Rede Urbana e Polarização
October 13, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Short Description
Download Rede Urbana e Polarização...
Description
UNIVERSIDADE DE UBERABA
Ronaldo Machado Borges Júnio RA: 5137836
PLANEJAMENTO URBANO
Uberaba-Mg 2021
BRUNA, Gilda Collet . Rede Urbana e Polarização. Estudo Básico para as propostas de Planejamento do Espaço Regional. In: Gilda Collet Bruna; Brenno Cyrino Nogueira. (Org.). QUESTÕES DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL. São Paulo: Nobel e EDUSP, 1983, v. 1, p. 103-117.
Rede Urbana e Polarização Gilda Collet Bruna é Professor Associado Pleno da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo sido Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo 2004-2008. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura Arquite tura e Urbanis Urbanismo mo da Univers Universidade idade de São Pau Paulo lo (1968) e defend defendeu eu Doutor Doutorado ado em Arqu Arquititet etur ura a e Urba Urbani nism smo o pe pela la Facu Faculd ldad ade e de Ar Arqu quititet etur ura a e Ur Urba bani nism smo o da Universidade de São Paulo (1972, defesa em maio de 1973). No texto “Rede Urbana a polarização” polarização” fala sobre a rede urbana que e formada pelo sistema de cidades, no território de cada país interligadas umas às outras através dos sistemas de transportes e de comunicações, pelos quais fluem pessoas, mercadorias, informações etc. Logo Lo go no inic inicio io fa fala la sobr sobre e o polo polo regi region onal al,, as cida cidade dess po polo loss tem tem co como mo fina finalilida dade de de artic articul ular ar o at aten endi dime ment nto o da dema demand nda a de se serv rviç iços os e de insu insumo moss estratégicos para o desenvolvimento regional. De acordo com Perroux o desenvolvimento e uma cidade e encontrado “na combinação de mudanças sociais e mentais da população (...)”. Ao meu ponto de vista esta afirmativa dele e correta porque se a cidade tem uma estruturação boa prin princi cipa palm lmen ente te os po polo loss re regi gion onai aiss a ch chan ance ce de ter ter eq equi uililibr bro o ec econ onôm ômic ico o e se desenvolver e grande. Hierarquia Urbana esta hierarquização é formada com base na diversificação econ ec onô ômic ica a dos centr entro os ur urba ban nos, os, fa faze zen ndo co com m que que aqu que eles les com menor enor dese de senv nvol olvi vime ment nto o es este teja jam m de depe pend nden ente tess e su subo bord rdin inad ados os às me metr tróp ópol oles es ma mais is desenvolvidas. E saber o papel que uma determinada cidade possui em termos de ofer oferta tass de be bens ns e se serv rviç iços os no es espa paço ço regi region onal al.. Po Port rtan ando do as cida cidade dess loca locais is demostram o menor nível hierárquico para os centros urbanos.
A cla lasssi sifi fica caçã ção o das ci cida dade dess vai se serr feit feita a uma anális álise e re reg gion ional, al, soci so cioe oeco conô nômi mico co entr entre e outr outras as vai vai ser ser av aval alia iado do dive divers rsas as po pote tenc ncia ialilida dade de de desenvolvimento das cidades. Para Gilda a classificação da cidade é apenas uma tentativa de agrupar itens, como, objetivos físicos, características biológicas, dados econômicos e sociais. Portanto com esse texto de Gilda Collet foi possível observa que definem a re rela laçã ção o hi hier erár árqu quic ica a da dass cida cidade dess te tem m mu muito ito ha have verr co com m os flux fluxos os ec econ onôm ômic icos os,, decorrentes da oferta e demanda de bens e serviços. Com isso foi possível percebe que região está organizada em torno de um centr ce ntro o que se compor comporta ta com como o um pol polo o basead baseado o nas ati ativid vidade adess da po popul pulaçã ação o empregada e a região devem ser entendida como parte integrada de um conjunto maior.
View more...
Comments