recorrência.  Agrupar planos planos com mesmo vencimento vencimento na mesma OS Ao gerar uma OS para um Objeto de Manutenção, se o mesmo possuir mais de um Plano de Manutenção vencendo juntos, os planos serão agrupados na mesma OS. Permite cadastrar cadastrar OS para objetos que possuam OS aberta aber ta Marque esta opção para que seja possível emitir várias ordens de serviço para um mesmo objeto. Caso queira que o sistema lhe informe que já existe outra OS aberta para o mesmo objeto marque o parâmetro “Solicita confirmação ao incluir OS para objetos que possuam” OS aberta. Permite transferência de Bem Vinculado a objeto com OS Normal  Se marcado, permite fazer a transferência de um Bem no RM Bonum que tenha ordem de serviço ser viço normal em aberto. Permite transferência de Bem Vinculado a objeto com OS em Terceiros Se marcado, permite fazer a transferência de um Bem no RM Bonum que tenha ordem de serviço em terceiro em aberto. Parâmetro “Colocar data de término no(s) plano(s) no momento de terminar a O.S”  Ao marcar esse parâmetro, ao finalizar uma OS que esteja vinculada a um plano de Manutenção a data de geração do plano que fica na aba “Planos Realizados” na OS, será preenchida com a data de término da OS.” Disponibilizar todas as Mãos de Obras quando não segmentado Se marcado, permite que todo o cadastro de mão de obra fique disponível para serem alocadas em serviços, caso não tenha feito a segmentação de mão de obra por tipo de objeto de manutenção, modelo ou submodelo. A Parametrização dos movimentos no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento Para o Sistema de Gestão de Manutenção pode ser acessada no menu Cadastros / Tipos de Movimento.

Fig. 33

54

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Pasta Identificação Os campos cam pos “Código”, “Séries” e “Nome” são informativos informa tivos de d e acordo acord o com os o s parâmetros par âmetros determin determinados ados no sistema de Gestão de Estoque e Faturamento e não podem ser alterados no Sistema de Gestão de Manutenção. Filial: é possível selecionar a filial “default” que será utilizada ao abrir uma OS utilizando o movimento selecionado. Local de Estoque: é possível selecionar o Local de Estoque “default” que será utilizada ao abrir uma OS utilizando o movimento selecionado. Os locais de estoque são cadastrados no aplicativo TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento (RM Nucleus).

Fique atento

Os dados parametrizados para os campos Filial e Local de Estoque são apenas o “default” e podem ser alterados. Tal  parametrização é utilizada utilizada no caso da empresa emitir, na maioria das vezes vezes ou sempre, ordens de serviços para a mesma filial e/ou local de estoque.

Fig. 34

Pasta Parâmetros Officina Os parâmetros de Peças e Serviços são normalmente normalmente utilizados pelas assistências técnicas para venda de serviços. Porém, o ideal ideal é utilizar a parametrização de preços para os itens dos movimentos no Sistema Gestão de Estoque E stoque e Faturamento. Faturamento. O Percentual Percentual que incidirá sobre o preço de tabela dos serviços e produtos. O preço original é determinado de acordo com a parametrização do movimento no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Exemplo:

“% do preço-padrão” Suponhaa que, para o tipo de movimento “Garantia da Fábrica” Suponh Fábr ica”, utilizado para manutenção manu tenção de objetos ob jetos cobertos pela garantia do fabricante, a oficina não cobrará o preço de serviços ou peças. Para Para este tipo de movimento, deverá ser cadastrado, no campo % do preço-padrão, o valor 0 (zero), ou seja, o cliente não pagará nada pela manutenção (0% do preço-padrão) ou troca de peças. Supondo Supondo que seja cadastrado um tipo de movimento movim ento “Cliente Preferencial” Prefere ncial”, que dê um desconto de 40% 40 % em produtos ou o u serviços. serv iços. Cadastre, então, o valor 60 para o campo % do Preço Padrão, indicando a porcentagem do preço-padrão que o cliente pagará.

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

55

Serviços: l Moeda Hr Padrão: moeda utilizada para a cobrança dos valores. l Valor Hr Padrão: valor padrão para cobrança de uma hora de serviço. Ao determinar um valor padrão, todos os serviços da OS serão cobrados de acordo com este preço vezes o “Tempo do Serviço”. O “Tempo do Serviço é informado no cadastro de produtos e serviços do Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento na Pasta Integração. Caso as opções “Valor Hr Padrão” e “Cobrança por Tempo Efetivo” não estejam sendo utilizados os serviços das OS, serão utilizados os valores parametrizado do movimento no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Fique atento

Cobrança por Tempo Efetivo: determina a forma de cobrança para os itens serviços da OS aberta com o tipo de movimento selecionado na Pasta Identificação. Ao determinar que a cobrança é por tempo efetivo o sistema calculará o tempo gasto para realizar o serviço com base no apontamento do início e término no mesmo e multiplicará pelo valor da hora padrão. Formato de relatório p/ Impressão na Visão: selecione o formato de relatório do tipo ordem de serviço “default” que será utilizado para imprimir as ordens de serviços abertas com o movimento que esta sendo parametrizado. A OS é impressa no botão Imprimir OS na tela de visão da Ordem de Serviço. Func. Responsável: determina o funcionário responsável “default” pela abertura das Ordens de Serviço aberta com o movimento que esta sendo parametrizado. Ordem de Serviço para Terceiros: marcar esta opção para determina que o movimento seja de Ordem de Serviço para Terceiros. Somente os movimentos com este parâmetro podem ser utilizados para a abertura de ordens de serviços para Terceiros. Não gera OS com Status Aguardando Análise: marcar esta opção determinar que as ordens de serviços aberta com o movimento que esta sendo parametrizado não passará pelo status “Aguardando Análise”. Ou seja, terão como primeiro status “Não Iniciado”. Pasta Identificação A OS exigirá Cliente / Fornecedor se o movimento estiver parametrizado para requerê-lo. Se esta tiver um Cliente / Fornecedor e ele tiver um contrato de manutenção para o objeto da OS será possível utilizá-lo. Isto significa abrir a OS com o movimento parametrizado no contrato. Não é permitido alterar o Cliente / Fornecedor de uma Ordem de Serviço em andamento. A parametrização do número do movimento se será automático ou não. È definido nos parâmetros do Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Se a numeração esteja selecionada como “MOSTRA”, estará parametrizada para ser automática, fazendo com que o número identificador da Ordem de Serviço seja atribuído automaticamente pelo sistema. Caso a numeração esteja selecionada como “EDITA”, o número da Ordem de Serviço deverá ser informado no momento de sua criação.

Fique atento

Caso a numeração esteja parametrizada para ser informada pelo usuário no momento da criação da OS, poderão existir Ordens de Serviço com o mesmo número. Desta forma, podem ser geradas Ordens de Serviço com o mesmo número desde que não haja coincidência de Coligada e Filial, ou seja, para mesma Coligada só podem existir OS com mesmo número se estes não pertencerem à mesma Filial.

Centro de Custo: permite selecionar um centro de custo para a Ordem de Serviço. No cadastro do Cliente / Fornecedor é possível definir um centro custo default para cada cliente.

56

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Ao cadastrar uma Ordem de Serviço o centro de custo será preenchido com o centro de custo do Objeto de Manutenção, desde que não haja default para o centro de custo do Tipo de Movimento e centro de custo default para o cliente/Fornecedor, ou seja, a busca do centro de custo para a Ordem de Serviço terá a seguinte ordem: 1º - Centro de Custo do Cliente/Fornecedor; 2º - Centro de Custo do Tipo de Movimento; 3º - Centro de Custo do Objeto de Manutenção. Verificar Local de Instalação: permite a verificar o local onde está instalado o objeto. A instalação de Objetos de Manutenção é efetuada no menu Operações / Instalação de Objeto de Manutenção. Data de Emissão: esta data já vem preenchida automaticamente pelo sistema com a data e hora atual do servidor, mas pode também ser alterada. Data de Autorização: data e hora em que foi autorizada a execução dos serviços na OS. O sistema assume que esta é a mudança do status “Não-Iniciado” para “Em Andamento”. Data de Término: data e hora do término de todos os serviços constantes na OS. O sistema assume que esta é a mudança do status “Em Andamento” para Terminado. Data de Saída: data e hora em que o que o objeto de manutenção foi liberado da oficina. O sistema assume que esta é a mudança do status “Terminado” para “A Faturar”. Data de Programação: data e hora para a qual a Ordem de Serviço foi programada. Uso opcional. Processos e Informações acessados por meio dos botões da tela de edição da Ordem de Serviço: Indicador de Uso: acesso ao histórico e apontamento da medição de indicador de uso do objeto de manutenção da OS selecionada. Dados de Cliente: permite visualizar dados do cliente ou fornecedor da OS selecionada. Os campos mostrados não estão disponíveis para edição. A edição deles está disponível no cadastro de Cliente/ Fornecedor no aplicativo RM Fluxus. Acessório: permite visualizar os acessórios do Objeto de Manutenção. Os acessórios do Objeto são cadastrados no “Anexo – Acessório” do cadastro do Objeto de Manutenção. Problemas: permite inserir os problemas padronizados diagnosticados nesta inter venção e/ou visualizar os problemas inseridos no atendimento que gerou a OS selecionada. Os Problemas são cadastrados no menu Cadastros / Tabelas Auxiliares / Manutenção / Problemas.

Fique atento

Para aquelas Ordens de Serviço que foram geradas a partir do módulo de Atendimentos podemos observar que se o atendimento possuir observações cadastradas no campo “Relato Adicional de Problemas”, estes dados também serão visualizados aqui. A alteração de um histórico já gravado depende da sua parametrização em Opções / Parâmetros / Sistema / Pasta Ordem de Serviço “Permite Alterar Histórico de Problemas”. Caso o parâmetro esteja desmarcado, não será permitido alterar o histórico e tornará visível o botão para adicionar um novo texto do problema.

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

57

Histórico de Ordem de Serviços: permite pesquisar o histórico de ordens de serviço e atendimentos do objeto de manutenção da OS selecionada. Para acessar a funcionalidade basta clicar no ícone OS e escolher uma das duas opções: “Histórico da Ordem de Serviço”ou “Histórico de Atendimentos. Alocação de Mãos de obra: permite alocar mão-de-obra para os serviços da OS selecionada. Através deste recurso é possível alocar, para um mesmo serviço, vários técnicos de maneira ágil. Este recurso é muito útil, já que muitas vezes um mesmo técnico realiza todos os serviços da OS. Resumo Técnico: acesso ao relatório informativo sobre as horas técnicas da OS. As informações contidas no mesmo são:  Total de Técnicos Alocados: número de técnicos que estão alocados para os serviços constantes na OS (um técnico para cada serviço). Este número só será exibido após a alocação da mão-de-obra na Pasta Itens ou quando o status da OS for alterado de Não-Iniciado para Em Andamento. l Total de Horas Previstas: tempo previsto para execução de todos os serviços constantes na OS. Este valor é o somatório da multiplicação da quantidade de cada serviço vezes o seu Tempo Padrão. O tempo padrão do serviço é informado no cadastro de produtos e serviços no Sistema de Gestão e Faturamento e pode ser alterado ao incluir o serviço na OS. l Total de Horas Efetivas: total de horas dependidas para a realização dos serviços. Diferença entre hora final e hora inicial do apontamento de cada serviço.Para tal é necessário realizar o apontamento de início e termino de cada serviço. l Total de horas de Mão de obra: somatório do total de horas despendida por cada técnico alocado na OS. Se em um mesmo serviço tiver mais de um técnico alocado também será incluído no somatório as horas de cada um. l

Os dados do Resumo Técnico não estarão disponíveis para Ordem de Serviços para Terceiros, tornando desabilitado o botão. Fique atento

Contrato deste Cliente: permite visualizar o Contrato de Manutenção para o Objeto de Manutenção da Ordem de Serviço. Reforma de Pneu: na abertura de Ordem de Serviço para Objeto de Manutenção do tipo Pneu, ao marcar o checkbox “Reforma” o botão “Reforma de Pneu” será habilitado. Clicando no botão será aberta a tela de Reforma de Pneu para informar o processo de reforma, o modelo de desenho e o tipo de borracha. Quando a Ordem de Serviço for concluída no Cadastros de Objeto de Manutenção na Pasta Identificação o campo “Reforma” será incrementado para registrar quantas vezes o objeto passou por reforma. Desconto: desconto padrão definido para todos os itens da OS. A utilização de desconto é considerada somente quando parametrizado no aplicativo RM Nucleus. Após definido os valores do desconto padrão nos parâmetros do movimento da Ordem de Serviço é possível determinar os valores pré-estabelecidos ou digitar o valor desejado no campo “Desconto”, confirmando o valor para todos os itens, através do botão “Desconto nas Ordens de Serviço”. Caso o valor digitado no campo “Desconto”, seja diferente do estabelecido no parâmetro do movimento da OS, ao clicar no botão “Confirmar Desconto” será exibido uma mensagem de confirmação, informando que o valor do desconto está diferente do valor do desconto padrão. Despesa: o valor da Despesa pode ser considerado para toda a ordem de serviço, digitando o valor desejado e em seguida clicando no botão “Despesa na Ordem de Serviço”.

58

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

É importante a verificação dos seguintes parâmetros no TOTVS Gestão de Estoque,Compras e Faturamento (RM Nucleus):  Afetar desconto do Movimento: se desmarcado, ao efetuar um desconto no item da OS os descontos NÃO modificarão o valor liquido da OS. l Afetar despesas do Movimento: caso desmarcado, ao efetuar uma despesa no item da OS as despesas NÃO irão modificar o valor liquido da OS. l

Fique atento

Os valores de Desconto e/ou Despesa também podem ser digitados nos seus respectivos campos “% Desconto” e “% Despesa”, na tela de edição no item da ordem de serviço. Os botões de Desconto/Despesas somente estarão habilitados, caso o usuário tenha permissão para inclusão de desconto na ordem de serviço, definido em Cadastros / Perfis / Edita Perfil, Pasta Acesso a Menus.

Atualiza Valores: após inserir os produtos e serviços clique no botão “Atualiza Valores”para efetuar ocálculo do total de serviços e produtos da Ordem de Serviço.

Não é permitido emitir Ordem de Ser viço para Objetos Sucateados ou Transferidos. Ao tentar salvar a OS o sistema irá emitir uma mensagem de restrição. Fique atento

Status da Oficina: relatório sintetizado da situação da oficina que informa o número de OS em funçã o dos status. Acesse o menu Operações / Manutenção / Status da Oficina.

Fig. 35

Ao clicar em um dos campos “Número total de mãos-de-obra”, “Número de mãos-de-obra ociosas” ou “Número de mãos-de-obra atrasadas” será aberto à visão do controle de mão-de-obra: “Cronograma pessoal”. O Cronograma Pessoal mostra a previsão de disponibilidade de cada técnico, de acordo com sua alocação nas ordens de serviço. Esta informação permite aumentar a produtividade através do controle de alocação dos técnicos para realizar os serviços. Pasta Itens Permite adicionar os produtos e serviços que compõem a Ordem de Serviço. A partir da inclusão dos produtos é possível requisitá-los, ordenar a compra ou executar qualquer movimento do Sistema Gestão de Estoque e Faturamento necessário para o desenvolvimento da OS. Ao adicionar um produto caso não possua estoque do mesmo no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento o sistema irá emitir a seguinte uma mensagem:

Fig. 36 Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

59

O produto similar ou substituto é cadastrado no sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Ao clicar em “SIM” o sistema irá abrir uma tela para com relação de produto similar. Clicando em “NÃO” o produto será inserido na Ordem de Serviço e será necessário providenciar a compra do mesmo. Para os serviços é possível alocar mão-de-obra e gerenciar a execução. Serviços também podem ser requisitados, como por exemplo a Ordem de Serviços de Terceiros. Os itens do tipo produto ficam com status “Peça destinada à Officina”, o status “Peça Utilizada em Reparos” indica que já foi impresso um pedido de peça pelo técnico da oficina e os itens do tipo serviço ficam com status “Não Inciado”. Os status dos Serviços são:  Não Iniciado Quando inserido na OS e com mão-de-obra alocada ou não. l Em andamento Após iniciar o serviço, independente de estar ou não interrompido. l Terminado Quando o serviço for completamente executado. l

 Apontamento de Mão de Obra Na tela de visão dos itens há três botões “Iniciar Apontamento para Serviço”, “Interrompe Apontamento para Serviço” e “Termina Apontamento para Serviço”. Os mesmo botões são visíveis na edição do item do tipo serviço. Ao editar um serviço a Pasta Mão de Obra será habilitada. A diferença é que na tela de isão da Pasta Itens o apontamento é feito para todos os itens ao mesmo tempo. Na Pasta Mão de Obra o apontamento é feito para cada serviço e mão de obra isoladamente. É possível alocar mais de uma mão-de-obra em um mesmo serviço. Na Pasta Mão de Obra existe também um botão chamado “Inserir Apontamento”, para fazer apontamento múltiplo, ou seja, é possível iniciar, interromper e terminar um serviço em única tela.

Fig. 37 

 Anotações

60

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Fig. 38

O apontamento é feito apenas para itens do tipo ser viços e mão de obra ativa. A data e hora de início do apontamento não poderão ser maiores que a data atual. A data e hora de início não poderão ser menores que a data e hora de emissão da ordem de serviço. A data e hora de término não podem ser maiores do que a atual. A data e hora de término não podem ser menores ou iguais à data e hora de inicio. Ao incluir vários apontamentos para uma mão-de-obra em um mesmo ser viço, a data e hora de início do novo apontamento não poderão ser menores que data e hora do término do último apontamento. No cadastro de Produtos/Serviços, Anexos Produto – Informações de manutenção, ao marcar o parâmetro “Permite abertura simultânea para mesma mão-de-obra”, o sistema permite fazer apontamentos simultâneos para uma mesma mão de obra. Através do menu Cadastros / Segurança / Perfis , Pasta Acesso à Menus. É possível remover as permissões de acesso aos botões “Iniciar”, “Interromper” e “Terminar” apontamento de mão-de-obra, para determinado perfil de usuários. Faça o logout/login no sistema para que as alterações sejam validadas. É possível criar campos complementares para Ordem de Serviço e para o Item da Ordem de Serviço. Para cadastrar os campos complementares acesse o menu “Cadastros / Campos Complementares / Movimento e Item do Movimento”. Os campos complementares permitem a criação de campos do tipo inteiro, alfanumérico, data, real e texto. Backlog Peças e Serviços Ao finalizar os apontamentos nos itens da Ordem de Serviço o campo status ficará como “Terminado” e o campo Processamento ficará como pendente. Ao mudar o status da Ordem de Serviço para “Terminado” sem ter feito o processamento dos itens o sistema o emitirá a seguinte mensagem:

Fig. 39

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

61

Caso clique em “SIM” o sistema colocará os serviços e/ou peças como pendente para a próxima ordem de serviço. O status da Ordem de Serviço passará para “Terminado” e o campo processamento continuará como Pendente. Ao abrir uma nova Ordem de Serviço para o Objeto de Manutenção na Pasta Itens da Ordem de Serviço clicando no botão “Lista de Peças/Serviços Pendentes” a tela apresenta todos os serviços e peças pendentes para o Objeto Manutenção que podem ser inseridos na Ordem de Serviço atual.

Fig. 40

Selecione os itens e clique no botão “OK” e os mesmo serão inseridos na Ordem de Serviço com o status “Não-Iniciado”. Após finalizar o apontamento dos itens para colocar a Ordem de Serviço no status “Terminado” é preciso efetuar o processamento dos itens. Na tela de visão do cadastro de Ordem de Serviço clique no menu Movimentação / Executar Processamento. Ao abrir a tela na Pasta Itens selecionem os itens desejados e clique em “OK” para efetuar o processamento. O campo “Processamento” da Ordem de Serviço e do Item ficará com “Executado”. É possível “Cancelar” e “Dispensar” o processamento dos itens. Ao solicitar a dispensa do processamento o campo “Processamento” ficará como “Dispensado” permitindo assim a mudança de status da Ordem de serviço para “Terminado”. Requisição de Material  Permite a geração de um movimento do tipo Requisição de Material para o Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. A requisição define os produtos necessários à execução da Ordem de Serviço. Caso não tenha os produtos em estoque através desse movimento será possível gerar uma solicitação de compra ou uma ordem de compra. Se o movimento de requisição de material possuir algum movimento relacionado a ele, o mesmo não poderá ser excluído. Fique atento

Geração de Movimento de Entrada Permite dar entrada de produtos no estoque do Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Quando um produto não for utilizado em uma Ordem de Serviço é preciso devolvê-lo ao estoque. Assim será gerado um movimento de devolução no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento e o estoque será incrementado de acordo com as quantidades devolvidas. Geração de Movimento de Saída Permite dar baixa em estoque dos produtos necessários para execução dos serviços. Será gerado no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento um movimento de baixa de estoque que irá decrementar o saldo físico.

62

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Movimentos Relacionados Permite visualizar todos os movimentos que foram gerados para a Ordem de Serviço, como: Requisição de Material, Movimento de Saída, Movimento de Entrada, Solicitação de Compra e Ordem de Compra. Pasta Indicadores de Uso Os campos “Medidor” e “Acumulado” mostram os valores de indicadores de uso lançados para objeto de manutenção da ordem de serviço selecionada. Se uma ordem de serviço possuir lançamentos de indicadores de uso com data e hora igual à data e hora de “Emissão”,“Autorização”, “Término” e “Saída” da Ordem de Serviço. Na Pasta de indicadores de uso da tela de Ordem de Serviço, é possível visualizar os valores de indicadores de uso das respectivas datas alternando de acordo com os campos data e hora de “Emissão”, “Autorização”, “Término” e “Saída”. Clique com o botão direito do mouse sobre a Pasta e selecione a opção de data e valor de indicador de uso lançado na respectiva data e será exibido nos campos “Medidor” e “Acumulado”. Pasta Planos Realizados Permite visualizar os Planos de Manutenção executados na Ordem de Serviço. As Ordens de Serviço geradas a partir dos módulos Objetos de Manutenção, Contratos de Manutenção e Cronograma de Manutenções,  já trazem o Plano de Manutenção executado. Na Pasta Identificação serão mostrados apenas os Planos de Manutenção cadastrados para o Objeto de Manutenção em questão, de acordo com o cadastro de Planos de Manutenção (Modelos e/ou Submodelos). No momento de se incluir o Plano Realizado, o aplicativo emitirá uma mensagem perguntado se é desejado incluir na Ordem de Serviço o(s) Item(ns) correspondente(s) do Plano de Manutenção selecionado. No momento de se excluir algum Plano Realizado, o aplicativo emitirá uma mensagem perguntando se é desejado excluir o(s) item(ns) correspondente(s) ao plano, que já estão presentes na Ordem de Serviço. Seleção de Preço Permite selecionar o preço dos produtos/serviços presentes no Plano de Manutenção, de acordo com a parametrização no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento.

Ordem de Serviço para Terceiros Alguns serviços de manutenção são realizados por terceiros de acordo com critérios técnicos. Os equipamentos ou partes dos mesmos são enviados para o prestador do serviço ou consertados na própria empresa. Nestes casos é utilizada a ordem de serviço para Terceiros. Esta OS também é composta por produtos e serviços. Os produtos normalmente são fornecidos pelo prestador do serviço, mas também pode ser fornecidos pela empresa. Neste caso estas podem ser requisitadas normalmente a partir da OS utilizando-se dos movimentos no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Para os serviços da OS para Terceiros não é gerenciado a alocação de mão-de-obra. Todos os campos da Pasta Identificação são os mesmos da Ordem de Serviço. Somente o campo “Fornecedor do Serviço” é acrescido, se o movimento for parametrizado para tal no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Normalmente os movimentos de OS para terceiros são parametrizados para que o destinatário seja um fornecedor já que nor malmente o setor de manutenção já tem fornecedores definidos de acordo com os critérios técnicos.

 Anotações

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

63

Requisição do Serviço de Terceiros Os serviços de terceiros podem ser requisitados ao setor de compra para que este realize uma cotação ou simplesmente aprove e dispare o processo de pagamento do fornecedor definido pela manutenção. Ordem de serviço para terceiros sem fornecedor definido é quando o fornecedor não é definido no momento de abertura da OS, o movimento de abertura pode ser parametrizado para não trabalhar com fornecedor. Para configurar o movimento de ordem de serviço para terceiros sem fornecedor, no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento, na parametrização dos tipos de movimentos defini-se o destinatário como “Empresa”.

Geração de Objeto de Manutenção de Produto Os produtos adquiridos pela empresa podem ser Objetos de Manutenção. Quando temos uma grande quantidade de um determinado produto que deve ser objeto de manutenção, podemos utilizar o recurso para facilitar o cadastro das unidades. O uso de tal recurso reduz o trabalho de ter que cadastrar unidade por unidade de um mesmo objeto de manutenção. Porém, somente é possível gerar objetos de manutenção cujo tipo esteja associado a um produto da coligada. Acesse o cadastro de Tipo de Objeto de Manutenção e no Submodelo do tipo no campo “Produto” informe o produto que será utilizado na geração de Objeto de Manutenção a partir de produto. Este processo é utilizado principalmente para objetos de manutenção como pneus, cujo identificador é um número seqüencial chamado marca de fogo e cuja aquisição normalmente é realizada para várias unidades do mesmo tipo, modelo e submodelo. Acesse o menu Operações / Geração de Objeto(s) de Manutenção / Produto.

Importação de Lançamento de Indicadores de Uso O CTF é um arquivo gerado pelos postos da Petrobrás e Ipiranga. Quando um Objeto de Manutenção passa em um dos postos dessas distribuidoras o sistema ler os dados da placa e o medidor atual. Assim através do site das distribuidoras é possível ter acesso ao arquivo (.txt) para se ter controle dos indicadores de uso de uma frota de Objetos de Manutenção que estão em circulação. Um arquivo do tipo CTF carrega os principais dados para importação de indicadores de uso no RM Officina. O layout abaixo deve ser cadastrado no menu Operações / Importação de Lançamento de Indicadores de Uso / Layout de Importação. Essa funcionalidade não é especifica para importação de arquivo de CTF, poderá ser usada para importar arquivo de indicadores de uso de acordo com a necessidade da Empresa. Campo

Tipo

Tamanho

Descrição

INDICE

NUMBER

9

Apontador

NUMABAST

NUMBER

12

Número do Abastecimento

PLACA

CHAR

7

Placa

MEDIDOR

NUMBER

7

Quilometragem

DATACOLETA

DATA

-

Data/Hora

STATUS

CHAR

1

status Abast. S ou N

Considere o exemplo da estrutura do arquivo texto abaixo, o mesmo foi configurado de acordo com o layout citado acima.

Fig. 41

64

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Pasta Identificação Na tela é possível visualizar a configuração do layout de importação para o exemplo do arquivo “ArquivoCTF.txt” ilustrado na figura 41. Como no arquivo o “Separador de Campo” usado foi “;” marcar para “Desconsiderar cabeçalho e rodapé” e “Id. do Objeto Utilizado” será o primeiro identificador do objeto. “Caminho Padrão do Layout” será o caminho, no qual o arquivo de impor tação será armazenado. Pasta Posição dos Campos

Fig. 42

Permite cadastrar os campos informados no cabeçalho do arquivo de importação. No exemplo do arquivo “ArquivoCTF.txt” os campos INDICE, NUMABAST e STATUS são apenas informativos, ou seja, não serão inseridos na tabela OFHISTINDICADOR. Os campos PLACA, MEDIDOR e DATACOLETA serão inseridos na tabela OFHISTINDICADOR. Considere que a importação seja de arquivo CTF e marque a opção “Importação do Tipo CTF”. Ao marcar essa opção no cadastro das Posições de Campos será habilitado uma Pasta chamada CTF como mostra as figuras abaixo.

Fig. 43

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

65

Fig. 44

Para o campo INDICE não informe a tabela OFHISTINDICADOR e na Pasta CTF marque a opção apontador. Para o campo NUMABAST não informe a tabela OFHISTINDICADOR e na Pasta CTF marque a opção Nenhum. Para o campo STATUS não informe a tabela OFHISTINDICADOR e na Pasta CTF marque a opção status. Para o campo PLACA informe a tabela OFHISTINDICADOR, coluna Identificador do Objeto (IDOBJOF) e na Pasta CTF marque a opção Nenhum. Para o campo MEDIDOR informe a tabela OFHISTINDICADOR, coluna Valor Medidor 1( VALOR MEDIRO 1) e na Pasta CTF marque a opção Nenhum. Para o campo DATA DA COLETA informe a tabela OFHISTINDICADOR, coluna Data da Coleta (DATACOLETA) e na Pasta CTF marque a opção Nenhum. Após cadastrar o layout acesse o menu Operações / Importação de Lançamento de Indicador de Uso / Importação e importe o arquivo“ArquivoCTF.txt”. O sistema armazena um histórico de todas as importações no menu Operações / Importação de Lançamento de Indicador de Uso / Histórico de Importação.

 Aplicação de Produtos Muitos produtos utilizados pelos equipamentos, Objetos de Manutenção, devem ser controlados para que seja possível reduzir os custos de manutenção e evitar falhas que interrompam o funcionamento do mesmo. Tal redução é possível através da instalação de peças compatíveis, do controle da sua vida útil e acompanhamento do consumo dos produtos do tipo “consumíveis” - lubrificantes, combustíveis, suprimentos etc. Os três processos que fazem parte de deste controle são: 1. Segmentação de Produtos. 2. Vida útil. 3. Apropriação Direta e Medição de Consumo.

66

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Os produtos utilizados pela manutenção são aqueles cadastros no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento pela gestão de materiais. Porém nem todos os produtos e serviços transacionados pela empresa são peças e serviços utilizados pela manutenção. Com o objetivo de disponibilizar para a manutenção somente os seus produtos e serviços, no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento acesse o menu Cadastros / Produtos / Pasta Integração, deve-se habilitar o parâmetro “Disponível para Manutenção”.

 Segmentação de Produtos Fazer a segmentação é determinar quais os produtos que podem ser utilizados por um determinado Tipo, Modelo e/ou Submodelo de Objeto de Manutenção. Ou seja, determinar as peças e consumíveis que atendem as especificações técnicas do fabricante e da gestão de manutenção para serem utilizados em um determinado grupo de equipamento ou para as unidades deste. A segmentação de produtos é um pré-requisito para os processos de Controle da Vida Útil e Aplicação Direta de Produtos. Os produtos podem ser associados a um Tipo, Modelo ou Submodelo. A lista de produtos vinculada a um Tipo aplica-se a todos os Modelos e Submodelos de objetos deste tipo. A lista de produtos vinculada a um Modelo aplica-se a todos os Submodelos de objetos deste modelo.

A lista de produtos vinculada a um Submodelo aplica-se somente aos objetos deste Submodelo.

Vida Útil  A vida útil é recomendada pelo fabricante e deve ser informada em Cadastros / Produtos / Serviços / Anexos / Produtos – Informações de Manutenção. Ao informar a vida útil nos campos referente ao indicador de uso definido no Tipo de Objeto de Manutenção, o produto irá vencer quando atingir X% da vida útil recomendada pelo fabricante sobre os valores de indicadores de uso (Dia, Quilometragem, Horas de Uso, Ciclos e etc).

Fig. 45

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

67

Exemplo:

Considere o produto Correia Dentada, a vida útil será de 10000 km. Então no cadastro do Objeto de Manutenção / Anexo – Produtos do Objeto de Manutenção informe o produto e a data de inicialização para que a vida útil do produto comece a ser contada. O produto do Objeto de Manutenção será controlado através de apropriação direta de produto ou através da vida útil do produto. Como o nosso foco nesse tópico é a vida útil do produto na figura 46 o checkbox “Produto Apropriável?” não será marcado.

Fig. 46

É necessário ter um lançamento de indicador de uso para objeto de manutenção com data anterior a data de inicialização. Após fazer essas parametrizações lance um indicador de uso para o objeto de manutenção com uma data posterior a data de inicialização. 20/01/2008

3000 km

Nesse estágio ao tentar abrir outra Ordem de Serviço para o Objeto de Manutenção que possui a peça correia dentada o sistema irá validar se a peça já atingiu o seu percentual de vida útil. Como a vida útil ainda não foi atingida, porque ainda faltam 7001 km, ao inserir a peça no item da ordem de serviço e tentar salvar o sistema irá emitir a seguinte mensagem. “Atenção! A vida útil do (a) “Correia Dentada” ainda não foi atingido (a). Para que o processo continue, é necessária a autorização do supervisor do sistema ou usuário autorizado a liberar o processo. Deseja continuar? “ Clicando no botão “SIM” , aparecerá a tela de liberação para entrada da senha do supervisor.

Fig. 47 

68

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Para que haja essa restrição o usuário logado no sistema não poderá ter o perfil de “Supervisor” no cadastro de usuários. E também é necessário acessar o Cadastros / Segurança / Perfis / Acesso a Menus / Operações / Manutenção / Ordem de Serviço. Retire a permissão do usuário na tag de segurança “[03.01.01.26] Apropria Produto(s) com vida útil não vencida”. Como ainda faltam 7001 km para vencer a vida útil da peça, lance o seguinte indicador de uso para o objeto de manutenção. 30/04/2008

10001 km

Abra uma ordem de serviço com data de 01/05/2008 para o objeto de manutenção e insira a peça correia dentada e o sistema irá permitir a inserção da peça. Volte ao anexo produto do objeto de manutenção, acesse o anexo vida útil do produto e veja que o número da ordem de serviço apareceu e que a quilometragem remanescente voltou ao inicio 10000 km, ou seja, a peça entrará n ovamente no controle de vida útil até que atinja o seu percentual de vida útil para efetuar uma segunda troca. Conclua a ordem de serviço ou seja coloque com o status de “Terminado” ou “Faturado”. Faça um novo lançamento de indicador de uso para o objeto de manutenção no valor 30/06/2008 15000 km a quilometragem remanescente ficará 5001. Pois o ultimo indicador era 10001 ao lançar 15000 – 10001 = 4999 km. Subtraindo a quilometragem remanescente 10000 – 4999 = 5001 km. Por isso na figura 48 a quilometragem remanescente para a peça vencer é de 5001 km.

Fig. 48

 Apropriação Direta e Medição de Consumo Alguns produtos que são utilizados pelos objetos de manutenção, principalmente equipamentos, são aplicados sem a necessidade de abertura de uma ordem de serviço. Isto ocorre devido à intensidade do processo (número de vezes que é realizado) e na maioria dos casos a simplicidade da intervenção. Tais apropriações devem ser controladas para que seja possível mensurar o consumo, movimentar o estoque e apurar os custos destes materiais. Assim, o TOTVS Manutenção (RM Officina) dispõe de um recurso que proporciona controlar tal aplicação de maneira prática e atendendo a intensidade do processo que é a “Apropriação Direta de Produtos”. Os produtos objetos deste processo são chamados de “Produtos Apropriáveis”. Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

69

Fique atento

 As peças com controle de vida útil são substituídas por meio de uma intervenção que demanda a emissão de uma ordem de serviço registrar a troca.

Produtos Apropriáveis Estes produtos são normalmente combustíveis, lubrificantes ou qualquer consumível utilizado para constantemente para o funcionamento de um equipamento, máquina, veículo e etc. Parametrização Informe os Tipos de Objeto de Manutenção que recebem Produtos Apropriáveis em “Opções / Parâmetros / Tipos de objeto de manutenção” marcando “apropriação direta de produto?” Ao habilitar o tipo de Objeto de Manutenção para receber apropriação direta será disponibilizado no cadastro do Objeto de Manutenção Anexo – Produtos do Objeto de Manutenção o campo para informar o produto e a opção para informar que este é “Produtos Apropriável”, o seu consumo e qual é o seu índice de acompanhamento. Essa mesma parametrização pode ser feita no anexo “Produto(s)” do cadastro de Tipo de Objeto de Manutenção por Tipo, Modelo ou SubModelo. Para associar o produto ao Objeto de Manutenção é preciso executar o processo “Atualiza Produtos do Objeto de Manutenção”. Acesse o menu Operações / Apropriação Direta de Produtos. Através do Wizard é possível realizar, de uma só vez, as apropriações de uma mesma data para vários Objetos de Manutenção. Na primeira tela informa-se o movimento que será utilizado para registrar a apropriação direta.

Fig. 49

 Anotações

70

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Na segunda tela é possível incluir ou excluir um novo objeto por meio dos botões “Novo” e ”Excluir”. Após incluir um objeto os respectivos lançamentos deverão ser feitos. Com as teclas de atalho “Ctrl+0” e “Ctrl+P” é possível alternar entre os dados do Objeto e os dados dos Produtos.

Fig. 50

Na última tela tem-se o resumo da apropriação antes do processamento e ao editar a apropriação tem-se o resumo da mesma.  Avaliação de Índice de Acompanhamento de consumo Ao realizar a apropriação, se o produto apropriável estiver associado a um Índice de Acompanhamento de consumo, o sistema irá gerar um registro para o índice com o consumo. Este pode ser consultado na aba “Índice de Acompanhamento” do cadastro do Objeto de Manutenção. Na apropriação direta de produto, é possível informar os campos referentes às tabelas de classificação do produto, para que sejam levados para o movimento do TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento (RM Nucleus). No último passo da apropriação existem dois botões com a seguinte descrição “Campos opcionais do movimento” e “Campos opcionais do item” onde poderá informar as classificações para o movimento e para os seus itens.

 Anotações

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

71

INTEGRAÇÃO Integração com TOTVS Gestão do Relacionamento com o Cliente (RM Agilis) Objetivo Permitir que o sistema de Gestão de Manutenção possa ler e gerar dados de forma integrada com o Sistema de Gestão de Atendimento e Relacionamento de modo a permitir a geração e o controle de Ordem de Serviço a partir das ocorrências de Atendimento. Como já foi falado, o TOTVS Manutenção (RM Officina) possui o cadastro de Atendimento para gerenciar os atendimentos realizados pelos f uncionários da oficina. Mas qual é diferença em usar o Atendimento do TOTVS Gestão do Relacionamento com o Cliente (RM Agilis) e não usar o Atendimento do TOTVS Manutenção (RM Officina)? A diferença é o WorkFlow  (Fluxo de Trabalho) é um recurso que foi implementado no RM Officina X RM Agilis com a finalidade de fazer com que os atendimentos percorram “caminhos”, automaticamente. Esses caminhos são pré-definidos pelo administrador. O Atendimento “passa” por etapas (tarefas) e de acordo com a condição escolhida na conclusão de uma determinada etapa, o atendimento é repassado para outra até que o mesmo termine de percorrer o fluxo. O TOTVS Gestão do Relacionamento com o Cliente (RM Agilis) disponibiliza uma DLL de serviço que permite vincular as etapas as “Ações Visíveis” :  Gerar O.S.(GerarOS) l Reiniciar O.S(ReiniciarOS) l Cancelar O.S(CancelarOS) l

Para as etapas de um tipo de atendimento. Cadastre o tipo de atendimento no TOTVS Gestão do Relacionamento com o Cliente (RM Agilis), associe a um grupo de atendimento e dentro desse tipo de atendimento serão definidas as etapas para o tipo de atendimento e depois define-se um fluxo para etapas. Informe a DLL de serviço no tipo de atendimento “Serviço Associado ao Tipo de Atendimento” na tela de cadastro do tipo de atendimento Pasta Identificação. Exemplo:

Tipo de Atendimento: Manutenção de Veículo Grupos de Atendimento: Manutenção Etapas: 1. Solicitação de Orçamento; 2. Vistoria de Veículo; 3. Orçamento Aprovado; 4. OS Finalizada; 5. Cancelar Orçamento. Depois das etapas cadastradas é definido o fluxo de como essas etapas serão executas. Assim será possível abrir ocorrências no TOTVS Gestão do Relacionamento com o Cliente (RM Agilis) que irá executar o WorkFlow de etapas. Ao abrir uma ocorrência na tela de Atendimento acesse o Anexo – Ações de Serviços e preencha os campos com os dados do Objeto de Manutenção e clique no botão “Gera O.S. no RM Officina” como mostra a figura 51 abaixo. Uma ordem de serviço será gerada no TOTVS Manutenção (RM Officina) e na edição da ordem terá um campo “Atendimento Associado” com número da ocorrência no TOTVS Gestão do Relacionamento com o Cliente (RM Agilis).

72

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

Fig. 51

Fig. 52

Após gerar a Ordem de Serviço pelo TOTVS Gestão do Relacionamento com o Cliente acesse o TOTVS Manutenção no cadastro de Ordem de Serviço, edite a Ordem de serviço e veja o campo “Atendimento Associado” com o número da Ocorrência como mostra a figura 53.

Fig. 53 Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

73

Integração com TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento (RM Nucleus) Objetivo Permitir que o sistema de Gestão de Manutenção possa ler e gerar dados de forma integrada para o sistema de Gestão de Estoque e Faturamento de modo a permitir o controle de estoque, o faturamento e as compras dos produtos, bem como serviços utilizados na Ordem de Serviço. Movimentos de Integração:  Indicar para uma Ordem de Serviço qual o tipo de movimento que a mesma irá se referenciar, para que seja feito o faturamento dos itens no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. l

 Enviar um Objeto de Manutenção para o estoque, ficando o mesmo disponível no cadastro de produtos do Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. l

 Retirar um Objeto de Manutenção do estoque, ficando o mesmo disponível para manutenção.

l

 Controlar o estoque de produto para Ordem de Serviço, através de uma Requisição de Material para o Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. l

  Fazer baixa no estoque de produto do sistema de Gestão de Estoque e Faturamento através da Apropriação Direta de Produto para um Objeto de Manutenção. l

 Geração de Movimentos Entrada, através desse processo é possível dar entrada de peças da ordem de serviço no Sistema de Estoque e Faturamento. l

Integração com TOTVS Gestão Patrimonial (RM Bonum) Objetivo Permitir que o sistema de Gestão de Manutenção possa ler e gerar dados de forma integrada para o sistema de Gestão de Patrimônio de modo a permitir a geração de Objeto de Manutenção a partir de Bens Patrimoniais. Geração de Objeto de Manutenção de Bem Quando os patrimônios da empresa são objetos de manutenção é possível gerenciar a manutenção dos mesmos através do TOTVS Manutenção (RM Officina). O sistema oferece um recurso do tipo assistente por meio do qual é possível fazer a transposição dos bens para a manutenção. Como primeiro identificador é possível utilizar o código (do patrimônio), código do bem ou um identificador próprio da manutenção que deverá ser informada para cada patrimônio no momento da geração. Ao gerar o objeto de manutenção de um patrimônio, as informações filial, localização e centro de custo são herdadas do Bem (Patrimônio) e não podem ser alteradas no cadastro do Objeto de Manutenção. Acesse o menu Operações / Geração de Objeto(s) de Manutenção / Bem(s).

74

TOTVS Manutenção

Todos os direitos reservados.

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 1. Cadastre o Tipo de Objeto de Manutenção Veículo Passeio e descreva as seguintes informações: •





1º Identificador = Placa 2º Identificador = Número de Patrimônio Indicador de Uso = Quilometragem

2. Na aba Campos e Tabelas Opcionais descreva: •













Categoria Cor Seguradora Número do Chassi Responsável Número de Portas Código Interno

3. Em anexos defina os seguintes funcionários como Mão de Obra do Tipo de Objeto de Manutenção: •







Ricardo Oliveira Lopes Gilmar de Souza Barbosa Luiz Salomão Antunes de Avelar Enio da Costa Antunes

4. Defina a tipologia do parque de manutenção conforme o quadro abaixo: Modelo Fiesta Siena Gol

Modelo

Fiesta Siena Gol

Todos os direitos reservados.

Fabricante Ford Fiat Volkswagen

Mão de obra/Modelo Produtos Código Ricardo 08.04 Gilmar 09.38 Luiz 09.39 09.32 09.93 09.94 09.95 09.96 09.97 10.44

Nome Fusível Banco dianteiro Banco traseiro Correia dentada Filtro de ar Filtro de combustível Filtro de óleo Pastilhas de freio Jogo de velas Gasolina aditivada

Fabricante

Mão de obra/  Submodelo Mão de Obra Produtos Modelo Código Ford Ricardo Fiesta 1.0 Ricardo 09.43 Fiat Gilmar Siena 1.0 Gilmar Volkswagen Luiz Gol 1.0 Luiz

Nome Pneu Pirelli

TOTVSManutenção

75

5. Efetue a inclusão dos Índices de Acompanhamento abaixo e indique que seus produtos serão apropriáveis: Modelo Submodelo

Produto

Consumo médio

Fiesta

Fiesta 1.0

Gasolina

12

Siena

Siena 1.0

Gasolina

10

Gol

Gol 1.0

Gasolina

9

Índice de  Acompanhamento

Cód. Valor Valor  Unidade Min.  Max.

Consumo de gasolina Fiesta Consumo de gasolina Siena Consumo de gasolina Gol

Km/L

10

16

Km/L

9

15

Km/L

8

13

6. Descreva Objetos de Manutenção para o Tipo Veículo Passeio com as seguintes características: Placa Nº Patrimônio Tipo Modelo Submodelo Estado de Conservação Data Venda Data Fab. Valor  Status Filial  Localização Centro de Custo Cliente/Fornecedor  Indicadores de Uso

ABC-2040 0101500 Veículo Passeio Fiesta Fiesta 1.0 Usado 15/01/09 25/01/08 R$35.000,00 Funcionamento inadequado Matriz - Belo Horizonte Garagem Comercial Revendedora La 15000

TRC-3050 0101501 Veículo Passeio Siena Siena 1.0 Usado 30/03/09 20/02/08 R$38.000,00 Funcionamento inadequado Filial Rio de Janeiro Garagem Controladoria Automax 28500

HTP -5070 0101502 Veículo Passeio Gol Gol 1.0 Usado 15/05/08 05/02/07 R$28.500,00 Funcionamento inadequado Filial São Paulo Garagem Treinamento externo Revendedora La 55000

7. Em anexos do Objeto de Manutenção descreva os seguintes Acessórios: 1º Identificador  ABC -2040 TRC-3050 HTP-5070

Modelo Fiesta Siena Gol

Submodelo Fiesta 1.0 Siena 1.0 Gol 1.0

Acessório Kit CD Roda de liga leve Led vermelho

8. Cadastre os Indicadores de Uso abaixo: 1º Identificador  ABC-2040 TRC-3050 HTP-5070

76

TOTVS Manutenção

Modelo

Fiesta Siena Gol

Submodelo

Indicadores de uso

Fiesta 1.0 Siena 1.0 Gol 1.0

1º dia 13500 27400 53000

2º dia 13950 27800 54200

3º dia 14850 27900 54950

Atual   15000 28500 55000

Todos os direitos reservados.

9. Descreva os Planos de Manutenção abaixo: Descrição

Tipo

Modelo Submodelo Frequência Quilometragem Itens do Plano

Manutenção Preventiva Fiesta

Veículo Fiesta Passeio

Fiesta 1.0

Manutenção Preventiva Siena Manutenção  Preventiva Gol

Veículo Siena Passeio Veículo Gol Passeio

Siena 1.0 Gol 1.0

180

09.96

06.06

09.95

35000

06.05

06.07

09.94

70000

06.15

09.95

09.96

10. Após a inclusão dos Planos de Manutenção execute as seguintes etapas: 1ª Inicialize cada Plano de Manutenção; 2ª Efetue Logout/Login no sistema; 3ª Entre no Menu Sistema/ Server / Executar Processos; 4ª Verifique os vencimentos dos Planos executando o Menu Operações / Vencimento de Plano(s) de Manutenção. 11. Faça a geração de Ordem de Serviço com as seguintes informações: Tipo do movimento 1º Identificador  Centro de Custo Data de Emissão Funcionário Responsável  Filial  Local de Estoque Itens •











Ordem de Serviço Cliente Interno ABC-2040 Comercial Data do Sistema Ricardo Oliveira Lopes Rm Sistemas - Matriz RM Suprimentos 06.08 - 06.05 - 09.93

Mude o Status da O.S para Não Iniciado e selecione para o serviço Abertura da Caixa de Marcha a Mão-de-Obra Gilmar de Souza Barbosa, efetue o apontamento para a mão-de-obra. Faça o apontamento da Mão-de-Obra Enio da Costa Antunes para o ser viço Alinhamento. Faça a requisição de material para o item Filtro de Ar, após a requisição, execute o processo. Efetue o término do apontamento da mão-de-obra para os serviços selecionados. Efetue a entrada da peça Filtro de Ar através da Geração de Movimentos (Entrada) Após finalizar os processos anteriores termine a Execução da O.S e coloque para Faturar Tipo do movimento 1º Identificador  Centro de Custo Data de Emissão Funcionário Responsável  Filial  Local de Estoque

Ordem de Serviço Cliente Interno TER-3050 Controladoria Data do Sistema Ricardo Oliveira Lopes Rm Sistemas - Matriz RM Suprimentos

Utilize o Plano de Manutenção realizado para o Objeto de Manutenção citado acima e execute a O.S .

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

77

12. Faça o acesso na tabela de fabricantes e realize os seguintes cadastros: Código 99.05 99.06 99.07

Descrição Chevrolet Renault Peugeot

13. Efetue os seguintes cadastros na tabela de Tipos de Objetos de Manutenção considere todos os cadastros no grupo Veículo Passeio: Modelo

Fabricante

Logan

Renault

Meriva

Chevrolet

Peugeot 307 Sandero

Peugeot Renault

Mão de Obra do Modelo Enio da Costa Antunes Antônio Braga Coelho Ricardo Oliveira Lopes Enio da Costa Antunes

Submodelo

Preço

Logan 1.6 Total Flex Meriva 2.0

35.500,00

Peugeot 307 Sedan Sandero Authentique 1.6

45.000,00 49.900,00 32.000,00

Mão de Obra do Submodelo Luiz Salomão Pedro de Alcantara Gilmar de Souza Barbosa Luiz Salomão

14. Efetue a segmentação múltipla de produtos dos itens citados abaixo para todos os modelos que foram cadastrados no exercício anterior: Código 08.04 09.30 09.38 09.39 09.44 09.92 09.93 09.94 09.95 09.96 09.97

78

TOTVS Manutenção

Nome Fantasia Fusível Roda de Liga Leve Banco Dianteiro Banco Traseiro Trio Elétrico Correia Dentada Filtro de ar Filtro de Combustível Filtro de óleo Jogo de Pastilhas de Freio Jogo de Velas

Todos os direitos reservados.

15. Efetue o cadastro dos seguintes objetos de manutenção: Placa

Tipo de Objeto Fabricante

Modelo

Submodelo

HTTP-3545

Veículo Treinamento

Chevrolet

Meriva

Meriva 2.0

Est. de Conservação Usado

Data Venda

 Ano Fabricação Ano Modelo

Vr Aquisição

Status

1/8/2009

Data Fabricação 1/2/2009

2009

45.000,00

Situação Regular

Filial 1

Localização Oficina

Centro de Custo Cli/Fornecedor Medidor 02.1 Revendedora LA 18500

Placa

Tipo de Objeto

Fabricante

Modelo

Submodelo

GWR-4559

Veículo Treinamento

Renault

Sandero

Sandero 1.6

Data Venda

 Ano Fabricação

Ano Modelo

Vr Aquisição Status

5/2/2009

Data Fabricação 15/1/2009

2009

2009

32.000,00

Situação Regular

Filial 1

Localização Oficina

Centro de Custo 02.1

Cli/Fornecedor Revendedora LA

Medidor 5000

Acumulado 5000

Placa

Tipo de Objeto

Fabricante

Modelo

Submodelo

WKJ-9585

Veículo Treinamento

Peugeot

Peugeot 307

Peugeot 307 Sedan

Est. De Conservação Novo

Data Venda Data Fabricação 5/7/2009 1/8/2009

 Ano Fabricação Ano Modelo

Vr Aquisição

Status

2009

49.900,00

Situação Regular

Filial 1

Centro de Custo Cli/Fornecedor Medidor 02.1 Revendedora LA 2500

Localização Oficina

2009

2009

Acumulado 18500

Est. de Conservação Novo

Acumulado 2500

16. Cadastre os planos de manutenção abaixo: Tipo de Execução: Cíclico Descrição: Plano de Manutenção Sandero: Tipo de Objeto: Veículo Treinamento Modelo: Sandero Submodelo: Sandero Authentique 1.6 Quilometragem: 5000

Todos os direitos reservados.

TOTVSManutenção

79

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF