Relatório Equilíbrio Químico
Short Description
Download Relatório Equilíbrio Químico...
Description
Relatório Equilíbrio Químico Resumo No equilíbrio químico das reações verifica-se que em diferentes situações as substancias apresentam reações adversas de acordo com o meio em elas são colocadas. Nesse experimento verificou-se o equilíbrio entre solido e liquido, entre dois líquidos, além disso, provou-se o Principio de Le Chatelier. Usou-se na constatação do Principio soluções de dicromatos em meio aquoso. Usou-se no entendimento do experimento princípios básicos como, por exemplo: semelhante dissolve semelhante, a água é apolar por isso seu grau de polaridade é alto, o etanol é apolar e consequentemente consequentemente pouco solúvel e entre outros. Concluiu-se que existem fatores que influenciam no deslocamento equilibrado de uma solução, como concentração, temperatura e pressão. No caso de temperatura e pressão foi-se estudado na teoria, este experimento abordou de forma pratica somente o fator concentração, onde envolveu envolveu também o ph das soluções.
Resultados e discução
Equilíbrio entre um solido e liquido:
Colocou-se água e cristais de sacarose em tubo de ensaio e agitou-se: H2O + C12H22011 --- > C6H12O6 + C6H1206 ou seja água + sacarose ---- > glicose + frutose Foi baseado nessa solução que em 1863 químicos noruegueses estudando a hidrolise da sacarose mostraram que o equilíbrio químico é uma condição dinâmica, dizendo que a velocidade da reação direta e inversa são iguais.(Daltamir,Bianchi.2005) Colocou-se em outro tubo etanol com cristais de sacarose e agitou-se, mas não houve interação entre eles e sim um precipitado. Isso aconteceu porque o etanol é polar, ou seja, ele não possui um grau de solubilidade alto onde observou- se que ele não foi suficiente para dissolver a sacarose e esta solução apresentou um equilíbrio de não dissolução.
Na água onde houve dissolução completa da sacarose e a solução neste caso esta em equilíbrio de solução insaturada, pois o soluto se dissolveu totalmente no solvente. Preparou-se novamente um tubo de agua é um tubo de etanol, e acrescnetou em cada um cristais de NaCl e agitou-se.Observou-se que H2O + NaCl é uma solução insaturada em equilíbrio , pois houve a dissolução total do soluto.A solução de C2H6OH + NaCl formou-se uma solução saturada , pois o solvente não consegue dissolver o solvente, e formou-se um precipitado. Colocou-se mais alguns cristais de NaCl na solução insaturada e usou o conta gotas para adicionar etanol.Observou-se que quanto mais o etanol se dissolveu-se na água, mais o NaCl recristalizou-se. Isso aconteceu porque o etanol e a agua são semelhantes e se misturam. Como o etanol é pouco solúvel, transformou toda a solução em pouco solúvel, forçando o NaCl se “desgrudar” da água, pois ele estava em um meio que não favorecia sua dissolução.O NaCl recristalizou-se e formou-se um precipitado.
Equilíbrio entre dois líquidos
Colocou-se em um tubo de ensaio água e em outro n-butanol. No tubo contendo 20 gotas de água, colocou-se 20 gotas de n-butanol. No tubo com 20 gotas de n-butanol colocou-se 20 gotas de água, e agitaram-se ambos. Observou-se que ambos formaram uma solução heterogênea bifásica, onde foi possível a visualização de dois líquidos, que antes da mistura eram incolores. O n-butanol é um solvente com relativa solubilidade em água. Neste caso os dois líquidos entraram em equilíbrio na formação de uma mistura heterogênea.
Principio de Le Chatelier
Misturou-se água e cristais de cromato de potássio e observou-se que formouse uma solução de cor amarela, resultado de uma acido. Acrescento-se a solução gota a gota HCl e observou que a solução apresentou-se cor larajanda, alterando seu ph, que pode chegar a 1 nesse caso. Provou-se então o principio que diz que quando há uma perturbação em um sistema em equilíbrio este tende a atingir um novo estado de equilíbrio e que a concentração é um dos fatores que influenciam no equilibrio do sistema. Preparou –se uma solução de dicromato de potássio e agua e observou-se que a CRO era amarelo . Adiconou-se NaOH e observou-se que a soluçao ficou na cor de um amarelo forte. O interessante observar nessas reaços com dicromatos é que : Cr2O7 + H2O --- > 2CrO4 + 2H
É que o Cr2O7 esta na cor laranja e o 2CrO4 fica na cor amarela e se houver deslocamento para alguns dos lados a cor muda.
View more...
Comments