QUESTIONÁRIO

June 19, 2019 | Author: 'Marcelo Polengue | Category: Masonic Lodge, Freemasonry, Nature
Share Embed Donate


Short Description

vide...

Description

QUESTIONÁRIO 1 - O que simbolicamente signifca o modo como é pepaado o !and !a ndid idat ato o no di dia a da su sua a In Inic icia ia"# "#o o ao se se in int tod odu$ u$id ido o no Tem empl plo o  pocedendo da !%maa de Re&e'#o( RESPOSTA - Os “olhos vendados” associados às trevas, pela escuridão signifca a ig igno nor! r!nc ncia ia e o pr prec econ once ceit ito o da das s co cois isas as"" O pr prop op#s #sit ito o in inic ici$ i$ti tico co a%&nico iplica na 'usca da “(u) do *onheciento”" Essa alegoria inici$tica signifca ta'+ ue orto estar$ o hoe proano, agora pronto a renascer para a (u)" - .espo/ado dos etais signifca o desapego das riue)as ateriais e o rep ep0d 0dio io às va vaid idad ades es u ue e na nada da a ais is sã são o do u ue e u ua a si sip ple les s aniesta%ão de e1terioridade huana" - O p+ direito descal%o co a respectiva perna desnuda at+ o /oelho, o 'ra%o esuerdo e o lado esuerdo do peito despido, fguradaente representa a huildade e respeito pela 2nstitui%ão" O p+ desnudo acentua o cainhar claudicante na in!ncia si'oli)ando os prieiros passos na senda inici$tica" O lado esuerdo do peito se relaciona co o cora%ão e a sede visuali)ada dos 'ons sentientos huanos" O peit pe ito o de desn snud udo o su suge gerre ai aind nda a o cu cup pri rie ent nto o li lite tera rall de u do dos s (and (a nda ar3 r3s s da Or Orde de  no u ue e as asse seve vera ra se serr a 2n 2nic icia ia%ã %ão o a a%& %&ni nica ca privativa do se1o asculino"

) - Sendo o *omato da Sala da +o,a no RE"4" igual a um quadilongo. o que epesentam os seus limites nessa dimens#o( RESPOSTA5

- O quadrilongo é constituído simbolicamente por três quadrados contíguos, sendo um quadrado para o Oriente, um quadrado e meio para o Ocidente e meio quadrado para o Átrio. - Para simbolizar a universalidade da Maçonaria, as dimenses da !o"a est#o representadas por um segmento alegoricamente estabelecido sobre o equador  terrestre, cu"a largura é de $orte ao %ul &ou vice-versa'( o comprimento do Oriente ao Ocidente &ou vice-versa'( a sua pro)undidade do pavimento &super)ície' até o centro centro da *erra e a sua altura altura da super) super)íci ície e &pavim &paviment ento' o' ao céu &ab+ba &ab+bada' da'.. 3 – Quantas e qual o significado das Colunas decoram as paredes Norte e Sul da nossa Loja?

%PO%*/ - %#o %#o doze doze 0olu 0oluna nass em cu"o cu"oss capi capité téis is "unt "untos os 1 base base da ab+b ab+bad ada a est#o st#o representadas as doze constelaçes do 2odíaco. %eis constelaçes ao $orte partindo do e3tremo do Ocidente até a grade do Oriente 4 Áries, *ouro, 5êmeos, 06ncer, !e#o e 7irgem e outras seis ao %ul partindo da grade do Oriente até o e3tremo do Ocidente 4 !ibra, scorpi#o, %agit8rio, 0apric+rnio, qu8rio e Pei3es. 9entre outros, representam agrupadas a partir de Áries de três em três os quatro 0iclos da $atureza, camin:o aparente em cu"a eclíptica o %ol percorre no espaço de um ano &Primavera, 7er#o, Outono e ;nverno'. epresenta também a senda inici8tica. 4



Quantas

Luzes

dirigem

uma

Loja?

%PO%*/ - *rês/ o 7ener8vel no Oriente, o = 7igilante ao Meio-9ia, ou %ul.

- O 7ener8vel representa o pilar da %abedoria, o Primeiro 7igilante o da ?oça e por  sua vez o %egundo 7igilante o da @eleza. sses pilares s#o simbolicamente representados por três Ordens de rquitetura grega  4 o 7ener8vel pela 0oluna ABnica, o Primeiro 7igilante pela 9+rica e o %egundo 7igilante pela 0oríntia. 5 – Qual é o nmero m!nimo de "estres necess#rios para a a$ertura de uma Loja %usta e &erfeita e' em se tratando de uma Loja do ()**' quais s+o esses respecti,os cargos?

%PO%*/  4 O mínimo de sete Mestres 4 *rês que a governam, 0inco que a compe e %ete que a completam. - $o  eles )icam assim constituídos/ 7ener8vel Mestre, = 7igilantes &)ormam as *rês !uzes', o Orador e o %ecret8rio &que somadas 1s *rês !uzes compem das cinco 9ignidades' e mais dois O)iciais 4 o 0obridor ;nterno e o Mestre de 0erimBnia. - – Na C.mara de (efle/+o utilizada no ()**' dentre outros s!m$olos' e/iste um 0alo' uma *mpul1eta e um )squeleto 1umano 2ou um cr.nio com duas t!$ias cruzadas Qual é a interpreta+o sim$6lica de cada um desses s!m$olos mencionados?

%PO%*/  4 O 5alo/ é um dos símbolos da 7igil6ncia, principalmente 1quela quer visa estarmos atentos para que principalmente as nossas pr+prias açes se manten:am de acordo com as e3igências da CrteD. %ímbolo também associado 1 Perseverança desvenda que o 5alo anuncia todas as madrugadas escuras que se avizin:a o raiar de um novo dia. -  mpul:eta/ simboliza que o tempo é implac8vel e n#o retrocede. %ugere o aproveitamento sadio da vida. - O squeleto &cr6nio e as tíbias cruzadas'/ lerta para a consciência de que a morte é implac8vel. %imboliza a e)emeridade da vida e que se quisermos bem aproveit8-la, devemos pensar na morte. E também um símbolo que se traduz na ;gualdade, "8 que o )im da vida terrena é irremediavelmente igual para todos. 78 – 9: o significado aleg6rico relati,o ;s portas em que fostes conduzido a $ater  durante a cerimH de dezembro. -  re)erência ao Femis)ério $orte é porque se trata da Maçonaria %imb+lica, cu"o arcabouço doutrin8rio e a decoraç#o dos *emplos )oram desenvolvidos na meia es)era $orte onde nasceu a Maçonaria. - 0omo se trata de simbolismo, mesmo para as !o"as situadas no Femis)ério %ul, simbolicamente toda a doutrina e decoraç#o dos *emplos est#o orientadas e mantidas como se estivessem situadas no $orte do nosso Planeta. AF – *lém dos solst!cios' quais outros pontos astron= 7igilante na 0oluna do %ul ao Meio-9ia correspondente 1 @eleza &Ordem de rquitetura 0oríntia'. -  %abedoria, a ?orça e a @eleza representam respectivamente a %alom#o, ei de ;srael que teve a sabedoria de construir o *emplo( a Firan, ei de *iro que com )orça au3iliou %alom#o )ornecendo :omens e madeira para a edi)icaç#o e Firan  bi), o artí)ice que com beleza adornou o *emplo. F> – B que em encima o topo dos capitéis das duas Colunas esti$ulares 2@G e %G situadas na entrada do Demplo em Loja de *prendiz? 9: tam$ém a relati,a interpreta+o sim$6lica

%PO%*/ *rês om#s maduras entreabertas sobre cada capitel. -  om# é em Maçonaria um dos símbolos da uni#o entre os ;rm#os. E também o emblema da :armonia social, "8 que somente com as sementes apoiadas umas sobre as outras é que o )ruto toma a sua verdadeira )orma. - 0omo complementos que embelezam as duas 0olunas %olsticiais, as om#s ao topo lembram os bens produzidos pelas estaçes &os ciclos da $atureza'. F I Quantas ,iagens praticastes conduzido pelo seu guia durante a ,ossa =nicia+o no ()**G?

%PO%*/  4

*rês

viagens

simb+licas

37 – Somadas ; ,ossa estada na C.mara de (efle/+o ; que se referem essas ,iagens sim$6licas?

%PO%*/  4 Juatro provas. $elas simbolicamente passei pelos quatro elementos alquímicos da antiguidade 4 *erra, r, Água e ?ogo. -  prova da *erra &)ecundaç#o' denota quando estive encerrado na 06mara de e)le3#o.

-  prova do r &a in)6ncia', ou a primeira 7iagem quando passei por camin:os tenebrosos e )ui conduzido e protegido pelo meu guia como meu primeiro protetor. -  prova da Água, ou a segunda 7iagem quando representei a "uventude e tive como guia o Mestre que atendi com solicitude a voz da e3periência. o mesmo tempo representei nessa segunda 7iagem os sentimentos de insegurança por que passam os que atravessam o segundo ciclo da vida. - Por )im a prova do ?ogo quando representei a maturidade da vida e tive como guia um amigo. Finalizando devo ratificar que podem existir contradições em alguns aspectos no que tange aos rituais do REAA em vigência nas Obediências brasileiras.  sempre bom lembrar que n!o obstante o consulente pertencer " constelaç!o da #ui Respeit$vel %rande &o'a de #inas %erais( de modo simplificado eu coloquei as questões e as respostas o mais pr)ximo  poss*vel do que preceitua o verdadeiro simbolismo do Rito Escocês Antigo e Aceito.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF