Introdução Teórica: Teórica: O process processo o de conver converter ter tensão tensão e corren corrente te alterna alternadas das em tensão tensão e corren corrente te contínuas contínuas leva o nome de retificação. Pode-se dividir os retificadores retificadores em: retificadores retificadores não controlados e retificadores controlados.. O elem elemen ento to chav chavee da reti retifi fica caçã ção o não não cont contro rola lada da é o diod diodo. o. Os diod diodos os semicon semicondut dutore oress encon encontram tram muitas muitas aplica aplicações ções em circuit circuitos os da engenh engenharia aria elétrica elétrica e eletrônica. eletrônica. Os diodos diodos são também amplamente amplamente utiliados utiliados em circuitos circuitos de eletrônica eletrônica de pot!ncia para a conversão de energia elétrica" no caso" os conversores de #$ em %$" também conhecidos como retificadores. # diferença" entre os retificadores não controlados e os retificadores controlados" é &ue &ue os prim primei eiro ross forn fornec ecem em apena apenass uma uma tens tensão ão de saída saída fi'a fi'a ao cont contr( r(rio rio dos dos retifica retificador dores es contro controlad lados. os. Para se obter obter tensõe tensõess de saída saída contro controlada ladas" s" é utiliad utiliado o o controle de fase com tiristores em ve de diodos. # tensão de saída dos retificadores tiristoriados é controlada variando-se o )ngulo de disparo ou de retardo dos tiristores. *m tiristor em controle de fase é disparado através da aplicação de um pulso de curta duração ao seu gatilho" sendo este pulso originado originado de um circuito de disparo" e o mesmo é desligado devido + comutação natural da rede" ou da linha. Os retificadores retificadores controlados controlados são classificados classificados em dois tipos: semi-controlad semi-controlado oe completamente controlado. O completamente controlado" ou tipo dois &uadrantes" usa o ,$ como dispositivo dispositivo de retificação. # corrente corrente %$ é unidirecion unidirecional" al" mas a tensão %$ pode ter &ual&uer uma das duas polaridades. $aso metade dos ,$s for substituída por diodos" o circuito passar( a ser classificado como semi-controlado. sse circuito permite também &ue o valor médio da tensão de saída %$ se/a variado pelo controle de fase do ,$.
0$ircuito modelo1 2o semiciclo positivo da fonte" ,$3 e %4 estarão diretamente polariados. $aso acionemos ,$3 em 5" a corrente fluir( por %4" pela carga e por ,$3. O ,$3 ir( para o estado desligado em 6 &uando a fonte passar do semiciclo positivo para o semiciclo negativo. # tensão na carga é a mesma da tensão de entrada" nesse período 05 a 61. 2o instante 06 7 51" ,$8 é acionado" faendo com &ue a corrente flua por %9 e da carga. 2o momento 86" ,$8 passa para o estado desligado" é neste instante &ue o ciclo se repete.
0ormas de onda obtidas1
*m circuito muito usado comumente para o disparo de ,$;s é o oscilador de rela'ação com o *2?" com uma porção lateral tipo >P? pr@'ima do centro. # região >P? é o emissor 01 e os e'tremos da barra as bases >A3? e >A8?.
0a1 estrutura física
0b1 símbolo
0c1 circuito e&uivalente
0d1 pinagem
ste dispositivo é formado por uma Bnica /unção P2 e possui tr!s terminais: C missor 01 D conectado ao material P altamente dopadoE C Aases A3 e A8 D conectados +s e'tremidades do material 2" levemente dopado" &ue nada mais é do &ue uma resist!ncia &ue possui valores entre 4"FG a H"3IG.
Thank you for interesting in our services. We are a non-profit group that run this website to share documents. We need your help to maintenance this website.