Resumo PCN: Língua Portuguesa Concepções Uma das discussões mais frequentes atualmente na área de educação engloba os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e seu reflexo no ensino. No que se referem l!ngua "ortuguesa# os PCN $%m a"resentar "ro"ostas de trabal&o que $alori'am a "artici"ação cr!tica do aluno diante da sua l!ngua e que mostram as $ariedades e "luralidade de uso inerente a qualquer idioma. ntretanto# a"esar de algumas ideias que a"arecem nos PCN não serem no$as "elo contrário# são obetos de debate &á d*cadas# como * o caso# "or exem"lo# dos "ressu"ostos da +ingu!stica ,extual# a reação dos "rofissionais de educação diante desse material não tem sido das mel&ores. -s cr!ticas# "or $e'es fundamentadas# abarcam desde o caráter dos "arâmetros# consideradas "or alguns como im"ositi$o e fora da realidade brasileira# at* as teorias lingu!sticas e "edaggicas que norteiam o texto. Nem sem"re# "or*m# os cr!ticos se $oltam "ara o texto dos PCN com o ol&ar de quem con&ece a realidade da sala de aula e as necessidades dos alunos. / nesse as"ecto que os PCN mais "odem colaborar na formação de cidadãos cr!ticos e conscientes. 0ão ana analisa lisada dass alg alguma umass "ro "ro"o "osta stass do doss PCN "ar "ara a as qua quatro tro "ri "rimei meiras ras s*r s*ries ies de edu educaç cação ão fundamental. 1iscussões "ol!tico2"edaggicas "arte# não se "ode negar que os Parâmetros t%m seu $alor e $%m ser$indo# ao menos# "ara le$antar o debate a res"eito do ensino de l!ngua "ortuguesa.
Objetivos gerais do ensino fundamental 0e começarmos a analisar os PCN de l!ngua "ortuguesa "ara o ensino fundamental# $eremos que eles se di$idem em duas "artes3 a"resentação da área de l!ngua "ortuguesa# em que se discutem questões sobre a nature'a da linguagem# o ensino dessa disci"lina (obeti$os e conte4do) e a relação texto oral2escrito 5 gramática6 e +!ngua "ortuguesa no terceiro e no quarto ciclos# em que a"arecem os obeti$os e conte4dos es"ec!ficos dessa fase# di$ididos em "rática de escuta de textos orais 5 leitura de textos escritos# "rática de "rodução de textos orais e escritos e "rática de análise lingu!stica. ,amb*m nesses PCN# na "rimeira "arte# "ro"õe2se a interdisci"linaridade# "ara que o aluno cons co nsid ider ere e a l!l!ng ngua ua em um uma a "e "ers rs"e "ect cti$ i$a a ma mais is am am"l "la# a# e a re rela laçã ção o da di disc sci" i"lilina na ao aoss te tema mass trans$ersais que norteiam os PCN (*tica "luralidade cultural# meio ambiente# sa4de# orientação sexual# trabal&o e consumo)6 e# na segunda "arte# constam informações sobre "roetos# uso de tecnologia em sala de aula e crit*rios de a$aliação. Na "rimeira "arte# a l!ngua "ortuguesa * a"resentada como uma área em mudança# no que se refere ao ensino# "ois tem se "assado do excesso de regras e tradicionalismo t!"icos das escolas "ara um questionamento de regras e com"ortamentos lingu!sticos. No que se costuma c&amar de 7ensino descontextuali'ado descontextuali'ado de metalinguagem8 (". 9:)# o texto * usado (quando o *) como "retexto "ara retirar exem"los de 7bom uso8 da l!ngua# descontextuali'ados e fora da realidade do aluno# mostrando uma 7teoria gramatical inconsistente8 (id.). ;á a "ers"ecti$a mais cr!tica de ensino de l!ngua a"resenta a leitura e a "rodução de textos como a base "ara a formação do aluno# mostrando que a l!ngua não * &omog%nea# mas um somatrio de "ossibilidades condicionadas "elo uso e "ela situação discursi$a. -ssim# o texto * $isto como unidade de ensino e a di$ersidade de g%neros de$em ser "ri$ilegiadas na escola.
< mote dessa "ers"ecti$a de ensino de l!ngua mais "roduti$o a"arece no "r"rio texto dos PCN3 7,oda educação com"rometida com o exerc!cio da cidadania "recisa criar condições "ara que o aluno "ossa desen$ol$er sua com"et%ncia discursi$a8. /# "ortanto# na "erce"ção das situações discursi$as que o aluno "oderá se constituir como cidadão e exercer seus direitos como usuário da l!ngua. Para que a ideia defendida nos PCN "ossa ser a"licada# * necessário que o foco do ensino saia das regras "r*2estabelecidas "ara se basear na análise de textos# $isando com"reensão e "rodução. - no$idade dos PCN * a inclusão de textos orais no ensino de l!ngua. 1i'emos no$idade# "orque não * comum os li$ros didáticos e os "rofessores enfati'arem a oralidade na sala de aula. =arcusc&i (9>>?) á alerta$a "ara isso# ao analisar di$ersos manuais didáticos e não encontrar em nen&um qualquer refer%ncia a textos orais. 0egundo os PCN# * a "luralidade de textos# orais ou escritos# literários ou não# que fará o aluno "erceber como se estrutura sua l!ngua.
Thank you for interesting in our services. We are a non-profit group that run this website to share documents. We need your help to maintenance this website.