relatorio de fisico quimica
Short Description
Download relatorio de fisico quimica...
Description
Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca
Verificação da lei de Arquimedes
Trabalho elaborado por: Cláudio Hilário
2007-2008
Introdução Com esta actividade pretendo demonstrar a Lei de Arquimedes. Foram feitas muitas experiencias, nas quais se mergulharam corpos em líquidos ou gases, per permi miti tind ndoo cheg chegar ar a um umaa lei lei fís física ica mu muiito imp mpor orttant ante, A Lei Lei de Arqu Arquiimede medess. Esta Esta lei lei anun anunci ciaa que que “Todo o corpo mergulhado num fluido esta sujeito a um umaa forç orça vertical, dis distinguida de bai baixo para cima, cuja intensidade é igual ao peso do volume do fluido deslocado”. Ao desta actividade vamos ver se a Lei de Arquimedes se verifica ou não…
=mx
ρ=
Procedimento Experimental Material necessário: - 1 Dinamómetro; - 1 Tina de vidro; - 1 Proveta de vidro; - 1 Gobelé; - 2 Corpos que possam ser mergulhados em água; - 1 Funil; Procedimento experimental: • Medi Medirr o peso peso do do corp corpoo no ar, ar, Pr , Com o dinamómetro. • Encheu-se Completamente o gobelé com água, depois de ser colocado dentro de uma tina de vidro. • IntroduziuIntroduziu-se se o corpo na água água e leu-se leu-se no dinamómetro dinamómetro o seu seu peso aparente aparente P(água). • Mediu-se Mediu-se na proveta proveta o volume volume de de água que saiu do do gobelé para a tina. tina. • Regist Registouou-se se os os valor valores es lido lidos. s. • CalcularamCalcularam-se se os valores valores da impulsã impulsãoo e do peso da água água cujo volume volume se mediu. mediu. • Compar Comparara aram-s m-see os doi doiss valor valores es
Resultados Tabela 1 Dados experimentais
Objectos
Real/N
Objecto1 (paralelepípedo)
1,36
1,20
15,00
Objecto2 (Cilindro)
2,00
1,78
16,50
A/N
VLíquido
Objecto 1 (Paralelepípedo) - Peso real → es este te da dado do fo foii ob obse serv rvad ado o no di dina namó móme metr tro, o, qu quan ando do o corpo estava fora de água, e depois registado na tabela.
Objecto 1 (Paralelepípedo) – Peso aparente → es este te da dado do fo foii ob obse serv rvad ado o no di dina namó móm met etro ro,, quando o corpo estava dentro de água, e depois registado na tabela.
__________________________________ Objecto 2 (Cilindro) – Peso real → este dado foi observado no dinamómetro, quando o corpo estava fora de água, e depois registado na tabela.
este te da dado do fo foii ob obse serv rvad ado o no di dina namó móme metr tro, o, qu quan ando do o Objecto 2 (Cilindro) – Peso aparente → es corpo estava dentro de água, e depois registado na tabela.
Cálculos:
Objecto 1
Objecto 2
Tabela 2 Resultados
Objectos
Água/N
Objecto1 (paralelepípedo)
0,16
0,15
Objecto2 (Cilindro)
0,22
0,16
Cálculo do peso da água deslocada pelo corpo Objecto 1 Massa← ρ =
Volúmica ↓
ρ=
1,00
Objecto 2 ρ= 1,00
Discussão e Conclusão Na expe xperiencia que decor correu, ver verifiquei que um corpo, po, dentr ntro de água gua tem um pes peso menor nor que um corpo fora de água, pois qualquer corpo colo olocad cado no interior de um fluido fica submetido á acção de duas forças verticais, mas de sentidos contrários: • O peso do corpo • A impulsão do fluid uido
que se dirige de cima para baixo; que é dirigida de bai baixo para cima;
O efeito destas forças é distinto. O peso faz com que o corpo desça no interior do fluído e a Impulsão provoca a subida do mesmo corpo. Perante a actividade que vi, posso concluir que A Lei de Arquimedes não se verificou nesta exper periencia, pois o valo alor do peso da água gua des deslocada dev deveria de ser igual ao volume do líqui quido deslocado, e não foi, porque pode ter havido perdas de água na tina ou no funil ou por a leitura do dinamómetro der sido errada.
Bibliografia Rodrigues, M. Dias, F.”Ciências da nossa vida viver melhor na n a terra” 2007 Porto editora http://antonionunes4.no.sapo.pt/educacao.htm http://sicprogramas.sapo.pt/sicprogramas/index.php?article=136&visual=9 http://www.infopedia.pt/$lei-de-arquimedes
View more...
Comments