RESUMO APOLS SISTEMAS OPERACIOANAIS

Share Embed Donate


Short Description

Download RESUMO APOLS SISTEMAS OPERACIOANAIS...

Description

SISTEMAS OPERACIONAIS

APOL 1 Questão 1/10 Um sistema computacional moderno consiste de um ou mais processadores, memória principal, discos, impressoras, teclado, mouse, monitor, interfaces de rede e outros dispositivos e entrada e saída. Enfim, é um sistema complexo. Se cada programador de aplicações tivesse de entender como tudo isso funciona em detalhes, nenhum código chegaria a ser escrito. Além disso, gerenciar todos esses componentes e usá-los de maneira otimizada é um trabalho extremamente difícil. Por isso, os computadores têm um dispositivo de software denominado sistema operacional, cujo trabalho é fornecer aos programas do usuário um modelo de computador melhor, mais simples e mais limpo e lidar com o gerenciamento de todos os recursos mencionados. Quanto as suas principais funções podemos afirmar. I – Realizar o escalonamento de processos para que os programas possam ser executados de forma concorrente. II – Gerenciar os dispositivos de entrada e saída do computador. III - Gerenciar os recursos de hardware de forma que sejam utilizados da melhor forma possível, ou seja, “tirar” o máximo proveito da máquina. IV - Servir de interface entre máquina e o usuário A Somente o item I está correto B Somente os itens I e II estão corretos C Somente os itens II, III e IV estão corretos D Todos os itens estão corretos. Questão 2/10 Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional? Marque a alternativa correta. Sem o sistema operacional, um usuário para interagir com o computador deveria conhecer A profundamente diversos detalhes sobre o hardware do equipamento, o que tornaria seu trabalho lento e com grandes possibilidades de erros O usuário precisaria fazer um curso de operador em Sistemas de microcomputador para saber lidar B com o funcionamento do Sistema Operativo O usuário teria que ter conhecimento de programação para desenvolver suas próprias aplicações e C instalar no sistema computacional Esse computador não pode ser operado, nem mesmo por meio da programação de hardware para D executar tarefas de baixo nível Questão 3/10 O primeiro sistema operacional, chamado monitor por sua simplicidade, foi desenvolvido em 1953 pelos usuários do computador IBM 701 do Centro de Pesquisas da General Motors, justamente para tentar automatizar as tarefas manuais até então utilizadas (MACHADO, 2007). Quanto aos primeiros sistemas operacionais podemos afirmar I) Da mesma maneira que as linguagens de programação, os sistemas operacionais evoluíram no sentido de facilitar o trabalho de codificação, submissão, execução e depuração de programas. II) Os primeiros sistemas operacionais exigiam que um programa inteiro fosse carregado na memória para poder se executado, limitando os programadores a criar programas pequenos com capacidades reduzidas.

III) Nos primeiros sistemas Operacionais o processamento era realizado em lote, executando os Jobs (programas) sequencialmente. IV) Os primeiros sistemas operacionais foram desenvolvidos sob o conceito de objetos com base na programação orientada a objetos Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s): A Somente o item I está correto B Somente os itens I, II e III estão corretos C Somente os itens II, III e IV estão corretos D Somente os itens I, III e IV estão corretos Questão 4/10 Um sistema operacional gerenciava vários dispositivos periféricos como leitoras de cartão, perfuradoras de cartão, impressoras, unidades de fita e unidades de disco. Um job típico usaria o processador durante um certo período de tempo antes de executar uma operação de entrada/saída (E/S) em um dos dispositivos periféricos do sistema. Nesse ponto o processador ficava ocioso enquanto o job esperava a operação de E/S terminar (DEITEL, 2005). I. Para minimizar a ociosidade do sistema computacional os projetistas de sistemas operacionais desenvolveram sistemas de multiprogramação que gerenciavam diversos Jobs ao mesmo tempo. II. Nesse conceito de multiprogramação, sempre que um programa realizava uma operação de entrada/saída o processador executava outro programa. III. Umas das principais desvantagens da multiprogramação é o compartilhamento de recurso, haja vista o fato de um programa que precise utilizar um determinado periférico tenha que aguardar enquanto outra aplicação utiliza. IV. Os primeiros sistemas que implementavam multiprogramação trabalhavam com processamento batch o que dificultava a depuração de aplicações principalmente em caso de erro do programador que tinham que aguardar pela execução completa do programa. Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s): A Somente o item I está correto B Somente os itens I, II e III estão corretos C Somente os itens I, II, e IV estão corretos D Somente os itens I, III e IV estão corretos Questão 5/10 Quanto aos sistemas operacionais da terceira geração de computadores podemos afirmar: I. Na terceira geração de computadores com o surgimento dos circuitos integrados aparece o conceito de sistemas operacionais de tempo compartilhado (time-sharing), como exemplo o Multics. II. As concepções de projeto do Multics serviram de base para o desenvolvimento do UNIX, sistema mundialmente conhecido principalmente em ambientes corporativos. III. Um dos objetivos de projetos dos sistemas operacionais a partir da terceira geração é a utilização de linguagem de alto nível, para tornar o sistema portável, ou seja, independente da plataforma de hardware.

IV. O UNIX foi reescrito em C, linguagem de alto nível que deu origem a uma família de sistemas operacionais, entre elas o Linux. Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s): A Somente o item I está correto. B Somente os itens I e II estão corretos. C Somente os itens II, III e IV estão corretos. D Todos os itens estão corretos. Questão 6/10 Os anos 80 representaram a década do computador pessoal e da estação de trabalho. A tecnologia do microcomputador evoluiu até o ponto em que era possível construir computadores de mesa avançados, tão poderosos quanto os de grande porte de uma década atrás. (DEITEL, 2005). Com base no paragrafo escrito por DEITEL indique a afirmativa correta A popularização dos computadores pessoais esta associada ao avanço tecnológico que permitiu melhorar a capacidade de processamento e reduzir o custo desses equipamentos e a facilidade de uso A em parte por causa das interfaces gráficas com o usuário (GUI). Embora os computadores pessoais tivessem reduzido de tamanho e preço ainda havia a necessidade de B uma formação especializada para operar os sistemas monoprogramaveis baseados em linha de comando Com a evolução dos microprocessadores, principalmente da família Intel, surgem os primeiros C sistemas operacionais comerciais que oferecem interface gráfica, como exemplo o MS-DOS O grande objetivo de projeto dos sistemas operacionais que rodavam nos computadores pessoais era a D execução de múltiplos Jobs de forma sequencial sem a interferência do usuário. Questão 7/10 Na década de 90 ocorreu a consolidação dos computadores da 4ª. Geração e dos sistemas operacionais baseados em interfaces gráficas. Com o surgimento e a evolução da Internet, o protocolo TCP/IP passou a ser um padrão de mercado, obrigando os fabricantes de sistemas operacionais a oferecer suporte a este protocolo. A arquitetura cliente/servidor, aplicada basicamente a redes locais, passa a ser utilizada em redes distribuídas como a Internet, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso a todo tipo de informação, independente de onde esteja armazenada (MACHADO, 2007) I. Os computadores da quarta geração utilizavam tecnologia de transistores, as válvulas em miniatura que permitiam a redução do tamanho e melhoria da capacidade de processamento das máquinas. II. Um dos grandes avanços dos sistemas operacionais da década de 90 está associado a incorporação de recursos de comunicação. III. As novas funcionalidades dos sistemas operacionais baseado no protocolo TCP/IP, e a arquitetura cliente servidor permitiram a criação de diversos sistemas dedicados a oferecer serviços, tais como Servidores Web, de correio, de arquivos e servidores de banco de dados. IV. Um dos sistemas operacionais que melhor representa a consolidação dos sistemas baseados em interfaces gráficas é a família Windows da Microsoft. Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s): A Somente os itens I e II estão corretos.

B Somente os itens II e III estão corretos. C Somente os itens I, III e IV estão corretos. D Somente os itens II, III e IV estão corretos. Questão 8/10 Quanto aos sistemas operacionais da atualidade, assinale V para as proposições e F para as proposições falsas. a) ( ) O Linux evoluiu para tornar-se o padrão de sistema operacional de baixo custo, com inúmeras formas de distribuição disponíveis no mercado. b) ( ) Um numero cada vez maior de sistemas computacionais oferecem o paralelismo maciço, ou seja, possuem grandes quantidades de processadores de modo que muitas partes independentes das aplicações podem ser executadas em paralelo. c) ( ) Os sistemas operacionais Windows, Linux e outras versões do Unix já oferecem suporte a arquiteturas de 64 bits. d) ( ) Os sistema operacionais continuam restritos aos desktops e computadores de grande porte. A V, V, V, V B V, F, F, F C V, V, V, F D V, F, V, F Questão 9/10 A evolução dos sistemas operacionais está diretamente associado a evolução do hardware. Com base nessa afirmação indique a alternativa correta. Os sistemas operacionais utilizados na primeira geração de computadores, como exemplo no ENIAC, A funcionavam sob o conceito de tempo compartilhado (time sharing). O grande avanço que ocorreu nos computadores da segunda geração foi a incorporação dos periféricos B de comunicação, tais como placas de rede e a inclusão do protocolo TCP/IP nos sistemas operacionais. Com a incorporação de recursos de comunicação, dos protocolos de rede como exemplo o TCP/IP e a C medida que crescia a demanda por conexões com Internet, o suporte a sistemas operacionais para tarefas de rede tornava-se um padrão. A medida que avançam as tecnologias de comunicação nos computadores e nos sistemas operacionais D o conceito de processamento distribuído vai sendo aos poucos substituído pelo processamento local e restrito a um único hardware de grande capacidade de processamento. Questão 10/10 A computação em nuvem “cloud computind” é uma tendência na área de tecnologia da informação. Esse termo tem ganhado destaque em função da palavra de ordem do momento em termos de tecnologia, a mobilidade. Antes tínhamos um computador, desktop que ficava fixo sobre uma mesa no escritório da casa e que aos poucos foi sendo substituído pelo notebook. Com a chegada de vários aparelhos, como smartphones, tablets e netbooks a relação das pessoas como os serviços da computação mudaram e hoje é necessário ter aplicativos, arquivos enfim todos aqueles recursos que antes ficavam

em uma máquina, disponíveis em qualquer lugar em qualquer horário. Com base nisso podemos afirmar que a computação em nuvem veio para ficar. Quanto a relação entre a computação em nuvem e os sistemas operacionais, assinale V para as proposições e F para as proposições falsas. I) ( ) Com o crescimento dos serviços de computação em nuvem, os sistemas operacionais tendem a se tornar um sistema responsável pelo gerenciamento do hardware e execução de um browser de internet para acesso a esses serviços. II) ( ) Uma das grandes promessas de Sistemas operacionais voltados para o conceito de computação em nuvem é Chrome OS da Google. III) ( ) Os Sistemas operacionais desenvolvidos sobre o conceito de “cloud”exigem equipamentos com uma capacidade de processamento cada vez maior, principalmente em função da utilização de vídeos. IV) ( ) O fator chave para o sucesso dos sistemas operacionais desenvolvidos sobre o conceito de “cloud” é a qualidade de coneXão para acesso a web. A V, V, V, V B V, F, F, F C V, V, V, F D V, V, F, V

APOL 2 Questão 1/10 Com relação à arquitetura do Kernel em camadas, assinale a alternativa correta. I) O sistema operacional dividido em níveis sobrepostos, em que cada camada oferece um conjunto de funções para camada superior. II) A arquitetura em camadas implementa segurança e proteção entre as camadas por meio de modos de acesso, o modo usuário (não-privilegiado) e o modo Kernel (privilegiado). III) Na arquitetura em camadas o núcleo é formado por módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s): A Somente os itens I e III estão corretos. B Somente o item I está correto. C Somente o item II está correto. D Somente os itens I e II estão corretos. Questão 2/10 Quanto aos sistemas do tipo tempo real, assinale a alternativa correta. Esse tipo de sistema tem como característica principal a execução de tarefas em fila que normalmente A são armazenadas em disco ou fita e aguardam seu tempo para ser processadas. B

Nos sistemas de tempo real, o fator principal é o tempo de resposta, normalmente utilizado em aplicações de cálculos numéricos, compilações, backups.

Nos sistemas de tempo real é implementado o conceito de fatia de tempo (time-slice) que define o C tempo máximo de execução de cada tarefa para permitir resposta em tempo real para os usuários. Nos sistemas de tempo real o fator principal é o tempo de resposta, normalmente utilizado em sistemas D de monitoramento de refinarias de petróleo, controle de tráfego aéreo, de usinas termoelétricas e nucleares, ou em qualquer aplicação onde o tempo de processamento é fator fundamental. Questão 3/10 Assinale a alternativa correta em relação aos sistemas operacionais monoprogramáveis? A Mais de um programa pode estar carregado na memória por vez. Processador, memória e periféricos ficam dedicados exclusivamente a um único programa em execução. No fundo, todo sistema é monoprogramável, já que apenas uma tarefa pode ser alocada no processador C a cada instante. B

D Utiliza os recursos do computador de forma economicamente eficiente. Questão 4/10 Assinale a alternativa correta em relação aos sistemas multiusuários. A Somente podem ser implementados em sistemas multiprogramáveis. B Somente podem ser implementados em sistemas monoprogramáveis. C Podem ser implementados tanto em sistemas multiprogramáveis como monoprogramáveis. D

Este conceito aplica-se a sistemas onde diversos usuários possam ser cadastrados, independentemente da possibilidade de realização de logins simultâneos, locais ou remotos.

Questão 5/10 Assinale a alternativa que completa a sentença a seguir. Quanto à estrutura do Núcleo (Kernel), os Sistemas Operacionais podem ser classificados em: A arquitetura monolítica, em camadas, máquina virtual e arquitetura microkernel. B batch, tempo real, interativo e híbridos. C monotarefa, multitarefa, monousuário e multiusuário. D fortemente acoplado e fracamente acoplado. Questão 6/10 Os sistemas operacionais foram evoluindo ao longo dos anos à medida que os computadores ganharam maior capacidade de processamento e a principal preocupação sempre foi tirar o melhor proveito do hardware. Com base nisso, marque V para as sentenças verdadeiras ou F para as falsas. ( ) Os sistemas monoprogramáveis se caracterizam por permitir que o processador, execute múltiplos programas simultaneamente. ( ) Nos sistemas multiprogramáveis ou multitarefa, enquanto um programa espera por uma operação de leitura ou gravação em disco, outros programas podem estar sendo processados neste mesmo intervalo de tempo. Nesse caso, podemos observar o compartilhamento da memória e do processador. ( ) Os sistemas multiprocessados se caracterizam por possuir duas ou mais unidades de processamento. A vantagem desse sistema é permitir que vários programas sejam executados simultaneamente.

( ) Um fator chave para o desenvolvimento de sistemas com múltiplos processadores é a forma de comunicação entre as UCPs e o grau de compartilhamento da memória e dos dispositivos de entrada e saída. Em função desses fatores, podemos classificar os sistemas com múltiplos processadores em fortemente acoplados ou fracamente acoplados. Assinale a alternativa correta. A V, V, V, F. B F, F, F, V. C V, V, F, V. D F, V, V, V. Questão 7/10 Analise as sentenças a seguir e identifique as características dos sistemas operacionais tipo batch. I) Não exigir a interação do usuário com a aplicação. II) Cálculos numéricos, compilações, backups são exemplos de aplicações originalmente processadas em batch. III) Tem como premissa básica o tempo de resposta ao usuário. Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s): A Somente os itens I e III estão corretos. B Somente o item I está correto. C Somente o item II está correto. D Somente os itens I e II estão corretos. Questão 8/10 Assinale a alternativa correta em relação aos sistemas operacionais multiprogramáveis. A Permite a execução de um único programa por vez. B

Enquanto um programa estiver executando tarefa de E/S, outro pode estar sendo executado no processador.

C Recursos como memória e periféricos devem ser reservados para uma única aplicação. D

No fundo, todo sistema é multiprogramável, já que diversos programas são carregáveis para a memória.

Questão 9/10 Assinale a alternativa que completa, corretamente, a sentença a seguir. Quanto à entrada de dados e tempo de resposta, os sistemas operativos podem ser classificados como: A Batch, tempo real, interativos e híbridos. B Monotarefa, multitarefa, monousuário e multiusuário. C Monoprogramáveis, multiprogramáveis, monousuário e multiusuário. D Monoprogramávies, multiprogramáveis, multiprocessados e multiusuário.

Questão 10/10 Quanto aos sistemas com múltiplos processadores, assinale a alternativa correta. Os sistemas com múltiplos processadores se caracterizam por permitir que o processador, a memória e A os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa. Os sistemas com múltiplos processadores se caracterizam por possuir duas ou mais UCPs interligadas e trabalhando em conjunto. A vantagem deste tipo de sistema é permitir que vários programas sejam B executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa seja subdividido em partes para serem executados simultaneamente em mais de um processador. Os sistemas com múltiplos processadores têm como característica principal a execução de tarefas em C fila que normalmente são armazenadas em disco ou fita e aguardam seu tempo para ser processadas. D

Os sistemas com múltiplos processadores via de regra são sistemas operacionais embarcados ou embutidos em dispositivos que executam tarefas específicas.

APOL 3 Questão 1/10 Analise as sentenças a seguir quanto ao conceito de processos. I) Os processos do tipo CPU-Bound passam a maior parte do tempo no estado de execução, utilizando o processador ou pronto, enquanto os processos do tipo I/O-Bound passam mais tempo em estado de espera, por realizar um elevado número de operações de E/S. II) Um processo foreground é aquele que permite a comunicação direta do usuário com o processo durante o seu processamento, também conhecido como processo de primeiro plano ou processo de usuário. Um processo background é aquele onde não existe a comunicação com o usuário durante o seu processamento, também conhecido como processo de segundo plano ou processo do sistema. III) Processos independentes, subprocessos e threads são maneiras diferentes de implementar a concorrência dentro de uma aplicação. Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s): Questão anulada! TODAS ESTÃO CORRETAS A Somente o item I está correto. B Somente os itens I e II estão corretos. C Somente os itens I e III estão corretos. D Somente os itens I e III estão corretos.

Questão 2/10 Assinale a alternativa que apresenta os estados genéricos de um processo. A Novo, executando, esperando e terminado B Novo, executando, esperando, pronto e terminado! C Novo, executando, stand by, pronto e terminado. D Transição, executando, esperando, pronto e terminado.

Questão 3/10 Nos sistemas multiprogramáveis as tarefas são executadas de forma concorrente. A camada de usuário pode fazer várias solicitações para o sistema e essas solicitações são processadas de forma compartilhada pela UCP. Para o compartilhamento dos recursos de processamento são utilizadas técnicas de interrupções e exceções. Analise as sentenças a seguir e depois assinale a alternativa correta. I) Uma interrupção é sempre gerada por algum evento externo ao programa e, nesse caso, independente da instrução que está sendo executada. II) Uma exceção é semelhante a uma interrupção, sendo a principal diferença o motivo pelo qual o evento é gerado. A exceção é resultado direto da execução de uma instrução do próprio programa em execução III) Interrupção e exceção são técnicas para implementação da concorrência, enquanto a interrupção é um evento interno ao programa em execução a exceção é um evento externo ao programa em execução. Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s): A Somente os itens I e III estão corretos. B Somente o item I está correto. C Somente o item II está correto. D Somente os itens I e II estão corretos. Questão 4/10 Quanto à técnica de reentrância, assinale a alternativa correta. Reentrância é a capacidade de um código executável (código reentrante) ser compartilhado por diversos usuários, exigindo que apenas uma cópia do programa esteja na memória. Reentrância é sempre gerada por algum evento externo ao programa e, nesse caso, independente da B instrução que está sendo executada. Reentrância consiste na utilização de uma área em disco para gravar um arquivo de spool utilizado na C gerência de impressão. Reentrância consiste na utilização de um dispositivo que controla as operações de E/S geralmente em D disco. A

Questão 5/10 Podemos dizer que um processo é composto por quais partes? Assinale a alternativa correta. A Contexto de software, contexto de hardware, espaço de endereçamento. B Contexto de software e hardware, espaço de endereçamento e seção de texto. C Contexto de software e hardware, espaço de endereçamento e seção de texto. D

Contexto de software, contexto de hardware e seção de texto.

Questão 6/10 Quanto à técnica de spooling, assinale a alternativa correta. A técnica de spooling é sempre gerada por algum evento externo ao programa e, nesse caso, A independente da instrução que está sendo executada. A técnica de spooling consiste na utilização de uma área em disco para gravar um arquivo de spool B utilizado na gerência de impressão.

A técnica de spooling consiste na capacidade de um código executável ser compartilhado por diversos usuários, exigindo que apenas uma cópia do programa esteja na memória. A técnica de spooling consiste na utilização de um dispositivo que controla as operações de E/S D geralmente em disco. C

Questão 7/10 Um processo pode ser entendido inicialmente como um programa em execução. Analise as sentenças a seguir e marque V para as sentenças verdadeiras ou F para as falsas. I) ( ) Um processo pode alternar entre três estados: em execução, pronto e em espera. II) ( ) A estrutura de um processo é formada pelo contexto de software, hardware e espaço de endereçamento de memória. O contexto de software define basicamente três grupos de informações de um processo: sua identificação, suas quotas e seus privilégios. III) ( ) Processos do tipo CPU-BOUND passam mais tempo em estado de espera. IV) ( ) Processos do tipo I/O-BOUND passam mais tempo em estado de execução. Assinale a alternativa correta.

A V, V, V, F. B V, F, F, V. C V, V, F, V. D V, V, F, F. Questão 8/10 Quanto ao conceito de concorrência, assinale a alternativa correta. A

O conceito de concorrência é aplicado aos sistemas monotarefas no gerenciamento dos jobs em execução.

B A concorrência é o principio básico para o projeto e implementação dos sistemas multiprogramáveis. A concorrência permite que uma aplicação possa fazer uso da CPU, bloqueando seu compartilhamento C para garantir a segurança dos arquivos enquanto realiza operações de Entrada/Saída D

O conceito de concorrência é aplicado aos sistemas monoprogramáveis no gerenciamento dos jobs em execução.

Questão 9/10 Com a evolução dos recursos de hardware, principalmente capacidade de processamento, uma das premissas básicas dos projetos de Sistemas Operacionais estava relacionada a manter a UCP o maior tempo possível em uso, delegando as funções secundárias e que exigem mais tempo de espera sob responsabilidade de outras instâncias. Nesse sentido, algumas implementações foram utilizadas, os controladores, os canais de entrada e saída e a técnica de DMA. Analise as sentenças a seguir e depois assinale a alternativa correta. I) A utilização do controlador ou interface permitiu ao processador agir de maneira independente dos dispositivos de E/S. II) A técnica de DMA permite que um bloco de dados seja transferido entre a memória principal e dispositivos de E/S, neste caso o processador fica dedicado ao processo de gravação dos dados.

III) Com a extensão do conceito de DMA, foi possível a criação dos canais de entrada e saída. Um canal de E/S pode controlar múltiplos dispositivos por meio de diversos controladores. O canal atua como um elo entre o processador principal e o controlador. Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s): A Somente os itens I e III estão corretos. B Somente o itens I e II estão corretos. C Somente o item II está correto. D Somente o itens II e III estão corretos. Questão 10/10 Quanto à técnica de buffering, assinale a alternativa correta. Questão anulada! A técnica de buffering é sempre gerada por algum evento externo ao programa e, nesse caso, independente da instrução que está sendo executada. A técnica de buffering permite que um bloco de dados seja transferido entre a memória principal e B dispositivos de E/S sem a intervenção do processador, exceto no início e no final da transferência. A técnica de buffering consiste na utilização de uma área na memória principal, denominada buffer, C para a transferência de dados entre os dispositivos de E/S e a memória. A técnica de buffering consiste na utilização de uma área na memória principal, denominada buffer, D para a transferência de dados entre os dispositivos de E/S e a memória. A

APOL 4 Questão 1/10 A partir do momento em que diversos processos podem estar no estado de pronto, devem ser estabelecidos critérios para determinar qual processo será escolhido para fazer o uso do processador. Quanto à política de escalonamento podemos afirmar: I – A política de escalonamento é a base da gerência do processador e da multiprogramação em um sistema operacional e tem como principais funções manter o processador a maior parte do tempo ocupado, balancear o uso da CPU entre os processos, privilegiar a execução de aplicações críticas, executar o maioir número de processos em uma fatia de tempo e oferecer tempos de respostas razoáveis para usuários interativos. II – Os escalonamentos podem ser classificados em preemptivo e não preemptivo, que é a possibilidade do processador interromper um processo em execução e substituir por outro ou não. III – Algoritimos de escalonamento não levam em consideração critérios como ordem de chegada dos processos, tempo de processamento e prioridade. Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s): A Somente os itens I e III estão corretos. B Somente o item I está correto. C Somente os itens I e II estão corretos. D Somente o item III está correto.

Questão 2/10 Analise as sentenças a seguir quanto ao escalonamento do tipo Shortest-Job-First (SJF). I) Os processos são executados conforme ordem de chegada. II) O escalonamento do tipo SJF não se preocupa em melhorar o tempo médio de espera dos processos, utilizando apenas a ordem de chegada dos processos à fila de pronto. III) O escalonamento do tipo SJF seleciona o processo que tiver o menor tempo de processador ainda por executar. Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s): A Somente o item I está correto. B Somente o item II está correto. C Somente o item III está correto. D Somente os itens I e II estão corretos. Questão 3/10 Quatro processos estão esperando para serem executados. As durações previstas de seus ciclos de CPU são 9, 6, 3, 5. Assinale a alternativa que apresenta em que ordem esses processos devem ser executados para minimizar o tempo de resposta médio do conjunto. A 9, 6, 3, 5. B 3, 5, 6, 9. C 5, 3, 6, 9. D 6, 3, 5, 9. Questão 4/10 Assinale a alternativa que apresenta os principais critérios de escalonamento que devem ser considerados em uma política de escalonamento. Utilização do processador, throughput, tempo de processador, tempo de espera, tempo de turnaround e A tempo de resposta. Utilização do processador, CPU-bound, I/O-bound, tempo de espera, tempo de turnaround e tempo de resposta. Utilização do processador, fireground, background, tempo de espera, tempo de turnaround e tempo de C resposta. B

CPU-bound, I/O-bound, fireground, background, tempo de espera, tempo de turnaround e tempo de D resposta.

Questão 5/10 Com base na tabela de processo a seguir, calcule o tempo médio de espera dos processos aplicando algoritmos de escalonamento FIFO. Processo Tempo de Processador (u.t) Prioridade A 10 2 B 4 1 C 3 3

A Tempo médio de espera igual a 8. B Tempo médio de espera igual a 5,6. C Tempo médio de espera igual a 13,6. D Tempo médio de espera igual a 12,3. Questão 6/10 Analise as sentenças a seguir quanto ao escalonamento do tipo First-In-First-Out (FIFO). I) Os processos são executados conforme ordem de chegada. II) O escalonamento do tipo FIFO não se preocupa em melhorar o tempo médio de espera dos processos, utilizando apenas a ordem de chegada dos processos à fila de pronto III) O escalonamento do tipo FIFO seleciona o processo que tiver o menor tempo de processador ainda por executar. Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s): A Somente os itens I e II estão corretos. B Somente o item I está correto. C Somente os itens I e III estão corretos. D Somente o item III está correto. Questão 7/10 O conceito de fatia de tempo (time-slice) foi implantado no sistema de tempo compartilhado e apresenta vantagens e desvantagens. I) Reduz o tempo de espera inicial de cada processo considerando que um processo não pode ser executado de uma única vez. II) Aumenta a troca de contexto entre os processos em função do tempo máximo que cada processo pode ficar em execução. III) Um processo em execução pode voluntariamente liberar o processador, retornando à fila de pronto e possibilitando que um novo processo seja escalonado, permitindo assim uma melhor distribuição no uso do processador. Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s): A Somente o item I está correto.

B Somente o item II está correto. C Somente os itens I e II estão corretos. D Somente os itens I e III estão corretos. Questão 8/10 Assinale a alternativa que completa a sentença a seguir. O throughput e o tempo de turnaround utilizados como critérios de escalonamento significam, respectivamente: tempo que um processo permanece na fila de pronto durante seu processamento; define o tempo que A um processo leva desde a sua criação até seu término. tempo decorrido entre uma requisição ao sistema ou à aplicação e o instante em que a resposta é B exibida; define o tempo que um processo leva desde a sua criação até seu término. tempo decorrido entre uma requisição ao sistema ou à aplicação e o instante em que a resposta é C exibida; tempo que um processo permanece na fila de pronto durante seu processamento. representa o número de processos executados em um determinado intervalo de tempo; define o tempo D que um processo leva desde a sua criação até seu término.

Questão 9/10 Considere um sistema operacional que implemente escalonamento circular com fatia de tempo igual a 10 u.t. Em um determinado instante de tempo existem apenas três processos (P1, P2 e P3) na fila de pronto, e o tempo de UCP de cada processo é 14, 4, e 12 u.t., respectivamente. Assinale a alternativa que apresenta qual o estado de cada processo no instante de tempo 8 u.t, considerando a execução dos processos P1, P2 e P3, nesta ordem, e que apenas o processo P1 realiza operações de E/S. Cada operação de E/S é executada após 5 u.t. e consome 10 u.t. A Espera – Execução – Pronto. B Execução – Pronto – Pronto. C Pronto – Pronto – Pronto. D Pronto – Pronto – Em execução. Questão 10/10 Analise as sentenças a seguir quanto ao escalonamento do tipo circular (Round Robin – RR). I) É um escalonamento do tipo preemptivo, quando um processo passa para o estado em execução existe um tempo-limite para uso contínuo do processador denominado fatia de tempo (time-slice) ou quantum. II) O escalonamento RR não se preocupa em melhorar o tempo médio de espera dos processos, utilizando apenas a ordem de chegada dos processos à fila de pronto. III) O escalonamento do tipo RR seleciona o processo que tiver o menor tempo de processador ainda por executar. Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s): A Somente o item I está correto.

B Somente o item II está correto. C Somente o item III está correto. D Somente os itens II e III estão corretos.

APOL 5 Questão 1/10 Para aumentar o nível de compartilhamento e resolver o problema da fragmentação interna foi desenvolvida a alocação particionada dinâmica da memória principal. Assinale a alternativa correta. Na alocação particionada dinâmica, as partições são criadas sob demanda e os programas utilizam A apenas os espaços de que necessitam, eliminando o problema da fragmentação interna. Na alocação particionada dinâmica, não existe uma área reservada para o sistema operacional o que B aperfeiçoa a utilização da memória principal. Na alocação particionada dinâmica os programas só podiam ser carregados e executados em apenas C uma partição específica, mesmo se outras estivessem disponíveis. A alocação particionada dinâmica foi implementada pela primeira vez nos sistemas D monoprogramáveis.

Questão 2/10 Quanto a técnica de Overlay, assinale a alternativa correta. Para permitir a execução de programas com tamanho maiores que a memória principal, a solução A encontrada foi dividir o programa em módulos, de forma que seja possível a execução independente de cada módulo, utilizando uma mesma área de memória, denominado área de troca ou área de overlay. A técnica de overlay tem a vantagem de permitir ao programador expandir os limites da memória B principal, principalmente em sistemas multiprogramáveis. A técnica de overlay tem a vantagem de permitir ao programador expandir os limites da memória C principal, principalmente em ambiente multiprocessado. Para permitir a execução de programas com tamanho maiores que a memória principal, a solução D encontrada foi dividir a memória em várias partes denominadas áreas de overlay. Questão 3/10 Os sistemas operacionais implementam, basicamente, três estratégias para determinar em qual área livre um programa será carregado para execução. Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta. I) Na estratégia Best-Fit, a melhor partição é escolhida, ou seja, aquela em que o programa deixa o maior espaço sem utilização. II) Na estratégia Worst-Fit, a pior partição é escolhida, ou seja, aquela em que o programa deixa o menor espaço sem utilização. III) Na estratégia First-Fit, a primeira partição livre de tamanho suficiente para carregar o programa é escolhida. Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s):

A

Somente o item I está correto.

B

Somente o item III está correto.

C

Somente os itens I e II estão corretos.

D

Somente os itens I e III estão corretos.

Questão 4/10 Assinale a alternativa que completa a sentença a seguir Na alocação particionada estática, tanto absoluta quanto relocável, temos o problema da fragmentação interna que refere-se:

A

B C D

aos espaços não ocupados pelos programas carregados em partições maiores que o tamanho do programa.

à área ocupada pelo sistema operacional na memória principal. à área ocupada pelos programas do tipo CPU-bound. à área ocupada pelos programas do tipo I/O-bound.

Questão 5/10 Mesmo com o aumento da eficiência da multiprogramação e, particularmente, da gerência de memória, muitas vezes um programa não podia ser executado por falta de uma partição livre disponível. A técnica de swapping foi introduzida para contornar o problema da insuficiência da memória principal. Quanto à técnica de swapping, assinale a alternativa correta. O sistema escolhe um processo residente, que é transferido da memória principal para a memória secundária (swap out), geralmente em disco. Posteriormente, o processo é carregado de volta da A memória secundária para memória principal (swap in) e pode continuar sua execução. Na técnica de swapping as partições são criadas sob demanda e os programas utilizam apenas os B espaços de que necessitam, eliminando o problema da fragmentação interna. Nos primeiros sistemas multiprogramáveis, a memória era dividida em pedaços de tamanho fixo, C denominados swapping. Na alocação particionada dinâmica os programas só podiam ser carregados e executados em apenas D uma partição específica, denominada de técnica de swapping.

Questão 6/10 A memória sempre foi vista como um recurso escasso e caro, mesmo atualmente, com a redução de custo e consequentemente aumento da capacidade da memória principal, seu gerenciamento é um dos fatores mais importantes no projeto de sistemas operacionais. As funções básicas da gerência de memória são: I) A gerência de memória deve tentar manter na memória principal o maior número de processos residentes, permitindo maximizar o compartilhamento do processador e demais recursos computacionais. II) Permitir a execução de programas que sejam maiores que a memória disponível, implementada por meio de técnicas como o overlay e a memória virtual.

III) Evitar que dois ou mais programas sejam carregados na memória para garantir a proteção das aplicações em ambiente multiprogramáveis. Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s): A Somente o item I está correto. B Somente o item II está correto. C Somente os itens I e II estão corretos. D Somente os itens II e III estão corretos. Questão 7/10 Para implementação da multiprogramação é necessário que diversos programas estejam na memória principal ao mesmo tempo e que novas formas de gerência da memória sejam implementadas para aumentar a concorrência e o compartilhamento de recursos computacionais. A solução para permitir a multiprogramação foi o particionamento da memória principal. I) Nos primeiros sistemas multiprogramáveis, a memória era dividida em pedaços de tamanho fixo, chamados partições. O tamanho das partições era definido na inicialização do sistema em função do tamanho dos programas a serem executados e a alteração do tamanho das partições só era possível com a reinicialização do sistema. II) Na alocação particionada estática absoluta os programas só podiam ser carregados e executados em apenas uma partição específica, mesmo se outras estivessem disponíveis. III) Na alocação particionada estática relocável, os programas podiam ser executados em uma única partição, previamente definida. Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s): A Somente o item I está correto. B Somente o item II está correto. C Somente os itens I e II estão corretos. D Somente os itens II e III estão corretos. Questão 8/10 A alocação particionada dinâmica resolve o problema da fragmentação interna e cria um novo problema para ser gerenciado, a fragmentação externa. Assinale a alternativa correta. Fragmentação externa são os espaços em branco que sobram entre as partições e que são cada vez A menores não sendo possível o ingresso de novos programas. Fragmentação externa são os espaços não ocupados pelos programas carregados em partições maiores B que o tamanho do programa. Fragmentação externa são os espaços deixados pelos programas dentro das partições que são criadas dinamicamente. Fragmentação externa são os espaços deixados pelos processos do tipo CPU-bound pelas constantes D trocas de contexto. C

Questão 9/10

Ao longo do tempo foram sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas diferentes técnicas de alocação e divisão da memória principal. Quanto à alocação contigua simples, assinale a alternativa correta. A alocação contigua simples foi implementada em sistemas monoprogramáveis e consiste na divisão A da memória principal em duas áreas, uma para o sistema operacional e outra para o programa do usuário. A alocação contigua simples foi implementada em sistemas multitarefas e consiste na divisão da B memória principal em duas áreas, uma para o sistema operacional e outra para o programa do usuário. A alocação contigua simples foi implementada em sistemas multiprogramáveis e consiste na divisão da C memória principal em duas áreas, uma para o sistema operacional e outra para o programa do usuário A alocação contigua simples foi implementada em ambiente multiprocessado e consiste na divisão da D memória principal em duas áreas, uma para o sistema operacional e outra para o programa do usuário. Questão 10/10 Considere um sistema computacional com 40kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 10kb que implemente alocação contígua de memória. Assinale a alternativa que apresenta a taxa de subutilização da memória principal para um programa que ocupe 20kb de memória. A 50% B 10% C 25% D 15%

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF