Resenha do livro - Liderança em gestão de Heloisa Luck

April 3, 2019 | Author: Carol Luiza | Category: Liderança e mentoria, Leadership, Learning, Philosophical Science, Ciência
Share Embed Donate


Short Description

Download Resenha do livro - Liderança em gestão de Heloisa Luck...

Description

Luck, Heloisa, Liderança em Gestão Escolar, Ed. Vozes – 4º edição. Aborda diretamente a questão da liderança na escola, que corresponde a um conjunto de ações, ações, atit atitude udess e compor comportam tament entos os assumi assumidos dos pelo pelo gestor gestor,, indiv individu idualm alment entee ou em conjunto, para influenciar desempenhos, visando a realização de objetivos educacionais, de mane maneir iraa que que as pess pessoa oass atue atuem, m, de mo modo do volu volunt ntár ário io e mo moti tiva vado do,, a part partir ir do rec reconhec nheciiment ento de que que fazem part partee de um umaa equi quipe e que que com ompa part rtiilham ham responsabilidades sociais às quais devem atender. liderança no âmbito escolar, as características e processos de liderança na gestão democrática e participativa, o papel do gestor como líder na realização da gestão e as  possibilidades e espaços do exercício da liderança.  Na apresentação do volume, Lück destaca que liderança não é uma característica inata das pessoas e nem tampouco um privilégio daqueles que ocupam um cargo de direção, trata-se de um exercício de influência que requer competências específicas, que seja capa capazz de mo moti tiva var, r, orie orient ntar ar e coor coorde dena narr pess pessoa oass para para trab trabal alha harr e apre aprend nder  er  colaborativamente. Chama atenção para os diferentes contextos em que a palavra liderança é empregada,   bem bem como como as vari variaç açõe õess de sign signif ific icad ados os,, esti estilo los, s, ti tipo poss de li lide dera ranç nçaa e traç traços os de  personalidade de líderes, que podem gerar em que os coteja alguns equívocos. Portanto é imprescindível elucidar o significado de liderança, para uma atuação orientada e significativa que possibilite a concretização dos objetivos educacionais propostos. Confor Conforme me a autora autora e cita citação ção de out outros ros teóri teórico cos, s, numa numa perspe perspect ctiv ivaa democ democrát rátic icaa a liderança é relacional e constitui-se de dois atores interdependentes e intimamente relacionados o agente influenciador e o sujeito influenciado, o líder é aquele que é seguido, mesmo não dispondo de qualquer autoridade, pois consegue ser aceito e respeitado, unindo e representando o grupo na realização dos anseios comuns. Cabe ao mesmo tomar decisões e inspirar os seguidores a agirem para as implementarem em âmbito central.

. A “administração educacional” tornou-se em “gestão educacional”. Luck diz que gestã gestãoo educac educacion ional al surge surge “em “em subst substit ituiç uição ão a ‘admi ‘adminis nistra traçã çãoo educac educacio ional nal’, ’, para para repr repres esen enta tarr não não apen apenas as nova novass idéi idéias as,, mas mas sim sim um novo novo para paradi digm gma, a, que que busc buscaa estabelecer na instituição uma orientação transformadora, a partir da dinamização de rede de relações que ocorrem, A idéia de gestão é superar limitações e ousar mais, onde tudo é responsabilidade de todos, mormente do gestor. Não pode ser confundido, no entanto, com um abrir mão de responsabilidades. Mas, permitir que todos partilhem de idéias, sugestões, planos e realizações em prol do desenvolvimento educacional. Entenda-se com “todos”: gestor,  professores, técnicos, funcionários, alunos, pais, comunitários e demais parceiros da escola. Uma escola autônoma exige uma gestão compartilhada. E essa gestão requer um gestor  que necessariamente tenha uma visão holística da escola e da educação. Alguém que seja capaz de acompanhar as mudanças que estão ocorrendo não apenas em sua área de conhecimento e ambiente de trabalho, mas também em outras áreas do saber e na sociedade sociedade como um todo. Daí torna-se importante rever a formação desse líder  A Série Cadernos de Gestão se propõe a contribuir para que gestores educacionais, atuantes no âmbito de sistemas de ensino, e profissionais responsáveis pela gestão escolar - diretores escolares, supervisores e orientadores educacionais, secretários escolares e, por que não dizer, professores - possam refletir sobre aspectos básicos referentes à sua prática de trabalho, integrando temas básicos da gestão educacional com o avanço e a profissionalização dessa prática profissional que, muitas vezes, tem sido tratada a partir de um viés unilateral da sua expressão política, em esquecimento de suas múltiplas e importantes dimensões. Este é o quarto volume da série e. Todo trabalho em educação, dada a sua natureza formada, implica ação de liderança, que se constitui na capacidade de influenciar positivamente pessoa, para que, em conjunto, aprendam, construam conhecimento, desenvolvam competências, realizem  projetos, promovam melhoria em alguma condição. O diretor de escola, o diretor assistente ou adjunto, o supervisor pedagógico e o orientador educacional, assim como os demais membros da equipe de gestão escolar e seus professores, desempenham um papel no desenvolvimento da liderança na escola. Para o exercício dessa liderança, no entanto, boa vontade ou boa intenção são suficientes. É preciso, de fato, influenciar pessoas, mobilizá-las e orientá-las adequadamente na dinâmica de processos sociopedagógicos da escola e sua gestão; ou seja, são necessárias competências específicas.

 Neste volume da Série Cadernos de Gestão, Heloísa Lück mostra aos gestores escolares como orientar a atenção ao exercício da liderança efetiva em sua atuação profissional e na dos membros da comunidade escolar, para que promovam a criação de uma cultura orientada para o compartilhamento de uma liderança marcada pelo comprometimento conjunto com os objetivos educacionais, em espírito de equipe e proatividade.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF