QUESTIONÁRIO
Short Description
vide...
Description
QUESTIONÁRIO 1 - O que simbolicamente signifca o modo como é pepaado o !and !a ndid idat ato o no di dia a da su sua a In Inic icia ia"# "#o o ao se se in int tod odu$ u$id ido o no Tem empl plo o pocedendo da !%maa de Re&e'#o( RESPOSTA - Os “olhos vendados” associados às trevas, pela escuridão signifca a ig igno nor! r!nc ncia ia e o pr prec econ once ceit ito o da das s co cois isas as"" O pr prop op#s #sit ito o in inic ici$ i$ti tico co a%&nico iplica na 'usca da “(u) do *onheciento”" Essa alegoria inici$tica signifca ta'+ ue orto estar$ o hoe proano, agora pronto a renascer para a (u)" - .espo/ado dos etais signifca o desapego das riue)as ateriais e o rep ep0d 0dio io às va vaid idad ades es u ue e na nada da a ais is sã são o do u ue e u ua a si sip ple les s aniesta%ão de e1terioridade huana" - O p+ direito descal%o co a respectiva perna desnuda at+ o /oelho, o 'ra%o esuerdo e o lado esuerdo do peito despido, fguradaente representa a huildade e respeito pela 2nstitui%ão" O p+ desnudo acentua o cainhar claudicante na in!ncia si'oli)ando os prieiros passos na senda inici$tica" O lado esuerdo do peito se relaciona co o cora%ão e a sede visuali)ada dos 'ons sentientos huanos" O peit pe ito o de desn snud udo o su suge gerre ai aind nda a o cu cup pri rie ent nto o li lite tera rall de u do dos s (and (a nda ar3 r3s s da Or Orde de no u ue e as asse seve vera ra se serr a 2n 2nic icia ia%ã %ão o a a%& %&ni nica ca privativa do se1o asculino"
) - Sendo o *omato da Sala da +o,a no RE"4" igual a um quadilongo. o que epesentam os seus limites nessa dimens#o( RESPOSTA5
- O quadrilongo é constituído simbolicamente por três quadrados contíguos, sendo um quadrado para o Oriente, um quadrado e meio para o Ocidente e meio quadrado para o Átrio. - Para simbolizar a universalidade da Maçonaria, as dimenses da !o"a est#o representadas por um segmento alegoricamente estabelecido sobre o equador terrestre, cu"a largura é de $orte ao %ul &ou vice-versa'( o comprimento do Oriente ao Ocidente &ou vice-versa'( a sua pro)undidade do pavimento &super)ície' até o centro centro da *erra e a sua altura altura da super) super)íci ície e &pavim &paviment ento' o' ao céu &ab+ba &ab+bada' da'.. 3 – Quantas e qual o significado das Colunas decoram as paredes Norte e Sul da nossa Loja?
%PO%*/ - %#o %#o doze doze 0olu 0oluna nass em cu"o cu"oss capi capité téis is "unt "untos os 1 base base da ab+b ab+bad ada a est#o st#o representadas as doze constelaçes do 2odíaco. %eis constelaçes ao $orte partindo do e3tremo do Ocidente até a grade do Oriente 4 Áries, *ouro, 5êmeos, 06ncer, !e#o e 7irgem e outras seis ao %ul partindo da grade do Oriente até o e3tremo do Ocidente 4 !ibra, scorpi#o, %agit8rio, 0apric+rnio, qu8rio e Pei3es. 9entre outros, representam agrupadas a partir de Áries de três em três os quatro 0iclos da $atureza, camin:o aparente em cu"a eclíptica o %ol percorre no espaço de um ano &Primavera, 7er#o, Outono e ;nverno'. epresenta também a senda inici8tica. 4
–
Quantas
Luzes
dirigem
uma
Loja?
%PO%*/ - *rês/ o 7ener8vel no Oriente, o = 7igilante ao Meio-9ia, ou %ul.
- O 7ener8vel representa o pilar da %abedoria, o Primeiro 7igilante o da ?oça e por sua vez o %egundo 7igilante o da @eleza. sses pilares s#o simbolicamente representados por três Ordens de rquitetura grega 4 o 7ener8vel pela 0oluna ABnica, o Primeiro 7igilante pela 9+rica e o %egundo 7igilante pela 0oríntia. 5 – Qual é o nmero m!nimo de "estres necess#rios para a a$ertura de uma Loja %usta e &erfeita e' em se tratando de uma Loja do ()**' quais s+o esses respecti,os cargos?
%PO%*/ 4 O mínimo de sete Mestres 4 *rês que a governam, 0inco que a compe e %ete que a completam. - $o eles )icam assim constituídos/ 7ener8vel Mestre, = 7igilantes &)ormam as *rês !uzes', o Orador e o %ecret8rio &que somadas 1s *rês !uzes compem das cinco 9ignidades' e mais dois O)iciais 4 o 0obridor ;nterno e o Mestre de 0erimBnia. - – Na C.mara de (efle/+o utilizada no ()**' dentre outros s!m$olos' e/iste um 0alo' uma *mpul1eta e um )squeleto 1umano 2ou um cr.nio com duas t!$ias cruzadas Qual é a interpreta+o sim$6lica de cada um desses s!m$olos mencionados?
%PO%*/ 4 O 5alo/ é um dos símbolos da 7igil6ncia, principalmente 1quela quer visa estarmos atentos para que principalmente as nossas pr+prias açes se manten:am de acordo com as e3igências da CrteD. %ímbolo também associado 1 Perseverança desvenda que o 5alo anuncia todas as madrugadas escuras que se avizin:a o raiar de um novo dia. - mpul:eta/ simboliza que o tempo é implac8vel e n#o retrocede. %ugere o aproveitamento sadio da vida. - O squeleto &cr6nio e as tíbias cruzadas'/ lerta para a consciência de que a morte é implac8vel. %imboliza a e)emeridade da vida e que se quisermos bem aproveit8-la, devemos pensar na morte. E também um símbolo que se traduz na ;gualdade, "8 que o )im da vida terrena é irremediavelmente igual para todos. 78 – 9: o significado aleg6rico relati,o ;s portas em que fostes conduzido a $ater durante a cerimH de dezembro. - re)erência ao Femis)ério $orte é porque se trata da Maçonaria %imb+lica, cu"o arcabouço doutrin8rio e a decoraç#o dos *emplos )oram desenvolvidos na meia es)era $orte onde nasceu a Maçonaria. - 0omo se trata de simbolismo, mesmo para as !o"as situadas no Femis)ério %ul, simbolicamente toda a doutrina e decoraç#o dos *emplos est#o orientadas e mantidas como se estivessem situadas no $orte do nosso Planeta. AF – *lém dos solst!cios' quais outros pontos astron= 7igilante na 0oluna do %ul ao Meio-9ia correspondente 1 @eleza &Ordem de rquitetura 0oríntia'. - %abedoria, a ?orça e a @eleza representam respectivamente a %alom#o, ei de ;srael que teve a sabedoria de construir o *emplo( a Firan, ei de *iro que com )orça au3iliou %alom#o )ornecendo :omens e madeira para a edi)icaç#o e Firan bi), o artí)ice que com beleza adornou o *emplo. F> – B que em encima o topo dos capitéis das duas Colunas esti$ulares 2@G e %G situadas na entrada do Demplo em Loja de *prendiz? 9: tam$ém a relati,a interpreta+o sim$6lica
%PO%*/ *rês om#s maduras entreabertas sobre cada capitel. - om# é em Maçonaria um dos símbolos da uni#o entre os ;rm#os. E também o emblema da :armonia social, "8 que somente com as sementes apoiadas umas sobre as outras é que o )ruto toma a sua verdadeira )orma. - 0omo complementos que embelezam as duas 0olunas %olsticiais, as om#s ao topo lembram os bens produzidos pelas estaçes &os ciclos da $atureza'. F I Quantas ,iagens praticastes conduzido pelo seu guia durante a ,ossa =nicia+o no ()**G?
%PO%*/ 4
*rês
viagens
simb+licas
37 – Somadas ; ,ossa estada na C.mara de (efle/+o ; que se referem essas ,iagens sim$6licas?
%PO%*/ 4 Juatro provas. $elas simbolicamente passei pelos quatro elementos alquímicos da antiguidade 4 *erra, r, Água e ?ogo. - prova da *erra &)ecundaç#o' denota quando estive encerrado na 06mara de e)le3#o.
- prova do r &a in)6ncia', ou a primeira 7iagem quando passei por camin:os tenebrosos e )ui conduzido e protegido pelo meu guia como meu primeiro protetor. - prova da Água, ou a segunda 7iagem quando representei a "uventude e tive como guia o Mestre que atendi com solicitude a voz da e3periência. o mesmo tempo representei nessa segunda 7iagem os sentimentos de insegurança por que passam os que atravessam o segundo ciclo da vida. - Por )im a prova do ?ogo quando representei a maturidade da vida e tive como guia um amigo. Finalizando devo ratificar que podem existir contradições em alguns aspectos no que tange aos rituais do REAA em vigência nas Obediências brasileiras. sempre bom lembrar que n!o obstante o consulente pertencer " constelaç!o da #ui Respeit$vel %rande &o'a de #inas %erais( de modo simplificado eu coloquei as questões e as respostas o mais pr)ximo poss*vel do que preceitua o verdadeiro simbolismo do Rito Escocês Antigo e Aceito.
View more...
Comments