Quero Morar Nos EUA
May 3, 2024 | Author: Anonymous | Category: N/A
Short Description
Download Quero Morar Nos EUA...
Description
1
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
SUMÁRIO
2
1. Você conhece o meu projeto BAHH PELO MUNDO Em Busca da Felicidade? Não? Então vou te apresentar! ...................................................................................................... 3 2. Introdução........................................................................................................................ 4 3. Tipos de vistos americanos ............................................................................................. 5 4. Formas de obter o Green Card ...................................................................................... 11 5. Você vai precisar de um passaporte .............................................................................. 12 6. Curiosidades sobre os EUA .......................................................................................... 14 7. Como aprender inglês antes de vir morar nos EUA...................................................... 21 8. Custo de vida em Orlando ............................................................................................. 25 9. Porque você deve (ou não) considerar vir morar em Orlando ...................................... 29 10. Como alugar um imóvel .............................................................................................. 30 11. Como mobiliar a casa gastando pouco ........................................................................ 34 12. Como comprar um carro ............................................................................................. 35 13. Conclusão .................................................................................................................... 37 14. Canais de contato ........................................................................................................ 40
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
1. Você conhece o meu projeto BAHH PELO MUNDO Em Busca da Felicidade? Não? Então vou te apresentar!
Em 2018 comecei a repensar a forma como eu levava a minha vida, os meus conhecimentos, a forma como eu estava me permitindo viver. Daí surgiu uma vontade louca de conhecer outras pessoas, mudar radicalmente o meu estilo de vida, aprender mais, repassar o que eu aprendi ao longo da vida sobre desenvolvimento pessoal, mindset, outras formas de trabalho, além de querer falar muito sobre viagens que é um assunto que eu simplesmente amo. E essa inquietação me fez pensar em quantas pessoas estão por aí levando uma vida sem propósito, deixando os dias irem passando sem um planejamento, sem um rumo certo em busca da felicidade. Portanto, minha real intenção com tudo isso é trocar experiências, dar apoio e ajudar pessoas que não estão plenamente felizes com suas vidas, independentemente da idade, profissão, classe social ou estado civil. Principalmente no que se refere as minhas experiências morando nos Estados Unidos (Orlando, Florida). E foi nessa linha de pensamento que nasceu este E-book que tem como objetivo munir você de toda a informação que disponho sobre como morar nos Estados Unidos. A maioria das dicas e curiosidades se referem ao Estados Unidos como um todo, mas também vou repassar tudo o que sei sobre Orlando. Então, vamos ao que interessa Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
3
2. Introdução
Quando eu decidi vir morar em Orlando fiz diversas pesquisas na internet sobre de que forma eu poderia fazer isso e como era a vida por aqui. Não tenho nenhuma dúvida da importância de uma pesquisa como essa, mas eu confesso que deu um trabalhão. O que você precisa ter em mente, desde o início, é que mudar de país é uma decisão muito séria. Envolve muitas decisões relacionadas, ou seja, ficar longe da família, aprender e se submeter a novos costumes, aprender um novo idioma e uma nova forma de comunicação (não se trata tão somente de saber falar inglês). Acredite, morar em outro país demanda reaprender a viver. Você não sabe mais falar (a não ser que seu inglês seja TOP), não conhece as leis de trânsito e a legislação nacional, não sabe onde adquirir determinado produto ou serviço, não sabe mais como são as unidades de medida, dentre dezenas de outros detalhes. Portanto, você precisa pesquisar TUDO O QUE ESTIVER AO SEU ALCANCE sobre o lugar para o qual você está querendo se mudar. Você precisa saber antes de tudo, se o que existe lá se encaixa na sua vida e na vida da sua família. Precisa descobrir (antes de chegar lá) se você está disposto a recomeçar. Felizmente, eu fiz o meu “dever de casa” e não tive nenhuma surpresa desagradável ao chegar em Orlando. Porém, já conheci várias pessoas que não tiveram a mesma responsabilidade e hoje se arrependem ou estão infelizes porque as coisas não são como elas esperavam.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
4
3. Tipos de vistos americanos
Para você ingressar em solo americano você vai precisar de um visto. O visto nada mais é do que uma espécie de autorização oficial emitida pela embaixada do país que você quer visitar. Primeiramente, você deve saber que existem muitos, mas muitos tipos de vistos americanos.
Vou comentar com você nesse e-book sobre os mais conhecidos e mais utilizados pelos brasileiros: 3.1 Férias, turismo ou tratamento médico (B-2): Também conhecido como visto de turista, é o visto mais comum, pois é utilizado por todo mundo que quer conhecer os Estados Unidos. Para obtê-lo você precisa preencher um formulário (DS-160) no site da embaixada americana, pagar a taxa que hoje custa $160 dólares e agendar entrevista no consulado. Ao final da entrevista você já saberá se seu visto foi aprovado ou não. Para o preenchimento da DS-160 (o site é todo em inglês, mas tem tradução) você não precisa da ajuda de ninguém, mas precisa ficar atento para responder todas as questões solicitadas de forma correta, pois todas elas podem ser confirmadas na hora da entrevista.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
5
No dia da entrevista é recomendável você levar todos os documentos que comprovem as informações que você colocou no formulário, ou seja, comprovação dos vínculos que você tem no Brasil, como vínculos de trabalho, residência, família, estudos, capacidade financeira para a viagem desejada, etc. Dica de ouro: NUNCA, NUNCA, NUNCA compre passagens ou pacotes de viagem sem ter o visto na mão! Primeiro certifique-se que você está autorizado a entrar nos Estados Unidos, depois programe sua viagem com calma e tranquilidade. Aprovado seu visto, via regra, ele é concedido por um período de 10 anos. Mas, ao ingressar em solo americano, seu período de permanência com esse visto é de, no máximo, 6 meses consecutivos. 3.2. Visto de Estudante (F1 ou M1) O trâmite para solicitar esse visto já é um pouco mais complexo que o visto de turista. Claro que não é obrigatório, mas nesse caso eu sugiro você ter o acompanhamento de uma assessoria especializada. Principalmente porque antes de solicitar o visto (e saber se foi aprovado) você vai precisar ser aceito por alguma instituição de ensino dos EUA (e para isso você vai ter que pagar pelo menos a matrícula, quando não boa parte do curso). Você também vai precisar preencher um formulário (DS-160) e precisará do formulário I-20 (caso você pretenda frequentar uma universidade ou outra instituição acadêmica) ou DS-2019 (se você deseja cursar uma instituição profissional ou não-acadêmica precisam solicitar o visto nãoacadêmico) que será fornecido pela instituição que te aceitou.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
6
Nesse caso, além da taxa consular de $160 dólares, você deverá pagar a taxa SEVIS que será de $180 ou $200 dólares, dependendo do tipo de curso escolhido. Para esse visto também é agendada uma entrevista no consulado. No dia da entrevista é OBRIGATÓRIO você levar o I-20 ou DS-2019 emitido pela instituição de ensino e RECOMENDÁVEL você levar documentos que comprovem sua capacidade financeira para se manter nos EUA sem trabalhar durante o período do curso. Aprovado seu visto, via regra, ele é concedido por um período de 4 anos. Mas, estando estudando em solo americano, você deverá renovar seu I-20 ou DS-2019 anualmente, comprovando para a instituição que você continua tendo situação financeira que lhe permita se manter sem trabalhar. Observação: o visto de estudante (assim como o de turista) não lhe dá o direito de trabalhar legalmente nos Estados Unidos, por isso você precisa comprovar que tem condições financeiras de se manter durante o período do curso. 3.3. Au-Pair intercâmbio (J1) É o tipo de visto adequado para pessoas que participam de programas de intercâmbio cultural ou treinamento nos Estados Unidos. Os portadores desse visto podem participar de vários tipos de programas, incluindo governamentais, acadêmicos ou programas do setor privado. Para tirar o visto J-1 é necessário um documento emitido pelo Governo dos Estados Unidos, o DS-2019 ou “taxa SEVIS”, que ele só emite para au pairs com agência.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
7
Esse tipo de visto é válido por um ano, desde que o(a) Au pair esteja exercendo a profissão de Au Pair e hospedado (a) na casa de uma host family. É por isso que as agências cobram caro tanto das au pairs quanto das famílias, pois somente via agência é possível ficar legalmente nos Estados Unidos com esse visto. De posse do DS-2019, deve-se preencher o formulário DS-160, para requerentes de intercâmbio, e especificar nele que a intenção do programa é ser Au Pair. 3.4. Comerciantes (E1) e investidores (E2) Tratam-se de vistos para cidadãos de países com os quais os Estados Unidos mantêm tratados de comércio e navegação, o que NÃO É o caso do Brasil. Porém, se você é cidadão brasileiro e possui também a cidadania de algum dos países participantes deste acordo, poderá solicitar um desses vistos. Estes dois vistos de não-imigrante são os que estão mais próximos de um Green Card. Ao contrário da maioria dos demais vistos de não-imigrante, os comerciantes e os investidores não têm que ter uma residência permanente no exterior. Não há nenhum limite na duração de sua estada desde que mantenham seu status. O Consulado Americano concede geralmente estes vistos por períodos múltiplos de cinco anos. Muitas das maiores corporações envolvidas em importação/exportação utilizam a categoria, porém atualmente está sendo usada mais frequentemente por companhias de pequeno e médio portes que procuram uma presença permanente de negócios nos Estados Unidos. Existem advogados de imigração nos Estados Unidos especializados em encaminhar esse tipo de visto. Não hesite em procurá-los. Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
8
3.5. Visto de trabalho (EB1, EB2 e EB3) O visto EB1 se aplica a cidadãos estrangeiros que demonstrem capacidade extraordinária em seu campo de atuação, seja nas ciências, artes, educação, negócios ou atletismo. A habilidade extraordinária é normalmente comprovada através da demonstração de “aclamação nacional ou internacional”. Por isso, a aplicação do visto EB1-1 está sujeita a um exame minucioso e está entre os mais difíceis de obter. O visto EB2 se destina às pessoas que forem membros das profissões que possuem um grau avançado ou equivalente, ou um cidadão estrangeiro que tenha uma capacidade excepcional. Essa capacidade excepcional significa um grau de especialização significativamente acima do que normalmente encontrado nas ciências, artes ou negócios em profissionais americanos. As pessoas que aplicam para este visto inicialmente recebem um Work Permit (permissão de trabalho) que terá validade de um ano. Só então poderá aplicar efetivamente para o EB2, e neste ato deverá comprovar todas as suas qualificações para ter seu visto aprovado. Como eu disse inicialmente, esses são apenas os vistos mais conhecidos, porém há diversos outros casos. Um bom advogado de imigração vai conhecer a sua história e de sua família e vai lhe apresentar quais os vistos se mostram mais adequados para o seu caso.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
9
O visto EB3 se destina às pessoas que estão sendo patrocinadas por uma empresa e irão trabalhar em uma posição nos Estados Unidos na qual não existem americanos qualificados para preencher o cargo. 3.6. Visto de investimento (EB5) Esse tipo de visto é uma maneira de obter o Green Card e residência permanente legal nos Estados Unidos através de investimento no país. O programa permite que estrangeiros façam um investimento em uma entidade comercial nos EUA tornando-se residentes legais e futuros cidadãos dos Estados Unidos. Para atender os requerimentos do visto EB5, os investidores estrangeiros devem fazer um investimento de capital em uma entidade empresarial com fins lucrativos nos Estados Unidos. O valor do investimento exigido vai depender da localização e do tipo de negócio envolvido. Esse montante exigido varia de US$ 500.000 ou US$ 1 milhão, dependendo do projeto no qual você quer investir. Se for em uma Área de Emprego Alvo o investimento é de US$ 500.000, se for em outro lugar, o investimento mínimo exigido é de US$ 1 milhão. Outro requisito é que o investimento deve gerar 10 empregos em tempo integral nos EUA por pelo menos dois anos.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
10
4. Formas de obter o Green Card
Caso você não saiba, o Green Card (US Permanent Resident Card) é o documento que funciona como um visto permanente para os Estados Unidos, sem necessidade de vínculos com escolas ou empresas. 11
Existem 3 formas de brasileiros terem um Green Card: 1º Se você se casar com um cidadão (ã) americano (a). 2º Se você tiver um familiar que seja cidadão americano e possa patrocinar o seu Green Card. O ideal é que seja um parente em primeiro grau (pais ou filhos, por exemplo). 3º Se você possuir algum tipo de visto americano que permita a solicitação do Green Card. Nesse caso, os mais comuns são o visto EB-5, de trabalho (H-1B) e de transferência (L1). O portador do Green Card se torna beneficiário de inúmeras vantagens e passa a contar com os mesmos direitos de um cidadão natural dos Estados Unidos. Ele pode trabalhar em qualquer região do país e fazer cursos por preços acessíveis.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
5. Você vai precisar de um passaporte
Ciente dos tipos de visto possíveis para você adentrar nos Estados Unidos, o seu caminho “burocrático” começa com a obtenção de um passaporte que servirá para você ingressar em qualquer país. A exceção se dá apenas para países integrantes do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai) em que você pode visitar somente com sua identificação brasileira. O passaporte é emitido pela Polícia Federal e lá você deverá comparecer em duas oportunidades. A primeira para tirar uma foto e suas impressões digitais e segunda para retirar o documento pronto.
5.1. Reúna a documentação necessária: - documento de identidade e CPF (podem estar no mesmo documento); - certidão de casamento (em caso de alteração de nome); - certificado de naturalização (se esse for o seu caso); - seu antigo passaporte (caso você já tenho solicitado algum).
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
12
Não há necessidade de levar título de eleitor, comprovantes de votação ou de serviço militar, mas saiba que você deve estar em dia com relação a isso, pois isso será checado na hora de emitirem o seu passaporte. 5.2. Preencha um formulário no site da Polícia Federal: O preenchimento é muito simples e não demanda auxílio de terceiros. Ao final, confirmados os dados, o sistema da Polícia Federal emitirá uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento. O valor atual da taxa é de R$ 257,25, porém, dependendo de quando você estiver lendo esse e-book, o valor pode ter sido alterado. Confirme no momento da emissão da GRU. Via de regra, um dia após o pagamento da GRU, o sistema libera acesso ao agendamento para o atendimento presencial. 5.3. Atendimento presencial: Compareça na sede da Polícia Federal no dia e hora marcados com a documentação acima referida. Nesse dia você passará por uma triagem e será chamado para tirar uma foto e coletar suas impressões digitais. Feito isso é só aguardar o documento ficar pronto (em torno de 6 dias úteis) e ir buscá-lo também na Polícia Federal. Você poderá retirá-lo com o seu documento de identidade. Atualmente, o passaporte tem validade de 10 anos, podendo ser renovado ao término desse período.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
13
6. Curiosidades sobre os EUA
Ciente de suas possibilidades disponíveis para morar nos Estados Unidos, de posse do visto e do passaporte, é bom que você conheça um pouco mais sobre o país. 14
Existem milhares de situações culturais diversas do Brasil, então vou compartilhar com você todas as que eu descobri ao longo do tempo: - Quando você aluga uma casa ela já vem equipada com a cozinha completa (armários, geladeira, fogão, máquina de lavar louças e, muitas vezes, micro-ondas). Os banheiros também já possuem armários e sempre há um espaço, tipo um closet, com máquina de lavar e secar roupas. - As casas e apartamentos não possuem varal, nem tanque. Ao contrário disso, quase todas são equipadas com máquinas de lavar e secar roupas. - Os fogões, usualmente, não têm fogo, chama. Trata-se apenas de uma chapa que aquece as bocas. Isso é ótimo, porque diminui a chance de incêndio. - Todas as casas têm máquina de lavar louça e triturador dentro da pia. Os restos de comida são triturados ali em vez de irem para o lixo.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
- As casas não têm roupeiro ou guarda-roupas. 90% dos quartos possuem closet embutido. - As casas não têm ralo, a não ser dentro do box. Por isso não se pode jogar água para limpar o chão. - As casas e apartamentos são construídos de forma pré-moldada, em madeira. Por isso, a construção de um imóvel aqui é algo muito rápido. - O papel higiênico usado é colocado dentro vaso e não no lixo. - Via de regra as casas não têm muros ou portões. A grande maioria dos condomínios não possuem portões fechados. Em cidades maiores pode ter, mas não é o mais comum. - A garagem da casa dificilmente é usada para guardar o carro. Em geral, é usada como depósito de tralhas, caixas, ferramentas. Por ter bastante segurança, os carros acabam ficando na rua mesmo. - A idade mínima para consumir bebida alcoólica é 21 anos e para tirar carteira de motorista é 16 anos. - Os americanos são muito patriotas. É extremamente comum ver uma bandeira dos EUA na frente das casas.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
15
- Americanos são muito pontuais, desde festas até reuniões. - Ao cumprimentar americanos você deve usar o aperto de mão. Eles não gostam ou não têm o hábito do contato físico, então evite abraços e beijos. - Devolução de compras: é muito fácil você trocar um produto com defeito ou mesmo devolver algo que você comprou, não quer mais e quer seu dinheiro de volta. Não tem muita burocracia. - Os produtos são muito baratos, mas os serviços são muito caros. - A economia do país é muito estável então você não vê variação de valores em lojas ou restaurantes. Os preços não mudam em função de temporada, por exemplo. Ao contrário, em época de feriados como Thanksgivin ou Natal, os supermercados reduzem os preços dos alimentos que compõem as ceias. - As farmácias vendem de tudo. Além dos medicamentos você encontra comidas, bebidas, material de escritório, cartões-presente, etc. - Em muitos estados não existem frentistas. Você mesmo abastece seu carro e calibra os pneus. - As baladas começam e terminam bem cedo. Aqui em Orlando, geralmente, as festas não passam das 2h da manhã. - Não existe vestibular. O seu ingresso numa boa universidade vai depender de todo o seu histórico escolar. - Aqui é muito comum as pessoas colocarem na calçada em frente a sua casa móveis e objetos que não querem mais. E qualquer um pode pegar.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
16
- Os americanos também fazem muito Garage Sale, ou seja, abrem a garagem de casa e colocam móveis e objetos à venda por preços bem baixos. - Aqui não se pode consumir bebida alcoólica na rua, nem mesmo transportar bebida alcoólica de forma visível. Você precisa embalar bem para poder transportar. 17
- Existem carrinhos motorizados nos supermercados para você fazer suas compras sentado.
- O churrasco americano não tem carne, apenas linguiça e hambúrguer. - Muitos supermercados e algumas lojas possuem caixas sem atendentes, ou seja, você passa as suas compras no leitor de código de barras, paga com cartão ou dinheiro (a máquina te dá o troco certinho, viu?) e vai embora. - O imposto de cada produto ou serviço é pago separadamente. Isso porque cada estado possui a sua alíquota de impostos. Aqui na Flórida, o imposto é de 6,5%, então tudo o que você for comprar, você precisa lembrar que além do valor do produto ou serviço você terá que acrescentar o valor do imposto ao final. Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
- Os bancos não possuem porta giratória nem seguranças armados na porta. Não há filas, porque tudo se resolve online. E a maioria, pelo menos aqui em Orlando, possuem Drive Thru. - Cultura de tips (gorjeta). Aqui é praticamente obrigatório você pagar tips para todo o tipo de serviço: restaurantes, entrega de pizza, passeios. Geralmente varia entre 15 e 20% do valor da despesa. 18
- Ônibus escolar. Certamente você já viu em filmes aquele ônibus escolar amarelo nos filmes, certo? Pois é, eles existem. E aqui, quando um desses ônibus para e abre uma placa de STOP na lateral, todos os carros próximos precisam parar. Isso vale para todas as direções. Os carros só podem voltar a andar após a placa ser recolhida, ou seja, depois que os alunos já subiram ou desceram do ônibus. - Em qualquer restaurante você pode pedir Tap Water, ou seja, água da torneira, de graça. Aqui é muito comum. - Na maioria dos restaurantes as bebidas não alcoólicas são vendidas em refil, ou seja, você paga “um copo” e pode se servir quantas vezes quiser. - A maioria dos banheiros públicos possui sistema de descarga automática, ou seja, depois de você fazer suas necessidades, ao se levantar um sensor aciona a descarga automaticamente. Dá um sustinho na primeira vez, hehehehe - Sobre carros: são muito mais baratos do que no Brasil, 90% são automáticos e só se usa placa traseira (isso eu não sei se é em todo o país, mas na Florida é assim). - Aqui, as crianças precisam, obrigatoriamente estudar perto de casa, então se você tem filhos e vem morar nos Estados Unidos, saiba que primeiro
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
você precisa definir qual a melhor escola para o seu filho estudar. E naquele bairro você procura um imóvel para alugar ou comprar.
19
- As embalagens no supermercado são enormes. É tudo BIG! Um chamado para a obesidade e o desperdício. Em restaurantes, via de regra, um prato serve 2 ou até 3 pessoas. - Não existem faculdades públicas aqui. Todas são pagas e bastante caras. As universidades distribuem algumas bolsas, mas dificilmente são integrais e para o curso inteiro. - O sistema de saúde é muito eficaz, porém bastante caro. Existem planos de saúde, mas também são caros e cobrem apenas parte dos custos. - As medidas são totalmente diferentes do que estamos acostumados: a) temperatura: Farenheit em vez de Celsius b) comprimento: polegadas ou pés em vez de metros c) peso: pounds ou libras em vez de quilos d) distância: milhas em vez de quilômetros
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
e) gasolina: galão em vez de litros f) horário: 1 a 11 a.m. e 1 a 11 p.m, meio dia e meia noite, em vez de do formato de 1 a 24 horas g) data: usa-se o mês antes do dia: 12/31/2019 Você precisa ter em mente que ao vir morar nos Estados Unidos (assim 20
como em qualquer outro país) você precisa conhecer as leis e os costumes e se adaptar a eles. Ao tentar utilizar a cultura brasileira aqui provavelmente você terá problemas bastante sérios. Aqui existe fiscalização e as leis são aplicadas, então venha ciente do que você pode e o que você não pode fazer, ok?
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
7. Como aprender inglês antes de vir morar nos EUA
Além de outras questões que devem estar inseridas no seu planejamento de vir morar nos Estados Unidos eu sugiro que você inclua estudar inglês, Por isso, resolvi te passar algumas dicas fáceis, baratas ou até mesmo gratuitas, para que você não tenha desculpas para não aprender ou aprimorar o idioma.
- fazer um curso: Essa é a dica para estudar inglês que tem o maior custo, mas que com certeza pode te ajudar muito. Você pode fazer um curso presencial no Brasil ou um intercâmbio nos EUA, Canadá ou Austrália. Ou ainda, se matricular num curso online e assistir as aulas onde e quando você puder. Eu ainda não tive a oportunidade de testar, mas tenho ouvido falar muito bem do Cambly, um curso de inglês online em que você tem aulas com professores nativos. As aulas estão disponíveis 24h por dia. É só você agendar o melhor dia e horário e ter aulas ao vivo com o professor que você escolher.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
21
O valor do investimento é bem razoável e pode ser uma ótima alternativa para quem tempo pouco tempo e/ou pouco dinheiro. - trocar o idioma de todos os seus dispositivos eletrônicos: Essa dica você pode implementar AGORA, nesse minuto. Aliás, dê uma parada na leitura e faça essa alteração. Altere no celular, computador, laptop, tablet. Com essa alternativa simples você já vai se obrigar a reconhecer novas palavras. Você também vai ter que se virar para resolver questões de configuração dos aparelhos usando o idioma. - assistir filmes e séries com áudio e legenda em inglês: Essa é uma das dicas para estudar inglês mais interessantes e auxilia muito na aquisição de vocabulário. Mesmo que inicialmente você não entenda tudo o que é dito no filme ou seriado, com certeza você vai entender o contexto. E além de aprender novas palavras, vai treinar o ouvido para melhorar a pronúncia das palavras. - ler livros em inglês: Gente, claro que não estou dizendo para você comprar o best seller publicado mais recentemente. É óbvio que não. Inclusive, o ideal é que inicialmente você comece lendo livros infantis. Primeiro, porque eles têm muitas ilustrações, o que pode te ajudar a fixar as palavras. Segundo, porque claramente eles terão uma linguagem bem mais fácil. Aos poucos vá lendo livros infantis mais longos, direcionados a crianças maiores e vá treinando gramática e adquirindo vocabulário.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
22
- ouvir músicas em inglês: Passe a ouvir músicas em inglês. Ouça uma, duas, três vezes a mesma música, prestando atenção na pronúncia das palavras (lembre-se que você está estudando, não se divertindo, ok?). Na sequência, busque na internet a letra dessa mesma música em inglês (nunca a tradução, ok?) e ouça novamente, mas agora acompanhando através da leitura. 23
Você vai identificar palavras que você talvez não tenha entendido bem ao ouvir e, pelo contexto, vai adquirir mais vocabulário. - assistir vídeos do YouTube em inglês: Dentre todas as dicas pra estudar inglês essa é a que pode ser mais prazerosa e produtiva. Selecione assuntos que você goste ou que você domine e busque por canais internacionais que tratem disso. Como você já tem afinidade com os temas, com certeza vai ter facilidade para entender o objetivo do vídeo. E, claro, com isso vai aprender mais palavras para adicionar ao seu vocabulário. Também é uma ótima oportunidade de aprender gírias, pois o conteúdo dos vídeos, em geral, é bastante dinâmico. - usar aplicativos gratuitos: Talvez o aplicativo para estudar inglês (e outros idiomas também) mais conhecido seja o Duolingo. Com ele você pode treinar gramática (grammar), audição (listening) e pronúncia (pronunciation), além de adquirir mais vocabulário. Além de ser gratuito (uhuuuuu), você pode usá-lo em pequenos momentos de folga, ou seja, dentro do ônibus, na pausa para um café, durante uma caminhada na esteira, antes de dormir, no horário do almoço.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
Se sua intenção é vir morar nos Estados Unidos, não deixe de aprender pelo menos um pouco do idioma oficial. Acredite, você estará muito à frente da maioria e observará muitas facilidades!
24
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
8. Custo de vida em Orlando
Esse tópico, obviamente, é direcionado para quem tem a intenção de vir morar em Orlando. A primeira coisa que você precisa ter em mente é que eu vou compartilhar a MINHA experiência, a MINHA realidade, ou seja, não será uma regra geral. De qualquer forma, tenho certeza que vai servir como ponto de partida para suas pesquisas. E eu começo com a minha despesa mais alta que é o aluguel. Eu moro num apartamento de 2 quartos em Metrowest. Aqui a gente paga US$ 1300 por mês.
A título de curiosidade, fazendo uma pesquisa bem genérica, eu posso dizer que os valores de alugueis aqui variam da seguinte forma: - um quarto (Roommate): de $ 500 a $750 dólares - studio (kitineti): de $ 800 a $1000 dólares - apartamentos de 1 quarto: de $ 900 a $1100 dólares Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
25
- apartamentos de 2 quartos: de $ 1100 a $1500 dólares - apartamentos de 3 quartos: de $ 1500 a $1900 dólares - casas com mais de 3 quartos: acima de $ 2000 dólares Despesas da casa: água ($40 dólares), luz ($75 dólares), internet ($50 dólares). Lembrando que o valor de água e luz corresponde a um gasto de 26
2 pessoas, porque eu divido o apartamento com outra pessoa. Curso de inglês: eu pago $470 por mês. Existem várias escolas de inglês e você precisa fazer uma pesquisa mais detalhada, mas esse valor pode variar entre $400 e $800 dólares por mês. Alimentação / supermercado: uma pessoa controlada gasta de $200 a $300 dólares por mês no mercado (incluindo produtos de higiene e limpeza). Plano de celular: o meu plano pré-pago da T-Mobile custa $50 dólares por mês com ligações ilimitadas (dentro dos EUA) e um pacote de internet que eu confesso que não sei de quantos GB, mas só sei dizer que NUNCA fiquei sem internet. E eu uso muito! Existem outras empresas, com outros planos e outros valores, podendo variar entre $ 30 dólares para uma linha até $ 130 dólares para 4 linhas – UMA MÉDIA. Seguro saúde: bom, esse é um assunto muito importante. Existe plano de saúde para imigrante aqui nos EUA, mas além de caro também não dá 100% de cobertura, ou seja, você sempre terá uma co-participação que varia muito, mas em geral é de 40%. Ou seja, para mim não foi uma opção, afinal sendo o serviço de saúde daqui algo tão caro, pagar um plano mensal e ainda uma co-participação que pode ser de uma conta absurda, não estava nos meus planos.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
Então eu preferi contratar no Brasil um seguro saúde por um ano. Depois disso, preciso renovar ou contratar outro. No meu caso, dentre outras coisas, a cobertura para internação hospitalar é de $100 mil dólares. E eu paguei em torno de R$ 4 mil por um ano. Carro: por que eu deixei a despesa com carro por último? Porque a compra de um carro tem muitas variáveis. 27
Você encontra carros para vender a partir de $1000 dólares, mas carros desse valor possuem um risco muito grande de ter problemas mecânicos e te gerar uma despesa de oficina muito alta, portanto, pense bem antes de comprar um carro tão barato. Você encontra carros bons entre $2500 e $5000 dólares. Não são carros novos, mas em bom estado e, portanto, na minha opinião já valem a pena. Infelizmente eu não tenho um parâmetro de valor de parcelas de um financiamento, pois optei por comprar um carro mais barato, porém à vista, para evitar de ficar com uma prestação mensal. Seguro: aqui, seguro de carro é obrigatório, pelo menos contra terceiros. É claro que os valores vão variar muito, mas eu paguei $570 dólares por 6 meses de seguro (somente contra terceiros). Esse valor também pode ser parcelado. A placa do carro também precisa ser adquirida e eu paguei $450 dólares. Combustível: eu gasto em torno de $40 dólares por semana em gasolina. Logo que eu cheguei eu gastava mais, porque eu queria conhecer tudo e eu rodava muito. Desde que cheguei o valor do galão de gasolina (3,8 litros) varia entre $2,30 a $2,80 dólares.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
Essas são as despesas obrigatórias, mas claro que eu gasto um pouco mais do que isso, pois sempre tem alguma variação ou mesmo gastos extras, mas com certeza já dá para você ter uma ideia. Eu também quero lembrá-los que além dessas despesas mensais, se você está pensando em vir morar em Orlando você precisa fazer um bom planejamento, principalmente com as despesas iniciais. E eu vou te explicar melhor:
28
Para alugar um imóvel e acionar os serviços básicos de água e luz você precisa pagar depósitos de segurança. Para cada condomínio varia de 1 a 4x o valor do aluguel (depende do condomínio). No meu caso, foi 1 mês de depósito de segurança + 1º mês de aluguel. Para água e luz é muito variável. No meu caso, paguei $260 dólares de depósito para a empresa de luz e $150 dólares para a empresa de água. Você precisa mobiliar sua casa então precisa reservar um dinheiro para isso. Aqui você encontra muitos móveis usados e até consegue alguma doação, mas precisa deixar um valor separado para isso. Por fim, eu sugiro que você tenha uma reserva de emergência para o caso do seu carro estragar, para o caso de alguém ficar doente. Lembre-se que você está em um país estranho então você precisa estar preparado para qualquer eventualidade.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
9. Porque você deve (ou não) considerar vir morar em Orlando
Eu escolhi morar em Orlando porque sempre foi um sonho da adolescência conhecer este lugar. Então, quando resolvi mudar de país, esse foi o primeiro lugar que eu pensei. Mas claro que não foi só esse o motivo da minha decisão. Outros fatores influenciaram muito: - a comunicação é facilitada, pois a cidade recebe milhares de turistas e imigrantes brasileiros todos os anos; - é uma cidade turística, o que gera muitas oportunidades de negócios; - o clima é semelhante ao do Brasil; - a cidade não está no litoral, portanto a incidência de furacões é baixa; - o custo de vida aqui é baixo, se comparado a outros estados dos Estados Unidos; - está localizada perto do Brasil, com voos diretos; - a comunidade brasileira é grande, o que ajuda a amenizar a saudade de casa. Enfim, espero que após analisar todas essas questões, fique fácil para você decidir se quer ou não vir morar em Orlando, na Florida.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
29
10. Como alugar um imóvel
Para alugar um studio, apartamento ou uma casa você pode ter a ajuda de um corretor de imóveis ou ir diretamente no Office de cada condomínio. Um corretor de imóveis vai ajudar você resolvendo várias burocracias, esclarecendo pontos importantes dessa negociação e te ajudando a encontrar o lugar ideal para você e sua família. Claro que você terá que pagar o corretor, porque aqui os corretores independentes não ganham quase nada dos Offices para fazer essa transação. E muitas vezes isso inviabiliza o trabalho desse profissional. Mas caso você não saiba falar inglês e/ou não conheça nada em Orlando, eu super indico você ter um bom profissional para te ajudar. E o valor, em geral, não inviabiliza essa contratação, fique tranquilo. Caso você não tenha um corretor de imóveis de confiança aqui em Orlando entre em contato comigo que eu posso te indicar um ótimo, ok? O Office, é o escritório que administra o condomínio e é responsável pelas locações dos apartamentos e casas. Cada condomínio tem suas regrinhas para locação, então só indo até lá para verificar informações importantes como por exemplo: - se eles fazem contratos com imigrantes (alguns não aceitam, viu?); - qual o valor da renda a ser comprovada - quais os documentos necessários para aplicação
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
30
- o valor da aplicação - quantos depósitos de garantia você vai ter que pagar - o valor da locação, etc. Aqui nos EUA você tem que “aplicar” para muitas coisas, e nesse caso você aplica para saber se o condomínio aceita que você more lá. Você 31
entrega a documentação solicitada pelo Office, paga a taxa de aplicação e aguarda a análise do seu cadastro. A taxa de aplicação varia muito, mas geralmente é de $50 a $150 dólares por morador. Cada Office determina qual valor é cobrado. – se a sua APLICAÇÃO for NEGADA, via de regra, você perde esse valor da aplicação e precisa fazer nova aplicação em outro condomínio (e pagar novamente, ok?). – se a sua APLICAÇÃO for APROVADA, o condomínio prepara o contrato para ser assinado e nesse momento você faz o pagamento dos depósitos que eles pedem e o primeiro aluguel (sim, diferentemente do Brasil, aqui a gente paga antes de morar). Em geral os contratos de locação (rent) aqui tem prazo de um ano. Como aqui não se usa fiador, o dinheiro dos depósitos fica retido no Office até o final do contrato como uma garantia de que você vai pagar o aluguel certinho todos os meses. Ao final do contrato, se você não renovar e resolver se mudar, o Office fará uma vistoria no apartamento. Se estiver tudo em condições, nada para ser consertado, eles te devolvem o valor do depósito ou usam parte dele para consertar alguma coisa que você estragou.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
Aprovada sua aplicação, você vai precisar providenciar a ligação de água, energia elétrica e internet / TV a cabo. Não sei se todos os lugares são assim, mas aqui em Orlando as empresas prestadoras desse tipo de serviço atendem por região. Então no próprio Office você pergunta quais as empresas que atendem o condomínio. Para solicitar esse serviço eu liguei para a empresa que o Office me indicou, informei que falava português e eles chamaram um tradutor. Ou seja, ficamos em 3 pessoas numa ligação. O atendente pergunta as informações que precisa e o tradutor intermedia essa contratação. Para a ligação de energia você também precisa fazer um depósito de segurança. Efetuado o pagamento eles mandam alguém para ativar o serviço. Simples assim! Para solicitar a esse serviço você precisa ir até a sede da empresa (pelo menos com a empresa que nos atende foi assim). Com o contrato de locação e um documento de identificação você vai até lá, solicita a ativação, paga um depósito e no dia seguinte eles mandam alguém para ativar o serviço. Simples também! Tudo funciona muito rápido. Aqui em casa optamos por não contratar serviço de TV ou telefone fixo, apenas internet. Sendo assim, fui pessoalmente até a loja da empresa, fiz meu cadastro e não precisei pagar depósito. A gente faz algo como uma assinatura pré-paga e sem fidelidade. Então lá paguei o primeiro mês mais a taxa de consignação do modem (quando você encerrar a assinatura você tem que devolver o aparelho) e fui embora.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
32
Chegando em casa, pluguei o modem na tomada que já tinha aqui, liguei para um número de telefone fornecido por eles, falei com um atendente em espanhol que ativou o uso do aparelho e tudo funcionou! Lembrando que dependendo do condomínio ou das empresas que o atendem esse procedimento pode variar. Eu apenas deixo aqui a minha experiência porque pode servir como parâmetro para as suas pesquisas pessoais.
33
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
11. Como mobiliar a casa gastando pouco
Aqui nos Estados Unidos, mas principalmente em Orlando que é onde eu moro, a compra de móveis e utensílios domésticos usados é extremamente comum. Todo mundo usa frequentemente um aplicativo chamado OfferUp. É algo na mesma linha da OLX no Brasil. Nele todo mundo vende de tudo e compra de tudo a preços excelentes. Também se usa muito o Marketplace do Facebook. Funciona exatamente como o OfferUp, porém não precisa baixar nenhum aplicativo. Dê uma procurada no seu perfil, selecione a cidade e veja todas as ofertas. Aqui em Orlando também há uma loja chamada Goodwill. É uma loja que recebe todo o tipo de doações. Desde roupas, acessórios, roupas de cama, mesa e banho, peças de vestuário e calçados, eletrônicos e, claro, móveis e utensílios domésticos. Nessa loja você consegue móveis em muito bom estado por preços irrisórios. Por fim, ainda existem diversos grupos de Whatsapp em que as pessoas compram e vendem de tudo. Desde produtos novos e serviços de todo tipo, ainda há muitas pessoas querendo se desfazer de muita coisa. Em muitos casos, as pessoas que querem ou precisam voltar para o Brasil precisam se desfazer de seus móveis com uma certa urgência e oferecem tudo a um excelente valor.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
34
12. Como comprar um carro
Desde que eu estava no Brasil, organizando o meu planejamento de vir morar em Orlado, na Florida, eu sabia que para residir aqui eu precisaria ter um carro. O sistema de transporte público funciona, porém não atende a cidade como um todo, dificultando muito a locomoção através de ônibus. 35
Portanto, eu já vim sabendo que precisaria comprar um carro. No Brasil já contratei o aluguel de um carro por uma semana. Com a ideia de pegar o carro já no aeroporto e ter essa semana para procurar um carro para comprar. Também lá do Brasil eu acompanhava vários canais do YouTube de pessoas que já moravam nos EUA e em Orlando para ficar por dentro de tudo o que acontecia por aqui. Desde o início das minhas pesquisas, eu estava muito preocupada em comprar carro usado aqui. Como eu ia ter confiança de comprar um carro usado, em outro país em que eu não conheço ninguém e não falo a língua? Então decidi que eu ia ir direto na loja que me foi muito bem recomendada. Caso você queira a indicação dessa loja é só entrar em contato comigo. Cheguei em Orlando num domingo à noite e na terça-feira já providenciei de ir até a loja para analisar as possibilidades. Ao chegar lá me passaram várias informações importantes que eu precisava saber sobre a compra de carros. Me mostraram todas as opções de carros disponíveis de acordo com o meu bolso. Conversamos, trocamos ideia e acabei fechando com eles nesse dia mesmo. E acreditem, umas 3 horas depois (isso porque a empresa de Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
seguro demorou a nos responder) eu saí da loja de carro. Dei um jeito de devolver o carro alugado antes do prazo combinado e já fui pra casa de carro novo. Aqui você consegue comprar um carro e já sair com ele no mesmo dia. Isso porque podemos utilizar uma placa de papel por 30 dias. Então eu comprei a placa, a loja imprimiu e colocou no lugar destinado à placa no carro. Simples assim! Quando a placa oficial fica pronta lá no DMV (tipo DETRAN do Brasil), a gente vai lá e troca a de papel. Mas atenção: tem que ser dentro do prazo de 30 dias, ok? Ahh, uma informação interessante... aqui você compra a sua placa. A placa acompanha você e não o carro. Então, quando você trocar de carro, você tira a sua placa do carro antigo e recoloca no carro novo. A placa precisa ser renovada todo ano no mês do seu aniversário. E essa renovação custa em torno de $60 dólares, se não me engano (não tenho certeza, pois ainda não precisei renovar a minha, mas foi esse o valor que me informaram na loja). Então a compra do carro se resume a isso: você escolhe o modelo que você quer, a loja faz a cotação do seguro com as seguradoras, você já compra o carro, a placa, paga o seguro e sai de carro novo no mesmo dia. A documentação provisória também sai na hora para que você possa rodar enquanto a definitiva não chega.
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
36
13. Conclusão
Eu espero sinceramente que esse e-book tenha ajudado você a esclarecer pontos importantes do seu planejamento de vir morar nos Estados Unidos. Uma mudança como essa não pode ser decidida de um dia para o outro e você precisa fazer um planejamento. A mudança de cultura já é um ponto muito forte, então você precisa estar preparado para tudo que está por vir. Não imagine que você vai dar o “jeitinho brasileiro” aqui porque as coisas são bem diferentes. Por fim, caso você tenha o sonho seja vir morar legalmente nos Estados Unidos, mas não sabe como fazer isso da forma correta ou está com dúvidas sobre como colocar isso em prática, eu indico você conhecer o Guia América para Brasileiros. Esse guia é o manual definitivo para te ajudar a viver o seu sonho de morar nos Estados Unidos e esclarece absolutamente tudo o que você possa ter de dúvidas sobre a tomada dessa decisão. Olhe só as perguntas que são respondidas: - Como eu posso viver nos EUA? - Como planejar minha saída do Brasil? - Posso trabalhar legalmente? - Como consigo o Green Card?
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
37
- Como ter o visto aprovado? - Como faço para estudar nos EUA? - Posso trabalhar na minha área? - Posso validar meu diploma? - Como passar na imigração? - Como fazer faculdade nos EUA? - Em qual estado morar? - Como vou me virar se não conheço ninguém? - O que fazer quando chegar lá? - Como consigo um trabalho? - Como me manter durante meus estudos? - Preciso falar inglês? - Preciso ser qualificado para conseguir um Visto de Trabalho? - Posso matricular meus filhos na escola? - Posso abrir uma empresa? - Posso financiar um carro? - Como alugo um apartamento? - Como pago os meus impostos? Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
38
- Posso ser deportado? - Me indica um advogado, uma assessoria, um contador? - Existem chances de eu me tornar um cidadão? - Posso entrar no Exército Americano? - Somente Ricos podem morar nos EUA? - O Sonho Americano Existe? Ou seja, esse guia é o passo que faltava para você tomar uma decisão consciente sobre vir morar nos Estados Unidos da América. Se você ficar com alguma dúvida, estarei à disposição para auxiliar. A você, meus mais sinceros votos de sucesso!
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
39
14. Canais de contato
Eu sou a Michelle Schmidt, empreendedora digital.
40
No meu negócio, eu quero conversar com você sobre mudança de estilo de vida e as minhas experiências morando nos Estados Unidos e trabalhando pela internet. Você também me encontra: - Blog: https://bahhpelomundo.com/ - YouTube: BAHH PELO MUNDO - Instagram: @bahhpelomundo - Facebook: @bahhpelomundo - Pinterest: BAHH PELO MUNDO
Quero Morar nos Estados Unidos – Guia América para Brasileiros
View more...
Comments