REFLEXOS PRIMITIVOS

February 20, 2019 | Author: Mariana Oliveira | Category: Human Anatomy, Bem-estar
Share Embed Donate


Short Description

reflexos primitivos bebe...

Description

REFLEXOS PRIMITIVOS 1) REFLEXO DE SUCÇÃO - procedimento para teste: estimular os lábios do bebê com o dedo (do examinador), chupeta ou mamadeira. - resposta: sucção do objeto estimulante intervalo esperado: aparecimento: RN desaparecimento: desaparecimento: 4m 4m - importância: é essencial para a sobrevivência do bebê, a sua ausência é sinal de grave comprometimento do SNC. E melhor observado quando o bebê está com fome e se colocado no colo em posição de aleitamento. 2) REFLEXO DE BUSCA/ PONTOS CARDEAIS/ VORACIDADE - procedimento para teste: colocar objeto semelhante ao mamilo materno (chupeta, dedo, mamadeira) na boca do bebê até que este sugue-o, deslizá-lo para os cantos da  boca, para cima ou para baixo. ba ixo. Pode-se apenas ape nas tocar os cantos da boca boc a com o objeto. - resposta: abertura da boca e rotação da cabeça na direção do estímulo, muitas vezes seguido da sucção dos lábios ou língua. - intervalo esperado: aparecimento: RN desaparecimento: desaparecimento: 2m 2m - importância: Sua ausência é sinal de grave lesão do SNC. Pode ser melhor percebido se a criança estiver com fome. 3) REFLEXO DOS OLHOS DE BONECA - procedimento para teste: estando o bebê reclinado nos braços do examinador, rodar a sua cabeça lentamente para um dos lados e mantê-la na posição por alguns segundos. - resposta: os olhos permanecem na posição inicial, não acompanham o movimento da cabeça. - intervalo esperado: aparecimento: RN desaparecimento: 1 a 3 meses - importância: Pode mostrar assimetrias. Se o movimento for feito de forma rápida, pode-se provocar um nistagmo. 4) REFLEXO DE GLABELA - procedimento para teste: bebê em supino com sua cabeça segura na linha média por uma das mãos do examinador, com o dedo indicador comprimir a glabela do bebê. - resposta: os olhos do bebê se fecham. - intervalo esperado: aparecimento: RN desaparecimento: primeiros meses de vida - importância: através deste exame pode-se detectar paresias faciais. 5) REAÇÃO AUTOMÁTICA OU REFLEXO DE DEFESA - procedimento para teste: colocar o bebê em prono com o rosto para baixo. - resposta: o bebê vira a cabeça para um dos lados a fim de liberar as vias respiratórias. - intervalo esperado: aparecimento: RN desaparecimento: persiste por toda vida - importância: se ausente é sinal de grave lesão do SNC.

6) REFLEXO MAGNÉTICO - procedimento para teste: estando o bebê deitado em supino com os quadris e joelhos fletidos e sua cabeça na linha média, colocar os polegares na sola dos pés do bebê fazendo uma leve compressão. Retirá-los lentamente. - resposta: o contato entre o dedo do examinador e a sola do pé do bebê se mantém, as  pernas do bebê se estendem (parecem estar colados). - intervalo esperado: aparecimento: RN desaparecimento: primeiros meses de vida - importância: através deste teste pode-se detectar assimetrias. 7) RETORNO DO BRAÇO SOBRE O ANTEBRAÇO - procedimento para teste: o bebê estando em supino com braços fletidos, estender simultaneamente os dois antebraços ao longo do corpo e depois soltá-los bruscamente. - resposta: os antebraços retornam à posição inicial de flexão. - intervalo esperado: aparecimento: RN desaparecimento: 1 mês - importância: em bebês hipotônicos está ausente, nas hemiparesias é assimétrico e nas hipertonias é exacerbado. 8) REAÇÃO POSITIVA DE APOIO (REFLEXO DE APOIO PLANTAR/ REFLEXO EXTENSOR/ TRÍPLICE REAÇÃO DE APOIO) - procedimento para teste: o bebê estando suspenso na vertical (seguro pelas axilas), colocar os seus pés apoiados em urna superfície dura. - resposta: tríplice extensão do MMII. - intervalo esperado: aparecimento: RN desaparecimento: 3m - importância: pode demonstrar assimetrias. E uma preparação para o apoio definitivo nesta postura. 9) REFLEXO DE MARCHA - procedimento para teste: estando o bebê suspenso pelas axilas verticalmente, apoiá-lo em uma superfície dura e incliná-lo para a frente. - resposta: a criança inicia uma marcha reflexa através de movimentos bruscos, semi atetóides e com o cruzamento de suas pernas. - intervalo esperado: aparecimento: RN desaparecimento: 2 a 3 meses - importância: pode ser um pré-programa para a marcha voluntária. Estudos demonstram que se este reflexo for exercitado pode não desaparecer e antecipar a idade do aparecimento da marcha voluntária. 10) REFLEXO DE EXTENSÃO CRUZADA - procedimento para teste: estimular a face interna da planta do pé do bebê (um lado de cada vez) enquanto se impede a sua retirada. - resposta: flexão do MI contralateral seguida de sua extensão total e adução na direção do estimulo (posição de tesoura). - intervalo esperado: aparecimento: RN desaparecimento: início do 2° trimestre de vida - importância: tentativa do organismo em preservar a sua integridade física

11) MANOBRA DE PROPULSÃO - procedimento para teste: bebê em decúbito ventral, o examinador deve colocar os  polegares nas plantas dos pés do bebê dando-lhe apoio. - resposta: o bebê se impulsiona para frente (estendendo as pernas), rastejando. - intervalo esperado: aparecimento: RN desaparecimento:4 meses 12) REFLEXO CUTANEO PLANTAR - procedimento para teste: o bebê estando em supino, estimular com objeto pontiagudo a  borda externa da planta do pé, deslizando-o desde o calcanhar até a altura dos dedos. A  pressão deve ser contínua e suave, e deve ser executada de forma rápida. - resposta: extensão dos dedos do pé (em extensão) flexão dos dedos do pé (em flexão) - intervalo esperado: de RN até 1 ano a resposta é em extensão, após 1 ano de idade a resposta deve ser em flexão. - importância: pode demonstrar assimetrias, está ausente ou diminuído em hipotônicos ou nas anomalias da coluna. Inicialmente é uma defesa do organismo (em extensão), depois se toma um mecanismo de manutenção do equilíbrio. 13) REFLEXO DE PREENSÃO PALMAR - procedimento para teste: estando o bebê em supino, posição simétrica, colocar o dedo ou um objeto fino transversalmente à palma da mão do bebê, na altura da articulação metacarpofalangeana. A mão deve estar em posição neutra com o antebraço. - resposta: forte flexão dos dedos do bebê, persistente, segurando o objeto estimulante. Desta maneira pode até ser tracionado para sentar. - intervalo esperado: aparecimento:RN desaparecimento: 4m - importância: demonstrar assimetrias. Se persistente impede a formação das CSMs, Seria a “preparação” para a preensão voluntária.

14) PREENSÃO PLANTAR - procedimento para teste: colocar objeto fino transversalmente na planta do pé do bebê ou exercer pressão com o polegar nesta região. - resposta: os dedos do pé se fletem fortemente e de maneira duradoura (pode até  prender o objeto). - intervalo esperado: aparecimento:RN desaparecimento: 8m - importância: Este reflexo está ausente em anomalias da coluna vertebral com danos neurológicos. Pode indicar assimetrias. Sua persistência impossibilita a marcha normal. 15) REFLEXO DE RETIRADA OU DE DEFESA PLANTAR - procedimento para teste: bebê estando em supino com os MMII em semi-flexão, estimular com objeto pontiagudo a planta do seu pé. - resposta: retirada instantânea do membro estimulado com tríplice flexão. - intervalo esperado: aparecimento: RN desaparecimento: 6m - importância: tentativa do organismo em preservar a sua integridade física.

16) REFLEXO DE GALANT OU DE ENCURVAMENTO DO TRONCO - procedimento para teste: bebê estando em prono ou em suspensão ventral, deslizar um objeto pontiagudo à 3 cm da linha média (um lado de cada vez) desde o ombro até a crista ilíaca. - resposta: encurvamento da coluna para o lado do estímulo, com uma leve rotação e elevação da pelve do mesmo lado estimulado. - intervalo esperado: aparecimento: RN desaparecimento: 2m - importância: pode melhorar o tônus dos músculos extensores da coluna. 17) REFLEXO TÔNICO LABIRÍNTICO - procedimento para teste: colocar a criança em decúbito ventral e depois em decúbito dorsal. - resposta: decúbito ventral: flexão total do tronco e membros, a cabeça não é colocada de lado (as vias respiratórias não se mantém livres). decúbito dorsal: extensão de tronco e pernas, braços em flexão com punhos cerrados, cabeça em leve opistótono. - intervalo esperado: aparecimento: RN desaparecimento: 4m - importância: é pouco observado em bebês normais, mais freqüentemente observado em bebês com transtornos motores por lesão cerebral ( principalmente nas tetraplegias espásticas). 18) REFLEXO DE ENDIREITAMENTO DA CABEÇA SOBRE O TRONCO/ REFLEXO POSTURAL CERVICAL/ REFLEXO DE ENDIREITAMENTO CERVICAL - procedimento para teste: o bebê estando em supino rodar a sua cabeça lateralmente mantendo-a nesta posição. - resposta: o restante do corpo acompanha a rotação, girando em bloco. - intervalo esperado: aparecimento: RN desaparecimento: 4 a 5 m - importância: sua persistência impede a dissociação do movimento e impossibilita a  passagem dissociada da postura deitada para sentada. 19) REFLEXO TÔNICO CERVICAL ASSIMÉTRICO (RTCA) - procedimento para teste: bebê em supino, estando o examinador com uma de suas mãos no peito da criança (para impedir o reflexo 19), girar a cabeça do bebê com a outra mão para um dos lados. - resposta: extensão dos membros do lado facial e flexão dos membros do lado occipital (posição de esgrimista). - intervalo esperado: aparecimento: RN a 2m desaparecimento: 3 a 4m - importância: este reflexo possibilita a descoberta dos estímulos ambientais e  principalmente da mão, e do desenvolvimento das coordenações a ela relacionadas. A persistência da postura rígida e estereotipada sugere lesão cerebral, sua ausência sugere síndromes congênitas (hipotônicas). Se estiver fixado para um dos lados, impede a movimentação para o lado contrário.

20) REFLEXO DE BABKIN (CONEXÃO MÃO/BOCA) - procedimento para teste: estando o bebê em supino, o examinador deve exercer  pressão com os polegares sobre as palmas da mão do lactente. - resposta: rotação da cabeça para a linha média acompanhada de abertura da boca. - intervalo esperado: aparecimento: RN desaparecimento: 4m - importância: este teste pode ser melhor observado quando a criança está com fome.Pode representar um primeiro sistema de integração entre diferentes áreas do SNC. 21) REFLEXO DE MORO - procedimento para teste: o bebê deve estar apoiado sobre o antebraço do examinador (tronco), com sua cabeça sustentada pela mão do outro lado. Soltar, em uma pequena amplitude, a cabeça do bebê de forma brusca./ bebê em supino sobre um lençol, realizar um estiramento brusco do lençol ou bater bruscamente com as mãos ao lado do bebê. - resposta: 1a fase: abertura da boca, abdução e extensão dos MMSS. 2a fase: retorno dos membros em adução e flexão, fechamento da boca. - intervalo esperado: aparecimento: RN desaparecimento: 4m - importância: este reflexo é uma tentativa de melhor adequação do corpo no espaço. Pode ser considerado como uma reação de equilíbrio arcaica. Uma resposta ausente ou débil pode indicar sérios danos do SNC. Possibilita ao bebê realizar o movimento de extensão de MMSS, já que o se padrão ao nascimento é flexor. 22) REAÇÃO DE COLOCAÇÃO DOS PÉS/ SALTO DOS PÉS - procedimento para teste: deve-se segurar a criança pelas axilas e suspendê-la. Roçar o dorso de seus pés em uma borda de mesa. - resposta: o pé tocado é puxado para cima superando o obstáculo. - intervalo esperado: aparecimento: RN desaparecimento: 1° ano de vida - importância: ? 23) REAÇÃO DE COLOCAÇÃO DAS MÃOS - procedimento para teste: mesmo procedimento utilizado no item só que agora toca-se o dorso das mãos da criança. - resposta: colocação das mãos no obstáculo tocado. - intervalo esperado: aparecimento:RN desaparecimento:6m - importância: ?

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF