Revista O Caminho Para o Céu - CPAD

June 4, 2019 | Author: Saimo Fernandes | Category: Salvation, Love, Creationism, God, Bible
Share Embed Donate


Short Description

Revista...

Description

Editorial Em 2015, a Casa Publicadora das Assembleias de Deus completa 75 anos, o seu  jubileu  jub ileu de brilhante brilhante» » São 75 anos de Jiist Jii stór ória ia dedicaçfos dedica çfos à Escola Esco la Dominic Dom inical, al, ao fortalecimento fortalecime nto da Igre Igreja ja,, ao evangelismo e ao ao cumprime cump rimento nto da missão que o Senhor Jesus Cristo nos deixou, o de fazer discípulos em todas as nações. Comemorando Comem orando essa ditosa data, data, apresentamos apres entamos o Novo Currículo de Escola Dominical. Trata-se de um novo material, pensado para os atuais desafios da Igreja no Brasil no século 21. A equipe de educadores de nossa Casa preparou um plano educacional com o que há de melhor e mais moderno no campo da Educação Cristã. Assim, a CPAD CPAD honra uma tradição de compromisso com a Escola Dominical e com o ensino bíblico coerente e cristocêntrico. O material que apresentamos é o currículo mais completo do Brasil, e abrange todas as faixas etárias existentes, desde o bebê recém-nascido (a faixa de Berçário) à fase da maturidade da vida (Adultos). As lições foram preparadas buscando o que a Palavra de Deus tem para ensinar para cada faixa etária, e acima de tudo, o compromisso com uma teologia conservadora e bíblica. Acreditamos que esse compromisso é essencial para a igreja em dias de tantas mudanças, como os nossos, e cremos também que a Educação Cristã pautada nas Sagradas Escrituras é o compromisso da CPAD com a Igreja Evangélica no Brasil. Portanto, queremos dar as boas vindas a você, que participa da Escola Dominical. Esta instituição existe por sua causa. Sim, você é a razão da Escola Dominical. O nosso desejo é que este novo currículo faça com que você ame ainda mais a nossa Escola Dominical, mas sobretudo, ame mais a Palavra de Deus e faça dela sua regra de fé e prática para a vida.  A Deus tod t oda a a GS GSória ria!

Pastor José Wellington Wellington Bezerra Bezerra da Costa Presidente da CGADB

Pr José Wellington Costa Júnior

Ronaldo Rodrigues de Souza

Presidente do Conselho Administrativo da CPAD

CPAD

Diretor Direto r Executivo da CPAD

Caminho

para o

Céu

Lição 1 Deus se im i m p o rta c o m ig o .... ...... .... .... .... .... .... .... .... .... .... .... ....

04

Lição 2 Qual Qual a ori origem do H om em ? .....................

...11

Lição 3  A Bíblia é a P a lavr la vra a d e D e u s ? .................

.18 .1 8

Lição 4 Quem é Jesus? ..........................................

25

Lição 5 O Céu existe? ............................................

32

Lição 6 O Infe In fern rno o e x is te ? ..... ........ ...... ..... ..... ...... ..... ..... ...... ...... ..... ..... ..... .... ..

39

Lição 7 Como posso vencer os meus pecados? ...

46

Lição 8 Por Por que é errado ad orar ído los? .............

53

Lição 9 É poss possíível vel to rn a r-m e filh filho o de D e u s ? ....

60

Lição 10 O que significa aceitar a Jesus? ..............

.6 7

Lição 11 Qual o real significado do Batismo? ........

.7 4

Lição 12 O q ue é a S a nt a C e ia ? .... ...... .... .... .... .... .... .... .... .... .... .... .... ....

.81 .8 1

Lição 13 Exist Existe e uma ma neira co rreta de se viver? viver?

88

( ) (

< i m i n h ( )

n a ra .o CASA PUBLICADORA DAS  ASSEMBLEIAS DE DEUS

 Av. Brasil, 34.401 - Bangu Rio de Janeiro - RJ - cep: 21852/002 Tel: (21) 2406-7373 / Fax: (21) 2406-7326 Presidente da Convenção Geral das  Assembleias de Deus no Brasil José Wellington Bezerra da Costa Presidente do Conselho Administrativo José Wellington Costa Júnior  Diretor Executivo Ronaldo Rodrigues de Souza Gerente de Publicações  Alexandre Claudino Coelho Consultoria Doutrinária e Teológica  Antonio Gilberto e Claudionor de Andrade Gerente Financeiro Josafd Franklin Santos Bomfim Gerente de Produção e Arte 8 Design Jarbas Ramires Silva Gerente Comercial Cícero da Silva Gerente da Rede de Lojas João Batista Guilherme da Silva Chefe de Arte S Design Wagner de Almeida Chefe do Setor de Educação Cristã César Moisés Carvalho Redator  Marcelo Oliveira de Oliveira Projeto Gráfico - capa e miolo Jonas Lemos

PREZADO PROFESSOI-' Que alegria chegarmos até você e apresentarmos esse maravilhoso pro  jeto! Professor, talvez você tenha ouvido falar de pessoas que ainda não conhe cem a Jesus, mas já ouviram falar de al guma Igreja Evangélica. Essa curiosidade, que as pessoas têm em relação a Igreja Evangélica, pode ser uma linda oportuni dade para apresentarmos Jesus Cris to, como Senhor e Rei das suas vidas. "Em que os evangélicos acreditam?", "Qual a sua fé?", "Em quem?" e "Por quê?" Pensando nisso, que a Editora CPAD elaborou a presente revista. Gostaría mos de munir você, professor, de um bom material didático para evangelizar, presentear ou ensinar pessoas que dese  jam conhecer sobre o que a Igreja prega. Jesus Cristo é o Senhor da Igreja. Esta mensagem deve ser pregada e en sinada com prioridade. Por isso, a pre sente revista é um instrumento que ex põe o que pensamos e professamos, de modo que a pessoa compreenda a fé evangélica, não de maneira genéri ca, mas informativa e bem organizada. No Brasil, milhares e milhares de pes soas, todos os anos, têm entregado as suas vidas a Cristo. Pa'/.ando a crer no Deus Único, o Criador dos Céus e da Terra, em Jesus Cristo, o -.('U Filho, en viado ao mundo para morrer por toda humanidade e redimi Iü d(1lodo o peca do e no Espírito Santo, o bom consola dor de nossas alma!., aquele que nos acompanha em todas as circunstân cias da vida, dando no:. graça e força para peregrinarrruv . m nnv.n oxistência.



O nosso desejo é quo Deus lhe use e faça resplandeci ?r a sua luz so bre ti! E Deus, atrave". da sua vida, continue a atrair pesso( js para o seu Reino.

CPAD 2

O Caminho para o Céu - Professor 

I )o:, Editores

"PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA OUE DEU O SEU SEU FILHO UNIGÉNITO, UNIGÉNITO, PARA PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA." João 3.1S

m

«fé*

LIÇÃO 01

Deus se importa comigo "Porque Deus amou o mundo tanto, que deu d eu o seu único único Filh Filho, o,  pa  p a ra que tod to d o aquele aqu ele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna"  (Jo 3 .16 16)).

^ G U A R D E NO CO COR RAÇÃO Embora sejamos sejamos tão imperfeitos impe rfeitos e rodeados de fraquezas, Deus nos amou de tal maneira que entregou seu Filho, Jesus Cristo, para morrer em nosso lugar, resgatando-nos da condenação condenação eterna.

4

O Caminho para o Céu - Professor  Profess or 

LENDO A PALAVRA

Ir

Salmo Salmoss 8.4-6 8.4 -6 4 - que é um simples simples ser ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que t c?pre ocupes com ele? 5 - No No enta nto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei. 6 - Tu Tu lhe lhe deste des te pode po derr sobre sobre tudo o que criaste; tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele:

>

ANUNCIANDO AS BOAS NOVAS PrezQdo professor, '/ ) acaba acab a de chegar às suas suas 1 mãos uma revista muito es pecial. pecial. Esta não é uma um a revista como as outras do currículo dominical, pois foi elaborada para p ara ajudá-lo na sublim sublime e tare ta refa fa de ganhar ganhar almas almas para o Senhor Senhor Jesus. Você conhece outra revista que tem te m essa essa característica? característica? São treze lições lições que trata tra tam m das dúvidas dúvidas mais comuns comuns daqueles que, ainda, não fazem parte da Igreja do Senhor. Senhor. Não podemo pod emoss nos nos esquecer de que a Escola Dominical tem como tarefa a evangelização. Os assuntos tratados nestas lições são de extrema relevância para aqueles que estão estã o dando os seus seus primeiros passos de fé, mas que ainda não receberam a Jesus como Salvador Salv ador Nesta primei ra lição, o enfoque será sobre o amor e o cuidado de Deus para com suas criaturas. Deus nos ama e se importa conosco! Que Deus use sua vida para que muitos recebam a Cristo em seus corações e tenham tenh am seus seus nomes escritos no Livro da Vida.



RESUMO DA LIÇÃO Nesta liçã lição o, você aborda ab ordará rá o fato fa to de que Deus Deus verdade ver dadeiram iramente ente nos nos ama e se importa conosco. Explique aos seus alunos que a maior prova do amor divino está no fato dEle ter enviado seu Filho Unigénito para morrer em nosso lugar. Mostre a eles que alguém poderia até dar a sua vida em favor de uma pes soa caridosa, mas morrer em lugar de alguém mal, somente um Deus de amor faria isso. Fale que o maior favor que podemos receber de Deus não são os bens materiais ou a saúde, nem uma vida longa, mas a salvação de nossas almas.

OBJETIVOS  Após  Apó s esta es ta lição lição,, seu aluno alun o deverá: dever á: • Entender Ente nder que Deus o ama am a e se im im  porta com ele; • Lembrar Lem brar que que Jesus é a maior maio r prova do amor de Deus por nós; • Aceitar Aceitar a Jesus Cristo Cristo como Salvad Salvador. or.

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

Inic Inicie ie sua aula aula faze ndo nd o a seguinte segu inte pergu nta: "Você "Você tem s en ti do o amor de Deus por você ou se sente abandonado?" Depois de ouvir seus alunos com atenção, abra sua Bíblia e leia João 3.16. Em seguida, faça mais uma pergunta: "O que moveu o coração do Pai ao olhar para nós?" "Nossos méritos, nossa aparência física ou nos sos bens materiais?" Explique que o que moveu o coração do Pai foi o seu amor por nós. Deus demonstrou isso, entregando o seu próprio Filho (1 Jo 4.9). Diga aos seus alunos que Deus nos amou tanto (e ainda nos ama) que nunca aceitou o fato de nos perder. Enfatize o fato de que o Todo-Poderoso nos ama profundamente e, jamais, nos abandona. Lembre-os de que "nem a imensidão do universo, nem a profundidade do mar seriam suficientes para dimensionar o amor de Deus por nós." O Caminho para par a o Céu - Professor Professo r

5

ESTUDANDO A PALAVRA

Será que Deus, realmente, se impor ta comigo? Todos nós já fizemos esta pergunta muitas vezes, principalmente durante uma crise. Temos a impressão de que Ele, após ter nos criado, entregou-nos à própria sorte. Nesses momentos, não podemos evitar este questionamento: Se Deus preocupa-se, de fato, comigo por que permite tantos sofrimentos e angústias sobre a minha vida? Tais perguntas demonstram que você ainda não teve um encontro experimenta! com Deus. Quando isto acontecer, você constatará que o Senhor, realmente, se importa com você. É o que estudaremos nesta lição. Inicialmente, mostraremos quem é Deus.

O

 DESCOBRINDO A VERDADE

I. QUEM É DEUS Só viremos a entender quem é Deus, quando entrarmos em contato com a Bíblia. O que você sabe acerca de Deus? Saber que Ele existe não é tudo, conforme escreveu Tiago: "Você crê que há somente um Deus? Ótimo! Os demônios também crêem e tremem de medo" (Tg 2.19). Por conseguinte, nosso conhecimento de Deus não pode 6

O Caminho para o Céu - Professor 

limitar-se a saber que Ele existe. Temos de saber também quem Ele é:

1. Ele é o Criador dos Céus e da terra. "No princípio, criou Deus os céus e a terra" (Gn 1.1). Aliás, Ele não somente tudo criou como também tudo sustenta: "O Criador do céu, da terra e do mar e de tudo o que neles existe! O Senhor sempre cumpre as suas promessas" (SI 146.6). 2. Eie é o Criador do ser humano. O homem não é um subproduto de um processo evolutivo; surgiu através de um ato criativo: "Aí ele disse: - Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão" (Gn 1.26). 3. Ele é o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. "Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai bon doso, o Deus de quem todos recebem ajuda!" (2 Co 13). Conforme você poderá facilmente concluir, sendo Deus o criador e sustentador de tudo quanto existe e, sendo também, Pai de Nosso Senhor Jesus

Cristo, como poderia Ele não se importar com você? Portanto, não se esqueça: você é precioso aos olhos de Deus.

COMPREENDENDO A VERDADE II. A REDENÇÃO DO SER HUMANO Deus sabia que o ser humano fra cassaria? Sendo Onisciente, nada ig nora. Todavia, Ele fez questão de criar o homem dotado de livre-arbítrio, mesmo sabendo que, mais tarde, viria Adão usar a sua liberdade para desobedecê-Lo. Somente Deus poderia dar semelhante liberdade para a sua criatura. Ele, porém,  já tinha um plano de redenção para apresentar aos nossos primeiros pais.

1. A Queda do homem. Ao explicar aos romanos as consequências da Queda do ser humano, escreveu o apóstolo Paulo: "Todos pecaram e estão afasta dos da presença gloriosa de Deus" (Rm 3.23). Isto significa que todos, judeus e todos os demais povos, já nascem com tendência para a prática do pecado. Somente o sacrifício de Cristo é capaz . de resgatar-nos ‘dessa maldição. 2. A provisão de salvação. Com a Queda do homem, Deus apresenta o Redentor da raça humana: Cristo Jesus Nosso Senhor, conforme lemos em 2 Timóteo: "Pois existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os'seres humanos - o ser humano Cristo Jesus, que deu a sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados" (2.5-6). Como você observou, Deus se im porta muito com a sua vida. Doutra forma, Ele jamais ter-lhe-ia oferecido um plano tão maravilhoso como a sal vação de sua alma. Deus deseja que

você aceite a Cristo, a fim de que você possa entrar nos Céus e desfrutar de todas as belezas espirituais, ao lado de Jesus, nosso eterno Redentor.

III. A GRAÇA Você sabe o real significado da graça? Biblicamente, a graça é um favor imerecido que recebemos de Deus. Pense seriamente neste assunto.  Aliás, tudo quanto recebemos neste mundo é um favor imerecido que Ele nos concede. Logo, concluímos: Deus realmente se importa conosco. É como se a nossa vida estivesse desenhada na palma de sua mão: "Eis que, na palma das minhas mãos, te tenho gravado; os teus muros estão continuamente  pera nte mim"   (Is 49.16, ARC).

1. A salvação pela graça. O maior favor que de Deus podemos receber não são os bens materiais, nem a saúde, nem uma vida longa. Tudo isto podemos receber como liberalidade de suas mãos. Enfim, o maior favor que podemos receber de Deus é a salvação de nossas almas: "Pois  pela graça de Deus vocês são salvos  por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês-, portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la. Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou  para que fizéssemos as boas obras que ele já havia prepara do para nós"  (Ef 2.8-10). Talvez, você esteja perguntando neste momento: Quer dizer que não preciso fazer nada para obter a sal vação de minha alma? É exatamente isto. Absolutamente nada. Porque tudo o que você procura fazer para salvar a O Caminho para o Céu - Professor

7

alma jamais seria o bastante. Afinal, nossas obras, embora humanamente tidas como meritórias, nada represen tam diante de Deus. Veja o que diz o profeta Isaías: "Todos nós nos tornamos impuros, todas as nossas boas ações sáo como trapos sujos. Somos como folhas secas; e os nossos pecados, como uma ventania, nos carregam  para longe" (Is 64.6). :>uü

Mas o que não podíamos fazer para obter a salvação, Jesus Cristo o fez por nós.

2, Jesus, a maior prova de que Deus se importa com você. Jesus é a maior prova de que Deus se importa com você. Sendo o Senhor Jesus o que Deus tinha de mais precioso - o próprio Filho - entregou-o, a fim de que morresse em nosso lugar. Se você abrir a Bíblia no Evangelho de João, ficará mais do que maravilhado diante do amor que Ele devotou-lhe: "Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16). Resta-lhe mais alguma dúvida? Deus, realmente, se importa com você! O após

8

O Caminho para o Céu - Professor 

tolo João assim expressa esu »yruntit» o inexplicável amor: "Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos. É por isso que o mundo não nos conhece, pois não conheceu a Deus" (1 Jo 3.1).

APLICANDO A VERDADE IV. DEUS REALMENTE SE IMPORTA COMIGO Sim, Deus se importa, não somente com a sua alma, mas, igualmente, com o seu bem-estar físico, psicológico e emocional. Afinal, o que é o bem-estar? De acordo com o Dicionário Aurélio, é o estado de perfeita satisfação física ou moral; conforto.

1. Bem-estar físico. O Amoroso Pai quer que tenhamos perfeita saúde, como reconhece o salmista Davi: "O Senhor perdoa todos os meus pecados e cura todas as minhas doenças" (103.3). Além disso, Cristo foi enfermado, para que hoje possamos desfrutar perfeita saúde.

Mas, se tivermos de uqi   provados pela doença, Ele nos afofa o leito: "Quando estiverem doentes, de cama, o Senhor  os ajudará e lhes dará saúde nova mente"   (SI 41.3).

2. Bem -estar psicológico. Não fo mos chamados por Cristo para viver mos deprimidos e traumatizados. Ele quer que desfrutemos de um perfeito bem -esta r psicológico, conforme nos promete Deus, através de Isaías: "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti"   (Is 26.3, ARC - Versão da Bíblia, "Almeida da Revista e Corrigida"). 3. Bem-estar emocional. Não são poucas as pessoas que, atualmente, enfrentam desequilíbrio emocional. Na Palavra de Deus, porém, aprende mos a educar nossas emoções: "Por  isso, não teremos medo, ainda que a terra seja abalada, e as montanhas caiam nas profundezas do oceano. Não teremos medo, ainda que os mares se agitem e rujam, e os montes tremam violentamente. Há um rio que alegra a cidade de Deus, a casa sagrada do  Altíssimo"   (SI 46.2-4). Quem aceita a Jesus, por conseguinte, mantém-se equilibrado, e Senhor de suas emoções em quaisquer circunstâncias. Ele sabe que Deus está no comando de todas as coisas. Que Deus se importa com você, não há dúvida. No entanto, você se importa com Deus? Aliás, Ele sempre importou-se com você. É chegado o momento de você se preocupar com o que o Pai Celeste está lhe oferecendolhe a salvação em Cristo Jesus. Qual a sua decisão?

PERGUNTAS E RESPOSTAS Professor, para dinamizar o estudo bíblico e facilitar a aprendizagem, sugeri mos algumas perguntas que podem ser feitas no decorrer da lição. Elaboramos uma questão para cada tópico, mas você poderá elaborar outras. 1. QUAL A MAIOR PROVA DO AMOR DE DEUS POR NÓS?

R: O fato de que Jesus Cristo, seu Filho Unigénito, morreu para nos dar a salvação. 2. QUEM CRIOU O HOMEM?

R: Deus! O homem não é fruto de um processo evolutivo. Foi criado por Deus: "Aí ele disse: - Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão" (Gn 1.26). 3. COMO 0 PECADO ENTROU NO MUNDO?

R: O primeiro homem, Adão, não fez boas escolhas. Então, o mal entrou na criação de Deus, atra vés da livre decisão feita pelos primeiros seres humanos, Adão e Eva. Eles resolveram desobedecer a Deus, em resposta à tentação de Satanás, um anjo de luz caído. Como uma praga, a semente do pecado espalhou-se por toda a humanidade: "Todos pecaram e estão afastados da presença glo riosa de Deus" (Rm 3.23).

O Caminho para o Céu - Professor

9

DO PROFESSOR Para você preparar esta aula, sugerimos como fontes de consulta os seguintes livros: O Cristianismo Segundo a Bíblia de Ron

Doutrinas Bíbli O Ministério Ele Escolheu os Nas Ga rras da cas, de William dirigido por  Cravos, de Max Graça, de Max W. Menzies S Jesus, de Ajith  jj Lucado, CPAD. | Lucado, CPAD.

Rhodes, CPAD.  j Stanley Horton, CPAD. Vocêjá se Visando um  pe rguntou se o cristianismo em aprofundamen que crê é o legí to dentro das timo, o genuíno Doutrinas Bíbli cas, os autores cristianismo da mostram nesta Bíbiia? Este é importante obra o tema dessa 16 verdades obra. bíblicas.

Fernando, CPAD. \ Uma bela me n Cheio de pas  sagem sobre sagens bíblicas e a missão de das experiências Jesus de  pessoais do au Nazaré. "Ele tor, este livro vai  ajudar homens Escolheu os Cravos" te e mulheres a mostrará a seguirem a história do Cristo, sendo um espelho em grande am or de suas ações e Deus em Jesus. decisões.

Nas Garras da Graça re  cordará a você que o Deus que o criou é suficientemente forte pa ra sus tentá-lo. O seu am or transfor ma! 

WÊÊÊÊËÈÊHËÊÈÈHÊHâÊÊÊiÊÊKÊÊSÊÈNÊÊÊâ

CONVIDE SEUS ALUNOS PARA QUE FAÇAM UMA ORAÇÃO. An tes de orar diga: "Se você tem se sentido sozinho, desamparado e longe de Deus, saiba que Ele o ama profundamente e se importa com você. Deus jamais vai abandoná-lo, pois Ele o ama exatamente como você é. O amor de Deus não é como o amor da maioria das pessoas. Nosso amor, geralmente, aumenta dependendo do desempenho da pessoa e, logo, diminui com os erros. Porém, Deus não age dessa forma. Ele o ama do jeito que você é. Deus não é o responsável pelas coisas ruins que nos acontece. Você deseja entregar sua vida a Cristo e desfrutar do amor do Pai? Ele está de braços abertos esperando por você."

CONVITE

PENSE NISSO... "De uma única vez todo o pecado foi expiado n a cruz, todas as falhas apagadas, toda a obrigação pa ra com S a  tanás e toda a sentença pas sada sobre a queda de A d ã o é rompida, cancelada e anulad a pelos cravos de Jesus." Conde Nikolau Ludwíg Von Zinzendorf 

10

O Caminho para o Céu - Professor 

Qual a origem do Homem? "Aí ele disse: -  A g o ra vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se p a re  cerão conosco. E/es terão poder  sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sob re os anima is que se arrastam p elo chã o"  (Gn 1.26).

GUARDE NO CORAÇÃO ...... .... .. ..... _ 

 Afirmar que o homem é originário do macaco é odiar o ser humano, porque este foi feito à imagem e semelhança de Deus.

LENDO A PAI Gênesis 1.26,27 26 - Aí ele disse: - Agora vamos fazer os seres humanos, que se rão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selva gens e sobre os animais que se arrastam pelo chão. 27 - Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher.

O Caminho para o Céu - Professor

11

ANUNCIANDO AS BOAS NOVAS Seus alunos terão con tato, nesta aula, com um assunto muito importan te: a origem do homem.  Apro veite esta oportu nid ade para esclarecer as possíveis dú vidas que eles terão a respeito de Deus te r criado o homem de modo especial. Explique que o homem não é o resultado da evolução de outra espécie. Ensinar este tema é um privilégio que Deus lhe concede de combater o ensino materialista secular do evolucionismo. Peça capacidade a Deus e Ele lhe dará a orien tação necessária, a fim de que este tem a seja transmitido com sabedoria e unção divina. Que sua aula se torne um momen to de colheita de almas para o Reino de Deus.

•m



RESUMO DA LIÇÀO Nesta lição, você ^abordará a res peito da criação do homem. O ser humano não é o produto de um pro cesso evolutivo; é o resultado de um ato criativo do Todo-Poderoso. Eis por que fomos considerados a coroa de sua criação. Como criaturas, não podemos viver longe do nosso Criador, pois dEle recebemos a vida. Sem Ele, a existência perde todo o seu sentido.

OBJETIVOS  Após esta lição, seu aluno deverá: • Entender que o homem foi criado por Deus; • Refutar as falsas teorias sobre a cria ção do homem; • Aceitar a Jesus Cristo como Salvador.

ORIENT AÇÃO DIDÁTICA

Professor, para introduzir o estudo de hoje, sugerimos uma dinâmica. Você vai precisar de um espelho e de uma caixa com tampa.

Coloque o espelho dentro da caixa. Diga aos seus alunos que, dentro da caixa, tem algo muito lindo, perfeito, feito com muito amor, e que tem um valor muito grande. Agora, peça aos alunos, um de cada vez, que abra a caixa e veja o que tem dentro. Pergunte ao aluno que abriu a caixa: "não é lindo e precioso o que você vê?" Fale que ele não pode dizer o que está dentro da caixa. Depois que todos os alunos forem à frente e visualizarem o que tem dentro da caixa, abra a mesma, segure o espelho e diga que o homem é a excelência da criação de Deus, feito à sua imagem e semelhança. Conclua a dinâmica explicando que o homem é a criatura mais preciosa de tudo o que Deus fez sobre a terra.

12

O Caminho para o Céu - Professor 

Conforme veremos neste estudo, não somos o produto lento e enfadonho de um processo evolutivo que resultou num macaco, do qual veio o ser humano. So mos originários de um ato criativo de Deus, a fim de que povoássemos a terra e dominássemos tudo quanto Ele criou. Isto significa que o pai da teoria evolucionista não elaborou nenhum postulado que mereça o aval da verdadeira ciên cia. O evolucionismo não passa de uma fantasia e em nada difere das mitologias dos gregos e dos romanos. Vejamos, em primeiro lugar, o que é o homem.

O

DESCOBRINDO A VERDADE

O QUE É O HOMEM Criado por Deus, o homem é um ser racional, dotado de livre-arbítrio, capaz de se comunicar com o seu Criador e com o seu semelhante. Formando uma unidade de corpo, alma e espírito, o homem não pode ser considerado um mero integrante do reino animal. Escreve o salmista Davi: "Não seja uma pessoa sem juízo como o cavalo ou a mula, que precisam ser guiados com cabresto e rédeas para que obedeçam" (SI 32.9).

Vê-se, pois, que o ser humano não evoluiu de seres inferiores; saímos das mãos de Deus como seres espirituais e com um forte senso moral.

I. A CRIAÇÃO DO HOMEM Deus criou todas as coisas em seis dias. No último dia de sua obra, anuncia a resolução que viria a ser executada pelo Filho (Jo 1.3) com a assistência do Espírito Santo: "Aí ele disse: -  Agora va mos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão"  (Gn 1.26).

1. Como o homem foi formado. Assim, o ser humano foi criado por Deus: "Então, do pó da terra, o Senhor formou o ser humano. O Senhor soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo" (Gn 2.7). Os cientistas incrédulos, não acreditando na Palavra de Deus, recusam-se a aceitar, como fato histórico, a narrativa criacionista da formação do homem. Afinal, como pode uma mente carnal aceitar que Deus fez o ser humano do pó da terra? Por outro O Caminho para o Céu - Professor

13

lado, como iremos aceitar a fantasia frívola e blasfema do evolucionismo? Quanto a nós, crentes em Cristo Jesus, aceitamos a Ijteralidade da narrativa bíblica da criação, por ser mais lógica. E você? Ainda acredita que o homem veio do macaco? Aliás, por que os outros símios também não evoluíram?

foi tomada. E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos" (Gn 2.23; 3.20, ARA). Como você pode facilmente con cluir, todos os seres humanos vieram apenas de um casal: Adão e Eva. Logo, não houve qualquer processo evolutivo. m

 APLICANDO A

2. A mentira dos milhões de anos. O VERDADE homem, por conseguinte, não precisou de milhões de anos para evoluir e aprumar-se III. O HOMEM, A COROA DA como um ser racional. O Senhor Deus o CRIAÇÃO DE DEUS fez, literalmente, no sexto dia da criação: "Assim Deus criou os seres humanos; O homem jamais poderia ser um ele os criou parecidos com Deus. Ele os parente, ainda que distante, do macaco, criou homem e mulher"  (Gn 1.27). por sermos a coroa da criação. Vejamos o que nos diz a Bíblia a este respeito. Não há alternativa: o Gênesis exige que aceitemos literalmente a narrativa 1 . O homem é o senhor da criação. da criação e da formação do ser humano. Devido à sua idolatria, os homens aca

II. A CRIAÇÃO DA MULHER

baram adorando mais a criatura do que o Criador (Rm 1.25).

Se a criação do homem parece ab surdo aos olhos dos incrédulos, imagine você o'que eles não dizem acerca da formação da mulher. Você sabe como foi formada nossa primeira mãe?

Dessa forma, os homens, sem o per ceber, acabaram por se menosprezar; ao invés de refletirem a imagem de Deus, refletiram a imagem de um macaco.

LA formação da mulher. A Bíblia dessa maneira narra a formação da mulher: "Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe " (Gn 2.18; 21-22,  ARA - Almeida Revista e Atualizada). 2. A mãe de todos os seres humanos.  Ao receber a mulher, declarou Adão: "E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão 14

O Caminho para o Céu - Professor 

O homem, porém, foi criado, a fim de governar o mundo é a natureza, inclusive os macacos (Gn 1.26).

homem foi criado um pouco menor  do que os anjos. O homem foi criado de maneira tão elevada, que é considerado pelo salmista como sendo um pouco menor do que os anjos (SI 8.3-5). 2.0

Se assim é, como haveremos de sustentar a absurda tese de que o ho mem tem macacos como ancestrais? Estes são irracionais e aparecem na Bíblia apenas como objeto de barga nha comercial (1 Rs 10.22). Aquele é um ser racional dotado de inteligência e capacidade de entrar em contato com o Criador: "O Senhor Deus me disse:

"Eu lhe ensinarei o caminho por onda você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo. Náo seja uma pessoa sem juízo como o cavalo ou a mula, que precisam ser  guiados com cabresto e rédeas para que obedeçam"  (SI 32.8,9). É justamente sua racionalidade que torna o ser humano semelhante a Deus. Se assim não fora, a que nos assemelha ríamos? Certamente a um símio. Todavia, somos a coroa da criação de Deus.

IV. O ABSURDO DO EVOLUCIONISMO

Descobor Lo por um arqueólogo

RESUMO DA LIÇÃO

Nesta lição, você abordará a impor tância de uma pessoa aceitar a Jesus e ter um relacionamento correto com Deus. Explique aos seus alunos o significado dessa expressão tão utilizada em nos sos cultos, que pode ser para eles uma figura de linguagem difícil de ser enten dida. Mostre a eles que aceitar a Jesus é uma decisão pessoal, e que o plano de salvação é oferecido a todas as pessoas para que possam ser salvas. Fale que aceitar a Cristo implica ter Jesus como seu Senhor, Salvador, receber o perdão dos pecados e passar com Deus a vida eterna. Estes são os fatores inerentes à fé no sacrifício de Cristo pelos nossos erros.

 Após esta lição, seu aluno deverá: • Entender a importância de aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador; • Lembrar que no ato da aceitação, por meio da fé, os pecados nos são perdo ados e temos vida eterna com Deus; • Aceitar a Jesus Cristo como Salvador.

OR1ENTAÇAO DÍDATICA

Comece sua aula falando sobre uma ocasião em que recebeu um convite para participar de um evento, tendo comparecido e tido boas lembranças para contar depois; a seguir, fale sobre outro evento ao qual foi convidado, tendo comparecido e, depois, sentido certo desconforto pelo não comparecimento, independentemente do motivo que o levou a não ir. Use esta ideia e, após ter falado, continue mostrando que sempre somos convidados para determinados eventos ou compromissos, e que o maior convite de todos é oferecido por Deus à humanidade, para aceitar a Jesus como seu Salvador e Senhor. Mostre que quem aceita este convite divino recebe o perdão dos pecados, uma nova vida com Ele, tendo um novo relacionamento com o Criador e herdando a vida eterna.

Você já entregou sua vida a Jesus? Talvez ainda não tenha feito porque não sabe o rea! significado deste ato. Receber a Cristo é uma decisão pessoal, a melhor e a maior escolha que uma pessoa pode fazer em toda a sua vida. Desejamos que hoje você tome a decisão de seguir a Jesus, confessando-O como seu único e suficiente Salvador. Jesus está de bra ços abertos esperando p or você: "Vinde a mim, todos os que estois cansados e sobrecarregados..."  (Mt 1128).

O

DESCOBRINDO A VERDADE

LO QUE SIGNIFICA A EXPRES SÃO "ACEITAR A JESUS" A expressão "aceitar a Jesus" é muito utilizada, e com toda razão, para descre ver o momento em que uma pessoa não crente, após ter ouvido a mensagem do evangelho em uma pregação, em uma conversa com um amigo, ou na leitura de um folheto ou livro cristão, decide entregar  sua vida a Deus, pedindo perdão por seus pecados e crendo que o sacrifício de Je sus na cruz é suficiente para aproximá-lo de Deus. ( lom ( or lo/a você já recebeu muitos convitos na vid*,ií n convôrn t un ibóf n t>
View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.