Resumo Teoria Geral da Administração

April 25, 2018 | Author: brumaio91 | Category: Business, Business (General), Science, Science (General), Science And Technology
Share Embed Donate


Short Description

Descrição: gh...

Description

Resumo Teoria Geral da Administração

O que é administração? 

Administrar é gerir, coordenar, planejar, executar e direcionar de forma a aproveitar melhor os recursos disponíveis, traçando e alcançando metas e objetivos.

O que é TGA? 

É uma série de conhecimentos organizacionais que foram (e estão sendo) formados a partir da teoria da formação do conhecimento, da prática e da disseminação do conhecimento. Fatores que influíram no surgimento e desenvolvimento da Administração

Revolução Urbana: 

Surgiram cidades e estados, onde se formou a classe de dirigentes profissionais e funcionários públicos. Houve a invenção da contabilidade primitiva, da legislação e do planejamento em longo prazo. Surgiram os exércitos especializados.

Grécia: 

Surgiu a democracia, onde os executivos da POLIS eram eleitos em assembleia pelos cidadãos. Prezavam a ÉTICA como ponto chave da administração e a QUALIDADE em qualquer campo de atuação.

Roma: 

Administração central das províncias, e o surgimento de níveis de executivos (senadores, magistrados, cônsules etc.). Surgimento de grandes empresas privadas e valorização da propriedade particular.

Igreja Católica: 

Foi a grande organização administrativa da Idade Medieval.

Renascimento: 

Valorização do ser humano, surgimento do protestantismo e da primeira linha de montagem.

Revolução Industrial: 

Surgimento das fábricas, onde não mais o artesão tinha espaço e sim o operário especializado. Crescimento das cidades, surgimento dos sindicatos, darwinismo social e consolidação da administração como área do conhecimento. Transformações da revolução Industrial:   

Do modo COMERCIAL para o modo INDUSTRIAL; Da rotina do trabalho e do modo de produção; A sociedade deixou de ser rural para ser URBANA.

Tecnologias da Revolução Industrial:    

Fábrica; Tear mecânico; Relógio; Administração Moderna.

Escola Clássica Administração Científica: 

Buscava utilizar um método científico para lidar com os problemas administrativos. Surgiu no EUA no século XX, com Taylor e seus seguidores. Buscavam a eficiência na organização: Gastar menos para produzir mais. Primeiro período de Taylor

Mudanças importantes: 1. Salário: a. Sistema de pagamento por peça e estipulação de tempo máximo, mínimo e padrão para determinada função. b. Pagamento de incentivos. 2. Administração da tarefa: a. Foco em tarefas específicas; b. Seleção de trabalhadores; c. Estudo de tempos e movimentos. “The best away” (A maneira certa) Taylor acreditava que só existia uma maneira eficiente de produção, que devia ser alcançada. A forma de descobrir essa maneira era analisar o trabalho, reduzindo seu esforço. Segundo período de Taylor Administração passou a ser tratada como ciência, e o trabalho foi racionalizado. Passou a existir administração das operações fabris. Terceiro período de Taylor Aplicação da Administração científica:   

Seleção científica do trabalhador; Instrução e treinamento científico; Salários altos e custos baixos de produção. Henry Ford

Linhas de produção e produção em massa: •

A progressão do produto através do processo produtivo é planejada, ordenada e contínua;



O trabalho é entregue ao trabalhador em vez de deixá-lo com a iniciativa de ir buscá-lo;



As operações são analisadas profundamente (quais tarefas são necessárias?).

Três princípios de Ford: •

Princípio da intensificação: diminuição do tempo de duração do processo, através de emprego imediato de matéria-prima e equipamentos e rápida colocação no mercado.



Princípio de economicidade: redução do volume de estoque, “o minério sai da mina no sábado e é entregue sob a forma de um carro, ao consumidor, na terça-feira, à tarde”.



Princípio da produtividade: aumento da capacidade de produção do homem no mesmo período, através da especialização e da linha de montagem.

Fayol Fayol focou seu trabalho nos NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO de uma empresa. Ele a dividiu da seguinte forma: Funções técnicas: Relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa Funções comerciais: Relacionadas com a compra, venda e permutação. Funções financeiras: Relacionadas com a procura e gerência de capitais Funções de segurança: Relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas Funções contábeis: Relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. Funções administrativas: Relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas. Weber Weber focou seus estudos em um ponto importante da Administração. A burocracia. Ele concluiu que: •

Burocracia é uma forma de poder;



Burocracia é uma forma de controle;



Burocracia é um mecanismo de alienação;



A sociedade moderna é uma sociedade burocratizada.

Escola Comportamental A escola comportamental passou a tratar uma organização como um grupo de pessoas, inspirada em sistemas de psicologia. O Empregado passou a ter autonomia, com a ênfase nas relações humanas e com dinâmicas de grupo e interpessoal. •



Definições: –

Humanização da Administração, valorizando-o;



Desenvolvimento inicial da psicologia e da sociologia do trabalho.

Consequências da Escola de Relações humanas: –

Nova concepção da natureza humana;



Novas teorias e técnicas administrativas.

Modelo japonês No Toyotismo, principal modelo de produção japonês, o sistema de produção em massa passou a dar lugar a um sistema enxuto, onde é produzido apenas o que será utilizado. Dessa forma houve uma maior otimização dos recursos, aumentando o desempenho da organização. Outro ponto importante é a busca pela QUALIDADE como ponto chave para o sucesso, incentivando o operário a busca-la. Isso foi possível, pois ele não mais estava alienado em sua função, conhece todo o processo, desde a sua origem até o produto final, além do treinamento e fidelização do empregado à empresa.

Novos modelos de Organização Imagens das organizações: Mintzberg •

Dividiu a organização em sete tipos, caracterizados pela parte mais importante que define a estrutura.

Handy •

Dividiu a organização em quatro tipos, simbolizados por deuses da Mitologia grega.

Morgan •

Dividiu a organização em oito tipos. As organizações são vistas de forma diferente por diferentes pessoas.

Aprendizagem organizacional: Argyris •

Busca de novas soluções favorece a aprendizagem.



Processo decisório produz aprendizagem, não o contrário.

Cyert e March •

Novas competências modificam o comportamento e a capacidade de resolver problemas.

Senge •

Para lidar com a mudança contínua, organizações devem estar em contínuo processo de aprendizagem.



Cinco disciplinas podem auxilia a aprendizagem.

Modelo Sueco: Caracterizado pela autonomia na decisão; Modelo Alemão: Caracterizado por Volume de produção + qualidade e diferenciação; Modelo Italiano: Caracterizado pela Qualidade, diferenciação e Design; Modelo Brasileiro: Caracterizado por uma adaptação do modelo japonês, com o jeitinho brasileiro; Modelo Koreano: Caracterizado por investimentos e incentivos governamentais, estando sempre investindo em novas tecnologias.

Plano de Negócios Definição: PLANO DE NEGÓCIOS (PN) é um exercício de planejamento da criação de um empreendimento. O que contém: A caracterização do negócio, forma de operar, estratégias, projeções de despesas e receitas. Quem faz e quem lê: O PN deve ser feito pelo empreendedor individualmente ou em conjunto com sócios. Todos leem, desde os sócios, parceiros e bancos a clientes e empregados. Como deve ser: Deve ser completo, porém com linguagem simples e objetiva. É instrumento de implantação da empresa assim como meio de obtenção de financiamentos. Deve destacar a oportunidade encontrada.

Estrutura: Sumário Executivo, Resumo da Empresa, Produtos e Serviços, Perfil do consumidor/cliente, Análise do Ambiente/Mercado, Estratégia do Negócio/marketing, Organização e gerência do Negócio, Planejamento Financeiro. Sumário executivo: É um extrato do plano de negócios, contém um resumo muito objetivo dos pontos principais do plano de negócios. Deve conter pontos como: Oportunidade vislumbrada, Caracterização da empresa, Produtos, mercado, visão, missão e valores.

Processo administrativo Planejamento, organização, direção e controle. Decidir objetivos e recursos necessários, a divisão da autoridade, a forma que serão executados os planos e verificar se as metas e objetivos estão sendo alcançadas.

Análise do Mercado Nichos (ou segmentos) de mercado, análise SWOT, concorrência, novos mercados, aspectos legais. Fatias do mercado onde a empresa irá atuar, pontos fortes e fracos, concorrentes diretos ou indiretos, mercados em estabilização e crescimento, cuidados legais que devem ser tomados.

Fatores que influenciam a estratégia Ambiente econômico (demográfico), natural (tecnológico), político-legal e sociocultural.

Análise Swot Forças Oportunidades

Fraquezas Ameaças

Produtos Estrela Vaca Leiteira

Ponto de interrogação Animais de estimação

Estrelas = Produtos cujo mercado está em crescimento e a participação nesse mercado é alta. Interrogação = Produtos cujo mercado está em crescimento e a participação nesse mercado é baixa. Leiteira = Produtos cujo mercado está estagnado e a participação nesse mercado é alta. Estimação = Produtos cujo mercado está estagnado e a participação nesse mercado é baixa.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF