Questionário de Entrevista de Emprego

February 5, 2019 | Author: Nanda | Category: Interview, Time, Life, Tecnologia, Artificial Intelligence
Share Embed Donate


Short Description

Download Questionário de Entrevista de Emprego...

Description

QUESTIONÁRIO DE ENTREVISTA PARA EMPREGO:

1 )Quais são seus objetivos a longo l ongo prazo?

Atenho-me exclusivamente a assuntos profissionais Dentre as metas que explicito, coloco apenas objetivos profissionais Dou ênfase acentuada aos meus assuntos particulares 2 )Quais são seus objetivos a curto prazo?

Procuro ser bastante específico e objetivo na resposta Tento ser genérico e bem abrangente para impressionar  Tento partir do genérico para o específico para demonstrar conhecimentos 3 )O que você procura na disputa por esta vaga?

Livrar-me do desemprego porque tenho família para sustentar  sustentar  Crescer profissionalmente  Novos desafios, realização profissional e resultados 4 )Por que está deixando o emprego atual ou anterior?

Digo a verdade mesmo se estiver saindo à procura de um desafio maior  Evito falar em reengenha r eengenharia ria e cortes, pois pode passar insegurança Procuro evitar detalhes que podem comprometer a entrevista 5 )Por que você acha que devemos contratá-lo?

Explico que analisei muito a vaga e a empresa, o que me fez acreditar que tenho o  perfil ideal Digo que sou um bom profissional que está disponível Explico que, pelo meu perfil e pela minha experiência, posso trazer os benefícios e os resultados esperados, que são tais e tais 6 )Você é capaz de trabalhar sob pressão, com prazos e metas definidos?

Elegantemente, discordo que se deva trabalhar sob pressão, pois isso causa estresse e afeta a criatividade Respondo afirmativamente e dou exemplos da minha experiência profissional Respondo que isso dependerá das circunstâncias circunstâncias que a empresa puder oferecer para o meu crescimento profissional 7 )Liste três realizações em sua carreira

profissional:

Menciono prioritariamente prioritariamente as promoções que recebi Procuro refletir sobre a carreira desde o começo para demonstrar constância constância de  progresso e realizações Escolho realizações recentes de resultados positivos para a organização e para meus objetivos profissionais 8 )Qual você considera seu ponto forte?

Procuro destacar meu entusiasmo pelos desafios, minha competência para obtenção de resultados e os cuidados com a vida pessoal Tento demonstrar qualidades diretamente ligadas ao cargo em disputa Dou ênfase para aquilo que possa demonstrar que "visto a camisa" da empresa que me contrata 9 )O que você considera como seu ponto fraco?

Encaro essa questão como uma "armadilha" e tento sutilmente transformar pontos fracos em fortes Menciono honestamente meus pontos fracos e como pretendo melhorá-los Tento demonstrar que, profissionalmente, meus pontos fracos do passado estão ultrapassados 10 )De que você não gostava em seu emprego anterior?

Jamais me queixo de meu emprego anterior numa entrevista Objetivamente Objetivamente cito os erros meus, da empresa e de meus superiores Mostro os problemas na empresa, mais deixo claro que contribuí até onde pude para tentar saná-los 11 )Você se considera um líder? Dê exemplos.

Seria demonstrar total imodéstia responder afirmativamente, embora me considere em condições de me desenvolver  Exemplifico com minha experiência no comando de equipes É mais importante, na atual conjuntura, conjuntura, demonstrar-me um bom "carregador de piano" 12 )Você ajudou a aumentar as vendas ou os lucros no emprego anterior?

Respondo que, na maior parte das vezes, essa não era função que coubesse diretamente ao cargo que ocupava Respondo de maneira genérica para não ter de provar com números, o que seria muito difícil Procuro exemplificar exemplificar os resultados resultados em detalhes, detalhes, incluindo os benefícios benefícios para a empresa como um todo

13 )Você ajudou a reduzir os custos?

Mostro resultados concretos nesse sentido Demonstro claramente claramente que há uma excessiva preocupação com redução de custos e que se deve mais buscar aumento de vendas Aproveito para criticar a reengenharia porque vem criando uma obsessão pelo corte de custos em detrimento da qualidade 14 )Você selecionou ou admitiu funcionários? O que você considera importante num colaborador?

Tento fugir desta questão, de forma inteligente, pois pode criar um confronto com as técnicas do meu entrevistador  Respondo objetivamente e saliento as qualidades principais que procuro num futuro colaborador  Cito apenas casos reais ocorridos em minha vida profissional 15 )Cite o caso de maior sucesso em sua carreira profissional

Menciono aqui aquele que trouxe o maior resultado para a organização da qual era colaborador  Procuro citar aquela promoção mais representa r epresentativa tiva em minha carreira Inteligentemente, Inteligentemente, deixo claro que meu maior sucesso está por vir, graças ao meu entusiasmo por novos desafios 16 )Cite o maior problema resolvido em sua carreira

Atenho-me exclusivamente exclusivamente ao meu crescimento profissional Conto em detalhes o problema e as providências tomadas Astutamente, Astutamente, falo de maneira genérica para demonstrar que sempre surgiram muitos  problemas e eu soube resolvê-los 17 )Você foi convidado para participar de uma dinâmica de grupo.

Compareço com espírito de marcar presença, mesmo não considerando esta etapa muito importante Considero este tipo de avaliação incompatível com meu nível profissional Compareço sem nenhum preconceito 18 )Você foi convidado a participar de um processo de seleção. Você considera:

Que a vaga é sua pois seu currículo é o melhor do mercado

Uma oportunidade de se autoavaliar no mercado Estou bem colocado e não vejo relevância em participar de um processo de seleção 19 )No final da entrevista você pergunta:

Quantos profissionais estão participando do processo seletivo Qual será a próxima etapa do processo Agradece a atenção e se coloca à disposição para outras informações 20)

Quall sua per Qua perspe specti ctiva va ao par partic ticipa iparr des desta ta ent entrev revist ista a de em empre prego? go?

 ____________________________________________________________   ____________________________________________________________   ____________________________________________________________   ____________________________________________________________  21)) 21

O qu que e vo você cê es espe pera ra de dest ste e em empr preg ego? o?

 ____________________________________________________________   ____________________________________________________________   ____________________________________________________________   ____________________________________________________________  22)) 22

O qu que e vo você cê po pode de of ofer erec ecer er à em empr pres esa? a?

 ____________________________________________________________   ____________________________________________________________   ____________________________________________________________   ____________________________________________________________  23)

Em que voc você ê acr acredi edita ta que a sua con contra trataç tação ão va vaii som somar ar par para a es esta ta

empresa?  ____________________________________________________________   ____________________________________________________________   ____________________________________________________________   ____________________________________________________________  24)

Como você descreve a sua personalidade?

 ____________________________________________________________   ____________________________________________________________ 

 ____________________________________________________________   ____________________________________________________________ 

SIGNIFICADO DAS PERGUNTAS/ RESPOSTAS:

Perguntas de entrevista de emprego O que temos a seguir é um conjunto de perguntas comuns em entr en trev evist istas as el elab abor orad adas as po porr pr profi ofissi ssion onais ais tí típi picos cos.. Nã Não o ex exist iste e uma única resposta certa para cada uma delas, e você deve responder semp se mpre re co com m na nattur ural alid idad ade e e de for orma ma esp spon ontâ tâne nea a - na nada da de respostas decoradas! Mas em muitas das perguntas há um teste oculto, e estes testes acabam eliminando muitos candidatos. Por isso, para cada pergunta foi acrescentada uma sugestão de resposta, e eventualmente um comentário sobre qual o teste oculto.

Voccê nã Vo não o dev eve e de deco cora rarr es esttas re resp spo ost stas as e us usáá-la lass na pró róxi xim ma entrevista; a idéia é que você as use como base para compor sua própria resposta, que deve ser sincera e espontânea. Assim, você não nã o se será rá peg ego o desp spre repa para rad do po porr ne nenh nhum uma a des esttas pe perg rgun unttas comuns, muitas delas difíceis de serem respondidas de improviso. Lembre-se que o entrevistador muitas vezes tentará impor um ritmo arttificial ar

à

entrevist sta, a,

pressio ion nan and do

voc ocê ê,

antag ago oni nizzan and do,

ques qu esti tion onan ando do tu tudo do.. Fa Fazz pa part rte e da ex expe peri riên ênci cia, a, e ne nest stes es ca caso soss prov pr ovav avel elme ment nte e el ele e de dese seja ja ve verr co como mo vo você cê se co comp mpor orta ta qu quan ando do pres pr essi sion onad ado. o. Ma Mass a su sua a po posi siçã ção o se semp mpre re é o re resu sult ltad ado o de um uma a esco es colh lha a pe pess ssoa oall - vo você cê po pode de an anta tago goni nizá zá-l -lo o de vo volt lta, a, ma mass po pode de escolhe esc olherr tam também bém man manter ter a tra tranqu nquilid ilidade ade e cont continu inuar ar ofe oferec recend endo o respostas calmas e completas. De qualquer maneira, quanto mais preparado você estiver, mais apto estará a se sair bem mesmo que seja colocado contra a parede e levado a responder tudo sem tempo para pensar. Uma dica é essencial: sempre que for possível, tente fazer com que a entrevista seja uma conversação bidirecional, e não apenas um questionário. Já no início, após a apresentação inicial por parte do entr en trev evis ista tado dor, r, fa faça ça al algu guma ma pe perg rgun unta ta in inte teli lige gent nte e so sobr bre e al algu gum m aspecto da vaga ou do processo seletivo. Se ele responder, você terá não apenas um ambiente mais favorável, mas também alguma infformaç in ação ão adicion ona al que pod ode erá ser útil duran antte a própria entr en trev evist ista. a. Ou se seja ja:: nos pr prime imeiro iross mi minu nutos tos,, mo mome ment nto o em qu que e o candidato típico está procurando falar sobre si às cegas, você já terá conseguido criar um clima favorável e obtido informações sobre o que o entrevistador está procurando, para saber o que oferecer a ele. Vamos às perguntas e respostas:

Sobre você 1. Fale sobre você. Isto não é propriamente uma pergunta, mas

freqüentemente as entrevistas começam assim, e o candidato desata a falar sem parar, e o avaliador presta atenção à sua capacidade de se concentrar nas prioridades, encadear idéias, e comunicar-se livremente. Lembra quando falamos sobre o “discurso do elevador”, no artigo anterior? anterior? Aqui ele será muito útil. Se você não sabe o que é um “discurso do elevador”, imagine que você encontrou no elevador o responsável pela seleção da vaga dos seus sonhos, e tem apenas o tempo do traj tr ajet eto o ent ntre re 10 an anda dare ress par ara a faz azêê-lo lo se in intter eres essa sarr em selecioná-lo para a vaga. O que você diria? Estas 2 ou 3 frases, que você deve dese sen nvo volv lve er, memor oriizar e ensaia iarr com anttecedência, são importan an anttíssi sim mas, e est ste e é um bom momento para usá-las. Quais ais os seu seus s in inter teress esses es pes pesso soais ais? ? Aqui o entrevistador 2. Qu

quer saber se você não é o que ele classificaria como um desajustado, uma pessoa problemática, ou então alguém tão liga li gado do a se seus us in inte tere ress sses es ex extter erno noss que nã não o te teri ria a ene nerg rgia ia sufi su fici cien ente te pa para ra cu cuid idar ar do se seu u tr trab abal alho ho.. Po Pode de se serr um uma a bo boa a oportunidade de quebrar preconceitos e estereótipos; se você for mais velho que a média do mercado, destaque atividades que qu e de demon monst stre rem m at atual ualiz izaçã ação, o, vig vigor or fí físic sico o e en ener ergi gia. a. Se for muit mu ito o jo jove vem, m, dest staq aque ue al algo go qu que e in indi diqu que e pon onde dera raçção e oportunidade oportun idadess adicion adicionais ais de ter adquir adquirido ido experiência experiência útil para a vaga, como algum cargo na diretoria de uma ONG, por exemplo.

Que e bo bons ns li livr vros os (o (ou u bo bons ns fi film lmes es)) vo você cê te tem m li lido do (o (ou u 3. Qu

aval alia iad dor nã não o est stá á ap ape ena nass assistido assis tido)) ulti ultimam mamente ente? ? Seu av querendo puxar papo. Ele quer saber algo sobre o seu nível cult cu ltur ural al,, e tam ambé bém m se vo você cê é um me ment ntir iros oso o qu quan ando do so sob b press ssã ão (cas aso o não tenha lid ido o ne nen nhum livr vro o que pos osssa mencionar, e aí invente que leu algum). Não importa qual livro você indique, ele vai lhe fazer perguntas sobre ele. Portanto, fica a dica: se você está procurando emprego, é bom ler algum bom livro sobre o qual você fique à vontade para discorrer em uma entrevista. De preferência, um livro que vá interessar ao seu entrevistador, e que seja recente o suficiente para ele não poder pensar que você não lê um livro há 4 anos! 4. Qual

seu

ponto

forte? Es Esco colh lha a

prev pr evia iame ment nte, e, e es este teja ja

preparado para exemplificar e detalhar, sem mentir. Eis uma lista de atributos estritamente pessoais mas que costumam ser valorizados valoriz ados pelos entrevistadores. entrevistadores. Ident Identifiqu ifique e quais deles você tem em maior grau, e passe esta idéia (ou afirme diretamente) em seu texto ou na entrevista: Motivado; Racional; Energético (atenção: não é a mesma coisa que enérgico. Tem relação com a disposição para realizar trabalho); Dedicado (veste a camisa); Honesto; Capaz de liderar; Com iniciativa; Com objetivos; Com visão; vis ão; Co Com m em empa pati tia; a; Pe Pers rsist isten ente te;; Bo Bom m co comu munic nicad ador; or; Bo Bom m técnico. Qual al seu ma maior ior po ponto nto neg negat ativo ivo? ? Cuidado! A maioria das 5. Qu

pessoas que já leu dicas de entrevista acha que deve escolher algo al go qu que e nã não o se seja ja tão ne nega gattiv ivo o as assi sim, m, com omo o “se serr mu muit ito o perfeccionista”, ou “exigir demais de si mesmo”. Na minha opinião, quando eu mesmo entrevisto, essas respostas prontas que qu e di disf sfar arça çam m um po pont nto o po posi siti tivo vo co como mo se fo foss sse e ne nega gati tivo vo passam uma idéia de artificialidade, e de ausência de respeito pelo pe lo in inte terl rloc ocut utor or e pe pela la em empr pres esa. a. Di Diga ga qu que e nã não o co cons nseg egue ue

lembra rarr

de

uma um a

cara raccterís ísttica

profissi sion ona al

que

poss ssa a

comp co mpro rome mete terr se seu u de dese semp mpen enho ho no ca carg rgo o pa para ra o qu qual al es está tá sendo considerado, e aí acrescente um ponto negativo real (no qual qu al voc você ê pe pens nsou ou co com m ant antec eced edên ênci cia), a), qu que e fa faça ça se sent ntid ido o no cont co ntex exto to da em empr pres esa, a, ma mass qu que e nã não o vá co comp mpro rome mete terr su suas as chances de aprovação. Se possível, equilibre-o explicando a forma como você lida com este ponto negativo, e mencione um ponto positivo forte já em seguida. Mas não exagere escolhendo algo que possa soar pior do que é na realidade. 6. Qual seu maior arrependimento? Como no caso do “maior

ponto negativo”, aqui o entrevistador não espera que você realmente confesse algo, mas ele quer saber como você lida com co m es esse se ti tipo po de sit situa uaçã ção. o. Co Conf nfes essar sar um arr arrep epen endim dimen ento to verd ve rdade adeir iro o em ge geral ral nã não o é po posit sitiv ivo o pa para ra a su sua a po pont ntua uação ção,, mesmo que seja algo inocente. E tentar mascarar uma vitória como se fosse arrependimento também é um truque manjado. Eu di diri ria a qu que e nã não o te tenh nho o ar arre repe pend ndim imen ento tos, s, e qu que e te tenh nho o um princípio, que também aplico na vida profissional, de agir de acordo com a minha consciência, e de sempre decidir de forma equilibrada, o que me permite prosseguir sem deixar espaço para pa ra ar arre repe pend ndim imen ento to ou pa para ra o de dese sejo jo de qu que e eu ti tive vess sse e decidido de forma diferente. 7. Você aceitaria mudar algum aspecto importante da sua vida (por exemplo, mudar de cidade)? Não feche portas já

na entrevista, mas ao mesmo tempo não mostre ser irrefletido ou desesperado por uma vaga. Diga que estudaria com prazer uma proposta, que decidirá quando souber dos detalhes, mas que não vê nenhum problema grave que o impeça de tomar esta decisão, se for a correta. 8. Qual

sua su a

pret pr eten ensã são o

sal alar aria ial? l? Ra Rarram ame ente

a

emp mprresa

pergunta isso para lhe oferecer o que você está pedindo, caso

ach ac he que voc ocê ê est stá á à alt ltu ura - a ent ntrrevis istta de seleção raramente inclui negociação salarial, que ocorre em uma fase posterior, apenas com os aprovados. Aqui você está apenas sendo avaliado, e perde ponto quem se valoriza demais, ou de menos, em relação à estimativa do avaliador. Se você estiver empregado, empre gado, pode dizer quanto ganha hoje, e que sua intenç intenção ão é pr prog ogre redi dir, r, ma mass que ag agua uard rda a par ara a sa sab ber ma mais is sob obre re as condições da vaga para a qual está sendo selecionado. Se não estive verr

trab abal alh han and do,

ou

est stiv ive er

em

situaç ação ão

inst stá áve vell,

simplesmente diga que você é flexível e tem interesse em ganhar de acordo com o mercado, e que não tem dúvida de que o plano de cargos e salários da empresa é adequado. Se  julgar relevante, relevante, pode mencion mencionar ar quanto ganhava no empre emprego go anterior. Qual al seu obj objeti etivo vo de lon longo go pra prazo? zo? O entrevistador quer 9. Qu

saber sab er se seu u ob obje jeti tivo vo pe pess ssoal oal em um co cont ntex exto to pr profi ofiss ssion ional, al, e dentro da empresa. Não há problema em ser bastante objetivo e dizer simplesmente que deseja vir a ser o diretor operacional, ou o responsável pela sucursal do Centro-Oeste. Mas se você conhecer bem a empresa, pode ser mais amplo, dizendo por exemplo que deseja conhecer bem a realidade de todas as regiões em que a empresa atua, porque sua intenção é vir a ser o responsável pela logística. Não diga que quer ter um salário compatível, um bom plano de aposentadoria, ou outro objetivo que seja vantajoso apenas para você, e não para a empr em pres esa, a, me mesm smo o qu que e se seja ja de deco corr rrên ênci cia a da va vaga ga qu que e vo você cê pleiteia. 10. Quais suas metas de curto prazo? lembre-se de que metas

são mais

precisas, e que incluem

datas, ou mesmo

quantificações, quando for o caso. O entrevistador quer saber suas metas pessoais em um contexto profissional, e dentro da

empresa. O ideal é poder dizer que quer chegar a ser gerente de uma filial já no ano que vem, ou que pretende conhecer a fundo o processo produtivo nos próximos 2 anos, para embasar uma carreira executiva na área de gestão fabril. 11. Suas

qual aliifi fica caçõ ções es

não

são

exc xces essi siv vas

par ara a

est sta a

vaga? Nenhum empregador gosta de contratar uma pessoa

que logo vá ficar descontente com um trabalho que pode ser vist vi sto o co como mo ab abai aix xo do se seu u po pote tenc ncia ial, l, e ac acab abe e sa sain indo do da empresa logo após ter sido contratado. Se suas qualificações forem mesmo acima do que a vaga exige, esclareça as razões pelas quais a vaga é exatamente o que você deseja agora, que tem certeza de que a médio prazo surgirão oportunidades de prosseguir sua carreira dentro da própria empresa, e que as qualificações que você tem em excesso são do interesse da empresa.

Sobre sua carreira profissional 1. O

que

você

fez

de

e bom

posicionamento no

seu

emprego

Aume ment ntou ou fat fatura urame ment nto? o? Lu Lucr cro? o? Re Redu duzi ziu u cu cust stos? os? anterior? Au Moti Mo tivo vou u a eq equi uipe pe?? Cr Crio iou u um no novo vo de depa part rtam amen entto? Es Este teja ja prep pr epar arad ado o pa para ra re resp spon onde derr ob obje jeti tiva vame ment nte, e, co com m ex exem empl plos os claros, datas e números. Cont ntee-m me so sobr bre e um uma a si situ tuaç ação ão em que se seu u tr trab abal alho ho 2. Co

essa sa nã não o dá par ara a es esca capa par: r: tod odo o tenha ten ha sid sido o cri critic ticado ado.. Des mundo que toma decisões acaba sendo criticado, mais cedo ou mais tarde. Escolha antecipadamente uma situação em que você foi criticado por um superior (nunca por um cliente ou por um su sub bor ordi dina nad do) o),, mas co come mece ce diz izen endo do o qu quan anto to é ma mais is freqüente você receber feedback positivo do que negativo. Se possível, conte algo do início da sua carreira, e aproveite para

explicar o que você aprendeu com o episódio, ou como teria agido hoje para evitar cometer a falha criticada - NÃO tente dizer que a crítica foi injusta ou imerecida. E não escolha uma situação situaçã o que possa colocar em dúvida seu desempenho desempenho para a posição que você estiver pleiteando! Você cê co cons nseg egue ue tr trab abal alha harr so sob b pr pres essã são o e co com m pr praz azos os 3. Vo curtos? É bom que consiga, porque você nunca deve mentir

em ent ntrrevis isttas, e a respos ostta certa para esta pergunta dif ifiicilmente pode se serr algo diferente de “Sim”. Venha prep pr epara arado do,, já co com m um ex exem empl plo o pr prev evia iame ment nte e es esco colhi lhido do de situação em que você se destacou sob pressão. 4.  Já demitiu um funcionário? Diga a verdade. Se ocorreu em

mais do que uma ocasião, exemplifique com a que for mais fácil de explicar, com a causa mais objetiva. Não critique o demitido, nem se justifique demais - o avaliado aqui é você. Mass es Ma este teja ja pr prep epar arad ado o pa para ra de defe fend nder er su sua a de deci cisã são, o, ca caso so o avaliador insista. icu uldade de 5. Com que tipo de pessoa você tem dific trabalhar? A resposta mais óbvia é perigosa - nada de dizer

que

você

tem

prob oble lem m as

c om

pess sso oas irrespon onssáve veis is,,

pre pr egu guiç iços osas as,, ou qu qual alqu quer er ou outtro ad adje jettiv ivo o ne nega gati tivo vo.. Se o entr en trev evist istad ador or es esti tive verr pr proc ocura urand ndo o al algu guém ém com po pote tenc ncial ial de lide li dera ranç nça, a, es este te ti tipo po de at atit itud ude e nã não o é de dese sejá jáve vel, l, e el ele e va vaii selecionar aquela pessoa que estiver apta a trabalhar com quem for necessário para realizar a missão, ou mesmo que esteja apta a ser um bom exemplo e uma inspiração para elas. Portanto, o ideal é dizer que na sua experiência, você acabou descobrindo que tem facilidade de trabalhar com as equipes variadas que a vida nos traz, e que sempre percebe que é bem recebido por elas, e as admira.

6. Quais decisões são mais difíceis para você? Aqui podem

perder pontos os que dão respostas puramente egoístas ou que dizem que nenhuma decisão é difícil (mostrando que não estão acostumados a ter responsabilidade, ou que decidem irrefletidamente). O ideal é poder dizer que sempre decide de forma ponderada, considerando todos os fatos disponíveis, a estratégia da empresa (missão, visão, valores, objetivos), a ética profissional e os recursos disponíveis, e que as decisões mais difíceis de tomar são as que afetam a vida da equipe, em aspectos pessoais. 7. Se

pudesse

começar

tudo

de

novo,

o

que

faria

diferente? A não ser que algo muito sério no seu passado seja

de conhecimento público, mostre equilíbrio dizendo que não muda mu dari ria a na nada da de es esse senc ncia ial. l. Me Messmo o qu que e ac acon onttec ece eu de negativo agregou experiência e ajudou a formar o seu caráter. Porr qu que e es está tá sa sain indo do do em empr preg ego o at atua ual? l? (s (se e es esti tive verr 8. Po trabalhando) Esta é uma pergunta importante. Lembre-se de

que qu e o en entr trev evis ista tado dorr va vaii se pe perg rgun unta tarr se vo você cê nã não o fa fari ria a o mesmo com a empresa para a qual você está se candidatando. Fale a verdade, mas não fale mal da empresa atual, nem do chef ch efe. e. Vo Você cê po pode de re resp spon onde derr qu que e es está tá em bu busc sca a de no nova vass oportunidades e desafios, mais responsabilidades, crescimento pess pe ssoal oal e pr prof ofis issio sional nal,, ou qu que e te tem m int inter eres esse se es espe pecí cífi fico co em alguma característica que a nova empresa tem, e que seja incompatível com a empresa anterior. Não invente que é por diferenças de visão com o chefe atual, nem por conflitos com a administração da empresa. Porr que sa saiu iu do em empr preg ego o an ante teri rior or? ? (s (se e es esti tive verr se sem m 9. Po emprego) Diga a verdade, sabendo que pode ser verificado.

Se foi em uma demissã são o col ole etiva por cor ortte de cust sto os, fechamento da empresa, absorção por outra empresa, etc.,

simplesmente diga isso, sem criticar a decisão. Se foi por outro motivo, diga de forma curta e objetiva. Se foi por sua causa, acrescente que aprendeu a lição e não cometerá o mesmo erro novamente. Não se alongue. 10. Por que você ficou tanto tempo sem trabalhar? Essa pode

não ser fácil, mas a saída é ser honesto. Escolhas pessoais, situa sit uaçõe çõess fa famil miliar iares es,, co com m o cô cônj njug uge e ou os fi filh lhos, os, re rece cessã ssão, o, tentativa de iniciar negócio próprio… Se você tiver um motivo, apresente-o, para parecer seletivo, e não preguiçoso, e nem uma pessoa rejeitada pelo mercado. Explique que se manteve atualizado. Mas saiba que o avaliador vai dar muita atenção a isso. 11. Por que você teve tantos empregos? É raro encarar uma

pessoa com muitos empregos no currículo como um candidato persi sist ste ente

que

tem

experi riê ênc ncia ia var ariiada. A

expressã são o

pejorativa, muito mais comum, é que ele “pula de galho em galho”. gal ho”. Se o ent entrev revist istador ador que questio stionar, nar, pro procur cure e ser hone honesto, sto, mass en ma enfa fati tize ze os em empr preg egos os no noss qu quai aiss vo você cê fi fico cou u po porr ma mais is tempo, e dê exemplos de casos em que sua saída foi provo pr ovoca cada da po porr fa fator tores es ex exte terno rnoss - em empr pres esas as qu que e fe fech char aram, am, foram adquiridas, etc. Se você trabalhou em vários empregos temporários, temp orários, explique também, também, bem como as razõe razõess para isso, e a experiência que isso lhe trouxe. Mas se você de fato pula de galho em galho, provavelmente o entrevistador perceberá, e pontuará de acordo. 12. Você não deveria estar ganhando mais, neste estágio da sua carr carreira eira? ? Não dê a impressão de que você é movido

apenas pelo dinheiro, mas também não pareça ser desprovido de ambição. Uma boa resposta é que você optou por cuidar de outras prioridades prioridades (família, estudos, ou outras que ninguém vá questionar) antes de dar início ao seu maior comprometimento

com a carreira profissional, e que está convencido de que foi a decisão certa, porque agora você está muito mais preparado e estabilizado para assumir compromissos com a carreira. Siga para a parte 2

Na pa part rte e 2 de dest ste e art artig igo o, ve vere remo moss pe perg rgun untas tas qu que e ex expl plor oram am su suas as expe ex pect ctat ativ ivas as so sobr bre e a va vaga ga e a em empr pres esa a pa para ra as qu quai aiss es está tá se candi can didat datand ando, o, sua op opini inião ão so sobre bre su sua a em empr pres esa, a, eq equip uipe e ou ch chef efe e ante an teri rior ores es,, e al algu guma mass da dass ar arma madi dilh lhas as co comu muns ns em en entr trev evis ista ta e redação para seleção de emprego, bem como as fontes e referências deste artigo.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF