Eucariontes, heterótrofos, unicelulares e multicelulares.
REPRESENTANTES:
Fungos macro e microscópicos bolores, cogumelos-de-chapéu (champignons), orelhasde-pau e leveduras (ou fermentos).
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Micologia é o nome da ciência que estuda os fungos.
Eucariontes, Heterótrofos, unicelulares (leveduras) e multicelulares (filamentosos). Vivem em locais úmidos e ricos em matéria orgânica. Parede celular formada por quitina. Carboidrato de reserva energética é o glicogênio. Reprodução sexuada ou assexuada (por meio de esporos, brotamento e fragmentação). Nutrição: parasitária e saprofágica por digestão extracorpórea (eliminam para o ambiente enzimas que digerem o alimento e após isto, é que os produtos da digestão são absorvidos pelo organismo).
IMPORTÂNCIA:
São os principais decompositores da natureza, reciclando os elementos químicos que constituem a matéria orgânica do planeta. Utilizados na fermentação do pão e na produção de bebidas alcoólicas (Saccharomyces). (Saccharomyces). Utilizados diretamente na alimentação (champignons). Utilizados na fabricação de antibióticos (Penicillium notatum). Alguns são parasitas de plantas (ferrugem) e animais inclusive o homem (micoses de pele e micetomas que atacam os órgãos internos). Formam as micorrizas (mico=fungo; rizo=raiz). Formam os liquens (associações mutualísticas entre algas e fungos).
ESTRUTURA:
Os fungos multicelulares são formados por filamentos microscópicos ramificados chamados de HIFAS. O conjunto de hifas forma o MICÉLIO, que constitui o corpo do fungo multicelular.
CLASSIFICAÇÃO:
FILO ZYGOMYCOTA (zigomicetos ou ficomicetos): fungos multicelulares com hifas cenocíticas e não formam corpo de frutificação durante os processos sexuados. Ocorrem no solo ou decompondo a matéria orgânica do corpo de animais e plantas mortas Ex: bolor negro do pão, frutas e verduras. (Rhizopus). (Rhizopus). FILO ASCOMYCOTA (ascomicetos): hifas septadas, com espécies unicelulares e outras multicelulares. Formam corpo de frutificação durante os processos sexuados denominados ascos. São principalmente decompositores. Ex: Aspergillus (bolores marrons ou verdes-azulados, comuns em pães, frutas e alimentos em deterioração); Saccharomyces cerevisae (fermento cerevisae (fermento de padaria ou levedo); e Penicillium (antibiótico). Penicillium (antibiótico).
FILO BASIDIOMYCOTA (basidiomicetos): hifas septadas e formam corpo de frutificação durante os processos sexuados denominados basídios. São conhecidos como cogumelos-de-chapéu. São os fungos causadores da ferrugem no trigo, café e em outras plantas. Os cogumelos comestíveis ou champignons (Agaricus campestris); os cogumelos alucinógenos (Amanita muscaria ). FILO CHYTRIDIOMYCOTA(quitridiomicetos): fungos terrestres e aquáticos, unicelulares e multicelulares com hifas cenocíticas. Apresentam células flageladas (esporos e/ou gametas) em algum estágio do ciclo de vida. Maioria é sapróbia, mas existem espécies parasitas de plantas, de algas, de protozoários, de animais como peixes e anfíbios e de outros fungos. Ex: Batrachochytrium dendrobatidis (parasitas de anfíbios).
EXERCÍCIO SOBRE O REINO FUNGI 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.
Citar as características dos fungos. Destacar a importância dos fungos. Que são hifas e micélios? Citar a classificação dos fungos com exemplos. Citar exemplos de doenças provocadas por fungos. Que são micoses? O que são micorrizas? O que são liquens? Citar as características dos liquens. Que são sorédios e qual sua importância?
Thank you for interesting in our services. We are a non-profit group that run this website to share documents. We need your help to maintenance this website.