Relatório Síntese Da Acetanilida - Sarah

July 20, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Relatório Síntese Da Acetanilida - Sarah...

Description

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE QUÍMICA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ORGÂNICA Professores: Frederico Guaré e Elisângela Boffo

RELATÓRIO DO PROJETO 2 SÍNTESE DA ACETANILIDA A PARTIR DA

ACETOFENONA

 Aluna: Sarah Mariana Santana

SALVADOR 2013

 

1. INTRODUÇÃO   A acetanilida é uma amida e está no grupo dos primeiros analgésicos a serem sintetizados, em 1884, a fim de substituir os derivados da morfina. É uma droga utilizada para combater a dor de cabeça, tem ação analgésica suave (aliviam a dor) e antipirética (reduzem a febre). Na Figura 1 é representada a estrutura química da acetanilida.

acetanilida. da. Figura 1: Estrutura química da acetanili

 A síntese da acetanilida a partir da acetofenona é realizada em duas etapas. A primeira etapa consiste na preparação da acetofenona-oxima através da reação entre a acetofenona e o cloridrato de hidroxilamina, na presença de acetato de sódio e etanol. A segunda etapa da reação se trata de um rearranjo conhecido como Rearranjo de Beckman, onde a oxima obtida na etapa anterior é tratada com ácido súlfurico concentrado formando a acetanilida. Na Figura 2 são mostradas as sequências de reação para obtenção da acetanilida a partir da acetofenona.

Figura 2: Reação global para a síntese da acetanilida.  

 

 

2. PARTE EXPERIMENTAL  a. PREPARAÇÃO DA ACETOFENONA-OXIMA 

Em um erlenmeyer de 125 mL contendo 20 mL de água destilada, foram adicionados 2,5 g de acetato de sódio, 2 g de cloridato de hidroxilamina e 3 mL de acetofenona. Agitou-se bem até que todo o sólido fosse dissolvido. Foi observado que a mistura ficou límpida, apresentando uma camada sobrenadante referente à acetofenona. Em seguida, foi adicionado 5 mL de etanol, tornando a mistura turva. A mistura foi aquecida em banho-maria à temperatura de 85°C por 20 min. Após o aquecimento, observou-se que a mistura ainda se encontrava turva e com a camada sobrenadante referente à acetofenona que não reagiu. Em seguida, resfriou-se a mistura em banho de gelo por 30 min a fim de precipitar a oxima. Depois desse tempo, notou-se que a camada de acetofenona solidificou-se e nenhum sólido foi precipitado. Deste modo, não houve conversão da acetofenona à oxima.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO  a. PREPARAÇÃO DA ACETOFENONA-OXIMA   A primeira etapa da síntese da acetanilida se trata da preparação da acetofenona-oxima mediante a reação de condensação, com catálise ácida, de uma cetona (acetofenona) com hidroxilamina, utilizando etanol como solvente.  A hidroxilamina atua como nucleófilo, atacando o carbono do grupo Carbonila deficiente em elétrons, a ligação pi entre o oxigênio e carbono da Carbonila é rompida o oxigênio fica com carga negativa e uma ligação sigma entre o carbono e o nitrogênio da hidroxilamina é formada, originando o intermediário 1, como é mostrado no mecanismo representada pela Figura 3. Ocorre uma transferência rápida de hidrogênio intramolecular formando o Intermediário 2. Em seguida o grupo hidroxila é protonodado via reação ácido base formando um bom grupo de de sa saída ída H2O. A ligação pi entre carbono e nitrogênio é estabelecida através da doação do par de elétrons do nitrogênio (

 

que fica com carga positiva) e simultaneamente uma molécula de água é liberada ( Intermediário 3). No meio é adicionado o acetato de sódio, o íon acetato captura o hidrogênio e a acetofenona-oxima é obtida. Nessa reação é obtida uma mistura racêmica da acetofenona-oxima. No rearranjo de Beckman (etapa 2) ocorre somente com a espécie que possui a hidroxila anti ao o grupo fenila. A primeira reação é a uma reação ácido-base, protonação do grupo hidroxila da oxima, o que converte em um bom grupo de saída H2O (Figura 4). Na continuação, de forma concertada, o grupo na posição anti migra à medida que ocorre a saída molécula de água, dando lugar ao íon nitrilo intermediário. O carbono deficiente de elétrons sofre ataque nucleofílico de uma molécula de água. O produto resultante, após a desprotonação, é conduzido por tautomeria à acetanilida.

Figura 3: Mecanismo de reação para a formação da acetofenona-oxima.

Figura 4: Mecanismo de reação para o Rearranjo de Beckman.  

 

  4. CONCLUSÃO  Não foi possível obter a acetofenona-oxima na primeira etapa da síntese, pois, a acetofenona não reagiu com a hidroxilamina. Provavelmente, os reagentes utilizados na síntese apresentavam baixa pureza ou contaminação, desfavorecendo a reação de preparação da oxima. Logo, não foi possível prosseguir com o procedimento de obtenção da acetanilida.

5. REFERÊNCIAS    Material de aula prática da disciplina QUIA64- Química Orgânica



Experimental III.   LEITE, J. A. S. Síntese Síntese de potenciais potenciais intermediários de princípios ativos,



buscando sempre o emprego de técnicas para a proteção do meio ambiente. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química). Escola de Engenharia de Lorena. Universidade de São Paulo. Lorena, São Paulo. 2012.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF