_-
—
( E RT F 1 CAÇAO
bmby DE QUALIDADE
4
—
a
r
• Ed. 02 Janeiro de 2016
[email protected]
Ana Catarina Passos
nw
EDITORIAL
Feliz Ano Vovo’
go para trazer ao seu ano dias cheios de sabor.
BIMBY
3
Em 2016 sonhe alto, pisque o olho à vida e sorria. Estaremos consi
Do Chefe Gonçalo Henriques chega-nos a receita de Dip de tomate e alho e da fã Bimbv® um Bolo cigano. Conheça ainda a nossa Loja do Funchal e a sua Equipa, que partilha a receita de Malassadas de batata-doce.
—
“Se escolher só uma receita,faça esta”: Robalo no pão com arroz de champanhe e frutos secos é uma verdadeira surpresa!
—
Deliciosas inspirações. Para quem passa a meia-noite em casa su gerimos receitas ligeiras para acompanhar o brinde do Réveitton e, para o dia seguinte, um menu especialmente pensado para juntar a família na primeira refeição do ano. Depois, e porque passada a época das festas é tempo de regressar às refeições do dia-a-dia, trazemos-lhe receitas e dicas que ajudam a economizar na cozinha e ainda sugestões reconfortantes para aquecer a alma. Para os que são apanhados desprevenidos na época das festas, o tema SOS Na tal tem ótimas soluções. Além disso partilhamos com os nossos lei tores, em primeira mão, a próxima coleção a ser lançada no Portal de Receitas da Bimby®: Crepes, panquecas e waffles a cereja no topo do bolo desta edição. Esperamos que goste!
—
invisível a separá-los, está repleto de significado. É hora de deixar para trás o que foi e passou para abraçar o que se adivinha pela frente. Ao bater das 12 badaladas é hora de desejar e prosseguir em frente mais ricos e cheios de sonhos. Venha daí! A sua revista traz-lhe tudo de bom para o primeiro mês do ano!
O rituat de passar de um ano para o outro, como se houvesse um fio
2016 COM TUDO DE BOM!
Qiue bovvu, uwiít Lwuo cu’to peLas ret’tte! M%1Ls12 vtiteses e tcwttos ciesejos pcxc crn’tcretLztir. ‘Ucuv’iws ceLebrox e covvteçc4x evi’t rwt.cLe coviit as receLtas ctesta edLçõi.
n.° 62,janeiro 2016
1
Fã Bimby©
4
BIMBY
as boas-vindas
Num mês sempre muito agitado, temos as soluções de última hora para quem se atrasou a preparar o Natal. Temos também boas sugestões para uma mesa de Réveilion especial assim como para refeições de janeiro mais económicas. Depois das despesas de dezembro, dá sempre jeito...
a 2016
.iS
17 Receitas
e profissional numa instituição bancária do Porto, é mais um exemplo de como o nosso robot é uma ajuda importante a quem tem pouco tempo mas gosta de viver a cozinha com prazer.
Uma sugestão refrescante com um toque japonês para abrilhantar a sua mesa de Ano Novo.
Conhece a Bimbye como a palma da mão, seja a TM21, TM31 ou o mais recente modelo. Mãe de família
Ana Antunes
12
24
)h
• Rolo de salmão com abacate
Num momento em que o Funchal se enche de turistas e de fogo-de-artifício, fomos visitar a Loja Bimby® da Madeira. Sara Cunha é a gestora responsável, apresentou-nos a sua Equipa e uma receita surpreendente.
Funchal
08 Bimby® Regional
06 Notícias
03 Editorial
Foi o nosso anfitrião na visita ao Cantinho do Aviliez, no Porto.
• Chefe Gonçalo Henriques
60
fr
Novcu coLeçõo vw PortaL de 9?eceLtas Bb®: crepes, pcwtq teca.s e waMles.
a—
CREPES
o homem a quem José Aviliez confiou a cozinha do Restaurante Cantinho do Avillez, no Porto. Deu-nos a conhecer todos os pormenores do projeto, assim como a interpretação Bimby da receita de Dip de tomate, que faz parte do couvert.
É
Chefe Gonçalo Her riques
60 Chefe do mês
1
1
1
1 Oito
1 Crepes, panquecas e waffies sugestões tão saborosas, quanto
48
É a Gestora da Loja do Funchal e deu-nos a provar uma receita típica da região, as Malassadas de batata-doce. Uma espécie de sonhos para regar com mel...
• Sara Cunha
08
A fã deste mês propôs-nos um delicioso Bolo cigano, ideal para impressionar convidados sem perder muito tempo.
refeição ou a um
lanche de inverno.
fáceis de preparar. Novas oportunidades para trazer mais sabor ao momento final de urna
Ao todo san
j
12 • Ana Antunes
Bacalhau em lascas com crosta de coco e purê de verdes Crepes de camarão Crepesdesalmão Pota à americana Pudim de pescada Robalo no pão com arroz de champanhe e frutos secos Rolo de salmão com abacate
Cebolas recheadas com arroz e salsicha Lombinho en croâte Panquecas com bacon e alho-francês Peru estufado com feijão preto Piza de restos Pudim de crepes com bolonhesa e espinafres Quiche de presunto e Camembert Tarteletes de cogumelos
Receita verde
BIMBY
Bolo cigano Bolo de noz, cenoura e canela Bolo-rei sem glúten Crepes de cacau e ovos-moles Crepes de farinha de milho com molho de laranja Panqueca no forno Panquecas de limão com recheio de queijo e framboesa Pão de frutos secos e maçã Malassadas de batata-doce Sopa seca Tiramisu de chocolate
Legenda:
14 39 34 58 55 59 56 32 10 21 31
BOLOS E SOBREMESAS
38 Caril de batata-doce 45 Penne com pesto de brócolos# 50 Waffles de batata-doce e tomilho com molho de tomate
I’RATOS VEGETARIANoS
37 18 54 46 47 52 37 26
PRATOS DE CARNE
20 51 43 44 42 30 24
PRATOS DE PEIXE
29 Creme de abóbora e castanhas 36 Sopa de grão e linguiça
63 Dip de tomate e alho 27 Telhas de sementes e molho wasabi
ENTRADAS
‘uvtdice cLe tece Ltas
5
em janeiro
SUMÁRIO
[j:,
6
BIMBY
porto morte
CANAVESE 15. 16 e 17 JANEIRO’16
MARCU U
RESTAURANTE ADERENTE
FINS DË SEMANA GASTRO NUMICOS
1
A Câmara Municipal de Marco de Canaveses re cebe a iniciativa ‘Fins de Semana Gastronómicos”, promovida pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. São dez restaurantes que servirão a gastronomia tí pica marcuense, onde po derá apreciar o tradicional anho assado com arroz de forno, as fatias do Freixo e os vinhos verde branco, tinto e rosé, produzidos neste concelho. Poderá aproveitar também para visitar a Igreja de Santa Maria, da autoria de Siza Vieira, e a cidade romana de Tongóbriga.
Nos dias 15, 16 e 17 de janeiro
de 27 anos, trabalha atualmente como subchefe executivo do restaurante São Gabriel, em Almancil, que é considerado uma referência nacional no Algarve e tem a assinatura do Chefe Leonel Pereira. O menu vencedor era composto por: peixe do dia com sopa de cataplana e falsas lulas fritas, bacalhau a baixa temperatura com todos e orelha de porco, lombinho de vitela assado com seu croquete de molejas e pickles de vegetais bio e pudim com licor de medronho e mousse de alfazema e maçã em diferentes texturas.
João Viegas foi distinguido com o prémio “Chefe Cozinheiro do Ano 2015” no concur’so com o mesmo nome. O Chefe,
CHEFE COZINHEIRO DO ANO 2015 ç•I
lik\
1
O Centro Juvenil e Comunitário Padre Amadeu Pinto, na Caparica, precisa de benfeitores para responder às necessidades das crianças e jovens dos bairros sociais do Pragal. Para dar continuidade ao trabalho neste cen tro, que oferece um espaço para o estudo, atividades lú dicas e desportivas e apoio alimentar diário a cerca de cem crianças, o projeto social Na Margem apela à sua contribuição. Contacte através do telefone 91953824 ou do e-mau
[email protected].
APOIE O PROJETO NA MARGEM
zínhc
)fl..CUt
A Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso, em Montalegre, é uma das primeiras do país e tem lugar sempre no mês de janeiro, altura em que a tradição mandava matar o porco e fazer os enchidos. A edição deste ano decorre de 21 a 24 de Janeiro e pro mete ser especial, já que o célebre evento comemora 25 anos de existência. Além das especialidades do delicioso fumeiro trans montano e da carne barrosã, poderá ainda contar com animação em concertos, des garradas e concertinas.
FEIRA DO FUMEIRO DE MONTALEGRE
“Bacalhau” é precisamente o nome escolhido para o novo vinho do enólogo Paulo Laureano. Depois de oito receitas de ba calhau preparadas pela equipa do Chefe Vítor Sobral, dois intensos dias de provas
BIMBY’
7
por parte de gastrónomos, cozinheiros, escanções e jornalistas, chegou-se ao resultado final. “Bacalhau” Escolha Tinto e Branco está já disponível nos habituais pontos de venda da marca.
apresenta o vinho ideal para pratos de bacalhau
PAULO LAUREANO
Tendo como objetivo voltar a colocar no mapa uma importante região vínica, a Maçussa, na Azambuja, Pierre Aderne reuniu um grupo de amigos em cooperativa para produzir cinco mil litros de vinho de vi nhas velhas da casta Tinta Roriz da região, a que chamou “Livro Tinto”. Miguel Louro Filho, enólogo e produtor dos vinhos “Apelido”; Alfredo Matos, Constantino Jr., Gustavo Cortês, Adolfo Henriques, produtor agrícola, e o Chefe André Magalhães fazem parte do grupo de amigos que Aderne reuniu pata concretizar este projeto. O resgate da Maçus sa é apenas um dos objetivos, que englobam ainda recuperar a autoestima do pequeno produtor e a sua capacidade produtiva, criar sus tentabilidade e conter o êxodo para as grandes cidades. Assim como a Maçussa, estão a desaparecer as olarias de São Pedro do Corval, as vinhas velhas de Ourém e as aldeias de xisto.
CANTOR BRASILEIRO dinamiza região vínica de Maçussa
em janeiro
em janeiro
De 21 a 24 de janeiro
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
1
Agentes ativas. “O mercado da Madeira é limitado, pelo que
ÃLojaBimbtdo Funchal conta hoje com uma Equipa de vinte
conhece os Agentes 8imby, que por Portugal afora dedicam a sua vida profissional à divulgação do nosso robot de cozinha, sabe bem como isto é verdade. Na Loja da Madeira, a poucos minutos do centro do Funchal, confirmamos uma vez mais essa realidade. Sara Cunha, a Gestora e Líder de Equipa local, era pro fessora de natação, ocupação que não a realizava em pleno. Um dia decidiu começar a mudar de vida Queria fazer mais coisas e também precisava de melhorar a minha situação financeira”, explicou-nos pouco depois de nos dar as boas-vindas. “Insisti com a Vorwerk, que em 2012 ainda não tinha qualquer estrutura aqui na Madeira, e acabei por ir a Lisboa fazer formação”, conti nuou. “Eu já era Cliente desde 2008 e gostava tanto da Bimby® que achei que a podia vender com naturalidade”, acrescentou. Aos poucos as Agentes da Madeira começaram a reunir-se em casa de Sara Cunha, onde se entretinham a adaptar receitas re gionais à Bimby®. O grupo cresceu e passaram para a garagem. Finalmente, em 2014, a Vorwerk decidiu apostar na determina ção destas madeirenses e inaugurou a Loja Bimbya. Ao mesmo tempo, Sara Cunha era confirmada como Líder de Equipa e con sumava o “salto” na sua vida. De professora de natação pouco satisfeita passava a colaboradora Bimby2 altamente motivada... e mais bem remunerada. “Com a Vorwerk passei a sentir-me realizada profissionalmente e muito reconhecida pelo meu de sempenho”, disse-nos.
A Bimb® tem o poder de transformar a vida das pessoas. Quem
POR JOANA SEIXAS
• LOJA FUNCHAL Rua do Amparo, n.° 14 Edifício Concórdia Fração DU 9000-774 Funchal Telefone: —351 291 144 191
Num momento
—
—
BIMBY
Horários: Segunda: 14h00 19h00 Ter, a sex.; 15h00 19h00
,
9
deftsta, em que a ilha da Madeira está reple ta de turistas para celebrar a entrada no novo ano, as Agentes quiseram partilhar com os leitores a receita certa. Trata-se de Malassadas de batata-doce, uma espécie de sonhos, mas que tem batata-doce como ingrediente. “É uma receita muito típi ca da nossa região e que costumamos fazer até ao Carnaval”, explicaram-nos. “Não se esqueçam de acrescentar um pouco recomendaram. de mel e podem acompanhar com um chá Fica a sugestão e um brinde à Madeira que por estes dias vive momentos de festa e tradição.
este é o grupo certo para podermos desenvolver a nossa ativi dade de forma competente”, explicou-nos Sara Cunha. “Somos uma das mais jovens Lojas Bimbye, mas temos uma Equipa coesa e muito determinada em servir os Clientes com níveis de excelência”, disse-nos. “Quero passar a esta Equipa tudo o que a Vorwerk me tem proporcionado em termos de formação e capacidade de cumprir objetivos”, referiu Sara Cunha enquanto elogiava o esforço e a capacidade de trabalho das Agentes com que trabalha todos os dias.
FOTOGRAFIA BRANDSCAPE
Entramos no ano de 2016 com uma visita à Loja Bimby® do Funchal, cidade que por estes dias está repleta de turistas, animaçdo efogo-de-artifício. Sara Cunha é a Gestora local e em si mesma uma história de sucesso Bimb®. Venha daí, comece o ano com um exemplo inspirador...
NA BIMBY® DO FUNCHAL, PARA ENTRAR EM 2016 EM GRANDE
na Madeira
BIMBY® REGIONAL
BIMBY© REGIONAL na Madeira
Malassadas de batata-doce 16 mm 1 h 16 mm 35 unid. aprox. * média h,t Unidade: Energ.; 144 kcallProt.: 2 giHid. carb.: 9 g)Gord.: 11 g
1 NG R U DIU N ‘1 US
300 g batata-doce cortada em cubos 200 g leite 20 g açúcar ½ limão (casca, só a parte amarela) 1 pau de canela 20 g fermento de padeiro fresco ou 2 c. chá de fermento de padeiro seco 4 ovos 300 g farinha tipo 65 Óleo q.b. p1 fritar Mel de cana q.b. p1 servir
r P11 EPABAÇi()
—
0
1. Coloque no copo a batata-doce e o leite e triture 7 seg/vel 7. 2. Adicione o açúcar, a casca de limão e o pau de canela e coza 15 minI9O0CIIveI 2. 3. Retire a casca de limão e o pau de canela. Retire o copo da base e deixe arrefecer até aos 60°C. • 4 Adicione o fermento, misture 10 segfvel 4 e adicione através do bocal da tampa os ovos batidos. Adicione a farinha e amasse 7 mm!). Deixe levedar cerca de 30 minuts. Co°i a ajuda de uma colher de sopa, frite em óleo abundante, em lume brando, até que fiquem douradas. Retire e coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo. Sirva quentes ou frias, regadas com mel de cana.
t.’
L
/ Pape( absorvente
-t
j
--
10
BIMBY
--
FÃ BIMBY® Ana Antunes
“SOU UMA BIMBÓLICA QUE CONQUISTOU UM MARIDO DESCONFIADO E UM PAI MUITO TRADICIONAL.” Ana Antunes não para um minuto. Além do marido e dos dois filhos, trabalha numa instituição financeira do Porto. Encontrou na Bimby® uma ajuda preciosa para alimentar afamília e para se recrear na sua paixao pela cozinha. Uma história que é mais um exemplo da utilidade e versatilidade deste robot de cozinha. POR JOANA SEIXAS
Ana Antunes é urna fã incondicional da Bimb e um bom exemplo de como este robot de cozinha pode ser muito útil a uma mãe de família com uma vida atarefada. É que além do marido e dois filhos, ainda trabalha numa instituição financeira, na cidade do Porto. Aliás, foi à hora de almoço que conseguiu dar um salto a Matosinhos, onde mora, para nos contar como é fascinada por tudo o que tenha que ver com a BimbyT. Ouvi falar da BimbyT pela primeira vez em 2008, quando uma amiga a recebeu de presente de Natal. Como partilhamos da mesma paixão pela cozinha, comecei a provar pratos feitos em casa dela na Bimby. A partir daí fiquei com vontade de ter a mi nha contou-nos pouco depois de nos dar as boas-vindas. ,
Em abril de 2009 Ana Antunes mudou de casa, momento que considerou ideal para acrescentar algo novo à sua cozinha. No verão, durante as férias, aproveitou para testar receitas e familiarizar-se com o seu robot. “Desde então criei uma relação de perfeita harmonia com a minha Bimby. Já não vivo sem ela e tenho duas frases que repito com frequência à minha família. A primeira: ‘Melhor do que ter uma Bimby3... só mesmo ter duas.’ A segunda: ‘Se a minha Bimby® se avariar, amanhã já tenho outra.’ Não consigo imaginar a minha vida sem esta má quina maravilhosal” Este anoAnaAntunes adquiriu o novo modelo que a seduziu
“pela maior capacidade do copo”, disse-nos. Além do marido, o João Pedro, também cozinha para o Manuel e para o Rodri
12
BIMBY’
FOTOGRAFIA BRANDSCAPE
go, os seus filhos que também são fãs da Bimbye. “Por vezes reclamavam com a quantidade máxima de risoto e de outras receitas.., era sempre pouco”, acrescentou entre sorrisos. “Agora tenho o problema resolvido.” Arroz, leite-creme, ale tria, bolos vários, massas, scones, queques, sopas, bolonhesa, molho béchamel, a delícia de chocolate, são outras receitas que prepara com frequência. Ana Antunes também sublinhou a sua satisfação na relação
com a Vorwerk. “A disponibilidade do atendimento e a assis tência são excelentes”, explicou. “A simpatia e o profissionalis mo da minha atual Agente, da delegação de Matosinhos, tam bém devem ser destacados. Tenho-a recomendado a muitas amigas e todas concordam que o seu acompanhamento após a venda tem sido muito bom”, garantiu. Boto cigano é o nome da receita que Ana Antunes decidiu par
tilhar connosco nesta edição. “Reza a história que a receita per tence à cultura gastronómica cigana. Costumo ir a um restau rante que tem esta sobremesa e eu adoro. Como gosto de pôr a Bimby à prova, decidi investigar e tentar fazer. O resultado foi ótimo e os comentários têm sido muito positivos”, disse-nos enquanto cortava uma fatia para nos dar a provar. “Como veem, sou uma bimbólica assumida, que conseguiu conquistar um marido desconfiado e um pai muito tradicional na forma de cozinhar. Hoje em dia, todos adoram os meus cozinhados Bimby®l”, concluiu.
2
FÃ BIMBY® Ana Antunes
Bolo cigano 8 doses * fácil 48 mui 8 mio 1h Dose: Energ.: 460 kcal/Prot.: 11 g/Hid. carb.: 71 g/Gord.: 15 g .
ISGREI)IEN’TES
PREPARAÇÃo
Manteiga q.b. p1 untar
7. Pré-aqueça o forno a 190°C. Unte com manga e forre com papel vegetal uma forma (0 25 cm aprox.). Unte novamente com manteiga e reserve. 2. Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese o chocolate, o doce e a farin1a e reserve. 3. Coloque no copo a amêndoa e pulverize 6 seg/vel 9. Retire e adicione à mistura
100 g chocolate em pó 200 g doce de chila 20 g farinha cI fermento 80 g amêndoa s/ pele 6 ovos 250 g açúcar
—r Açucar em po q.b. p1 polvilhar
reservada. 4. Coloque no copo os ovos e o açúcar e bata 5 min/vel 6. 5. De seguida envolva 2 mm 30 seg/vel 2 e adicione através.o bocal da tampa a mistura reservada. Deite na forma e leve ao forno a 190°Cerca de 30 minutos. Para se certificar de que o bolo está cozido, espete um palito no centro do bolo e se sair limpo significa que está pronto. Retire do forno, deixe arre cer antes de desenformar e polvilhe com açúcar em pó.
A Bimby faz
Papei vegetai Forma (025 cm)
Notci: O boLo deue Lcar co
co
têvuDLo., kw
1
w 1
14
BIMBY
r BIMBY® ONLINE 172.771 na página oficial
771
emjaneiro
do facebook em 07-12-2015
BIMBY® ONLINE 2015 FOI UM ANO EM GRANDE NO MUNDO BIMBY®ONLINE partilhamos abaixo alguns momentos, desde receitas a testemunhos que nos enchem a alma e nos motivam afazer mais, melhor e drferente. Desejamos-lhe um excelente 2016... e que entre com o pé direito!!! Ei.,nhe CenAs, 5 Bimby Peetoef A brroby uda nos trabalhos de casa97? Silo olaro O Tonrás disse professora mandou para TPC, fazer ore bolo verde sem corantes e e miii dela, podes ajudar-me9 sim claro vamos fazer um bolo da açajio, a b*nby aluda-nos fibote
Cmo e Enanilho e Eimby Podoqaf Hoje hã ore maravilhoso bolo de anloersãrio no bloç, passem por dl Frambeser -Bolo de amêndoa mascarmos e framboesa Reoeita—-nhtipbiLlylgbKsOE
a lotos pare o
eh rode
-
mandar
-e
Urdibe Commert Sodre Jiiy 1
-
Urbbe Crenment Sifrare Nooember 14 Edted
.
-
.it Bimboj Portoal, Miem Porfogal, Àloaro Sanfeno, BaIla nfamo and7otheroibethmo
licrby Pefogal Dmoss Costa, SsspirasãSrapfrno, Cabe Sberd byCcoo & Baunilha and 78 cIfrem Ilha lhe.
Top Ccmnrerts 41
Isho,e
00]
-
-
4
Tcp Cnmmente
C.nsee Gelado Mudo herda. Danta, lesava-se o frabalbo para a escof. Assim toa em casa e come-,e.. Cifre Repfir 5i Nsnrerrrb.rI4ats23pm
_IIl.
ai
-
—-
Aos Flffpa Boa ideia, um T.P C drferenle e ocre anotada para o faeer E como bom beh de agrio9 Não sei se me passava pef a dera fazer um bole desses Sf5
Coco e Baunilha
Lhe Rsply Ncoembm lã la 131pm
•I
Ema Acre. Essa profesama mesmo boa Lhe Reply wtr Nooeerber lo as 810pm
Sweet Gula fr Bjmby Portugal November 26 -
Bimby Portugal
.
-
Hoje é 060 aniversério da Pãgina Oficial da Bimby® no Facebook
Pata começar mais uma semana, de urna forma bem docfnha, umas Mmi Pavtovas ai Lemon Curd e Frutos Vermelhos! J ftttp]/sweet-gula btogspot pt2Ol 5/li fmmnm-pavlovas-C lemon-curd-e-tmtosillml
FIQUE ATENTO!
Urilke Comment Sivare
Hoje é dia de testa
A festa começa 2 Feira dia. 21 de setembro com 1571 novo Passatempo!! Identificar vídeo
Adicionar local
Top Cocornenta *l Bimby Podugai, Raket Salvaterra, Patricra de akbneida, Dulce Tereza Rosa and 64 olhem reecled lo dtis Editar
10824 ossoekzsçõeo
Nâo
gosto
Coonrentor
Desaboar ootifreações
e
Partilhar Destacar este video
L.
8l
Gi Granja
4
Comentaoms prirrcrpess Barrby Portugal, Cldudia Ceetro Tolde. Vera Mora-Mestre. Isabel Braga Da Costa e 569 outras pessoas reagiram a ato
4, 265 partilhas V
— ‘lnspirado no bolo surpresa da revista MP de fevereiro de 2015 com pe quenas alterações
. •
— sena. p..ca-....maocoI4Ts&en 10010 nadir
Massas. Cii 5.s...rberneaI
i
2
+
2Rephes
cleros. àz S.øetorzl arasean
Me. AmeS. O..r..io rUir,, a.,500r. Bartír cot.... nar,0va 0.05. R.Ør lImosa, cri S,pb0v.rladiOllPe Arrl,r.CrSSP0000005 .ron,rra,rrri.rnlricca,vlseirOr,vcfl r.,icSJCE000 i2 U-r R.ør ri.,.zr à; loa af,....,d.. ulo.nr.. M1a. oosbors O-riO, pmr& ci 0.5, R.Øc Mimos. 02 Smle*o,P’ alIsar, ais ama Gelo. Peelaro ,.iosoa.aBOUWSI&O’ 171 TeUio ,,,a O0vr n.t4anOscslZôcOOflI0 ebarsasisç5omaairllosa! Uso-.. los.. Gnarc,riers000sOeeeatoot,daloaIaUn!ura hmcya erra rIra riclsso0vee remAr. rcs,c Uspcr a,.,, ,nOaal,n.. krctm Oral,, miotoin. ci ianaonaioa suo rIs
serflsc pua ova. esanair) à 1 tolher ia i 000n
rcIwerrlos
MarIa
lOn
lImoSo,
eefc
2Reçilies
Tentações Soba-e a Mesa NBo sei como fazes Isto5 A receita segenfe consegue ser sempre ainda mais bonda que a antenor! Like Reply 2 Novurer23ei726pm
Inan
Tet.iWesP.it4lo-*ts-e55o
oro
Andrea Manuela Fonseca Deve de ser delrciosa Pena k no lenho a Brmby 1 Noveodaer 23 at 1030pm Uke Repiy
Mana Helena Irêpa Oue beta maneofa de começar a semana,beiniio CabO, ‘J Like Repiy 5 1 November23 al 1026am s
1 Reçly
Cristina Machado Que !rndas paviovas 1 Novernber 24 ai 726am Lrke Repty sê
1 Repty
BIMBY°
15
EIMBY® PERTO DE SI emjaneiro
á—
J
MENU BOM E BARATO
PECEIIAS ECONÓMICAS PAPA UMA SEMANA SABOPOSA E NUIPIIIVA nwitê! wn
—
2. FEIRA
35
FEIRA
45
FEIRA
5 FEIRA
6. FEIRA
1 só pAN0UE PARAONCHE AMÍLIAIO
SÁBADO v
t), Jt Sopa de grão o linguiça, pág. 36
Cebolas recheadas com arroz e salsicha, pág. 37
Pote à americana, pg. 44
Creme de abóbora e castanha, pág. 29
Penne com pesto de brócolos, pãg. 45
Panqueca no forno, pág. 59
DOMINGO +
LiDI DE FRUTÍI Di ÉPOCÍI
+ MAÇA ASSADA COM AÇUCAR E CANELA
Suestõo: laraa4ja. khvL pem, ,P
baustsmz e roesõ
TH 1’
Pudim de pescada, pàg. 42
ÍZERESRECE XE
Piza de restos, püg. 47
Sopa seca, pág. 21
Quiche de presunto e Camembert, pág. 37
Cotodos os “resti’ikos”
do rLorqio
14/a a ckeck&t depoupança napágiiw 40 eique apa de aLgumai dicai pata economíaL na cainha. 16
BIMBY
SOS NATAL
100 g cenoura cortada em pedaços
18
BIMBY
1. CoLoqee LInetade da. mistura. de contes jorew..
2 ovos
1 pitada de pimenta
1 c. chá de sal
300 g carne de porco picada
300 g carne de vaca picada
50 g manteiga
3. Ctbrc coe
restaete ecisturo.
LL fl
Pincel
Rolo da massa
Forma tipo bolo inglês t30x10 cm aprox.)
/Saco próprio p/ congelação
4. Csbrc cowi. o. veassa.
Nota,: Pode deLxar cotitie1orIo e cssar vw dio de Na.tciL.
Carne 4. No copo limpo, coloque o pão e rale 10 seg/vel 9. Retire e reserve. 5. Coloque no copo o alho-francês, o aipo, a cenoura, o alho, a salsa, o cebolinho e a manteiga, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/vel 1 (TM5: 5 minhl20°C/vel 1). 6. Adicione o pão reservado, a carne de vaca, a carne de porco, o sal, a pimenta e 1 ovo e misture 70 seg/vel 4. Coloque metade da mistura de carnes na forma (foto 1), disponha o lombinho sem a marinada (foto 2) e cubra com a restante mistura (foto 3). Numa superfície polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo estenda a massa reservada e cubra a forma (foto 4). Pressione com um garfo o bordo da massa a toda a volta e com as sobras de massa decore a gosto. Pincele com 1 gema de ovo, faça uma chaminé e leve ao forno a l8OeC cerca de 1 hora e 30 minutos.
2. ¶DLspovtJw. o Lovebivtho seLIl. a. k5coris’wdo,.
10 g cebolinho cortado em pedaços
10 g salsa
2 dentes de alho
50 g cenoura cortada em pedaços
30 g talo de aipo cortado em pedaços
100 g alho-francês cortado em pedaços
50 g sobras de pão
Carne
½ limão, só a raspa
60 g vinho do Porto
170 g manteiga, mais q.b. p1 untar
1 c. chá de sal
10 g sementes de sésamo pretas
350 g farinha tipo 65, mais q.b. p1 polvilhar
Massa
1 lombinho de porco (400 g aprox.)
20 g mostarda de Dijon
80 g vinho do Porto
15 g molho inglês
1 pitada de pimenta
1 c. chá de sal
2 dentes de alho
Massa 2. Unte com manteiga uma forma tipo bolo inglês (30x10 cm aprox.). 3. Coloque no copo todos os ingredientes e misture 15 seg/vel 6. Retire e deixe descansar cerca de 15 minutos. Reserve 1/3 da massa para cobrir a forma. Numa superfície polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo estenda a restante massa. Forre o fundo e a lateral da forma com a massa e reserve.
Marinada 1. Coloque no copo a cebola, a cenoura, o alho, o sal, a pimenta, o molho inglês, o vinho do Porto e a mostarda e pique 5 seglvel 5. Coloque o lombinho num saco de congelação, adicione a marinada, feche e reserve no frigorífico cerca de 8 horas.
Marinada
100 g cebola cortada em pedaços
PREPARAÇÃO
10 doses • média 10horas Energ.: 539 kcal/Prot.: 26 g/Hid. carb.: 33 g/Gord.: 32 g
INGREDIENTES
lLr Dose:
6 mm
Lombinho en croúte
passo a passo
i
5
.,-‘
%‘
bb
a..1
‘1
r
,
ff1!j
b
:p
.L
_t
-
11b
t
.
a
..
1 1 r •
*
1
*
-:-
.p
•,
.dJILIIIIIIiÍIIthhN.%.
a
1
e
4
A
1
—
—
4
‘
ioo g vinho do Porto
1000 g água lc chadesal 280 g brocolos so ramtiü
5 g mostarda
1 c. chá de caril em pó
.
-
NOTA Por motivoede segurança, es receitas exciuaivea Bimby5TM5 não podem ser preperadea na BimbyTM31. A capecidede do copo e de verome da 5imby’TMs
/Pirex
Pure e bacalhau 2 Coloque no copio azeite a cebola e o alho pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 minIl2O°CIveI 1 Retire reserve 3. ÇQloqe no copqa água, o sal, o cesto com os br’écolos, as ervflhas e o refogado. Coloque aVaroma como bacalhau e coza 25 nWflVVaroma/vef 1 Retire a Varoma e deixe arrefer um pouco Retire a pele e as espinhas dc batalhau desfaça em lascas Retire o cesto pom a ajuda da espatula e reserve Descarte a agua 4. Pré-aqueça o forno a 200°C. 5. No copc limpo coloque os legumes cozidos, a pasta de caril as natas e a manteiga e aqueça 3 min/100°C/vel 1 6. De suida bata 15 seg/vel 7 Retire o puré para um pirexfaça uma camada com as lascas de bacalhau e cura com a crosta Leve ao forno a 200 C cerca d%1im4nutos ou ate dourar Sirva de seguida
no copo todos os ingredientes e mistureS segíveb Retire e reserve
PREPRAÇÃO
oulcchadecarilemro
10 g pasta de caril
600 g bacalhau em poita
s
1
t
$4iL’ ‘i;
/sramequtnsløacm)
—.‘
4’-
•a
4
—-4
-
4
w 4
°‘,
3.
?.
q
a
4
454
is h
“-‘Et
êl
4
,
e
a Se
.4
4)
.
4
$i
1
44°
_[
ai
.
-
f,jj *
.
a.aJ”7
%J ‘//A/J YPfiÇ,fl !. / / 1
com canela 8 ramequins Wr ovos 4 :snho O z::t::ue3 15 seg/vel 5 Deite nos ramequins polvilhe1;1’ com açucar e canela e leve ao forno a 180 cerca de 45 minutos Sirva de seguida
1 Coloque no copo o leite a manteiga o pau
PRI PARAÇÃO
150 g açucar mais q b p1 polvilhar
i pitada de sal
7
62vo5
2 dentes de alho
300 g ervilhas descongeladas
6 carcaças secas partidas em pedaços (250 g aprox.) Canela em pó q.b. p1 polvilhar
150 g cebola cortada em pedaços
1 lima (raspa e sumo)
½ c. chá de pimenta rosa
200 9 manteiga mais q b p1 untar 1 pau de canela
Puré e bacalhau 30 g azeite
15 g coco ralado
500 g leite
Crosta
INGREDIL1’TES
INGREDIENTES
Itai Unidede Energ 462 kcelfProt 11 g/Hid cerb 41 g/Gord 279
-Bunidades *facil
6m’n 02h 5omin
L Dose Energ 467 k11/Prot 36 g/H,d carb 10 g!Gord 31 g
Sopa seca
33mln O5Omin -cs-4doses *facil
Bacalhau em lascas com 5; : crosta de coco e puré de verd
(exclusiva
t
—Is,
I! 4’;
-r
Ç L-? S 6’-
na.)
2
‘:
e
‘.4 —* * 4,
)z
4
‘1
4
1
A;
w
a
ar ê te a
t..
4
0
SOS NATAL
RÉVEI 1 LON
22
BIMBY
—
Tarteletes de cogumelos. pág. 26
h
—
—
1 Telhas de sementes e molho wasab,, pág. 27
/‘M
—
—
—
foi e já passou deve arder antes das 00h00. A terceira RITUAIS simboliza o seu próprio desejo Passas Separe 12 passas para acender depois das 00h00. cada convidado. Pauzinhos da sorte Junto Velas Prepare três velas à travessa com os rolos de pequenas. A primeira é para salmão coloque pauzinhos para oferecer a alguém especial e sush/ com mensagens bemsimboliza o seu desejo para -humoradas: “Hoje vou cantar essa pessoa acender a partir o fado” ou “Em 2016 quem das 00h00. A segunda repre manda sou eu”... senta o ano 2015 e tudo o que
só no momento de servir.
Rolo de salmão com abacate. pag. 24
.
RECEITAS 1. Comece por preparar os rolos de salmão e as telhas de sementes. 2. Aproveite os tempos de frigorífico e de congelador para adiantar o recheio das tartele tes de cogumelos e o molho wasab/. 3. De seguida leve as telhas ao forno. 4. Forre as formas com a mas sa filo e reserve. Leve ao forno
DA MEIA-NOITE
TUDO O QUE PRECIM PIIRII UMI1 NOITE INEiQUECiVEL ETÍ1 MESMO NO CONFORTO DIi Wf1 C!13f1!
M,
jantar fora e depois celebrar a meia-noite em da confusão das ruas e das festas pela madru receitas-aperitivo, leves, para degustar descon Acompanhe com boa música e alguns amigos.
RÉVEILLON
Nesta época do ano há quem goste de casa, num ambiente mais íntimo e longe gada fora. A pensar nisto trazemos-lhe traidamente com o brinde da meia-noite.
emjane iro
24
BIMBY’
9. ‘Pa.sse os rolos pelo.s seiwvtes
6. Et’tvoloo. evst peUcelo. o4ereete
5. EtrxoLe os )mdetes.
10. Corte cotsa nusks.
(
2. Tatie o salastAo.
1. ‘Prepare todos os lorediet’ttcs.
/ Película aderente
Molho de soja q.b. p1 servir
100 g sementes de mostarda pretas ou sementes de papoila
1 pitada de pimenta
1½ c. chá de sal
25 g azeite
800 g lombo de salmão, si pele e s/ espinhas
½ c. chá de pasta de wasabi
400 g abacate cortado em pedaços (3 unid. aprox.)
3 limões, só o sumo
7. ‘Feche.
•
3. Obteeloet6 )detes.
-e.
e -
-
ç 8. ColoqLte w rwriviv.4ocercc de 5 mn’wtos.
-
4. 9atrlbiieo creste de obacte
w
Coloque as folhas de gelatina num recipiente com água fria para hidratar. 2. Coloque no copo 100 g de sumo de limão e aqueça 30 segI7O°CIvel 1. 3. Adicione a gelatina bem espremida e envolva 10 seglvel 7. 4-Adicione o abacate e o wasabie misture 15 seg/vel 5. Retire e reserve. 5. Fatie o lombo de salmão de forma a obter 6 filetes (fotos 2 e 3). Distribua o creme de abacate sobre os filetes de salmão e enrole (fotos 4 e 5). Envolva em película aderente (fotos 6 e 7) e leve ao congelador cerca de 1 hora. 6. Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby®, pese 50 g de sumo de limão, o azeite, o sal e a pimenta. Reserve. 7. Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby5, pese as sementes e reserve. Retire a película dos rolos de salmão, coloque na marinada e deixe repousar cerca de 5 minutos (foto 8). De seguida passe os rolos de salmão pelas sementes e corte como makis (2 cm aprox.) (fotos 9 e 10). Sirva frescos com molho de soja.
Água q.b. p1 hidratar
PREPA RAÇÃO
INGREI)IENTES
1 mm 20 unid. aprox. * média 1 h 20 mm Unidade: Energ.: 173 kcal/Prot.: 9 g/Hid. carb.: 2 glGord.: 15 g
4 folhas de gelatina
IJe
Rolo de salmão com abacate
passo apasso
RÉVEI LLON
1
E
1
1 1
*
•
-
_.LLON
BIMBY
25
passo a passo
26
0
BIMBY5
4
4
RÉVEILLON
emjaneiro
a
PREPARAÇÃO
30 g azeite
1. Coloque no copo o alho e o azeite, pique 3 segfvel 8 e refogue 3 mm! Varoma/vel 1 (TM5: 3 min/120CJvel 1). 400 g mistura de cogumelos 2. Adicione os cogumelos, o alperce, cortados em quartos o sal, a pimenta e o conhaque 50 g alperce seco cortado e cozinhe 5 min/Varomaf/veI em pedaços pequenos tTM5: 5 min/120°C/C/vel í). ½ c. chá de sal 3. Adicione as natas e o amido, envolva bem com a ajuda da espátula e cozinhe 1 pitada de pimenta 3 min/100°C/Ç/vel si. Retire e reserve. 40 g conhaque 4. Pré-aqueça o forno a 1 80°C. Forre 50 g natas ou crème fraïche com um quadrado de massa filo 14 5 g amido de milho formas para empadas (0 7 cm aprox.). 10 folhas de massa filo cortadas Sobreponha outro quadrado tendo em quadrados (12x12 cm aprox.) o cuidado de desencontrar as pontas. Repita a operação mais uma vez. 200 g patê de pato natural Distribua o recheio de cogumelos pelas cortado em cubos formas. Coloque em cada forma um cubo Cebolinho picado q.b. de patê e leve ao forno a 180°C cerca p1 polvilhar de 5 minutos ou até dourar. Polvilhe com cebolinho e sirva de seguida.
3 dentes de alho
‘1NGREI)IENTES
11 mm 35 mm 1- 14 unid. aproe. 1 fácil Unidade: Energ.: 146 kcal/Prot.: 5 g/Hid. carb.: 12 g/Gord.: 89
Tarteletes de cogumelos
t
4
form p1 empadas
1
4
ti
1
1
__
1
1
)c
LUIW,
espÓ.tulo..
VLspOklLIa peqttas
porções eigss e espa&e co*. cjwLa.
A
/Tapete de silicone
omolho.
a
4
4.
2. PoWiUie cs seets de ssaow e papoU.o...
4•,,%s••
Montagem Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre um tabuleiro com um tapete de silicone. Disponha pequenas porções de massa e espalhe com a ajuda de uma espátula (foto 1). Polvilhe com as sementes de sésamo e de papoila (foto 2) e leve ao forno a 180°C cerca de 10 minutos. Sirva as telhas com
Molho No copo limpo coloque o crème fraTche, o wasabi, a pimenta e a mostarda e misture 70 seg/vel 3. Retire e reserve no frigorífico.
.,
10 g sementes de papoila
10 g sementes de sésamo brancas
Montagem
10 g mostarda de Dijon
½ c. chá de pimenta rosa
10 g pasta de wasabi
200 g crème fraTche
Molho
Telhas Coloque no copo a manteiga e derreta 1 minIlOO°CIvel 2. Adicione a cerveja, o sal, a farinha e as claras e misture 10 seg/vel 6. Retire e leve ao frigorífico cerca de 1 hora.
PREPARAÇÃo
3 claras de ovo
100 g farinha tipo 55
50 9 cerveja 1/2 c. chá de sal
51)
g manteiga, mais q.b. p1 untar
.
20 unid. eprox. * média 1 h 30 mm 1 mm Unidade: Energ.: 79 kcallProt.: 2 g/Hid. carb.: 4 glGord.: 6 g
JGRE1)1ENTES
Jj.
TelhaS de sementes te molho wasabi
1
e
r
•
. 4 .;W .
r.
•
BIMBY5
,°,.
27
RÉVEI LLO N
eiMey’
--
-.
TIRAMISU DE CHOCOLATE Se tiramisu é bom, então este tiramisu é duplamente bom Café e chocolate são uma mistura explosiva de sabor... Ao acrescentar-se os palitos de Ia Re/ne cria-se textura e obtém-se uma sobremesa de ir aos céus. Ideal para o primeiro dia do ano!
ROBALO NO PÃO COM ARROZ DE CHAMPANHE E FRUTOS SECOS
Esta receita vai ser um sucesso na sua mesa de tão surpreendente e saborosa que é. No forno, o robalo coze envolto numa massa de pão com ervas aromáticas. Graças a esta técnica o peixe fica com a consistência perfeita e uma textura húmida. Inesquecível!
BEM:VINDO 2016
menu
1
r:%.;.,
Passar tempo com aqueles de quem mais gostamos é um excelente mote para começar o ano. É tradição as famílias juntarem-se para almoçar ou jantar no primeiro dia do ano e por isso pensámos num menu para entrar em 2016 com o pé direito e com uma dose de sabor extradelicioso.
Para começar, um creme reconfortante onde as castanhas ganham uma nova identidade conferindo uma cremosídade maior do que já é habtual na Bimbye
28