Resumo Do Livro O Deus Que Intervem

April 28, 2019 | Author: Divina Faria Dos Anjos | Category: Divinity (Academic Discipline), Apologetics, God, Bible, Religion And Belief
Share Embed Donate


Short Description

Material de estudo...

Description

Resumo do Livro O Deus que intervem, Francis Schaeffer O CLIMA INTELECTUAL CULTURAL DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO 20 Com a Declaração de Francis Schaeffer, "Karl Barth, foi na teologia a porta de acesso a linha do desespero. Ele insistiu até o dia de sua morte, em defender as maiores negati!as teorias cr#ticas $% rece&idas pelos li&erais, sem dei'ar de lado a sua &usca por  algum tipo de salto de fé capa( de contornar as duas )nicas alternati!as racionais *ue apresenta!am ao seu tipo de a&ordagem. + resgate da !isão histrica das Escrituras ou adesão % !isão pessimista da !ida. -as assim como Kieregaard a&riu com o seu salto a porta para o e'istencialismo em geral, assim Karl Barth a&riu a porta para o salto e'istencialista na teologia. Como nas outras disciplinas, o pro&lema &%sico é a mudança na epistemologia. método de se chegar a !erdade teoricamente/.

A RELAÇAO DA NOVA TEOLOGIA COM O CLIMA INTELECTUAL Schaeffer, não concordando com a falta de ordem entre os 0elogos e, apesar do fato de não terem comentado nada de realmente diferente em meio aos misticismos no mundo *ue nos os cerca!am, mesmo assim hou!e ra(1es para acreditar *ue a*uele seria o momento para uma oportunidade para *ue a no!a teologia assumisse um lugar, *ue não !iu a muito tempo. 2 &ase antiga das idéias do tempo da reforma *ue se estendeu para os Estados 3nidos, parte de Canad%, tem sido destru#da pelo relati!ismo de dentro e de fora das igre$as. Conse*uentemente, o Cristianismo histrico representa ho$e um grupo minorit%rio.

COMO O CRISTIANISMO HISTÓRICO DIFERE DA NOVA TEOLOGIA  2 no!a teologia não pode oferecer uma estrutura ade*uada *ue permita aos fatos correspondessem aos Conhecimentos. Ela não d% conta disso, por*ue não admite a possi&ilidade de comunicação nos )nicos dois pontos discut#!eis e pass#!eis de in!estigação, *ue a 4istoria e o 3ni!erso.  2 Solução 4istrica cristã referente a fatos e conhecimentos !erific%!eis depende de *ue Deus é de *uem e'iste + Deus *ue e'iste é, de acordo com as escrituras, o Deus 5essoal infinito. 6ão h% outro deus como este Deus.

FALANDO DO CRISTIANISMO HISTORICO AO SÉCULO 20 5recisamos ser !erdadeiros homens das Escrituras, para *ue possamos conhecer o conte)do do sistema &#&lico. 2 cada dia de nossas !idas de!er#amos estar mais atentos estudando as escrituras para garantir o *ue estamos apresentado é !erdadeiramente o posicionamento cristão, e *ue a*uilo *ue estamos apresentando se$a algo plaus#!el aos nossos dias.

A PRÉ-EVANGELIZAÇÃO NÃO É UMA OPÇÃO FÁCIL  2 2pologética de!e ser entendida e praticada de maneira coerente com os so&ressaltos e o contato !i!o com a geração presente. 2ssim o lado positi!o da apologética seria a comunicação do E!angelho a geração presente, de modo *ue possam entender. + propsito não é ganhar uma disputa e mais *ue as pessoas com as *uais estão lidando tornem7se cristãs *ue realmente colocam a sua !ida so& o senhorio de Cristo, dei'ando7o tomar conta de toda a sua !ida.

A VIDA PESSOAL E COLETIVA EM MEIO AO SÉCULO 20  2 !isão de Schaeffer atenta para o Cristão ser mais humano em todos seus relacionamentos. Esse seria um ponto positi!o para se falar em Deus, em uma era de desumanidade impessoalidade e massificação. 8sso não seria nada de *ue se possa dar  conta intelectualmente. 9uando as pessoas nos o&ser!am sua reação de!e ser: ;Estes é *ue são humanosEFE>E6C82S [email protected]>2F8C2S Schaeffer, Francis + Deus *ue inter!em traduçao de @a&rielle @reggersen, São 5aulo:Cultura Cristã, A , p

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF