Relatório Técnico Inspeção - NR10 MTE)
Short Description
Download Relatório Técnico Inspeção - NR10 MTE)...
Description
01) INTRODUÇÃO
O preceito mundial estabelecido pela OIT - Organização Internacional do Trabalho estabelece que, toda empresa deve resguardar a saúde e a integridade física e mental de seus trabalhadores. Para cumprir esta ordem global, a Constituição Brasileira fez constar em seu conteúdo, dispositivos que servem como regulamento e fonte de orientação técnica - as Normas Regulamentadoras. O acatamento destas NRs propicia às empresas, oferecer ambientes e condições de trabalho seguras e saudáveis a seus colaboradores.
02) OBJETIVO
Este Relatório Técnico de Inspeção – RTI, foi elaborado para demonstrar o estágio em que a empresa se encontra em relação ao atendimento à NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego, como também, para indicar as medidas a serem implementadas no sentido de atender às recomendações com cronograma de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f”.
03) DESCRIÇÃO DA EMPRESA
04) RESULTADOS DAS INSPEÇÕES A seguir são descritos os resultados das inspeções procedidas.
4.1 Documentação: Foram analisadas as documentações conforme prescrito no item 10.2.4 da NR-10, englobando as alíneas “a” à “f”. Para atendimento à alínea “a” a empresa possui implantados os seguintes documentos: • • • • • • •
APR - análise preliminar de riscos; O.S. - ordem de serviço; POP - Procedimento operacional padrão; PMP - Programa de manutenção preventiva de equipamentos e instalações; Prontuários dos equipamentos e instalações elétricas; Diagramas unifilares das instalações, atualizados; Laudo de inspeções em SPDA.
Essas documentações contemplam as intervenções em instalações elétricas, com instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, bem como, medidas de controle de riscos inerentes à atividade; além de riscos adicionais, eventualmente existentes. A alínea “b” está plenamente atendida com o relatório e laudo das inspeções do SPDA, registrado
RTI
2.013 - Pág. 1 / 4
Para atendimento ao que prescreve a alínea “c” a empresa possui documento próprio para especificação dos EPI’s, EPC’s e ferramentas utilizáveis nos serviços pertinentes. A alínea “d” está especificamente atendida com os registros disponíveis do profissional da área elétrica, comprovando a situação legal para o exercício da função dentro da empresa. Os laudos de testes de isolação elétrica executados na Eletronorte garantem a adequada utilização dos EPI’s pelo eletricista e atendem a alínea “e”. A planta da empresa não possui área classificada.
4.2 Instalações elétricas: As não conformidades (NC NC) NC das instalações são apresentadas a seguir:
4.2.1 Edificação Ge Geral
_____________________________________________________________________________________
NC: NC Tomadas de corrente não atendem ao novo padrão brasileiro. Item NBR5410: NBR5410
6.5.3.1
Todas as tomadas de corrente (fixas) das instalações devem ser do tipo com contato de aterramento (PE). As tomadas de edificações devem ser conforme as NBR’s 6147 e 14136.
Tomadas fora de padrão
Figura 4.1 Tomada na oficina
Figura 4.2 Tomada na oficina
RTI
2.013 - Pág. 2 / 4
Tomadas fora de padrão Figura 4.4 Tomadas na oficina
Figura 4.3 Tomada na oficina
Previsão correção
/
/
/
/
/
/
/
/
Realizado
/
/
/
/
/
/
/
/
Responsável
4.2.2 .2.2 S P D A
______________________________________________________________________________________________
NC: NC O SPDA existente atende “parcialmente” a edificação. Item NBR5419 NBR5419:
NBR 5419:2005.
Ver laudo de SPDA datado de 01.10.10. .
4.2.3 .2.3 Aterramento e equipotencialização
_____________________________________________________________
NC: NC A edificação apresenta sistema de aterramento com necessidade de complementação e interligação das malhas existentes. Item NBR5410 NBR5410:
6.4.1.1.1 alíneas “c” e “d”.
Ver laudo de SPDA datado de 01.10.10.
RTI
2.013 - Pág. 3 / 4
Previsão correção
/
/
/
/
/
/
/
/
Realizado
/
/
/
/
/
/
/
/
Responsável
05) REFERÊNCIAS
ABNT. NBR 5410:2004, “Instalações elétricas de baixa tensão”. Rio de Janeiro, 2004. ABNT. NBR 5419:2005, “Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas”. Rio de Janeiro, 2005. MTE. NR 10, “Segurança em instalações e serviços em eletricidade”. Brasília, 2004.
cidade, 01 de outubro 2.013
__________________________________________
Engenheiro eletricista Responsável técnico
RTI
2.013 - Pág. 4 / 4
View more...
Comments